Sergio Solino Ramos

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo(1979) e especialização em Gerenciamento de Projetos pelo Fundação Getúlio Vargas(2005). Atualmente é Sócio-diretor da HE Consultoria de Engenharia LTDA e Sócio da Fisher Piscicultura Água Vermelha Ltda.. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Hidráulica.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gerenciamento de Projetos

2003 - 2005

Fundação Getúlio Vargas
Título: Os Gerentes de Projeto em Empresas de Consultoria e Projeto de Engenharia de Infraestrutura.
Orientador: Pedro Henrique Ribeiro

Graduação em Engenharia Civil

1975 - 1979

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Título: Não aplicável
Orientador: Não aplicável

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidráulica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Hidrologia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil.

Produções bibliográficas

  • RAMOS, S. S. ; PULINO, D. P. ; SIMOES, A. . Túneis de Desvio da UHE Miranda: Análise Comparativa dos Parâmetros Hidráulicos de Modelo e de Protótipo. 1995. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RAMOS, S. S. ; PULINO, D. P. ; SIMOES, A. . Túneis de Desvio da UHE Miranda: Avaliação do Desempenho dos Revestimentos de Proteção. 1995. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RAMOS, S. S. ; PULINO, D. P. ; SIMOES, A. . Monitoração Hidráulica dos Túneis de Desvio da UHE Miranda. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, S. S. ; PULINO, D. P. ; VITOL, W. F. . Computação Gráfica no Projeto de Obras Hidráulicas - O Caso da UHE de Miranda. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RAMOS, S. S. ; PULINO, D. P. ; SIMOES, A. ; MASOCATTO, C. O. . Considerações Sobre o Projeto das Obras de Desvio da UHE Miranda. 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • HE Consultoria de Engenharia LTDA. , Avenida João Pinheiro, 146 sala 303, Centro, 30130186 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32746832, URL da Homepage:

Experiência profissional

1996 - Atual

He Consultoria de Engenharia Ltda

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Sócio-diretor

Outras informações:
Áreas de atuação Engenharias do empreendedor e do proprietário (Owner's Engineering); Elaboração de consultoria técnica, planos de ação, apoio para a participação de leilões da ANEEL e otimização de projetos de usinas hidrelétricas (UHE) para construtoras de grande porte; Consultoria no apoio ao desenvolvimento de estudos e projetos para agentes privados; Consultorias técnicas e estudos hidráulicos em diversos projetos; Consultoria técnica e projetos de engenharia para preservação da ictiofauna; Consultorias especializadas para apoio em concorrências nacionais e internacionais para as construtoras; Apoio institucional e planejamento estratégico na área de energia; Estudos de Inventário, de redivisão de queda e de potencial energético em diversos rios; Avaliação de portfólio de projetos (due dilligences técnicas) de diversos ativos; Estudos de viabilidade e de projeto básico de engenharia de diversas UHE's e PCH?s, incluindo revisões, consolidações e otimizações; Projetos Executivos; Planos de segurança de barragem;

1988 - 1998

IESA ? Internacional de Engenharia S.A.

Vínculo: Engenheiro Consultor, Enquadramento Funcional: Engenheiro Consultor

Outras informações:
Responsável técnico da área civil. Neste período atuou como chefe de projetos de Estudos de Viabilidade e Projetos Básico, coordenador de estudos de pré-viabilidade e inventário, além de responsável por estudos hidráulicos e de engenharia de projetos executivos.

1986 - 1988

THEMAG Engenharia Ltda.

Vínculo: Engenheiro Consultor, Enquadramento Funcional: Engenheiro Consultor

Outras informações:
Engenheiro sênior do Departamento de Estudos e Projetos Hidráulicos, atuou na engenharia e na coordenação de diversos estudos hidráulicos, de inventário e de viabilidade de empreendimentos de geração.

1980 - 1986

Hidroservice Engenharia de Projetos Ltda.

Vínculo: Engenheiro Consultor, Enquadramento Funcional: Engenheiro Consultor

Outras informações:
Engenheiro hidráulico nos Estudos de Inventário e de Viabilidade participando de diversos projetos no Brasil e no exterior.

2013 - Atual

Fisher Piscicultura Água Vermelha Ltda.

Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Sócio

Outras informações:
A Fisher Piscicultura Água Vermelha Ltda. (Fisher) foi criada em abril de 2013 com o objetivo de realizar investimentos em piscicultura e desenvolver e comercializar tecnologia inovadora, com base na experiência dos membros da equipe em agronegócios e recursos hídricos.