Lucas Miranda de França

Sou graduado em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agrárias do Vale do Ribeira, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Durante minha graduação, tive o privilégio de adquirir conhecimentos e experiências em diversas culturas agrícolas, com destaque para banana, soja, milho, feijão, hortaliças e, principalmente, café.Meu envolvimento em pesquisas no campo da agronomia me levou a dedicar meu trabalho de conclusão de curso ao estudo aprofundado da cultura do café. Ao longo da graduação, participei ativamente de projetos de pesquisa como bolsista de Treinamento Técnico pela FAPESP por dois anos, bem como bolsista de Iniciação Científica pelo PIBIC CNPq e FAPESP por um ano. Essas oportunidades me permitiram aprofundar meu conhecimento e desenvolver habilidades práticas na área da agronomia.Além disso, tive a satisfação de ter meus resumos publicados e apresentados no Congresso de Iniciação Científica da UNESP, o que contribuiu para minha experiência em divulgação científica. Como complemento à minha formação, realizei um estágio na Agropecuária Fazenda Brasil, em Nova Xavantina - MT, onde pude aplicar meus conhecimentos teóricos em um ambiente prático, aprimorando minhas habilidades técnicas e desenvolvendo uma compreensão mais ampla do setor agrícola.

Informações coletadas do Lattes em 16/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Agronômica

2018 - 2023

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2017

Colégio Andersen

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Participação em eventos

Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2019. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • FRANÇA, L. M. ; CARVALHO, A. M. ; Gardino, G. N. . Validação e adequação de novas tecnologias para produção sustentável de café arábica no Estado de São Paulo. In: 46° Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, 2022, Poços de Caldas (MG). Validação e adequação de novas tecnologias para produção sustentável de café arábica no Estado de São Paulo, 2022. v. 46. p. 140-141.

  • SANTOS, G. O. B. ; CARVALHO, A. M. ; OLIVEIRA, M. S. B. ; AKAMINE, A. Y. ; FRANÇA, L. M. . Crescimento vegetativo do Coffea arabica correlacionado com a radiação fotossinteticamente ativa.. In: 46º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, 2022, Poços de Caldas. Crescimento vegetativo do Coffea arabica correlacionado com a radiação fotossinteticamente ativa, 2022. v. 46. p. 142-143.

  • BOVERIO, O. S. ; CARVALHO, A. M. ; BONIFACIO, S. S. ; FRANÇA, L. M. ; Lemos, J. R. . Incidência de praga e doenças em clones de Coffea canephora na região do Vale do Ribeira Paulista.. In: 46 Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, 2022, Poços de Caldas. Incidência de praga e doenças em clones de Coffea canephora na região do Vale do Ribeira Paulista., 2022. v. 46. p. 138-139.

  • OLIVEIRA, M. S. B. ; CARVALHO, A. M. ; FRANÇA, L. M. ; GARCIA, G. W. R. ; Lemos, J. R. . Crescimento vegetativo do Coffea canephora correlacionado com a radiação fotossinteticamente ativa.. In: 46 Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, 2022, Poços de Caldas. Crescimento vegetativo do Coffea canephora correlacionado com a radiação fotossinteticamente ativa, 2022. v. 46. p. 142-143.

  • SANTOS, G. O. B. ; CARVALHO, A. M. ; OLIVEIRA, M. S. B. ; AKAMINE, A. Y. ; FRANÇA, L. M. . Crescimento vegetativo do Coffea arabica correlacionado com a radiação fotossinteticamente ativa. In: 46 Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, 2022, Poços de Caldas. Crescimento vegetativo do Coffea arabica correlacionado com a radiação fotossinteticamente ativa, 2022. v. 46. p. 142-143.

  • FRANÇA, L. M. ; CARVALHO, A. M. ; BONIFACIO, S. S. ; GARCIA, G. W. R. ; Gardino, G. N. . Validação e adequação de novas tecnologias para produção sustentável de café arábica no Estado de São Paulo.. In: 46 Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, 2022, Poços de Caldas. Validação e adequação de novas tecnologias para produção sustentável de café arábica no Estado de São Paulo, 2022. v. 46. p. 140-141.

  • FRANÇA, L. M. ; CARVALHO, A. M. . Congresso de Iniciação cientifica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANÇA, L. M. ; CARVALHO, A. M. . 'Validação e adequação de novas tecnologias para produção sustentável de café Arábica no Estado de São Paulo'.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2023

    Desenvolvimento reprodutivo de cultivares de Coffea arabica na região do Vale do Ribeira Paulista, Descrição: No cenário mundial o café se encontra entre os produtos mais comercializados e rentáveis representando fonte de renda para vários países. A espécie Coffea arabica L se destaca na cafeicultura do Brasil, possuindo grande importância para a economia, com contribuição de destaque na balança comercial brasileira. Diante dessa importância econômica, objetiva-se com o projeto avaliar o desempenho de 12 cultivares de C. arabica no Vale do Ribeira Paulista, por meio das características agronômicas, a fim de gerar informações que contribuam para a recomendação técnica de cultivares para a região. O experimento de café arábica foi instalado em fevereiro de 2018, no Câmpus Experimental da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, em Registro-SP. O espaçamento adotado foi de 3,0 x 0,60m. O experimento foi instalado em delineamento experimental de blocos casualizados, com três repetições, e parcelas de 10 plantas, sendo considerada como parcela útil as oito plantas centrais. Serão avaliadas as características: produtividade, percentagem de frutos cerejas, verdes e passas/secos, percentagem de frutos chochos, classificação física do café, atributos sensoriais de bebida, vigor vegetativo,. As análises estatísticas serão realizadas utilizando-se o programa computacional Sisvar (Ferreira 2000). Os dados médios, das características avaliadas, serão submetidos à análise de variância pelo teste F, sendo as médias comparadas pelo teste de Skott Knott a 5 de probabilidade. Os dados experimentais serão analisados conjuntamente por meio de análises em componentes principais utilizando-se o software Statistica11... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucas Miranda de França - Integrante / Alex Mendonça de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.

  • 2021 - 2022

    Desempenho agronômico de cultivares e clones de café na região do Vale do Ribeira Paulista, Descrição: No cenário mundial o café se encontra entre os produtos mais comercializados e rentáveis representando fonte de renda para vários países. As espécies Coffea arabica L.e C. canephora se destacam na cafeicultura do Brasil, possuindo grande importância para a economia, com contribuição de destaque na balança comercial brasileira. Diante dessa importância econômica, objetiva-se com o projeto avaliar o desempenho de 12 cultivares de C. arabica e de 20 clones C. canephora no Vale do Ribeira Paulista, por meio das características agronômicas, a fim de gerar informações que contribuam para a recomendação técnica de cultivares para a região. O experimento de café arábica foi instalado em fevereiro de 2018, no Câmpus Experimental da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, em Registro-SP. Já os experimentos com clones de C. canephora foram instalados em novembro de 2018 no Câmpus Experimental da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, em Registro-SP, assim como, em uma propriedade particular situada na cidade de Juquiá-SP. Os espaçamentos adotados foram de 3,0 x 0,60m e 3,0 x 1,0m, respectivamente, para os ensaios de C. arabica e C.canephora, sendo os experimentos instalados em delineamento experimental de blocos casualizados, com três repetições, e parcelas de 10 plantas, sendo considerada como parcela útil apenas as seis plantas centrais. Nesta segunda fase da experimentação, serão avaliadas as características: produtividade, percentagem de frutos cerejas, verdes e passas/secos, percentagem de frutos chochos classificação física do café, atributos sensoriais de bebida, vigor vegetativo, incidência de cercosporiose nas folhas dos cafeeiros, incidência e severidade da ferrugem, incidência de bicho-mineiro nas folhas dos cafeeiros. As análises estatísticas serão realizadas utilizando-se o programa computacional Sisvar (Ferreira 2000). Os dados médios, das características avaliadas, serão submetidos à análise de variância pelo teste F, sendo as médias comparadas pelo teste de Skott Knott a 5 de probabilidade. Os dados experimentais serão analisados conjuntamente por meio de análises em componentes principais utilizando-se o software Statistica11... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucas Miranda de França - Integrante / Alex Mendonça de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.

  • 2018 - 2020

    Caracterização e Determinação da Estabilidade Fenotípica de Cultivares de Coffea arabica e Clones de Coffea canephora na Região do Vale do Ribeira Paulista, Descrição: No cenário mundial a cultura do café se encontra entre os produtos mais comercializados e rentáveis representando fonte de renda para vários países. As espécies Coffea arabica L.e Coffea canephora se destacam na cafeicultura do Brasil, possuindo grande importância para a economia na contribuição como agente atuante positivo na balança comercial brasileira. Diante dessa importância econômica, objetiva-se com o projeto avaliar o comportamento de 12 cultivares de cafeeiro Coffea arabica e 20 clones de cafeeiro Coffea canephora no Vale do Ribeira Paulista, aliado à boas características agronômicas, a fim de gerar informações que contribuam para a recomendação técnica dessas cultivares para a região. O experimento de arábica foi instalado em fevereiro de 2018, no Câmpus Experimental da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita filho" - UNESP, em Registro-SP, e em propriedade particular localizada na cidade de Juquiá-SP. Já o experimento de clones de Coffea canephora será instalado em novembro de 2018 nos mesmos lugares instalados os ensaios de Coffea arabica. O espaçamento adotado será de 3,5 x 0,70m. O delineamento experimental utilizado será o de blocos casualizados, com três repetições, e parcelas de 10 plantas, sendo considerada como parcela útil apenas as seis plantas centrais. Serão avaliadas as características: diâmetro de caule, número de ramos plagiotrópicos, altura de plantas, número de nós dos ramos plagiotrópicos, comprimento de ramo plagiotrópico, diâmetro de copa, vigor vegetativo, incidência de cercosporiose nas folhas dos cafeeiros, incidência e severidade da ferrugem, incidência de bicho-mineiro nas folhas dos cafeeiros, índice de área foliar, área foliar, massa da matéria verde, massa da matéria seca e massa foliar específica. As análises estatísticas serão realizadas utilizando-se o programa computacional Sisvar (Ferreira 2000). Também serão estimadas as correlações genotípicas e fenotípicas entre todas as características avaliadas, por meio do programa Selegen-REML/BLUP (Resende, 2007). Os dados médios, das características avaliadas, serão submetidos à análise de variância pelo teste F e, as médias comparadas pelo teste de Skott Knott a 5 de probabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucas Miranda de França - Integrante / Alex Mendonça de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.

Projetos de desenvolvimento

  • 2019 - 2020

    CARACTERIZAÇÃO E DETERMINAÇÃO DA ESTABILIDADE FENOTÍPICA DE CULTIVARES DE COFFEA ARABICA E CLONES DE COFFEA CANEPHORA NA REGIÃO DO VALE DO RIBEIRA PAULISTA, Descrição: Bolsa FAPESP TT 1. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucas Miranda de França - Coordenador / Alex Mendonça de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2019 - 2020

    CARACTERIZAÇÃO E DETERMINAÇÃO DA ESTABILIDADE FENOTÍPICA DE CULTIVARES DE COFFEA ARABICA E CLONES DE COFFEA CANEPHORA NA REGIÃO DO VALE DO RIBEIRA PAULISTA, Descrição: Bolsa FAPESP TT 1. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucas Miranda de França - Coordenador / Alex Mendonça de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.