Dante Rocha Lomonaco

Doutorando em Dinâmica dos Oceanos e da Terra pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é assessor para o LEPLAC do Centro de Hidrografia da Marinha. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Física e Geológica.

Informações coletadas do Lattes em 14/08/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em DINÂMICA DOS OCEANOS E DA TERRA

2019 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Título: Identificação geomorfométrica automatizada da Elevação do Rio Grande (ERG) e feições submarinas na margem adjacente,
Arthur Ayres Neto. Coorientador: Cleverson Guizan Silva. Palavras-chave: Geomorfologia; Machine Learning; Batimetria; Gradiente; Lei do mar.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.

Mestrado em Engenharia Oceânica

2005 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: ANÁLISE CRÍTICA DE UM SISTEMA COM RADAR DE ALTA FREQÜÊNCIA PARA SENSORIAMENTO REMOTO OCEÂNICO,Ano de Obtenção: 2008
Carlos Eduardo Parente Ribeiro.Palavras-chave: CODAR; Correntes superficiais; Radar.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Instrumentação Oceanográfica.

Graduação em Oceanografia

1999 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Comparação de equipamentos oceanográficos e meteorológicos, na região da plataforma PETROBRAS 18, Bacia de Campos ? RJ
Orientador: Luis Manoel Paiva Nunes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Física.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Eduardo Parente Ribeiro

RIBEIRO, C. E. P.; AFONSO DE MORAES PAIVA; LIMA, J. A. M.; ROGÉRIO NEDER CANDELLA. ANÁLISE CRÍTICA DE UM SISTEMA COM RADAR DE ALTA FREQUÊNCIA PARA SENSORIAMENTO REMOTO OCEÂNICO. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rogério Neder Candella

RIBEIRO, C. E. P.;PAIVA, A. M.; MOREIRA LIMA, J. A.;CANDELLA, R. N.. Análise Crítica de um Sistema com Radar de Alta Freqüência para Sensoriamento Remoto Oceânico. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Eduardo Parente Ribeiro

ANÁLISE CRÍTICA DE UM SISTEMA COM RADAR DE ALTA FREQUÊNCIA PARA SENSORIAMENTO REMOTO OCEÂNICO; 2008; Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Carlos Eduardo Parente Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Santos, M.V.M. ; LEAO, R. R. ; SILVA, C. G. ; TORRES, L. C. ; SAMPAIO, L.F. ; LOMONACO, D. R. ; MELLO, J.G.S.S. . Análise Morfo-Estrutural de ?Pockmarks? Gigantes na Elevação do Rio Grande. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LEAO, R. R. ; Santos, M.V.M. ; SILVA, C. G. ; TORRES, L. C. ; SAMPAIO, L.F. ; LOMONACO, D. R. ; MELLO, J.G.S.S. . Análise dos Processos Sedimentares da Margem Sul Brasileira. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, L. C. ; LOMONACO, D. R. . Evaluation of the Horizontal Accuracy on the 1% Sediment Thickness Points used to define the OuterLimit of the ContinentalShelf. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RIBEIRO, E. O. ; GUERRA, L. A. ; LOMONACO, D. R. ; FERREIRA, R. S. . A passagem de um sistema frontal e a mudança na circulação superficial a partir de dados de correntes medidos com radar de alta freqüência e dados de vento de escaterômetro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOMONACO, D. R. ; FERREIRA, R. S. . Comparação climatológica de dados de onda gerados através do modelo WaveWatch III e medidas pelo satélite Topex Poseidon. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, E. O. ; GUERRA, L. A. ; LOMONACO, D. R. ; FERREIRA, R. S. . Comparação entre medições de onda realizadas com um radar Miros e um ondógrafo Datawell Waverider. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOMONACO, D. R. ; FERREIRA, R. S. . Comparação dos dados medidos com o ondógrafo direcional MK-II e gerados através do modelo WaveWatch III. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Centro de Hidrografia da Marinha

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor para o LEPLAC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Oceanógrafo, contratado junto ao projeto de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC) ? Participar da determinação do Limite Exterior da Plataforma Continental jurídica brasileira, além das 200 milhas, em conformidade com o artigo 76 da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM-UNCLOS) estabelecido por conceitos complexos geodésicos, hidrográficos, geológicos e geofísicos; ? Determinar as linhas de base normais e retas, pé do talude continental, a isóbata de 2.500 m, a espessura de sedimento em toda a margem continental, processamento e interpretação de dados batimétricos e geofísicos coletados; ? Para elaborar os documentos cartográficos e em Sistema de Informação Geográfica (GIS), como resultado de todas essas tarefas.

Atividades

  • 03/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Hidrografia da Marinha.,Linhas de pesquisa

2008 - 2016

Diretoria de Hidrografia e Navegação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Primeiro Tenente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Primeiro-Tenente (RM2-T) Oceanógrafo, servindo no projeto de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC), com função de Adjunto ao Assessor para o LEPLAC ? Participar da determinação do Limite Exterior da Plataforma Continental jurídica brasileira, além das 200 milhas, em conformidade com o artigo 76 da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM-UNCLOS) estabelecido por conceitos complexos geodésicos, hidrográficos, geológicos e geofísicos; ? Determinar as linhas de base normais e retas, pé do talude continental, a isóbata de 2.500 m, a espessura de sedimento em toda a margem continental, processamento e interpretação de dados batimétricos e geofísicos coletados; ? Para elaborar os documentos cartográficos e em Sistema de Informação Geográfica (GIS), como resultado de todas essas tarefas.

2007 - 2008

Ambipetro 26 Consultoria em Meio Ambiente e Petróleo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Oceanógrafo, Carga horária: 40

Outras informações:
Função de Oceanógrafo contratado junto à Engenharia da PETROBRAS: ? Desenvolver rotinas, procedimentos e algoritmos visando a qualificação, processamento e interpretação dos dados do CODAR e verificar sua performance; ? Elaborar relatórios mensais, pareceres e quaisquer documentos técnicos que sejam requeridos pela PETROBRAS no âmbito do projeto; ? Garantir o padrão de operacionalidade requerido do Sistema CODAR; ? Operar o sistema CODAR a partir das instalações da PETROBRAS; ? Zelar pela disponibilização das informações geradas no ambiente de informática da PETROBRAS e acionar as primeiras ações de contingência no caso de interrupção do fluxo de dados ou do funcionamento do sistema;

2003 - 2007

Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Oceanógrafo, Carga horária: 40

Outras informações:
Oceanógrafo contratado junto à Divisão de Instrumentação Oceanográfica: ? Assessorar no lançamento e recuperação do Ondógrafo Direcional Waverider MKII; ? Analisar e processar dados oceanográficos; ? Assessorar no lançamento de XBT por helicóptero; ? Processar dados de CTD; ? Elaborar climatologia de ondas,para o sistema de predição de velocidade do som na água (SISPRES) da Marinha do Brasil e para o Atlas Oceanográfico Digital da Marinha do Brasil, por meio do uso de modelo numérico Wavewatch III; ? Assessorar na organização dos V e VI Seminarios sobre Ondas, Marés e Engenharia Oceânica (V e VI OMAR).

2002 - 2003

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Oceanógrafo, Carga horária: 40

Outras informações:
Oceanógrafo contratado junto ao setor de oceanografia da gerencia Métodos científicos. Atividades em: ? Análise e processamento de dados meteo-oceanográficos.