Bryan Ribeiro da Cruz

Advogado e consultor especializado no Direito do Terceiro Setor e na Lei de Aprendizagem, com foco em segurança jurídica e sustentabilidade institucional de Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Mestrando em Direito pelo Centro Universitário de Marília (UNIMAR), na condição de Bolsista CAPES, integra a linha de pesquisa voltada aos Empreendimentos Econômicos e Relações Jurídicas, desenvolvendo estudos sobre a regulação jurídica e o fomento da interação entre o setor privado e o Terceiro Setor para o desenvolvimento sustentável. Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Marília (UNIVEM). || Na esfera profissional, é Sócio-Proprietário da Raizo Consultoria e Captação, onde lidera a assessoria estratégica em governança, conformidade documental para obtenção de certificações (CEBAS, OSCIP, Selo Doar) e estruturação de projetos para captação de recursos. Exerce a coordenação jurídica do Instituto Lóttus, sendo responsável pelo planejamento jurídico e gestão de programas de empregabilidade e inclusão de vulneráveis. Atua como Diretor Jurídico voluntário do Projeto Sorria (Extensão ABHU), focando na segurança jurídica de atividades de humanização hospitalar. || Possui expressiva liderança institucional na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em âmbito estadual (OAB/SP), atua como Coordenador do Núcleo de Terceiro Setor da Comissão da Jovem Advocacia, além de integrar as Comissões de Direito do Terceiro Setor e a Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem. Na Subseção de Marília, ocupa a Vice-Presidência da Jovem Advocacia e a Presidência das Comissões ''OAB vai à Escola'' e ''OAB vai à Universidade'', coordenando projetos de educação para a cidadania e interlocução com instituições de ensino básico e superior. || Sua formação complementar inclui MBA em Direito Público e do Terceiro Setor, além de especializações em Direito do Terceiro Setor e Direito do Trabalho. Desenvolve atividades docentes como Professor de Iniciação Científica no Colégio Água Viva (vinculado ao programa de mestrado). É autor de capítulos de livros e artigos jurídicos em plataformas como Jus Navigandi e Jusbrasil, com premiações em congressos de pesquisa científica por estudos sobre tributação na economia digital e responsabilidade social empresarial

Informações coletadas do Lattes em 06/06/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Direito

2025 - Atual

Universidade de Marília
Orientador: Ainda não possui orientação
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em MBA em Direito Público e do Terceiro Setor

2024 - 2025

Defensoria do Brasil
Título: Dispensado

Especialização em DIREITO DO TERCEIRO SETOR

2024 - 2024

União Brasileira de Faculdades
Título: Dispensado

Especialização em Pós Graduação em Direito e Processo do Trabalho - Advocacia Trabalhista

2023 - 2024

Escola Brasileira de Direito
Título: APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: UMA PERSPECTIVA DO IMPACTO SOCIAL DA LEI DE APENDIZAGEM

Graduação em Direito

2018 - 2022

Centro Universitário Euripedes de Marília
Título: A TRIBUTAÇÃO DE EMPRESAS MULTIPLATAFORMAS DECORRENTES DA ECONOMIA DIGITAL: UMA ANÁLISE DE ENTRAVES E CAMINHOS PARA O SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO.
Orientador: Ma. Marília Verônica Miguel

Formação complementar

2026 -

Curso de Italiano. (Carga horária: 120h). , Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.

2025 - 2025

Capacitação de Coordenador de Voluntários. (Carga horária: 4h). , Parceiros Voluntários, PARCEIROS, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 20h). , DEFENSORIA DO BRASIL, EDUCAR MAIS BRAS, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em Educando para a Transparência. (Carga horária: 84h). , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.

2024 - 2024

CERTIFICAÇÃO DAS ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS ? AT. (Carga horária: 3h). , Federação Brasileira das Associações de Socioeducação de Adolescentes, FEBRAEDA, Brasil.

2023 - 2024

Extensão universitária em A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO - EBRADI. (Carga horária: 30h). , Escola Brasileira de Direito, EBRADI, Brasil.

2023 - 2023

Princípios Constitucionais Aplicados. (Carga horária: 30h). , Escola Brasileira de Direito, EBRADI, Brasil.

2022 - 2022

Formando Campeões - Lideres F.C.. (Carga horária: 30h). , Escola Conquer, CONQUER, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Aspectos Conceituais Associados Ao Processo De Negociação. (Carga horária: 5h). , FGV Online, FGV, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Direito Digital: Introdução e Novas Teses. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário Euripedes de Marília, UNIVEM, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Negociação e Formação de Contrato. (Carga horária: 5h). , FGV Online, FGV, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Direito Tributário. (Carga horária: 5h). , FGV Online, FGV, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Negociação para Advogados. (Carga horária: 3h). , Escola Superior de Advocacia da OAB ? Seção SP, OAB/SP, Brasil.

2021 - 2021

Noções do Direito do Consumidor. (Carga horária: 20h). , Sest Senat, SENAT, Brasil.

2020 - 2020

Gerenciando com Excelência. (Carga horária: 30h). , Sest Senat, SENAT, Brasil.

2020 - 2020

ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente,. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, SENAT, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em A Era Digital e o Direito Privado. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Euripedes de Marília, UNIVEM, Brasil.

2019 - 2019

Contabilidade Empresarial. , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2019 - 2019

Empreendedorismo e Inovação. , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2019 - 2019

Word 2013 - Avançado. , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2019 - 2019

Excel 2013 - Avançado. , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2019 - 2019

Comunicação Empresarial. , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2019 - 2019

Power Point 2013 - Avançado. , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Curso de Oratória. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Euripedes de Marília, UNIVEM, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Introdução a Pesquisa Científica. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Euripedes de Marília, UNIVEM, Brasil.

2018 - 2018

Oficina de Currículo Lattes. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Euripedes de Marília, UNIVEM, Brasil.

2018 - 2018

Contratos: Negociações Preliminares. (Carga horária: 5h). , FGV Online, FGV, Brasil.

2018 - 2018

Balanced Scorecard. (Carga horária: 5h). , FGV Online, FGV, Brasil.

2018 - 2018

BSC: Introdução à criação e execução da estratégia. (Carga horária: 5h). , FGV Online, FGV, Brasil.

2017 - 2017

Curso de integração Coletivo Coca-Cola (Marketing & Vendas, Comunicação). (Carga horária: 80h). , Instituto Coca-Cola Brasil, ICCB, Brasil.

2014 - 2014

Curso TOELF. (Carga horária: 120h). , Fisk Marília, FISK, Brasil.

2009 - 2013

Inglês. (Carga horária: 600h). , Fisk Marília, FISK, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Terceiro Setor.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Lei de Aprendizagem.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Instituições Sem fins Lucrativos.

Organização de eventos

CRUZ, B. R. ; SILVA, L. A. F. ; CUNHA, G. P. G. . 1º Congresso da Jovem Advocacia de Marília: O futuro começa agora. 2025. (Congresso).

CRUZ, B. R. ; SILVA, L. A. F. . XXXII Semana Acadêmica de Direito: Direito em Movimento - Conexões para um Novo Tempo. 2025. 2025. (Exposição).

CRUZ, B. R. . 1ª Oficina de Direito do Terceiro Setor para a Jovem Advocacia. 2025. (Outro).

CRUZ, B. R. . 13º Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética. 2023. (Congresso).

CRUZ, B. R. . NASA International Space Apps Challenge 2022. 2022. (Concurso).

CRUZ, B. R. . 12° Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética. 2022. (Congresso).

CRUZ, B. R. ; GOMES, D. R. M. . XIII Encontro de Carreiras Jurídicas. 2021. (Outro).

CRUZ, B. R. ; GOMES, D. R. M. . 9° Café com Palestra. 2021. (Outro).

CRUZ, B. R. ; GOMES, D. R. M. . Univem Startup Experience. 2021. .

CRUZ, B. R. ; GOMES, D. R. M. . I Café Tributário. 2021. (Outro).

CRUZ, B. R. . NASA International Space Apps Challenge 2021. 2021. (Concurso).

CRUZ, B. R. . 11º Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética. 2021. (Concurso).

CRUZ, B. R. ; GOMES, D. R. M. . I Univem Legal Hackathon. 2020. (Concurso).

GOMES, D. R. M. ; CRUZ, B. R. . XII Encontro de Carreiras Jurídicas... 2019. (Outro).

GOMES, D. R. M. ; CRUZ, B. R. . VIII Colóquio De Direito E Economia, com o tema. 2019. (Outro).

GOMES, D. R. M. ; CRUZ, B. R. . VII Colóquio de Direito e Economia:. 2018. (Outro).

GOMES, D. R. M. ; CRUZ, B. R. . XI Encontro De Carreiras Jurídicas.. 2018. (Outro).

Participação em eventos

2º Encontro dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu UNIMAR:. 2026. (Encontro).

3º Congresso da Nova Advocacia e Acadêmicos de Direito de São Paulo (OAB Santo Amaro). 2026. (Congresso).

2ª Edição Do Maior Congresso Da Nova Advocacia de São Paulo. 2025. (Congresso).

A Influência Das Mídias Digitais No Direito Eleitoral. 2025. (Oficina).

A Influência Das Mídias Digitais No Direito Eleitoral. 2025. (Oficina).

A Influência Das Mídias Digitais No Direito Eleitoral. 2025. (Oficina).

Congresso Estadual Da Jovem Advocacia - Edição Capital. 2025. (Congresso).

Novos Parâmetros Para O Assessoramento, Defesa E Garantia De Direitos. 2025. (Oficina).

Simpósio 10 anos de CPC-2015.. 2025. (Simpósio).

Workshop de Gestão de Voluntários. 2025. (Oficina).

A OAB e a Defesa da Democracia. 2023. (Encontro).

Congresso Estadual da Jovem Advocacia. 2023. (Congresso).

Seminário Internacional de Trabalho Doméstico e de Cuidado. 2023. (Seminário).

12º Congresso de Pesquisa Científica: humanismo, empreendedorismo, tecnologia, inovação e ética.. A TRIBUTAÇÃO DE RENDA NA ECONOMIA DIGITAL: OS DESAFIOS DA TRIBUTAÇÃO LOCAL DE RENDAS GLOBAIS.. 2022. (Congresso).

12º Congresso de Pesquisa Científica: humanismo, empreendedorismo, tecnologia, inovação e ética.. O SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO NA ECONOMIA DIGITAL: OS OBSTÁCULOS A ADEQUAÇÃO DOS TRIBUTOS À DIGITALIZAÇÃO.. 2022. (Congresso).

39° Semana de Estudos Juridicos. Mestre de Cerimônia. 2022. (Congresso).

VI Congresso Internacional De Direito Tributário Do Rio De Janeiro. 2022. (Congresso).

11º Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética. Os impactos da digitalização e a fluidez dos conceitos: uma análise sob o alcance do sistema tributário brasileiro. 2021. (Congresso).

Advocacia 4.0 - Desafios e Oportunidades da Transformação Digital. 2021. (Encontro).

Compliance Digital. 2021. (Encontro).

Compliance Tributário. 2021. (Encontro).

Da Pesquisa Científica à Inovação: Aspectos Lógicos e Metodológicos. 2021. (Encontro).

Diálogo entre ANPD e os DPOs de Empresas Multinacionais -. 2021. (Encontro).

DIGITALKS EXECUTIVE 2021 | Sociedade e Economia Digital.. 2021. (Outra).

Digitalks Executive - Gestão & Negócios. 2021. (Congresso).

Direito das Novas Tecnologias e uso de Dados na Inteligência Artificial - ANADD. 2021. (Encontro).

Encontro Empresarial Lidere 2021. 2021. (Encontro).

III Congresso "Direito, Tecnologia e Inovação". INCENTIVOS À STARTUPS VISANDO O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NA ERA DA ECONOMIA DIGITAL. 2021. (Congresso).

III Congresso de Acesso a Justiça. 2021. (Congresso).

III Congresso De Direito Tributário Do Amazonas.. 2021. (Congresso).

Os Desafios Atuais da Advocacia Tributária. 2021. (Encontro).

Process and Data Mapping - Mapeamento de Processos e Dados para as Adequações da LGPD. 2021. (Encontro).

VIII Ciclo de Estudos Mestrado e Graduação em Direito. 2021. (Outra).

Webinar: Inovação e Tecnologia - Lei Geral de Proteção de Dados e seus Principais Impactos Sociais. 2021. (Encontro).

Webinar: Planejamento Tributário. 2021. (Outra).

XI CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO EMPRESARIAL E CIDADANIA.. 2021. (Congresso).

XXXVIII Semana dos Estudos Jurídicos - Direito e Disrupção. 2021. (Congresso).

10º Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética. DIFERENÇAS E SIMILARIDADES ENTRE ANPP, ANPC, DELAÇÃO PREMIADA E PLEA BARGAIN. 2020. (Congresso).

Aula Magna: Transformação Digital - STF e o Projeto Victor. 2020. (Outra).

Data Privacy Day-Aspectos Práticos da Lei Geral de Proteção de Dados. 2020. (Simpósio).

II Congresso "Direito, Tecnologia e Inovação. 2020. (Congresso).

II Congresso de Acesso à Justiça. 2020. (Congresso).

VII Ciclo de estudos integrados Mestrado e Graduação em Direito. 2020. (Encontro).

1° Oficina de Capacitação em Aprendizagem ? Renapsi. 2019. (Oficina).

Aula Magna: diretrizes curriculares e o futuro do Direito com Prof. Dr. Horácio Wanderlei Rodrigues. 2019. (Seminário).

Criar, Captar e Transformar. 2019. (Oficina).

I Congresso ?Direito, Tecnologia e Inovação?. 2019. (Congresso).

I Congresso de Acesso à Justiça. 2019. (Congresso).

Juri Simulado: O crime do Padre Amaro.Juri Simulado: O crime do Padre Amaro. 2019. (Outra).

Palestra ?Capital Social? com Heni Ozi Cukier. 2019. (Encontro).

Palestra "Projeto Moro Reforma Penal". 2019. (Outra).

VIII COLÓQUIO DE DIREITO E ECONOMIA, com o tema "Medida Provisória da Liberdade Econômica: A busca pelo crescimento do Brasil"-. 2019. (Encontro).

XII Encontro de Carreiras Jurídicas. 2019. (Encontro).

XXXVI Semana de Estudos Jurídicos ?Direito, Tecnologia e Inovação: Advocacia 4.0?. 2019. (Congresso).

"Carreira da Magistratura Federal e os desafios do Juiz do século XXI",. 2018. (Outra).

1° Café com pesquisa Univem. 2018. (Encontro).

1° Coaching Sem Fronteiras: ?O meu talento vai ao encontro da vida.? ? Instituto Metamorfose. 2018. (Outra).

8º Congresso de Pesquisa Científica: Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética. A responsabilidade social da empresa à luz dos fundamentos da República Federativa do Brasil. 2018. (Congresso).

Treinamento Para o Sucesso (TPS) ? SETA (Sistema Especial de Treinamento Avançado), Tema: Comprometimento. 2018. (Outra).

VII Colóquio de Direito e Economia: "Mais ou menos Estado na Economia? Duas teorias e um embate que será decidido nas urnas". 2018. (Outra).

V Semana do Conhecimento - 50 anos da Fundação de Ensino "Eurípides Soares da Rocha". 2018. (Seminário).

X Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. Delegado Titular da Conferencia Municipal. 2018. (Congresso).

XI Encontro De Carreiras Jurídicas. 2018. (Encontro).

XXXV Semana de Estudos Jurídicos e IV Simpósio: ?Constitucionalismo, democracia e Estado de Direito?. 2018. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • CRUZ, B. R. ; ROSA, G. F. . INCENTIVOS TRIBUTÁRIOS PARA A MITIGAÇÃO DAS DESIGUALDADES CAUSADAS PELA DIGITALIZAÇÃO.. In: Viviane Rigoldi. (Org.). Reconhecimento dos Vulneráveis e Direito ao Desenvolvimento na Era Digital. 1ed.Curitiba - Brasil: Editora CRV Ltda., 2022, v. 2, p. 141-154.

  • CRUZ, B. R. ; ROSA, G. F. . INCENTIVOS TRIBUTÁRIOS NA ECONOMIA DIGITAL À LUZ DA CF 1988 PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NACIONAL. In: Viviane Rigoldi; Daniela Ramos Marinho Gomes; Victoria Cássia Mozaner. (Org.). Reconhecimento dos Vulneráveis e Direito ao Desenvolvimento na Era Digital. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2021, v. 1, p. 69-81.

  • CRUZ, B. R. . Formalização de OSC: Documentos e Procedimentos. Jusbrasil, JusBrasil, 28 abr. 2025.

  • CRUZ, B. R. . Instituto com Fins Lucrativos vs. Sem Fins Lucrativos ? Um estudo detalhado. Jusbrasil, JusBrasil, 30 jan. 2025.

  • CRUZ, B. R. . A Lei da Aprendizagem: Um Guia Completo para Empresas e Jovens. Jusbrasil, 22 dez. 2024.

  • CRUZ, B. R. . O Terceiro Setor e a Busca por Transparência e Boas Práticas de Gestão. Jus Navigandi (Online), Jus Navigandi (Online), p. 112303, 19 dez. 2024.

  • CRUZ, B. R. . A Lei da Aprendizagem: Um Guia breve para Empresas e Jovens. Jus Navigandi (Online), Jus Navigandi (Online), p. 112303, 19 dez. 2024.

  • CRUZ, B. R. . Direito do Entretenimento e Autoral Construção histórica, conceito e abrangência. JUSBRASIL, JusBrasil, p. 1 - 2, 29 fev. 2020.

  • CRUZ, B. R. . A empatia no ensino. Jus Navigandi (Online), https://jus.com.br/artigos/799.

  • CRUZ, B. R. ; ROSA, G. F. ; AMBRIZZI, A. F. B. . A TRIBUTAÇÃO DE RENDA NA ECONOMIA DIGITAL: OS DESAFIOS DA TRIBUTAÇÃO LOCAL DE RENDAS GLOBAIS.. In: 12° Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética, 2022, Marília. 12° Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética, 2022.

  • CRUZ, B. R. ; ROSA, G. F. ; AMBRIZZI, A. F. B. . O SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO NA ECONOMIA DIGITAL: OS OBSTÁCULOS À ADEQUAÇÃO DOS TRIBUTOS À DIGITALIZAÇÃO.. In: 12° Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética, 2022, Marília. 12° Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética, 2022.

  • CRUZ, B. R. ; GOMES, D. R. M. . OS IMPACTOS DA DIGITALIZAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO ADVINDOS DA ECONOMIA DIGITAL. In: I Seminário de Pesquisa - TRAEPP, 2021, Curitiba - Online. Grupo de Estudos em Trabalho, Economia e Políticas Públicas, 2021.

  • CRUZ, B. R. ; GOMES, D. R. M. . OS IMPACTOS DA DIGITALIZAÇÃO E A FLUIDEZ DOS CONCEITOS: UMA ANÁLISE SOB O ALCANCE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO. In: 11º Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética, 2021, Marília. 11º Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética, 2021.

  • CRUZ, B. R. ; ROSA, G. F. ; FABEN, R. L. . INCENTIVOS ÀS STARTUPS VISANDO O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NA ERA DA ECONOMIA DIGITAL. In: III Congresso de Direito, Tecnologia e Inovação, 2021, Marília. Anais do III Congresso De Direito, Tecnologia e Inovação, 2021.

  • CRUZ, B. R. ; Costa, Rafael ; CORDEIRO, G. H. A. . DIFERENÇAS E SIMILARIDADES ENTRE ANPP, ANPC, DELAÇÃO PREMIADA E PLEA BARGAIN. In: 10º Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética, 2020, Marília. 10º Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética, 2020.

  • CRUZ, B. R. ; GOMES, D. R. M. . A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA À LUZ DOS FUNDAMENTOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. In: 8° Congresso de Pesquisa Cientifica Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética, 2018, Marília. 8° Congresso de Pesquisa Cientifica Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética, 2018.

  • CRUZ, B. R. . 1ª Oficina de Direito do Terceiro Setor para a Jovem Advocacia. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CRUZ, B. R. ; ROSA, G. F. . A TRIBUTAÇÃO DE RENDA NA ECONOMIA DIGITAL: OS DESAFIOS DA TRIBUTAÇÃO LOCAL DE RENDAS GLOBAIS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRUZ, B. R. ; ROSA, G. F. . O SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO NA ECONOMIA DIGITAL: OS OBSTÁCULOS A ADEQUAÇÃO DOS TRIBUTOS À DIGITALIZAÇÃO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRUZ, B. R. ; GOMES, D. R. M. . OS IMPACTOS DA DIGITALIZAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO ADVINDOS DA ECONOMIA DIGITAL (RESUMO). 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CRUZ, B. R. ; ROSA, G. F. ; FABEN, R. L. . INCENTIVOS À STARTUPS VISANDO O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NA ERA DA ECONOMIA DIGITAL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRUZ, B. R. ; GOMES, D. R. M. . OS IMPACTOS DA DIGITALIZAÇÃO E A FLUIDEZ DOS CONCEITOS: UMA ANÁLISE SOB O ALCANCE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO (RESUMO). 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRUZ, B. R. . A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA À LUZ DOS FUNDAMENTOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (RESUMO). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

CRUZ, B. R. . INSTITUTO LOTTUS DE MARÍLIA PROMOVE A INCLUSÃO DE VULNERÁVEIS. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CRUZ, B. R. . PROGRAMA DE EMPREGABILIDADE PARA JOVENS EM MARÍLIA. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CRUZ, B. R. . A Responsabilidade Civil do Médico Perito. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CRUZ, B. R. . A Interface entre o Direito e a Medicina. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CRUZ, B. R. . Plano de Curso do Programa de Aprendizagem em Atendimento e Qualidade de Serviços. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

CRUZ, B. R. . Plano de Curso do Programa de Aprendizagem em Gestão Qualidade e Serviços. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

CRUZ, B. R. . Plano de Curso do Programa de Aprendizagem em Produção, Logística e Qualidade. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

CRUZ, B. R. . Plano de Curso do Programa de Aprendizagem em Serviços Administrativos e Comerciais. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

CRUZ, B. R. . Plano de Curso do Programa de Aprendizagem em Técnicas Básicas e Excelência em Atendimento Digital. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

CRUZ, B. R. . Plano de Curso do Programa de Aprendizagem em Técnicas Eficazes Varejistas. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

CRUZ, B. R. . Coletivo Jovem Coca-Cola - Capacitação para o Mercado de Trabalho. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CRUZ, B. R. . Coletivo Jovem Coca-Cola - Capacitação para o Mercado de Trabalho. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CRUZ, B. R. . Coletivo Jovem Coca-Cola - Capacitação para o Mercado de Trabalho. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2022

    O Direito Brasileiro na Economia Digital, Descrição: O objetivo da pesquisa é demonstrar todos os entraves e possíveis soluções do Direito Brasileiro frente as inovações advindas da Economia Digital. Utiliza-se o raciocínio dedutivo como procedimento metodológico. A problemática da pesquisa esta pautada nas dificuldades que o sistema tributário encontra na economia digital devidos a sua alta fluidez de conceitos e modelos de negócios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bryan Ribeiro da Cruz - Integrante / Daniela Ramos Marinho Gomes - Coordenador., Número de produções C, T & A: 7

Prêmios

2025

Votos de Congratulações - Projeto Sorria, Câmara dos Vereadores de Marília.

2021

Premiado como o melhor trabalho de sua sessão no 11º Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética, UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília.

2020

Premiado como o melhor trabalho de sua sessão no 10º Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética, UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília, UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília.

2016

Diploma de Honra ao mérito, TG 02-056.

2016

Diploma de Vencedor com mérito, TG 02-056.

2016

Diploma Referência elogiosa, TG 02-056.

2016

Reservista no posto de Cabo das Forças Armadas, TG 02-056.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Lóttus. , R. Ribeirão Preto, 696, São Paulo, 17510190 - Marília, SP - Brasil, Telefone: (014) 997923720, URL da Homepage:

Experiência profissional

2025 - Atual

OAB - SECCIONAL DE SÃO PAULO

Vínculo: Membro de Comissão, Enquadramento Funcional: Comissão Permanente Estágio e Exame de Ordem, Carga horária: 6

Outras informações:
Atuação consultiva em reuniões e grupos de trabalho para debater e analisar temas pertinentes ao Exame de Ordem e à regulamentação do estágio profissional. A participação inclui a contribuição na elaboração de pareceres, a análise de normativas e a colaboração em projetos que visam o aprimoramento do acesso à advocacia e da qualidade da formação jurídica.

2025 - Atual

OAB - SECCIONAL DE SÃO PAULO

Vínculo: Membro de Comissão, Enquadramento Funcional: Comissão Estadual: Direito do 3 Setor de SP, Carga horária: 6

Outras informações:
Participação ativa nas discussões, estudos e pareceres sobre legislação, jurisprudência e desafios contemporâneos do Terceiro Setor. A contribuição visa aprofundar o conhecimento na área, colaborar na organização de eventos e cursos para a comunidade jurídica, e auxiliar na elaboração de material técnico e posicionamentos oficiais da OAB-SP sobre o tema

2025 - Atual

OAB - SECCIONAL DE SÃO PAULO

Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Terceiro Setor da CJA, Carga horária: 6

Outras informações:
Responsável por liderar e articular as atividades do núcleo em âmbito estadual. A atuação envolve a promoção de debates, estudos e eventos sobre o Direito do Terceiro Setor, a produção de conteúdo técnico (artigos e pareceres), e o fomento de políticas para capacitar e engajar a jovem advocacia paulista nesta área de especialidade, servindo como ponte com a comissão principal.

2026 - Atual

OAB - Subseção de Marília

Vínculo: Presidente de Comissão, Enquadramento Funcional: Presidente OAB VAI A ESCOLA E UNIVERSIDADE, Carga horária: 10

Outras informações:
Presidente das Comissões 'OAB vai à Escola' e 'OAB vai à Universidade'. Responsável pela gestão estratégica de projetos de educação para a cidadania, envolvendo a articulação entre a classe dos advogados e instituições de ensino básico e superior. Atuação direta no planejamento de ciclos de palestras sobre direitos fundamentais, ética e prática jurídica, além da coordenação de advogados voluntários e interlocução institucional com o setor educacional da região.

2025 - Atual

OAB - Subseção de Marília

Vínculo: Vice-Presidente, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente da Jovem Advocacia de Marília, Carga horária: 6

Outras informações:
Atuação na gestão estratégica e representação da jovem advocacia da 31 Subseção de Marília. Responsável por colaborar diretamente com a presidência, auxiliar na coordenação de projetos, fomentar a integração de novos advogados e advogadas, e organizar eventos, palestras e cursos voltados para o aprimoramento profissional e a defesa das prerrogativas da classe.

2023 - Atual

Instituto Lottus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Jurídico, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordena equipe jurídica, realiza planejamento da área para proteger os direitos e interesses da companhia, mantendo suas operações dentro das normas legais e defendendo seus interesses. É o responsável pela gestão financeira, pela análise de indicadores e pelas tomadas de decisões do instituto, estabelecendo metas e objetivos a serem alcançadas pela equipe, ajudar a mapear os problemas e buscar as soluções mais adequadas.

2021 - 2022

Instituto Lottus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DPO - Encarregado de Dados, Carga horária: 12

Outras informações:
Mediação entre a empresa, os titulares dos dados pessoais e o governo (por meio da ANPD). Orientar os funcionários e os contratados da entidade a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais. Executar as demais atribuições determinadas pelo controlador ou estabelecidas em normas complementares

2020 - 2022

Instituto Lottus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerir os programas de Empregabilidade do Instituto Lóttus; negociar a formação de novas parcerias, captação de recursos, planejamento organizacional, institucional e administrativo. Coordenar equipe e setores. Redigir e revisar contratos.

2024 - Atual

Raizo Consultoria e Captação

Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Sócio Proprietário, Carga horária: 20

Outras informações:
A Raizo é uma empresa especializada em captação de recursos e consultoria, focada em auxiliar Organizações da Sociedade Civil (OSCs), também conhecidas como ONGs, a obter financiamento para seus projetos e a lidar com as complexidades jurídicas do terceiro setor. A empresa atua na identificação de editais, elaboração e submissão de projetos, buscando simplificar a burocracia e as exigências para que as OSCs possam focar em suas missões sociais. Além disso, a Raizo oferece serviços de consultoria em gestão estratégica, certificações (como CEBAS, CEDHESP, OSCIP e Selo Doar) e consultoria jurídica para garantir a conformidade documental e a habilitação para recebimento de verbas. O objetivo da Raizo é permitir que as organizações cresçam de forma saudável, conquistem sustentabilidade financeira e aprofundem suas raízes, concentrando-se em transformar vidas.

2025 - Atual

Associação Beneficente Hospital Universitário

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretor Jurídico - Projeto Sorria, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuação voluntária como Diretor Jurídico, prestando assessoria e consultoria jurídica para a diretoria e membros do projeto. As responsabilidades incluem a análise e elaboração de documentos institucionais, como estatuto, atas e regulamentos internos, além da revisão de parcerias e convênios, garantindo a segurança jurídica das atividades de humanização desenvolvidas em ambientes hospitalares. O trabalho visa apoiar a missão do grupo de transformar ambientes de saúde por meio da alegria e do riso.

2017 - 2019

Instituto Coca-Cola Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educador Social, Carga horária: 40

Outras informações:
Lecionar o curso de preparação para o mercado de trabalho junto com os cursos de Marketing, Comunicação e Tecnologia; gerir eventos do projeto; zelar pela parte administrativa e logística do coletivo; e criar parcerias com empresas.

2023 - 2023

Marinho Advogados Associados

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Advogado Associado, Carga horária: 40

Outras informações:
Advogado no Escritório Marinho Advogados Associados com atuação no contencioso e consultivo na esfera Trabalhista.

2022 - 2022

Marinho Advogados Associados

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiário da Equipe de Tributário, Trabalhista e Empresarial

2016 - 2017

Fisk Marília

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ingles, Carga horária: 40

2023 - Atual

Bryan Cruz - Advocacia

Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Advogado - Sócio Proprietário, Carga horária: 20

Outras informações:
Advogado especialista no Terceiro Setor, com uma atuação dedicada a fornecer segurança jurídica e potencializar o impacto social de organizações sem fins lucrativos. Sua prática é caracterizada por uma abordagem estratégica e integral, que combina profundo conhecimento técnico com uma visão voltada para a sustentabilidade e o crescimento das instituições que assessora. Oferece um suporte completo que abrange desde a concepção e estruturação de projetos até a gestão jurídica contínua.A assessoria jurídica prestada engloba todas as fases da vida de uma organização do Terceiro Setor, garantindo conformidade legal, otimização de recursos e segurança para suas operações. Os principais serviços incluem:Constituição e Estruturação Jurídica, Assessoria para Certificações e Qualificações, Consultoria Tributária Especializada, Governança Corporativa e Compliance e Elaboração de Contratos e Parcerias

2018 - 2022

Centro Universitário Euripedes de Marília

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades e grupos: Membro da Liderança do Proato - Projeto de Cidadania Proativa e Direito Diretor e co-fundador da Nêmesis - Empresa Junior de Direito Pesquisador em Direito Tributário e Digital. Membro do Grupo de Pesquisa DIFUNDE - Direitos Fundamentais, Democracia e Exceção na Era Digital; Membro do Grupo de Pesquisa NODICO - Novos direitos, controle social e aspectos criminológicos. Membro do Grupo de Pesquisa REDDE- Reconhecimento dos Vulneráveis e Direito ao Desenvolvimento na Era Digital

2026 - Atual

Universidade de Marília

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor da Eletiva de Metodologia da Pesquisa e Iniciação Científica no Colégio Água Viva

2025 - Atual

Universidade de Marília

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão, Carga horária: 10

Outras informações:
Comissão de Comunicação e Relacionamento do PPGD, PPGIS, PPGMV e PPGA da Unimar.