Cássia Gercina de Sousa Jácome

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação-FE, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Especialista em "Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho", "Educação de Jovens e Adultos", "Educação Infantil, Anos iniciais e Psicopedagogia" e "Educação Ambiental e Geografia do Semiárido". Atualmente é servidora pública da FUNDASE-RN, atuando como pedagoga de medida socioeducativa de internação. Atua como coordenadora do projeto Jornada Profissional e do Projeto Alfabetização, leitura e letramento. Participou do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência-PIBID/Pedagogia/UERN entre 2018 e 2020. Participou como Bolsista do Programa Residência Pedagógica entre 2020-2021. Foi Coordenadora de Comunicação, Cultura e Artes da Gestão Juntos Resistiremos do Centro Acadêmico de Pedagogia entre 29/05/2019 a 03/02/2020. Participou como aluna bolsista voluntária do projeto de pesquisa intitulado "Desigualdades Intraescolares e Gestão: estudo comparado em escolas públicas de Mossoró (Rn)" entre 01/08/2019 e 31/07/2020. Participou como aluna bolsista voluntária do Laboratório de Alfabetização Motora (LAM), da Faculdade de Educação Física (FAEF), da UERN. Principais interesses de pesquisas nos seguintes temas: educação, inclusão e EJA.

Informações coletadas do Lattes em 18/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Políticas Públicas e Socioeducação

2023 - Atual

Escola Nacional de Socioeducação

Especialização em Educação de Jovens e Adultos

2023 - 2023

Faculdade Iguaçu
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DO SAUDOSO PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DA LITERATURA.
Orientador: TAMILYS TEIXEIRA CASALECHI

Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido

2022 - 2023

IFRN - CAMPUS NATAL ZONA NORTE
Título: Parque eólico e os impactos ambientais na percepção dos moradores da Praia de São Cristóvão, em Areia Branca-RN
Orientador: Sérvulo Fernando Costa Lima

Especialização em LINGUAGENS, SUAS TECNOLOGIAS E O MUNDO DO TRABALHO

2022 - 2022

Universidade Federal do Piauí
Título: Não se aplica

Especialização em Educação Infantil, Anos Iniciais e Psicopedagogia

2021 - 2022

Faculdade Iguaçu
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
Orientador: ERESI VISITADORA FAGUNDES

Aperfeiçoamento em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens

2023 - 2024

Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz
Título: Não se aplica. Ano de finalização: 2024

Aperfeiçoamento em Bem-Estar no Contexto Escolar,

2022 - 2022

Ministério da Educação
Título: Não se aplica. Ano de finalização: 2022

Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia

2022 - 2022

Ministério da Educação
Título: Não se aplica. Ano de finalização: 2022

Aperfeiçoamento em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais

2021 - 2022

Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional
Título: Não se aplica. Ano de finalização: 2022

Graduação em Pedagogia(100420-0)

2018 - 2021

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Escola Estadual Aida Ramalho Cortez Pereira

Formação complementar

2023 - 2024

Aprendizagem Baseada em Problema e Projetos. (Carga horária: 120h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2023 - 2023

Curso de formação em direitos das pessoas com deficiência. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) - Subsecretaria de, SEDESE, Brasil.

2022 - 2022

Gestão Escolar. (Carga horária: 80h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2022 - 2022

Formação ao Mundo do Trabalho. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação., MEC, Brasil.

2022 - 2022

Formação Continuada em Práticas de Alfabetização. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2021 - 2022

Formação para Profissionais da Educação Infantil. (Carga horária: 200h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2021 - 2022

A BNCC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Introdução à Psicopedagogia e Inclusão Social. (Carga horária: 60h). , Faculdade Prominas, PROMINAS, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Metodologias Ativas. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2021 - 2021

MBA em Gestão de Pessoa. (Carga Horária: 30h). , Escola SESI Campinas, SESI, Brasil. , Palavras-chave: Educação.

2020 - 2020

Oficina de Noções de design na plataforma online Canva para iniciantes. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Direito da Criança e do Adolescente. (Carga horária: 40h). , GYN CURSOS ONLINE, GYN, Brasil.

2019 - 2019

Oficina de Currículo Lattes. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2019 - 2019

Oficina de sobre o uso e confecção de materiais didáticos para matemática. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2018 - 2018

LIBRAS PARA TOD@S: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.

2010 - 2011

Inglês. (Carga horária: 98h). , Centro de Capacitação Profissional, CECAPI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Organização de eventos

JÁCOME, C. G. S. . Mês da Mulher na FE. 2020. (Outro).

JÁCOME, C. G. S. . CAMPANHA DIGITAL: Mulheres sempre presentes. 2020. (Outro).

Participação em eventos

II Seminário de Pesquisa em Política Educacional e Avaliação Externa da Educação Básica e IX Seminário de Pesquisa em Política e e Gestão da Educação do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (UAEd/UFCG).Educação e Exclusão: contextos e Realidades. 2020. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa em Política Educacional e Avaliação Externa da Educação Básica e IX Seminário de Pesquisa em Política e e Gestão da Educação do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (UAEd/UFCG).Projeto Político Pedagógico: um instrumento pedagógico administrativo. 2020. (Seminário).

Mesa Redonda "O que representa o dia 8 de março?". 2020. (Outra).

Roda de Conversa: A Reforma da Previdência do Estado do Rio Grande do Norte. 2020. (Outra).

Café Filosófico.Afetividade na Relação Professor-aluno no Processo de ensino-aprendizagem. 2019. (Outra).

I Encontro do Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Iniciação à Docência... 2019. (Outra).

III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade (ENACEI) e II Seminário Nacional de avaliação dos cursos de Pedagogia (SEMAPED).. 2019. (Outra).

III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade (ENACEI) e II Seminário Nacional de avaliação dos cursos de Pedagogia (SEMAPED)..Relato de experiência do projeto de extensão: Laboratório de alfabetização motora. 2019. (Outra).

III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade (ENACEI) e II Seminário Nacional de avaliação dos cursos de Pedagogia (SEMAPED)..Implicações acerca da realização das atividades do componente curricular: práticas pedagógicas programadas. 2019. (Outra).

VI Simpósio de Pós-graduação em Educação V Semana de Arte Educação. 2019. (Simpósio).

I COLÓQUIO NACIONAL EM ÊXITO ESCOLAR, EMPODERAMENTO E ASASCENSÃO SOCIAL. 2018. (Outra).

III SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. 2018. (Simpósio).

II SEMINÁRIO LUSOBRASILEIRO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. 2018. (Seminário).

I Simpósio de Saúde Mental do Estudante Universitário.Participação como monitora do evento. 2018. (Simpósio).

Jogos e estratégias para o Ensino da Matemática na Educação de Jovens, adultos e idosos (EJAI). 2018. (Oficina).

Oficina de Psicomotricidade Sensorial Para Crianças Com Necessidades Educativas Especpeciais. 2018. (Oficina).

O laboratório de Alfabetização Motora e a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças. 2018. (Outra).

Palestra Reflexão e experiências sobre os círculos de cultura de Paulo Freire. 2018. (Outra).

V SEMINÁRIO DE NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: Revisando as Memórias: I Jornada Pedagógica Internacional de Inclusão do Brasil no Peru e Chile: Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão.Participação como monitora do evento. 2018. (Seminário).

V SENACEM (Seminário Nacional do Ensino Médio). 2018. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • JÁCOME, C. G. S. ; CHAVES, E. R. M. . O direito à educação do preso no Brasil e seus aspectos legais. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, UECE, 31 dez. 2022.

  • JÁCOME, C. G. S. ; LIMA, T. S. D. ; SILVA, F. J. ; MELO, L. L. S. . Implicações acerca da realização das atividades do componente curricular: práticas pedagógicas programadas. In: III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade e II Seminário Nacional de Avaliação de Cursos de Pedagogia, 2019, Mossoró. Universidade e formação de professores na educação básica. Fortaleza: Publique Coletivo, 2019. v. 1. p. 118-122.

  • SANTOS, A. M. ; JÁCOME, C. G. S. ; SILVA, F. J. ; LIMA, T. S. D. . Relato de experiência do projeto de extensão: Laboratório de alfabetização motora. In: III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade e II Seminário de Avaliação de Cursos de Pedagogia, 2019, Mossoró. Programas formativos, competências formativas e formação docente. Fortaleza: Publique Coletivo, 2019. v. 1. p. 222-232.

  • JÁCOME, C. G. S. ; SILVA, F. J. ; TATSUKAWA, J. T. H. . Educação e Exclusão: contextos e Realidades. In: II Seminário de Pesquisa em Política Educacional e Avaliação Externa da Educação Básica e IX Seminário de Pesquisa em Política e e Gestão da Educação do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (UAEd/UFCG), 2020, on-line. Avanços e Desafios nas Pesquisas Sobre Avaliação Externa e Políticas de Accoutability na Educação Brasileira, 2020. p. 64-69.

  • JÁCOME, C. G. S. ; SILVEIRA, T. M. S. ; LIMA, A. K. B. . Projeto Político Pedagógico: um instrumento pedagógico administrativo. In: II Seminário de Pesquisa em Política Educacional e Avaliação Externa da Educação Básica e IX Seminário de Pesquisa em Política e e Gestão da Educação do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (UAEd/UFCG), 2020, on-line. Avanços e Desafios nas Pesquisas Sobre Avaliação Externa e Políticas de Accoutability na Educação Brasileira, 2020. p. 70-74.

  • MAGALHAES, A. A. ; JÁCOME, C. G. S. . Tecendo reflexões sobre a atuação docente, a partir da cena da tirinha de Mafalda, 'a escola'. In: V Dia Demasiadamente Humano: É possível viver sem sonhos?, 2019, Portalegre. V Dia Demasiadamente humano: É possível viver sem sonhos?, 2019. p. 35-38.

  • JÁCOME, C. G. S. ; ABREU, L. A. . PIBID E PEDAGOGIA: OS NÓS RELACIONAIS DA FORMAÇÃO. In: VI Simpósio de Pós-Graduação em Graduação em Educação e V Semana de Arte e Educação, 2019, Mossoró. Anais do VI Simpósio de Pós-graduação em Educação e V Semana de Arte - Pesquisa em educação: processos criativos em tempo de reinvenção, 2019.

Outras produções

JÁCOME, C. G. S. . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). 2020.

JÁCOME, C. G. S. . COORDENADORA DA COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO, CULTURA E ARTES. 2020.

JÁCOME, C. G. S. . COMISSÃO ORGANIZADORA do 'Mês da Mulher na FE'.. 2020.

JÁCOME, C. G. S. . Participou na condição de comissão organizadora da 'Campanha digital: Mulheres sempre presentes'. 2020.

JÁCOME, C. G. S. . participou como monitor com êxito do evento VI Simpósio de Pós-Graduação em Educação e V Semana de Arte Educação. 2019.

JÁCOME, C. G. S. . Projeto de Extensão Academia da criança: um espaço para alfabetização motora. 2019.

JÁCOME, C. G. S. . Monitora do V Seminário de Narrativas (auto) Biográfica: revisitando as Memórias: I Jornada Pedagógica Internacional de Inclusão do Brasil no Peru e Chile: Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão. 2018.

JÁCOME, C. G. S. . Participou na condição de monitora no I Simpósio de Saúde Mental do Estudante Universitário. 2018.

JÁCOME, C. G. S. . PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2020.

JÁCOME, C. G. S. . PIBID. 2019.

JÁCOME, C. G. S. . rojeto Político Pedagógico: um instrumento pedagógicoadministrativo. 2020. (Trabalho apresentado em evento).

JÁCOME, C. G. S. . Educação e exclusão: contextos e realidades. 2020. (Trabalho apresentado em evento).

JÁCOME, C. G. S. . APROXIMAÇÕES À DISCUSSÃO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL. 2020. (Apresentação de trabalho).

JÁCOME, C. G. S. . Relato de experiência do projeto de extensão: laboratório de alfabetização motora. 2019. (Trabalho apresentado em evento).

JÁCOME, C. G. S. . AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO. 2019. (Trabalho apresentado em evento).

JÁCOME, C. G. S. ; SILVA, F. J. ; MELO, L. L. S. ; LIMA, T. S. D. . Implicações acerca da realização das atividades do componente curricular: práticas pedagógicas programadas?. 2019. (Trabalho apresentado em evento).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2019

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Trabalho técnico, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitora do evento IV Simpósio de Pós-Graduação em Educação e V Semana de Arte Educação

2018 - 2019

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Trabalho técnico, Enquadramento Funcional: Trabalho técnico, Carga horária: 280

Outras informações:
Monitora do Projeto de Extensão Academia da criança: um espaço para alfabetização motora, promovido pelo Departamento de Educação Física, da Faculdade de Educação Física-FAEF, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN.

2018 - 2018

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Trabalho técnico, Carga horária: 30

Outras informações:
Participação na condição de monitor (a) no I Simpósio de Saúde Mental do Estudante Universitário, realizado no período de 26 a 28 de setembro na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

2018 - 2018

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Trabalho técnico, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitora do V SEMINÁRIO DE NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: Revisando as Memórias: I Jornada Pedagógica Internacional de Inclusão do Brasil no Peru e Chile: Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão, promovida pela Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2023 - Atual

FUNDASE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40

Outras informações:
Além de outras atribuições, atua como coordenadora de atividades educacionais em espaço não escolar. Coordena o projeto Jornada Profissional e o Projeto de Alfabetização, leitura e letramento.

Atividades

  • 07/2023

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Coordenadora do projeto Jornada Profissional

  • 07/2023

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Coordenadora do Projeto de alfabetização, leitura e letramento., Coordenadora do Projeto Alfabetização, Leitura e letramento.