Gabrielli Rampinelli Facini

Possui graduação em Letras - Português/Francês e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2016-2021). Foi bolsista de iniciação científica na pesquisa intitulada: Escritas de si e memória familiar na literatura francófona contemporânea, no Instituto de Letras da UERJ (2018-2020). Atuou como professora de português no pré-vestibular comunitário e social VIVE - Vila Isabel Vestibulares (2019-2020). Atualmente, é professora de francês, na Swiss International School e mestranda em Literaturas Estrangeiras Modernas, pela Universidade Federal Fluminense.

Informações coletadas do Lattes em 13/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Letras - Português e Francês

2016 - 2021

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação interrompida em 2015 em Produção Audiovisual

2015 - Atual

Universidade Estácio de Sá
Ano de interrupção: 2015

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2014

Instituto Marcos Freitas

Formação complementar

2020 - 2020

Ficção em casa. (Carga horária: 50h). , A ONG ECOA - Teatro Social e VÉRTEBRA, ECOA, Brasil.

2016 - 2018

Francês. (Carga horária: 720h). , Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.

2017 - 2017

O ATO CRIATIVO COMO INSTRUMENTO DE MANIFESTAÇÃO DOS NOSSOS SENTIDOS. (Carga horária: 15h). , Casa das Artes de Laranjeiras, CAL, Brasil.

2015 - 2015

TEATRO FÍSICO. (Carga horária: 20h). , Casa das Artes de Laranjeiras, CAL, Brasil.

2015 - 2015

Artes Cênicas. (Carga horária: 100h). , Teatro dos Grandes Atores, GRANDES ATORES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

Escritas de si e autoria feminina II - V Seminário de Literaturas Francófonas da UERJ (SELIFRAN) e I Seminário Internacional de Literaturas Francófonas da UERJ (SEILIFRAN). 2020. (Seminário).

Literatura e recepção no século XIX - V Seminário de Literaturas Francófonas da UERJ (SELIFRAN) e I Seminário Internacional de Literaturas Francófonas da UERJ (SEILIFRAN). 2020. (Seminário).

Questões de tradução I - V Seminário de Literaturas Francófonas da UERJ (SELIFRAN) e I Seminário Internacional de Literaturas Francófonas da UERJ (SEILIFRAN). 2020. (Seminário).

Representações da memória - V Seminário de Literaturas Francófonas da UERJ (SELIFRAN) e I Seminário Internacional de Literaturas Francófonas da UERJ (SEILIFRAN). 2020. (Seminário).

V Seminário de Literaturas Francófonas da UERJ (SELIFRAN) e I Seminário Internacional de Literaturas Francófonas da UERJ (SEILIFRAN).Aspectos da narrativa de filiação em Annie Ernaux. 2020. (Seminário).

XI SAPUERJ.As narrativas de filiação na obra de Annie Ernaux. 2020. (Seminário).

SEMIC - Semana de Iniciação Científica.AS NARRATIVAS DE FILIAÇÃO NA OBRA DE ANNIE ERNAUX. 2019. (Seminário).

CinéClub Chez Nous. 2018. (Oficina).

Conversa Teatral: Shakespeare e outros. 2018. (Oficina).

Semana de Resistência e Conscientização LGBT+ ILE.Semana de Resistência e Conscientização LGBT+ ILE. 2018. (Encontro).

Foucault. Da Ordem do Discurso ao Uso dos Prazeres. 2017. (Oficina).

Literaturas Francófonas: o século XX em debate. 2016. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • CAMPOS, L. B. ; Rampinelli, G. ; Vitor, W. L. . Narrativa de filiação na obra de Annie Ernaux.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2020

    Escritas de si e memória familiar na literatura francófona contemporânea, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Laura Barbosa Campos em 25/02/2022., Descrição: Esta pesquisa tem como foco central a investigação de uma modalidade contemporânea das escritas de si de língua francesa que tem por objeto a evocação de figuras parentais. O teórico Dominique Viart forjou o termo de "narrativas de filiação" para destacar um número considerável de publicações que tomam a forma de uma busca ou de uma análise sobre a ascendência e, ao mesmo tempo, questionam os laços de filiação, o processo e o objeto da transmissão. Segundo Viart, trata-se de obras nas quais os narradores investigam sobre a ancestralidade da qual se sentem herdeiros, em geral problemáticos, falam do outro para falar de si e operam um deslocamento, um desvio. É dentro desta perspectiva que analisamos o universo literário da professora e escritora francesa Annie Ernaux (1940), autora consagrada na França e com várias obras traduzidas para o português do Brasil. Sem deixar de considerar a produção de Ernaux como um todo, com forte viés autobiográfico, o trabalho privilegia o seguinte corpus: La Place (1983) e Une femme (1988). A escritora mobiliza de forma recorrente a memória familiar e captura uma dimensão biográfica como estratégia para falar de si. Em La Place, temos o pai da narradora como personagem de destaque, enquanto a mãe exerce esse papel em Une Femme. A pesquisa se orienta pelos métodos descritivo e crítico-analítico, que fundamentam o exame do corpus proposto. A utilização da bibliografia teórica e crítica interdisciplinar, abrangendo áreas como teoria da literatura, psicanálise e sociologia, impõe-se pela diversidade das questões desenvolvidas. Em um primeiro momento, verificamos que a escrita do eu de Annie Ernaux, sobretudo em La Place, encontra-se profundamente marcada pela escrita do nós, com um texto que transcende a questão individual e é também marcado pelas estruturas de dominação na sociedade, portanto com grande diálogo com a sociologia. Concluímos ainda que as duas obras do nosso corpus são paradigmáticas da modalidade de narrativa de filiação, tal como foi caracterizado por Viart.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabrielli Rampinelli Facini - Integrante / Laura Barbosa Campos - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

SIS SWISS INTERNATIONAL SCHOOL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de turma de francês, Carga horária: 20

2018 - 2020

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2019 - 2020

Vila Isabel Vestibulares

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Português, Carga horária: 2

Outras informações:
Pré-vestibular comunitário e social que atua na educação de jovens e adultos de periferias do Rio de Janeiro para a entrada na Universidade em busca de uma educação pública, popular, democrática e de qualidade para toda a população.