Lucas Barbosa Cavalcanti

Graduando de Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Cursando atualmente o sexto semestre. Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a qual esteve alocado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - campus Fortaleza (CE).

Informações coletadas do Lattes em 23/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em História

2017 - Atual

Universidade Estadual do Ceará
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Colégio Darwin, COLéGIO DARWIN

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Organização de eventos

CAVALCANTI, L. B. . I Semana Conjunta de História - UECE e UFC.. 2017. (Outro).

Participação em eventos

XVI Encontro Estadual de História do Ceará.. 2018. (Encontro).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    As palavras que não te deixavam dizer: a censura política ás cancões de Gonzaguinha nos anos de chumbo da Ditadura Militar do Brasil (1968-1979)., Descrição: Este projeto tem como tema central a censura política ás canções do compositor e cantor Gonzaguinha durante o período, da Ditadura Militar do Brasil, em que esteve vigente o Ato Institucional Número Cinco, o AI-5 (1968-1979).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucas Barbosa Cavalcanti - Coordenador.

  • 2019 - Atual

    A aquisição e mobilização de saberes docentes dos alunos-bolsistas do PIBID-História da UECE., Descrição: A partir da reflexão acerca do percurso formativo oferecido aos bolsistas do PIBID-História da Universidade Estadual do Ceará e de suas respectivas atuações em sala de aula, o presente projeto tem por objetivo analisar a percepção dos formandos sobre suas aquisições de saberes docentes e a forma como os mobilizam em sua pratica profissional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Lucas Barbosa Cavalcanti - Integrante / Lucas Moura do Nascimento - Coordenador / Lucas Santos do Nascimento - Integrante / Marcus Vinicius Bezerra - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades. , Rua Governador João Carlos, Serrinha, 60741000 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (085) 31019601, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - 2020

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O programa tem como objetivo proporcionar, aos seus bolsistas, a oportunidade de iniciar o contato com os saberes e as práticas docentes nos primeiros anos de graduação. No curso de História da Universidade Estadual do Ceará, o programa está sob coordenação do Prof. Dr. Antonio Germano Magalhães Junior.

Atividades

  • 01/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Humanidades.,Linhas de pesquisa

  • 08/2018 - 01/2020

    Estágios , Centro de Humanidades.,Estágio realizado, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Alocado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - campus Fortaleza (CE).