ÁUREA CORRÊA LIMA

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Luterana do Brasil (Campus Santa Maria).

Informações coletadas do Lattes em 09/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2015 - 2020

Universidade Luterana do Brasil
Título: Centro Profissionalizante para detentos do regime semiaberto da cidade de Santa Maria
Orientador: Ana Paula Nogueira

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

E. E. E. M. PROF MARIA ROCHA

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

NOGUEIRA, A. P. ; LIMA, A. C. . ARQUITETURA E TECNOLOGIA. 2018. (Outro).

LIMA, A. C. ; ROCHA, A. M. M. . INTERVENÇÃO ESPAÇO IDEIAS- ÁREA VERDE TANCREDO NEVES. 2018. (Exposição).

LIMA, A. C. ; ROCHA, A. M. M. . INTERVENÇÃO URBANA ESPAÇO DE IDEIAS- LARGO DA LOCOMOTIVA. 2017. (Outro).

NOGUEIRA, A. P. ; LIMA, A. C. . Patrimônio e CIdade. 2017. (Outro).

Participação em eventos

VALORIZANDO A ARQUITETURA E URBANISMO.PALESTRA SOBRE TABELA DE HONORÁRIOS EM SANTA MARIA. 2019. (Encontro).

I SIMPOSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE.ESTRATEGIAS SUSTENTÁVEIS PARA O MANEJO DE ÁGUAS FLUVIAIS NO BAIRRO KM3 EM SANTA MARIA/RS. 2018. (Simpósio).

PET ENG. CIV UFSM."TÉRMICAS APLICADAS ÁS EDIFICAÇÕES". 2018. (Simpósio).

SEMANA DO CONCEITO.PALESTRAS E OFICINAS. 2016. (Seminário).

XII SEMANA ACADEMICA."DIVER CIDADE". 2016. (Seminário).

XI OFICINA INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE ARQUITE URA E URBANISMO DA UFSM.8 IDEIAS PARA SANTA MARIA...INFINITAS POSSIBILIDADES :DA REALIDADE A UTOPIA. 2016. (Oficina).

XI SEMANA ACADÊMICA E III CONCURSO DE IDEIAS.DESCONSTRUTIVISMO E EXPRESSIONISMO ALEMÃO. 2015. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • LIMA, A. C. ; ROCHA, A. M. M. ; VARGAS, A. G. L. . MELHORIA DA DRENAGEM URBANA O ESPAÇO COMPARTILHADO E A INTEGRAÇÃO DA RUA COM O ESPAÇO PUBLICO: O CASO DA RUA PROFESSOR TEIXEIRA E O LARGO DA LOCOMOTIVA, SANTA MARIA/RS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, A. C. ; CEZAR, D. R. ; ROCHA, A. M. M. . O DESIGN SUSTENTÁVEL APLICADO EM MOBILIÁRIO URBANOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, J. S. ; LIMA, A. C. . I SIMPOSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE. Santa Maria: ANAIS, 2018 (ANAIS DE ARTIGOS E RESUMOS).

  • LIMA, A. C. ; ROCHA, A. M. M. ; VARGAS, A. G. L. . JAI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA. Santa Maria: UFSM, 2017 (ANAIS DE ARTIGOS E RESUMOS).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Habitat: análise dos impactos gerados pelo programa habitacional Minha Casa Minha Vida no âmbito da cidade de Santa Maria(RS), Descrição: Partindo-se do entendimento de que habitat é o local que oferece um complexo favorável de condições climáticas, físicas e geográficas para o desenvolvimento de uma espécie, e ainda o lugar onde alguém se instala por sentir que é seu ambiente ideal (MICHAELIS, 2016)., o projeto de pesquisa Habitat propõe-se a discutir o impacto urbano gerado nas áreas em que foram inseridas habitações do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) destinadas a famílias com renda entre zero e três salários mínimos, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A finalidade é aferir as condições de habitabilidade urbana que se conformaram com a política habitacional e o quanto se aproximam das ideias do urbanismo sustentável, a partir de um levantamento de dados, observações no local e entrevistas com os moradores. Para tanto, buscar-se-á avaliar a inserção desses loteamentos no tecido urbano, com base na caracterização, na configuração espacial interna, na oferta de serviços e infraestruturas, bem como na identificação dos moradores com o espaço território simbólico. Tudo isso de forma a permitir uma melhor compreensão quanto aos principais benefícios e deficiências apresentados pelo programa MCMV no âmbito urbano, em especial as transformações que gera para a cidade e para a sociedade enquanto construção de conjuntos de habitações de interesse social... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aurea CorrEa Lima - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - 2020

Alexandra Scotta Cabral Arquitetura

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 12

Outras informações:
levantamento métrico, levantamento fotográfico, desenvolvimento e acompanhamento de projetos arquitetônicos bem como visitas a execução de obras de arquitetura, orçamentos e especificações técnicas.

2016 - 2016

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 60

Outras informações:
Monitoria na disciplina de Meios de Expressão.