Larah Camargo Barbosa

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Campinas (2021). Cursa Especialização Lato Sensu em Jornalismo Científico no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor - Unicamp) (2023-2024). Atua como Gerente de Relações Públicas e Comunicação na Mercy For Animals (Brasil).

Informações coletadas do Lattes em 01/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Jornalismo Científico

2023 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Nutricídio: A cor da fome
Orientador: Marta Mourão Kanashiro

Graduação em Comunicação Social

2016 - 2021

Universidade Estadual de Campinas

Formação complementar

2023 - 2023

Documentário. , Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.

2023 - 2023

Políticas Públicas para Jornalistas. , Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Govena, ANESP, Brasil.

2022 - 2022

Produção de Conteúdo para Internet. , Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.

2020 - 2020

Jornalismo Local Sustentável. , Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, ABRAJI, Brasil.

2019 - 2019

Jornalismo e Direitos Humanos. , Obore Projetos Especiais em Comunicações e Artes, OBORE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Participação em eventos

43 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Globoplay: Do Espectador ao Usuário. 2020. (Congresso).

XXVIII Congresso virtual de Iniciação Científica da Unicamp. Globoplay: do espectador ao usuário. 2020. (Congresso).

XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Fios da Resistência. 2019. (Congresso).

XXIII Congresso de Ciências da Comunicação. A construção identitária da mulher negra em ?Kbela?. 2018. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, L. C. . Quem são as mulheres que pesquisam e constroem a agroecologia no Brasil. Brasil de Fato, 19 ago. 2024.

  • BARBOSA, L. C. . Escolha de alimentação é direito negado à população em situação de rua. Revista ComCiência, 28 fev. 2024.

  • BAIO, C. A. ; BARBOSA, L. C. . Globoplay: Do Espectador ao Usuário. In: 43 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020. COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA, 2020.

  • BARBOSA, L. C. . A construção identitária da mulher negra em ?Kbela?. In: XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2018, Belo Horizonte. Comunicação Audiovisual, 2018.

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Comunicação, decolonialidade e interseccionalidade, Descrição: Considerando a reprodução de estereótipos e a perpetuação de opressões que se configuram tanto no fazer jornalistico como no científico, este projeto tem como eixo central uma perspectiva que busca desestabilizar hegemonias relativas a gênero, raça, sexualidade e classe, e ao mesmo tempo, potencializar abordagens decoloniais e contracoloniais. Estruturando-se a partir da questão "Pode o jornalismo científico e cultural e a comunicação de ciência e cultura serem atravessados pela decolonialidade, contracolonialidade e interseccionalidade?", essa pesquisa propõe explorar diferentes formatos de comunicação para produzir materiais e experimentações desviantes das expectativas tradicionais tanto no jornalismo, como na divulgação de ciência e cultura... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Larah Camargo Barbosa - Integrante / Marta Mourao Kanashiro - Coordenador / Poliana Mendes Martins - Integrante / Shiro Yuri Takeuti Crull - Integrante / Pedro Augusto Dias Lima Moreira dos Santos - Integrante / Bianca Mafra Elia - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Globoplay: do telespectador ao usuário, Descrição: A pesquisa realizou um estudo de caso do Globoplay, plataforma de streaming com vídeossob demanda do Grupo Globo, como um produto do ciberespaço atrelado à televisãobroadcast. A partir da literatura sobre o tema e da entrevista realizada com a diretora deconteúdo do Globoplay, Ana Carolina Lima, mapeou-se e investigou-se as experimentações eestratégias de posicionamento, produção e distribuição de conteúdos audiovisuais doGloboplay que caracterizam a produção televisiva do Grupo Globo em um contexto deconvergência midiática corporativa. Feito o levantamento, foi possível identificar noGloboplay um modelo de negócios com um catálogo cada vez mais independente daprogramação televisiva, mas que se aproveita do alcance e das produções da televisãobroadcast para expandir o contato com o consumidor e fidelizar audiências.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Larah Camargo Barbosa - Integrante / Cesar Augusto Baio - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Prêmios

2019

Melhor filme documental por "Fios da Resistência", Expocom Sudeste.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2018

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em pós-produção audiovisual, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio em pós-produção audiovisual na Rádio e TV Unicamp

2019 - 2019

Laboratório Cisco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em produção audiovisual, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiária em produção audiovisual na produtora de documentários Laboratório Cisco

2019 - 2020

Serviço Social do Comércio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em Comunicação, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiária de Comunicação no Sesc Campinas

2024 - Atual

Mercy For Animals

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Relações Públicas e Comunicação, Carga horária: 40

2021 - 2024

Mercy For Animals

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista em Produção Audiovisual, Carga horária: 40