CRISTIANO MARCELO DOS SANTOS

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (2003). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração. Atuou nos jornais Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina (Grupo RBS/Globo) e assessoria de comunicação para o projeto Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC).

Informações coletadas do Lattes em 13/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

1999 - 2003

Universidade do Vale do Itajaí
Título: Revista Elas - projeto gráfico e editorial para mulheres a partir dos 60 anos
Orientador: Rogério Christofoletti

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Prêmios

2009

Prêmio Esso de Jornalismo - Categoria Regional 2 - Cobertura da tragédia climática de 2008 no Vale do Itajaí (SC), ExxonMobil.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2017

Diário Catarinense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter, editor e colunista, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Resumo das funções exercidas no Grupo RBS/NSC - Redação de reportagens para as editorias de Variedades, Gastronomia, Geral, Vida e Saúde, Internacional, Arquitetura e Design e para o site diariocatarinense.com.br - Produção de conteúdo para a revista Donna (edições de Santa Catarina e Rio Grande do Sul - Zero Hora) e o site revistadonna.com.br (moda, gastronomia, arte, cultura, arquitetura, celebridades, TV, comportamento, saúde, beleza) - Colunista da edição digital do jornal Diário Catarinense (domingo) sobre comportamento - Produção e edição de conteúdo para o Estúdio de Projetos Especiais & Brands (Grupo RBS/SC): marketing de conteúdo, mídias sociais e cadernos especiais.

2011 - 2012

Melz Assessoria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor de imprensa, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Resumo das funções exercidas: assessor de imprensa do projeto Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) e do Teatro Carlos Gomes (Blumenau/SC), produtor de conteúdo para mídias sociais e inbound marketing.

2003 - 2011

Jornal de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter, editor e colunista, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Resumo das funções exercidas no Grupo RBS (julho/2003 a março/2011) - Repórter do caderno de publicação diária Lazer (cultura, moda, entretenimento, TV, celebridades, cinema, gastronomia, arte, arquitetura, design) - Colunista da coluna Contracapa para o caderno diário Lazer e a revista de fim de semana Viver! (cultura, moda, entretenimento, TV, celebridades, cinema, gastronomia, arte, arquitetura, design) - Colunista do Oktober Zeitung (conjunto de 10 cadernos especiais do Jornal de Santa Catarina de cobertura da Oktoberfest de Blumenau).