Alex Arantes

Graduado em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Instituição de Ensino Superior do Planalto (IESPLAN /2013) e Pós Graduado em BPM - BUSINESS PROCESS MANAGEMENT pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC /2016). Atualmente atua em diversas frentes de Projetos (Pesquisas e Técnicos) como Coordenador de Projetos nos países como França, Canadá, Londres e Brasil pela multinacional Accenture (Empresa de Tecnologia da Informação com filiais em 130 países). Consultor de projetos pelo SEBRAE NACIONAL, atuando em todo o território brasileiro, promovendo Cursos, Palestras, Seminários e Treinamentos para qualificação profissional e implantação de ferramentas de melhoria continua para instituições do setor Público e Privado. Responsável pela coordenação e implantação de Plataformas Virtuais de ensino em conglomerados de Educação no País com aplicação de metodologias e didáticas que conecte Instituições de Ensino Superior com o mundo virtual em tempo real - Education Outsoursing - Palestrante em diversas Faculdades e cursos profissionalizantes nos estados brasileiros. Participei ativamente em parceria com a Falconi Consultores na implantação da disciplina ¨GESTÃO DE INDICADORES¨ pelo IBMEC, cujo resultados trouxeram impactos na Gestão de Instituições Governamentais (Anvisa e Anac) solicitando a minha presença para ministrar cursos e orientar os colaboradores da importância do uso de ferramentas direcionadas para o Mapeamento de Processos Organizacionais, mensuração dos resultados e criação de Planos de Ações com a finalidade de diminuir e eliminar possíveis Handoffs.. Atuação em Projetos Internacionais direcionados para a Educação Corporativa por meio de programas desenvolvidos para atender Políticas e Normas relativas a cultura organizacional específica de cada país. Carreira profissional com sólidos conhecimentos e experiências nas áreas: Finanças, Logística, Recursos Humanos, Qualidade, Controladoria, Consultoria, Riscos Corporativos, Projetos ⁄ Processos, Coordenação Patrimonial, Planejamento Estratégico, Marketing, Inovação Tecnológica e Compliance. Especialista na área de Administração, com ênfase em BPM - (Mapeamento de Processos de Negócios).

Informações coletadas do Lattes em 02/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em ADMINISTRAÇÃO

2009 - 2013

IESPLAN
Título: A IMPLANTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM EMPRESAS DE CULTURA FAMILIAR
Orientador: MAYNARD TENÓRIO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2016

MBA em BPM - Business Process Management. (Carga Horária: 432h). , Grupo IBMEC, IBMEC, Brasil. , Título: A IMPLANTAÇÃO DA CULTURA BPM (BUSINESS PROCESS MANAGEMENT) EM UMA EMPRESA DE CONCRETAGEM. , Orientador: FRANCETTE AMORIM.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARANTES, A. . BPM - Business Process Management - Mapeamento de Processos de Negócios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ARANTES, A. . Indicadores de Desempenho Econômico. 2017.

ARANTES, A. . Projetos de TI para Instituições Financeiras Mundial. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2016 - 2018

    Gerenciamento do Desempenho de Processos Financeiros, Descrição: Implantação de metodologias para criação de indicadores econòmicos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (34) / Especialização: (4) . , Integrantes: Alex Arantes - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Modelagem dos Processos de diagnósticos, Descrição: Proposta de soluções, distribuição de planos de controles, Conferência de Políticas e normas internas patrimonial da companhia aérea TAM. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (89) / Especialização: (45) . , Integrantes: Alex Arantes - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Gerenciamento de Indicadores, Descrição: Gestão dos indicadores econômicos e negócios de instituição bancária ( CEF). , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Accenture. , Quadra QE 40 Conjunto H Lote 16 Apto 103, Guará II, 71070082 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 30286108

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2018

    Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CONSULTOR DE PROJETOS, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Forte atuação no Planejamento Estratégico, reestruturando todos os departamentos por meio de identificação de Handoffs e mapeamento das operações da instituição. Redefini ás políticas internas juntamente com os Diretores direcionando as atividades operacionais para um modelo de negócio mais enxuto e com parcerias entre o governo local e outros estados da Federação. Respondi pela implantação de plataforma educativa com objetivo de melhorar a performance dos colaboradores na entrega de resultados e desenvolvimento pessoal. Implantei novo modelo de arrecadação de Taxas na liberação de alvarás para Construção Civil, facilitando a emissão de faturas por meio de aplicativos e sistema virtual. Como consultor de projetos fui responsável pela implantação de Escritório de Projetos na Instituição com objetivo de alinhar as operações das unidades representativas em todo o território brasileiro.

  • 2016 - 2017

    TAM - LINHAS AÉREAS S/A

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CONSULTOR DE PROJETOS, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuação na Gestão do mapeamento de todas as operações da companhia envolvendo setores financeiros e logísticos. Responsável pelos treinamentos internos promovendo palestras, cursos e realizando mudanças inovadoras nas plataformas de Educação Corporativa. Realizei mudanças internas na companhia relacionadas as operações logísticas contribuindo para redução de custos operacionais no que refere-se aos gastos alocados para manutenção das aeronaves. Atuei de forma massiva dentro da companhia para expansão e abertura de vôos para a America Latina e América Central. Participação ativa nas tomadas de decisões Estratégicas da companhia definindo junto com os Diretores e Executivos as Políticas de Compliance.

  • 2015 - 2016

    Caixa Econômica Federal

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE PROJETOS FINANCEIROS, Carga horária: 35

    Outras informações:
    Coordenação de Projetos Financeiros e de Negócios. Responsável pela gestão da equipe técnica de parametrização e definição de sistemas de Tecnologia da Informação interno do Banco. Atuação nas definições do Planejamento Estratégico, definindo as metas e objetivos a serem alcançados de acordo com as Políticas traçadas pelo Banco Central do Brasil. Realizei a gestão de diversas frentes de Negócios do Banco como a implantação de sistemas de Educação Corporativa cuja contribuição favoreceu nos processos de comunicação e entrega de resultados das agências bancárias á nível nacional.

  • 2013 - Atual

    Accenture

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE PROJETOS, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Principais atribuições: ? Mapeamento e análise crítica dos processos administrativos e financeiros, propondo melhorias, desenvolvendo e garantindo procedimentos e documentações para controle e retenção de conhecimento, ? Governança e suporte dos processos, monitoramento da conformidade com as políticas e procedimentos da Organização ? Análise de impactos, planejamento e implantação das atividades relacionadas, ? Confecção de relatórios para acompanhamento dos serviços prestados e gestão dos indicadores de performance das atividades realizando apresentação dos mesmos para a diretoria e acionistas, ? Elaboração e criação de mapas de trabalhos definindo as metas e estabelecendo políticas de controle, de qualidade e monitoramento das atividades e entrega de projetos conforme prazos previstos, ? Monitoramento e otimização dos processos críticos, ? Análise de interdependência e impactos de riscos financeiros referente a execução do contrato e prestação de serviços,

  • 2010 - 2013

    Accenture

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE PROJETOS E PROCESSOS (BPM), Carga horária: 40

    Outras informações:
    ? Definição e validação do escopo do projeto de melhoria e transformação dos processos, ? Planejamento, Análise, Desenho, Implementação, Monitoramento /Controle e Refinamento das etapas e atividades de estruturação dos processos, ? Mapeamento de Processos, ? Atuação no desenvolvimento e entrega de resultados de projetos, ? Gerenciamento de Processos de Negócios por meio de Modelagem, Análise, Desenho, Desempenho e Transformação por meio da tecnologia BPM, ? Responsável por manter as bases e sistemas para a gestão de processos, projetos e KPIs padronizados, ? Revisão e identificação de Gaps dos processos, auxiliando na proposta de soluções, ? Estruturação/desenvolvimento e gerenciamento de KPis (Key Performance Indicators), ? Desenvolvimento de novos processos e ferramentas para análise automática de incidentes em projetos para clientes dos setores de Engenharia, Telecomunicação e Instituições Financeiras (Bancos).

  • 2003 - 2010

    Accenture

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE PROJETOS FINANCEIROS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ? Elaboração e controle dos orçamentos da Organização, ? Reestruturação dos departamentos por meio de Análises, Desenhos e Remodelagem dos processos, ? Implantação de sistemas informatizados para o departamento financeiro e contábil, ? Participação na elaboração do planejamento, operacional e financeiro, ? Gestão dos custos diretos e indiretos, análise e implantação de controle dos desperdícios e desvios, ? Coordenação e levantamento das oportunidades de melhoria continua, monitorando gastos e definindo plano de metas, ? Análise e autorização para efetivação de empréstimos, ? Apoio a diretoria e departamentos correlatos: Tesouraria e Contabilidade, ? Monitoramento e apresentação de orçamentos de projetos para aprovação da diretoria e acionistas.

  • 2000 - 2003

    Accenture

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE PROJETOS LOGÍSTICOS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2000 - 2003

    Banco de Brasília

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE ADMINISTRATIVO FINANCEIRO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ? Principais atribuições: Gerenciamento e follow up de todas as rotinas administrativas, financeiras, infraestrutura, recursos humanos e departamento de pessoal. Posicionamento à alta diretoria da empresa, consultorias, conselhos, auditorias (Ministério Público, interna e externas), bem como fiscalizações e sindicatos; Responsável por coordenar e executar a política de administração, finanças e gestão de pessoas da organização, com aplicação de controles atualizados, acatamento da legislação vigente, atualização contínua dos processos e desenvolvimento permanente da unidade organizacional, com constante avaliação dos resultados setoriais e globais da organização; Responsável por definir estratégias gerais no que tange administração de pessoal, remuneração e benefícios, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, segurança do trabalho e patrimonial e eventos, objetivando o bem-estar dos funcionários, cumprimento às exigências legais e suprimento dos recursos humanos necessários; Responsável pelas operações administrativas e financeiras realizadas, tais como as relacionadas à previsão de receitas, financiamentos, orçamentos, créditos e outras. Respondendo pelo planejamento, organização e controle dos programas e suas execuções, bem como avaliação dos indicadores, para assegurar o processamento regular das atividades e identificar a situação econômico-financeira da empresa.

  • 1997 - 2000

    FRESENIUS GROUP - NEPHRON

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR ADMINISTRATIVO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Principais atribuições: Gestão de toda área administrativa e financeira da empresa, inclusive RH. Otimização de processos administrativos proporcionando relativa redução de custos operacionais/fixos; Reestruturação da administração geral de pessoal; Elaboração de cadastro padrão para todas empresas do grupo, que gerou melhores informações cadastrais das mesmas, possibilitando uma melhor condição de negociação junto aos bancos e fornecedores; Reestruturação do Departamento Financeiro, sistemática de crédito e de cobrança dos planos de saúde; Criação de uma secretaria geral para melhor administração/otimização dos serviços de xerox, impressão, malote, correspondências, serviços externos e outros; Revisão de quase todos formulários utilizados pela empresa, que propiciou maior facilidade/rapidez no preenchimento, além de redução de custos com a simplificação e até mesma eliminação de controles desnecessários/duplicidade; Recrutamento e seleção de equipe mais qualificada ? Menor-Turnover e entre outras melhorias/atividades.

  • 1993 - 1997

    Leroy Merlin

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANALISTA FINANCEIRO, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Principais atribuições: Gestão da área administrativa financeira. Elaboração e validação de diversos processos, inclusive com as de normas/procedimentos e fluxogramas, o que proporcionou uma otimização dos mesmos; Readequação do processo de apuração de diferença de numerários junto a clientes/bancos, gerando melhor controle/segurança; Elaboração de diversas planilhas eletrônicas para controle/análise de diversos indicadores; Reestruturação do fluxo de caixa, que permitiu uma melhor análise da evolução das contas e por grupo, percentual de participação em relação à receita e despesa, bem como projeção anual das contas, que gerou ganhos na gestão do mesmo; Elaboração/implantação de cadastro padrão para as empresas do grupo eliminando o preenchimento de fichas cadastrais de fornecedores/bancos; Elaboração de formulário para avaliação de funcionário no período experimental, para promoção/reajuste salarial, controle de processos trabalhistas, processo de admissão e demissão, entre outras melhorias, que contribuíram para redução de custos e otimização dos processos.