Francisco Eduardo da Silva Santos

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí (2020). Atuou durante um ano e seis meses como residente no Programa Residência Pedagógica ofertado pela UESPI. Atuou como professor de Língua Portuguesa e Literatura na Escola Raio de Luz. É representante do Conselho Municipal de Educação de Ilha Grande - PI. Exerceu a função de secretário geral da Câmara Municipal de Ilha Grande - PI de janeiro de 2021 a dezembro de 2022. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura.

Informações coletadas do Lattes em 13/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Letras - Português

2016 - 2020

Universidade Estadual do Piauí
Título: De Doubrovsky à literatura brasileira contemporânea: Uma análise sob a perspectiva autoficcional em O irmão alemão.
Orientador: Dr. Marcílio Machado Pereira

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2015

UNIDADE ESCOLAR MAROCAS LIMA

Formação complementar

2015 - 2016

Técnico em Turismo e Hotelaria. (Carga horária: 360h). , Curso Mérito, CM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Participação em eventos

Em tempos de pandemia, ensinar literatura para quê?. 2020. (Outra).

I Encontro Temático: Enfrentando a violência contra a mulher.. 2019. (Encontro).

I Seminário de Socioliguísta Aplicada à Sala de aula e à Produção Acadêmico-científica.Trabalho sobre variação linguística com o uso de música. 2019. (Seminário).

Jornada de literatura e africanidades. 2019. (Seminário).

Curso de Extensão de Intercompreensão em Línguas Românicas.. 2018. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Layna Katrinne Diniz de Assunção

Pereira, M. M.; Araujo, H. M.;SANTOS, F. E. S.. O automatismo surrealista nas obras Nadja e Os amantes II. 2022.

Produções bibliográficas

  • MORAIS, A. K. ; SANTOS, F. E. S. ; SILVA, R. O. S. . O romance policial na literatura contemporânea: O Invasor, de Marçal Aquino.. In: Marcílio Pereira Machado. (Org.). Panorama da ficção brasileira contemporânea. 1ed.São Paulo: Editora Max Limonad, 2019, v. 1, p. 81-92.

  • SANTOS, F. E. S. ; SILVA, R. O. S. . Trabalho sobre variação linguística com o uso de música. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2017

Unidade Escolar Jonas Correia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Monitor de Língua Portuguesa, Carga horária: 15

Outras informações:
Monitor de Língua Portuguesa pelo programa Novo Mais Educação.

2018 - 2018

Escola Municipal Maria de Lourdes Candeira

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Monitor de Língua Portuguesa, Carga horária: 15

Outras informações:
Monitor de Língua portuguesa pelo Programa Novo Mais Educação.

2018 - 2018

Unidade Escolar Epaminondas Castelo Branco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário de Língua Portuguesa, Carga horária: 10

Outras informações:
Residente do Programa Residência Pedagógica.

2019 - 2019

Escola Municipal Henriette Soter Castelo Branco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário de Língua Portuguesa, Carga horária: 10

Outras informações:
Residente do Programa Residência Pedagógica

2020 - Atual

Escola Raio de Luz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 15

2021 - Atual

Câmara Municipal de Ilha Grande - PI

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário Geral, Carga horária: 40

2019 - 2019

CETI Polivalente Lima Rebelo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário de Língua Portuguesa, Carga horária: 15

Outras informações:
Residente do Programa Residência Pedagógica

2023 - Atual

Escola Municipal Dom Paulo Hipólito de Souza Libório

Vínculo: Coordenador Pedagógico, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 40