Nayara Oliveira Cerqueira

Possui graduação em Tecnologia em Processos de Polimerização pelo Instituto Federal da Bahia(2006), graduação em Engenharia Química pela Universidade Salvador(2011), especialização em Engenharia de Petróleo pela Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia(2017) e especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil(2021). Atualmente é Instrutor da SENAI - Departamento Regional da Bahia e Coordenador de Cursos do CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAI CIMATEC. Tem experiência na área de Engenharia Química.

Informações coletadas do Lattes em 13/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica

2017 - 2021

Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil
Título: OS DESAFIOS DO DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO: Analisando a motivação dos estudantes no SENAI CETEC Palmas
Orientador: Suzana Silveira de Almeida

Especialização em Engenharia de Petróleo

2014 - 2017

Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia
Título: Avaliação de desempenho das válvulas de gás lift
Orientador: Odair Geraldo dos Santos

Graduação em Engenharia Química

2005 - 2011

Universidade Salvador
Título: ANÁLISE EXERGÉTICA DO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DE UMA PLANTA DE ETILENO
Orientador: Edwin Fernando Mendoza Salas

Graduação interrompida em 2006 em Tecnologia em Processos de Polimerização

2005 - Atual

Instituto Federal da Bahia
Ano de interrupção: 2006

Formação complementar

2021 - 2022

Coordenador Metodológico. (Carga horária: 260h). , SENAI - Departamento Regional de Alagoas, SENAI/DR/AL, Brasil.

2017 - 2017

Introdução à Docência no Senai. (Carga horária: 45h). , SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.

2015 - 2015

Atualização Tecnológica de Docentes em Química. (Carga horária: 100h). , SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.

2004 - 2005

Transformação de Plásticos. (Carga horária: 160h). , SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Outras produções

CERQUEIRA, N. O. . Oficina de Tratamento de Efluentes Utilizando Protótipo de Estação de Tratamento de água.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

SENAI - Departamento Regional da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 40

Outras informações:
Capacidade em ministrar aula para os cursos técnicos, de qualificação, aperfeiçoamento e iniciação profissional, atuando através de metodologias de ensino e aprendizagem, a fim de obter melhores resultados no desempenho do discente. Responsável pela orientação técnica dos projetos de final de curso, através da metodologia Theoprax, propondo, juntamente com os alunos, soluções e melhorias para processos em empresas químicas e petroquímicas, respeitando as etapas de projeto com base no princípio do CANVAS e SCRUM. Colaborar nas revisões técnicas dos planos de cursos frente ao Diretório Nacional. Elaborar material para cursos técnicos e de aperfeiçoamento profissional, modalidade EAD, assim como realizar a revisão técnica destes.

Atividades

  • 04/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Aditivação de Polímeros, Combustíveis e Lubrificantes, Equipamentos Industriais, Mecânica dos Fluidos, Materiais de construção da Indústria Química, Processos Industriais, Química Aplicada

2010 - 2012

Elekeiroz S.A.

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária de Engenharia Química, Carga horária: 30

Outras informações:
Lançamento de produção (PCP); acompanhamento das perdas de produção e horas paradas dos equipamentos, acompanhamento das principais variáveis de processo da unidade, acompanhamento do desempenho dos catalisadores das reações de hidrogenações, balanço material de catalisador das reações oxo (Rh e TPP). Participação em reuniões diárias de alinhamento. Elaboração de apresentações referentes ao processo. Acompanhamento de parada geral da unidade, manutenção de equipamentos, troca de catalisador de forno. Especificação de válvulas de controle.

2004 - 2007

BRISA - Indústria de Tecidos Tecnológicos S.A.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em Plásticos, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável por preparar corpos de prova de acordo com as normas ASTM, assim como realizar os ensaios físicos de flexão, gramatura, espessura, delaminação, abrasão, permeabilidade, tração e solidez a luz. Responsável por analisar e compilar os dados dos testes físicos referentes as matérias primas, produtos intermediários e finais. Analisar as não conformidades dos produtos acabados e intermediários, e emitir laudos e parecer técnico para os clientes.

2021 - Atual

Centro Universitário SENAI CIMATEC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Cursos, Carga horária: 40