Núbia Beatriz Sicchieri

Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP (2022). Foi Voluntária da pesquisa "ESTUDO DO TRANPORTE ELETRÔNICO EM NANOFIOS DE GERMÂNIO" no âmbito do Programa Institucional Voluntário de Iniciação científica e/ou Tecnológica -PIVICT (2021). Foi bolsista da pesquisa "Estudo das propriedades optoeletrônica de dispositivos de rede de nanofios de germânio para aplicação de luz e células solares" no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e/ou Tecnológica - PIVICT/CNPq (2019-2020). Foi Voluntária da pesquisa "ABORDAGEM INTERDISCILINAR DOS SEMICONDUTORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTUDO COMPARATIVO" no âmbito do Programa Institucional Voluntário de Iniciação científica e/ou Tecnológica -PIVICT (2019). Foi Bolsista no Programa de Residência Pedagógica do IFSP (2020-2022). Atualmente é professora substituta - E.E. Anna Passamonti Balardin. Tem experiência na área de Química e Física dos estados sólidos.

Informações coletadas do Lattes em 11/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Química

2018 - 2022

Instituto Federal de São Paulo

Formação complementar

2014 - 2015

Operador de Computador. (Carga horária: 96h). , Prepara Cursos, PC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Física do Estado Sólido.

Organização de eventos

SICCHIERI, N. B. . História da Eletricidade. 2019. .

SICCHIERI, N. B. . Radioatividade. 2018. .

Participação em eventos

Officina Pedagógica.Como Elaborar um Artigo Ciêntifico. 2022. (Oficina).

12° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologica - CONICT. ESTUDO DO TRANSPORTE ELETRÔNICO EM NANOFIOS DE GERMÂNIO. 2021. (Congresso).

ANM2021. toelectronic Properties of Intrinsic and Cooper-doped Germanium Nanowire Network Devices. 2021. (Congresso).

Ensino de Pós- graduação: Mestrado. PET Química. Officina Pedagógica."Ensino de Pós- graduação: Mestrado". 2021. (Oficina).

PET- Palestra.Formação de professores no contexto atual: legislação e profissão docente.. 2020. (Encontro).

PET- Palestra.Vírus e bactérias: principais aspectos de morfologia, reprodução e aplicações.. 2020. (Outra).

PET- Palestra.Vinho: Do Campo á Mesa.. 2019. (Seminário).

V Semana da Licenciatura em Química. 2019. (Encontro).

X Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IV Congresso de pós-graduação do IFSP. ABORDAGEM INTERDISCILINAR DOS SEMICONDUTORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTUDO COMPARATIVO.. 2019. (Congresso).

IV Semana da Educação. 2018. (Encontro).

IV Semana da Licenciatura em Química. 2018. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SICCHIERI, N. B. ; CHIQUITO, A. J. ; GOUVEIA, R. C. . Electronic and optoelectronic properties of intrinsic and cooper-doped germanium nanowire network devices. Materialstoday:PROCEEDINGS, p. 1872 - 1877.

  • SICCHIERI, N. B. ; GOUVEIA, R. C. . ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DOS SEMICONDUTORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTUDO COMPARATIVO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SICCHIERI, N. B. ; GOUVEIA, R. C. . ESTUDO DO TRANPORTE ELETRÔNICO EM NANOFIOS DE GERMÂNIO. 2021. (Relatório de pesquisa).

SICCHIERI, N. B. ; GOUVEIA, R. C. . Estudo das propriedades optoeletrônica de dispositivos de rede de nanofios de germânio para aplicação de luz.. 2020. (Relatório de pesquisa).

SICCHIERI, N. B. ; GOUVEIA, R. C. . ABORDAGEM INTERDISCILINAR DOS SEMICONDUTORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTUDO COMPARATIVO.. 2019. (Relatório de pesquisa).

SICCHIERI, N. B. . Radioatividade. 2018. (Maquete).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2021

    ESTUDO DO TRANPORTE ELETRÔNICO EM NANOFIOS DE GERMÂNIO, Descrição: Desenvolvimento da pesquisa no âmbito do Programa Institucional Voluntário de Iniciação científica e/ou Tecnológica (PIVICT). Sobre o Projeto: A crescente redução no tamanho dos equipamentos eletrônicos motivou a pesquisa em nanoestruturas. Devido ao reduzido tamanho, essas estruturas apresentam algumas propriedades diferentes dos materiais macroscópicos, dentre elas o transporte de corrente, especialmente quando se trata de materiais semicondutores. O Germânio é um dos semicondutores tracionais, e medidas de resistência em função da temperatura em redes de nanofios de germânio mostram que o transporte de corrente não segue o comportamento típico da ativação térmica, e nem se ajusta adequadamente a processos isolados de hopping; além disso, os contatos entre os nanofios e dos nanofios com terminais metálicos externos influenciam no comportamento das medidas. Assim, o objetivo deste projeto de pesquisa foi investigar as possibilidades no transporte de corrente em redes de nananofios de Gerâmio buscando um modelo que permitisse um ajuste adequado aos dados experimentais. O estudo foi desenvolvido com uso de software gráfico para análise de dados e estatística ? OriginLab, e diversos gráficos de resistência em função da temperatura e tensão em função da temperatura, sendo feita uma análise dos resultados. Verificou-se uma melhoria no ajuste dos dados experimentais a uma associação dos dois mecanismos de transporte de corrente, prevalecendo a condutividade por hopping em baixas temperaturas e por ativação térmica em temperaturas mais elevadas. Confirmou-se, porém, a complexidade do fenômeno de transporte em nanofios semicondutores, sendo necessários acrescentar outros processos para a obtenção de um ajuste mais adequado de algumas amostras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Núbia Beatriz Sicchieri - Integrante / Riama Coelho Gouveia - Coordenador.

  • 2019 - 2020

    Estudo das propriedades optoeletrônica de dispositivos de rede de nanofios de germânio para aplicação de luz e células solares., Descrição: Projeto de pesquisa no âmbito do Programa Institucional de Bolsasde Iniciação Científica e/ou Tecnológica (PIVICT/CNPq) do IFSP Câmpus Sertãozinho. Sobre o projeto: A relação área superficial/ volume de semicondutores nanoestruturados favorece a eficiência de dispositivos baseados em nanofios, como sensores ou células solares. Nesta perspectiva, o objetivo do projeto foi sintetizar nanofios de germânio, com e sem a adição de dopante cobre, produzir dispositivos de rede de nanofios e investigar propriedades eletrônicas e optoeletrônicas, tendo em vista a utilização como sensores de luz. O primeiro passo foi a formação de nanopartículas de ouro por tratamento térmico e a síntese dos nanofios pelo método VLS; das vinte e cinco amostras produzidas no processo, dezessete apresentaram nanofios com dimensões e composição desejada. Na etapa seguinte foram elaborados dispositivos na arquitetura metal-nanofio-metal. Na caracterização inicial, as medidas de tensão por temperatura mostraram o caráter semicondutor dos nanofios de germânio e as medidas de corrente por tensão indicaram que é possível produzir tanto dispositivos ôhmicos quanto com a presença de barreira de potencial. Para o estudo das propriedades optoeletrônicas foi observado o comportamento das amostras sem e com a presença de luz e pode-se concluir que aquelas que tinham menor corrente no escuro tiveram mais resposta à luz; sendo analisadas mais profundamente estas amostras mostraram rápida saturação da foto-corrente com a potência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Núbia Beatriz Sicchieri - Integrante / Riama Coelho Gouveia - Coordenador.

  • 2019 - 2019

    ABORDAGEM INTERDISCILINAR DOS SEMICONDUTORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTUDO COMPARATIVO., Descrição: Desenvolvimento da pesquisa no âmbito do programa Institucional Voluntário de Iniciação Cientifica (PIVICT). Sobre o Projeto: O objetivo do projeto foi analisar as contribuições para o processo de ensino aprendizagem da aplicação, em cursos técnicos integrados na área industrial, de uma sequência didática interdisciplinar sobre Semicondutores. As atividades aplicadas tiveram bom envolvimento dos alunos, contribuindo com a fundamentação científica no desenvolvimento tecnológico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Núbia Beatriz Sicchieri - Integrante / Riama Coelho Gouveia - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2022

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residência Pedagógica, Carga horária: 5

2019 - 2020

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - Atual

E.E. Anna Passamonti Balardin

Vínculo: Professor Eventual, Enquadramento Funcional: Professora Substituta