Camilla Damiani
Graduada em Ciências da Computação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. Analista de testes, especialista em Engenharia de Software com 14 anos de experiência em TI. No último ano atuando com a área de negócio relacionada ao comércio exterior. Estou liderando um time de qualidade multidiciplinar dentro de squads diferentes, com colaboradores estagiários, juniors e plenos onde atuamos em inovações, manutenções, documentação e automação de testes utilizando cypress. Aplico estratégia de testes, desenvolvo processos e políticas, realizo o monitoramento de métricas, formação e desenvolvimento da equipe, feedback contínuo, contratações e desligamentos.
Informações coletadas do Lattes em 26/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado interrompido em 2019 em Computação Aplicada
2018 - Atual
Universidade do Estado de Santa Catarina
Isabela Gasparini.Coorientador: Guilherme Medeiros. Ano de interrupção: 2019
Especialização em andamento em ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE
2025 - Atual
Graduação em Ciencia da Computacao
2005 - 2013
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA BASEADA NA AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE TESTES DE SOFTWARE COMO ESTRATÉGIA PARA A GARANTIA DA COBERTURA FUNCIONAL
Orientador: Prof. MSc. Gustavo Bisognin
Formação complementar
2025 -
Gestão ágil de projetos com Scrum, Kaban & Ágil escalado. , Udemy, UDEMY, Brasil.
2024 - 2024
Como ser um Product Owner. (Carga horária: 4h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
2024 - 2024
Testes automatizados com cypress - básico. (Carga horária: 6h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
2024 - 2024
Liderança e gestão de pessoas. (Carga horária: 7h). , Fast MBA Lead, FAST, Brasil.
2004 - 2004
Informática Básica. (Carga horária: 120h). , Escola Básica Lydio de Brida, E LYDIO DE DRIDA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Participação em eventos
IX Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social.Análise da gamificação no contexto de Cidades Inteligentes e Sustentáveis. 2018. (Simpósio).
The Develepers Conference. 2018. (Outra).
The developers Conference. 2018. (Outra).
VI SULCOMP - CONGRESSO SUL CATARINENSE DE COMPUTAÇÃO. Desenvolvimento de uma metodologia baseada na automação do processo de testes de software como estratégia para a garantia da cobertura funcional. 2012. (Congresso).
VI SULCOMP - CONGRESSO SUL CATARINENSE DE COMPUTAÇÃO. 2012. (Congresso).
V Congresso Sul Catarinense de Computação. 2010. (Congresso).
IV Congresso Sul Catarinense de Computação. 2008. (Congresso).
III Congresso Sul Catarinense de Computacao. 2007. (Congresso).
II Congresso Sul Catarinense De Computação. 2006. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
DAMIANI, Camilla . Análise da gamificação no contexto de Cidades Inteligentes e Sustentáveis. https://doi.org/10.5753/waihcws.2018.3897 , v. 2018, p. 071-082, 2018.
-
DAMIANI, Camilla . Personalização e Gamificação no Contexto de Cidades Inteligentes. Cadernos de Informática.
-
DAMIANI, Camilla . Mapeamento sistemático sobre sistemas de recomendação e gamificação no contexto de cidades inteligentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DAMIANI, Camilla . DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA BASEADA NA AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE TESTES DE SOFTWARE COMO ESTRATÉGIA PARA A GARANTIA DA COBERTURA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - 2025
Narwal Tecnologia LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Lider de qualidade, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Lidero uma equipe de qualidade onde já realizamos melhorias no fluxo de trabalho. Definição de uma ferramenta para armazenamento dos cenários e casos de testes;Estruturação dos templates e documentações de release notes de versões tanto melhoria quanto manutenções;Estruturação de documentações internas;Apontamento de horas nos trabalhos realizados definindo assim horas produtivas e horas de retrabalho;Implementação de um escopo de causa raiz afim de criar ações de melhoria contínua;Cuidar dos colaboradores para que eles possam ser auto suficientes e que consigam evoluir constantemente. Realização de conversas informais, feedbacks e 1:1;Realização de repasse de conhecimento entre os membros da equipe e também os colaboradores da empresa afim de que todos possam crescer;Disseminação da cultura da qualidade com treinamentos internos por minha condução e treinamentos externos em plataformas online;Monitoramento de métricas como quantidade de bugs abertos em inovações, bugs de regressão e manutenções;Estudo e implementação da automação de testes utilizando a ferramenta Cypress. Atuei como Scrum Master por 6 meses.Conduzindo as reuniões diárias com os times que tem o intuito de alinharmos as expectativas de trabalho do dia e resolver possíveis impedimentos para que as atividades possam fluir; Conduzindo as retrospectivas apresentando números e evidências necessárias sobre a sprint que aconteceu e estou à frente das reuniões de planejamento;Presença ativa nas reuniões de refinamentos a fim de garantir um maior entendimento juntamente com as equipes; Fluida e direta comunicação com PM, POs, Desenvolvedores e QAs, bem como com cargos de gerência.Demais qualificações: Conhecimento em diversos tipos de testes funcionais, usabilidade, integração, desempenho e API;Prática em metodologias ágeis Scrum e Kanban;Experiência com as ferramentas Jira e Azure;Boa comunicação com diversos públicos e em diversos ambientes;Análise crítica
2021 - 2023
Zitrus Tecnologia LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de QA
Outras informações:
Atuo como líder da qualidade dos produtos SGU Portais - que permite que qualquer operadora de plano de saúde faça a gestão de seus contratos e realize auditorias de todas as alterações concluídas - e SGU CRM que centraliza os dados de clientes, suas atividades e pontos de contato com a empresa, reunindo informações que auxiliam nas tomadas de decisão e no melhor atendimento ao cliente.Trabalho com as duas equipes usufruindo da metodologia ágil e para isso nos apoiamos nos quadros disponibilizados na ferramenta JIRA. Realizamos reuniões diárias e cerimônias de sprint. Ainda no JIRA com o plugin TMJ cadastramos todos os nossos cenários de testes utilizando a linguagem natural Gherkin (Dado que - Quando - Então). Estes cenários são utilizados nos chamados das sprints e também nos ciclos de testes de estabilização, sendo contextos vivos, ou seja, sempre sofrem atualizações, remoções e novas implementações!Realizo a gerência das sprints em relação as atividades de qualidade, mantendo elas organizadas e atribuídas. Controlo indicadores de qualidade, realizo testes manuais e documentação interna e externa.
2020 - 2021
Cingo - Sistemas para Gestão de PessoasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor Negócio Pl, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Em uma equipe ágil com ênfase em soluções baseada em pessoas e gestão de RH, atuo na construção inteligente de cenários de testes, na preparação dos ambientes de testes, na execução de testes manuais, publicação de release notes do sistema, produção de documentações e manuais técnicos. Também contribuo com as estratégias de negócio, participando de reuniões de planejamento de sprint e motivando o time a entregas de valores ao cliente.
2019 - 2020
Cingo - Sistemas para Gestão de PessoasVínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Analista de qualidade - QA, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Funções exercidas: Executora de testes manuais, realização de release notes, entrega de qualidade ao cliente, consultora e suporte ao cliente com ênfase em soluções baseada em pessoas e gestão de RH.
2014 - 2019
TOTVSVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista II de Teste de Software, Carga horária: 44
Outras informações:
Como QA da plataforma Fluig, contribui para a garantia da qualidade total do produto, com ênfase na área social e de portais de negócio. Contribui com o processo ágil de desenvolvimento e qualidade dos sistema participando de reuniões, eventos e discussões da área de atuação. Atuações: planejamento, criação e execução de casos de testes utilizando diferente modelagens e metodologias. Também participei do planejamento das alterações das soluções, estimativas, distribuições de tarefas e definições de escopos e tempos. Desenvolvimento e elaboração de documentos técnicos. Desenvolvimento de testes automatizados utilizando Selenium.Tenho experiências anteriores dentro da plataforma, sendo elas no gerenciador de Identidade e BPM.
2013 - 2014
Betha SistemasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de teste II, Carga horária: 44
Outras informações:
Assistente de testes com conhecimento em análise de solicitações, preparação de ambientes de teste, desenvolvimento de cenários e casos de testes, registro de bugs, registro de melhorias, testes de alterações de pequeno e grande impacto, desenvolvimento de manuais e publicação de documentos de melhorias. Iniciação em testes automatizados.
2011 - 2013
Betha SistemasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de teste I, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Assistente de testes com conhecimento em análise de solicitações, preparação de ambientes de teste, desenvolvimento de cenários e casos de testes, registro de bugs, registro de melhorias, testes de alterações de pequeno e grande impacto, desenvolvimento de manuais e publicação de documentos de melhorias.
2011 - 2011
Sistema Informatica Empresarial LTDAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programador Junior IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Enquadramento funcional: Equipe Fabrica de Software. Esta equipe faz análise, teste e suporte avançado dos softwares desenvolvidos pela empresa. Nela exerço a função de analista de qualidade.
2010 - 2011
Sistema Informatica Empresarial LTDAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programador Junior II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Enquadramento funcional: Equipe Fabrica de Software. Esta equipe faz análise, teste e suporte avançado dos softwaes desenvolvidos pela empresa. Nela exerço a função de analista de qualidade.
2009 - 2010
Sistema Informatica Empresarial LTDAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Programadora Junior I, Carga horária: 42
Outras informações:
Enquadramento funcional: Equipe Service Desk. Esta equipe faz análise, teste e suporte avançado dos softwaes desenvolvidos pela empresa.
2007 - 2009
Sysnet Informática LTDA - MEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Vendedora, Carga horária: 43
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Camilla Damiani e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?