Ricardo Alexandre Ribeiro Rodrigues

Graduado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP, realizou pesquisa de Mestrado também em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes da UNESP, publicando-a em 2013 com o título "Criações cênicas e atuação com canções, poemas e histórias", pela Editora Porto de Ideias. Complementando a formação acadêmica, participou de oficinas com Augusto Boal e o Centro de Teatro do Oprimido (CTO-Rio), Jan Ferslev (ator do Odin Teatret) e Jean-Jacques Lemètre (compositor musical do Théâtre du Soleil), estudando também música (canto e violão) e a arte de contar histórias, com destaque para a Formação de Contadores de Histórias da Biblioteca Hans Cristian Andersen SP e as oficinas Iniciação ao conto (com o griot Hassane Kouyaté - Burkina Faso), A tradição oral de contar histórias (com o músico e narrador canadense Robert Seven Crows) e O contador de histórias e suas imagens (com Michel Hindenoch França). Em 2013, participou de uma formação no Museu da Pessoa (SP) voltada para o trabalho com histórias de vida e em 2014, do mini-curso Introdução à Musicoterapia , no Centro de Musicoterapia Benenzon Brasil. Atuou em diversos espetáculos teatrais e musicais no Brasil, Portugal, França e Chile, com destaque para o Encuentro Internacional de Teatro "Achupallas, un cerro de cultura", organizado pelo Coletivo Teatral y Centro Cultural La Mandrágora (Viña del Mar, Chile) - encontro do qual participou por cinco anos consecutivos (entre 2007 e 2011) com apresentações artísticas, oficinas e exposição de temas nos fóruns, além de ter integrado o Projeto Residência Artístico-Social 2011-2012 desse centro cultural. Trabalhou na formação de educadores em diversos projetos do Núcleo de Trabalhos Comunitários, da PUC-SP; como assessor pedagógico do Projeto Bibliotecas Comunitárias, da Fundação Fé e Alegria do Brasil; como ator-formador do Projeto Teatro nas Prisões, da FUNAP (SP); e como professor de teatro em escolas públicas, particulares e ONG s. Atualmente foca seu trabalho na integração entre teatro, música, poesia e narrativa, ministrando disciplinas em cursos de Especialização nas áreas de Teatro, Educação, Arteterapia e Mitologia, e realizando criações cênicas, aulas-espetáculos, cursos e oficinas a partir de suas pesquisas.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Artes

2009 - 2011

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Busca de princípios para uma atuação a partir de estudos sobre os griots africanos e os jograis medievais europeus,Ano de Obtenção: 2011
Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Palavras-chave: atuação em espaços públicos; griots africanos; jograis medievais europeus; itinerância; processo de criação; narrativa. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Cênicas.

Graduação em Artes Cênicas - Bacharelado

1994 - 1998

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Introdução à Musicoterapia. (Carga horária: 4h). , Centro de Musicoterapia Benenzon Brasil.

2014 - 2014

Contador de histórias e suas imagens-Michel Hinden. (Carga horária: 9h). , Boca do Céu - Encontro Internacional de Contadores de Histórias.

2013 - 2013

3a. Oficina de Entrevistadores - Histórias de Vida. (Carga horária: 36h). , Museu da Pessoa Ltda.

2013 - 2013

Teatro-Jornal. (Carga horária: 10h). , Centro do Teatro do Oprimido.

2011 - 2012

Núcleo de Direção Teatral. (Carga horária: 40h). , Coletivo Teatral e Centro Cultural La Mandrágora.

2010 - 2010

Iniciação ao conto - com o griot Hassane Kouyaté. (Carga horária: 9h). , Boca do Céu - Encontro Internacional de Contadores de Histórias.

2010 - 2010

A tradição oral de contar histórias-Robert 7Crows. (Carga horária: 9h). , Boca do Céu - Encontro Internacional de Contadores de Histórias.

2009 - 2009

Curso de Formação de Contadores de Histórias. (Carga horária: 60h). , Secretaria Municipal de Cultura.

2000 - 2000

Teatro do Oprimido. (Carga horária: 20h). , Centro do Teatro do Oprimido.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Cênicas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Arte-Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Jangadeiros: entre canções, narrativas e embarcações - homenagem a Dorival Caymmi.Contando histórias de jangadeiros com as canções praieiras de Dorival Caymmi. 2014. (Seminário).

Boca do Céu - Encontro Internacional de Contadores de Histórias.Em busca de outras histórias. 2014. (Encontro).

VII Encuentro Internacional de Teatro "Achupallas, un cerro de cultura" (Viña del Mar, chile).Teatro del Oprimido. 2011. (Encontro).

Griots 2011: II Colóquio Internacional de Culturas Africanas.Memória, música e poesia na consrução da narrativa A viagem dos pescadores, a partir de estudos sobre os griots africanos.. 2011. (Outra).

Boca do Céu - Encontro Internacional de Contadores de Histórias. 2010. (Encontro).

VI Encuentro Internacional de Teatro: Achupallas, un cerro de cultura - Viña del Mar, Chile.Experiências com narrativas itinerantes. 2010. (Encontro).

Homenagem a Sotigui Kouyaté (Núcleo do Ator/Uni-Rio). 2010. (Outra).

Noite do Griot. 2010. (Outra).

V Encuentro Internacional de Teatro: Achupallas, un cerro de cultura - Viña del Mar, Chile.Expositor no Foro-Debate: Experiências teatrais latinoamericanas. 2009. (Encontro).

VI Colóquio Internacional de Etnocenologia.Griots africanos: busca de princípios para uma atuação. 2009. (Outra).

IV Encuentro Internacional de Teatro: Achupallas, un cerro de cultura - Viña del Mar, Chile.Expositor no Foro-Debate: Teatro e desenvolvimento social. 2008. (Encontro).

I Seminário Teatro e Transformação Social / II Encontro Nacional do Teatro do Oprimido. 2003. (Seminário).

Festival Nacional Universitário de Teatro.Oficina: "Des-cobrindo os próprios personagens". 2003. (Oficina).

Mudança de Cena II - o teatro construindo cidadania (presença de Augusto Boal e CTO-Rio). 2000. (Seminário).

A presença do performer, por Jan Ferslev (ator do Odin Teatret). 1997. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Patrício Sales da Costa

COSTA, J. M. S.; AGUIAR, A. L. O.;RIBEIRO, Ricardo. A contribuição da capoeira angola para a formação humana: um estudo autobiográfico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jamille Ruana de Oliveira

COSTA, J. M. S.; COSTA, R. N. S.;RIBEIRO, Ricardo. O teatro como ferramenta pedagógica para a formação humana: uma experiência de si. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcos Aurélio Bulhões Martins

Raulino, Berenice;MARTINS, M. A. B.; Ramirez, José Manuel de Ortecho. Busca de princípios para uma atuação a partir de estudos sobre os griots africanos e os jograis medievais europeus. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Juliana Jardim Barboza

JARDIM, Juliana; Bolognesi, Mário Fernando; Raulino, Berenice. Griots africanos e jograis medievais europeus: busca de princípios para uma atuação. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

José Manuel Lázaro de Ortecho Ramírez

Raulino, Berenice;LAZARO, José Manuel; Ribeiro, Ricardo. Busca de princípios para uma atuação a partir de estudos sobre os griots africanos e os jograis medievais europeus. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira

Griots africanos e jograis medievais europeus: busca de princípios para uma atuação; 2011; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Artes) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Histórias do quintal lá de casa. 1. ed. Edição do autor, 2015. 48p .

  • Criações cênicas e atuação com canções, poemas e histórias. 1. ed. São Paulo: Porto de Ideias, 2013. 168p .

  • RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; Griots africanos: busca de princípios para uma atuação. In: VI Colóquio Internacional de Etnocenologia, 2009, Belo Horizonte. A voz do corpo, o corpo da voz: artes e ciências do espetáculo. Belo Horizonte: UFMG, 2009. p. 59-63.

  • RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; Memória, música e poesia na construção da narrativa 'A viagem dos pescadores', a partir de estudos sobre os griots africanos. In: Griots 2011: II Colóquio Internacional de Culturas Africanas, 2011, Natal. Caderno de Resumos. Griots 2011: II Colóquio Internacional de Culturas Africanas, 2011. p. 207-208.

  • RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; Contando histórias com as canções praieiras de Dorival Caymmi. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; Memória, música e poesia na construção da narrativa A viagem dos pescadores, a partir de estudos sobre os griots africanos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; Canções, poemas e histórias: busca de princípios para uma atuação a partir de estudos sobre os griots africanos e os jograis medievais europeus. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; Teatro e Arte-Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; Griots africanos: busca de princípios para uma atuação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Livro: 'Criações cênicas e atuação com canções, poemas e histórias', de Ricardo Ribeiro. 2014. (Blog).

RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; Oficina: Contos de gente - a arte de contar as próprias histórias. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; Mini-curso: Contos de gente - a arte de contar as próprias histórias. 2014. .

RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; COSTA, M. . Teatro del Oprimido. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; COSTA, M. . Oficina: Arte-Educação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; COSTA, M. . Teatro del Oprimido. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; COSTA, M. . Oficina: Memória e narração de histórias. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; COSTA, M. . Oficina: Confecção de máscaras. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Relatório anual apresentado à FAPESP. 2010. (Relatório de pesquisa).

Relatório anual apresentado ao Instituto de Artes. 2010. (Relatório de pesquisa).

Relatório anual apresentado ao Instituto de Artes da UNESP. 2009. (Relatório de pesquisa).

RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; Oficina de Criação: Poesia e Cotidiano. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; Oficina: Musica y Teatro. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; Curso: Literatura, teatro e diversidade cultural na educação. 2004. .

RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; Curso: Teatro na educação: mais que um instrumento, uma vivência pedagógica. 2004. .

RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; Curso: Teatro do Oprimido e Educação. 2003. .

RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; Oficina: Des-cobrindo os próprios personagens. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; SCATOLINI, Roberta . Curso: Teatro do Oprimido. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. ; GALLOTTI, A. . Oficina de composição teatral: À flor do espanto. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

O dia em que as cores foram proibidas - narrativa cênica inspirada no livro 'Quando as cores foram proibidas', de Monika Feth, apresentada com ineditismo no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza, nos dias 20 e 27 de outubro de 2014.. 2014. Teatral.

Assistente de dramaturgia e de direção, ator e músico no espetáculo 'Se eu fosse um livro', apresentado no Projeto Terça EnCena do SESC Fortaleza. 2013. Performática.

Un ángel o un naufrago con alas. Participação como ator convidado do Coletivo Teatral La Mandrágora (Chile) em 6 apresentações dessa obra inspirada em contos de Gabriel Garcia Marques, nas cidades: Viña del Mar, Quilpué (Programa Teatro en el Barrio 2011 e Feira do Livro 2012), Puerto Montt (Festival de Teatro Portomontaje 2012 - Teatro Municipal) e Hornopirén (Programa de Itinerância Teatral). 2012. Teatral.

A viagem dos pescadores em 3 capítulos. Idealização, roteiro e atuação. Narrativa inspirada na tese de doutorado 'O raid da jangada São Pedro: pescadores, Estado Novo e luta por direitos', de Berenice Abreu, com poemas de autorias diversas e canções de Dorival Caymmi. Apresentada em 3 capítulos diários, em jan/2011 no 14o. Festival de Férias de São Gonçalo do Rio das Pedras (MG).. 2011. Teatral.

A vida e a terra. Participação como ator convidado da Cia. Escarcéu de Teatro (Mossoró - RN) dessa intervenção cênica, apresentada em maio de 2011 no campus da UFERSA de Angicos (RN).. 2011. Teatral.

Bagaço do Engenho. Participação como ator convidado da Cia. Escarcéu de Teatro dessa criação cênica, apresentada com ineditismo durante todo o mês de maio de 2011 no projeto Recitando no Memorial, no Memorial da Resistência (Mossoró - RN) e no VII Encuentro Internacional de Teatro "Achupallas, un cerro de cultura" (Viña del Mar, Chile). 2011. Teatral.

COSTA, M. ; RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. . Otros mundos posibles? Idealização, roteiro e atuação. Performance inspirada no texto. 2011. Teatral.

COSTA, M. . O caçador de raízes. Idealização, escolha de repertório, dramaturgia e atuação. Sequência da itinerância iniciada em nov/2009 no V Encuentro Internacional de Teatro: Achupallas, un cerro de cultura (Viña del Mar, Chile). Jan/2010: 13o. Festival de Férias de São Gonçalo do Rio das Pedras (MG); mar/2010: Teatro do Instituto de Artes da UNESP; mai/2010: sede da Cia. da Farsa (BH-MG).. 2010. Teatral.

Respira. Participação como ator, a convite do Grupo Conéxion Latina, da leitura dramatizada da peça do autor peruano Eduardo Adrianzén. Apresentada no Auditório Simón Bolivar, do Memorial da América Latina, durante o evento. 2010. Teatral.

El viaje de los pescadores. Idealização, roteiro e atuação. Narrativa apresentada em espanhol, com ineditismo, em dez/2010 no VI Encuentro Internacionalde Teatro: Achupallas, un cerro de cultura (Viña del Mar, Chile).. 2010. Teatral.

COSTA, M. . El cazador de raíces. Idealização, dramaturgia e atuação. Criação cênica apresentada em espanhol, com ineditismo, em nov/2009, durante o V Encuentro Internacional de Teatro: Achupallas, un cerro de cultura (Viña del Mar, Chile).. 2009. Teatral.

COSTA, M. . Aqueles dois. Participação como ator na leitura dramática do conto de Caio Fernando Abreu, durante o Festival MixBrasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual, realizado na Casa de Cultura de Paraty (RJ).. 2008. Teatral.

Aula de botânica. Participação como músico na leitura dramático do conto de Machado de Assis. Apresentada na Casa de Cultura de Paraty e na Tenda dos Autores da FLIP (Festa Literátia Internacional de Paraty).. 2008. Teatral.

GALLOTTI, A. ; COSTA, M. ; RODRIGUES, Ricardo A. Ribeiro. . Sonhos - Sueños. Criação coletiva, composta por imagens e canções, apresentada com ineditismo em nov/2007 durante o III Encuentro Internacional de Teatro: Achupallas, un cerro de cultura (Viña del Mar, Chile).. 2007. Teatral.

Muros. Ator. Espetáculo inspirado no conto "O Muro", de Jean-Paul Sartre. Projeto Teatro nas Prisões, da Fundação de Amparo ao Preso (SP). Contemplado com a Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo, completando cerca de 100 apresentações em espaços como o extindo presídio Carandiru, o Teatro Laboratório da ECA-USP e o Auditório Simón Bolivar, do Memorial da América Latina.. 2005. Teatral.

O Andarilho. Idealização, escolha de repertório, dramaturgia e atuação. Espetáculo que se originou de intervenções poético-musicais no centro de SP. Apresentado com ineditismo na Mostra de Teatro Experimental de Santa Cruz do Capibaribe (PE), seguindo apresentações no Centro Cultural Lautinda Santos Lobo (RJ) e no Teatro do Museu da República (RJ), onde realizou temporada de três meses.. 2003. Teatral.

GALLOTTI, A. . A 2. Espetáculo criado em parceria com Ana Gallotti dentro do Projeto Solos Encontrados. Apresentado com ineditismo no Teatro do Museu da República, onde realizou temporada de três meses.. 2003. Teatral.

Em lugar algum. Ator. Espetáculo inspirado no livro "Tempo de Despertar", de Oliver Sacks, com dramaturgia de Silvana Garcia e direção de Beth Lopes. Apresentado com ineditismo em 2008 no Teatro Laboratório da ECA-USP. Em 2009, participou do Festival de Teatro de Nanterre (França), sendo premiado pelos júris popular e oficial do festival.. 1999. Teatral.

A inconveniência de ter coragem. Ator e cantor. Espetáculo de rua criado a partir do primeiro episódio de "A pena e a lei", de Ariano Suassuna. Realizou temporada de 19 apresentações na EXPO-98 (Lisboa - Portugal).. 1998. Teatral.

As cadeiras, de Eugène Ionesco, dirigido por Suzana Schmidt Viganó. Ator. Apresentado no Teatro Laboratório da ECA-USP.. 1998. Teatral.

Retrato de Qorpo Santo. Ator. Espetáculo que reuniu quatro peças de Qorpo Santo. Apresentado no Teatro Laboratório da ECA-USP.. 1997. Teatral.

A história do jardim zoológico (Zoo story), de Edward Albee, dirigido por Suzana Schmidt Viganó. Ator (personagem: Jerry). Espetáculo apresentado no Teatro Laboratório da ECA-USP e no Projeto Nascente (USP). 1997. Teatral.

Apresentação musical 'Horizonte aberto' na abertura da II Semana de Arte-Educação da Faculdade de Educação da UERN (Mossoró - RN) e na abertura do II Colóquio de Estudos Foucaultianos - UECE (Fortaleza). 2014. Interpretação.

ABREU, B. . Pesquisa musical e interpretação vocal no show 'O mar e os jangadeiros (en)canto', aliando trechos do livro 'Jangadeiros', da historiadora Berenice Abreu, com canções de Dorival Caymmi, apresentado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza - CE) e na Casa de Cultura de Maranguape (CE). 2013. Diversas.

Sonhos de um caminhante. Idealização, escolha de repertório, interpretação de cordéis do poeta Antônio Francisco (Mossoró - RN) e de canções de autoria própria e de Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Zé Geraldo, Victor Jara, entre outros. 2 apresentações na Bienal do Livro do Ceará, na Praça do Cordel. 2012. Interpretação.

COSTA, M. . Tierras: canciones brasileñas y chilenas. Idealização, escolha do repertório, canto e violão. No repertório, canções de domínio público brasileiras e chilenas, além de composições de Victor Jara, Violeta Parra, Los Jaivas, Luis Gonzaga e Milton Nascimento. Apresentado em nov/2008 no IV Encuentro Internacional de Teatro: Achupallas, un cerro de cultura (Chile).. 2008. Interpretação.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Paulista

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Tem atuado como professor nos seguintes Cursos de Especialização: 1. Arteterapia 2. Arteterapia Aplicada 3. Mitologia Criativa, Contos de Fada e Psicologia Analítica

Atividades

  • 01/2012

    Ensino, Arteterapia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Expressão Corporal e Sonoro-Musical, O processo criativo

  • 01/2012

    Ensino, Mitologia Criativa, Contos de Fada e Psicologia An, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A arte de ouvir e contar histórias, Pesquisa científica, histórias de vida e mitologia pessoal, Poesia, música e narrativa: o teatro e as tradições orais, Mitologia africana

  • 01/2012

    Ensino, Arteterapia Aplicada, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos da arte e desenvolvimento da criatividade, Metodologia da Pesquisa, Teatro, Música e Dança

2011 - Atual

Faculdade do vale do jaguaribe

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Em 2011, realizou a palestra "Teatro e arte-educação" na sede Mossoró (RN) desta faculdade. Desde então, tem ministrado disciplinas nos seguintes Cursos de Especialização: 1. Educação Infantil e Alfabetização; 2. Arte-Educação com Ênfase em Teatro; 3. Psicopedagogia: abordagem institucional e clínica.

Atividades

  • 07/2014

    Ensino, Psicopedagogia: abordagem institucional e clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O uso dos jogos em Psicopedagogia

  • 01/2012

    Ensino, Arte-Educação com Ênfase em Teatro, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estética e Apreciação Teatral, Improvisação Teatral

  • 01/2011

    Ensino, Educação Infantil e Alfabetização, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Linguagem visual e cênica, O jogo, o brinquedo, a brincadeira

1999 - 2003

Núcleo de Trabalhos Comunitários

Vínculo: prestador de serviço, Enquadramento Funcional: arte-educador / formador

Outras informações:
Atuou em diversos projetos do Núcleo, em especial na formação de educadores populares do Programa Integração AABB-Comunidade, em 8 estados brasileiros. Essa formação era realizada por meio de um curso de 40 horas, em que eram abordados temas como Concepções de Cultura e Educação, Análise de Conjuntura, Participação Familiar e Comunitária, Estatuto da Criança e do Adolesacente, além de linguagens artísticas como teatro, teatro de bonecos, música e artes visuais.

Atividades

  • 01/2001

    Ensino, Teatro do Oprimido, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Princípios éticos e estéticos do Teatro do Oprimido, Jogos e exercícios de desmecanização, Teatro-Imagem, Teatro-Fórum

  • 01/1999

    Ensino, Formação do Educador Social, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Concepções de Educação, Teatro, Teatro de Bonecos, Música, Avaliação

  • 01/2000

    Ensino, A Integralidade do Profissional da Saúde Pública, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Teatro nas relações sociais

  • 08/1999 - 10/1999

    Ensino, Educação de Jovens e Adultos, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Concepções de Educação, Teatro, Teatro de Bonecos, Música, Avaliação

2004 - 2005

Fundação de Amparo ao Preso

Vínculo: prestador de serviço, Enquadramento Funcional: ator-formador, Carga horária: 12

Outras informações:
Formação teatral no Projeto "Teatro nas Prisões", junto a presidiários e egressos do sistema carcerário. Também atuou como ator no espetáculo "Muros", criado dentro do projeto e contemplado com a Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo, completando cerca de 100 apresentações em espaços como o extindo presídio Carandiru, o Teatro Laboratório da ECA-USP e o Auditório Simón Bolivar, do Memorial da América Latina.

Atividades

  • 07/2005 - 07/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo Panóptico de Teatro, .,Atividade realizada, Oficina de História do Teatro: "Mimos greco-romanos".

  • 07/2005 - 07/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo Panóptico de Teatro, .,Atividade realizada, Oficina de História do Teatro: "Mimos greco-romanos".

  • 01/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo Panóptico de Teatro, .,Atividade realizada, Ator-formador do Projeto "Pulando o Muro".

  • 01/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo Panóptico de Teatro, .,Atividade realizada, Ator do espetáculo "Muros" (100 apresentações em diversos espaços de São Paulo).

2000 - 2001

Fundação Fé e Alegria do Brasil

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: assessor pedagógico, Carga horária: 40

Outras informações:
Formação continuada dos mediadores de leitura do Projeto Bibliotecas Comunitárias.

2005 - 2005

Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos

Vínculo: prestador de serviço, Enquadramento Funcional: arte-educador, Carga horária: 20

Outras informações:
Arte-educador do Projeto Processos Educativos Através do Teatro, junto a crianças, adolescentes, professores e direção da EMEF Carlos Drummond de Andrade, no município de Guarulhos (SP).

1999 - 2000

English Club Serviços e Comércio de Material Didático Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de Artes Cênicas, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Teatro para alunos, funcionários e a direção da Escola.