Rodrigo Severo dos Santos

Performer, professor e ativista formado em Licenciatura em Teatro (UFRN), Gestão Desportiva e de Lazer (IFRN) e Mestre em Artes Cênicas (ECA-USP). É um dos fundadores do coletivo de artistas e ativistas negros Preta Performance, dirigindo as obras ?Negrotério na 32° Bienal de São Paulo- Incerteza Viva, ?Aniversário de 25 anos do Massacre de Carandiru? e ?Do Cacete ao Chicote?. Foi professor de teatro do IFRN, da Escola Municipal de Teatro de Natal-RN, do Projeto Escolinha do Futuro da Secretária de Educação da Prefeitura de Osasco/SP, Rede Cultural Beija-Flor e professor de Arte das instituições Colégio Janjão e Albuquerque, Escola Estadual Lasar Segall e Escola Estadual Armando Araújo. Ministrou cursos na área de Performance e de Teatro Performativo, dirigindo os seguintes trabalhos artísticos: ?Canto Para Minha Morte?, ?Corpo embalado?, ?Ações relacionais?, ?Cuidado, Frágil?, ?Corpos Isolados? dentre outros. É um dos autores do livro ?Encantos da Vila: Vivenciado saberes/ Uma experiência com arte, cultura e educação? da editora (EDUFRN, 2009) e da dissertação ?A presença cênica nos processos de preparação e criação do ator desenvolvidos por Antonio Januzelli?. Foi integrante do Grupo de Brincarte de Teatro por quase 10 anos. Participou como ator de diversos espetáculos de teatro como ?Auto do Natal?, ?Arlequim e seus Amores?, ?Fragmentos?, ?Cabra Cega?, ?O Vendedor de Sonhos?, Devorando Fausto?, ?Santa Cruz do Não Sei?; ?Anatomia do Fauno?. Foi integrante da Rede de Criadores Desvio Coletivo(2012-2017) realizando como ator-criador as seguintes obras; ?Pulsão?, ?CEGOS?, ?Matrimônios?, ?Que Morram os artistas?, participando do 8º Encontro do Hemispheric Institute, da 1° Bienal Internacional de Teatro da USP, do Circuito SESC Palco Giratório, Virada Cultural (SP), Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, Festival de Dança de Londrina (PR), Cena Contemporânea (DF), Festivale (SP) da Exposição Máquina Tadeusz Kantor (SP) e do Festival Satyrianas. Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Artes Cênicas

2017 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: A performance Negra no Brasil,
Marcos Aurélio Bulhões Martins. Palavras-chave: Negritude; Performance negra; Corpo negro; Memória cultural.

Mestrado em Artes Cenicas

2013 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: A presença cênica nos processos de preparação e criação do ator desenvolvido por Antonio Januzelli,Ano de Obtenção: 2015
Marcos Aurélio Bulhões Martins.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Licenciatura em Teatro

2007 - 2011

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: MIMESE CORPÓREA: RECRIAÇÕES DE CORPOREIDADES DA RUA NA CONCEPÇÃO DO ESPETÁCULO ?AUSÊNCIAS?
Orientador: Robson Carlos Haderchpek

Graduação em Gestão Desportiva e de Lazer

2006 - 2010

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Título: PRÁTICAS CORPORAIS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM ESQUIZOFRENIA PARANOIDE
Orientador: MARIA JOSÉLY DE FIGUEIRÊDO GOMES

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 -

Formação didática-pedagógica. (Carga horária: 30h). , Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.

2019 - 2019

Achille Mbembe e Sueli Carneiro: filósofos das epistemologias insurgentes. (Carga horária: 15h). , Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, CPF-SESC, Brasil.

2019 - 2019

Racismo Estrutural e Colonialidade do Poder. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2018 - 2018

II Imersão Black Brecht do Coletivo em Legitima. (Carga horária: 10h). , Coletivo em Legitima Defesa, CLD, Brasil.

2018 - 2018

História da escravidão e racismo estrutural. (Carga horária: 10h). , Instituto Luiz Gama, ILG, Brasil.

2018 - 2018

II Imersão Black Brecht do Coletivo em Legitima. (Carga horária: 10h). , Coletivo em Legitima Defesa, CLD, Brasil.

2017 - 2017

I Imersão Black Brecht. (Carga horária: 10h). , Coletivo em Legitima Defesa, CLD, Brasil.

2017 - 2017

EXPRESSAR-ME PARA ALÉM DA MINHA PELE, com Ntando Cele. (Carga horária: 6h). , MITSP-Mostra Internacional de Teatro, MITSP, Brasil.

2016 - 2016

Danças Africanas. (Carga horária: 10h). , Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, CRD, Brasil.

2016 - 2016

Danças Populares Tradicionais. (Carga horária: 30h). , Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, CRD, Brasil.

2013 - 2013

Treinamento do performer. (Carga horária: 12h). , INSTITUTO HEMISFERICO DE PERFORMANCE E POLITICA, IHPP, Brasil.

2013 - 2013

Performancitos: Performance mínima como método de. (Carga horária: 12h). , INSTITUTO HERMISFERICO DE PERFORMANCE E POLITICA, IHPP, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em Experimentos em Performance - II.. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Experimentos em Performance - II.. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2012 - 2012

Experimentos em Performance III. (Carga horária: 120h). , ECA-USP, ECA-UPS, Brasil.

2011 - 2012

Extensão universitária em CRAVO DO CANAVIAL- MÍMESE CORPÓREA EM PROCESSO. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Experimentos em Performance - I. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, ECA-USP, Brasil.

2011 - 2011

O QUADRO ANTAGÔNICOS COMO INSTRUMENTO DE TREINAMEN. (Carga horária: 12h). , PEQUENA COMPANHIA DE TEATRO, PCT, Brasil.

2011 - 2011

Workshop Corpo, Conte e Cante. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

A Instrumentalização do Ator-Criador. (Carga horária: 20h). , GRUPO DE TEATRO CLOWNS DE SHAKESPEARE, GTCS, Brasil.

2011 - 2011

MÍMESIS CORPÓREA. (Carga horária: 32h). , Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, LUME, Brasil.

2011 - 2011

O JOGO ENQUANTO PRINCIPIO PARA CRIAÇÃO DRAMATÚRGIC. (Carga horária: 6h). , A OUTRA COMPANHIA DE TEATRO, AOCT, Brasil.

2011 - 2011

O Jogo Das Máscaras Larvárias,. (Carga horária: 4h). , GRUPO DE TEATRO CLOWNS DE SHAKESPEARE, GTCS, Brasil.

2010 - 2011

Extensão universitária em ARKHÉTYPOS- GRUPO DE TEATRO DA UFRN. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

ATOR, UM AUTOR DE SEU TEMPO. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nort, IFRN, Brasil.

2010 - 2010

OFICINA DE TEATRO DO OPRIMIDO. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2010 - 2010

ILUMINAÇÃO CÊNICA. (Carga horária: 12h). , GRUPO DE TEATRO CLOWNS DE SHAKESPEARE, GTCS, Brasil.

2010 - 2010

CORPO MULTIFACETADO. (Carga horária: 28h). , Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, LUME, Brasil.

2010 - 2010

DRAMATURGIA DO CORPO. (Carga horária: 12h). , PROJETO POR UMA ESCRITA DO CORPO, PPEC, Brasil.

2010 - 2010

MENINOS E MENINAS NA LITERATURA BRASILEIRA. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

ESTRUTURA E AÇÃO NO TRABALHO DO ATOR. (Carga horária: 12h). , GRUPO DE TEATRO CLOWNS DE SHAKESPEARE, GTCS, Brasil.

2009 - 2009

TREINAMENTO TÉCNICO DO ATOR. (Carga horária: 40h). , Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, LUME, Brasil.

2009 - 2009

O CLOWN E SUA POÉTICA. (Carga horária: 40h). , Adelvane Neia, AN, Brasil.

2008 - 2008

DA ENERGIA À AÇÃO. (Carga horária: 28h). , Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, LUME, Brasil.

2006 - 2006

PRÁTICAS CORPORAIS E A VELHICE. (Carga horária: 6h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nort, IFRN, Brasil.

2006 - 2006

ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS E CAPTAÇÃO DE REC. (Carga horária: 15h). , FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE NATAL, FNTN, Brasil.

2000 - 2000

OFICINAS EXPERIMENTAIS DE CRIAÇÃO. (Carga horária: 100h). , CENTRO EXPERIMENTAL DE FORMAÇÃO E PESQUISA TEATRAL, CEFPT, Brasil.

2000 - 2000

OFICINAS EXPERIMENTAIS DE CRIAÇÃO. (Carga horária: 100h). , CENTRO EXPERIMENTAL DE FORMAÇÃO E PESQUISA TEATRAL, CEFPT, Brasil.

1999 - 1999

I CURSO DE INICIAÇÃO TEATRAL. (Carga horária: 170h). , TEATRO MUNICIPAL SANDOVAL WANDELEY, TMSW, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, R. S. . 9º Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA). 2019. (Outro).

SANTOS, R. S. . 9º Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA). 2019. (Outro).

ALVES, Teodora de Araújo ; SANTOS, R. S. ; HADERCHPEK, R. C. . CORTEJO CULTURAL DA VILA. 2011. (Outro).

ALVES, Teodora de Araújo ; HADERCHPEK, R. C. ; SANTOS, R. S. ; CARNEIRO, R. K. S. . BIZACO DA VILA. 2011. (Outro).

ALVES, Teodora de Araújo ; SANTOS, R. S. . CORTEJO CULTURAL DA VILA. 2010. (Outro).

ALVES, Teodora de Araújo ; SANTOS, R. S. ; CARNEIRO, R. K. S. . BIZACO DA VILA. 2010. (Outro).

SANTOS, R. S. . XIV Fórum de Lazer e Qualidade de Vida - Lazer, Mídia e Indústria Cultural: interfaces contemporâneas. 2009. (Outro).

SANTOS, R. S. ; ALVES, Teodora de Araújo . CORTEJO CULTURAL DA VILA. 2009. (Outro).

SANTOS, R. S. ; SILVA, W. L. S ; FELIPE, M. P. D ; FABIO ; ARAUJO, L. C. S. ; J. R. A. . I MOSTRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEFET-RN. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

9º Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA).Corpo embranquecido: a performance negra como lugar de visibilidade dos corpos insurgentes. 2019. (Seminário).

? IV Encontro Internacional das Tradições Bantu (ECOBANTU): Tradição Bantu no Brasil e África Central: Gabão- Angola -Camarões- Moçambique- ?Cultura, Costumes e Hábitos de Um Povo Transatlântico.. 2018. (Encontro).

8º Seminário de Pesquisas em Andamento - PPGAC/ECA/USP (2018)..Performance Negra: o corpo como lugar de protesto. 2018. (Seminário).

II Encontro Redes Digitais e Culturas Ativistas, no campus I da PUC-Campinas (2.Performance Negra: o corpo como lugar de protesto. 2018. (Encontro).

Seminário "Teorias do Feminismo Negro" com a Profa. Christen Smith (FEUSP).. 2018. (Seminário).

VI ComCult (Congresso Internacional de Comunicação e Cultura/ Universidade Paulista/ 2008).. Performance Negra: o corpo como lugar de protesto. 2018. (Congresso).

XIII Encontro de História da Arte. Universidade Estadual de Campinas-SP (20.Performance Negra: o corpo como lugar de protesto. 2018. (Encontro).

CONTOS DA TERRA....CANTOS DO MAR.SANTA CRUZ DO NÃO SEI. 2011. (Seminário).

I SEMINÁRIO DE ARTE E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE.Produção Universitária. 2011. (Seminário).

SEMINÁRIO DIÁLOGOS DA CIÊNCIA COM A CULTURA POPULAR. 2011. (Seminário).

XX EPENN. O duelo de bengalas: deficiencia visual e jogo teatral com texto não dramático. 2011. (Congresso).

62° REUNIÃO ANUAL DA SPBC. PROJETO EXTENSIONISTA UFRN - BRINCARTE. 2010. (Congresso).

6º Seminário Educação e Leitura- Brasil.Teatro e Deficiência Visual:a cena como uma leitura improvisacional do mundo. 2010. (Seminário).

XV CIENTEC CULTURAL.NÚCLEO DE ARTE E CULTURA ( instrutor). 2010. (Outra).

XVIII SEMANA DE HUMANIDADES.DO LIXO À POESIA BECKETIANNA. 2010. (Seminário).

A PREOCUPAÇÃO COM O AQUECIMENTO GLOBAL E O TURISMO - Faculdade Câmara Cascudo. 2009. (Outra).

IFRN SEM FRONTEIRAS.PROJETO DE AÇÃO COMUNITÁRIA JOGOS DE BASE: ESTUDOS BÍBLICOS. 2009. (Outra).

Colóquio Narradores do Sensível- Merleau- Ponty e Lévi-Strauss. 2008. (Simpósio).

II COLÓQUIO FESTAS E SOCIABILIDADES.BOATE VOUGE: UMA FESTA DE EXALTAÇÃO NA CIDADE DO NATAL-RN. 2008. (Outra).

II CONGRESSO NORDESTE DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. PRÁTICAS CORPORAIS: MECANISMOS NA PROMOÇÃO DO LAZER E DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE CONDUTORES E COBRADORES DE TRANSPORTES URBANOS DE NATAL/RN. 2008. (Congresso).

II JORNADA N/ NE DE QUALIDADE DE VIDA.CONDUTORES E COBRADORES DE TRANSPORTES URBANOS:uma análise da qualidade de vida no trabalho desses funcionários. 2008. (Seminário).

XII FÓRUM DE LAZER E QUALIDADE DE VIDA.PRÁTICAS CORPORAIS: MECANISMOS NA PROMOÇÃO DO LAZER E DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE CONDUTORES E COBRADORES DE TRANSPORTES URBANOS DE NATAL/RN. 2008. (Outra).

XVI SEMANA DE HUMANIDADES.A CONCEPÇÃO DE LOUCURA EM FOUCAULT NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM BECKETT. 2008. (Seminário).

II FÓRUM DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LAZER E QUALIDADE DE VIDA. 2007. (Outra).

VII SEMINÁRIO NACIONAL DE LAZER E POLÍTICAS PÚBLICAS EM ESPORTE E LAZER.CONDUTORES E COBRADORES DE TRANSPORTES URBANOS:uma análise da qualidade de vida no trabalho desses funcionários. 2007. (Seminário).

XII FÓRUM DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LAZER E QUALIDADE DE VIDA LAZER."CRIATIVU'S: AGÊNCIA DE CULTURA, LAZER E ARTE. 2007. (Outra).

XIX Encontro Nacional de Recreação e Lazer. CONDUTORES E COBRADORES DE TRANSPORTES URBANOS:uma análise da qualidade de vida no trabalho desses funcionários. 2007. (Congresso).

X Fórum de Lazer e Qualidade de Vida. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcus Vinicius de Faria Oliveira

OLIVEIRA, M. V. F.. Esquizofrenia: práticas corporais como possibilidade de melhoria da qualidade de vida de pessoas com transtorno mental. 2011 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

ELISABETH SILVA LOPES

MARTINS, M. A. B.;LOPES, Elisabeth Silva; RAMIREZ, J. M. L. O.. A presença cênicas nos processos de preparação e criação do ator desenvolvidos por Antonio Januzelli. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Nara Graça Salles

SALLES, N.; HADERCHPEK, R. C.; BARBOSA, M. M.. Mimese Corpórea: recriação de corporeidades da rua. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ROBSON CARLOS HADERCHPEK

HADERCHPEK, R.; SALLES, Nara Graça; BARBOSA, M. M.. Mimese Corpórea: Recriação de Corporeidades da Rua. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Marcos Aurélio Bulhões Martins

MARTINS, M. A. B.; LOPES, E. S.; Ramirez, José Manuel de Ortecho. A presença cênica nos processos de preparação e criação do ator desenvolvidos por Antonio Januzelli. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa de Pós Graduação em Artes Cenicas da ECA USP.

Marcos Aurélio Bulhões Martins

MARTINS, M. A. B.. A presença cênica nos processos de preparação e criação do ator desenvolvidos por Antonio Januzelli. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Kadydja Karla Nascimento Chagas

NASCIMENTO, KADYDJA K.; GOMES, M. J. F.; MONTEIRO, S. V.. Esquizofrenia: práticas corporais como possibilidade de melhoria da qualidade de vida de pessoas con transtorno mental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Desportiva e de Lazer) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Amailton Magno Azevedo

AZEVEDO, A. M.. A arte da perfomance negra o Brasil. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

José Manuel Lázaro de Ortecho Ramírez

LAZARO, José Manuel; BULHOES, M.; LOPES, B.; Severo, Rodrigo. A Presença Cênica no trabalho de A. Januzelli - Relatório de Qualificação - Mestrado. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes..

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

ROBSON CARLOS HADERCHPEK

Mímese Corpórea: Recriação de Corporeidades da Rua; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Robson Carlos Haderchpek;

Marcos Aurélio Bulhões Martins

A Arte da performance negra no Brasil; Início: 2017; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Marcos Aurélio Bulhões Martins

A presença cênica nos processos de preparação e criação do ator desenvolvidos por Antonio Januzelli; 2015; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa de Pós Graduação em Artes Cenicas da ECA USP,; Orientador: Marcos Aurélio Bulhões Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, R. S. . CORPO EMBRANQUECIDO: A PERFORMANCE NEGRA COMO LUGAR DE VISIBILIDADE DOS CORPOS INSURGENTES. REVISTA INTERFACES (UFRJ) , v. 29, p. 23-33, 2019.

  • SANTOS, R. S. . Performance Negra: o corpo como lugar de protesto. Congresso Internacional de Comunicação e Cultura , v. 6, p. 13-140, 2018.

  • ALVES, Teodora de Araújo ; CARNEIRO, R. K. S. ; SANTOS, R. S. ; ARAUJO, J. M. ; LIMA,J.B ; CANELLA, R. E. I. ; SILVA, Francisco . Auto Lá! A Vila em Cena. In: Teodora de Araújo Alves. (Org.). Encantos da Vila: vivenciado saberes:uma experiência com arte, cultura e educação. 1ed.Natal- RN: EDUFRN- Editora da UFRN, 2010, v. 200, p. 121-129.

  • FABIO ; J. R. A. ; ARAUJO, L. C. S. ; SANTOS, R. S. . CONDUTORES E COBRADOS DE TRANSPORTES URBANOS: uma análise da Qualidade de Vida no trabalho desses funcionários. In: Katharine Ninive Pinto da Silva; Jamerson Antonio de Almeida da Silva. (Org.). RECREAÇÃO, ESPORTE E LAZER/ Espaço, Tempo e Atitude. 1°ed.Recife/PE: Instituto Tempo Livre, 2007, v. 500, p. 357-361.

  • SANTOS, R. S. . DESCONSTRUINDO A POLÍTICA DO BRANQUEAMENTO: REFLEXÕES PERFORMATIVAS DE CORPOS AFRODIASPÓRICO. In: 1° Congresso de Ensino em Comunicações, Informação e Artes, 2019, São Paulo. Anais do 1º Congresso de Ensino em Comunicações, Informações e Artes. São Paulo: USP, 2019.

  • SANTOS, R. S. . Performance Negra: o corpo como lugar de protesto. In: VI Congresso Internacional de Comunicação e Cultura, 2018, SÃO PAULO. VI Congresso Internacional de Comunicação e Cultura. SÃO PAULO: Universidade Paulista (UNIP), 2018. v. 6. p. 13-160.

  • SANTOS, R. S. . Performance Negra: o corpo como lugar de protesto. In: XIII ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 2018, CAMPINAS/SP. ARTE EM CONFRONTO: EMBATES NO CAMPO DA HISTÓRIA DA ARTE. Campinas/SP: UNICAMP/IFHC/CHAA, 2018. v. 13. p. 933-9339.

  • SANTOS, R. S. ; ALVES, Jefferson Fernandes . O duelo de bengalas: deficiencia visual e jogo teatral com texto não dramático. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2011, Manaus. XX EPENN. Manaus/AM. Manaus/ AM: Editora da UFAM, 2011.

  • SANTOS, R. S. . CORPOS DESOBEDIENTES: AÇÕES QUE ROMPEM COM A POLÍTICA DO BRANQUEAMENTO. In: 9º Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA), 2019, SÃO PAULO. Caderno de Resumos do Seminário de Pesquisas do PPGAC/USP. São Paulo: USP, 2019.

  • SANTOS, R. S. . Performance Negra: o corpo como lugar de protesto. In: Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP, 2018, SÃO PAULO. Resumos do 8° Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. SÃO PAULO: PPGAC-ECA/USP, 2019. v. 1. p. 13-196.

  • SANTOS, R. S. ; OTHON, S. M. . PROJETO EXTENSIONISTA UFRN - BRINCARTE. In: 62° REUNIÃO ANUAL DA SPBC, 2010, NATAL-RN. REGISTROS DA 62° REUNIÃO ANUAL DA SPBC. Natal- RN, 2010.

  • SANTOS, R. S. . CORPO EMBRANQUECIDO: A PERFORMANCE NEGRA COMO LUGAR DE VISIBILIDADE DOS CORPOS INSURGENTES. In: 3o. Encontro Redes Digitais e Culturas Ativistas, 2019, SÃO PAULO. 3o. Encontro Redes Digitais e Culturas Ativistas, 2019.

  • SANTOS, R. S. . A PRESENÇA CENICA NOS PROCESSOS DE PREPARAÇÃO E CRIAÇÃO DO ATOR DESENVOLVIDO POR ANTONIO JANUZELLI. In: 4° SEMINARIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO PPGAC/USP, 2014, SAO PAULO. 4° SPA/ USP/PPGAC. SAO PAULO: PPGAC-ECA/USP, 2014. v. 2. p. 121-124.

  • SANTOS, R. S. . A BRANQUITUDE DE WHITE FACE AND BLONDE HAIR. SANKOFA (SÃO PAULO) , 2020.

  • SANTOS, R. S. . 'Corpo embranquecido: a performance negra como lugar de visibilidade dos corpos insurgentes'. REVISTA INTERFACES (UFRJ) , 2019.

  • SANTOS, R. S. . Corpo embranquecido: a performance negra como lugar de visibilidade dos corpos insurgentes. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, R. S. . CORPOS DESOBEDIENTES: AÇÕES QUE ROMPEM COM A POLÍTICA DO BRANQUEAMENTO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, R. S. . CORPO EMBRANQUECIDO: A PERFORMANCE NEGRA COMO LUGAR DE VISIBILIDADE DOS CORPOS INSURGENTES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, R. S. ; MARTINS, M. A. B. ; LEITE, M. D. T. . A Performance Negra no Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, R. S. . A Performance Negra. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, R. S. . Performance Negra: o corpo como lugar de protesto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, R. S. . Performance Negra: o corpo como lugar de protesto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, R. S. . Performance Negra: o corpo como lugar de protesto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, R. S. . Performance Negra: o corpo como lugar de protesto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, R. S. . Encarceramento da Juventude Negra Periférica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, R. S. . A presença cênica nos processos de preparação e criação de Antonio Januzelli. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, R. S. . A Presença Cênica nos Processos de Preparação de Criação desenvolvido por Antonio Januzelli. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, J. M. ; SANTOS, R. S. . O duelo de bengalas: deficiencia visual e jogo teatral com texto não dramático.In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, R. S. ; ALVES, Jefferson Fernandes . Teatro e deficiênciavisual: a cena como uma leitura improvisacional do mundo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, R. S. ; HADERCHPEK, R. C. . Do Lixo à poesia Becketiana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, R. S. ; OTHON, S. M. . PROJETO EXTENSIONISTA UFRN - BRINCARTE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, R. S. ; SILVA JÚNIOR, Arlindo Bezerra da . A concepção de loucura em Foucault no processo de criação em Beckett. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, R. S. . Presença. 2013; Tema: Presença. (Blog).

SANTOS, R. S. . PRESENÇA. 2013; Tema: PRESENÇA. (Blog).

SANTOS, R. S. . Iniciação Teatral. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, R. S. . Brincadeiras tradicionais e contação estórias- Recreio nas Férias. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, R. S. . Performance Urbana. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, M. A. B. ; LEITE, M. D. T. ; SANTOS, R. S. ; TOSCANO, P. . CEGOS - INTERVENÇÃO URBANA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BERTUCCI, P. ; DUARTE, G. ; SANTOS, R. S. . Performance e Intervenção Urbana. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, R. S. ; ALVES, Jefferson Fernandes . Oficina ?o jogo improvisacional: um exercício introdutório?. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HADERCHPEK, R. C. ; SANTOS, R. S. . OFICINA "CORPOREIDADES À BEIRA MAR". 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALVES, Teodora de Araújo ; SANTOS, R. S. . Oficinas de Teatro. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, R. S. . Oficina " Iniciação teatral". 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, R. S. . Oficina de Sensibilização Corporal. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, R. S. ; ALVES, Teodora de Araújo . Oficinas de Teatro. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, R. S. ; OTHON, S. M. . PROJETO EXTENSIONISTA UFRN - BRINCARTE. 2009. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, R. S. . Preparação corporal para atores. 2008. .

SANTOS, R. S. . Oficina: Jogos teatrais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, R. S. . Preparação corporal para atores. 2007. .

SANTOS, R. S. . Preparação corporal para atores. 2007. .

SANTOS, R. S. . Negrotério/ Cracolândia - Coletivo Preta Performance. 2018. Performática.

SANTOS, R. S. ; SALIS, T. ; PSOA, Viny. ; CARVALHO, C. . Aniversário de 25 anos do Massacre de Carandiru: Negrotério. 2017. Performática.

SANTOS, R. S. ; PSOA, Viny. ; CARVALHO, C. . Do Cacete ao Chicote. 2017. Performática.

MARTINS, M. A. B. ; LEITE, M. D. T. ; SANTOS, R. S. ; TOSCANO, P. . Cegos(Desvio Coletivo). 2016. Performática.

LEITE, M. D. T. ; MARTINS, M. A. B. ; TOSCANO, P. ; SANTOS, R. S. . Cegos(Desvio Coletivo). 2016. Performática.

LEITE, M. D. T. ; MARTINS, M. A. B. ; TOSCANO, P. ; SANTOS, R. S. . Márfia(Desvio Coletivo). 2016. Performática.

SANTOS, R. S. . NEGROTÉRIO. 2016. Performática.

SANTOS, R. S. . CANTO PARA MINHA MORTE. 2016. Performática.

SANTOS, R. S. ; SALIS, T. . Negrotério. 2016. Performática.

MARTINS, M. A. B. ; LEITE, M. D. T. ; SANTOS, R. S. ; TOSCANO, P. . CEGOS. 2016. Performática.

SANTOS, R. S. . Negrotério na 32° Bienal de São Paulo- Incerteza Viva. 2016. Performática.

SANTOS, R. S. . Canto Para Minha Morte. 2016. Performática.

MARTINS, M. A. B. ; SANTOS, R. S. . Que Morram os Artistas(Desvio Coletivo). 2015. Performática.

LEITE, M. D. T. ; SANTOS, R. S. . Anatomia do Fauno (Teatro da Pomba Gira Coletivo). 2015. Performática.

MARTINS, M. A. B. ; LEITE, M. D. T. ; SANTOS, R. S. ; TOSCANO, P. . Cegos(Desvio Coletivo). 2015. Performática.

LEITE, M. D. T. ; MARTINS, M. A. B. ; TOSCANO, P. ; CABRAL, H. ; SANTOS, R. S. . Matrimônios (Desvio Coletivo). 2015. Performática.

MARTINS, M. A. B. ; LEITE, M. D. T. ; TOSCANO, P. ; SANTOS, R. S. . Cegos. 2015. Performática.

MARTINS, M. A. B. ; LEITE, M. D. T. ; TOSCANO, P. ; SANTOS, R. S. . Cegos(Desvio Coletivo). 2014. Performática.

MARTINS, M. A. B. ; LEITE, M. D. T. ; TOSCANO, P. ; SANTOS, R. S. . Cegos(Desvio Coletivo). 2014. Performática.

MARTINS, M. A. B. ; LEITE, M. D. T. ; SANTOS, R. S. . Pulsão(Desvio Coletivo). 2013. Performática.

HADERCHPEK, R. C. ; SANTOS, R. S. . Santa Cruz do Não Sei. 2011. Teatral.

SANTOS, R. S. . Ausências. 2010. Teatral.

SANTOS, R. S. ; ALVES, Teodora de Araújo . Auto lá!. 2010. Teatral.

SANTOS, R. S. . A Cantora Careca. 2010. Teatral.

SANTOS, R. S. . Os Severinos. 2010. Teatral.

SANTOS, R. S. . Fragmentos de Santa Joana dos Matadouros. 2010. Teatral.

SANTOS, R. S. ; ALVES, Teodora de Araújo . Auto lá! a vila conta, canta e encanta com sua prosa e poesia. 2009. Teatral.

SANTOS, R. S. . Se o Anacleto soubesse. 2009. Teatral.

ALVES, Jefferson Fernandes ; SANTOS, R. S. . O Picolé misterioso. 2009. Teatral.

SANTOS, R. S. . Oratório de Nossa Senhora de Fátima: Uma Opereta pela Vida. 2009. Teatral.

SANTOS, R. S. . Devorando Fausto. 2008. Teatral.

SANTOS, R. S. . Os Saltimbancos. 2008. Teatral.

SANTOS, R. S. . Nas Asas da História: Uma Cidade Iluminada. 2008. Teatral.

SANTOS, R. S. . Getúlio Vargas. 2008. Teatral.

SANTOS, R. S. . Flabelo de Ilusões. 2008. Teatral.

SANTOS, R. S. . Cabra Cega. 2008. Teatral.

SANTOS, R. S. . Nas Asas da Historia: Alô som, Alô sim, com vocês Parnamirim. 2007. Teatral.

SANTOS, R. S. . Arlequim e Seus Amores. 2007. Teatral.

SANTOS, R. S. . O Mensageiro do Sonho. 2006. Teatral.

SANTOS, R. S. . Cunfisão de Caboco. 2005. Teatral.

SANTOS, R. S. . O Tesouro Verde. 2003. Teatral.

SANTOS, R. S. . Solar Ferreiro Torto. 2002. Teatral.

SANTOS, R. S. . O dia em que a Terra Parou. 2001. Teatral.

SANTOS, R. S. . Fragmentos. 2001. Teatral.

MARTINS, M. A. B. ; TOSCANO, P. ; SANTOS, R. S. . Que Morram os Artistas: Devorando Kantor. 2015 (Teatro e performance).

LEITE, M. D. T. ; CABRAL, H. ; SANTOS, R. S. ; AVILLA, M. D. ; HOSCHET, V. ; MAXIMO, G. . Corpos Pintados/Segunda Pele. 2014 (Performance Urbana).

BERTUCCI, P. ; SANTOS, R. S. ; DUARTE, G. . Perplexidade. 2013 (Intervenção Urbana).

GADELHA, R. S. ; BERTUCCI, P. ; SANTOS, R. S. . Perplexidade. 2013 (Performance Urbana).

SANTOS, R. S. . Espetáculo "AUSÊNCIAS". 2010 (SBPC - Cultural).

ALVES, Teodora de Araújo ; SANTOS, R. S. . Espetáculo "AUTO LÁ: A VILA CANTA,CONTA E ENCANTA COM SUA PROSA E POESIA".. 2009 (Projeto Encantos da Vila).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional