Ana Lucia Gusmão Brindeiro
Ana Lúcia Gusmão Brindeiro Possui Graduação em Pedagogia (1984), Curso de Especialização em Educação Popular (2000) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2003) na Linha de Pesquisa Educação Popular em movimentos Sociais. Tem experiência com educação formal no Colégio Nóbrega como professora do Ensino Fundamental, e na Prefeitura da Cidade do Recife/PE como professora concursada trabalhando em Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência em Educação não formal atuando com Crianças e Adolescentes em situação de Rua em Recife/PE / Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua. Atuou no Projeto Beira da Linha, João Pessoa/PB, como coordenadora pedagógica acompanhando atividades de desenvolvimento comunitário, formação de educadores, Educação com crianças e adolescerdes e Educação de Jovens e Adultos. Atuou na Campanha pelo Direito à Educação, na Rede de Letramento de Pessoas Jovens e Adultas (RELEJA) e no Conselho Municipal de Educação de João Pessoa/PB como representante da Sociedade Civil, na organização do Sistema Municipal de Educação. Foi Assessora Especial do Gabinete Pessoal do Presidente da República na Mobilização Social do Programa Fome Zero / Equipe do Talher Nacional, participando da equipe de coordenação nacional das duas sistematizações da experiência da Rede de Educação Cidadã, organizando seu Projeto Político Pedagógico e a construção e acompanhamento do Programa Nacional de Formação de educadores populares. Acompanhou pela equipe do Talher atividades de educação popular com organizações e movimentos sociais populares do Nordeste. Assessora da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco desenvolvendo atividades de formação e fortalecimento comunitário em Educação e Cultura em Direitos Humanos com o programa de Mediação Comunitária de Conflitos. Gerente Geral de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos. Atualmente está como Consultora Técnica da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco.
Informações coletadas do Lattes em 26/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado Em Educação
2001 - 2003
Universidade Federal da Paraíba
Título: Projeto Beira da Linha: ação social e educativa na afirmação dos direitos e cidadania da criança e do adolescente
Orientador: Maria do Socorro Xavier
, Ano de Obtenção: 2003.
Especialização em Especialização Em Educação Em Movimentos Sociais
1999 - 2000
Universidade Federal da Paraíba
Título: O Projeto Beira da Linha e a Luta por uma Escola Pública de Qualidade
Orientador: Fábio do Nascimento Fonseca
Formação complementar
2015 -
Especialização em docência do Ensino Superior. (Carga horária: 360h). , Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
2011 - 2011
Introdução ao Pensamento Marxista. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
Ciranda de Educação Popular. (Carga horária: 56h). , Presidência da República, PR, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia da Educação Popular Crítica Freiriana. (Carga horária: 88h). , Presidência da República, PR, Brasil.
2010 - 2010
Projetos de Sociedade e Modelo de Desenvolvimento. (Carga horária: 55h). , Presidência da República, PR, Brasil.
2008 - 2008
Partilhando Saberes e recriando a história. (Carga horária: 32h). , Presidência da República, PR, Brasil.
2008 - 2008
Metodologia Freiriana da Educação Popular. (Carga horária: 20h). , Presidência da República, PR, Brasil.
2007 - 2007
Projeto Político Pedagógico. (Carga horária: 32h). , Presidência da República, PR, Brasil.
2007 - 2007
Metodologia da Educação Popular. (Carga horária: 60h). , Presidência da República, PR, Brasil.
2007 - 2007
Curso Interestadual de Educação Pupular. , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
A busca do tema gerador na práxis da educação popu. (Carga horária: 40h). , Presidência da República, PR, Brasil.
1998 - 1998
Informática. (Carga horária: 70h). , Data Control, DATA CONTROL, Brasil.
1997 - 1997
Aperfeiçoamento para animadores de Grupo. (Carga horária: 50h). , Dinâmica -consultoria empresarial, DINÂMICA, Brasil.
1996 - 1996
Reciclagem integrada:o construtivismo na escola. (Carga horária: 40h). , C.E.E.E.A. Sesquicentenário, C.E.E.E.A. S, Brasil.
1993 - 1993
Extensão-Educação e Política em Paulo Freire. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1990 - 1990
Atualização em Conteúdo e Metologia da Matemática. , Centro de Desenvolvimento de Pessoal, CEDESPE, Brasil.
1987 - 1987
Introdução ao Curso de Línguas dos Sinais. , Associação de Surdos de Pernambuco, ASPE, Brasil.
1987 - 1987
Curso de Batik. , FUNDARPE, FUNDARPE, Brasil.
1987 - 1987
Curso de Atualização Pedagógica. (Carga horária: 20h). , Colégio Nóbrega, COLÉGIO NÓBREGA, Brasil.
1986 - 1986
Reciclagem Pedagógica de 1° e 2° Graus. (Carga horária: 20h). , Colégio Nóbrega, COLÉGIO NÓBREGA, Brasil.
1985 - 1985
Curso de Atualização em Pré-Escoar. (Carga horária: 12h). , Colégio Nobrega, COLÉGIO NOBREGA, Brasil.
1984 - 1984
Cursode Atualiação Pedagógica. (Carga horária: 20h). , Colégio Nobrega, COLÉGIO NOBREGA, Brasil.
1984 - 1984
Expressão Artística como Processo na Edc.Criadora. (Carga horária: 15h). , Livraria Moderna, LIVRARIA MODERNA, Brasil.
1984 - 1984
Aprofundamento de Técnicas e Estudos de linguagem. , Escola Criater, CRIATER, Brasil.
1984 - 1984
Curso de Atualização em Educação pelo Movimento. , Centro de Reabilitação Infantil de Olinda, CRIO, Brasil.
1983 - 1983
Dinâmica Método Montessori de Edc.Psicomotricidade. (Carga horária: 80h). , Organização Brasileira de Atividades Pedagógicas, OBRAPE, Brasil.
1983 - 1983
Método Montessori de Educação 3° Etapa pré-escolar. (Carga horária: 120h). , Organização Brasileira de Atividades Pedagógicas, OBRAPE, Brasil.
1983 - 1983
Curso de Normalização. , Escola Criater, CRIATER, Brasil.
1982 - 1982
Curso de Recreação. (Carga horária: 20h). , Garments Assessoria Planejamento, GAP, Brasil.
1982 - 1982
Habilitação Especifica para o Magistério. , Colégio de São José - Recife, CSJ, Brasil.
1981 - 1981
Curso de Especialização em Matemática. (Carga horária: 100h). , Organização Brasileira de Atividades Pedagógicas, OBRAPE, Brasil.
1981 - 1981
IV Curso Anual do Norte / Nordeste. , Organização Brasileira de Atividades Pedagógicas, OBRAPE, Brasil.
1981 - 1981
Orientação para Aplicação do Método de Fonação. (Carga horária: 10h). , A Casinha Feliz, ACF, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Movimentos Sociais/Especialidade: Educação Popular.
Organização de eventos
GUSMÃO, A. . Encontro Nacioal de CApaciação para a GEstão do Plano de Execução do projeto Formação em Educação Popular para a garania, defesa e promoção dos Direitos Humanos no Brasil. 2010. (Outro).
GUSMÃO, A. . Encontro Nacioal de Sistematização do Projeto Político Pedagógico da RECID. 2007. (Outro).
GUSMÃO, A. . 3º Encontro de Educadores/as da GRande Região Nordeste. 2007. (Outro).
GUSMÃO, A. . 7º Encontro Nacional de Educação Cidadã. 2006. (Outro).
GUSMÃO, A. . 3º Encontro Nacional de Formação. 2005. (Outro).
GUSMÃO, A. . II Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos. 2000. (Outro).
Participação em eventos
3° Workshop Regional de Alternativas Penais. 2012. (Outra).
Direitos Humanos e Políticas de Acompanhamento e Prevenção à Violência.Direitos Humanos e Políticas de Acompanhamento e Prevenção à Violência. 2012. (Outra).
Programa de Intercâmbio Institucional Organizado - U.S. Departament of State ECA/PE/V/RW tratando de questões relacionadas.Segurança Pública: Prevenção e Mediação Comunitária de cconflitos'. 2012. (Outra).
Seminário Regional de Direitos Humanos: Pernambuco e o Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNDH III). 2012. (Seminário).
Seminário Regional sobre Sistema de Proteção a Pessoa.Seminário Regional sobre Sistema de Proteção a Pessoa. 2012. (Seminário).
Encontro Nacional de Fé e Plítica - "Em busca da sociedade do Bem Viver: sabedoria, protagonismo e política". 2011. (Encontro).
III EPMARX.Grécia, Egito, mundo em movimento. O internacionalismo proletário e os seus desafios. 2011. (Encontro).
Programa Nacional de Direitos Humanos. 2011. (Outra).
1° Ciranda de Educação Popular. 2010. (Outra).
Conferência Nacional de Educação.Delegada. 2010. (Outra).
Encontro Nacional de Capacitação para a Gestão do plano de Execução do Projeto. 2010. (Encontro).
Encontro Nacional de Sistematização. 2010. (Encontro).
Fórum Social das Américas.Educação Popular em Rede na Construção do Projeto Popular para o Brasil. 2010. (Outra).
Forum Social Mundial. 2010. (Outra).
Fórum Social Mundial Canoas.Educação Popular como Políticas Públicas. 2010. (Outra).
Seminário Internacional - Educação em Prisoes: convergencias e perspectivas. 2010. (Seminário).
Encontro Nacional de Sistematização do Programa de Formação da Rede de Educaça Cidadã. 2009. (Encontro).
Fórum Mundial de Educação. 2009. (Outra).
XX Seminário Regional de Analise de Conjuntura. 2009. (Seminário).
9° Encontro Nacional da Rede de Educação Cidadã. 2008. (Encontro).
Fórum Social Mundial Belém.Educação popular e organização social: Recid. 2008. (Outra).
Metodologia Freriana da Educação Popular no Trabalho de Base. 2008. (Encontro).
Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Combate à Fome. 2007. (Outra).
Encontro de Educadores/as da Grande Região Nordeste. 2007. (Encontro).
Foruns do Planalto. 2007. (Encontro).
III Encontro Estadual de Formação de Educadores. 2007. (Encontro).
Seminário Nacional-agricultura urbana e periurbana. 2007. (Seminário).
Seminário Nacional de Fundos Solidários a projetos de geração trabalho e renda. 2007. (Seminário).
Forum Mundial de Educação de Nova Iguaçu. 2006. (Outra).
Seminário Nacional - o pensamento católico e a questão agraria - Brasil 1950/2005. 2006. (Seminário).
Fórum Mundial de Educação. 2005. (Outra).
V Colóquio Internacional Paulo Freire.? Educação e Trabalho Infantil: construindo um novo espaço?. 2005. (Outra).
II Encontro de Pesquisa em Educação da Paraíba.?Projeto Beira da Linha: ação social e educativa na afirmação dos direitos e cidadania da criança e do adolescente?. 2004. (Encontro).
IV Colóquio Internacional Paulo Freire.?Processos sociais em movimento: aprendizagem em educação não-formal?. 2003. (Outra).
Ensinar e Aprender: um desafio.Ensinar e Aprender: um desafio. 2002. (Outra).
II Encontro de Ensino, pesquisa e extensão da FAFICA ? Demandas Regionais e intervenção acadêmica.?Contribuições da educação participativa?. 2002. (Encontro).
Programa Melhoria da Educação no Município. 2002. (Outra).
Seminário de Socialização da Proposta Político-Pedagógica do Projeto Axé. 2002. (Seminário).
Encontro Regional de Educadores ? Projeto educação e participação.?ONG e Escola: A existência do cordão de isolamento?.. 2001. (Encontro).
II Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos. 2000. (Encontro).
IV Fórum Internazionale ? Verso Città Amiche dei Bambini. ?La Città: um diritto per I?infanzia?..Relato da Experiência do Projeto Beira da Linha. 2000. (Outra).
IV Jornada de Formação de educadores Municipais de João Pessoa ? IV JOFEM.Ministrante do curso ?Projeto político pedagógico?.. 2000. (Outra).
III Jornada de Formação de educadores Municipais de João Pessoa ? III JOFEM.Curso de Formação em Serviço: a proposta ?raízes e asas?.. 1999. (Outra).
Conferência Nacional: Por uma educação Básica do campo.. 1998. (Outra).
IV Seminário Nacional de Educação Popular. 1998. (Seminário).
IV Feira Latino-Americana de Alfabetização. 1997. (Outra).
Seminário: Direito a Educação sonho ou realidade para as classes populares?. 1997. (Seminário).
Encontro Regional de Capcitação de Educadores Sociais. 1996. (Encontro).
Seminário: Escola Publica e Participação Popular. 1996. (Seminário).
IV Seminário Intenacional: universidade e educação Popular. 1994. (Seminário).
Conferência sobre técnicas audiovisuais de ensino para Alfabetização. 1984. (Outra).
II Cogresso Latino-americano de Educação Montessori. 1983. (Congresso).
II Encontro Nacional de Especialistas em Educaçao. 1983. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
GUSMÃO, A. . Pé dentro, pé fora na ciranda do poder. 1. ed. Brasília: , 2011. 336p .
-
GUSMÃO, A. . Vamos lá fazer o que será: mobilização social e educação cidadã. 2. ed. Brasília: , 2006. 208p .
-
GUSMÃO, A. . Educação Popular. Projeto Beira Linha, 01 ago. 1995.
-
GUSMÃO, A. . Apesar dos pesares, bons resultados. Educação e PAricipação.
-
GUSMÃO, A. . Educação e Trabalho Infantil: construindo um novo espaço. In: V Colóquio Internacional Paulo Freire, 2005, Recife. Paulo Freire: desafios a sociedade multicultural, 2005.
-
GUSMÃO, A. . Educação Popular: ampliando espaço de aprendizagem. In: IV Colóquio Internacional Paulo Freire, 2003. Paulo Freire: ética, política e educação.
-
GUSMÃO, A. . Contribuições da Educação Participativa. In: II Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFICA, 2002, Caruaru. Demandas Regionais e Intervenção Acadêmica: a contribuição da FAFICA nas áreas de humanidades e das ciências sociais aplicadas, 2002.
-
GUSMÃO, A. . O Projeto Beira da Linha e a Luta por uma escola pública de qualidade. In: XV Encontro de Pesquisa educacional do Norte e Nordeste, 2001, São Luis. Educação, Desenvolvimento Humano e Cidania, 2001.
-
GUSMÃO, A. . Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direios humanos de crianças e adolescente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUSMÃO, A. . Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direios humanos de crianças e adolescente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUSMÃO, A. . Grécia, Egito, mundo em movimento. O internacionalismo proletário e os seus desafios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUSMÃO, A. . Como fazer análise de conjuntura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUSMÃO, A. . Possibilidades e Desafios da Sistematização de Experiencias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUSMÃO, A. . Como Sistematizar Experiências na Perspectiva da Educação Popular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUSMÃO, A. . Metodologia, método e técnicas em educação popular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUSMÃO, A. . Elaboração de plano de trabalho na perspectiva participativa, dialógica e de empoderamento popular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUSMÃO, A. . Busca do tema gerador na práxis da educação popular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RECID, R. E. C. -. ; GUSMÃO, A. . Educação Popular em Rede na Construção do Projeto Popular para o Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUSMÃO, A. . A Mobilização Social pela qualidade da educação - ONG e escola a existencia do cordão de isolamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUSMÃO, A. . Marco Legal da Educação no BRasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUSMÃO, A. . ? Educação e Trabalho Infantil: construindo um novo espaço?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUSMÃO, A. . ?Processos sociais em movimento: aprendizagem em educação não-formal?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUSMÃO, A. . ?Contribuições da educação participativa?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUSMÃO, A. . Relato da Experiência do Projeto Beira da Linha. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUSMÃO, A. . A vigência da Educação Popular como referencial teórico metodológico em processos de mobilização e participação popular: a experiência da RECID 2015 (Direitos Humanos).
-
GUSMÃO, A. . A educação em e para os direitos humanos na consolidação de políticas públicas participativa 2015 (Direitos Humanos).
Outras produções
GUSMÃO, A. . Sistematização do Programa de Formação da REde de Educação Cidadã. 2009.
GUSMÃO, A. . Encontro Nacional de Sistematização do Programa de Formação da REde de Edcação Cidadã. 2009.
GUSMÃO, A. . Metodologia de Estudos e Acompanhamento do Curso Realidade Brasileira. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GUSMÃO, A. . Educação Popular: sua contribuição para mudar a escola. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GUSMÃO, A. . Metodologia de Estudos e Acompanhamento do Curso Realidade Brasileira. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GUSMÃO, A. . Projeto Político Pedaógico da RECID. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
GUSMÃO, A. . Conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente e conselhos tutelares um estudo acerca da presença e atuação no estado da Paraíba. 2004. (Relatório de pesquisa).
GUSMÃO, A. . Formação em Serviço: a proposta 'raízes e asas'. 1999. .
Projetos de pesquisa
-
2003 - 2004
Conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente e conselhos tutelares um estudo acerca da presença e atuação no estado da Paraíba, Descrição: Pesquisa junto ao Fórum DCA-PB em todos os municípios do Estado da Paraíba que tinham conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente e conselhos tutelares observando suas condições de existência e de ação, assim como o perfil dos seus conselheiros municipais e tutelares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Lucia Gusmão Brindeiro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2010
"Mulheres Fazendo História, Patrimônio da Cidade", Prefeitura de João Pessoa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - Atual
Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos / PEVínculo: , Enquadramento Funcional: Consultora Técnica, Carga horária: 40
Outras informações:
Consultora técnica para assuntos relacionados a política de Direitos Humanos no estado de Pernambuco
2013 - 2014
Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos / PEVínculo: , Enquadramento Funcional: GER Geral Justiça e Promoção Direitos Humanos, Carga horária: 40
Outras informações:
Assessoria a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco em atividades de acompanhamento político pedagógico e de gestão as políticas públicas de justiça e direitos humanos.
2011 - 2013
Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos / PEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40
Outras informações:
Assessoria da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco desenvolvendo atividades de formação e fortalecimento comunitário em Educação e Cultura em Direitos Humanos com o programa de Mediação Comunitária de Conflitos.
2005 - 2010
Governo do Distrito FederalVínculo: Assessora, Enquadramento Funcional: Assessora Especial do Presidente da República, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Principais atividades:
- Coordenação do Programa do Talher Nacional, educação cidadã e mobilização social.
- Coordenação da Formação Política Pedagógica.
- Organização e consolidação no Brasil da Rede Nacional de Educação Cidadã (RECID ? www.recid.org.br) que busca articular e envolver organizações e movimentos da sociedade civil organizada na busca de conhecer, acessar e participar do controle social das políticas públicas do governo federal, com ênfase para as políticas de Segurança Alimentar e Nutricional e Combate à Fome (políticas emergências, políticas locais e políticas estruturantes). A rede assume solidariamente a missão de envolver no processo de Educação Cidadã famílias em condições de vulnerabilidade social.
- Acompanhamento da RECID em atividades de Educação Cidadã e Mobilização Social nos vinte e seis estados do Brasil e no Distrito Federal, especialmente na Região Nordeste.
- Relação de articulação política governo federal e sociedade civil organizada / Movimentos sociais.
- Planejamento participativo, elaboração do Projeto Político Pedagógico em rede nacional, elaboração de uma política nacional de formação para educadores sociais.
- Formação de educadores multiplicadores.
- Participação no Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional, no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), no Programa de Economia Solidária na geração de trabalho e Renda.
- Articulação e parceria com outros órgãos públicos e empresas públicas e privadas no apoio a projetos de iniciativas de organização social com famílias em situação de vulnerabilidade social.
- Sistematização e produção de conhecimento.
- Elaboração de projetos para captação de recursos.
2005 - 2005
Prefeitura Municipal de João PessoaVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Ministrante
Outras informações:
Curso preparatório para candidatos de direção de estabelecimentos Escolares de João Pessoa. Responsável pela disciplina: escola e comunidade.
2004 - 2004
Prefeitura Municipal de João PessoaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Assessora
Outras informações:
Assessoria educacional para construção do Projeto Políco-Pedagógico da ?Escola Vai a Rua? ? Programa de atendimento a meninos e meninas de rua da cidade de João Pessoa
1991 - 2005
Pia Sociedade de Pe. Nicola Mazza - ONG João Pessoa/PBVínculo: Equipe de coordenação, Enquadramento Funcional: Integrante da equipe de coordenação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Acompanhamento político-pedagógico de programas e projetos sociais na área de:
- Formação de educadores populares;- Articulação e fortalecimento da escola pública (relação escola-comunidade, fortalecimento dos conselhos escolares e construção do Projeto Político-Pedagógico com a participação da comunidade local);- Fortalecimento das famílias (acompanhamento em grupos de produção e grupos de mulheres;acompanhamento no programa do PETI ? programa de erradicação do trabalho infantil; desenvolvimento de oficinas relacionadas à saúde e gênero);- Coordenação pedagógica a grupos de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e programas de Ação Complementar à Escola (crianças e jovens). ► Participação em espaços de articulação, acompanhamento e elaboração de políticas públicas na área de educação, criança e adolescente (Fórum Estadual de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes; Conselho Municipal de Educação e Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI). ► Elaboração de projetos para captação de recursos e acompanhamento. ► Consultora do Instituto C&A de Desenvolvimento Social. Acompanhamento do Programa de Formação e Desenvolvimento do Voluntariado em parceria com o Projeto Beira da Linha. De 2002 a 2005. ► Coordenação Estadual do Projeto Educação e Trabalho Infantil: construindo um novo espaço. Realizado junto com a Save The Children e com o apoio da OIT (Organização internacional do trabalho) em cursos de formação com educadores sociais de programas comunitários, educadores de escolas públicas e famílias. Projeto desenvolvido nos municípios de João Pessoa, Santa Rita, Guarabira e Patos. De 2004 a 2005.
1998 - 1999
Associação de Educação CristãVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenadora Estadual
Outras informações:
Coordenadora Estadual do setor de educação popular / PB.
1981 - 1989
Cólegio NóbregaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
1986 - 1989
Comunidade do Povo Sem Casa (Educadora social com meninos e meninas de ruaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário
1998 - 2001
Conselho Municial da cidade de João PessoaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Conselheira
Outras informações:
Conselheira representante do segmento da sociedade civil na implantação do Sistema Municipal de Educação.
2003 - 2004
Fórum de direitos das crianças e dos adolescentes da ParaíbaVínculo: , Enquadramento Funcional:
1987 - 1988
Fundação de Cultura da Cidade do RecifeVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Animadora Cultural
Outras informações:
Animadora cultural no bairro de Casa Amarela ? Morro da Conceição.
2004 - 2004
Ministério da EducaçãoVínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Assessora
Outras informações:
Assessoria ao Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação. Capacitação de educadores da Paraíba.
1994 - 1994
Movimento de Educação de BaseVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenadora
Outras informações:
Coordenadora do pólo I (MA, PI, RN, PB, PE). Atividade de supervisão pedagógica.
1986 - 1997
Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua - DFVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário
1988 - 1991
Prefeitura da Cidade do RecifeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. concursada e coordenação pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividade em Educação de Jovens e Adultos (EJA) no bairro do Coque - Recie/PE e organização e acompanhamento da creche comunitária no bairro de Brasília Teimosa - Recife/PE.
2014 - 2015
Secretaria de Justiça e Direitos HumanosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Consultora Técnica, Carga horária: 40
Outras informações:
Consultora Técnica para assuntos relacionados a política de Direitos Humanos de Pernambuco
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Lucia Gusmão Brindeiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?