Julio César Beltrame Benatti

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop, MT. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: solos tropicais, solos não saturados, resíduos sólidos urbanos e aterros sanitários.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia Civil

2016 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Influência da taxa de aeração no desenvolvimento de biomassa granular aeróbia,
Edson Aparecido Abdul Nour.

Doutorado interrompido em 2015 em Engenharia Civil

2010 - Interrompido

Universidade Estadual de Campinas
Título: Estudo da Compressibilidade de Aterros Sanitários: Aplicação ao caso do Aterro Delta A de Campinas/SP,
Miriam Gonçalves Miguel. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Ano de interrupção: 2015Palavras-chave: Compressibilidade; Geotecnia Ambiental; Resíduos Sólidos Urbanos; Aterros Sanitários.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação.

Mestrado em Engenharia Civil

2008 - 2010

Universidade Estadual de Campinas
Título: Colapsibilidade com Sucção Controlada de um Solo Coluvionar e Laterítico de Campinas/SP,Ano de Obtenção: 2010
Miriam Gonçalves Miguel.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Solos Lateríticos; Solos Não Saturados; Colapso; Compressibilidade.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica.

Graduação em Engenharia Civil

2003 - 2007

Universidade Estadual de Campinas
Título: Solo Estabilizado com Cimento e Finos de Pedreira: Resistência à Compressõa Triaxial
Orientador: Miriam Gonçalves Miguel
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Encontro de Formação de Gestores. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2012 - 2012

Geomecânica dos Resíduos Sólidos Urbanos. (Carga horária: 7h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2012 - 2012

Aperfeiçoamento Didático. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

Aperfeiçoamento Didático. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

Wellhead Protection: Theory and Practice. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2010 - 2010

Bioengenharia de solos. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2010 - 2010

Aperfeiçoamento Didático. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2010 - 2010

Web of Science & Derwent Innovations Index. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Saneamento e Ambiente/Especialidade: Geotecnia Ambiental.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica/Especialidade: Mecânicas dos Solos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica/Especialidade: Fundações e Escavações.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BENATTI, J.C.B. . Curso de AutoCAD básico. 2016. (Outro).

BENATTI, J.C.B. ; DALLA RIVA, R. D. . VI Semana da Engenharia Civil. 2016. (Outro).

FERRAZ, A. L. N. ; CRISPIM, F. A. ; BENATTI, J.C.B. ; DALLA RIVA, R. D. . Engenharia de fundações em Sinop: Experiência do Prof. Nelso Aoki. 2016. (Outro).

MIGUEL, M. G. ; PEREIRA, S. Y. ; Teixeira, E. N. ; BENATTI, Julio César Beltrame . Seminário sobre Geomecânica dos Resíduos Sólidos Urbanos. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário sobre Geomecânica dos Resíduos Sólidos Urbanos. 2012. (Seminário).

The International Word Solid Waste Congress. Parameters of Permeability and Compressibility of MSW from Southeastern Brazil. 2012. (Congresso).

Simpósio Brasileiro de Solos Não Saturados.Influência da sucção matricial e do processo de formação na compressibilidade de amostras de um solo colapsível de Campinas/SP. 2011. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, 15. Utilização de Câmara Edométrica para Obtenção de Curvas de Retenção de Água no Solo. 2010. (Congresso).

Conferência Brasileira de Estabilidade de Encostas, 5. Coeficiente de permeabilidade não saturado ao longo de um perfil de um solo coluvionar e laterítico de Campinas/SP. 2009. (Congresso).

Simpósio sobre Solos Tropicais e Processos Erosivos do Centro-Oeste e de MInas Gerais.Análise de um perfil de solo tropical a partir do estudo de duas amostras retiradas de profundidades distintas. 2009. (Simpósio).

Congresso Interno de Iniciação Científica, 15. Permeabilidade de Concreto com Diferentes Relações a/c. 2007. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. Estudo da Condutividade Hidráulica do Solo Laterítico de Campinas. 2006. (Congresso).

Congresso Interno de Iniciação Científica, 14. Estudo da Permeabilidade do Solo Laterítico de Campinas. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: José Ricardo Chiló

CRISPIM, F. A.;BENATTI, J.C.B.; ROMANINI, A.. Capacidade de carga de uma sapata associada com estaca tipo broca. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Gabriel Oberon Oliveira

PINHEIRO, R. V.;BENATTI, J.C.B.; CRISPIM, F. A.. Estudo de viabilidade técnica para o emprego de madeiras não convencionais em estruturas treliçadas do tipo howe para coberturas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Laís Fernanda Pimenta Soares

ROZA, A. E. D.; STRAUB, K. W.;BENATTI, J. C. B.. Estimativa de recalque devido à biodegradação do RSU no município de Lucas do Rio Verde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Claudio Lionis Gonzaga Junior

ROMANINI, A.; CRISPIM, F. A.;BENATTI, J. C. B.. Reforço de base de fundações superficiais utilizando resíduos de construção e demolição para o município de Sinop. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Phamela Adelyna Parente

BENATTI, J. C. B.; ROZA, A. E. D.; DALLA RIVA, R. D.. Caracterização gravimétrica do RSU de Sinop, MT, para as classes comercial, C e D. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Jéssika dos Santos Haubert

BENATTI, J. C. B.; STRAUB, K. W.; MOREIRA, K. C. M.. Caracterização Gravimétrica do Resíduo Sólido Urbano de Sinop, MT, para as classes A e B. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Raiza Michele Guimarães

BENATTI, J. C. B.; DALLA RIVA, R. D.; CRISPIM, F. A.. Análise fisico-química e mineralógica de um solo de Sinop, MT.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Jackson Moreira de Castro Alves

BENATTI, J.C.B.; ROMANINI, A.; DIAS, V. G.. Influência da adição de fibras de papel Kraft no comportamento hidro-mecânico de um solo de Sinop, MT. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Marden Venâncio Dal Col

STRAUB, K. W.;BENATTI, J.C.B.; HILLESHEIM, M. J.. Comparação entre fundações de edificações em alvenaria convencional e alvenaria de formas de EPS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Douglas H

CRISPIM, F. A.;BENATTI, J.C.B.. Fank.Reforço de fundações com cascalho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Tamiris L

PINHEIRO, R. V.; HILLESHEIM, M. J.;BENATTI, J.C.B.. S. Lanine.ANÁLISE TÉCNICA DE ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS EM CONCRETO ARMADO, DE 3 A 21 PAVIMENTOS, COM VARIAÇÃO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO (RELAÇÃO GEOMÉTRICA, EM PLANTA, DE 1:4. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Marcos Paulo Cristalano

HILLESHEIM, M. J.; FERRAZ, A. L. N.;BENATTI, J. C. B.. Otimização de perfis metálicos de abas paralelas sujeitos à compressão simples. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Artur Alan Castro

CRISPIM, F. A.; ROZA, A. E. D.;BENATTI, J. C. B.. Determinação do comportamento carga-recalque de sapatas em solos sedimentares a partir do ensaio DPL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Rafael Silvério Rosa

CRISPIM, F. A.; ROZA, A. E. D.;BENATTI, J. C. B.. Estabilização granulométrica do solos de Sinop, MT com material granular de jazida. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Daniele Vanessa Rosenbach

HILLESHEIM, M. J.; GONCALVES, R. R.;BENATTI, J. C. B.. Cálculo da matriz de rigidez de mísulas com variação parabólica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Ândrea Dourado Boechat

PINHEIRO, R. V.;BENATTI, J. C. B.; DIAS, V. G.. Análise de parâmetros de edifícios de concreto armado com diferentes plantas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Kelin Jenipher Pagno

PINHEIRO, R. V.; CRISPIM, F. A.;BENATTI, J. C. B.. Análise de edifícios de concreto armado com diferentes valores de resistência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Giovani Vinicius Merlin

LEAO, M.; OHIRA, L. A. S.;BENATTI, J. C. B.. Análise de sistema trocador de calor terra-ar (EAHE). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Augusto Romanini

BENATTI, J. C. B.; CRISPIM, F. A.; DALLA RIVA, R. D.. Correção da permeabilidade de um solo tropical com adição de bentonita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Nelson Klaus Foppa

BENATTI, J. C. B.; CRISPIM, F. A.. Estabilização de Solos pelo uso de estacas de solo-cimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Weberth Rosa Novaes

BENATTI, J. C. B.; PINHEIRO, R. V.; CRISPIM, F. A.. Comparativo entre fundações de edifícios de múltiplos pavimentos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Wdson Gutierriz de Oliveira Alves

BENATTI, J. C. B.; CRISPIM, F. A.; ROZA, A. E. D.. Viabilidade da utilização de RCC como agente estabilizador para o solo de Sinop, MT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Cristiane Andressa Suski

BENATTI, J. C. B.; CRISPIM, F. A.. Curvas de retenção de água para solo puro e com adição de bentonita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Franciane Gaest Anastácio

BENATTI, J. C. B.; SANTOS, S. K. F.; LACO, M.. Análise da geração de resíduos sólidos nas etapas de construção de UHE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Rafael Bedendo

MANHAGUANHA, T.; SANCHES, J. M.;BENATTI, J. C. B.. Estudo de implantação, dimensionamento e análise de custo, de trincheiras de infiltração usadas como dispositivo de drenagem em calçadas no município de Sinop-MT.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Iury Adineu Rodrigues Kols

SIMIONI, C. F.; DALLA RIVA, R. D.;BENATTI, J. C. B.. Classificação de solos pelo emprego da metodologia MCT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Gustavo H machado Alves

CRISPIM, F. A.; DALLA RIVA, R. D.;BENATTI, J. C. B.. Determinação da condutividade hidráulica de solos compactados da região de Sinop, MT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lívia Capanema Cruvinel Martins

LEAO, E. F. B.; CRISPIM, F. A.;BENATTI, J. C. B.. Prova de carga em sapata isolada de concreto armado em Sinop, MT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Sabrina de Souza

LEAO, E. F. B.; CRISPIM, F. A.;BENATTI, J. C. B.. Prova de carga sobre placa em Sinop, MT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Adailton Nascimento

PINTO, T. P.; SANTOS, L. R.;BENATTI, J. C. B.. Estudo do desempenho dos aditivos para concreto em Sinop, MT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Fanciely Witkolwski

PINHEIRO, R. V.; HILLESHEIM, M. J.;BENATTI, J.C.B.. Análise técnico-econômica da estrutura de edifícios de múltiplos pavimentos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Márcio Macario

BENATTI, J. C. B.; LIMA, K. A.; STRAUB, K. W.. Utilização de resíduos provenientes da construção civil para a fabricação de blocos de concreto não estrutural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Jonatan Geder Assis

BENATTI, J. C. B.; CRISPIM, F. A.; PINHEIRO, R. V.. Escolha do tipo de fundação para obras residenciais unifamiliares no município de Sinop. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Beatriz Gomes Pimentel

BENATTI, J. C. B.; CRISPIM, F. A.; DALLA RIVA, R. D.. Efeito da adição de cinzas nas propriedades mecânicas de um solo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Andressa Ross

BENATTI, J. C. B.; LIMA, K. A.; PINTO, T. P.. Análise comparativa entre o concreto produzido com agregado cerâmico miúdo de RCC e o concreto com agregado convencional através do ensaio de comporessão simples. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Miriam Gonçalves Miguel

Rodrigues, R. A.; Galves, M. L.;MIGUEL, M. G.. Colapsibilidade com sucção controlada de um solo coluvionar e laterítico de Campinas/SP. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO/UNICAMP.

Miriam Gonçalves Miguel

Rodrigues, R. A.; Galves, M. L.;MIGUEL, M. G.. Colapsibilidade com sucção controlada de um solo coluvionar e laterítico de Campinas/SP. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Civil) - FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO/UNICAMP.

Luana Mattos de Oliveira Cruz

NOUR, E. A. A.;DE OLIVEIRA CRUZ, LUANA MATTOS; SILVA, F. V.. Formação de lodo granular aeróbio para diferentes taxas de aeração. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas.

Sueli Yoshinaga Pereira

MIGUEL, M. G.; Vilar, O.M.;PEREIRA, S. Y.. Estudo da compressibilidade de aterros sanitários: aplicação ao caso do aterro Delta A de Campinas/SP. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Lúcia Galves

MIGUEL, M. G.;GALVES, M. L.; RODRIGUES, R. A.. Colapsibilidade com sucção controlada de um solo coluvionar e laterítico de Campinas. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jéssika dos Santos Haubert

Caracterização Gravimétrica do Resíduo Sólido Urbano de Sinop, MT, para as classes A e B; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Julio César Beltrame Benatti;

Raiza Michele Guimarães

Análise fisico-química e mineralógica de um solo de Sinop, MT; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Julio César Beltrame Benatti;

Phamela Adelyna Parente

Caracterização gravimétrica do RSU de Sinop, MT, para as classes comercial, C e D; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Julio César Beltrame Benatti;

Jackson Moreira de Castro Alves

Influência da adição de fibras de papel Kraft no comportamento hidro-mecânico de um solo de Sinop, MT; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Julio César Beltrame Benatti;

Augusto Romanini

Correção da permeabilidade de um solo tropical com adição de bentonita; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Julio César Beltrame Benatti;

Nelson Klaus Foppa

Estabilização de Solos pelo uso de estacas de solo-cimento; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Julio César Beltrame Benatti;

Weberth Rosa Novaes

Comparativo entre fundações de edifícios de múltiplos pavimentos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Julio César Beltrame Benatti;

Wdson Gutierriz de Oliveira Alves

Viabilidade da utilização de RCC como agente estabilizador para o solo de Sinop, MT; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Julio César Beltrame Benatti;

Cristiane Andressa Suski

Curvas de retenção de água para solo puro e com adição de bentonita; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Julio César Beltrame Benatti;

Franciane Gaest Anastácio

Análise da geração de resíduos sólidos nas etapas de construção de UHE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Julio César Beltrame Benatti;

Márcio Macario

Utilização de resíduos provenientes da construção civil para a fabricação de blocos de concreto não estrutural; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Julio César Beltrame Benatti;

Jonatan Geder Assis

Escolha do tipo de fundação para obras residenciais unifamiliares no município de Sinop, MT; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Julio César Beltrame Benatti;

Beatriz Gomes Pimentel

Efeito da adição de cinzas nas propriedades mecânicas de um solo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Julio César Beltrame Benatti;

Andressa Ross

Análise comparativa entre o concreto produzido com agregado cerâmico miúdo de RCC e o concreto com agregado convencional através do ensaio de comporessão simples; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Julio César Beltrame Benatti;

Elaise Gabriel

Curvas de retenção de água para solo puro e com adição de bentonita; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Julio César Beltrame Benatti;

Wagner de Almeida Ferreira

Análise da capacidade de carga de estacas tipo broca instrumentadas, utilizando provas de carga estáticas, em Sinop, MT; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Julio César Beltrame Benatti;

Celso Todescatto Junior

Influência do teor de bentonita na permeabilidade de um solo compactado no ramo úmido; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Julio César Beltrame Benatti;

Augusto Romanini

Influência do teor de bentonita na permeabilidade de um solo compactado na umidade ótima; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Julio César Beltrame Benatti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Miriam Gonçalves Miguel

COLAPSIBILIDADE COM SUCÇÃO CONTROLADA DE UM SOLO COLUVIONAR E LATERÍTICO DE CAMPINAS/SP; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO/UNICAMP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Miriam Gonçalves Miguel;

Miriam Gonçalves Miguel

Solo Estabilizado com Cimento e com Finos de Pedreira: Resistência à Compressão Triaxial; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO/UNICAMP; Orientador: Miriam Gonçalves Miguel;

Miriam Gonçalves Miguel

Programa de Estágio Docente; 2011; Orientação de outra natureza; (ENGENHARIA CIVIL) - FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO/UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Miriam Gonçalves Miguel;

Miriam Gonçalves Miguel

Programa de Estágio à Docência - PED; 2010; Orientação de outra natureza; (ENGENHARIA CIVIL) - FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO/UNICAMP; Orientador: Miriam Gonçalves Miguel;

EDSON APARECIDO ABDUL NOUR

Reatores aeróbios com biomassa granular: otimização de processo e avaliação da biota; Início: 2016; Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Gladis Camarini

Permeabilidade ao ar de concreto dom diferentes relações a/c; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio Ao Estudante; Orientador: Gladis Camarini;

Valdir Moraes Pereira

Permeabilidade ao ar do concreto com diferentes relações água/cimento - Co-orientador; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas, Sistema de Apoio ao Estudante; Orientador: Valdir Moraes Pereira;

Paulo José Rocha de Albuquerque

Estudo da permeabilidade do solo laterítico de Campinas; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo José Rocha de Albuquerque;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALVES, W. G. O. ; NUNES, G. H. ; ALMEIDA, J. P. B. ; DELAVY, F. S. ; CHRISTOFORO, A. L. ; LAHR, F. A. R. ; BENATTI, J.C.B. . Technical Feasibility of Using Construction Waste (Sand Fraction) as Stabilizing Agent in Sinop City (Brazil) Soil. INTERNATIONAL JOURNAL OF MATERIALS ENGINEERING , v. 8, p. 90-96, 2018.

  • MIGUEL, MIRIAM GONÇALVES ; PAIXAO FILHO, JORGE LUIZ DA ; BENATTI, JULIO CESAR BELTRAME ; LEME, MARIANE ALVES DE GODOY ; MORTATTI, BRUNO CÉSAR ; GABRIELLI, GIULIANO ; ELAIUY, MARCELO LEITE CONDE ; PEREIRA, SUELI YOSHINAGA ; TEIXEIRA, EGLÉ NOVAES . Gravimetric composition of municipal solid waste disposed in a large-scale experimental cell in Southeastern Brazil. International Journal of Environment and Waste Management (Online) , v. 17, p. 128, 2016.

  • BENATTI, J.C.B. ; MIGUEL, M.G. . A proposal of structural models for colluvial and lateritic soil profile from southwestern Brazil on the basis of their collapsible behavior. Engineering Geology , v. 153, p. 1-11, 2013.

  • BENATTI, Julio César Beltrame ; RODRIGUES, ROGER AUGUSTO ; MIGUEL, MIRIAM GONÇALVES . Aspects of Mechanical Behavior and Modeling of a Tropical Unsaturated Soil. Geotechnical and Geological Engineering , v. 31, p. 1569-1585, 2013.

  • dos Santos, Elton Fernandes ; Oliveira, Vlademir de Jesus Silva ; Ferreira, Wagner de Almeida ; BENATTI, Julio César Beltrame . Applied Instrumentation: Strain Measurements Using Arduino and Strain Gauge. In: Iano Y.; Arthur R.; Saotome O.; Vieira Estrela V.; Loschi H.. (Org.). Proceedings of the 3rd Brazilian Technology Symposium. 1ed.: Springer International Publishing, 2019, v. , p. 213-221.

  • FERREIRA, R. T. L. ; ROMANINI, A. ; TODESCATTO JUNIOR, C. ; CRISPIM, F. A. ; BENATTI, J. C. B. ; DALLA RIVA, R. D. . AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA E DA DURABILIDADE À MOLHAGEM E SECAGEM DE UM SOLO DE SINOP-MT ESTABILIZADO COM CAL. In: Eduardo de Lara Cardozo. (Org.). Geologia ambiental: tecnologias para o desenvolvimento sustentável. 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2017, v. 1, p. 7-18.

  • HAUBERT, J. S. ; BENATTI, J.C.B. ; GARCIA, B. H. Y. ; PEREIRA, A. C. ; PARENTE, P. A. . Caracterização gravimétrica do RSU do município de Sinop ? MT para classes de baixa renda. In: Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 9, 2018, São Bernardo do Campo. Anais do IX Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2018.

  • PARENTE, P. A. ; BENATTI, J. C. B. ; GARCIA, B. H. Y. ; HAUBERT, J. S. ; PEREIRA, A. C. . Caracterização gravimétrica dos RSU do municipio de Sinop ? MT, para classes A, B e Comercial. In: Simpósio da Amazônia Meridional em Ciências Ambientais, 7, 2018, Sinop. Anais do VII Simpósio da Amazônia Meridional em Ciências Ambientais, 2018.

  • SANTOS, E. F. ; OLIVEIRA, V. J. S. ; FERREIRA, W. A. ; BENATTI, J. C. B. . Applied Instrumentation: Strain Measurements Using Arduino and Strain Gauge. In: Brazilian Technology Symposium (BTSym'17), 2017, Campinas. Proceedings of the 3rd Brazilian Technology Symposium, 2017. v. 1.

  • ROMANINI, A. ; TODESCATTO JUNIOR, C. ; CRISPIM, F. A. ; BENATTI, J.C.B. . Correção da permeabilidade de um solo tropical com adição de bentonita. In: 15º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2015, Bento Gonçalves. Anais do 15º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2015.

  • FERREIRA, R. T. L. ; ROMANINI, A. ; TODESCATTO JUNIOR, C. ; CRISPIM, F. A. ; BENATTI, J.C.B. ; RIVA, R. D. D. . Avaliação da resistência e da durabilidade à molhagem e secagem de um solo de Sinop-MT estabilizado com cal. In: 15º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2015, Bento Gonçalves, RS. Anais do 15º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental,, 2015.

  • BENATTI, J. C. B. ; PAIXAO FILHO, J. L. ; MIGUEL, M.G. ; VILELA, V. . Compressibility parameters of MSW from southeastem Brazil using a large scale oedometer. In: The 29th International Conference on Solid Waste Technology and Management, 2014, Philadelphia-PA. The 29th International Conference on Solid Waste Technology and Management, 2014.

  • PAIXAO FILHO, J. L. ; BENATTI, J.C.B. ; MORTATTI, B. C. ; GREGORIO, I. ; CARNELOSSO, A. M. ; MIGUEL, M. G. . Evaluation of leachate composition from municipal solid waste submitted to different moisture conditions. In: ISWA 2014 Solid Waste World Congress, 2014, São Paulo. ISWA 2014 Solid Waste World Congress, 2014.

  • MORTATTI, B. C. ; MARTINS, B. C. ; BENATTI, J. C. B. ; PAIXAO FILHO, J. L. ; MIGUEL, M. G. ; PEREIRA, S. Y. . Hydraulic Conductivity of Municipal Solid Waste from Brazil. In: ICSW 2013, 2013, PhiladelphIa-PA. The 28th International Conference on Solid Waste Technology and Management. PhiladelphIa-PA: Widener University, 2013. v. 1. p. 1087-1095.

  • BENATTI, J.C.B. ; PAIXAO FILHO, J. L. ; GABRIELLI, G. ; LEME, M. A. G. ; MORTATTI, B. C. ; Teixeira, E. N. ; PEREIRA, S. Y. ; MIGUEL, M. G. . Parceria para Implantação de uma Célula Experimental de Resíduos Sólidos Urbanos de Grandes Dimensões. In: III Conferência Internacional de Gestão de Resíduos na América Latina, 2013, São Paulo. III Conferência Internacional de Gestão de Resíduos na América Latina, 2013.

  • BENATTI, Julio César Beltrame ; PAIXAO FILHO, J. L. ; LEME, M. A. G. ; MIGUEL, M.G. . Construction of a large-scale experimental cell to obtain hydro-geomechanical parameters of MSW of the city of Campinas, Brazil. In: Sardinia 2013, Fourteenth International Waste Management and Landfill Symposium, 2013, S. Margherita di Pula. Proceedings Sardinia 2013, Fourteenth International Waste Management and Landfill Symposium, 2013.

  • BENATTI, Julio César Beltrame ; BONDER, B. H. ; MARTINS, B. C. ; NOBRE, L. B. ; MIGUEL, M. G. . Parameters of Permeability and Compressibility of MSW from Southeastern Brazil. In: The International Word Solid Waste Congress, 2012, Florença/Itália. The ISWA World Solid Waste Congress 2012, 2012. v. 1.

  • BENATTI, Julio César Beltrame ; LEME, M. A. G. ; MIGUEL, M. G. . Concepção, Projeto e Construção de Célula Experimental de Grandes Dimensões para Estudo de Recalques em Aterros Sanitários. In: XVI Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica e V Simpósio Brasileiro de Jovens Geotécnicos, 2012, Porto de Galinhas, PE. Cobramseg2012 e Geojovem 2012. São Paulo, SP: ABMS, 2012.

  • BENATTI, Julio César Beltrame ; MIGUEL, M. G. ; RODRIGUES, R. A. . Influência da sucção matricial e do processo de formação na compressibilidade de amostras de um solo colapsível de Campinas/SP. In: Simpósio Brasileiro de Solos Não Saturados, 7, 2011, Pirenópolis. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Solos Não Saturados. Goiania, 2011. v. 1. p. 395-402.

  • BENATTI, Julio César Beltrame ; MIGUEL, M. G. . Utilização de Câmara Edométrica para Obtenção de Curvas de Retenção de Água no Solo. In: Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, 15, 2010, Gramado/RS. Anais do XV Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, 2010.

  • BENATTI, Julio César Beltrame ; MIGUEL, M. G. ; RODRIGUES, R. A. ; VILAR, O. M. . Collapsibility study for tropical soil profile using oedometric testswith controlled suction. In: Unsaturated Soils, 2010, Barcelona. International Conference on Unsaturated Soils, 5. London: Taylor & Francis Group, 2010. v. 1. p. 193-198.

  • BENATTI, Julio César Beltrame ; BONDER, B. H. ; MIGUEL, M. G. . Coeficiente de permeabilidade não saturado ao longo de um perfil de um solo coluvionar e laterítico de Campinas/SP. In: Conferência Brasileira de Estabilidade de Encostas, 5, 2009, São Paulo. Anais da V Conferência Brasileira de Estabilidade de Encostas, 2009.

  • BENATTI, Julio César Beltrame ; DIAS, D. R. ; BALBINO, J. L. ; KASSOUF, R. ; BARTOLOMEU, D. ; MIGUEL, M. G. . Análise de um perfil de solo tropical a partir do estudo de duas amostras retiradas de profundidades distintas. In: Simpósio sobre Solos Tropicais e Processos Erosivos do Centro-Oeste e de Minas Gerais, 4, 2009, Uberlândia. Anais do IV Simpósio sobre Solos Tropicais e Processos Erosivos do Centro-Oeste e de Minas Gerais, 2009.

  • MIGUEL, M. G. ; BENATTI, Julio César Beltrame ; SILVA, G. S. V. . Resitência ao Cisalhamento de Misturas Compactadas de Solo-Cimento e Finos de Pedreira. In: Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, 4 e Congresso Nacional de Geotecnia, 2008, Coimbra. XI Congresso Nacional de Geotecnia, 11, 2008, Coimbra. Anais do IV Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia. Coimbra, 2008. v. IV. p. 245-252.

  • SILVA, G. S. V. ; BENATTI, Julio César Beltrame ; MIGUEL, M. G. . Avaliação da resistência de misturas compactadas de solo-cimento e finos de pedreira para uso em fundações rasas. In: Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, 12, 2008, Porto de Galinhas/PE. Anais do XII Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. São Paulo/SP: ABGE, 2008.

  • MIGUEL, M. G. ; ALBUQUERQUE, P. J. R. ; BENATTI, Julio César Beltrame ; MARQUE, R. ; HAJNAL, V. H. J. ; SAUEIA, F. . Aspectos Geológico-geotécnicos da Camada de Solo Argiloso, Laterítico e Coluvionar de Campinas/SP. In: Simpósio sobre Solos Tropicais e Processos Erosivos no Centro Oeste, 3, 2007, Cuiabá. Anais do III Simpósio sobre Solos Tropicais e Processos Erosivos no Centro Oeste, 2007.

  • MIGUEL, M. G. ; ALBUQUERQUE, P. J. R. ; CARVALHO, D. ; BENATTI, Julio César Beltrame ; MARQUE, R. . Estudo da Condutividade Hidráulica do Solo Laterítico de Campinas/SP. In: Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, 13, 2006, Curitiba/PR. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. Curitiba/PR: ABMS, 2006.

  • FERREIRA, W. A. ; BENATTI, J. C. B. . Análise do comportamento de estaca escavada, instrumentada, em solo da região de Sinop/MT. In: 8ª Jornada Científica da Unemat, 2017, Caceres, MT. Anais da 8ª Jornada Científica da Unemat, 2017.

  • BENATTI, Julio César Beltrame ; CAMARINI, Gládis ; PEREIRA, V. M. . Permeabilidade de Concreto com Diferentes Relações a/c. In: Congresso Interno de Iniciação Científica, 15, 2007, Campinas. Anais do XV Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2007.

  • BENATTI, Julio César Beltrame ; ALBUQUERQUE, P. J. R. . Estudo da Permeabilidade do Solo Laterítico de Campinas. In: Congresso Interno de Iniciação Científica, 14, 2006, Campinas. Anais do XIV Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2006.

  • BENATTI, Julio César Beltrame ; MIGUEL, M. G. ; RODRIGUES, R. A. . Influência da sucção matricial e do processo de formação na compressibilidade de amostras de um solo colapsível de Campinas/SP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MIGUEL, M. G. ; ALBUQUERQUE, P. J. R. ; CARVALHO, D. ; BENATTI, Julio César Beltrame ; MARQUE, R. . Estudo da Condutividade Hidráulica do Solo Laterítico de Campinas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENATTI, Julio César Beltrame ; MIGUEL, M. G. . Colapsibilidade com sucção controlada de um solo coluvionar e laterítico de Campinas/SP. Campinas: UNICAMP, 2010 (Dissertação de Mestrado).

  • BENATTI, Julio César Beltrame ; MIGUEL, M. G. . Solo Estabilizado com Cimento e Finos de Pedreira: Resistência à Compressão Triaxial 2007 (Trabalho de Conclusão de Curso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BENATTI, J.C.B. . Estudo da Compressibilidade de Aterros Sanitários: Aplicação ao caso do Aterro Delta A de Campinas/SP. 2013. (Relatório de pesquisa).

BENATTI, J.C.B. . Estudo da Compressibilidade de Aterros Sanitários: Aplicação ao caso do Aterro Delta A de Campinas/SP. 2012. (Relatório de pesquisa).

BENATTI, Julio César Beltrame . Colapsibilidade com Sucção Controlada de um Solo Coluvionar e Laterítico de Campinas/SP. 2009. (Relatório de pesquisa).

BENATTI, Julio César Beltrame ; CAMARINI, Gládis . Permeabilidade ao ar de concreto com diferentes relações a/c. 2007. (Relatório de pesquisa).

BENATTI, Julio César Beltrame ; ALBUQUERQUE, P. J. R. . Estudo da Permeabilidade do Solo Laterítico de Campinas. 2006. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Influência da taxa de aeração no desenvolvimento de biomassa granular aeróbia, Descrição: Diversos estudos vêm apontando as variáveis que influenciam no desenvolvimento de biomassa granular aeróbia, podendo-se citar a relação altura/diâmetro do reator, a taxa de aeração, o tempo de sedimentação, a relação alimento/micro-organismo, o tempo de retenção hidráulica, entre outras. Taxas de aeração da ordem de 1,2 cm/s são indicadas na literatura como as ideais para a formação dos grânulos aeróbios, entretanto, demandam um consumo elevado de energia com compressores ou sopradores. Assim, este estudo tem como objetivo verificar a influencia da taxa de aeração na formação de lodo granular aeróbio, utilizando reatores em escala de protótipo. Para tanto, foram construídos três reatores, com relação altura/diâmetro de 4, diâmetro de 0,4 m e volume aproximado de 0,2 m3. Os reatores deverão operar com taxas de aeração de 0,2 cm/s, 0,4 cm/s e 0,8 cm/s, respectivamente, em 4 ciclos: enchimento (20 min), reação (210 min), decantação (5 min ? na fase de operação), e esvaziamento (5 min), totalizando 4 horas/ciclo. Será imposta uma relação de troca de 50%. Os reatores serão abastecidos com esgoto oriundo da rede de esgotamento sanitário da Unicamp e toda a operação será controlada por válvulas pneumáticas acionadas por temporizadores. O ?start-up? será feito mediante a adição de lodo proveniente de reatores tipo lodos ativados, e a formação do lodo granular será induzida pela diminuição do tempo de sedimentação, em função do controle da relação Alimento/Micro-organismo. Análises físico-químicas serão feitas de forma periódica nos seguintes pontos de coleta, para cada reator: entrada do esgoto bruto, saída do efluente tratado e liquor misto. Serão também realizados ensaios de caracterização do lodo: granulometria, EPS, IVL, além de ensaios morfológicos e de DGGE. Espera-se, com esta pesquisa, entender a influência da taxa de aeração na formação do lodo granular aeróbio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julio César Beltrame Benatti - Coordenador / Edson Aparecido Abdul Nour - Integrante.

  • 2016 - Atual

    ANÁLISE DA CAPACIDADE DE CARGA DE ESTACAS BROCA INSTRUMENTADAS UTILIZANDO PROVAS DE CARGA ESTÁTICAS, EM SINOP, MT, Descrição: O perfil de solo em Sinop, MT apresenta características que limitam a utilização de fundações rasas, como a baixa capacidade de suporte e a alta compressibilidade. Entretanto, ainda é comum a utilização deste tipo de fundação. Assim, é frequente na região a ocorrência de sapatas de grandes dimensões com consequente concentrações de tensão e recalques diferenciais elevados, ocasionando trincas nas edificações. Recentemente, tem aumentado o uso de fundações profundas na região, o que demanda um conhecimento mais aprofundados acerca dos métodos de cálculo empregados e dos parâmetros de resistência adotados. A execução de provas de cargas estáticas instrumentadas em profundidade permite compreender melhor o mecanismo de transferência de carga em fundações profundas, bem como a distribuição do atrito lateral, também sendo possível a obtenção da curva carga vs recalque e a consequente carga de ruptura. Assim, este trabalho visa a obtenção de parâmetros de cálculo para fundações profundas executadas em Sinop, MT, a partir de provas de carga estáticas realizadas em estacas do tipo Broca instrumentadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Julio César Beltrame Benatti - Coordenador / Flávio Alessandro Crispim - Integrante / Wagner de Almeida Ferreira - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Caracterização Geotécnica de um Solo Puro e com Adição de Bentonita para Utilização como Camada de Base de Aterro Sanitário, Descrição: O crescente número de aterros sanitários sendo construídos em todo o país e a grande demanda por esse tipo de empreendimento exigem o estudo dos sistemas que constituem os aterros sanitários, em particular do sistema de impermeabilização da base, normalmente constituído por uma camada de solo compactado ou por uma associação entre solo compactado e geossintéticos. Dentro desse contexto, esse trabalho tem como objetivo caracterizar geotecnicamente o solo da região do futuro aterro sanitário de Sinop, MT, para verificar sua aplicabilidade como camada de base de aterro sanitário. Serão caracterizadas amostras do solo puro e com adições crescentes de bentonita (2,0%, 4,0% e 6,0% em base seca). A caracterização geotécnica envolve a coleta do solo em campo e preparação das amostras; realização de ensaios de índices físicos, limites de consistência, granulometria, compactação na energia Proctor normal, permeabilidade à carga variável, além da obtenção de parâmetros químicos e da composição mineralógica do solo. Objetiva-se analisar os resultados dos ensaios com o enfoque na aplicação como camada impermeabilizante de aterro sanitário, com base na recomendação da legislação vigente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Julio César Beltrame Benatti - Coordenador / Flávio Alessandro Crispim - Integrante / Maicom José Hillesheim - Integrante / Roberto Vasconcelos Pinheiro - Integrante / Rogério Dias Dalla Riva - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Estudo da Compressibilidade de Aterros Sanitários: Aplicação ao Caso do Aterro Delta A de Campinas/SP, Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral estudar a compressibilidade de uma célula experimental de deposição de resíduos sólidos urbanos ? RSU. A célula experimental, de grandes dimensões (70m x 70m x 5m), deverá ser construída dentro do complexo Delta, em Campinas/SP, na cota final de alteamento do aterro Delta A. Para o estudo será feita uma extensa campanha de monitoramento: (a) geotécnico, com medições de deslocamentos verticais e horizontais da célula, através da instalação de marcos superficiais e placas de recalque; (b) de produção de gás e chorume, com medição das vazões de gás e chorume produzidas ao longo do tempo; (c) das condições ambientais. Os parâmetros de compressibilidade do RSU depositado na célula deverão também ser estudados em laboratório, através da utilização de edômetro de grandes dimensões, onde o resíduo deverá ser submetido às mesmas condições de campo. A partir dos resultados do monitoramento em campo e laboratório e do acompanhamento da degradação do RSU ao longo do tempo, deverá ser concebido um modelo matemático-computacional para a previsão de recalques no aterro Delta A.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) . , Integrantes: Julio César Beltrame Benatti - Integrante / Miriam Gonçalves Miguel - Coordenador / Egle Novaes Teixeira - Integrante / Sueli Yoshinaga Pereira - Integrante / Dorival Pedroso - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2008 - 2010

    Colapsibilidade com Sucção Controlada de um Solo Coluvionar e Laterítico de Campinas/SP, Descrição: Este projeto tem como objetivo geral estudar a colapsibilidade do solo laterítico da camada superficial do campus da Unicamp, através da realização de ensaios edométricos com controle de sucção, executados em laboratório, e da interpretação de lâminas delgadas e impregnadas, com o solo antes e depois dos ensaios, de modo a se levar em conta as diferenças das estruturas natural e após o colapso. As amostras de solo indeformadas, submetidas aos ensaios, foram coletadas através da abertura de um poço de inspeção no Campo Experimental de Mecânica dos Solos e Fundações da Feagri, cujo perfil geotécnico apresenta uma camada de solo superficial de origem coluvionar, constituída de uma argila silto-arenosa, porosa, em condição não saturada, laterítica e de espessura em torno de 6,5m. Ensaios já realizados em amostras deste solo o apontaram como colapsível, apresentando, após inundação em diversos carregamentos mantidos constantes, deformações adicionais repentinas e de grandes proporções. Os ensaios edométricos com controle de sucção permitirão uma análise mais realística do fenômeno do colapso para esse perfil de solo, uma vez que leva em conta a influência da sucção matricial imposta às amostras durante os ensaios, simulando as distintas situações de secagem e umedecimento que ocorrem naturalmente no perfil. Os resultados experimentais obtidos pelos ensaios edométricos deverão ser inseridos num modelo teórico proposto por Alonso et al (1990) de modo a avaliar sua aplicação em solos tropicais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Julio César Beltrame Benatti - Integrante / Miriam Gonçalves Miguel - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Ciências Extatas e Tecnológicas - FACET. , Avenida dos Ingás, 3001, Jardim Imperial, 78555000 - Sinop, MT - Brasil, Telefone: (066) 35112121

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2015

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundações

    • 07/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Extatas e Tecnológicas - FACET, Curso de Engenharia Civil.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante.

    • 01/2016 - 07/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Sinop, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado Regional.

    • 07/2015 - 06/2017

      Direção e administração, Faculdade de Ciências Extatas e Tecnológicas - FACET, Curso de Engenharia Civil.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 03/2014 - 07/2015

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundações, Geotecnia III, Goetecnia I

  • 2008 - 2008

    Aeroservice Consultoria e Engenharia de Projeto Ltda

    Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Engenheiro Civil, Carga horária: 20

  • 2007 - 2007

    Aeroservice Consultoria e Engenharia de Projeto Ltda

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20