Adelino Sanchez Ramos da Silva

possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (2002). No ano de 2007, obteve o título de Doutor na área de Biodinâmica da Motricidade Humana na Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". No final de 2008 concluiu o estágio de pós-doutorado no Laboratório de Investigação Clínica em Resistência à Insulina da Faculdade de Ciências Médias da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 2019, concluiu o primeiro estágio de pós-doutorado no exterior no Nutrition, Exercise Physiology, and Sarcopenia Laboratory, Tufts University, Boston, EUA. É membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e da International Society of Exercise and Immunology. Atualmente é professor associado (RDIDP) da Universidade de São Paulo (USP) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Tem experiência na avaliação das respostas moleculares ao exercício físico agudo e/ou crônico em diferentes tecidos de roedores e em músculo esquelético de seres humanos portadores ou não de doenças crônico degenerativas. Líder do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Molecular e Exercício Físico - USP, cadastrado no CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/487418).

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biodinâmica da Motricidade Humana

2003 - 2007

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Respostas de alguns marcadores bioquímicos de overtraining ao longo de uma periodização no futebol. Relações com as performances aeróbia e anaeróbia.
Prof. Dr. Claudio Alexandre Gobatto. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: futebol; overtraining; performance; treinamento.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Fisiologia do Exercício.

Graduação em Licenciatura em Educação Física

1999 - 2002

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Modelo da velocidade crítica em corrida de intensidades variadas
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Kokubun
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016

Livre-docência. , Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, EEFERP, Brasil. , Título: Alterações séricas, musculares, hepáticas e hipotalâmicas em resposta ao overreaching não funcional induzido pelo exercício físico realizado em esteira rolante em declive, em aclive e sem inclinação em camundongos, Ano de obtenção: 2016., Palavras-chave: overreaching não funcional; camundongos; inflamação; via de sinalização da insulina; hipertrofia; estresse do retículo endoplasmático.

2018 - 2019

Pós-Doutorado. , Jean Mayer Human Nutrition Research Center on Aging, HNRCA, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Bioinformática. , Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Fisiologia do Exercício.

2007 - 2008

Pós-Doutorado. , Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP, FCM - UNICAMP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Fisiologia molecular do exercício e mecanismos de resistência à insulina..

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

Testes de Potência e Capacidades Anaeróbias. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2005 - 2005

Ergoespirometria: importância e aplicações. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2005 - 2005

O Sistema de Treinamento do Desportista de Alto.. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2005 - 2005

Avanços no Treinamento de Força. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2003 - 2003

Aplicação da Fisiologia do Exercício na Avaliação.. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2002 - 2002

Curso de Verão 2002. (Carga horária: 80h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2002 - 2002

Fisiologia do Exercício Aplicada ao Esporte. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2002 - 2002

Curso de Musculação. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário de Araraquara, UNIARA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Fisiologia Humana Geral.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia Molecular do Exercício.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Biologia Molecular.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Envelhecimento.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Modelo animal.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Obesidade.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, A. S. R. . II Jornada em Ciências da Atividade Física. 2008. (Outro).

SILVA, A. S. R. . III Festival de Educação Física Adaptada. 2001. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Workshop em Fisiologia e Bioquímica do Exercício.Adaptações moleculares ao overreaching não funcional. 2015. (Outra).

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana, XV Simpósio Paulista de Educação Física. Exercício Físico e Inflamação. 2015. (Congresso).

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana, XV Simpósio Paulista de Educação Física. Coordenação da apresentação de trabalhos da área temática de Fisiologia/bioquímica do exercício/Biodinâmica do rendimento e treinamento esportivo. 2015. (Congresso).

XII Fórum de Pesquisa em Exercício Físico e Reabilitação Cardiovascular.Treinamento físico previne apoptose de neurônios hipotalâmicos anorexigênicos e restaura o controle da fome em camundongos obesos. 2015. (Outra).

XL Congress of the Brazilian Society of Immunology. Running slope influences the nonfucntional overreaching-induced inflammation degree. 2015. (Congresso).

37 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte: "Lições e Sonhos na Atividade Física e no Exercício".Efeitos de diferentes protocolos de overtraining no conteúdo das citocinas pró-inflamatórias, IL-6 e TNF-alfa, em tecido hepático de camundongos. 2014. (Seminário).

SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.Efeitos do nonfunctional overreaching induzido através de corrida em esteira rolante em declive, sem inclinação e em aclive no desempenho físico de camundongos. 2014. (Simpósio).

II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer e XIV Simpósio de Educação Física e Esporte. Aspectos biomecânicos, fisiológicos e genéticos do treinamento. 2010. (Congresso).

9th Symposium Exercise Immunology - Emerging relevance in clinical medicine.Effect of exercise intensity on skeletal muscle inflammatory signaling and insulin resistance in diet-induce obese Wistar rats. 2009. (Simpósio).

Encontro Pós-Olímpico.Um olhar nas olimpíadas. 2008. (Encontro).

II Jornada em Ciências da Atividade Física. 2008. (Encontro).

Nínguem Morre de Véspera. 2007. (Encontro).

V Jornada Científica.Overtraining no esporte atual: perspectivas e intervenções do profissional de educação física.. 2007. (Encontro).

I Semana de Educação Física da Faculdade Estácio de Sá.Periodização do Treinamento Esportivo. 2006. (Outra).

Palestra para cusro de Educação Física da UFSCar.Fisiologia do exercício aplicada ao futebol profissional. 2006. (Encontro).

Palestra para o curso de Educação Física da UNIP.Aspectos fisiológicos, bioquímicos, hematológicos e de performance relacionados ao overtraining. 2006. (Encontro).

V Encontro de Educação Física das Faculdades Integradas de Bauru.Aspectos do Overtraining no Futebol Profissional. 2006. (Encontro).

V Semana das Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina.Periodização do Treinamento e suas Relações com o Overtraining. 2006. (Outra).

XI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física. 2006. (Congresso).

XXIX Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 2006. (Simpósio).

I Congresso de Ciência do Desporto. 2005. (Congresso).

IV Workshop em Fisiologia do Exercício da UFSCar e I Congresso Paulista da Sociedade Brasileira de Fisiologia do Exercício. 2005. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e X Simpósio Paulista de Educação Física.. 2005. (Congresso).

XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 2005. (Simpósio).

XXVII SImpósio Internacional de Ciências do Esporte - Atividade Física da Ciência Básica para a Ação Efetiva.XXVII SImpósio Internacional de Ciências do Esporte. 2004. (Simpósio).

III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e IX Simpósio Paulista de Educação Física. III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e IX Simpósio Paulista de Educação Física. 2003. (Congresso).

Conversas Com Quem Gosta de Atletismo II.Conversas Com Quem Gosta de Atletismo II. 2003. (Encontro).

I Fórum Internacional em Atividade Motora e Saúde.I Fórum Internacional em Atividade Motora e Saúde. 2003. (Encontro).

III Encontro Revista Motriz.III Encontro Revista Motriz. 2003. (Encontro).

III Simpósio Miguel Rolando Covian.III Simpósio Miguel Rolando Covian. 2003. (Simpósio).

Programa Atividade Física para Terceira Idade.Atividade física e tecido ósseo. 2003. (Encontro).

VIII Encontro AAARL de Medicina Esportiva.VIII Encontro AAARL de Medicina Esportiva. 2003. (Encontro).

XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - Atividade Física Construindo Saúde.XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 2003. (Simpósio).

XIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP. XIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2002. (Congresso).

II Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e VII Simpósio Paulista de Educação Física.II Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e VII Simpósio Paulista de Educação Física. 2001. (Simpósio).

IV Ciclo de Palestras de Gerontologia "Prof. Dr. FRank Perry Goldman" - Semana do Idoso. 2001. (Outra).

Simpósio Internacional de Psicologia do Esporte.Simpósio Internacional de Psicologia do Esporte. 2001. (Simpósio).

XIII Congresso de Iniciação Ciêntifica da Unesp. 2001. (Congresso).

XVII Semana de Estudos da Educação Física.XVII Semana de Estudos da Educação Física. 2000. (Encontro).

I Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e VII Simpósio Paulista de Educação Física. I Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e VII Simpósio Paulista de Educação Física. 1999. (Congresso).

XVI Semana de Estudos da Educação Física.XVI Semana de Estudos da Educação Física. 1999. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gustavo Paroschi Morais

SILVA, ADELINO SR; RIVAS, D.; HERZOG, W.; MORAES, R.. Excesso de exercício excêntrico, carga mecânica na articulação do joelho e osteoartrite em camundongos C57BL/6. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação - Educação Física e Esporte) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Pinto

da Silva, A.S.R.; SOUZA, H. C. D.; ELIAS, L. L. K.; ZANESCO, A.. Overreaching não funcional em modelo animal e estresse do retículo endoplasmático no fígado e músculo cardíaco. 2017. Dissertação (Mestrado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luciana da Costa Oliveira

DA SILVA, A. S. R.; Puggina, EF; ALBERICE, L. C.; GAIOLLA, P. S. A.. Efeitos do overreaching não fuuncional na via de sinalização insulínica do tecido cardíaco de camundongos.. 2017. Dissertação (Mestrado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alisson Luiz da Rocha

DA SILVA, A. S. R.; Puggina, EF; ALBERICE, L. C.; SERAPHIM, P. M.. Overreaching não funcional em modelo animal: adaptações inflamatórias e hipertróficas do músculo cardíaco.. 2017. Dissertação (Mestrado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Osvaldo Tadeu da Silva Junior

SANTOS, J. W.; SILVA, M. P.;DA SILVA, A. S. R.. Efeito do treinamento físico periodizado sobre o acúmulo de atividade física espontânea, voluntária e a ingestão calórica em ratos Wistar.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Adriana Caldo Silva

da Silva, A.S.R.; Puggina, EF; Pauli, J.R.. Efeitos do overreaching não funcional sobre a via da mTOR em tecido hepático de camundongos. 2016. Dissertação (Mestrado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Takae Tamy Kitabatake

ARAUJO, J. E.; MATTIOLI, R.;DA SILVA, A.S.. Alterações morfológicas e comportamentais em gerbilos isquêmicos induzidas pela exposição à nicotina e treino de marcha forçada contínua em esteira. 2016. Dissertação (Mestrado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tábata de Paula Facioli

SOUZA, H. C. D.;DA SILVA, A.S.; DAVILA, K. A. L.. Estudo da relação da aptidão cardiorrespiratória com parâmetros hemodinâmicos e autonômicos cardiovasculares em indivíduos saudáveis - comparação entre os sexos.. 2016. Dissertação (Mestrado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vitor Luiz de Andrade

Santiago, Paulo Roberto Pereira;GOBATTO, C. A.da Silva, A.S.R.. Alterações mecânicas e fisiológicas induzidas por um teste anaeróbio de esforços repetidos de alta intensidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: CAMILA SILVA FORESTO

SVERZUT, A. C. M.;da Silva, A.S.R.; BAVIERA, A.. Aspectos morfológicos e moleculares da atrofia muscular induzida pela imobilização em ratas em diferentes estágios de desenvolvimento pós-natal. 2015. Dissertação (Mestrado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruno César Pereira

da Silva, A.S.R.; Puggina, EF; BUENO JUNIOR, C. R.. Estudo dos efeitos do overtraining induzido através do exercício em esteira rolante sem inclinação, em aclive e em declive, no conteúdo e ativação das proteínas das vias inflamatória e de sinalização da insulina em camundongos. 2015. Dissertação (Mestrado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luciene Lenhare

PAULI, J. R.;DA SILVA, A.S.; CARVALHO FILHO, M. A.. Caracterização da S-nitrosação experimental da SIRT1 no músculo esquelético em modelo experimental de envelhecimento. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carlos Augusto Kalva Filho

PAPOTI, M.SILVA, ADELINO S. R. da; FERNANDES, R. A.. Validação de um teste específico para determinação do déficitacumulado de oxigênio (MAOD) e da máxima fase estável de lactato em nado atado. 2013. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Nathália Arnosti Vieira

Manchado-Gobatto, FB; Pellegrinotti, IL;SILVA, A. S. R.. Avaliações fisiológicas e efeitos do treinamento com cargas monitoradas sobre parâmetros aeróbios, anaeróbios e de performance em canoagem slalom. 2012. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Educação Física) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Wladimir Rafael Beck

GOBATTO, C. A.PAPOTI, M.SILVA, A. S. R.. Efeitos da luminosidade e do horário do exercício de natação sobre algumas respostas endócrinas, imunológicas e de estresse oxidativo em ratos. 2012.

Aluno: Paulo Henrique Silva Marques de Azevedo

PEREZ, S. E. A.;PAPOTI, M.; SILVA, A. B.; BALDISSERA, V.;SILVA, A. S. R.. Proposta de teste específico para determinação do limiar anaeróbio, limiar de compensação respiratória e máxima fase estável de lactato em judocas. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Ricardo Camões Sampaio

MORAES, C.; BARROS, M. P.;SILVA, A. S. R.. Exercício físico e marcadores de inflamação e estresse oxidativo em idosas. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Anderson Clayton Gomes

MORAES, C.; BOAVENTURA, M. F. C.;SILVA, A. S. R.. Efeito do exercício físico sobre marcadores de risco cardiovascular e a capacidade funcional em idosas. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Marcelo Marcos Pereira

CAVAGLIERI, C. R.; VERLENGIA, R.;SILVA, A. S. R.. Respostas adaptativas após treinamento contínuo e intervalado em esteira: biomarcadores do estresse fisiológico e metabólitos químicos. 2009. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Educação Física) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Luciana da Costa Oliveira

DE FREITAS, ELLEN C.; ELIAS, L. L. K.;DA SILVA, A. S. R.. Efeitos da combinação do jejum intermitente com o exercício físico sobre a via autofágica hipotalâmica em camundongos obesos. 2020. Tese (Doutorado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Stella Vieira Philbois Duarte

DA SILVA, ADELINO S.R.; SIMOES, M. V.; SOUZA, H. C. D.. Estudo dos parâmetros cardiovasculares em mulheres hipertensas, antes e após a menopausa - efeitos da associação do treinamento físico aeróbio com maleato de enalapril e losartan. 2020. Tese (Doutorado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: MARIANA ROSOLEN TAVARES

SIMABUCO, FERNANDO MOREIRA;SILVA, ADELINO S. R.; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA;CINTRA, D. E.; MOURA, R. F.. Modulação da expressão de S6Ks no sistema nervoso central e seus efeitos na obesidade. 2019. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO E DO ESPORTE E METABOLISMO) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vagner Ramon Rodrigues Silva

ROPELLE, E. R.; DE FREITAS, ELLEN C.;SAAD, M. J. A.; VELLOSO, LICIO A.;DA SILVA, ADELINO S.R.. Os efeitos do exercício físico sobre a sensibilidade à glicose no hipotálamo de ratos: o papel da proteína HIF2alfa. 2018. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO E DO ESPORTE E METABOLISMO) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Eloize Cristina Chiarreotto Ropelle

PAULI, JOSÉ R;MOURA, L. P.; CINTRA, A. R. S.; de Freitas, Ellen Cristini;DA SILVA, ADELINO S.R.. Efeito anti-inflamatório do exercício sobre a sensibilidade à insulina no músculo esquelético de roedores obesos: o papel da interleucina 10. 2018. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO E DO ESPORTE E METABOLISMO) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo Henrique Canciglieri

CINTRA, A. R. S.; CURIACOS, J. A.; BOTEZELLI, J. D.;DA SILVA, A.S.PAULI, J. R.. Efeitos do exercício físico sobre a transdução do sinal da adiponectina no músculo esquelético e homeostase glicêmica em ratos idosos. 2018. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO E DO ESPORTE E METABOLISMO) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciene Lenhare Remédio

DA SILVA, A.S.; ROCHA, G. Z.; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA; ARAUJO, M. B.;ROPELLE, E. R.. Efeito da obesidade sobre a S-nitrosação da SIRT1 no tecido hepático e no músculo esquelético de camundongos.. 2018. Tese (Doutorado em Curso de Pós graduação em Clínica Médica Faculdade de Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Carolina Ghezzi

SAAD, M. J. A.;da Silva, A.S.R.; Pauli, J.R.; DELBIN, M. A.; CARVALHO, C. R. O.. Modulação da infiltração e polarização de macrófagos no tecido adiposo marrom e branco de ratos obesos: efeitos do tratamento com análogo do GLP-1, inibido de DPP-4 e exercício físico. 2017. Tese (Doutorado em Fisiopatologia Médica) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciana Santos Souza Pauli

ROPELLE, EDUARDO R; DE MOURA, LEANDRO;DA SILVA, A. S. R.; FREITAS, E. C.; CINTRA, A. R. S.. Papel do exercício físico na regulação da proteína ROCK em hipotálamo de camundongos obesos: Efeitos sobre a sinalização da insulina e leptina.. 2017. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO E DO ESPORTE E METABOLISMO) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Camila de Mattos Faleiros

COIMBRA, T. M.; DANTAS, M.; RAMALHO, F. S.; BURDMANN, E. A.;DA SILVA, A. S. R.. Efeito do treinamento físico prévio nas alterações de função e estruturas renais provocadas pela administração de adriamicina em ratos.. 2017. Tese (Doutorado em Fisiologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Suenimeire Vieira

SOUZA, H. C. D.; SIMOES, M. V.; CESARINO, E. J.; BRITTO, R. R.;DA SILVA, A. S. R.. Estudo das adaptações morfológicas e funcionais cardíacas promovidas pela abordagem farmacológica em associação ao treinamento físico aeróbio em ratos hipertensos.. 2017. Tese (Doutorado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fabrício Eduardo Rossi

FREITAS JUNIOR, I. F.; TRICOLI, V. A. A.; ZAGATTO, A. M.; MONTEIRO, H. L.;DA SILVA, A.S.. Comportamento da prática habitual de atividade física, ingestão alimentar, composição corporal e perfil metabólico em mulheres pós-menopausa, após programas de treinamento concorrente e aeróbio.. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Carlos Kiyoshi Katashima

ROPELLE, EDUARDO; CINTRA, A. R. S.;DA SILVA, A.S.CINTRA, D. E.PAULI, J. R.. Caracterização da S-nitrosação dos fatores de transcrição FOXO1/FOXO3A em músculo esquelético em diferentes modelos experimentais e atrofia. 2016. Tese (Doutorado em Clínica Médica) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leandro Pereira de Moura

PAULI, José Rodrigo;CINTRA, D. E.ROPELLE E.R.SILVA, ADELINO SR; ARAUJO, M. B.. Papel do exercício físico na regulação da Rock em camundongos obesos: efeitos sobre a sinalização da insulina e homeostase da glicose. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Eduardo Zapaterra Campos

PAPOTI, Marcelo; SANTOS, J. W.; Santiago, Paulo Roberto Pereira;ARAUJO, G. G.DA SILVA, A. S.. Determinação do máximo déficit acumulado de oxigênio de nadadores por meio da técnica de retro extrapolação. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rodrigo Luiz Perroni Ferraresso

MACEDO, D. V.; LAMBERTUCCI, R. H.; ZOPPI, C. C.; GADELHA, F. R.;da Silva, A.S.R.. Análise da função e dinâmica mitocondrial em ratos submetidos a um protocolo de overtraining em esteira. 2015. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Flávia Giolo de Carvalho

de FREITAS, E.C.;da Silva, A.S.R.PAPOTI, M.; NONINO, C. B.; CHIN, C. M.. Efeitos da suplementação de taurina e achocolatado sobre a composição corporal, metabolismo protéico, desempenho físico e estresse oxidativo em triatletas. 2015. Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: LUIZ FERNANDO PAULINO RIBEIRO

Gobatto, C.A.PAPOTI, M.; MARQUES, M. F. B.;SILVA, ADELINO S. R. da. Máximo déficit acumulado de oxigênio em corridas livre e resistida em pista. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Gustavo Gomes de Araujo

GOBATTO, C. A.; MACEDO, D. V.;MELLO, M. A. R.; PEREZ, S. E. A.;SILVA, A. S. R.. Efeitos de quatro modelos de treinamento experimental de natação sobre biomarcadores de adaptação e capacidade aeróbia e anaeróbia em ratos Wistar. 2010. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Alexandre Sérgio Silva

ZANESCO, A.; ANTUNES, E.; CARNEIRO, E. M.;MORAES, C.SILVA, A. S. R.. Efeitos do treinamento físico associado à suplementação de L-arginina na resposta relaxante de artéria femoral de ratos. 2009. Tese (Doutorado em Biodinâmica da Motricidade Humana) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Alisson Luiz da Rocha

SILVA, ADELINO RAMOS SANCHEZ DA; SIMABUCO, FERNANDO MOREIRA; DE MOURA, LEANDRO P.. Papel emergente da rev-erb-alfa nas adaptações moleculares a diferentes modelos de exercício físico. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Pinto

SILVA, ADELINO S. R.MORAES, C.PAULI, J. R.. Mecanismos moleculares relacionados ao aumento do conteúdo hepático de gordura em resposta ao excesso de exercício físico. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Larissa Gaioto de Vicente

SILVA, ADELINO S. R.MORAES, C.; FILHO, HUGO T.. Atuação do Toll-Like Receptor 4 (TLR4) no Músculo Cardíaco de Camundongos em Diferentes Modelos de Exercício Físico Agudo. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jonatas Evandro Nogueira

BRANCO, L. G. S.;PAPOTI, MarceloDA SILVA, A. S. R.. Efeito do hidrogênio molecular na inflamação e estresse oxidativo induzido pelo exercício físico.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leandro Pereira de Moura

PAULI, J. R.; KIM, Y.;DA SILVA, A.S.. Papel do exercício físico na regulação da Rock em camundongos obesos: efeitos sobre a sinalização da insulina e homeostase da glicose. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Bruno Brieda Marafon

FILHO, HUGO T.; FIGUEIRA, T. R.;DA SILVA, A. S. R.. Papel do TLR4 no estresse do retículo endoplasmático induzido pelo exercício físico no músculo esquelético.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação - Educação Física e Esporte) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriel Keine Kuga

MOURA, LEANDRO P.; SANTOS, J. W.;DA SILVA, ADELINO S.R.. Efeitos da proteína tirosina fosfatase 1-beta sobre a sinalização da insulina no hipocampo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Carlos Dellavechia de Carvalho

PAPOTI, MARCELO; FIGUEIRA, T. R.;DA SILVA, ADELINO S.R.. Respostas Fisiológicas e moleculares de três modelos de treinamento de corrida com cargas equiparadas em ratos Wistar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação - Educação Física e Esporte) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gustavo Paroschi Morais

DA SILVA, ADELINO S.R.; FILHO, HUGO T.; Santiago, Paulo Roberto Pereira. Excesso de exercício excêntrico, carga mecânica na articulação do joelho e osteoartrite em camundongos C57BL/6. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação - Educação Física e Esporte) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Camila de Paula Monteiro

BUENO JUNIOR, C. R.; FILHO, HUGO T.;DA SILVA, ADELINO S.R.. Associação do polimorfismo Visfatina com a magnitude de resposta ao treinamento físico de crianças com sobrepeso ou obesidade por meio de danças afro-brasileiras. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação - Educação Física e Esporte) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Matheus Silva Norberto

PAPOTI, M.; Puggina, EF;DA SILVA, ADELINO S.R.. Efeitos da metformina sobre a qualidade do treinamento, desempenho e participação metabólica de nadadores.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação - Educação Física e Esporte) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Osvaldo Tadeu da Silva Junior

SANTOS, J. W.;LEME, J. A. C. A.DA SILVA, A. S. R.. Efeito do treinamento periodizado sobre o acúmulo de atividade física espontânea, voluntária e a ingestão calórica em ratos Wistar.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ana Paula Pinto

DA SILVA, A.S.; Puggina, EF; SOUZA, H. C. D.. Overreaching não funcional em modelo animal e estresse do retículo endoplasmático no músculo cardíaco e fígado. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luciana da Costa Oliveira

DA SILVA, A.S.; Puggina, EF; PAPOTI, MARCELO. Efeito do overreaching não funcional na via de sinalização insulínica do tecido cardíaco de camundongos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: João Paulo Vieira Manechini

Puggina, EF;DA SILVA, A.S.PAPOTI, M.. Efeitos do treinamento pliométrico em variáveis fisiológicas, mecânicas e neromusculares de corredores de longa distância. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alisson Luiz da Rocha

DA SILVA, A.S.; SOUZA, H. C. D.; BRANCO, L. G. S.. Overreaching não funcional em modelo animal: adaptações inflamatórias e hipertróficas do músculo cardíaco.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bryan Steve Martinez Galan

FREITAS, E. C.;PAPOTI, M.da Silva, A.S.R.. Efeitos da suplementação de taurina e achocolatado sobre os marcadores de lesão muscular, resposta inflamatória e capacidade aeróbia em triatletas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Bárbara De Almeida Rodrigues

PAULI, JOSÉ R;CINTRA, D. E.DA SILVA, A. S.. Efeitos do exercício físico na regulação da ingestão alimentar e interação TRB3/Akt no hipotálamo de ratos obesos induzidos por dieta rica em gordura. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO E DO ESPORTE E METABOLISMO) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Wladimir Rafael Beck

GOBATTO, C. A.LUCIANO, E.SILVA, A. S. R.. Efeitos da luminosidade e do horário do exercício de natação sobre algumas respostas endócrinas, imunológicas e de estresse oxidativo em ratos. 2011.

Aluno: Alisson Luiz da Rocha

DA SILVA, A. S.; Puggina, EF. Efeitos do overreaching não funcional induzido através de exercício em esteira rolante sem inclinação, em aclive e em declive nos parâmetros de desempenho físico em camundongos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Ênfase em Esporte) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tarine Botta de Arruda

PAPOTI, MarceloSILVA, ADELINO SR. Efeitos de um macrociclo típico de treinamento sobre parâmetros aeróbios, anaeróbios, mecânicos e desempenho de nadadores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Ênfase em Educação Física e Saúde) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruno César Pereira

da Silva, A.S.R.. A new overtraining protocol for mice based on downhill running sessions. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Ênfase em Esporte) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rodrigo Tadeu Pessoa de Sales

SILVA, A. S. R.. Determinação da crítica razão esforço pausa (E:PCRIT) em Uchi-Komi no judô, utilizando deltas de variação da freqüência cardíaca e escala de percepção de esforço de borg.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: CARLOS ALBERTO AMÉRICO BASSO

SILVA, A. S. R.. Periodização no futebol de campo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Aluno: Orlando Pedroso Junior

SILVA, A. S. R.. Respostas da frequencia cardíaca e lactacidemia sanguínea em escalada indoor por atletas experientes e indivíduos iniciantes.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Aluno: Leonardo Gomide Freitas

SILVA, A. S. R.. O Futebol Dentro dos Jornais Paulistas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos.

SILVA, A. S. R.; ROCHA, C. M.; MONTEIRO, C. B. M.; GREGUOL, M.; ARAUJO, J. E.. Cargo de Professor Doutor, em RDIDP, referência MS-3, junto a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto na área de "Educação Física para Portadores de Deficiência". 2012. Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto.

MILL, J. G.; MAFFEI, E. M. D.;SILVA, A. S. R.. Concurso Público para provimento de vaga para o cargo de Professor Adjunto na Matéria Fisiologia Humana. 2010. Universidade Estadual de Santa Cruz.

BARBANTI, V. J.; TAKAHASHI, V. P.; BASTOS, F. C.; SOUZA, H. C. D.;SILVA, A. S. R.. Cargo de Professor Doutor, em RDIDP, referência MS-3, junto a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto na área de ?Tecnologia da Informação em Educação Física e Esporte; Gestão e Marketing na Educação Física e Esporte; Noções de Estatística?. 2009. Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto.

FREITAS JUNIOR, I. F.; VANDERLEI, L. C. M.;DA SILVA, A. S. R.; Puggina, EF; MACHADO, D. R. L.. ?Atividade Física para Criança e Adolescente? e ?Crescimento e Desenvolvimento?. 2017. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marco Aurélio Monteiro Peluso

GOBATTO, C. A.; ZANESCO, A.;PELUSO, M. A. M.; GRECO, C. C.; BALDISSERA, V.. Resposta de alguns marcadores bioquímicos de 'overtraining' ao longo de uma periodização no futebol. Relações com as performances aeróbia e aneróbia. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Marco Aurélio Monteiro Peluso

GOBATTO, C. A.; ZANESCO, A.;PELUSO, M. A. M.. Resposta de alguns marcadores bioquímicos de overtraining ao longo de uma periodização no futebol. Relações com as performances aeróbia e anaeróbia. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Claudio Alexandre Gobatto

GOBATTO, C. A.; ZANESCO, Angelina; PELUSO, Marco Aurélio Monteiro; GRECO, Camila Coelho;BALDISSERA, Vilmar. Respostas de alguns marcadores bioquímicos de overtraining ao longo de uma periodização no futebol. Relações com as performances aeróbia e anaeróbia. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Claudio Alexandre Gobatto

GOBATTO, C. A.; ZANESCO, Angelina; PELUSO, Marco Aurélio Monteiro. Periodização do treinamento esportivo. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Camila Coelho Greco

GOBATTO, C. A.; Zanesco A; PELUSO, M. A. M.;GRECO, C. C.; Baldissera V. Resposta de alguns marcadores bioquímicos de Overtraining ao longo de uma periodização no futebol. Relações com as performances aeróbia e anaeróbia. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Angelina Zanesco

GOBATTO, C. A.; PELUSO, M. A. M.;ZANESCO, A.. Resposta de alguns marcadores bioquímicos de overtraining ao longo de uma periodização no futebol. relações com as performances aeróbia e anaeróbia. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Angelina Zanesco

GOBATTO, C. A.; PELUSO, M. A. M.;ZANESCO, A.. respostas de alguns marcadores bioquímicos de overtraining ao longo de uma periodização no futebol. relações com as performances aeróbia e anaeróbia. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em ciencias da motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Bruno Brieda Marafon

Papel do TLR4 no estresse do retículo endoplasmático induzido pelo exercício físico no músculo esquelético; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação - Educação Física e Esporte) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Rafael Lemes Rovina

Papel da interleucina-6 nas respostas da via da autofagia no coração de camundongos submetidos ao exercício físico agudo exaustivo; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação - Educação Física e Esporte) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Gustavo Paroschi Morais

Exercício físico como estratégia não farmacológica na prevenção e tratamento da Doença de Alzheimer; Início: 2019; Tese (Doutorado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Luciana da Costa Oliveira

Efeitos da combinação do jejum intermitente com o exercício físico sobre a via autofágica hipotalâmica em camundongos obesos; ; Início: 2018; Tese (Doutorado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Eike Bianchi Kohama

Papel do fator de crescimento semelhante à insulina tipo I (IGF-I) nas adaptações moleculares da via da autofagia induzidas pelo exercício físico de força; ; Início: 2018; Tese (Doutorado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Alisson Luiz da Rocha

Papel emergente da rev-erb-alfa nas adaptações moleculares a diferentes modelos de exercício físico; Início: 2017; Tese (Doutorado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Larissa Gaioto de Vicente

Atuação do Toll-Like Receptor 4 (TLR4) no Músculo Cardíaco de Camundongos em Diferentes Modelos de Exercício Físico Agudo; Início: 2017; Tese (Doutorado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Ana Paula Pinto

Mecanismos moleculares relacionados ao aumento do conteúdo hepático de gordura em resposta ao excesso de exercício físico; Início: 2017; Tese (Doutorado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Gustavo Paroschi Morais

Excesso de exercício excêntrico, carga mecânica na articulação do joelho e osteoartrite em camundongos C57BL/6; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação - Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Alisson Luiz da Rocha

Overreaching não funcional em modelo animal: adaptações inflamatórias e hipertróficas do músculo cardíaco; 2017; Dissertação (Mestrado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Ana Paula Pinto

Overreaching não funcional em modelo animal e estresse do retículo endoplasmático no músculo cardíaco e fígado; 2017; Dissertação (Mestrado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Luciana da Costa Oliveira

Efeito do overreaching não funcional na via de sinalização insulínica do tecido cardíaco de camundongos; 2017; Dissertação (Mestrado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Adriana Caldo Silva

Efeitos do overreaching não funcional sobre a via da mTOR em tecido hepático de camundongos; 2015; Dissertação (Mestrado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Bruno César Pereira

Efeitos do overtraining induzido através de exercício em esteira rolante sem inclinação, em aclive e em declive, no conteúdo e ativação das proteínas das vias inflamatória e de sinalização da insulina em camundongos; 2014; Dissertação (Mestrado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Graziella Nascimento Ferreira

2018; Universidade de São Paulo,; Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Flávia Nitolo Corrêa dos Santos

Comparação entre métodos invasivos e não invasivo de determinação do condicionamento aeróbio; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Alisson Luiz da Rocha

Efeitos do overreaching não funcional induzido através de exercício em esteira rolante sem inclinação, em aclive e em declive nos parâmetros de desempenho físico em camundongos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Ênfase em Esporte) - Universidade de São Paulo; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Bruno César Pereira

A new overtraining protocol for mice based on downhill running sessions; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Ênfase em Esporte) - Universidade de São Paulo; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Hernani Correa Medola

O cumprimento do Estatuto do Torcedor nos estádios de futebol paulistanos: Comparação entre o serviço oferecido ao torcedor partícipe e o determinado pela lei; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Atividade Física) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP; ; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Fernando Iglesias Temblas Júnior

Análise longituinal das ações técnicas de três jogadores da seleção brasileira masculina de futebol em três jogos válidos pelas copas do mundo de 1998, 2002 e 2006; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Atividade Física) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP; ; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Alex Zelanti Roseguini

Determinações e relações dos parâmetros anaeróbios do RAST, do limiar anaeróbio e da resposta lactacidemica obtida no início, no intervalo e ao final de uma partida oficial de handebol; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

André Luís Bonette

Efeitos do Treinamento na Determinação do Limiar Anaeróbio obtido através da Lactacidemia e Glicemia em futebolistas; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Bruno Brieda Marafon

Comportamento da via autofágica em resposta ao exercício físico regular e overtraining; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Rafael Lemes Rovina

Respostas do NR1D1 a diferentes modelos de exercício físico agudo no músculo esquelético de camundongos; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Educação Física e Esporte) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Amauri Campassi de Almeida

ÍNDICES DE INFLAMAÇÃO EM CAMUNDONGOS SUBMETIDOS A UM PROTOCOLO DE OVERTRAINING E TREINAMENTO MODERADO EM ACLIVE E DECLIVE; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Marcelo Voltolini Stocco

Comportamento da via autofágica em resposta ao exercício físico regular e overtraining; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física - Ênfase em Educação Física e Saúde) - Universidade de São Paulo, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

JANAÍNA DE SOUZA ALVES

Comportamento da via autofágica em resposta ao exercício físico regular e overtraining; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física - Ênfase em Educação Física e Saúde) - Universidade de São Paulo, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Tiago Romero

Comportamento da via autofágica em resposta ao exercício físico regular e overtraining; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física - Ênfase em Educação Física e Saúde) - Universidade de São Paulo, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Bruno Brieda Marafon

Comportamento da via autofágica em resposta ao exercício físico regular e overtraining; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física - Ênfase em Educação Física e Saúde) - Universidade de São Paulo, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Rafael Lemes Rovina

Comportamento da via autofágica em resposta ao exercício físico regular e overtraining; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física - Ênfase em Educação Física e Saúde) - Universidade de São Paulo, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Gustavo Paroschi Morais

Efeitos do protocolo de overtraining baseado em contrações excêntricas sobre a via inflamatória e da mTOR no coração de camundongos C57BL/6; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física - Ênfase em Educação Física e Saúde) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Alisson Luiz da Rocha

Efeitos do overreaching não funcional induzido através de exercício em esteira rolante sem inclinação, em aclive e em declive no conteúdo e ativação das proteínas da via de sinalização da mTOR em músculo esquelético de camundongos; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Bruno César Pereira

Efeitos do treinamento e do overtraining nas concentrações séricas e no conteúdo muscular de citocinas pró-inflamatórias em camundongos; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Bruno César Pereira

Efeitos do treinamento e overtraining no conteúdo e ativação das proteínas da via de sinalização da insulina em músculo esquelético de camundongos Swiss; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Bruno César Pereira

Efeitos do treinamento e overtraining no conteúdo e ativação das proteínas da via de sinalização da insulina em músculo esquelético de camundongos swiss; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Bruno César Pereira

Efeitos do treinamento e overtraining no conteúdo e ativação das proteínas da via de sinalização da insulina em músculo esquelético de camundongos Swiss; 2013; Iniciação Científica - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Luís Armando Leonardo Filho

Comparação dos níveis de glicogênio muscular, do conteúdo da proteína GLUT-4, e do conteúdo e ativação das proteínas da via de sinalização insulínica em músculo esquelético de camundongos treinados e em overtraining; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Pedro Pugliesi Abdalla

Respostas dos níiveis de glicogênio muscular e do conteúdo da proteína glut-4 em músculo esquelético de camundongos treinados e em overtraining; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Guilherme Figueiredo Alvez

Efeito do overtraining sobre o desempenho físico de camundongos swiss; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Mônica Fonseca Diogo

Relação entre o overtraining e a produção de citocinas pró-inflamatórias em camundongos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Elisa María Barrón Cabrera

Effect of physical exercise program and an adequate diet on methylation patterns and expression of inflammation genes in patients with obesity; 2019; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Programa de Mobilidade de Pós-Graduação da Red de Macrouniversidades Públic; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Nathan Padovani dos Santos

Escola de futebol para adolescentes entre 11 e 15 anos de idade da comunidade de Ribeirão Preto; 2018; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Giovanni Henrique Teixeira dos Santos Góes

Escola de futebol para adolescentes entre 11 e 15 anos de idade da comunidade de Ribeirão Preto; 2018; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Joao Lucas Souza Junior

Escola de futebol para adolescentes entre 11 e 15 anos de idade da comunidade de Ribeirão Preto; 2018; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Gabriel Ramos Moraes

Escola de futebol para adolescentes entre 11 e 15 anos de idade da comunidade de Ribeirão Preto; 2018; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Kevin Adrian Tsuruda Wiggers

Escola de futebol para adolescentes entre 11 e 15 anos de idade da comunidade de Ribeirão Preto; 2018; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Augusto Henrique Pila Pereira

Escola de futebol para adolescentes entre 11 e 15 anos de idade da comunidade de Ribeirão Preto; 2018; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Guilherme Ximenez Nadaleto

Escola de futebol para adolescentes entre 11 e 15 anos de idade da comunidade de Ribeirão Preto; 2018; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Kevin Adrian Tsuruda Wiggers

Escola de futebol para adolescentes entre 11 e 15 anos de idade da comunidade de Ribeirão Preto; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Giovanni Henrique Teixeira dos Santos Góes

Escola de futebol para adolescentes entre 11 e 15 anos de idade da comunidade de Ribeirão Preto; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Joao Lucas Souza Junior

Escola de futebol para adolescentes entre 11 e 15 anos de idade da comunidade de Ribeirão Preto; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Murillo Brito da Silva

Escola de futebol para adolescentes entre 11 e 15 anos de idade da comunidade de Ribeirão Preto; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Edson Alves dos Santos

Escola de futebol para adolescentes entre 11 e 15 anos de idade da comunidade de Ribeirão Preto; 2016; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Caique Martins

Escola de futebol para adolescentes entre 11 e 15 anos de idade da comunidade de Ribeirão Preto; 2016; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Victor da Cruz Delibo

Escola de futebol para adolescentes entre 11 e 15 anos de idade da comunidade de Ribeirão Preto; 2016; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Programa Unificado de Bolsas/USP; Orientador: Adelino Sanchez Ramos da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mario José Abdalla Saad

2008; Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Mario Jose Abdalla Saad;

Claudio Alexandre Gobatto

Respostas de alguns marcadores bioquímicos de overtraining ao longo de uma periodização no futebol; Relações com as performances aeróbia e anaeróbia; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Claudio Alexandre Gobatto;

Eduardo Kokubun

Modelo da Velocidade Crítica em corrida de intensidades variadas; 2002; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Kokubun;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MINUZZI, LUCIELE ; KUGA, GABRIEL ; BREDA, LEONARDO ; GASPAR, RAFAEL ; MUOZ, VITOR ; PEREIRA, RODRIGO ; BOTEZELLI, JOSÉ ; Da Silva, Adelino ; CINTRA, DENNYS ; DE MOURA, LEANDRO ; ROPELLE, EDUARDO ; PAULI, JOSÉ . Short-term Resistance Training Increases APPL1 Content in the Liver and the Insulin Sensitivity of Mice Fed a Long-term High-fat Diet. EXPERIMENTAL AND CLINICAL ENDOCRINOLOGY & DIABETES , v. 128, p. 30-37, 2020.

  • ANARUMA, CHADI PELLEGRINI ; PEREIRA, RODRIGO MARTINS ; CRISTINA DA CRUZ RODRIGUES, KELLEN ; RAMOS DA SILVA, ADELINO SANCHEZ ; CINTRA, DENNYS ESPER ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO ; PEREIRA DE MOURA, LEANDRO . Rock protein as cardiac hypertrophy modulator in obesity and physical exercise. LIFE SCIENCES , v. 254, p. 116955, 2020.

  • DE VICENTE, LARISSA G. ; PINTO, ANA P. ; MUOZ, VITOR R. ; ROVINA, RAFAEL L. ; DA ROCHA, ALISSON L. ; GASPAR, RAFAEL C. ; DA SILVA, LILIAN E.C.M. ; SIMABUCO, FERNANDO M. ; FRANTZ, FABIANI G. ; PAULI, JOSÉ R. ; DE MOURA, LEANDRO P. ; CINTRA, DENNYS E. ; ROPELLE, EDUARDO R. ; DA SILVA, ADELINO S.R. . Tlr4 participates in the responses of markers of apoptosis, inflammation, and ER stress to different acute exercise intensities in mice hearts. LIFE SCIENCES , v. 240, p. 117107, 2020.

  • PAROSCHI MORAIS, GUSTAVO ; DA ROCHA, ALISSON L. ; NEAVE, LOUISE M. ; DE A. LUCAS, GUILHERME ; LEONARD, TIMOTHY R. ; CARVALHO, ANDREA ; SANCHEZ R. DA SILVA, ADELINO ; HERZOG, WALTER . Chronic uphill and downhill exercise protocols do not lead to sarcomerogenesis in mouse skeletal muscle. JOURNAL OF BIOMECHANICS , v. 98, p. 109469, 2020.

  • MUOZ, VITOR ROSETTO ; GASPAR, RAFAEL CALAIS ; ESTECA, MARCOS VINICIUS ; BAPTISTA, IGOR LUCHINI ; VIEIRA, RENAN FUDOLI LINS ; RAMOS DA SILVA, ADELINO SANCHEZ ; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA ; CINTRA, DENNYS ESPER ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO . Physical exercise increases ROCK activity in the skeletal muscle of middle-aged rats. MECHANISMS OF AGEING AND DEVELOPMENT , v. 186, p. 111213, 2020.

  • MUOZ, VITOR ROSETTO ; GASPAR, RAFAEL CALAIS ; KUGA, GABRIEL KEINE ; PAVAN, ISADORA CAROLINA BETIM ; SIMABUCO, FERNANDO MOREIRA ; da Silva, Adelino Sanchez Ramos ; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA ; CINTRA, DENNYS ESPER ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO . The effects of aging on rho kinase and insulin signalling in skeletal muscle and white adipose tissue of rats. JOURNALS OF GERONTOLOGY SERIES A-BIOLOGICAL SCIENCES AND MEDICAL SCIENCES , v. 75, p. 432-436, 2020.

  • PINTO, ANA P. ; VIEIRA, TALES S. ; MARAFON, BRUNO B. ; BATITUCCI, GABRIELA ; CABRERA, ELISA M. B. ; DA ROCHA, ALISSON L. ; KOHAMA, EIKE B. ; RODRIGUES, KELLEN C. C. ; DE MOURA, LEANDRO P. ; PAULI, JOSÉ R. ; CINTRA, DENNYS E. ; ROPELLE, EDUARDO R. ; DE FREITAS, ELLEN C. ; DA SILVA, ADELINO S. R. . The Combination of Fasting, Acute Resistance Exercise, and Protein Ingestion Led to Different Responses of Autophagy Markers in Gastrocnemius and Liver Samples. Nutrients , v. 12, p. 641, 2020.

  • PINTO, ANA P. ; DA ROCHA, ALISSON L. ; CABRERA, ELISA M.B. ; MARAFON, BRUNO B. ; KOHAMA, EIKE B. ; ROVINA, RAFAEL L. ; SIMABUCO, FERNANDO M. ; BUENO JUNIOR, CARLOS R. ; DE MOURA, LEANDRO P. ; PAULI, JOSÉ R. ; CINTRA, DENNYS E. ; ROPELLE, EDUARDO R. ; DA SILVA, ADELINO S.R. . Role of interleukin-6 in inhibiting hepatic autophagy markers in exercised mice. CYTOKINE , v. 130, p. 155085, 2020.

  • CARVALHO, MILENA BARBON DE ; BRANDAO, CAMILA FERNANDA CUNHA ; FASSINI, PRISCILA GIACOMO ; BIANCO, THIAGO MANTELLO ; BATITUCCI, GABRIELA ; GALAN, BRYAN STEVE MARTINEZ ; De Carvalho, Flávia Giolo ; VIEIRA, TALES SAMBRANO ; FERRIOLLI, EDUARDO ; MARCHINI, JULIO SERGIO ; SILVA, ADELINO SANCHEZ RAMOS DA ; de Freitas, Ellen Cristini . Taurine Supplementation Increases Post-Exercise Lipid Oxidation at Moderate Intensity in Fasted Healthy Males. Nutrients , v. 12, p. 1540, 2020.

  • MARINHO, RODOLFO ; MUNÕZ, VITOR R. ; PAULI, LUCIANA S. S. ; ROPELLE, ELOIZE C. C. ; DE MOURA, LEANDRO P. ; MORAES, JULIANA C. ; MOURA-ASSIS, ALEXANDRE ; CINTRA, DENNYS E. ; DA SILVA, ADELINO S. R. ; ROPELLE, EDUARDO R. ; PAULI, JOSÉ R. . Endurance training prevents inflammation and apoptosis in hypothalamic neurons of obese mice. JOURNAL OF CELLULAR PHYSIOLOGY , v. 234, p. 880-890, 2019.

  • GASPAR, RAFAEL CALAIS ; MUOZ, VITOR ROSETTO ; KUGA, GABRIEL KEINE ; NAKANDAKARI, SUSANA CASTELO BRANCO RAMOS ; MINUZZI, LUCIELE GUERRA ; BOTEZELLI, JOSÉ DIEGO ; DA SILVA, ADELINO S.R. ; CINTRA, DENNYS ESPER ; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO . Acute physical exercise increases leptin-induced hypothalamic extracellular signal-regulated kinase1/2 phosphorylation and thermogenesis of obese mice. JOURNAL OF CELLULAR BIOCHEMISTRY , v. 120, p. 697, 2019.

  • OLIVEIRA, LUCIANA DA C. ; DE MORAIS, GUSTAVO P. ; DA ROCHA, ALISSON L. ; TEIXEIRA, GIOVANA R. ; PINTO, ANA P. ; DE VICENTE, LARISSA G. ; PAULI, JOSÉ R. ; DE MOURA, LEANDRO P. ; MEKARY, RANIA A. ; ROPELLE, EDUARDO R. ; CINTRA, DENNYS E. ; DA SILVA, ADELINO S. R. . Excessive treadmill training enhances the insulin signaling pathway and glycogen deposition in mice hearts. JOURNAL OF CELLULAR BIOCHEMISTRY , v. 120, p. 1304-1317, 2019.

  • PINTO, ANA PAULA ; DA ROCHA, ALISSON LUIZ ; KOHAMA, EIKE ; GASPAR, RAFAEL ; SIMABUCO, FERNANDO ; FRANTZ, FABIANI ; MOURA, LEANDRO PEREIRA ; PAULI, JOSE RODRIGO ; CINTRA, DENNYS E. ; ROPELLE, EDUARDO ; de Freitas, Ellen Cristini ; Da Silva, AS . Exhaustive acute exercise-induced ER stress is attenuated in IL-6 knockout mice. JOURNAL OF ENDOCRINOLOGY , v. 240, p. 181-193, 2019.

  • CORDEIRO, ANDRÉ V. ; SILVA, VAGNER R. R. ; PAULI, JOSÉ R. ; DA SILVA, ADELINO S. R. ; CINTRA, DENNYS E. ; MOURA, LEANDRO P. ; ROPELLE, EDUARDO R. . The role of sphingosine-1-phosphate in skeletal muscle: Physiology, mechanisms, and clinical perspectives. JOURNAL OF CELLULAR PHYSIOLOGY , v. 234, p. 10047-10059, 2019.

  • DA ROCHA, ALISSON L. ; PINTO, ANA P. ; KOHAMA, EIKE B. ; PAULI, JOSÉ R. ; DE MOURA, LEANDRO P. ; CINTRA, DENNYS E. ; ROPELLE, EDUARDO R. ; DA SILVA, ADELINO S.R. . The proinflammatory effects of chronic excessive exercise. CYTOKINE , v. 119, p. 57-61, 2019.

  • PEREIRA, RODRIGO MARTINS ; RODRIGUES, KELLEN CRISTINA DA CRUZ ; ANARUMA, CHADI PELLEGRINI ; SANT?ANA, MARCELLA RAMOS ; DE CAMPOS, THAÍS DANTIS PEREIRA ; GASPAR, RODRIGO STELLZER ; CANCIGLIERI, RAPHAEL DOS SANTOS ; DE MELO, DIEGO GOMES ; MEKARY, RANIA A ; da Silva, Adelino Sanchez Ramos ; CINTRA, DENNYS ESPER ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO ; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA . Short-term strength training reduces gluconeogenesis and NAFLD in obese mice. JOURNAL OF ENDOCRINOLOGY , v. 241, p. 59-70, 2019.

  • GASPAR, RAFAEL CALAIS ; MUOZ, VITOR ROSETTO ; KUGA, GABRIEL KEINE ; NAKANDAKARI, SUSANA CASTELO BRANCO RAMOS ; CRISOL, BARBARA MOREIRA ; LENHARE, LUCIENE ; BREDA, LEONARDO ; BOTEZELLI, JOSÉ DIEGO ; SANT'ANA, MARCELLA RAMOS ; DA SILVA, ADELINO S.R. ; CINTRA, DENNYS ESPER ; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO . Acute physical exercise increases APPL1/PI3K signaling in the hypothalamus of lean mice. EUROPEAN JOURNAL OF NEUROSCIENCE , v. 00, p. 1-10, 2019.

  • BATITUCCI, GABRIELA ; BRANDAO, CAMILA FERNANDA CUNHA ; De Carvalho, Flávia Giolo ; MARCHINI, JULIO SERGIO ; PFRIMER, KARINA ; FERRIOLI, EDUARDO ; CUNHA, FERNANDO ; PAPOTI, MARCELO ; TERRAZAS, SARA IVONE BARROS MORHY ; JUNQUEIRA-FRANCO, MÁRCIA VARELLA MORANDI ; da Silva, Adelino Sanchez Ramos ; FREITAS, ELLEN CRISTINI DE . Taurine supplementation increases irisin levels after high intensity physical training in obese women. CYTOKINE , v. 123, p. 154741, 2019.

  • NAKANDAKARI, SUSANA CASTELO BRANCO RAMOS ; MUOZ, VITOR ROSETTO ; KUGA, GABRIEL KEINE ; GASPAR, RAFAEL CALAIS ; SANT'ANA, MARCELLA RAMOS ; PAVAN, ISADORA CAROLINA BETIM ; DA SILVA, LUIZ GUILHERME SALVINO ; MORELLI, ANA PAULA ; SIMABUCO, FERNANDO MOREIRA ; da Silva, Adelino Sanchez Ramos ; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; CINTRA, DENNYS ESPER ; PAULI, JOSÉ RODRIGO . Short-term high-fat diet modulates several inflammatory, ER stress, and apoptosis markers in the hippocampus of young mice. BRAIN BEHAVIOR AND IMMUNITY , v. 79, p. 284-293, 2019.

  • SILVA, VAGNER R. R. ; LENHARE, LUCIENE ; KATASHIMA, CARLOS K. ; MORARI, JOSEANE ; M'ASSIS, ALEXANDRE ; GASPAR, RODRIGO S. ; DA SILVA, ADELINO S. R. ; MOURA, LEANDRO P. ; PAULI, JOSÉ R. ; CINTRA, DENNYS E. ; VELLOSO, LICIO A. ; ROPELLE, EDUARDO R. . TGF-1 downregulation in the hypothalamus of obese mice through acute exercise. JOURNAL OF CELLULAR BIOCHEMISTRY , v. 120, p. 18186-18192, 2019.

  • MILIONI, FABIO ; DE POLI, RODRIGO ARAÚJO BONETTI ; SAUNDERS, BRYAN ; GUALANO, BRUNO ; DA ROCHA, ALISSON L. ; SANCHEZ RAMOS DA SILVA, ADELINO ; MULLER, PAULO DE TARSO GUERRERO ; ZAGATTO, ALESSANDRO MOURA . Effect of -alanine supplementation during high-intensity interval training on repeated sprint ability performance and neuromuscular fatigue. JOURNAL OF APPLIED PHYSIOLOGY , v. 127, p. 1599-1610, 2019.

  • MUOZ, VITOR ROSETTO ; GASPAR, RAFAEL CALAIS ; MINUZZI, LUCIELE GUERRA ; DOS SANTOS CANCIGLIERI, RAPHAEL ; da Silva, Adelino Sanchez Ramos ; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA ; CINTRA, DENNYS ESPER ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO . Rho-kinase activity is upregulated in the skeletal muscle of aged exercised rats. EXPERIMENTAL GERONTOLOGY , v. 128, p. 110746, 2019.

  • MUOZ, VITOR ROSETTO ; GASPAR, RAFAEL CALAIS ; CRISOL, BARBARA MOREIRA ; FORMIGARI, GUILHERME PEDRON ; SANT?ANA, MARCELLA RAMOS ; BOTEZELLI, JOSÉ DIEGO ; GASPAR, RODRIGO STELLZER ; DA SILVA, ADELINO S. R. ; CINTRA, DENNYS ESPER ; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO . Physical exercise reduces pyruvate carboxylase (PCB) and contributes to hyperglycemia reduction in obese mice. Journal of Physiological Sciences , v. 68, p. 493-501, 2018.

  • MORAIS, GUSTAVO P. ; DA ROCHA, ALISSON L. ; PINTO, A. P. ; OLIVEIRA, LUCIANA DA C. ; VICENTE, L. ; FERREIRA, G. N. ; FREITAS, E. C. ; DA SILVA, A. S. R. . Uphill running excessive training increases gastrocnemius glycogen content in C57BL/6 mice.. PHYSIOLOGICAL RESEARCH , v. 67, p. 107-115, 2018.

  • MOURA-ASSIS, A. ; AFONSO, M. ; Oliveira V ; MORARI, JOSEANE ; SANTOS, GA ; KOIKE, M. ; LOTTENBERG, A. ; CATHARINO, R. ; VELLOSO, LICIO A. ; DA SILVA, A. S. R. ; MOURA, LEANDRO P. ; ROPELLE, EDUARDO R ; PAULI, JOSÉ R ; CINTRA, D.E. . Flaxseed oil rich in omega-3 protects aorta against inflammation and endoplasmic reticulum stress partially mediated by GPR120 receptor in obese, diabetic and dyslipidemic mice models. JOURNAL OF NUTRITIONAL BIOCHEMISTRY , v. 53, p. 9-19, 2018.

  • Kalva Filho, Carlos Augusto ; TOUBEKIS, A. ; ZAGATTO, A. M. ; DA SILVA, ADELINO S. R. ; LOURES, J. P. ; CAMPOS, EDUARDO ZAPATERRA ; PAPOTI, M. . Reliability and Validity of Tethered Swimming Lactate Minimum Test and Their Relationship With Performance in Young Swimmers. PEDIATRIC EXERCISE SCIENCE , p. 1-10, 2018.

  • CRISOL, BARBARA M. ; LENHARE, LUCIENE ; GASPAR, RODRIGO S. ; GASPAR, RAFAEL C. ; MUOZ, VITOR R. ; DA SILVA, ADELINO S.R. ; CINTRA, DENNYS E. ; DE MOURA, LEANDRO P. ; PAULI, JOSÉ R. ; ROPELLE, EDUARDO R. . The role of physical exercise on Sestrin1 and 2 accumulations in the skeletal muscle of mice. LIFE SCIENCES , v. 194, p. 98-103, 2018.

  • DA ROCHA, ALISSON L. ; PINTO, ANA P. ; PEREIRA, BRUNO C. ; KOHAMA, EIKE B. ; MORAIS, GUSTAVO P. ; DE VICENTE, LARISSA G. ; PAULI, JOSÉ R. ; CINTRA, DENNYS E. ; ROPELLE, EDUARDO R. ; DE MOURA, LEANDRO P. ; FILHO, HUGO T. ; DA SILVA, ADELINO S.R. . Positive effects of total recovery period on anti- and pro-inflammatory cytokines are not linked to performance re-establishment in overtrained mice. CYTOKINE , v. 103, p. 69-76, 2018.

  • DE CARVALHO, FLÁVIA G. ; BARBIERI, RICARDO A. ; CARVALHO, MILENA B. ; DATO, CARLA C. ; CAMPOS, EDUARDO Z. ; GOBBI, RONALDO B. ; PAPOTI, MARCELO ; SILVA, ADELINO S. R. ; de Freitas, Ellen Cristini . Taurine supplementation can increase lipolysis and affect the contribution of energy systems during front crawl maximal effort. AMINO ACIDS , v. 50, p. 189-198, 2018.

  • MIRANDA, G. B. ; SOUZA, S. I. B. M. T. ; NOBREGA, M. ; CARVALHO, F. G. ; PAPOTI, MARCELO ; MARCHINI, J. S. ; DA SILVA, ADELINO S.R. ; FREITAS, E. C. . Effects of taurine supplementation in elite swimmers performance. Motriz , v. 24, p. e1018137, 2018.

  • KUGA, GABRIEL KEINE ; MUOZ, VITOR ROSETTO ; GASPAR, RAFAEL CALAIS ; NAKANDAKARI, SUSANA CASTELO BRANCO RAMOS ; da Silva, Adelino Sanchez Ramos ; BOTEZELLI, JOSÉ DIEGO ; DE ALMEIDA LEME, JOSÉ ALEXANDRE CURIACOS ; GOMES, RICARDO JOSÉ ; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA ; CINTRA, DENNYS ESPER ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO . Impaired insulin signaling and spatial learning in middle-aged rats: The role of PTP1B. EXPERIMENTAL GERONTOLOGY , v. 104, p. 66-71, 2018.

  • MUOZ, VITOR ROSETTO ; GASPAR, RAFAEL CALAIS ; KUGA, GABRIEL KEINE ; DA ROCHA, ALISSON LUIZ ; CRISOL, BARBARA MOREIRA ; BOTEZELLI, JOSÉ DIEGO ; BAPTISTA, IGOR LUCHINI ; MEKARY, RANIA A. ; da Silva, Adelino Sanchez Ramos ; CINTRA, DENNYS ESPER ; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO . Exercise increases Rho-kinase activity and insulin signaling in skeletal muscle. JOURNAL OF CELLULAR PHYSIOLOGY , v. 233, p. 4791-4800, 2018.

  • RODRIGUES, K. C. C. ; PEREIRA, R. M. ; DANTIS, T. ; MOURA, R. F. ; DA SILVA, ADELINO S.R. ; CINTRA, D. E. ; ROPELLE, E. R. ; PAULI, JOSÉ R. ; ARAUJO, M. ; DE MOURA, LEANDRO P. . The Role of Physical Exercise to Improve the Browning of White Adipose Tissue via POMC Neurons. Frontiers in Cellular Neuroscience , v. 12, p. 88, 2018.

  • MUOZ, VITOR R. ; GASPAR, RAFAEL C. ; KUGA, GABRIEL K. ; NAKANDAKARI, SUSANA C. B. R. ; BAPTISTA, IGOR L. ; MEKARY, RANIA A. ; DA SILVA, ADELINO S. R. ; DE MOURA, LEANDRO P. ; ROPELLE, EDUARDO R. ; CINTRA, DENNYS E. ; PAULI, JOSÉ R. . Exercise decreases CLK2 in the liver of obese mice and prevents hepatic fat accumulation. JOURNAL OF CELLULAR BIOCHEMISTRY , v. 119, p. 5885-5892, 2018.

  • GASPAR, RAFAEL CALAIS ; MUOZ, VITOR ROSETTO ; FORMIGARI, GUILHERME PEDRON ; KUGA, GABRIEL KEINE ; NAKANDAKARI, SUSANA CASTELO BRANCO RAMOS ; BOTEZELLI, JOSÉ DIEGO ; DA SILVA, ADELINO S.R. ; CINTRA, DENNYS ESPER ; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO . Acute physical exercise increases the adaptor protein APPL1 in the hypothalamus of obese mice. CYTOKINE , v. 110, p. 87-93, 2018.

  • DA ROCHA, ALISSON L. ; TEIXEIRA, GIOVANA R. ; PINTO, ANA P. ; DE MORAIS, GUSTAVO P. ; OLIVEIRA, LUCIANA DA C. ; DE VICENTE, LARISSA GAIOTO ; DA SILVA, LILIAN E. C. M. ; PAULI, JOSÉ R. ; CINTRA, DENNYS E. ; ROPELLE, EDUARDO R. ; DE MOURA, LEANDRO P. ; MEKARY, RANIA A. ; DE FREITAS, ELLEN C. ; DA SILVA, ADELINO S. R. . Excessive training induces molecular signs of pathologic cardiac hypertrophy. JOURNAL OF CELLULAR PHYSIOLOGY , v. 233, p. 850, 2018.

  • GALAN, B. S. M. ; De Carvalho, Flávia Giolo ; SANTOS, P. C. ; GOBBI, R. B. ; Kalva Filho, Carlos Augusto ; PAPOTI, MARCELO ; DA SILVA, ADELINO SANCHEZ RAMOS ; DE FREITAS, ELLEN C. . Effects of taurine on markers of muscle damage, inflammatory response and physical performance in triathletes.. JOURNAL OF SPORTS MEDICINE AND PHYSICAL FITNESS , v. 58, p. 1318-1324, 2018.

  • SILVA, VAGNER R. R. ; MICHELETTI, THAYANA O. ; KATASHIMA, CARLOS K. ; LENHARE, LUCIENE ; MORARI, JOSEANE ; MOURA-ASSIS, ALEXANDRE ; DE LIMA-JÚNIOR, JOSÉ C. ; CAMARGO, JULIANA A. ; PASSOS, GABRIELA R. ; GASPAR, RODRIGO S. ; VELLOSO, LICIO A. ; SAAD, MARIO J. ; DA SILVA, ADELINO S. R. ; MOURA, LEANDRO P. ; CINTRA, DENNYS E. ; PAULI, JOSÉ R. ; ROPELLE, EDUARDO R. . Exercise activates the hypothalamic S1PR1-STAT3 axis through the central action of interleukin 6 in mice. JOURNAL OF CELLULAR PHYSIOLOGY , v. 233, p. 9426, 2018.

  • CANCIGLIERI, PAULO HENRIQUE ; KUGA, GABRIEL KEINE ; MUOZ, VITOR ROSETTO ; GASPAR, RAFAEL CALAIS ; DA ROCHA, ALISSON LUIZ ; BREDA, LEONARDO ; ANARUMA, CHADI PELLEGRINI ; MINUZZI, LUCIELE GUERRA ; da Silva, Adelino Sanchez Ramos ; CINTRA, DENNYS ESPER ; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO . The reversal effect of physical exercise on aging-related increases in APPL2 content in skeletal muscle. LIFE SCIENCES , v. 210, p. 209, 2018.

  • CRISOL, BARBARA M. ; VEIGA, CAMILLA B. ; LENHARE, LUCIENE ; BRAGA, RENATA R. ; SILVA, VAGNER R.R. ; DA SILVA, ADELINO S.R. ; CINTRA, DENNYS E. ; MOURA, LEANDRO P. ; PAULI, JOSÉ R. ; ROPELLE, EDUARDO R. . Nicotinamide riboside induces a thermogenic response in lean mice. LIFE SCIENCES , v. 211, p. 1-7, 2018.

  • DÁTILO, MARCELLA NEVES ; SANT ; FORMIGARI, GUILHERME PEDRON ; RODRIGUES, PATRÍCIA BRITO ; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA ; da Silva, Adelino Sanchez Ramos ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO ; CINTRA, DENNYS ESPER . Omega-3 from Flaxseed Oil Protects Obese Mice Against Diabetic Retinopathy Through GPR120 Receptor. Scientific Reports , v. 8, p. 14318, 2018.

  • GASPAR, RAFAEL CALAIS ; VEIGA, CAMILLA BERTUZZO ; BESSI, MARIANA PEREIRA ; DÁTILO, MARCELLA NEVES ; SANT'ANA, MARCELLA RAMOS ; RODRIGUES, PATRÍCIA BRITO ; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA ; da Silva, Adelino Sanchez Ramos ; SANTOS, GUSTAVO APARECIDO ; CATHARINO, RODRIGO RAMOS ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO ; CINTRA, DENNYS ESPER . Unsaturated Fatty Acids from Flaxseed oil and exercise modulate GPR120 but not GPR40 in the liver of Obese Mice: A new anti-inflammatory approach. JOURNAL OF NUTRITIONAL BIOCHEMISTRY , v. 66, p. 52-62, 2018.

  • MILIONI, FABIO ; ZAGATTO, A. M. ; BARBIERI, R. A. ; ANDRADE, V. L. ; SANTOS, J. W. ; Gobatto, C. A. ; DA SILVA, A.S. ; PAPOTI, MARCELO . Energy systems contribution in the running-based anaerobic sprint test. International Journal of Sports Medicine , v. 38, p. 226, 2017.

  • Kalva Filho, Carlos Augusto ; Zagatto, Alessandro de Moura ; da Silva, A.S.R. ; ARAUJO, M. Y. C. ; GOBBI, R. B. ; Gobatto, C. A. ; PAPOTI, M. . Relationships among the Tethered 3-min All-Out Test, MAOD and Swimming Performance. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MEDICINE , v. 38, p. 353-358, 2017.

  • PEREIRA, RODRIGO ; BOTEZELLI, JOSÉ ; DA CRUZ RODRIGUES, KELLEN ; MEKARY, RANIA ; CINTRA, DENNYS ; PAULI, JOSÉ ; Da Silva, Adelino ; ROPELLE, EDUARDO ; DE MOURA, LEANDRO . Fructose Consumption in the Development of Obesity and the Effects of Different Protocols of Physical Exercise on the Hepatic Metabolism. Nutrients , v. 9, p. 405, 2017.

  • PEREIRA, RODRIGO MARTINS ; MOURA, LEANDRO PEREIRA DE ; MUOZ, VITOR ROSETTO ; SILVA, ADELINO SANCHEZ RAMOS DA ; GASPAR, RODRIGO STELLZER ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO . Molecular mechanisms of glucose uptake in skeletal muscle at rest and in response to exercise. Motriz , v. 23, p. e101609, 2017.

  • PINTO, ANA P. ; OLIVEIRA, LUCIANA DA C. ; ROCHA, ALISSON L. DA ; PEREIRA, BRUNO C. ; MORAIS, GUSTAVO P. ; VICENTE, LARISSA GAIOTO DE ; MOURA, LEANDRO P. ; PAULI, JOSÉ R. ; SILVA, ADELINO S. R. da . Hypothalamic endoplasmic reticulum stress of overtrained mice after recovery. Motriz , v. 23, p. e101605, 2017.

  • MORAIS, GUSTAVO P. ; VICENTE, LARISSA GAIOTO DE ; OLIVEIRA, LUCIANA DA C. ; PINTO, ANA P. ; ROCHA, ALISSON L. DA ; PEREIRA, BRUNO C. ; PAULI, JOSÉ R. ; SILVA, ADELINO S. R. da . Nonfunctional overreaching and hepatic adaptations of APPL1 and APPL2. Motriz , v. 23, p. e101611, 2017.

  • LENHARE, LUCIENE ; CRISOL, BARBARA M. ; SILVA, VAGNER R.R. ; KATASHIMA, CARLOS K. ; CORDEIRO, ANDRÉ V. ; PEREIRA, KARINA D. ; LUCHESSI, AUGUSTO D. ; DA SILVA, ADELINO S.R. ; CINTRA, DENNYS E. ; MOURA, LEANDRO P. ; PAULI, JOSÉ R. ; ROPELLE, EDUARDO R. . Physical exercise increases Sestrin 2 protein levels and induces autophagy in the skeletal muscle of old mice. EXPERIMENTAL GERONTOLOGY , v. 97, p. 17-21, 2017.

  • GASPAR, RAFAEL CALAIS ; BOTEZELLI, JOSÉ DIEGO ; KUGA, GABRIEL KEINE ; MUOZ, VITOR ROSETTO ; COOPE, ANDRESSA ; PEREIRA, RODRIGO MARTINS ; da Silva, Adelino Sanchez Ramos ; CINTRA, DENNYS ESPER ; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO . High Dosage of Vitamin D Regulates the Energy Metabolism and Increases Insulin Sensitivity, but are Associated with High Levels of Kidney Damage. DRUG DEVELOPMENT RESEARCH , v. 78, p. 203-209, 2017.

  • SILVA, VAGNER R. R. ; KATASHIMA, CARLOS K. ; LENHARE, LUCIENE ; SILVA, CARLA G. B. ; MORARI, JOSEANE ; CAMARGO, RAFAEL L. ; VELLOSO, LICIO A. ; SAAD, MARIO A. ; DA SILVA, ADELINO S. R. ; PAULI, JOSE RODRIGO ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE . Chronic exercise reduces hypothalamic transforming growth factor-1 in middle-aged obese mice. Aging-US , v. 9, p. 1926, 2017.

  • RODRIGUES, BARBARA DE ALMEIRA ; KUGA, GABRIEL KEINE ; MUNHOZ, V. R. ; GASPAR, RAFAEL CALAIS ; TAVARES, M. R. ; BOTEZELLI, JOSÉ DIEGO ; DA SILVA, A. S. R. ; Cintra, DE ; MOURA, LEANDRO P. ; SIMABUCO, F. M. ; ROPELLE, EDUARDO R ; PAULI, JOSÉ R . Overexpression of Mitogen-activated protein kinase phosphatase-3 (MKP-3) reduces FoxO1 phosphorylation in mice hypothalamus. NEUROSCIENCE LETTERS , v. 659, p. 14-17, 2017.

  • RODRIGUES, B. A. ; MUNHOZ, V. R. ; KUGA, GABRIEL KEINE ; GASPAR, RAFAEL CALAIS ; NAKANDAKARI, S. C. B. R. ; CRISOL, BARBARA M. ; BOTEZELLI, J. D. ; PAULI, L. S. S. ; DA SILVA, A. S. R. ; DE MOURA, LEANDRO ; CINTRA, D.E. ; ROPELLE, E. R. ; PAULI, JOSÉ R . Obesity Increases Mitogen-Activated Protein Kinase Phosphatase-3 Levels in the Hypothalamus of Mice. Frontiers in Cellular Neuroscience , v. 11, p. 313, 2017.

  • DA ROCHA, ALISSON L. ; PEREIRA, BRUNO C ; TEIXEIRA, GIOVANA R. ; PINTO, ANA P. ; FRANTZ, F. G. ; ELIAS, L. L. K. ; LIRA, FÁBIO S. ; PAULI, JOSÉ ; CINTRA, DENNYS E. ; ROPELLE, EDUARDO R ; MOURA, LEANDRO P. ; MEKARY, RANIA ; de FREITAS, E.C. ; DA SILVA, ADELINO S.R. . Treadmill Slope Modulates Inflammation, Fiber Type Composition, Androgen, and Glucocorticoid Receptors in the Skeletal Muscle of Overtrained Mice. Frontiers in Immunology , v. 8, p. 1378, 2017.

  • PEREIRA, RODRIGO MARTINS ; MEKARY, RANIA A. ; DA CRUZ RODRIGUES, KELLEN CRISTINA ; ANARUMA, CHADI PELLEGRINI ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; da Silva, Adelino Sanchez Ramos ; CINTRA, DENNYS ESPER ; PAULI, JOSÉ RODRIGO ; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA . Protective molecular mechanisms of clusterin against apoptosis in cardiomyocytes. HEART FAILURE REVIEWS , v. 23, p. 123, 2017.

  • PINTO, ANA P. ; DA ROCHA, ALISSON L. ; OLIVEIRA, LUCIANA DA C. ; MORAIS, GUSTAVO P. ; DE VICENTE, LARISSA G. ; CINTRA, DENNYS E. ; PAULI, JOSÉ R. ; MOURA, LEANDRO P. ; ROPELLE, EDUARDO R. ; DA SILVA, ADELINO S. R. . Levels of Hepatic Activating Transcription Factor 6 and Caspase-3 Are Downregulated in Mice after Excessive Training. Frontiers in Endocrinology , v. 8, p. 247, 2017.

  • PINTO, ANA PAULA ; DA ROCHA, ALISSON LUIZ ; PEREIRA, BRUNO CESAR ; OLIVEIRA, LUCIANA DA COSTA ; MORAIS, GUSTAVO PAROSCHI ; MOURA, LEANDRO PEREIRA ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO ; da Silva, Adelino Sanchez Ramos . Excessive training is associated with endoplasmic reticulum stress but not apoptosis in the hypothalamus of mice. Applied Physiology Nutrition and Metabolism , v. 42, p. 354-360, 2017.

  • DA ROCHA, ALISSON L. ; PINTO, ANA P. ; TEIXEIRA, GIOVANA R. ; PEREIRA, BRUNO C. ; OLIVEIRA, LUCIANA C. ; SILVA, ADRIANA C. ; MORAIS, GUSTAVO P. ; CINTRA, DENNYS E. ; PAULI, JOSÉ R. ; DA SILVA, ADELINO S. R. . Exhaustive Training Leads to Hepatic Fat Accumulation. JOURNAL OF CELLULAR PHYSIOLOGY , v. 232, p. 2094-2103, 2017.

  • PEREIRA, BRUNO C. ; DA ROCHA, ALISSON L. ; PINTO, ANA P. ; PAULI, JOSÉ R. ; DE SOUZA, CLAUDIO T. ; CINTRA, DENNYS E. ; ROPELLE, EDUARDO R. ; DE FREITAS, ELLEN C. ; ZAGATTO, ALESSANDRO M. ; DA SILVA, ADELINO S.R. . Excessive eccentric exercise-induced overtraining model leads to endoplasmic reticulum stress in mice skeletal muscles. Life Sciences (1973) , v. 145, p. 144-151, 2016.

  • DA ROCHA, ALISSON L. ; PEREIRA, BRUNO C. ; PAULI, JOSÉ R. ; DE SOUZA, CLAUDIO T. ; TEIXEIRA, GIOVANA R. ; LIRA, FÁBIO S. ; CINTRA, DENNYS E. ; ROPELLE, EDUARDO R. ; JÚNIOR, CARLOS R. B. ; DA SILVA, ADELINO S. R. . Downhill Running Excessive Training Inhibits Hypertrophy in Mice Skeletal Muscles with Different Fiber Type Composition. Journal of Cellular Physiology (Print) , v. 231, p. 1045-1056, 2016.

  • PAPOTI, M. ; SILVA, A. S. R. ; KALVA-FILHO, C.A. ; ARAUJO, G. G. ; SANTHIAGO, V. ; MARTINS, L. E. ; CUNHA, S. A. ; Gobatto, C. A. . Tethered swimming for the evaluation and prescription of resistance training in young swimmers. International Journal of Sports Medicine , v. 38, p. 125-133, 2016.

  • ZAGATTO, ALESSANDRO M. ; PAPOTI, MARCELO ; da Silva, A.S.R. ; BARBIERI, R. A. ; CAMPOS, E. Z. ; FERREIRA, E. C. ; Loures, Jõao Paulo ; CHAMARI, K . The Hoff circuit test is more specific than an incremental treadmill test to assess endurance with the ball in youth soccer players. Biology of Sport , v. 33, p. 263-268, 2016.

  • KALVA-FILHO, C.A. ; ZAGATTO, A. M. ; DA SILVA, A.S. ; ARAUJO, M. I. C. ; ALMEIDA, P. B. ; PAPOTI, M. . Tethered 3-min all-out test did not predict the traditional critical force parameters in inexperienced swimmers.. JOURNAL OF SPORTS MEDICINE AND PHYSICAL FITNESS , v. 57, p. 1126, 2016.

  • ZAGATTO, ALESSANDRO MOURA ; PADULO, JOHNNY ; SILVA, ADELINO RAMOS SANCHEZ DA ; MÜLLER, PAULO DE TARSO GUERRERO ; MIYAGI, WILLIAN EIJI ; Gobatto, Claudio Alexandre . Physiological responses at the lactate-minimum-intensity with and without prior high-intensity exercise. Journal of Sports Sciences (Print) , v. 34, p. 2106-2113, 2016.

  • KALVA-FILHO, C. ; ARAÚJO, M. ; SILVA, A. ; GOBATTO, C. ; ZAGATTO, A. ; GOBBI, R. ; PAPOTI, M. . Determination of VO2-Intensity Relationship and MAOD in Tethered Swimming. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MEDICINE , v. 37, p. 687-693, 2016.

  • PEREIRA, BRUNO CESAR ; DA ROCHA, ALISSON LUIZ ; PINTO, ANA PAULA ; PAULI, JOSÉ RODRIGO ; MOURA, LEANDRO PEREIRA ; MEKARY, RANIA ; de Freitas, Ellen Cristini ; Da Silva, AS . Excessive training impairs the insulin signal transduction in mice skeletal muscles. JOURNAL OF ENDOCRINOLOGY , v. 230, p. JOE-16-0063, 2016.

  • Loures, Jõao Paulo ; CHAMARI, K ; FERREIRA, E. C. ; CAMPOS, E. Z. ; Zagatto, Alessandro de Moura ; MILIONI, F. ; DA SILVA, ADELINO SANCHEZ RAMOS ; PAPOTI, Marcelo . Specific Determination of Maximal Lactate Steady State in Soccer Players. Journal of Strength and Conditioning Research , v. 29, p. 101-106, 2015.

  • Kalva Filho, Carlos Augusto ; Zagatto, Alessandro de Moura ; ARAUJO, M. I. C. ; Santiago, Paulo Roberto Pereira ; Loures, Jõao Paulo ; DA SILVA, ADELINO SANCHEZ RAMOS ; Gobatto, C.A. ; PAPOTI, Marcelo . Relationship between aerobic and anaerobic parameters from 3-min all-out tethered swimming and 400-m maximal front crawl effort. Journal of Strength and Conditioning Research , v. 29, p. 238-245, 2015.

  • PEREIRA, BRUNO C ; LUCAS, G. ; Rocha, AL ; PAULI, J. R. ; ROPELLE, EDUARDO R ; CINTRA, DENNYS ; DE SOUZA, C. T. ; BUENO JUNIOR, C. R. ; DA SILVA, A.S. . Eccentric Exercise Leads to Glial Activation but not Apoptosis in Mice Spinal Cords. International Journal of Sports Medicine , p. 378, 2015.

  • RODRIGUES, BARBARA DE ALMEIRA ; PAULI, LUCIANA SANTOS SOUZA ; DE SOUZA, CLAUDIO TEODORO ; da Silva, Adelino Sanchez Ramos ; CINTRA, DENNYS ESPER CORREA ; MARINHO, RODOLFO ; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA ; ROPELLE, ELOIZE CRISTINA CHIARREOTTO ; BOTEZELLI, JOSÉ DIEGO ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO . Acute Exercise Decreases Tribbles Homolog 3 Protein Levels in the Hypothalamus of Obese Rats. Medicine and Science in Sports and Exercise , v. 47, p. 1613-1623, 2015.

  • MARTINS, GABRIELA ; SOUZA, CAMILA ; MARQUES, SCHEROLIN ; LUCIANO, THAIS ; DA SILVA PIERI, BRUNO ; ROSA, JOSÏ' ; Da Silva, Adelino ; PAULI, JOSÏ' ; CINTRA, DENNYS ; ROPELLE, EDUARDO ; RODRIGUES, BRUNO ; DE LIRA, FABIO ; DE SOUZA, CLAUDIO . Topiramate effects lipolysis in 3T3-L1 adipocytes. Biomedical Reports , v. 3, p. 827, 2015.

  • DA ROCHA, ALISSON L. ; PEREIRA, B. C. ; PAULI, J. R. ; CINTRA, D. E. ; De SOUZA, C. T. ou SOUZA, C.T. ou de Souza CT ; ROPELLE, E. R. ; da Silva, A.S.R. . Downhill Running-Based Overtraining Protocol Improves Hepatic Insulin Signaling Pathway without Concomitant Decrease of Inflammatory Proteins. Plos One , v. 10, p. e0140020, 2015.

  • Kalva Filho, Carlos Augusto ; CAMPOS, E. Z. ; ANDRADE, V. L. ; da Silva, A.S.R. ; ZAGATTO, A. M. ; LIMA, M. C. S. ; PAPOTI, M. . Relationship of aerobic and anaerobic parameters with 400 m front crawl swimming performance. Biology of Sport , v. 32, p. 333-337, 2015.

  • PEREIRA, B. C. ; Rocha, AL ; PAULI, J. R. ; ROPELLE, E. R. ; De SOUZA, C. T. ou SOUZA, C.T. ou de Souza CT ; CINTRA, D. E. ; SANT'ANA, M. R. ; DA SILVA, A. S. R. . Excessive eccentric exercise leads to transitory hypothalamic inflammation, which may contribute to the low body weight gain and food intake in overtrained mice. Neuroscience , v. 19, p. 231-242, 2015.

  • OLIVEIRA, V ; Marinho, R ; VITORINO, D ; SANTOS, GA ; MORAES, JC ; DRAGANO, N ; SARTORI-CINTRA, A ; PEREIRA, L ; CATHARINO, RR ; Da Silva, AS ; Ropelle, ER ; Pauli, JR ; De Souza, CT ; VELLOSO, LA ; Cintra, DE . Diets containing alpha-linolenic (omega 3) or oleic (omega 9) fatty acids rescues obese mice from insulin resistance. Endocrinology (Philadelphia) , v. 156, p. en.2014-1880, 2015.

  • ZAGATTO, ALESSANDRO MOURA ; MIYAGI, WILLIAN EIJI ; BRISOLA, GABRIEL MOTTA PINHEIRO ; MILIONI, FABIO ; da Silva, Adelino Sanchez Ramos ; Santiago, Paulo Roberto Pereira ; PAPOTI, MARCELO . Correlation between Hoff test performance, body composition and aerobic and anaerobic fitness in professional soccer players. Sport Sciences for Health , v. 11, p. 73-79, 2015.

  • PEREIRA, B. C. ; Pauli, J.R. ; De Souza, C. T. ; ROPELLE, E. R. ; Cintra, DE ; FREITAS, E. C. ; DA SILVA, A. S. . Eccentric Exercise Leads to Performance Decrease and Insulin Signaling Impairment. Medicine and Science in Sports and Exercise , v. 46, p. 686-694, 2014.

  • Pieri, BLS ; Souza, DR ; Luciano, TF ; Marques, SO ; PAULI, J. R. ; SILVA, A.S. ; ROPELLE, E. R. ; Pinho, RA ; LIRA, F. ; SOUZA, C. T. . Effects of Physical Exercise on the P38MAPK/REDD1/14-3-3 Pathways in the Myocardium of Diet-Induced Obesity Rats. Hormone and Metabolic Research , p. 621, 2014.

  • MARINHO, R. ; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA ; Rodriguez BA ; PAULI, L. S. S. ; SILVA, A.S. ; ROPELLE, ELOIZE C. C. ; SOUZA, C. T. ; CINTRA, D. E. ; ROPELLE, E. R. ; PAULI, J. R. . Efeitos de diferentes intensidades de exercício físico sobre a sensibilidade à insulina e atividade da proteína quinase B/Akt no músculo esquelético de camundongos obesos. Einstein (São Paulo) , v. 12, p. 82, 2014.

  • PAULI, L. S. S. ; ROPELLE, E. C. C. ; De Souza, C. T. ; CINTRA, D. E. ; DA SILVA, A. S. R. ; DE ALMEIDA RODRIGUES, B. ; DE MOURA, L. P. ; MARINHO, R. ; DE OLIVEIRA, V. ; KATASHIMA, C. K. ; PAULI, J. R. ; ROPELLE, E. R. . Exercise training decreases mitogen-activated protein kinase phosphatase-3 expression and suppresses hepatic gluconeogenesis in obese mice. Journal of Physiology (London. Print) , v. 592, p. 1325-1340, 2014.

  • CAMPOS, EDUARDO ZAPATERRA ; NORDSBORG, NIKOLAI BRAASTRUP ; SILVA, ADELINO SANCHEZ RAMOS DA ; ZAGATTO, ALESSANDRO MOURA ; GEROSA NETO, JOSÉ ; ANDRADE, VITOR LUIZ DE ; PAPOTI, Marcelo . The response of the lactate minimum test to a 12-week swimming training. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 20, p. 286-291, 2014.

  • PEREIRA, B. ; PAULI, J. ; DE SOUZA, C. ; ROPELLE, E. ; CINTRA, D. ; ROCHA, E. ; FREITAS, E. ; PAPOTI, M. ; Da SILVA, L. ; LIRA, F. ; SILVA, A.S. . Nonfunctional Overreaching Leads to Inflammation and Myostatin Upregulation in Swiss Mice. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MEDICINE , v. 35, p. 139-146, 2014.

  • MILIONI, F. ; BARBIERI, R. A. ; SILVA, A. S. R. ; SANTIAGO, P. R. P. ; MENDES, O. C. ; PAPOTI, M. . Avaliação de parâmetros de treinamento provenientes de teste indireto em atletas de futsal sub20 e adulto. Pensar a Prática (Online) , v. 16, p. 1146-1158, 2013.

  • DE MOURA, LEANDRO PEREIRA ; SOUZA PAULI, LUCIANA SANTOS ; CINTRA, DENNYS ESPER ; DE SOUZA, CLAUDIO TEODORO ; DA SILVA, ADELINO SANCHEZ RAMOS ; MARINHO, RODOLFO ; DE MELO, MARIA ALICE ROSTOM ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; PAULI, JOSÉ RODRIGO . Acute exercise decreases PTP-1B protein level and improves insulin signaling in the liver of old rats. Immunity & Ageing , v. 10, p. 8, 2013.

  • MIRANDA, R.E.E.P.C. ; ANTUNES, H.K.M. ; Pauli, J.R. ; PUGGINA, E.F. ; da Silva, A.S.R. . Effects of 10-week soccer training program on anthropometric, psychological, technical skills and specific performance parameters in youth soccer players. Science & Sports , v. 28, p. 81-87, 2013.

  • ROPELLE, E. R. ; PAULI, J. R. ; CINTRA, D. E. ; DA SILVA, A. S. ; De Souza, C. T. ; GUADAGNINI, D. ; CARVALHO, B. M. ; Caricilli, A. M. ; KATASHIMA, C. K. ; CARVALHO-FILHO, M. A. ; HIRABARA, S. ; CURI, R. ; VELLOSO, L. A. ; SAAD, M. J. A. ; CARVALHEIRA, J. B. C. . Targeted Disruption of Inducible Nitric Oxide Synthase Protects Against Aging, S-Nitrosation, and Insulin Resistance in Muscle of Male Mice. Diabetes (New York, N.Y.) , v. 62, p. 466, 2013.

  • PAPOTI, M. ; DA SILVA, A.S. ; ARAUJO, G. ; SANTIAGO, V. ; MARTINS, L.E. ; CUNHA, S. ; GOBATTO, C. . Aerobic and Anaerobic Performances in Tethered Swimming. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MEDICINE , v. 34, p. 712-719, 2013.

  • PEREIRA, BRUNO CESAR ; PAULI, JOSÉ RODRIGO ; ANTUNES, LUSÂNIA MARIA ; ARAÚJO, E.C.F. ; DE ALMEIDA, MARA RIBEIRO ; DE PAULA VENÂNCIO, VINÍCIUS ; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE ; DE SOUZA, CLAUDIO TEODORO ; CINTRA, DENNYS ESPER ; PAPOTI, MARCELO ; SILVA, A. S. R. . Overtraining is associated with DNA damage in blood and skeletal muscle cells of Swiss mice. BMC Physiology (Online) , v. 13, p. 11, 2013.

  • SILVA, A. S. R. ; PAPOTI, M. ; PAULI, J. R. ; GOBATTO, C. A. . Elaboração de tabelas de percentis através de parâmetros antropométricos, de desempenho, bioquímicos, hematológicos, hormonais e psicológicos em futebolistas profissionais. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 18, p. 148-152, 2012.

  • Rosini, TC ; SILVA, A. S. R. ; MORAES, C. . Obesidade induzida por consumo de dieta: modelo em roedores para o estudo dos distúrbios relacionados com a obesidade. Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso) , v. 58, p. 383-387, 2012.

  • PEREIRA, BRUNO C ; FILHO, LUÍS AL ; ALVES, GUILHERME F ; PAULI, JOSÉ R ; ROPELLE, EDUARDO R ; SOUZA, CLAUDIO T ; CINTRA, DENNYS E ; SAAD, MARIO JA ; SILVA, ADELINO SR . A new overtraining protocol for mice based on downhill running sessions. Clinical and Experimental Pharmacology & Physiology , v. 39, p. 793-798, 2012.

  • MARINHO, R. ; ROPELLE, E.R. ; CINTRA, D.E. ; DE SOUZA, C.T. ; da Silva, A.S.R. ; BERTOLI, F.C. ; COLANTONIO, E. ; D'ALMEIDA, V. ; Pauli, J.R. . Endurance exercise training increases APPL1 expression and improves insulin signaling in the hepatic tissue of diet-induced obese mice, independently of weight loss. Journal of Cellular Physiology (Print) , v. 227, p. 2917-2926, 2012.

  • SANTHIAGO, V. ; SILVA, A. S. R. ; PAPOTI, M. ; GOBATTO, C. A. . Effects of 14-Week Swimming Training Program on the Psychological, Hormonal, and Physiological Parameters of Elite Women Athletes. Journal of Strength and Conditioning Research , p. 1, 2011.

  • C, M. ; G, L. ; Frederico MJS ; PAULI, J. R. ; SILVA, A. S. R. ; Pinho, RA ; VELLOSO, L. A. ; ROPELLE E.R. ; SOUZA, C. T. . Exercise training reduces insulin resistance and up regulates the mTOR/p70S6k pathway in cardiac muscle of diet-induced obesity rats.. Journal of Cellular Physiology (Print) , v. 226, p. 666-674, 2011.

  • da Silva, A.S.R. ; PAPOTI, M. ; SANTHIAGO, V. ; Pauli, J.R. ; Gobatto, C.A. . Serum and plasma hormonal concentrations are sensitive to periods of intensity and volume of soccer training. Science & Sports , v. 26, p. 278-285, 2011.

  • G, L. ; Frederico MJS ; da Silva, S ; MF, V. ; Cesconetto PA ; Pinho, RA ; PAULI, J. R. ; SILVA, A. S. R. ; CINTRA, D. E. ; ROPELLE, E. R. ; SOUZA, C. T. . Endurance exercise training ameliorates insulin resistance and reticulum stress in adipose and hepatic tissue in obese rats.. European Journal of Applied Physiology (Print) , v. 20, p. 60-68, 2011.

  • PAULI, J. R. ; ROPELLE, E. R. ; CINTRA, D. E. ; SOUZA, C. T. ; SILVA, A. S. R. ; MORAES, J. C. ; PADRA, P. O. ; LEME, J. A. C. A. ; LUCIANO, E. ; VELLOSO, L. A. ; CARVALHEIRA, J. B. C. ; SAAD, M.J.A. . Acute exercise reverses aged-induced impairments in insulin signaling in rodent skeletal Muscle. Mechanisms of Ageing and Development (Print) , v. 131, p. 323-329, 2010.

  • SILVA, A. S. R. ; PAULI, J. R. ; ROPELLE, E. R. ; OLIVEIRA, A. G. ; CINTRA, D. E. ; SOUZA, C. T. ; VELLOSO, L. A. ; CARVALHEIRA, J. B. C. ; SAAD, M.J.A. . Exercise intensity, inflammatory signaling and insulin resistance in obese rats.. Medicine and Science in Sports and Exercise , v. 42, p. 2180-2188, 2010.

  • SANTHIAGO, V. ; SILVA, A. S. R. ; PAPOTI, M. ; GOBATTO, C. A. . Responses of hematological parameters and aerobic performances of elite men and women swimmers during a 14-week training program. Journal of Strength and Conditioning Research , v. 23, p. 1097-1105, 2009.

  • PAPOTI, M. ; VITORIO, R. ; CUNHA, S.A. ; ARAUJO, G. G. ; SILVA, A. S. R. ; SANTHIAGO, V. ; MARTINS, L.E.B ; GOBATTO, C. A. . Determination of force corresponding to maximal lactate steady state in tethered swimming. International Journal of Exercise Science , v. 2, p. 269-279, 2009.

  • PÁDUA, MÔNICA F. DE ; PÁDUA, THOMAS F. DE ; PAULI, JOSÉ R. ; SOUZA, CLÁUDIO T. DE ; SILVA, ADELINO S. R. da ; ROPELLE, ELOIZE C. C. ; CINTRA, DENNYS E. ; CARVALHEIRA, JOSÉ BARRETO C. ; ROPELLE, EDUARDO R. . Exercício físico reduz a hiperglicemia de jejum em camundongos diabéticos através da ativação da AMPK. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 15, p. 179-184, 2009.

  • SILVA, A. S. R. ; SANTHIAGO, V. ; HIGINO, W. P. ; ANTONACCI, L. G. . Influência da forma de indução à acidose na determinação da intensidade de lactato mínimo em corredores de longa distância. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 14, p. 393, 2008.

  • SANTHIAGO, V. ; VOLTARELLI, F. A. ; SILVA, A. S. R. ; PAULI, J. R. ; ROMERO, C. E. M. ; FERREIRA, L. ; MACHADO, C. E. P. ; LEME, J. A. C. A. ; GOMES, R. J. ; SOARES, A. R. ; LUCIANO, E. . Respostas fisiológicas em ratos wistar submetidos ao estresse térmico durante treinamento aeróbio de natação. Lecturas Educación Física y Deportes , v. 13, p. 1-8, 2008.

  • SILVA, A. S. R. ; SANTHIAGO, V. ; PAPOTI, M. ; GOBATTO, C. A. . Hematological parameters and anaerobic threshold in Brazilian soccer players throughout a training program.. Clinical and Laboratory Haematology (Print) (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1751-5521 International Journal of Laboratory Hematology (Print) , v. 30, p. 158-166, 2008.

  • SILVA, A. S. R. ; SANTHIAGO, V. ; PAPOTI, M. ; GOBATTO, C. A. . Psychological, biochemical and physiological responses of Brazilian soccer players during a training program. Science & Sports , v. 23, p. 66-72, 2008.

  • SILVA, A. S. R. ; ROSEGUINI, A. Z. ; GOBATTO, C. A. . Determinações e relações dos parâmetros anaeróbios do RAST, do limiar anaeróbio e da resposta lactacidemica obtida no início, no intervalo e ao final de uma partida oficial de handebol. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 14, p. 46-50, 2008.

  • SILVA, A. S. R. ; BONETTE, A. L. ; SANTHIAGO, V. ; GOBATTO, C. A. . Effect of soccer training on the running speed and the blood lactate concentration at the lactate minimum test. Biology of Sport , v. 24, p. 105-114, 2007.

  • SILVA, A. S. R. ; PAPOTI, M. ; BALIKIAN JUNIOR, P. ; DENADAI, B. S. ; LIMA, M. C. S. ; SANTHIAGO, V. ; GOBATTO, C. A. . Adaptação da máscara do analisador de gases VO2000 para mensuração de parâmetros cardiorrespiratórios em natação. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 13, p. 190-194, 2007.

  • PAPOTI, M. ; VITORIO, R. ; VELOSA, A.B. ; CUNHA, S.A. ; SILVA, A. S. R. ; MARTINS, L.E.B ; GOBATTO, C. A. . Uso de células de carga para mensuração da força dos membros inferiores em nado ondulatório. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto , v. 7, p. 313-318, 2007.

  • SILVA, A. S. R. ; SANTHIAGO, V. ; GOBATTO, C. A. . Compreendendo o overtraining: da definição ao tratamento. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto , v. 6, p. 229-238, 2006.

  • SILVA, A. S. R. ; PAULI, J. R. ; GOBATTO, C. A. . Fisiologia Aplicada ao Rendimento Esportivo: bases científicas do treinamento de alta performance. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 11, p. 95, 2006.

  • SILVA, A. S. R. ; SANTHIAGO, V. ; GOBATTO, C. A. ; MELLO, M. A. R. . Treinamento físico durante a recuperação nutricional não afeta o metabolismo muscular da glicose de ratos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 12, p. 76-80, 2006.

  • SILVA, A. S. R. ; SANTHIAGO, V. ; PAPOTI, M. ; GOBATTO, C. A. . Comportamento das concentrações séricas e urinárias de creatinina e uréia ao longo de uma periodização desenvolvida em futebolistas profissionais: relações com a taxa de filtração glomerular. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 12, p. 327-332, 2006.

  • SILVA, A. S. R. ; SANTOS, F. N. C. ; SANTHIAGO, V. ; GOBATTO, C. A. . Comparação entre métodos invasivos e não invasivo de determinação da capacidade aeróbia em futebolistas profissionais. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 11, p. 233, 2005.

  • PAULI, J. R. ; SILVA, A. S. R. ; VOLTARELLI, F. A. ; SANTHIAGO, V. ; ROMERO, C. E. M. ; MACHADO, C. E. P. ; LEME, J. A. C. A. ; GOMES, R. J. ; SOARES, A. R. ; LUCIANO, E. . Efeitos do treinamento físico em água moderadamente fria sobre os parâmetros fisiológicos de ratos durante o exercício de natação. Revista Logos da Faculdade de Ciências e Letras de São José do Rio Pardo, São José do Rio Pardo, p. 78-83, 2003.

  • VOLTARELLI, F. A. ; NUNES, W. M. S. ; SILVA, A. S. R. ; ROMERO, C. E. M. ; GARCIA, D. R. ; PAULI, J. R. ; SANTHIAGO, V. ; GOBATTO, C. A. ; MELLO, M. A. R. . Determinação do limiar anaeróbio em ratas obesas tratadas com glutamato monossódico (MSG). Revista Logos da Faculdade de Ciências e Letras de São José do Rio Pardo, São José do Rio Pardo, p. 84-93, 2003.

  • SANTHIAGO, V. ; SILVA, A. S. R. ; GOBATTO, C. A. . Resposta de alguns marcadores hormonais de overtraining ao longo de uma periodização na natação. Motriz (UNESP) , Rio Claro, v. 11, n.1, p. S158-S159, 2005.

  • SILVA, A. S. R. ; SANTHIAGO, V. ; GOBATTO, C. A. . Efeito do período preparatório básico nas variáveis de performance, psicológicas e hormonais de futebolistas profissionais. Motriz (UNESP) , Rio Claro, v. 11, n.1, p. S167-S167, 2005.

  • SANTHIAGO, V. ; SILVA, A. S. R. ; GOBATTO, C. A. . Efeito do período de polimento sobre variáveis hematológicas, psicológicas e de performance aeróbia de nadadores profissionais. Revista brasileira de ciência e movimento , v. 13, n.04, p. 186-186, 2005.

  • SILVA, A. S. R. ; SANTHIAGO, V. ; GOBATTO, C. A. . Comportamento das concentrações de lactato ao longo de uma periodização no futebol: relações com o treinamento ou com o overtraining. Revista brasileira de ciência e movimento , v. 13, n.04, p. 43-43, 2005.

  • MELLO, M. A. R. ; SANTHIAGO, V. ; SILVA, A. S. R. ; GOBATTO, C. A. . Exercício durante a recuperação nutricional: efeitos sobre o metabolismo da glicose no músculo esquelético. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (suplemento) , Lisboa, v. 4, p. 255-256, 2004.

  • SILVA, A. S. R. ; SANTOS, F. N. C. ; SANTHIAGO, V. ; GOBATTO, C. A. . Comparação entre métodos invasivo e não invasivo de determinação da capacidade aeróbia. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício , Rio de Janeiro, v. 3, p. 94-94, 2004.

  • SANTHIAGO, V. ; SILVA, A. S. R. ; SANTOS, F. N. C. ; GOBATTO, C. A. . Determinação do limiar anaeróbio e do índice alático de nadadores do sexo masculino e feminino. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício , Rio de Janeiro, v. 3, p. 133-133, 2004.

  • SILVA, A. S. R. ; SANTHIAGO, V. ; GOBATTO, C. A. ; MELLO, M. A. R. . Condicionamento aeróbio de ratos submetidos ao treinamento físico durante recuperação de desnutrição protéica. XXVII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, São Caetano do Sul, p. 188-188, 2004.

  • SANTHIAGO, V. ; SILVA, A. S. R. ; GOBATTO, C. A. . Avaliação da tolerância à acidose em nadadoras em três momentos distintos de um ciclo periodizado. XXVII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, São Caetano do Sul, p. 192-192, 2004.

  • ROMERO, C. E. M. ; SANTHIAGO, V. ; GARCIA, D. R. ; SILVA, A. S. R. ; VOLTARELLI, F. A. ; PAULI, J. R. ; NUNES, W. M. S. ; SANTOS, J. W. ; PEDROSO, A. P. ; MELLO, M. A. R. . Cinética do lactato sanguíneo em ratas obesas por tratamento com glutamato monossódico durante o exercício de natação. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia , São Paulo, v. 47, p. S416-S416, 2003.

  • SILVA, A. S. R. ; KOKUBUN, E. . Modelo da velocidade crítica em corrida de intensidades variadas. Motriz (UNESP) , Rio Claro, v. 9, p. s120-s120, 2003.

  • FERREIRA, L. ; ROMERO, C. E. M. ; MACHADO, C. E. P. ; LUCIANO, E. ; GOMES, R. J. ; LEME, J. A. C. A. ; VOLTARELLI, F. A. ; SILVA, A. S. R. ; PAULI, J. R. ; SOARES, A. R. . Respostas fisiológicas em ratos wistar submetidos ao estresse térmico durante o treinamento de natação. XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, São Caetano do Sul, p. 240-240, 2003.

  • PAULI, J. R. ; SILVA, A. S. R. ; VOLTARELLI, F. A. ; FERREIRA, L. ; SANTHIAGO, V. ; ROMERO, C. E. M. ; LEME, J. A. C. A. ; GOMES, R. J. ; SOARES, A. R. ; LUCIANO, E. . Efeitos do treinamento físico de natação em água moderadamente fria sobre os parâmetros fisiológicos de ratos wistar. XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, São Caetano do Sul, p. 239-239, 2003.

  • SILVA, A. S. R. ; PAULI, J. R. ; SANTHIAGO, V. ; GARCIA, D. R. ; NUNES, W. M. S. ; ROMERO, C. E. M. ; VOLTARELLI, F. A. ; PEDROSO, A. P. ; SANTOS, J. W. ; MELLO, M. A. R. . Limiar anaeróbio em ratas obesas durante o exercício de natação. XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, São Caetano do Sul, p. 239-239, 2003.

  • SILVEIRA, M. R. ; SILVA, A. S. R. ; KOKUBUN, E. . Modelo da velocidade crítica em corridas de intensidades variadas: comparação entre velocidade de corrida e frequência de passadas. XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, São Caetano do Sul, p. 242-242, 2003.

  • BONETTE, A. L. ; SILVA, A. S. R. ; GOBATTO, C. A. . Determinação do limiar anaeróbio através do lactato mínimo e da glicemia mínima. XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, São Caetano do Sul, p. 260-260, 2003.

  • PAULI, J. R. ; UEHARA, E. T. ; ANTUNES, D. F. R. ; SILVA, A. S. R. ; MACHADO, A. A. . Formação e distribuição dos profissionais de psicologia do esporte no Brasil. Motriz (UNESP) , Rio Claro, v. 7, p. s166-s166, 2001.

  • LICO, F. A. ; PITTA, R. P. ; SILVA, A. S. R. ; MACHADO, A. A. . Relação equipe-torcida: uma via de mão dupla. XXIII Simpósio Internacional de Ciências do esporte, São Caetano do Sul, 2000.

  • LADEIRA, M. F. T. ; PITTA, R. P. ; UEHARA, E. T. ; SILVA, A. S. R. ; MACHADO, A. A. . Competição esportiva e psicologia do esporte. XXIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, São Caetano do Sul, p. 169-169, 2000.

  • BARDI, L. C. ; SILVA, A. S. R. ; ANTUNES, D. F. R. ; UEHARA, E. T. ; BERTONI, J. C. ; LADEIRA, M. F. T. ; MERLIN, M. ; PITTA, R. P. . Psicologia do esporte: interferências dos estados emocionais no rendimento esportivo. XXII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, São Caetano do Sul, p. 115-115, 1999.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para o periódico Medicine and Science in Sports and Exercise. 2017.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para o periódico Psychoneuroendocrinology. 2017.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para o periódico Hippocampus. 2016.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para o periódico Molecular and Cellular Endocrinology (Print). 2015.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para o periódico Journal of Endocrinology. 2015.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para o periódico Plos One. 2014.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para o periódico Metabolism, Clinical and Experimental (Print). 2014.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para o periódico Motriz : Revista de Educação Física (Online). 2013.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para o periódico International Journal of Sport and Health Science (Online). 2013.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para o periódico Mediators of Inflammation. 2013.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para o periódico Comparative Exercise Physiology. 2012.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para o periódico Pensar a Prática (Online). 2011.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para o periódico Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. 2009.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para o periódico International Journal of Sports Medicine. 2009.

DA SILVA, ADELINO S.R. . Assessoria para o periódico International Journal of Laboratory Hematology. 2008.

SANCHEZ RAMOS DA SILVA, ADELINO . Exercício físico excessivo induz alterações negativas em vários órgãos. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DA SILVA, ADELINO S.R. ; PINTO, A. P. ; DA ROCHA, ALISSON L. ; MORAIS, G. P. ; FERREIRA, G. N. ; DE VICENTE, LARISSA G. . Biologia Molecular aplicada ao exercício físico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DA ROCHA, ALISSON L. ; DA SILVA, ADELINO S.R. . Programas Regulares / Bolsas / No País / Mestrado - Fluxo Contínuo (Processo 2014/25459-9). 2017. (Relatório de pesquisa).

PINTO, ANA P. ; DA SILVA, ADELINO S.R. . ProProgramas Regulares / Bolsas / No País / Mestrado - Fluxo Contínuo (Processo 2015/08013-0). 2017. (Relatório de pesquisa).

DA SILVA, ADELINO S.R. . Programas Regulares / Auxílios a Pesquisa / Projeto de Pesquisa / Projeto de Pesquisa - Regular - Fluxo Contínuo (Processo 2013/20591-3). 2016. (Relatório de pesquisa).

MORAIS, G. P. ; DA SILVA, ADELINO S.R. . Programas Regulares / Bolsas / No País / Iniciação Científica - Fluxo Contínuo (Processo 2015/13275-3). 2016. (Relatório de pesquisa).

PEREIRA, BRUNO C ; DA SILVA, ADELINO S.R. . Programas Regulares / Bolsas / No País / Mestrado - Fluxo Contínuo (Processo 2013/19985-7). 2015. (Relatório de pesquisa).

DA ROCHA, ALISSON L. ; DA SILVA, ADELINO S.R. . Programas Regulares / Bolsas / No País / Iniciação Científica - Fluxo Contínuo (Processo 2013/22737-5). 2015. (Relatório de pesquisa).

PEREIRA, BRUNO C ; DA SILVA, ADELINO S.R. . Programas Regulares / Bolsas / No País / Iniciação Científica / Fluxo Contínuo (Processo 2012/23258-0). 2014. (Relatório de pesquisa).

PEREIRA, BRUNO C ; DA SILVA, ADELINO S.R. . Programas Regulares / Bolsas / No País / Iniciação Científica / Fluxo Contínuo (Processo 2011/02652-0). 2013. (Relatório de pesquisa).

DA SILVA, ADELINO S.R. . Programas Regulares / Auxílios a Pesquisa / Participação em Reunião Científica ou Tecnológica / Reunião no Exterior - Fluxo Contínuo (Processo 2013/02908-0). 2013. (Relatório de pesquisa).

DA SILVA, ADELINO S.R. . Programas Regulares / Auxílios a Pesquisa / Projeto de Pesquisa / Projeto de Pesquisa - Regular - Fluxo Contínuo (Processo 2010/08239-4). 2013. (Relatório de pesquisa).

LEONARDO FILHO, L. A. ; DA SILVA, ADELINO S.R. . Programas Regulares / Bolsas / No País / Iniciação Científica / Fluxo Contínuo (Processo 2011/09864-2). 2012. (Relatório de pesquisa).

DA SILVA, ADELINO S.R. . Programas Regulares / Auxílios a Pesquisa / Participação em Reunião Científica ou Tecnológica / Reunião no Exterior - Fluxo Contínuo (Processo 2009/07035-9). 2009. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Papel da interleucina-6 nas respostas da via da autofagia no coração de camundongos submetidos ao exercício físico agudo exaustivo, Descrição: Nosso grupo de pesquisa verificou que o desequilíbrio entre o excesso de exercício físico e o período adequado de recuperação está associado com sinais de hipertrofia cardíaca patológica, diminuição da fosforilação da proteína AMP-activated protein kinase (AMPK) no resíduo tirosina 172, e aumento das concentrações de interleucina-6 (IL-6) no soro e tecido cardíaco de camundongos. Sabe-se que o aumento da IL-6 é capaz de inibir o processo de autofagia, cuja ativação é considerada um alvo terapêutico promissor para a prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares. Nesse sentido, o principal objetivo do presente projeto de pesquisa será investigar o papel da IL-6 nas respostas da via da autofagia no coração de camundongos submetidos ao exercício físico agudo exaustivo. Para tanto, camundongos wild-type C57BL/6J (WT) e nocaute de IL-6 (KO) serão submetidos a um protocolo de exercício físico agudo exaustivo. Amostras de soro e do músculo cardíaco serão coletadas imediatamente, 1h e 3h após o protocolo de exercício físico exaustivo. Os parâmetros funcionais, séricos e moleculares serão analisados pelo ecocardiograma, fluxo autofágico, além das técnicas de Real time-RTqPCR (Reverse Transcription Polymerase Chain Reaction) e immunoblotting. De acordo com a distribuição estatística dos dados, serão utilizados testes paramétricos ou não paramétricos para a análise dos resultados. Será adotado o nível de significância de p<0, 05. (AU). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / ROVINA, RAFAEL L. - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2019 - 2020

    Papel da autofagia na diferenciação de células-tronco musculares, Descrição: As células-tronco do músculo esquelético ou células-satélite (SCs) são responsáveis pelo crescimento e regeneração das fibras musculares. Essas células estão situadas entre a membrana basal e o sarcolema nas fibras musculares. Numerosas vias de sinalização regulam a proliferação e diferenciação das SCs. Recentemente, demonstrou-se que a autofagia está envolvida na função e manutenção adequada das populações de células-tronco, promovendo sua quiescência, bem como mantendo suas propriedades e auto- renovação. A autofagia degrada macromoléculas e organelas que resultam na reciclagem dos componentes bioenergéticos. Ela também está envolvida em papéis celulares fundamentais, como crescimento e desenvolvimento celular, biogênese de organelas e regulando o equilíbrio entre a síntese de proteínas e a degradação. Sabe-se que as SCs no músculo esquelético estão diminuídas em animais com deficiência da proteína Atg7, essencial na via da autofagia. Curiosamente, a deficiência de autofagia leva a um fenótipo muito semelhante ao observado em células satélites envelhecidas, incluindo danos ao DNA, estresse oxidativo, acúmulo da proteína SQSTM1, mitocôndrias danificadas e marcadores de senescência. Assim, hipotetizamos que a autofagia poderia agir de maneira semelhante no músculo esquelético para permitir a diferenciação muscular e, ao mesmo tempo, evitar a depleção das SCs. Dessa maneira, o principal objetivo do estudo será determinar se SCs deficientes em autofagia sofrem miogênese in vitro e se as células deficientes em autofagia podem efetivamente regenerar o músculo esquelético in vivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Ana Paula Pinto - Integrante / Joe Quadrilatero - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2019 - 2019

    Sarcopenia, nutrição e atividade física, Descrição: O Dr. Donato Americo Rivas é Cientista II e Professor Instrutor no Nutrition, Exercise Physiology, and Sarcopenia Laboratory, Jean Mayer USDA Human Nutrition Research Center on Aging (HNRCA), na Tufts University (Boston, EUA). O Dr. Rivas pesquisa o papel dos substratos nas vias de sinalização celular que controlam o metabolismo e o crescimento do músculo esquelético e como a nutrição, o envelhecimento e o exercício físico contribuem para as alterações na homeostase da energia do músculo esquelético. Nessa visita ao Brasil, o Dr. Rivas participará como membro titular de uma banca de mestrado, contribuirá com a interpretação e discussão dos resultados parciais de cinco projetos de pesquisa financiados pela FAPESP (processos 2017/09038-1, 2017/12765-2, 2017/19869-8, 2017/25492-4, e 2018/12519-4), cujo Prof. Dr. Adelino Sanchez Ramos da Silva é o responsável. Além disso, o Dr. Rivas ministrará palestras para os alunos do Programa de Pós-Graduação - Educação Física e Esporte (Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo), do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo), e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo (Faculdade de Ciências Aplicadas/Universidade Estadual de Campinas). (AU). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Donato Rivas - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    Efeitos do exercício físico na via da autofagia, Descrição: A autofagia é um mecanismo de degradação celular que auxilia na remoção de conteúdos citoplasmáticos, como macromoléculas e organelas. Atualmente, o Dr. Adelino Sanchez Ramos da Silva é o investigador principal de cinco projetos apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) que visam avaliar os efeitos do exercício físico sobre a autofagia em múltiplos tecidos. O principal foco de pesquisa do Dr. Joe Quadrilatero é investigar os mecanismos bioquímicos e moleculares que regulam os processos de morte celular (ou seja, apoptose e autofagia) nos tecidos, principalmente no músculo esquelético. Especificamente, seu laboratório está interessado em como a mitofagia (um mecanismo seletivo de autofagia para a degradação da mitocôndria), a função mitocondrial e o estresse oxidativo influenciam a sinalização da morte celular em resposta a lesão/estresse, envelhecimento e doença. Os objetivos desta proposta são: 1) estabelecer uma parceria de pesquisa em que uma das alunas de pós-graduação do Dr. Adelino, Ana Paula Pinto (beneficiária FAPESP, processo número 2017/19869-8), envie um projeto para concorrer a uma Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) para trabalhar com o Dr. Joe Quadrilatero e avaliar os efeitos do overtraining na mitofagia do músculo esquelético; 2) estabelecer um projeto de pesquisa colaborativa que será submetido a agências de fomento de pesquisa no Canadá e no Brasil. Em resumo, esta proposta de pesquisa terá validade de dois anos e resultará em duas visitas de cada um dos pesquisadores ao Canadá e ao Brasil, respectivamente. (AU). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Joe Quadrilatero - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    Efeitos do exercício físico sobre a via de sinalização da proteína Rock e regulação da lipogênese e gliconeogênese no fígado de ratos envelhecidos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Rodrigo Pauli em 10/01/2019., Descrição: Durante o processo de senescência, alguns fatores como o declínio das funções fisiológicas, a ingestão de alimentos ricos em gordura e a inatividade física estão relacionados com prejuízos no metabolismo hepático levando ao acúmulo de gordura no fígado, também conhecido como doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). Uma vez instalada a DHGNA há o risco do desenvolvimento da esteatohepatite não alcoólica (EHNA) levando a prejuízos ainda mais severos na qualidade e expectativa de vida. Neste contexto, têm-se buscado identificar moléculas com ações regulatórias sobre a via de sinalização da insulina e nos processos de lipogênese e gliconeogênese no tecido hepático e sobretudo em resposta ao exercício físico em organismos envelhecidos. Nesse contexto, estudos têm demonstrado o papel da proteína Rho-quinase (Rock) em mediar a via de sinalização da insulina através da fosforilação do substrato 1 do receptor de insulina (IRS-1) no resíduo de serina 632/635, e com isso aumentando a captação de glicose no músculo esquelético. Porém, estudos recentes também têm demonstrado que a proteína Rock pode apresentar uma ação negativa no tecido hepático estando envolvida com a lipogênese e a produção hepática de glicose. Com isto, o principal objetivo deste estudo será avaliar os efeitos do exercício físico sobre a via de sinalização da Rock e os efeitos sobre a lipogênese e gliconeogênese no fígado de ratos idosos. Serão utilizados ratos Wistar e Fischer 344 jovens (3-5 meses) e idosos (17 meses) sedentários e exercitados. O protocolo de treinamento físico será de natação, com duração total de 120 minutos, 5 vezes/semana, por 7 dias. Ao final do experimento serão avaliadas as adaptações decorrentes do exercício físico, sendo estas: tolerância à glicose, sensibilidade à insulina, tolerância ao piruvato, glicemia, insulinemia e glicogênio hepático. A nível molecular será avaliado a expressão da Rock1, Rock2, as proteínas ativadora (RhoA) e inibidora (RhoE) da Rock, fosforilação do IRS-1 em serina 632/635 e tirosina 612, pAkt e Akt total, pGSK3 e GSK3 total e outras proteínas relacionadas a lipogênese e PHG no fígado. Será avaliado também a atividade da Rock através da fosforilação da MYPT-1 no tecido hepático. Para as avaliações moleculares serão utilizadas as técnicas de immunoblotting e PCR em tempo real. Além disso, para elucidar o mecanismo específico de ação da proteína Rock, será feita a inibição farmacológica através do inibidor Y-27632 e a superexpressão da Rock em células HepG2. Espera-se através dos achados elucidar os efeitos do exercício aeróbio sobre o metabolismo da Rock e as repercussões sobre a lipogênese e gliconeogênese no fígado de ratos idosos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Integrante / José Rodrigo Pauli - Coordenador / MUOZ, VITOR ROSETTO - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2018 - 2019

    Respostas do NR1D1 a diferentes modelos de exercício físico agudo no músculo esquelético de camundongos, Descrição: Diferentes modelos de exercício físico induzem inúmeros benefícios ao organismo, podendo tanto auxiliar no tratamento de doenças quanto no aumento de desempenho nos esportes. Cada modelo de exercício utiliza a predominância de diferentes fibras musculares, sistemas energéticos e vias de sinalização, ativando por exemplo as vias da mammalian target of rapamicin (mTOR) e da AMP-activated protein kinase (AMPK). A ativação dessas vias também regula processos fisiológicos como a autofagia, um meio de "reciclagem celular", reutilizando organelas danificadas para geração de energia. Recentemente foi descoberto que o nuclear receptor subfamily 1 group D member 1 (NR1D1) apresenta relação com estes fenômenos, se apresentando como um potencial modulador da capacidade oxidativa no musculo esquelético e regulador de genes relacionados a atrofia muscular e autofagia. O NR1D1 também sofre influência do ciclo circadiano, podendo ser caracterizado como um clock gene. Portanto, o principal objetivo do presente projeto de pesquisa é investigar as respostas do NR1D1 ao exercício físico agudo em seus dois modelos mais clássicos, resistido e endurance, levando em consideração seu comportamento durante o ciclo circadiano. Para isso, serão utilizados camundongos C57Bl6 que serão divididos nos seguintes grupos: grupo controle (CT; camundongos sedentários), grupo endurance (END; camundongos submetidos ao protocolo de exercício físico agudo aeróbio) e grupo resistido (RES; camundongos submetidos ao protocolo de exercício físico agudo de força). Será extraído o músculo gastrocnêmio imediatamente após o exercício físico agudo e após 6, 12 e 18 horas de recuperação. Serão realizadas as técnicas de immunoblotting, RT-PCR e fluxo autofágico. De acordo com a distribuição estatística dos dados, serão utilizados testes paramétricos ou não paramétricos. Será adotado o nível de significância de p<0,05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / ROVINA, RAFAEL L. - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2018 - 2019

    MicroRNAs circulantes como novos preditores de resposta anabólica do músculo esquelético em seres humanos idosos, Descrição: Os indivíduos idosos apresentam redução na capacidade de adaptação do músculo esquelético em resposta ao exercício físico resistido. Recentemente, foi demonstrado que essa resistência anabólica estava associada com a desregulação da expressão de microRNAs no músculo esquelético de indivíduos idosos. Embora a expressão de microRNAs no músculo esquelético forneça dados importantes sobre os mecanismos moleculares responsáveis pela resistência anabólica e sarcopenia, a necessidade de biópsia muscular pode causar desconforto para a população idosa, limitando esse tipo de investigação. Portanto, a determinação de biomarcadores é fundamental para que possamos aprofundar a compreensão dos mecanismos responsáveis pela resistência anabólica e sarcopenia em indivíduos idosos. Assim, o principal objetivo desse projeto de pesquisa será verificar se as respostas do perfil de expressão dos microRNAs circulantes estão associadas com as respostas moleculares do músculo esquelético após um estímulo anabólico agudo em indivíduos idosos. Para tanto, serão coletadas amostras de sangue periférico e do músculo vasto lateral antes, imediatamente após e 4h após um protocolo agudo de exercício físico resistido em indivíduos jovens e idosos. Os métodos que serão empregados incluem: biópsia muscular, análise dos microRNAs circulantes e no músculo esquelético, análise de bioinformática, utilização do software Ingenuity Pathway Analysis para a análise funcional da interação entre microRNAs circulantes e musculares. De acordo com a distribuição estatística dos dados, serão utilizados testes paramétricos ou não paramétricos. Será adotado o nível de significância de p<0,05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Donato Rivas - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2018 - 2018

    Excesso de exercício excêntrico, carga mecânica na articulação do joelho e osteoartrite em camundongos C57Bl/6, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Walter Herzog - Integrante / PAROSCHI MORAIS, GUSTAVO - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Efeitos da combinação do jejum intermitente com o exercício físico sobre a via autofágica hipotalâmica em camundongos obesos, Descrição: A porção médio-basal do hipotálamo é composta por neurônios orexígenos AgRP e neurônios anorexígenos POMC, que estão envolvidos na regulação da ingestão alimentar e do gasto energético. Sabe-se que indivíduos obesos apresentam resistência a sinalização hipotalâmica da leptina e insulina devido ao aumento da expressão de proteínas inflamatórias nessa região. Dessa forma, os esperados efeitos anorexígenos induzidos pelos hormônios através de modulações na via autofágica são prejudicados, instalando-se um quadro crônico de hiperfagia, maior coeficiente de eficácia alimentar (razão da alteração do peso/ingestão alimentar) e aumento da adiposidade corporal. O jejum intermitente (JI), uma ferramenta popularmente difundida, é capaz de modular a expressão de neuropeptídios, promover a perda de gordura corporal mesmo sem a redução da ingestão calórica, e elevar o gasto energético diário em obesos, sugerindo assim a existência de modulações na via da leptina e da autofagia no hipotálamo. Todavia, essas respostas ainda não foram investigadas. Além disso, o exercício físico (EF) é capaz de induzir um efeito anti-inflamatório no hipotálamo reestabelecendo a sinalização da leptina. Contudo, é desconhecido os efeitos da combinação do JI com o EF sobre o reestabelecimento do controle autofágico hipotalâmico em obesos. Esse projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o efeito da associação do JI com o EF combinado nas vias inflamatória, da leptina e da autofagia no hipotálamo de camundongos obesos. Os camundongos serão divididos em 5 grupos: Controle magro (C); Controle Obeso (O); Jejum intermitente (JI); Treinado (TR) e Treinados que realizam jejum intermitente (TRJ). Antes e após os protocolos de treinamento e/ou JI (24 horas) serão avaliadas as variáveis metabólicas: gasto calórico (por calorimetria indireta), composição corporal (por DEXA), sensibilidade à insulina (pelo teste de tolerância à insulina) e níveis séricos de insulina e leptina. O peso corporal e ingestão alimentar serão avaliados semanalmente. Após a eutanásia serão realizadas 4 diferentes técnicas: a) Immunoblotting: para análise da via inflamatória hipotalâmica e resposta central à leptina; b) Real-Time PCR: para análise da expressão de neuropeptídios anorexígenos (POMC e CART) e orexígenos (NPY e AgRP); c) Imunofluorescência: para análise da expressão de componentes da via autofágica na porção médio-basal do hipotálamo. De acordo com a distribuição estatística dos dados, serão utilizados testes paramétricos ou não paramétricos, e nível de significância pd0.05. (AU). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Luciana da C Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Papel emergente da rev-erb-alfa nas adaptações moleculares a diferentes modelos de exercício físico, Descrição: Recentemente foi evidenciado que o receptor nuclear rev-erb-alfa possui importante papel na adaptação da capacidade oxidativa do músculo esquelético, modulando a via de sinalização da AMPK. O exercício físico de endurance classicamente é capaz de ativar essa via de sinalização, porém os efeitos desse e de outros modelos de exercício físico (resistido e exaustivo) sobre a rev-erb-alfa permanecem desconhecidos. Além da regulação a nível transcricional dessa via de sinalização, já foi demonstrado que a rev-erb-alfa também é capaz de regular negativamente a autofagia no músculo esquelético e a biossíntese de dopamina no hipocampo. Sugere-se na literatura que a dopamina, juntamente com a serotonina, possui papel no desenvolvimento da fadiga do Sistema Nervoso Central (SNC). Resumidamente, a rev-erb-alfa é candidata a modular as adaptações moleculares que medeiam o desempenho físico, fadiga do SNC e autofagia. Dessa maneira, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal investigar o papel da rev-erb-alfa nas adaptações moleculares induzidas por diferentes modelos de exercício que regulam o desempenho físico, fadiga do SNC e autofagia. Os camundongos serão divididos em 5 grupos: controle (CT; sedentários); endurance I (END1; submetidos ao protocolo de exercício físico aeróbio 1); endurance II (END2; submetidos ao protocolo de exercício físico aeróbio 2), resistido (RES; submetidos ao protocolo de exercício físico de força) e exaustivo (OT; submetidos ao protocolo de overtraining em declive). Como característica translacional, compararemos o RNA mensageiro da rev-erb-alfa e dos genes autofágicos entre indivíduos sedentários e treinados. Os métodos que serão empregados incluem: immunoblotting, real time-PCR, análise por imunofluorescência e HPLC. De acordo com a distribuição estatística dos dados, serão utilizados testes paramétricos ou não paramétricos. Será adotado o nível de significância de p<0,05. (AU). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Alisson L. da Rocha - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Mecanismos moleculares relacionados ao aumento do conteúdo hepático de gordura em resposta ao excesso de exercício físico, Descrição: A associação entre o Excesso de Exercício Físico (EEF) e a recuperação inadequada está relacionada com o aumento das principais proteínas da via de sinalização do complexo 1 do alvo da rapamicina em mamíferos (mTORC1), indução de sinais de edema celular, inflamação aguda, e acúmulo de gordura no tecido hepático de camundongos. No entanto, o modelo de EEF baseado em sessões crônicas de corrida em declive (EEF/declive) também foi capaz de aumentar a ativação das principais proteínas envolvidas na sinalização da insulina hepática. Visto que as vias moleculares do mTORC1 e insulina estão associadas com a inibição da via da autofagia, o principal objetivo do presente projeto de pesquisa será verificar se o aumento da via de sinalização do mTORC1 está associado com a inibição da autofagia, o que justificaria o aumento do conteúdo de gordura no fígado dos animais em resposta ao modelo de EEF/declive. Além disso, utilizaremos um grupo de camundongos que será submetido ao protocolo de EEF/declive e receberá a administração crônica de rapamicina, um fármaco que inibe a via de sinalização do mTORC1 e também é capaz de estimular a autofagia. Esse grupo nos possibilitará verificar se o aumento do conteúdo de gordura hepática ocorreu predominantemente devido a ativação da via do mTORC1 e inibição da via da autofagia. (AU). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Ana Paula Pinto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2017 - 2020

    Efeitos do exercício físico regular e do overtraining no comportamento da via autofágica em diferentes tecidos de camundongos, Descrição: O desequilíbrio entre o excesso de treinamento e períodos inadequados de recuperação está associado com a diminuição de desempenho e com os estados de overreaching funcional (FOR), overreaching não funcional (NFOR) e/ou síndrome do overtraining (OTS). Camundongos submetidos a um protocolo de overtraining (OT) baseado em sessões crônicas de exercício excêntrico (OTR/down) apresentaram ativação hepática da via do mTORC1 e aumento da AMPK (Thr172). No tecido cardíaco, ocorreu menor fosforilação da mTOR (Ser2448) e AMPK (Thr172). Já no músculo EDL, houve inibição da via do mTORC1 sem alterações significativas da AMPK (Thr172). Sabendo que a via da AMPK e da mTOR estão relacionadas respectivamente com a ativação e inibição autofágica, o principal objetivo do presente projeto de pesquisa será comparar as respostas das proteínas da via autofágica no fígado, coração e EDL após o protocolo de OTR/down com outros três protocolos de exercício físico, um aeróbio (grupo AER) com ativação predominante da via da AMPK, um de força (grupo FO) com ativação predominante da via da mTOR e o outro concorrente (grupo CR). Os camundongos serão divididos em 8 grupos experimentais e o projeto será conduzido em duas etapas. As metodologias empregadas nesse projeto serão: immunoblotting, reação de cadeia de polimerase em tempo real (qPCR), histologia, imunohistoquímica, imunofluorescência, análise de bioinformática e análise do fluxo autofágico. De acordo com a distribuição estatística dos dados, serão utilizados testes paramétricos ou não paramétricos para a comparação dos parâmetros estudados entre os grupos experimentais. Será adotado o nível de significância de p<0.05. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / PAULI, JOSÉ R - Integrante / TEIXEIRA, GIOVANA R. - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2019

    Excesso de exercício excêntrico, carga mecânica na articulação do joelho e osteoartrite em camundongos C57Bl/6, Descrição: A osteoartrite (OA) é uma doença crônica degenerativa que induz a degradação da cartilagem sendo muito comum na articulação do joelho. A progressão da OA ocorre por conta do excesso de carga na articulação, assim como inflamação sistêmica ou local. O exercício físico é uma ferramenta muito utilizada na prevenção e tratamento dessa doença, atenuando os sintomas, no entanto, ainda existem estudos mostrando resultados controversos, o que poderia ser explicado pelo volume, intensidade e o tipo de exercício utilizado. Investigações científicas demonstram que o excesso de exercício pode ocasionar um quadro inicial de osteoartrite, que pode ser explicado pela sobrecarga articular, e/ou aumentando enzimas relacionadas a degradação da cartilagem. Além disso, nosso grupo de estudos verificou que camundongos submetidos ao excesso de treinamento em declive apresentaram um quadro de inflamação sistêmica de baixo grau, evidenciado pelo aumento de citocinas pró-inflamatórias. Uma hipótese para o maior nível de inflamação nesse tipo de exercício são as alterações mecânicas, histológicas e bioquímicas no músculo, como o maior número de sarcômeros e mudança na relação comprimento-tensão. Sendo assim, o objetivo do presente estudo será verificar as diferenças na progressão da osteoartrite, inflamação muscular, e mudanças na estrutura dos sarcômeros entre camundongos C57BL/6 treinados moderadamente em declive e aclive, e excessivamente treinados em declive e aclive. Os camundongos serão divididos em 5 grupos: sedentário (S; camundongos sedentários), treinado em declive (TRD; camundongos submetidos ao protocolo de treinamento em declive), treinado em aclive (TRA; camundongos submetidos ao protocolo de treinamento em aclive), excesso de treinamento em declive (ETD; camundongos submetidos ao protocolo de overtraining em declive), excesso de treinamento em aclive (ETA; camundongos submetidos ao protocolo de overtraining em aclive). O conteúdo e ativação das proteínas inflamatórias e relacionadas a OA serão avaliadas no vasto medial e articulação do joelho através da técnica de immunoblotting, e a progressão da osteoartrite e estrutura dos sarcômeros será utilizada técnica histológica estabelecida e um protocolo de pontuação histológico validado. Para comparação entre os grupos será utilizada a análise de variância seguida de teste para comparação múltipla de média. Será adotado o nível de significância de pd0.05. (AU). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Gustavo Paroschi Morais - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2017 - 2018

    Levels of hepatic ATF-6 and caspase-3 are downregulated in mice after excessive training, Descrição: Recentemente, demonstramos que diferentes protocolos de overtraining em corrida (OT) com a mesma carga externa, mas realizados em declive (OTR/down), em aclive (OTR/up) e sem inclinação (OTR), levaram à acumulação de gordura hepática. Uma vez que a interrupção da homeostase do retículo endoplasmático (RE) está relacionada com doença hepática gordurosa em modelos animais, investigamos os efeitos desses modelos de OT nas proteínas relacionadas ao estresse do RE (BiP, IRE1, PERK, eIF2alfa, ATF6beta e GRP94 ) e apoptose (CHOP, Caspase-3, 4 e 12, Bax e TRAF2) no fígado de camundongos C57BL/6. Além disso, o treinamento aeróbio pode atenuar o estresse do RE cardíaco e melhorar a capacidade de exercício. Portanto, investigamos se a diminuição do desempenho induzida por nossos protocolos de OT está relacionada ao estresse do RE e à apoptose nos corações dos camundongos. Os roedores foram divididos em seis grupos: Naïve (N, camundongos sedentários), Controle (CT, camundongos sedentários submetidos às avaliações de desempenho), Treinados (TR), OTR/down, OTR/up e OTR. Os testes de rotarod, carga incremental, exaustivo e força de preensão foram utilizados para avaliar o desempenho. Após o teste de força de preensão, os fígados e músculos cardíacos (ventrículo esquerdo) foram removidos e utilizados para a técnica de imunnobloting. Todos os protocolos de OT levaram a respostas semelhantes nos parâmetros de desempenho e apresentaram valores hepáticos de ATF6beta significativamente inferiores em comparação com o grupo N. O grupo OTR/down apresentou valores mais baixos de caspase-3 clivada no fígado em relação ao grupo CT. No entanto, as outras proteínas relacionadas ao estresse do RE e à apoptose não foram moduladas. Além disso, as proteínas cardíacas relacionadas ao estresse do RE e a apoptose não foram moduladas nos grupos experimentais. Em conclusão, os protocolos OT diminuíram os níveis de ATF6beta hepática e o grupo OTR/down diminuiu os níveis de caspase-3 clivada hepática. Além disso, a diminuição do desempenho induzida por nossos modelos OT não está associada ao estresse RE e a apoptose no coração dos camundongos. (AU). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    O papel do exercício físico nas vias moleculares de captação de glicose em camundongos nocautes para GLUT-4., Descrição: Sabe-se que a hiperglicemia crônica através dos anos está associada a diversas alterações sistêmicas do organismo e o comprometimento desta regulação pode levar ao aparecimento de um grande espectro de distúrbios metabólicos que agrupados são denominados de risco cardiometabólico. Desta forma, é de suma importância desvendar os mecanismos pelos quais a homeostase glicêmica é regulada e quais as moléculas chaves neste controle. Nesse contexto, um procedimento que gera respostas substancialmente significativas na regulação da captação de glicose é o exercício físico. O desequilíbrio energético mediante o esforço físico desencadeia a ativação de diversos mecanismos que aumentam o transporte de glicose da corrente sanguínea para o meio intracelular através dos transportadores de glicose. Contudo, estas regulações ainda não foram totalmente elucidadas e descritas na literatura. Para isso, o principal objetivo deste estudo é comparar o impacto de dois diferentes protocolos de exercícios físicos nas vias de captação de glicose tanto dependente quanto independente de insulina em camundongos nocaute para o transportador de glicose do tipo 4 (GLUT4). Serão utilizados camundongos controle (GLUT+/+) e manipulados geneticamente GLUT4+/- com 120 dias de idade. Estes animais serão distribuídos em quatro grupos distintos (GLUT4+/+ Sedentário, GLUT4+/- Sedentário, GLUT4+/- Aeróbio, GLUT4+/- resistido). Ao final do experimento serão analisadas as adaptações decorrentes do exercício físico, sendo elas: tolerância à glicose; sensibilidade à insulina; parâmetros bioquímicos (glicose, colesterol, triglicerídeos); proteínas envolvidas na síntese de GLUT4 (MEF e GEF), via de captação de glicose modulada pela contração muscular (AMPK, pAMPK, CaMKII, pCaMKII AS160) e pela ação da insulina no musculo (IR/pIR; IRS-1/pIRS-1; PI3K/pPI3K, IRS-1/PI3K; Akt/pAkt, AS160. GLUT4); e presença de GLUT4 na membrana plasmática. No tecido adiposo serão analisadas as proteínas IR/IRS-1, Akt, AS160, PPAR-, PRDM16 e Glut-4. Para as avaliações moleculares serão utilizadas as técnicas de Western Blot, PCR em tempo real, análise de atividade transcricional, e imunofluorescência. Ao final do experimento, espera-se elucidar quais as principais alterações nas principais vias de síntese e translocação do GLUT4 nos diferentes grupos experimentais, fornecendo assim, novas possibilidades terapêuticas e de tratamento para as desordens envolvendo o risco cardiometabólico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Integrante / PAULI, JOSÉ R - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Circuitaria e fenótipos neuronais hipotalâmicos envolvidos no acoplamento da atividade do eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal às alterações da Homeostase Energética, Descrição: Projeto Jovem Pesquisador que possui como objetivo: 1) Determinar a necessidade e a suficiência da sinalização da leptina nos neurônios POMC e AgRP/NPY do ARC (POMCARC e AgRP/NPYARC) para a normalização das concentrações plasmáticas de corticosterona em animais jejuados por meio de deleção gênica seletiva utilizando o sistema Cre-LoxP; 2) Investigar se a modulação seletiva e específica da atividade destes grupamentos neuronais, pelo uso da tecnologia do DREADD (Designed Receptors Exclusively Activated by Designed Drugs), pode normalizar as concentrações plasmáticas de corticosterona em animais jejuados; 3) Determinar se os neurônios POMCARC e AgRP/NPYARC modulam a atividade do eixo HHA via conexões diretas com os neurônios CRF do PVN (CRFPVN) pelo uso da optogenética e 4) Analisar a existência de outras conexões monossinápticas entre neurônios LepR positivos, fora do ARC, e neurônios CRFPVN pelo emprego de tracejamento neuronal, utilizando o sistema Credependent helper virus.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Lucila Leico Kagohara Elias - Integrante / Rodrigo César Rorato - Integrante / Anthony N. Hollenberg - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Suplementação de beta-alanina associado ao treinamento intervalado de alta intensidade no desempenho e na manifestação dos processos de fadiga central e periférica durante sprints repetidos, Descrição: Atualmente tem sido descrito o potencial papel da carnosina como tampão intracelular durante o exercício, podendo elevar a capacidade de tamponamento de 12% para 17% nas fibras do tipo II. No entanto, a produção de carnosina no tecido muscular é limitada pela disponibilidade do aminoácido beta-alanina. Nos estudos recentes com a suplementação de beta-alanina, tem sido encontrado melhora significativa no desempenho na capacidade anaeróbia em alguns eventos esportivos, principalmente de características anaeróbia. Desse modo, o objetivo do presente estudo será investigar o efeito da suplementação de beta-Alanina associada ao treinamento intervalado de alta intensidade no desempenho, capacidade de tamponamento muscular e impacto na via glicolítica, e na manifestação dos processos de fadiga central e periférica durante sprints repetidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Integrante / Zagatto, Alessandro de Moura - Coordenador / BRISOLA, GABRIEL MOTTA PINHEIRO - Integrante / MILIONI, FABIO - Integrante / Jonny Padulo - Integrante / Paulo Eduardo Redkva - Integrante / Sergio Alves Arcangelo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Adaptações metabólicas, hematológicas e neuromusculares provenientes do treinamento "dormir alto e treinar baixo", seguido de um período de polimento: um estudo duplo-cego e randomizado., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcelo Papoti em 17/07/2017., Descrição: O principal objetivo do presente projeto de pesquisa será investigar os efeitos metabólicos, hematológicos e neuromusculares, induzidos pelo modelo de treinamento "Dormir alto e treinar baixo" (DATB), seguido de um período de polimento. Vinte e quatro participantes (12 em hipóxia e 12 em normóxia) treinarão somente uma perna, constituindo assim quatro grupos experimentais - perna destreinada com exposição à hipóxia (GDH), perna treinada com exposição à hipóxia (GTH), perna treinada em normóxia (GDN) e perna treinada em normóxia (GTN). Os GDH e GTH, serão submetidos diariamente (~10 horas.dia-1; durante o período de sono) a uma fração inspirada de oxigênio equivalente a 14,5% (~3000m). O treinamento será composto por 28 sessões, a partir da combinação de esforços realizados em intensidades correspondentes aos limiares metabólicos e à intensidade de consumo pico de oxigênio (VO2PICO). Durante a última semana de treinamento, todos os participantes realizarão sessões em normóxia (i.e. semana de polimento). Todos os participantes (hipóxia e normóxia) dormirão em barracas (Portable Queen TentTM). Antes e após o DATB (20 sessões) e após o período de polimento (8 sessões), os participantes serão submetidos a dois dias de avaliação. No primeiro dia, serão coletadas amostras sanguíneas (20 mL) e tecido muscular (50 mg), para a determinação dos marcadores hematológicos (células vermelhas, hematócrito, hemoglobina, eritropoietina e massa total de hemoglobina) e aos parâmetros metabólicos (quantidade de enzimas e de glicogênio muscular). Ainda no primeiro dia (manhã), os participantes realizarão dois testes incrementais (um em cada perna; intervalo de 30 min), para a determinação dos limiares metabólicos e a iVO2PICO. Durante o período da tarde os participantes realizaram dois esforços até a exaustão com intensidades relativas a 110% e 80% da iVO2PICO (um em cada perna; intervalo de 120 min). No segundo dia, durante o período da manhã, serão realizados seis esforços submáximos (3 com cada perna; intervalo de 60 min entre as séries) com intensidades de 30, 40 e 50W e duração de sete minutos. No período da tarde, os participantes realizarão os Tlim, com as pernas contralaterais as utilizadas no primeiro dia. A partir dos esforços submáximos e supra-máximos será determinado o máximo déficit acumulado de oxigênio de maneira tradicional (MAOD) e reduzida (i.e. soma das contribuições láticas e aláticas no esforço a 110% da iVO2PICO; MAODRED). Os parâmetros neuromusculares relacionados a fadiga central e periférica, serão determinados durante os esforços exaustivos a 80% da iVO2PICO, por meio da técnica de Twitch Interpolation. As comparações entre os grupos experimentais, será realizada por meio da análise de variância (ANOVA-Two Way), seguida, quando necessário, pelo Post-hoc de Tukey. As possíveis relações entre as alterações dos parâmetros investigados com as alterações nos desempenhos, serão verificadas com o teste correlação de Pearson. Em todos os casos o nível de significância será pré-fixado em p 0,05.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Integrante / Marcelo Papoti - Coordenador / Kalva Filho, Carlos Augusto - Integrante / Danilo Rodrigues Bertucci - Integrante / João Paulo Loures - Integrante / Marcelo Henrique Nogueira-Barbosa - Integrante / Ricardo Augusto Barbieri - Integrante / Vitor Luis de Andrade - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2017

    Overreaching não funcional em modelo animal: adaptações inflamatórias e hipertróficas do músculo cardíaco., Descrição: O overreaching não funcional (NFOR) induzido pelo exercício excêntrico (EE) em modelo animal está associado com a diminuição de desempenho físico, dano no DNA (amostras de músculo esquelético e soro), estresse oxidativo (amostras de músculo esquelético e soro), inflamação crônica de baixo grau (amostras de músculo esquelético e soro) e prejuízo da via de sinalização da insulina (amostras de músculo esquelético). No entanto, as adaptações do músculo cardíaco em resposta ao estado de NFOR induzido ou não pela predominância do EE ainda não foram investigadas. Além disso, sabe-se que a mTOR (mammalian target of rapamycin) possui um efeito protetor no músculo cardíaco, suprimindo o aumento de citocinas pró-inflamatórias, que estão relacionadas à disfunções cardíacas. Assim, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo comparar os efeitos do NFOR em declive com outros dois protocolos de mesmo volume e intensidade, mas realizados sem inclinação e em aclive, no conteúdo das proteínas relacionadas às vias moleculares inflamatória e hipertrófica, no conteúdo de fibrose intersticial e na expresão gênica em músculo cardíaco de camundongos. Os animais serão divididos em 6 grupos: Naíve (N; camundongos sedentários), Controle (C; camundongos sedentários submetidos aos testes físicos), Treinado (TR; camundongos submetidos ao protocolo de treinamento), Overtraining em declive (OT1; camundongos submetidos ao protocolo de OT com corrida na descida), Overtraining sem inclinação (OT2; camundongos submetidos ao protocolo de OT com corrida sem inclinação) e Overtraining em aclive (OT3; camundongos submetidos ao protocolo de OT com corrida na subida). Os camundongos serão avaliados diariamente quanto à variação do peso corporal e ingestão alimentar. O conteúdo das proteínas será avaliado no ventrículo esquerdo do músculo cardíaco através da técnica de immunoblotting. O conteúdo de fibrose intersticial será avaliado por técnica histológica, e a expressão de genes fetais será realizada pela técnica de RT-PCR. Para a comparação entre os grupos será utilizada a análise de variância seguida de teste para comparação múltipla de médias. Será adotado o nível de significância de 5%.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2015 - 2017

    OVERREACHING NÃO FUNCIONAL EM MODELO ANIMAL E ESTRESSE DO RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO NO MÚSCULO CARDÍACO E FÍGADO., Descrição: O overreaching não funcional (NFOR) induzido pelo exercício físico realizado em esteira rolante em declive associa-se com inflamação crônica de baixa intensidade e com o prejuízo da transdução do sinal da via de sinalização da insulina em músculos esqueléticos de camundongos. No entanto, até o presente momento, não é possível afirmar que o NFOR acarrete estresse do reticulo endoplasmático no tecido hepático e no músculo cardíaco. Assim, o presente projeto de pesquisa tem como principal objetivo comparar os efeitos do NFOR em declive com outros dois protocolos de mesmo volume e intensidade, mas realizados sem inclinação e em aclive, no conteúdo das proteínas relacionadas ao estresse do reticulo endoplasmático em tecidos hepáticos e no musculo cardíaco de camundongos. Os camundongos serão divididos em 6 grupos: Naíve (N; n=15; sedentários), Controle (C; n=15; sedentários que realizaram os testes físicos), Treinado (TR; n=15; submetidos ao protocolo de treinamento), Overtraining em declive (OT1; n=15; submetidos ao protocolo de overtraining em declive), Overtraining sem inclinação (OT2; n=15; submetidos ao protocolo de overtraining sem inclinação) e Overtraining em aclive (OT3; n=15; submetidos ao protocolo de overtraining em aclive) Os camundongos serão avaliados diariamente quanto à variação do peso corporal e ingestão alimentar. O desempenho dos animais será determinado no início (semana 0), meio (semana 4) e fim (semana 8) dos protocolos experimentais pelas seguintes avaliações: teste de carga incremental, teste do rotarod, teste exaustivo e teste de força de preensão. O conteúdo das proteínas do estresse de retículo será avaliado no tecido hepático e no músculo cardíaco através da técnica de immunoblotting. Para a comparação entre os grupos será utilizada a análise de variância seguida do teste para comparação múltipla de médias. Será adotado o nível de significância de pd0.05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Ana Paula Pinto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    EFEITOS DO PROTOCOLO DE OVERTRAINING BASEADO EM CONTRAÇÕES EXCÊNTRICAS SOBRE A VIA INFLAMATÓRIA E DA MTOR NO CORAÇÃO DE CAMUNDONGOS C57BL/6, Descrição: O overreaching não funcional (NFOR) induzido pelo exercício excêntrico (EE) em camundongos está associado com a inflamação crônica de baixa intensidade em amostras de músculo esquelético e soro. Além disso, sabe-se que o miocárdio também tem a capacidade de produzir citocinas pró-inflamatórias e que a via da mTOR (mammalian target of rapamycin) tem um efeito cardioprotetor sobre as mesmas. No entanto, as adaptações do coração em resposta ao NFOR induzido pelo EE ainda não foram investigadas. Sendo assim, o principal objetivo desse estudo é verificar o efeito do protocolo de overtraining baseado em sessões crônicas de EE sobre o conteúdo protéico e ativação das proteínas relacionadas à hipertrofia fisiológica do músculo cardíaco de camundongos - Akt (Protein kinase B) mTOR (mammalian target of rapamycin), S6K (S6 kinase), 4EBP1 (4E binding protein) - e sobre o conteúdo protéico das citocinas pró-inflamatórias interleucina 1beta (IL-1beta), 6 (IL-6) e fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa) em músculo cardíaco de camundongos. Os animais serão divididos em 4 grupos: Naive (N; camundongos sedentários), Controle (CT; camundongos sedentários submetidos aos testes físicos), Treinado (TR; camundongos submetidos ao protocolo de treinamento) e Overtraining (OT; camundongos submetidos ao protocolo de OT com corrida na descida). Os camundongos serão avaliados diariamente quanto a variação do peso corporal e ingestão alimentar. O conteúdo e ativação das proteínas serão avaliados no ventrículo esquerdo do músculo cardíaco através da técnica de immunoblottig. Para comparação entre os grupos será utilizada a análise de variância seguida de teste para comparação múltipla de média. Será adotado o nível de significância de pd0.05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Gustavo Paroschi Morais - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2014 - 2016

    Respostas das proteínas das vias moleculares inflamatória, insulínica e hipertrófica ao overreaching não funcional induzido pelo exercício físico realizado em esteira rolante em declive, sem inclinação e em aclive em músculos esqueléticos de camundongos., Descrição: O overreaching não funcional (NFOR) induzido pelo exercício físico realizado em esteira rolante em declive está associado com a inflamação crônica de baixa intensidade e com o prejuízo da transdução do sinal da via de sinalização da insulina em músculos esqueléticos de camundongos. No entanto, até o presente momento, não é possível afirmar que o NFOR não induzido pelo exercício excêntrico esteja associado com essas alterações moleculares. Assim, o presente projeto de pesquisa tem como principal objetivo comparar os efeitos do NFOR em declive com outros dois protocolos de mesmo volume e intensidade, mas realizados sem inclinação e em aclive, nas concentrações séricas de citocinas e no conteúdo das proteínas relacionadas às vias moleculares inflamatória, insulínica e hipertrófica em músculos esqueléticos de camundongos. Os animais serão divididos em 4 grupos: Controle (C; n=15; sedentários), Overtraining em declive (OT1; n=15; submetidos ao protocolo de overtraining em declive), Overtraining sem inclinação (OT2; n=15; submetidos ao protocolo de overtraining sem inclinação) e Overtraining em aclive (OT3; n=15; submetidos ao protocolo de overtraining em aclive). Os camundongos serão avaliados diariamente quanto à variação do peso corporal e ingestão alimentar. O desempenho dos animais será determinado no início (semana 0), meio (semana 4) e fim (semana 8) dos protocolos experimentais pelas seguintes avaliações: teste de carga incremental, teste do rotarod, teste exaustivo e teste de força de preensão. Ao final dos protocolos experimentais, os animais serão submetidos ao teste de tolerância intraperitoneal à insulina. O conteúdo e a ativação das proteínas das vias mencionadas anteriormente serão avaliados nos músculos extensor digital longo e sóleo através da técnica de immunoblotting. Para a comparação entre os grupos será utilizada a análise de variância seguida de teste para comparação múltipla de médias. Será adotado o nível de significância de 5%.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Bruno Cesar Pereira - Integrante / JOSE RODRIGO PAULI - Integrante / Fabio S. Lira - Integrante / Alisson Luiz da Rocha - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2015

    Efeitos do overtraining induzido através de exercício em esteira rolante sem inclinação, em aclive e em declive, no conteúdo e ativação das proteínas das vias inflamatória e de sinalização da insulina em camundongos, Descrição: O grande volume de treino, a intensidade e o componente excêntrico de um movimento associados com limitados períodos de recuperação conduzem ao overreaching não funcional (NFOR) que está associado com a inflamação e com o prejuízo do sinal da via da insulina. No entanto, até o presente momento, não é possível afirmar que o NFOR sem a predominância do exercício excêntrico está associado com as disfunções citadas anteriormente. Dessa maneira, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo comparar os efeitos do NFOR em declive com outros dois protocolos de mesmo volume e intensidade, mas realizados sem inclinação e em aclive, nas concentrações séricas e no conteúdo das proteínas relacionadas às vias moleculares inflamatória e insulínica em músculos esqueléticos de camundongos. Os animais serão divididos em 4 grupos: Controle (C; sedentários), Overtraining em declive (OT1; submetidos ao protocolo de OT com corrida na descida), Overtraining em aclive (OT2; submetidos ao protocolo de OT com corrida na subida) e Overtraining sem inclinação (OT3; submetidos ao protocolo de OT com corrida sem inclinação). Os camundongos serão avaliados diariamente quanto à variação do peso corporal e ingestão alimentar. Ao final dos protocolos de OT1, OT2 e OT3, os animais serão submetidos ao teste de tolerância intraperitoneal à insulina. O conteúdo das proteínas será avaliado nos músculos extensor digital longo e sóleo através da técnica de immunoblotting. Para a comparação entre os grupos será utilizada a análise de variância seguida de teste para comparação múltipla de médias. Será adotado o nível de significância de pd0.05. Os resultados desse estudo auxiliarão no entendimento dos mecanismos envolvidos com a etiologia e o desenvolvimento do NFOR.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Bruno Cesar Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2014 - 2014

    Efeitos do overreaching não funcional induzido através de exercício em esteira rolante sem inclinação, em aclive e em declive no conteúdo e ativação das proteínas da via de sinalização da mTOR em músculo esquelético de camundongos, Descrição: Recentemente, Pereira et al. (2013) verificaram que o overreaching não funcional (NFOR) está associado com a diminuição do desempenho e com a upregulation da miostatina. No entanto, até o presente momento, não é possível afirmar que o NFOR não induzido pelo exercício excêntrico está associado com as disfunções citadas anteriormente. Além disso, Winbanks et al. (2012) concluíram que o crescimento muscular esquelético mediado pela folistatina é regulado pela mTOR (mammalian target of rapamycin) e Smad 3 independentemente da superexpressão ou inibição da miostatina. Assim, objetivamos comparar os efeitos do protocolo de overtraining proposto por Pereira et al. (2012) que é realizado em declive com outros dois protocolos de mesmo volume e intensidade, mas realizados em aclive e sem inclinação no conteúdo protéico e ativação das proteínas relacionadas à inibição ou crescimento muscular - 4EBP1 (4E binding protein), miostatina, mTOR, S6k (ribossomal S6 kinase), S6RP (S6 ribossomal protein), Smad 3, e TSC2 (tuberin). Os animais serão divididos em 4 grupos: Controle (C; sedentários), Overtraining em declive (OT1; submetidos ao protocolo de OT em declive), Overtraining sem inclinação (OT2; submetidos ao protocolo de OT sem inclinação) e Overtraining em aclive (OT3; submetidos ao protocolo de OT em aclive). Os camundongos serão avaliados diariamente quanto à variação do peso corporal e ingestão alimentar. O conteúdo das proteínas será avaliado nos músculos extensor digital longo e sóleo através da técnica de immunoblotting. Para a comparação entre os grupos será utilizada a análise de variância seguida de teste para comparação múltipla de médias. Será adotado o nível de significância de p 0.05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Alisson Luiz da Rocha - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2014 - Atual

    Determinação do máximo déficit acumulado de oxigênio por meio da técnica de retro extrapolação em nadadores, corredores e ciclistas., Descrição: Devido à necessidade de otimização dos métodos de determinação da capacidade anaeróbia, o objetivo do estudo será validar o máximo déficit de acumulado de oxigênio (MAOD) e MAOD reduzido (MAODRED) por meio da técnica de retro extrapolação (MAODextr e MAODREDextr). Para isso, 45 atletas (15 nadadores, 15 corredores e 15 ciclistas) serão submetidos a três etapas. A primeira consistirá na determinação da cinética do VO2 na natação a partir da técnica de retro extrapolação. A segunda e terceira etapa consistirá, respectivamente, na determinação do MAOD e MAODRED e MAODextr e MAODREDextr. Na primeira etapa será realizado um esforço máximo de 300 s, posteriormente os atletas realizarão esforços de 15 - 120 s com incremento de 15 s e 120 - 270 s com incremento de 30 s em três dias distintos com velocidade controlada de acordo com as parciais do primeiro dia. O VO2 de cada esforço será analisado por meio da técnica de retro extrapolação e cinética do VO2 utilizando o método convencional (MC). Os dados do VO2 serão plotados em relação ao tempo e, analisados segundo um modelo de crescimento mono ou bi-exponencial. No quarto dia os atletas realizarão um esforço de 300 s com a utilização de equipamento de análise do VO2 durante todo o esforço. A segunda etapa consistirá em determinação do MAOD e MAODRED. O MAOD será determinado pela diferença entre demanda teórica e o VO2 mensurado pelo MC consumido em esforço máximo de 300 s, e o MAODRED com a análise das contribuições do metabolismo anaeróbio lático e alático através da análise do VO2 após o esforço de 300 s. O MAODextr e MAODREDextr serão determinados, contudo o VO2 durante os testes será analisado por meio da retro extrapolação. Para validação do MAODREDextr e MAODextr será utilizado a correlação de Pearson, teste t de Student e a análise gráfica de Bland & Altman. O nível de significância será de 5%.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Integrante / Marcelo Papoti - Coordenador / Santiago, Paulo Roberto Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    PAPEL DO EXERCÍCIO FÍSICO NA REGULAÇÃO DA PROTEÍNA ROCK E SEUS EFEITOS SOBRE A SINALIZAÇÃO DA INSULINA EM MÚSCULO ESQUELÉTICO E FÍGADO DE CAMUNDONGOS OBESOS, Descrição: A obesidade é uma doença que vem crescendo de forma alarmante e está associada com resistência à insulina e desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como as cardiovasculares, alguns tipos de câncer e o diabetes mellitus do tipo 2. Portanto, compreender os mecanismos moleculares relacionados à sinalização da insulina torna-se imprescindível, na busca de soluções para retardar ou reverter à progressão desta assustadora realidade epidemiológica. A resistência à insulina pode ser instalada tanto a nível muscular bem como hepático, colaborando fortemente para alteração inicialmente na glicemia pós-prandial e mais tardiamente da glicemia de jejum. Por outro lado, a prática regular de exercício físico é capaz de melhorar à ação da insulina tanto no músculo esquelético aumentado a captação de glicose, quanto no fígado reduzindo a formação de nova glicose (gliconeogênese). Entretanto, os efeitos do exercício sobre a via molecular da insulina não são totalmente conhecidos. Recentemente uma nova proteína foi classificada como mediadora da sinalização da insulina por potencializar seus efeitos, essa nova biomolécula é a Rho-kinase (Rock) que atua em tecidos periféricos (musculo esquelético, fígado e adiposo) e também, no hipotálamo, contribuindo com até 50% a ação da insulina no meio intracelular. Ao contrário, animais experimentais que tiveram a deleção ou inibição da proteína Rock se tornaram resistentes à insulina. Visto isso, estudos acerca dessa nova proteína fazem-se necessários para melhor entendimento dessa complexa sinalização. Como ainda nenhum estudo foi realizado objetivando avaliar os efeitos do exercício físico na expressão proteica da proteína Rock, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o papel do exercício físico na regulação da proteína Rock e os efeitos sobre a sinalização da insulina em músculo esquelético e fígado de camundongos obesos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Integrante / Dennys E. Cintra - Integrante / Eduardo R. Ropelle - Integrante / JOSE RODRIGO PAULI - Coordenador / leandro p Moura - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2014

    Overtraining is associated with DNA damage in blood and skeletal muscle cells of Swiss mice, Descrição: Conhecimento prévio: O Ensaio Cometa (Eletroforese em gel de célula única) é um método útil para quantificação do dano no DNA Embora tenham sido realizados alguns estudos sobre os efeitos agudos e crônicos do exercício sobre o dano no DNA medido pelo teste do cometa, não se sabe se um protocolo de treinamento aeróbio com intensidade, volume e carga claramente definidos irá melhorar o desempenho sem provocar danos ao DNA de células do sangue periférico. Além disso, os efeitos do excesso de treinamento (overtraining) no dano do DNA são desconhecidos. Portanto, este estudo teve como objetivo analisar os efeitos do treinamento aeróbio e overtraining em danos no DNA em sangue periférico e células do músculo esquelético de camundongos Swiss. Para analisar as possíveis alterações nestes parâmetros com o estresse oxidativo, medimos os níveis de glutationa reduzida (GSH) no sangue total e os níveis de GSH e peroxidação lipídica em amostras musculares.Resultados: As avaliações de desempenho (ou seja, teste de carga incremental e teste exaustivo) apresentaram diferenças intra e inter grupos. O grupo overtrained (OTR) mostrou um aumento significativo no dano do DNA em comparação com o grupo controle (C) e treinado (TR). Níveis de GSH foram significativamente menores no grupo OTR em comparação com os grupos C e TR. O grupo OTR apresentou níveis significativamente mais elevados de peroxidação lipídica em comparação com os grupos C e TR.Conclusões: Os parâmetros de desempenho aeróbio e anaeróbio podem ser melhorados em resposta ao treinamento realizado na máxima fase estável de lactato (MFEL) sem provocar danos no DNA em sangue periférico e células musculares esqueléticas ou estresse oxidativo nas células musculares esqueléticas. No entanto, o overtraining induzido pela corrida na descida está associado a danos no DNA em sangue periférico e células do músculo esquelético, e com o estresse oxidativo em células musculares esqueléticas e sangue total. (AU). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2014

    Nonfunctional Overreaching leads to inflammation and myostatin upregulation in Swiss mice, Descrição: Os objetivos do presente estudo foram: a) verificar se a diminuição do desempenho induzida pelo overreaching não funcional (NFOR) está associada com altas concentrações de citocinas no soro, músculos esqueléticos e fígado; b) verificar a adaptação da miostatina muscular ao NFOR; c) verificar os efeitos da suplementação crônica de glicose nos parâmetros mencionados acima. Os camundongos foram divididos nos seguintes grupos: controle (C), treinado (TR), overtreinado (OTR) e overtreinado + suplementação de glicose (OTR+S). O teste de carga incremental (ILT) e o teste exaustivo (ET) foram utilizados como parâmetros de desempenho antes e após os protocolos experimentais utilizados. 24 horas após o ET, amostras de músculo e fígado foram extraídas e congeladas a -80oC para posteriores determinações. O sangue total foi coletado para posterior determinação das concentrações de citocinas. De maneira geral, OTR e OTR+S apresentaram maiores conteúdos musculares de IL-6, TNF-alpha, GLUT-4 e miostatina em comparação com os grupos C e TR. A suplementação de glicose atenuou as altas concentrações de IL-6, TNF-alpha e IL-15 no fígado e de IL-6 no soro. Em resumo, NFOR levou a inflamação crônica de baixa intensidade e aumento da miostatina. (AU). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Comparação dos níveis de glicogênio muscular, do conteúdo da proteína GLUT-4, e do conteúdo e ativação das proteínas da via de sinalização insulínica em músculo esquelético de camundongos treinados e em overtraining, Descrição: Com base na literatura científica atual não é possível afirmar que a diminuição dos níveis de glicogênio muscular não está diretamente relacionada com o surgimento e desenvolvimento do overreaching (OR) e overtraining (OT). Assim, o presente projeto de pesquisa tem como principal objetivo comparar os níveis de glicogênio muscular, o conteúdo da proteína GLUT-4, e o conteúdo e a ativação das proteínas da via de sinalização insulínica em músculo esquelético de camundongos treinados e em OT. Os animais serão divididos em 4 grupos experimentais: Controle (C; sedentários), Treinado (TR; submetidos ao protocolo de treinamento), Overtraining (OT; submetidos ao protocolo de OT) e Overtraining com suplementação de glicose (OT+SG; submetidos ao protocolo de OT e suplementados diariamente com glicose). Os camundongos serão avaliados semanalmente quanto à variação do peso corporal e ingestão alimentar, e serão sacrificados 24h após o final do teste exaustivo. O conteúdo protéico de GLUT-4, e o conteúdo e a ativação das proteínas IR, IRS-1, IRS-2, PI3q e Akt serão avaliados nos músculos extensor digital longo e sóleo através das técnicas de imunoprecipitação e imunoblot. Além disso, os níveis de glicogênio muscular serão determinados nas amostras de músculo esquelético através de kits comerciais. Para a comparação entre dois grupos será utilizado o teste t de Student. Quando necessário, será utilizada a análise de variância seguida de teste para comparação múltipla de médias. Será adotado o nível de significância p<0.05.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Luís Armando Leonardo Filho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Efeitos do treinamento e do overtraining nas concentrações séricas e no conteúdo muscular de citocinas pró-inflamatórias em camundongos, Descrição: O desequilíbrio entre a demanda do exercício e o período necessário para recuperação do atleta induz ao surgimento de traumas no músculo esquelético, provocando a liberação de citocinas pró-inflamatórias que podem estar relacionadas com a origem e o desenvolvimento do overreaching (OR) e overtraining (OT). Dessa maneira, o presente projeto de pesquisa tem como principal objetivo comparar as concentrações séricas de TNF-, IL-6 e IL-1, e o conteúdo protéico de TNF- e IL-6 em camundongos treinados e em OT. Os animais serão divididos em 3 grupos experimentais: Controle (C; sedentários), Treinado (TR; submetidos ao protocolo de treinamento) e Overtraining (OT; submetidos ao protocolo de OT). Os camundongos serão avaliados semanalmente quanto à variação do peso corporal e ingestão alimentar. Os animais dos grupos C, TR e OT serão sacrificados 24h após o final do teste exaustivo. O conteúdo protéico de TNF- e IL-6 será avaliado nos músculos extensor digital longo e sóleo através das técnicas de imunoprecipitação e imunoblot. Além disso, a determinação das concentrações séricas de TNF-, IL-6 e IL-1 será realizada através do método imunoensaio enzimático (ELISA), utilizando-se kits comerciais. Para a comparação entre dois grupos será utilizado o teste t de Student. Quando necessário, será utilizada a análise de variância seguida de teste para comparação múltipla de médias. Será adotado o nível de significância de p<0.05.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Bruno Cesar Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Efeitos do treinamento e overtraining no conteúdo e ativação das proteínas da via de sinalização da insulina em músculo esquelético de camundongos Swiss, Descrição: Baseado na relação direta entre overtraining (OT) e aumento do conteúdo muscular do fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa) e interleucina-6 (IL-6), e sabendo que o aumento dessas citocinas está associado com o comprometimento da via molecular de sinalização da insulina, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar o efeito do OT no conteúdo e ativação das proteínas da via de sinalização da insulina (IR-beta, IRS 1, IRS-2, PI3q e Akt), das proteínas pró-inflamatórias SAPK/JNK e IKK-beta, e do conteúdo da proteína SOCS3 em músculo esquelético de camundongos Swiss. Os animais serão divididos em 3 grupos experimentais: Controle (C; sedentários), Treinado (TR; submetidos ao protocolo de treinamento) e Overtraining (OT; submetidos ao protocolo de OT). Os camundongos serão avaliados semanalmente quanto à variação do peso corporal e ingestão alimentar. No final da 7ª semana dos protocolos de treinamento e OT, os roedores serão submetidos ao teste de tolerância intraperitoneal à insulina. Os animais dos grupos C, TR e OT serão sacrificados 24h após o teste exaustivo no final da 8ª semana. O conteúdo e ativação das proteínas citadas anteriormente serão avaliados nos músculos extensor digital longo e sóleo através da técnica de immunobloting. Os resultados serão expressos em média desvio padrão. A análise de variância será utilizada para verificar os efeitos dos protocolos de treinamento e OT nos parâmetros estudados. Quando a análise de variância indicar significância, o teste post hoc de Bonferroni será utilizado. Será adotado o nível de significância de 5%.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Bruno Cesar Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Efeito do overtraining sobre o desempenho físico de camundongos Swiss, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2013

    Camundongos em overtraining: relações entre a produção de citocinas pró-inflamatórias e o comprometimento das vias moleculares de sinalização da insulina, Descrição: O desequilíbrio entre a demanda do exercício e o período necessário para recuperação do atleta induz ao surgimento de traumas no músculo esquelético, provocando a liberação de citocinas pró-inflamatórias que podem estar relacionadas com a origem e desenvolvimento do overreaching (OR) e overtraining (OT). Além disso, sabe-se que o aumento dos níveis dessas citocinas compromete o funcionamento das vias moleculares de sinalização PI3q/Akt e AMPK, o que prejudica a captação de glicose e a formação de glicogênio muscular. Dessa maneira, o presente projeto tem como objetivo verificar as respostas das concentrações séricas de TNF-, IL-6 e IL-1, e do conteúdo protéico de TNF-, IL-6, IR, IRS-1, IRS-2, PI3q, Akt, AMPK, JNK, IKK, SOCS3 e GLUT-4 em músculo esquelético de camundongos induzidos ao OT. Os animais serão divididos em 4 grupos: Controle (C; sedentários), Treinado (TR; submetidos ao protocolo de treinamento), Overtraining (OT; submetidos ao protocolo de OT) e OT com suplementação de glicose (OT+SG; submetidos ao protocolo de OT e suplementados com glicose). Os camundongos serão avaliados semanalmente quanto à variação do peso corporal e ingestão alimentar. Ao final dos protocolos de TR e OT, os animais serão submetidos ao teste de tolerância intraperitoneal à insulina. O conteúdo das proteínas descritas anteriormente será avaliado nos músculos extensor digital longo e sóleo através das técnicas de imunoprecipitação e imunoblot. Para a comparação entre os grupos serão utilizados o teste t de Student para dados não pareados e a análise de variância seguida de teste para comparação múltipla de médias. Será adotado o nível de significância de p<0.05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / José Rodrigo Pauli - Integrante / SAAD, M.J.A. - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Exercise intensity, inflammatory signaling and insulin resistance in obese rats, Descrição: Objetivo: Avaliar os efeitos da intensidade de exercício na resistência à insulina e na expressão de proteínas inflamatórias em músculo esquelético de ratos obesos induzidos por dieta hiperlipídica (DIO) após uma sessão aguda de exercício.Materiais e Métodos: No primeiro protocolo os animais foram submetidos a exercício de natação durante 6 horas com intervalo de 45 minutos após as primeiras 3 horas (DIO+EXE). No segundo protocolo os ratos Wistar nadaram durante 45 minutos suportando uma carga equivalente a 70% da máxima fase estável de lactato - MFEL (DIO+MFEL). Resultados: De acordo com os resultados ambos os protocolos de exercício agudo aumentaram a sensibilidade à insulina, a fosforilação em tirosina do receptor de insulina (IR), do substrato 1 do receptor de insulina (IRS-1) e a fosforilação em serina da proteína quinase B (Akt). Paralelamente, ambos os protocolos diminuíram a atividade da proteína tirosina fosfatase 1B e a fosforilação em serina do IRS-1 com concomitante redução das atividades da JNK e IKK.Conclusão: Protocolos de exercício agudo de baixa intensidade e alto volume ou baixo volume e intensidade moderada podem auxiliar de maneira similar o restabelecimento da sensibilidade à insulina. (AU). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Relação entre o overtraining e a produção de citocinas pró-inflamatórias em camundongos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Mônica Fonseca Diogo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - Atual

    Estudo do overreaching não funcional em modelo animal, Descrição: O overreaching não funcional é definido como uma diminuição de desempenho físico cuja recuperação está associada com a diminuição das cargas de treinamento e/ou afastamento total das sessões de treino durante um período superior a duas semanas. O presente projeto de pesquisa tem como principais 21 objetivos avaliar quais os mecanismos centrais e periféricos responsáveis pela diminuição de desempenho relacionada com o overreaching não funcional induzido pelo exercício físico realizado em esteira rolante em declive, sem inclinação e em aclive em camundongos, e estudar as estratégias fisiológicas e nutricionais responsáveis pela recuperação do desempenho desses roedores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Respostas moleculares ao exercício físico agudo e/ou crônico em diferentes tecidos de roedores e em músculo esquelético de seres humanos portadores ou não de doenças crônico-degenerativas., Descrição: O principal objetivo do presente projeto de pesquisa é verificar os efeitos do exercício físico aeróbio, anaeróbio e de força, agudo e/ou crônico, nas vias moleculares de sinalização em diferentes tecidos (coração, fígado, músculo esquelético e hipotálamo) de roedores e em músculo esquelético de seres humanos portadores ou não de doenças crônico-degenerativas (diabetes e obesidade).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Coordenador / Eduardo Rochete Ropelle - Integrante / Dennys Esper Cintra - Integrante / Claudio Teodoro de Souza - Integrante / jose rodrigo pauli - Integrante.

  • 2007 - 2008

    EFEITO DO EXERCICIO FISICO AGUDO E CRONICO NA EXPRESSAO DE INOS E S-NITROSACAO DAS PROTEINAS DE SINALIZACAO INSULINICA EM MUSCULO DE RATOS OBESOS., Descrição: A obesidade é um problema de saúde pública, com elevada morbi-mortalidade. A resistência à insulina que acompanha a obesidade é um mecanismo fisiopatológico relevante e que prediz a evolução para diabetes e doença cardiovascular. Entretanto, os resultados apresentados pelos estudos que buscam a compreensão dos processos envolvidos com a resistência à insulina na obesidade permanecem ainda não totalmente elucidados. Recentes estudos sugerem que a oxido nítrico sintase induzível (iNOS) esta envolvida na patogênese da resistência à insulina na obesidade. Por outro lado, é bem estabelecido que o exercício físico tanto agudo como crônico melhora a sensibilidade à insulina no músculo de humanos e animais. Entretanto, o mecanismo pelo qual o exercício melhora a sinalização da insulina permanece incompreendido. Sugere-se, que o exercício físico possa promover uma downregulation na expressão da iNOS. É possível que essa regulação envolva a proteína quinase ativada por AMP (AMPK), uma enzima sensível ao balanço energético celular, e que se constitui numa molécula importante para a regulação de múltiplos processos metabólicos. Tal possibilidade deve ser considerada, pois durante o exercício físico ocorre um aumento na atividade da AMPK, e recentemente tem sido sugerido que esta quinase pode modular a iNOS. Assim, o presente estudo pretende investigar se a resistência à insulina mediada pelo aumento dos níveis de iNOS e conseqüente processo de S-nitrosação de proteínas envolvidas nos passos iniciais a via de transdução do sinal da insulina pode ser revertida pelo exercício físico agudo e crônico em músculo esquelético de animais obesos induzidos por dieta rica em lipídeos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Integrante / SAAD, M.J.A. - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2003 - 2007

    RESPOSTAS DE ALGUNS MARCADORES BIOQUIMICOS DE OVERTRAINING AO LONGO DE UMA PERIODIZACAO NO FUTEBOL. RELACOES COM AS PERFORMANCES AEROBIA E ANAEROBIA., Descrição: O overtraining (OT) pode ser definido como um distúrbio neuroendócrino, que ocorre no eixo hipotálamo-hipófise, resultado do desequilíbrio entre a demanda do exercício e a capacidade de resposta do organismo. O objetivo do presente estudo é verificar as respostas de alguns parâmetros físicos, psicológicos e laboratoriais (marcadores bioquímicos de overtraining) ao longo de uma periodização do treinamento no futebol, estabelecendo valores de referências em escores e percentis dos marcadores analisados e suas respostas nas diferentes fases do treinamento, assim como, a correlação entre os marcadores bioquímicos séricos, salivares e urinários com performances aeróbia e anaeróbia dos futebolistas. Para tanto participarão 15 atletas de futebol da categoria juvenil e profissional de uma equipe filiada a Federação Paulista de Futebol. Os atletas serão submetidos a coletas de sangue, urina e saliva para análise dos seguintes marcadores de overtraining: creatinina, uréia, creatina quinase, adrenalina, noradrenalina, cortisol, testosterona, sódio e potássio. Além disso, responderão ao questionário POMS e realizarão testes para mensurar a performance aeróbia, anaeróbia alática e lática. Para cada variável será calculada a média e desvio padrão dos participantes. Os parâmetros avaliados ao longo da periodização serão comparados entre si através de análise de variância para amostras repetidas, seguida, quando necessário, por teste post hoc de Newman Keuls. Em todos os casos, o nível de significância será de p 0.05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelino Sanchez Ramos da Silva - Integrante / Claudio Alexandre Gobatto - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto. , Av. Bandeirantes, 3.900, Monte Alegre, 14040900 - Ribeirão Preto, SP - Brasil, Telefone: (16) 33150522

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - 2020

University of Waterloo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - Atual

Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - 2019

Tufts University

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - 2018

University of Calgary

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

Universidade de Ribeirão Preto

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2007 - 2008

Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsa de Pós-doutorado

2008 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, .,Linhas de pesquisa

  • 09/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Física e Esporte da USP, .,Cargo ou função, Membro titular da Comissão de Graduação da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto-SP.

  • 08/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, .,Cargo ou função, Comissão de Ética no Uso de animais do Campus de Ribeirão Preto/USP.

  • 05/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, .,Cargo ou função, Suplente da Congregação da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto-SP.

  • 04/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Física e Esporte da USP, .,Cargo ou função, Comissão Assessora da Biblioteca Central.

  • 01/2009

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia do Exercício I, Fisiologia Geral

  • 06/2008 - 12/2008

    Ensino, Bacharelado em Ciências da Atividade Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programa de Atividade Física para Adolescência II , Programa de Esportes Aquáticos, Programa de Esportes Coletivos I, Programa de Esportes Individuais I

2003 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário Docência, Carga horária: 4

2003 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estudante - Pesquisador, Carga horária: 4

Outras informações:
Participação do grupo de estudos Adaptações Fisiológicas Normais e Especiais cadastrado no diretório do grupo de pesquisa do CNPq, e, no qual o Professor Doutor Claudio Alexandre Gobatto se encontra cadastrado como pesquisador, tendo como líderes a Professora Doutora Maria Alice Rostom de Mello e Professora Doutora Eliete Luciano.

2003 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estudante - Pesquisador, Carga horária: 4

Outras informações:
Participação do grupo de estudos Biodinâmica do Rendimento Esportivo cadastrado no diretório do grupo de pesquisa do CNPq, e, no qual o Professor Doutor Claudio Alexandre Gobatto se encontra cadastrado como líder juntamente com o Professor Doutor Eduardo Kokubun.

2003 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estudante - Pesquisador, Carga horária: 4

Outras informações:
Participação do grupo de estudos Fisiologia Aplicada ao Rendimento Esportivo, tendo como coordenador o Professor Doutor Claudio Alexandre Gobatto.

1999 - 2001

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Membro Fundador, Carga horária: 2

Outras informações:
Membro fundador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (LEPESP), do Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", campus de Rio Claro.

1999 - 1999

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário - Natação para Crianças e Adultos, Carga horária: 2

1999 - 1999

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário - Anatomia Humana para Escolas, Carga horária: 4

2002 - 2002

Clube Atlético Paulistinha

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário - Professor de Futebol, Carga horária: 4

2003 - 2004

União Agrícola Barbarense

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário de avaliação física, Carga horária: 4

Propriedade Intelectual

Patentes (1)

Tipo Título Data depósito
INVENTOR Equipamento para treinamento de roedores 21/12/2011