Simone Barreto Santos
Mestre com formação adquirida pelo Curso de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Formação de Professores, Nível de Mestrado Acadêmico, com área de Concentração em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de Jequié/BA (2013). Especialista com formação pelo Curso de Pós-graduação Lato Sensu em A Construção do Conhecimento e o Ensino de Ciências pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié/BA (2003) e Graduação em Licenciatura Plena em Ciências, com habilitação em Química pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2001).
Informações coletadas do Lattes em 26/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
2011 - 2013
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: A História da Química: um estudo dos Cursos de Licenciatura em Química das Universidades do Estado da Bahia,Ano de Obtenção: 2013
Prof.º Dr. Baraquizio Braga do Nascimento Jr..Coorientador: Prof.º Dr. Bruno Ferreira dos Santos. Palavras-chave: História da Química; Formação Inicial; Currículo; Professor Formador.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Especialização em A Construção do Conhecimento e o Ensino de Ciência
2003 - 2004
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Ensino e Aprendizagem em Química, Tema Gerador Química dos alimentos para a Química do Ensino Médio, resgatando o conteúdo Cinética Química das Reações
Orientador: Profª Ms Ana Luiza de Quadros
Graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Químic
1993 - 2001
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Relatório de Estágio
Orientador: Carlos Alberto de Andrade Freitas
Formação complementar
2012 - 2012
Construcción de una práctica crítica de la enseñan. (Carga horária: 16h). , Universidad Nacional Del Litoral, UNL, Argentina.
2005 - 2005
Essa Ciência Com Que Trabalhamos. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2005 - 2005
Ensino de Química Para Cidadania. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2005 - 2005
A Importância da Escolha de Uma Amostra Para a Pes. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2003 - 2003
Abordagem de Temas Ambientais na Química de Ensino. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2003 - 2003
História da Ciência Como Facilitadora da Interdisc. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em Formação Continuada. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2001 - 2001
(Re)construção do Conhecimneto de Química em Sala. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
1996 - 1996
Mini Curso Pesquisa e Qualidade de Vida. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.
Participação em eventos
Debates em Educação Científica.Divulgação Científica. 2013. (Outra).
Debates em Educação Científica. 2013. (Outra).
Global Idiomas.Certificate in English Language. 2013. (Outra).
II Simpósio de Pesquisa e Formação de Professores. 2013. (Simpósio).
IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. PROPOSIÇÃO DE PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO QUÍMICA. 2013. (Congresso).
IX Escola de Verão em Educação Química.Interpretação textual como ferramenta de auxílio para o alcance da aprendizagem significativa no ensino de ciências para alunos do 6º ano de um colégio municipal de Jequié/Bahia. 2013. (Outra).
A pesquisa e o ensino de Ciências: análise do estado da arte na linha de pesquisa em educação em Ciências e Matemática. 2012. (Outra).
Conferencia: Aspectos Erotéticos de la Ciencia. 2012. (Outra).
Conferencia "La Maquina de Dios". 2012. (Simpósio).
Conferencia "Medios de Comunicación y educación: hacia un nuevo modelo?. 2012. (Encontro).
Construcción de una práctica crítica de la enseñanza en la universidad. 2012. (Seminário).
II Conferencia Latinoamericana del Internacional History, Philosophy, and Science Teaching gg Group. A historia da quimica como disciplina: um estudo dos cursos de licenciatura em quimica das universidades do estado da Bahia. 2012. (Congresso).
IV Encontro Ibero-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências. 2012. (Encontro).
Jornada de Intercambio de experiencias internacionales sobre créditos y competencias. 2012. (Encontro).
La escuela que queremos y necesitamos: desde una escuela para pa pocos a una escuela para todos. 2012. (Encontro).
Panel "Integración: Superando barreras..." Ciclo de Problemáticas Educativas Actuales 2012. 2012. (Simpósio).
Reunión del Programa de Articulación de Professorados Universitarios en Ciencias Exatas y Naturales (PROARPEN) de Química - Consejo Universitario de Ciencias Exactas y Naturales (CUCEN). 2012. (Encontro).
Seminario Binacional Brasil - Argentina. 2012. (Seminário).
Simposio Internacional "Tensiones entre disciplina y competencias en el curriculum universitario". 2012. (Simpósio).
XVI Encontro Nacional de Química / X Encontro de Educação Química da Bahia.A Disciplina de História e Filosofia de Química: concepções de discentes do Curso de Licenciatura em Química da UESB-Jequié. 2012. (Encontro).
XVI Encontro Nacional de Química / X Encontro de Educação Química da Bahia. 2012. (Encontro).
34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ. A importância do Estágio de Co-participação no desempenho do Estagiário durante a regência. 2011. (Congresso).
Debates em Educação Científica.Projeto: Debates em Educação Científica. 2011. (Encontro).
Debates em Educação Científica. 2011. (Encontro).
I Encontro sobre Estágio Curricular nas Licenciaturas: Aproximando a Universidade da Escola. 2011. (Encontro).
I Simpósio Baiano de Licenciaturas.Estágios na Licenciatura em Química da UESB Campus de Jequié-Bahia. 2011. (Simpósio).
I Simpósio Baiano de Licenciaturas.Fatores Fundamentais no Aprendizado de Ciências na EJA. 2011. (Simpósio).
Mini-Curso: A Divulgação Científica e a percepção de ciência e tecnologia: Relações Constituídas - 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ. 2011. (Congresso).
Palestra: Como Ensinar Valores, Estimular Inteligências e Discutir-se Emoções. 2011. (Encontro).
Projeto: Debates em Educação Científica. 2011. (Outra).
VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I CIEC - Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias.A Experimentação e o Relatório Científico na Construção do Conhecimento para Alunos do Ensino Fundamental. 2011. (Encontro).
VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I CIEC - Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias.Minicurso: Coleta de Informações, Construção de Dados e Dispositivo Analítico na Educação em Ciências. 2011. (Encontro).
VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I CIEC - Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias.A Praxis Química como Fundamento Didático para a Química. 2011. (Encontro).
VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I CIEC - Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. 2011. (Encontro).
Vila da Ciência.Ministrante da Oficina Fabricação Artesanal de Tintas. 2011. (Oficina).
Vila da Ciência.Oficina Fabricação Artesanal de Tintas. 2011. (Encontro).
Workshop: Passado, Presente e Futuro do Ensino de Química no Brasil - 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ. 2011. (Congresso).
Formandos em Química 2009.2 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.Professora Homenageada. 2010. (Outra).
Formandos em Química 2010.2 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.Professora Homenageada. 2010. (Outra).
I Simpósio Nacional sobre tratamento de resíduos de laboratório. 2010. (Simpósio).
IV Encontro de Química da Bahia - EQBA.Estudo Comparativo da Qualidade Físico-Química do Leite de Cabra In Natura com leite de Vaca na região de Jaguaquara/BA. 2010. (Encontro).
IV Encontro de Química da Bahia - EQBA.O Lúdico no Ensino de Química: Jogos Didáticos como Metodologia de Reforço. 2010. (Encontro).
IV Encontro de Química da Bahia - EQBA.Ensino/Aprendizagem de Química com o uso da Experimentação como Ferramenta Motivacional. 2010. (Encontro).
mini-curso sobre Brigada de Incêndio. 2010. (Outra).
Vila da Ciência. Colaboradora do Evento Vila da Ciência. 2010. (Feira).
32.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Dificuldades de Abstração do Conhecimento Químico no Processo de Ensino e Aprendizagem Escolar de Alunos e Alunas do Ensino Médio. 2009. (Congresso).
32.ª Reunião Anual Sociedade Brasileira de Química. Contextualização: Ferramenta para o Ensino e Aprendizagem de Química. 2009. (Congresso).
I Fórum de Educação: Um Novo Olhar para as Licenciaturas. 2009. (Outra).
Parecerista ad hoc do DQE da UESB.O professor-pesquisador: Investigação e Reflexão de Sua Prática Pedagógica. 2009. (Outra).
Parecerista ad hoc do DQE da UESB.Química na Cozinha: o preparo dos alimentos como tema gerador para o ensino de Química. 2009. (Outra).
III Encontro de Química da Bahia (III EQBA).Contextualização: Ferramenta para o Ensino/Aprendizagem de Química. 2008. (Encontro).
III Encontro de Química da Bahia (III EQBA).abstração do Conhecimento Químico no Processo de Ensino/Aprendizagem. 2008. (Encontro).
III Encontro de Química da Bahia - EQBA.Avaliadora em relação aos trabalhos submetidos ao III Encontro de Química da Bahia - EQBA. 2008. (Encontro).
III Encontro de Química da Bahia- EQBA.Parecerista em relação aos trabalhos submetidos ao III Encontro de Química da Bahia- EQBA. 2008. (Encontro).
III Encontro de Química da Bahia - III EQBA.A Importância da História da Ciência no Ensino de Química. 2008. (Encontro).
III Jornada de Debates sobre o Ensino de Química da Região Sul da Bahia. 2008. (Outra).
III Jornada de Debates sobre o Ensino de Química da Região Sul da Bahia.Contextualização e Aprendizagem: O Ensino de Química em Questão. 2008. (Outra).
XI Conpex. Alimentos como Tema Gerador do Conhecimento Químico: Relato de Experiência. 2008. (Congresso).
28.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Contextualização e Aprendizagem: o ensino de Química em questão. 2005. (Congresso).
IX CONPEX - Congresso de Pesquisa e Extensão/IX Seminário de Iniciação Científica da UESB. 2005. (Congresso).
VII EDUQUI - Apresentador. Seção temática: A contextualização no ensino de Química: comparação de aprendizagem. 2005. (Congresso).
VII EDUQUI - Educação Química: qual sua singularidade?. 2005. (Congresso).
VII EDUQUI - Mini-curso: Ensino de Química para a Cidadania. 2005. (Encontro).
VII EDUQUI - Mini-curso: Essa Ciência com que trabalhamos. 2005. (Encontro).
I Fórum de Ensino de Química de Jequié. 2004. (Encontro).
I Jornada de Construção da Pesquisa Científica: Formação do Pesquisador. 2004. (Encontro).
XXVI Congresso Latinoamericano de Química / 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Os Alimentos como eixo gerador do conhecimento químico. 2004. (Congresso).
Encontro das Equipes Escolares do Ensino Médio - Instituto Anísio Teixeira e Superintendencia de Ensino. 2003. (Encontro).
Pós-Graduação: A Construção do Conhecimento.Interdisciplinaridade e o Ensino de Ciências - Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em A Construção do Conhecimento e o Ensino de Ciências. 2003. (Seminário).
Pós-Graduação: A Construção do Conhecimento.O Ensino de Ciências e o Construtivismo. 2003. (Seminário).
Pós-Graduação: A Construção do Conhecimento.Re-construção do Conhecimento de Química em sala de aula. 2003. (Outra).
Projeto Construindo Com-Ciências uma Escola Cidadã. 2003. (Encontro).
Seminário "O Ensino de CIências e o Construtivismo". 2003. (Seminário).
VI EDUQUI - Encontro de Educação em Química da Bahia - Curso.Curso: história da Ciência como facilitadora da interdisciplinaridade. 2003. (Encontro).
VI EDUQUI - Encontro de Educação em Química da Bahia - Mini-curso.Mini-curso - Abordagem de temas ambientais na química do ensino médio. 2003. (Outra).
VI EDUQUI - Encontro de Educação em Química da Bahia - Relato de Sala de aula.Relato de Sala de Aula sobre Alimentos. 2003. (Encontro).
VI EDUQUI - Encontro de Educação em Química da Bahia - Tema: Ações e reações no ensino de Química. 2003. (Encontro).
Seminário de Química: Química Alternativa. 1997. (Seminário).
Participação em bancas
RIBEIRO, A. T.;SANTOS, S. B.; BARBOSA, A. M. de A.. Leitura e produção textual através do livro didático: suporte cognitivo metodológico do ensino de Ciências. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, M. A. P.; SANTOS, B. F.;SANTOS, S. B.. O conhecimento tácito na formação e aprendizagem em Química: o caso das práticas de iniciação científica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, M. A. P.; GIAMPEDRO, R. A.;SANTOS, S. B.. A Aula de Laboratório no Ensino Superior de Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, M. A. P.; FREITAS, C. A. A.;SANTOS, S. B.. Avaliação do Programa Universidade para Todos: Jequié como suporte para o acesso de candidatos as universidades públicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, M. A. P.; RIBEIRO, A. T.;SANTOS, S. B.. O conhecimento profissional dos professores: o bom professor de Química: um estudo com professores de Química das escolas de educação básica do município de Jequié/BA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, M. A. P.; FREITAS, C.A.A.;SANTOS, S. B.. A disciplina História da Química nos cursos de licenciatura em Química. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, M. A. P.; RIBEIRO, A. T.;SANTOS, S. B.. de Almeida.O uso de tecnologias na educação como ferramentas pedagógicas numa Escola Estadual da Cidade de Cravolândia-BA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, M. A. P.; ARAUJO, S.A.;SANTOS, S. B.. Aplicação da termogravimetria no composto [Cu(en)2]SO4.2H2O utilizando métodos simples. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, M. A. P.; ARAUJO, S.A.;SANTOS, S. B.. Avaliação e características microbiológicas e físico químicas da água consumida em uma escola de Jequié. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, M. A. P.;SANTOS, S. B.; Ribeiro, A. T.. Critérios utilizados por professores de Química para a seleção dos conteúdos no ensino médio de quatro escolas da rede pública estadual de Jequié/BA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, M. A. P.;SANTOS, S. B.; CERQUEIRA, S.S.. droga, uma questão sóciocientífica para o ensino de Química. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
CERQUEIRA, S.S.;SANTOS, S. B.; RIBEIRO, M. A. P.. percepção de universitários químicos sobre a produção e descarte tóxicos dos laboratórios de química no campus da UESB - Jequié.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; BARROS, J. M.; RIBEIRO, A. T.. Interdisciplinaridade por que é mais fácil dizer do que fazer. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; FREITAS, C.A.A.; GONCALVES, M. C. P. B.. O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de química na educação para jovens e adultos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; ARAUJO, S.A.; ROCHA, M. E.. Gerenciamento de resíduos na indústria de embalagens Totalflex no Município de Jequié-BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; FREITAS, C.A.A.; BARROS, J. M.. A avaliação no processo de ensino-aprendizagem e suas implicações na prática educativa no Centro Educacional Padre Otacílio de Itagi-BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; SANTOS, B. F.; CHAPANI, D. T.. Souza.A concepção dos professores de Química sobre o currículo no ensino médio noturno na cidade de Jequié. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; RIBEIRO, A. T.; GIAMPEDRO, R. A.. Visão dos alunos sobre o currículo dos cursos de bacharelado e licenciatura em Química da UESB-Jequié. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; ALBUQUERQUE, R.; CARDOSO, Luiz Augusto Martins. Influência da ordem de adição da fase ativa no desempenho de matérias do tipo CuO-Fe2O3/ZrO2 na redução do óxido nítrico por monóxido de carbono. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; RIBEIRO, A. T.; SANTOS, B. F.. Os exercícios como instrumento didático no ensino e na aprendizagem de Química: Contribuições da Formação Inicial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; DE PAULA, V. F.; NASCIMENTO, J. C.. Estudo químico e avaliação da letalidade de extratos das folhas de metrodorea maracasana kaastra (rutaceae) sobre artemia Salina Leach. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; ALMEIDA, M. B.; BARROS, J. M.. O uso do Jogo na 1.ª Série do Ensino Médio: recurso didático lúdico adaptado com questões de Química como proposta para motivação na sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; CERQUEIRA, S.S.; FREITAS, C.A.A.. O papel da Família e da Escola no Processo Educacional dos Filhos e Alunos: Um estudo de Caso no Colégio Municipal Alíria Argolo Pereira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; JUNIOR, B. B. N.; FREITAS, C.A.A.. A importância da Interação entre Teoria e Experimentação para o Aprendizado dos Alunos do Colégio Estadual de Ubatã/BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; JUNIOR, B. B. N.; BARROS, J. M.. A Importância da Aplicação de Experimentos de Química no Cotidiano do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; DE PAULA, V. F.; AGUIAR, R. M.. Estudo Químico e Avaliação das Atividades Antiofídicas e Citotóxica do Extrato Hexânico da Casca do Caule de Zanthoxylum Monogynum (RUTACEAE) através de Bioensaios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; ALMEIDA, M. B.; BARROS, J. M.. Avaliação de Reagentes Complexantes para o Desenvolvimento de Metodologia e Determinação de Metais em Águas Naturais através de Extração em Ponto Nuvem usando FAAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; DE PAULA, V. F.; ROCHA, M. E.. Constituintes Químicos e Efeito Inseticida das Folhas de Metrorea Maracasanha Kaastra (RUTACEAE). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; BARROS, J. M.; JUNIOR, B. B. N.. O Papel da Educação Ambiental enquanto Processo de Reflexão e Sensibilização dos Discentes nas 1.ª, 2.ª e 3.ª Séries do Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; BARROS, J. M.; JUNIOR, B. B. N.. A Contribuição da Educação Científica no Ensino/Aprendizagem dos Alunos do 6.º Ano do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; NETO, N. M. O.; SANTOS, B. F.. Linguagem de Alguns Termos sobre Cinemática, utilizados no Livro do Ensino Fundamental das Escolas do Município de Ipiaú-BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; JUNIOR, B. B. N.; BARROS, J. M.. A Prática Atual do Professor de Química no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães na Área Urbana no Município de Jequié/BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; JUNIOR, B. B. N.; ALMEIDA, M. B.. O uso da Experimentação como Ferramenta Motivacional no Processo de Ensino/Aprendizagem de Química da 1.ª Série do Colégio Estadual Edilson Freire da Cidade de Maracás. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; ARAUJO, S.A.; MAGATON, A.. Métodos Analiticos usados no Estudo Comparativo da Qualidade Físico-Química do Leite da Cabra in Natura como Leite de Vaca na Região de Jaguaquara/BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; ANDRADE, K. V. S.; CARDOSO, Luiz Augusto Martins. Oxi-Bromação Catalítica do Anisol como uma Proposta Verde. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; LEMOS, V. A.; GAMA, E. M.. Desenvolvimento de Sistemas em Linha de Pré-concentração por Extração no Ponto Nuvem para Determinação de Cobalto em Amostras de Alimentos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; FREITAS, C.A.A.; CERQUEIRA, S.S.. Uso Adequado e Diversificado de Material Didático no Processo de Ensino-Aprendizagem dos Conteúdos de Difícil Conceituação nos Cursos de Licenciatura de Química da UESB, Campus de Jequié. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; LEMOS, V. A.; GAMA, E. M.. O uso do reagente 2-(2´-Benzotiazolilano)-5-(N-N-Dietil) aminofenol na Determinação de Metais - Traço em Alimentos usando Extração no Ponto Nuvem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; BEZERRA, M. A.; AGUIAR, R. M.. Desenvolvimento de um Sistema de Pré-concentração em Linha Automatizada para Determinação de Manganês em Amostras de Vegetais e Águas Naturais usando Otimização Simplex. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; BEZERRA, M. A.; ARAUJO, S.A.. Uso de Planejamento Fatorial Fracionário na Otimização de Sistemas de Pré-concentração para Determinação de Íons Cd em Amostras Salinas usando FAAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; BEZERRA, M. A.; SANTOS FILHA, M. M.. Uso de Cobalto como Padrão Interno para Determinação de Metais em Águas produzidas da Extração de Petróleo por Espectrometria de Absorção Atômica com Chama após Extração em ponto nuvem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; LEMOS, V. A.; LELIS, G. T. D.. Utilização da Extração no Ponto Nuvem Incorporada a Sistemas de Pré-Concentração em Linha na Determinação de Manganês em Amostras de Alimentos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; LEMOS, V. A.; VIEIRA, D. R.. Determinação de Manganês em Cereais utilizando o reagente Br-TAO através de Sistema em Linha com Extração no Ponto Nuvem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; FILHO, N.J. G.; SILVA, E.L Da. Química na Cozinha: o preparo dos alimentos como tema gerador para o ensino de Química. 2009. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.. O Professor-pesquisador: Investigação e Reflexão de sua Prática Pedagógica. 2009. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, S. B.; BARROS, J. M.; ALMEIDA, M. B.. III Encontro de Química da Bahia. 2008. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Produções bibliográficas
-
SANTOS, S. B. ; ODETTI, H. S. ; OCAMPO, E. M. ; ORTOLANI, A. E. ; JUNIOR, B. B. N. ; SANTOS, B. F. ; RIBEIRO, M. A. P. . A disciplina de História da Ciência e da Técnica: contribuições para o ensino e a formação de Professores de Química. Educación Química , v. 25, p. 71-81, 2013.
-
CERQUEIRA, S. S. ; SANTOS, S. B. ; SANTOS, M. C. ; MARTINS, R. B. ; RIBEIRO, A. T. ; FREITAS, C. A. A. ; GIAMPEDRO, R. A. ; BARRETO, S. S. ; SANTOS, S. B. . A Padaria, um laboratório de Química nada convencional: uma experiência educativa no ensino médio. Revista Científica do Departamento de Química Exatas , v. 3, p. 31-39, 2012.
-
SANTOS, S. B. ; LUIZA, Ana . Alimentos como Tema Gerador do Conhecimento Químico: relato de uma Experiência. Revista Brasileira de Ensino de Química , v. 2, p. 51-57, 2007.
-
Ana Luiza ; SANTOS, S. B. . O Conhecimento Científico e o Enisno de Ciências. Gestão Universitária, 20 abr. 2005.
-
GALVAO, M. S. ; SANTOS, M.C.P. ; SANTOS, S. B. . Dificuldades de Abstração do Conhecimento Químico no processo de Ensino e Aprendizagem Escolar de Alunos e Alunas do Ensino Médio. In: 32.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009, Fortaleza. 32.ª Reunião Anual, 2009.
-
SANTOS, S. B. ; Ana Luiza . Contextualização: Ferramenta para o Ensino e Aprendizagem de Química. In: 32.ª Reunião Anual Sociedade Brasileira de Química, 2009, Fortaleza. 32.ª Reunião Anual - SBQ, 2009.
-
SANTOS, S. B. ; SAMPAIO, Nadja Nara ; SANTOS, Maize Pereira . Os alimentos como eixo gerador do conhecimento químico. In: XXVI Congresso Latinoamericano de Química, 2004, Salvador. Os alimentos como eixo gerador do conhecimento químico, 2004. v. 27. p. ED-81-ED-81.
-
Silva, G. G. ; Oliveira, N. M. ; Nunes, L. ; SANTOS, S. B. ; JUNIOR, B. B. N. . A importância do Estágio de Co-participação no desempenho do Estagiário durante a regência. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ, 2011, Florianópolis. 34 ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011. v. 34.
-
SANTOS, S. B. ; JUNIOR, B. B. N. ; SANTOS, B. F. . A História da Química como disciplina: um estudo dos cursos de Licenciatura em Química das Universidades do Estado da Bahia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Migues, V. H. ; SANTOS, S. B. . Interdisciplinaridade: quais as principais dificuldades encontradas pelos professores para implantação desta Prática Pedagógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Farias, R. R. ; SANTOS, S. B. . Por uma aprendizagem significativa no Ensino de Ciências. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, S. B. ; CERQUEIRA, S.S. ; SANTANA, T, A. ; CARNEIRO, G. S. ; CHAPANI, D. T. . Estágios na Licenciatura em Química da UESB Campus de Jequié-Bahia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, V. ; SANTOS, S. B. . Fatores Fundamentais no Aprendizado de Ciências na EJA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, S. B. . Oficina Fabricação Artesanal de Tintas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, S. B. ; LUIZA, Ana . Contextualização e Aprendizagem: O Ensino de Química em Questão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, S. B. ; LUIZA, Ana . Alimentos como Tema Gerador do Conhecimento Químico: Relato de Experiência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A.C.S. ; SANTOS, S. B. . A Ciência Química no Cotidiano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
POLVORA, H. M. ; GALVAO, M. S. ; SANTOS, S. B. . A Importância da História da Ciência no Ensino de Química. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, G.S.B. ; SANTOS, M.C.P. ; SANTOS, S. B. . Relação professor/aluno: procurando conhecer melhor o aluno para se ter uma aprendizagem mais significativa.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GALVAO, M. S. ; SANTOS, S. B. . Abstração do Conhecimento Químico no Processo de Ensino/Aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, M.C.P. ; SANTOS, S. B. . Aprendizagem Interdisciplinar de Química. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, S. B. . A Contextualização no ensino de Química: Comparação de Aprendizagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, S. B. ; Ana Luiza . Contextualização e Aprendizagem: o ensino de Química em Questão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, S. B. ; Ana Luiza . A contextualização no ensino de Química: comparação de aprendizagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, S. B. ; SAMPAIO, Nadja Nara ; SANTOS, Maize Pereira ; Ana Luiza . Os Alimentos como eixo gerador do conhecimento químico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, S. B. ; SAMPAIO, Nadja Nara ; SANTOS, Maize Pereira ; LUIZA, Ana . Os alimentos como eixo gerador do conhecimenbto químico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, S. B. ; SAMPAIO, Nadja Nara . Relato de Sala de Aula sobre "Alimentos". 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SAMPAIO, Nadja Nara ; SANTOS, S. B. . Relato de Sala de aula sobre alimentos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2013 - Atual
Investigações em Química Filosofia e Currículo, Descrição: O núcleo de investigação em Química, Filosofia e Currículo pretende aproximar o debate do campo disciplinar da Filosofia da Química para pensar problemas relacionados ao ensino, currículo e formação de professores em Química. Pretende-se, inicialmente, investigar as mais variadas formas de relações entre Filosofia Química e Currículo para, a partir daí, localizar novos horizontes teóricos, dentre outros, para pensar o sistema de ensino da Química. O grupo também pretende produzir material para subsidiar práticas curriculares, principalmente nos cursos de formação inicial de professores de Química.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Simone Barreto Santos - Integrante / Bruno Ferreira dos Santos - Integrante / Alcione Torres Ribeiro - Integrante / Marcos Antonio Pinto Ribeiro - Coordenador / Braulino Pereira de Santana - Integrante / Carlos Alberto Andrade Freitas - Integrante / Débora Schmitt Kavalek - Integrante / Edilson Fortuna de Moradillo - Integrante / Lídia Nunes Cunha - Integrante / Luiz Augusto Gesteira de Souza - Integrante / Luiz Augusto Martins Cardoso - Integrante / Siméia dos Santos Cerqueira - Integrante / Telesson Neves Teles - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
GRUPO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (20) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Simone Barreto Santos - Coordenador / Edilson Fortuna de Moradillo - Integrante / José Luis de Paula Barros Silva - Integrante / Maria Cristina Martins Penido - Integrante.
-
2010 - 2012
A Experimentação como Estímulo para a popularização da Ciência, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Simone Barreto Santos - Coordenador / Siméia dos Santos Cerqueira - Integrante / Nemesio M Oliveira Neto - Integrante / JUNIOR, Baraquizio Braga Nascimento - Integrante / Marcos Calheira dos Santos - Integrante / Wesley Silva Menezes - Integrante.
-
2008 - 2008
Avaliação da Conservação de Frutas pela ação trialase, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Simone Barreto Santos - Integrante / JUNIOR, Baraquizio Braga Nascimento - Coordenador.
Prêmios
2013
Homenagem dos formando de química 2013, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.
2011
homenagem dos formandos de química 2010.2, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.
2010
homenagem dos formandos de química 2010.1, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.
2009
homenagem dos formandos de química 2009, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2013
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de pós-graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista de pós-graduação do mestrado acadêmico em Educação Científica e Formação de Professores área de concentração Ensino de Ciências e Matemática.
2008 - 2012
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Auxliar, Carga horária: 40
Outras informações:
Sub-área: Ensino de Química, trabalhando com os discentes de Licenciatura em Química.
2011 - 2011
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Formador - TOPA, Carga horária: 32
Outras informações:
Função: Instrutora TOPA - Programa Todos pela Alfabetização Unidade Formadora: UESB Etapa - IV Carga Horária - 32 horas
2009 - 2009
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Formador - TOPA, Carga horária: 72
Outras informações:
Função: Instrutora TOPA - Programa Todos pela Alfabetização Unidade Formadora: UESB Etapa - III Carga Horária - 72 horas
2008 - 2008
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Formador - TOPA, Carga horária: 42
Outras informações:
Função: Instrutora TOPA - Programa Todos pela Alfabetização Unidade Formadora: UESB Carga Horária - 42 horas
2008 - 2008
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Ministrante, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrante do minicurso "A pesquisa na educação para o Ensino de Química" no III Encontro de Química da Bahia (III EQBA) Período: 01 a 04 de dezembro de 2008
2005 - 2005
Colégio Polivalente Edivaldo BoaventuraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas Ensinadas: Química e Física
2004 - 2004
Colégio Polivalente Edivaldo BoaventuraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina Ensinada: Química
Atividades
-
09/2005 - 10/2005
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química
-
08/2004 - 10/2004
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química
2004 - 2004
Colégio Estadual Luiz Viana FilhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
2004 - 2004
Colégio Estadual Luiz Viana FilhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina Ensinada: Química
2003 - 2003
Colégio Estadual Luiz Viana FilhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas Ensinadas: Química e Física
2002 - 2002
Colégio Estadual Luiz Viana FilhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas Ensinadas: Química e Física
2001 - 2001
Colégio Estadual Luiz Viana FilhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas Ensinadas: Química e Física
2000 - 2000
Colégio Estadual Luiz Viana FilhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas Ensinadas: Química e Física
Atividades
-
04/2000 - 04/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Química, Física
-
04/2000 - 04/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Química, Física
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Simone Barreto Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?