Cadu

Tenho experiência no campo do ensino e aprendizado e uma trajetória empreendedora de sucesso. Enquanto experiência profissional destaco a autoria de dois livros abordando valores essenciais relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, como a importância da vivência para um aprendizado significativo. Eu iniciei minha carreira na educação aos 16 anos, atuando como monitor em acantonamentos e excursões. Essa experiência despertou minha paixão por promover aprendizado através de experiências práticas. Tenho formação técnica em turismo, com especializações em agência de viagens e guia de turismo. Utilizei esse conhecimento para fundar minha própria agência aos 17 anos, focada em proporcionar estudos do meio integrados ao currículo escolar. Durante 10 anos, atendi 8 mil passageiros, desenvolvi 450 roteiros e estabeleci parcerias com 36 escolas. Fui convidado para lecionar nos cursos de turismo do ensino superior, onde pude aplicar métodos inovadores e me destacar como docente. Com o tempo, assumi diversas posições de gestão, incluindo coordenador de curso, coordenador acadêmico, diretor assistente, gerente comercial regional, gerente de negócios e atualmente pró-reitor. Tive o privilégio de trabalhar em um grande grupo educacional e aprender com excelentes gestores, que atuaram como mentores em minha jornada. Em termos de habilidades sempre busquei superar desafios, alcancei resultados acadêmicos e financeiros expressivos ao longo da vida executiva, tenho um viés emprendedor em tudo que realizo, evidenciado pela minha capacidade de transformar ideias em ações concretas. Nos últimos anos eu desenvolvi habilidades de liderança ao assumir diferentes posições de gestão, essa experiência me permitiu conduzir equipes e implementar estratégias de sucesso. Meu objetivo é alcançar uma posição de destaque na indústria, inspirando colegas, pares e alunos.

Informações coletadas do Lattes em 18/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Philosophy in Business Administration

2024 - Atual

FLORIDA CHRISTIAN UNIVERSITY
Título: Gestão de competências por IA
Orientador: Em definição

Mestrado em Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação

2022 - 2023

MUST UNIVERSITY
Título: Estudo de Caso IES: Uma abordagem inovadora do ensino superior através de metodologias ativas e currículo por competência conectadas às demandas de mercado, Ano de Obtenção: 2023
Orientador: Lana Paula Crivelaro Monteiro de Almeida
Coorientador: Rosemary Trabold Nicácio. Palavras-chave: metodologias ativas, tecnologias educacionais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.

Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Gestão Empresarial

2007 - 2009

Universidade Cruzeiro do Sul
Título: O papel do estudo do meio como ferramenta pedagógica na eficiência do aprendizado
Orientador: Daniel Parizi

Aperfeiçoamento em Guia de Turismo

2001 - 2002

Via Sestur
Título: Novas técnicas em turismo. Ano de finalização: 2002
Orientador: Nivaldo B. Serivando

Aperfeiçoamento em Monitores e Recreacionistas

2000 - 2000

Via Sestur
Título: Central de recreacionistas. Ano de finalização: 2000

Graduação em Curso de Administração

2001 - 2005

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: O Empreendedorismo entre os alunos da Faculdade de Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Orientador: Gilberto Perez

Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Turismo

1998 - 2000

Escola Técnica Estadual de São Paulo

Formação complementar

2008 - 2008

Tutoria em Educação a Distância. (Carga horária: 40h). , Instituto Grande ABC de Educação e Ensino S/C Ltda, ANCHIETA, Brasil.

2005 - 2005

Monitoria em Hotéis. (Carga horária: 40h). , JOY Viagens & Turismo, JOY, Brasil.

2005 - 2005

Monitor Ecológico. (Carga horária: 40h). , JOY Viagens & Turismo, JOY, Brasil.

2001 - 2001

Agente de Viagens. (Carga horária: 24h). , Via Sestur, SESTUR, Brasil.

2000 - 2000

EMP - Orientação para Crédito. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.

2000 - 2000

Treinamento de Equipe de Recreação. (Carga horária: 24h). , Tio Carlos Animação, ANIMAÇÃO, Brasil.

1999 - 1999

Treinamento de Equipe de Recreação. (Carga horária: 32h). , Tio Carlos Animação, ANIMAÇÃO, Brasil.

1999 - 1999

Aprendizagem Avançada. (Carga horária: 30h). , TAALEM, TAALEM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Turismo.

Participação em eventos

Fórum Mundial AMFORTHT. Estudo do meio: um aprendizado rumo ao conhecimento. 2010. (Congresso).

III Semana da Administração, Comércio Exterior e Contabilidade da Universidade Presbiteriana Mackenzie.EMPREENDEDORISMO: TURISMO EDUCACIONAL. 2004. (Encontro).

Semana do Turismo Na Faculdade Anchieta em São Bernardo do Campo.Estudo do Meio e Lazer. 2004. (Encontro).

2º EncontroTécnico de Turismo.ALTRENATIVAS PARA SUPERAR CRISES E TEMPOS DE TURBULÊNCIAS. 2003. (Encontro).

1º Encontro técnico de Turismo - Instituto Fenactur.INFORMÁTICA E AS AGÊNCIAS DE TURISMO, AGÊNCIAS DE TURISMO E O FUTURO. 2002. (Encontro).

Mercado de Trabalho e de Recursos Humanos na Administração Hoteleira. 1999. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: André Aparecido Ricci; Thiago Colheri Pereira

RIBEIRO, C. E. L.. Agências de Turismo no Clube de Campo Mesc. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Turismo) - Instituto Grande ABC de Educação e Ensino S/C Ltda.

Aluno: Haroldo Carlos de Oliveira; Cainã Germano

RIBEIRO, C. E. L.. Turismo Desportivo: Olimpíadas de 2016 consolidando o turismo brasileiro no cenário mundial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Turismo) - Instituto Grande ABC de Educação e Ensino S/C Ltda.

Aluno: Janaina Augusto Kozilek e Juliana dos Santos

RIBEIRO, C. E. L.. Viabilidade de um calendário de festas e eventos unificado nas regiões do ABC com foco em São Bernardo do Campo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Turismo) - Instituto Grande ABC de Educação e Ensino S/C Ltda.

Aluno: Gisele da Silva e Joyce Vilela

RIBEIRO, C. E. L.. Enturmando circo-escola: uma forma de cidadania e aprendizado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Turismo) - Instituto Grande ABC de Educação e Ensino S/C Ltda.

Aluno: Débora da Silva Freitas Souza e Taina Marques Edesto Silva

RIBEIRO, C. E. L.. A necessidade de divulgação do parque Sabina na cidade de São Paulo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Turismo) - Instituto Grande ABC de Educação e Ensino S/C Ltda.

Aluno: Victor Lagoas Catelan

RIBEIRO, C. E. L.. Recreação corporativa como carater motivacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Turismo) - Instituto Grande ABC de Educação e Ensino S/C Ltda.

Aluno: Josita Rodrigues da Silva

RIBEIRO, C. E. L.. Entretenimento e lazer noturno: Rua das figueiras e seus atrativos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Turismo) - Instituto Grande ABC de Educação e Ensino S/C Ltda.

Aluno: Dirlene Ferreira da Silva

RIBEIRO, C. E. L.. Qualidade em atendimento: a Universidade CVC no aprimoramento de seus agentes de viagens. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Turismo) - Instituto Grande ABC de Educação e Ensino S/C Ltda.

Aluno: Carolina Beltran Vieira

RIBEIRO, C. E. L.. O Café na cultura paulistana e suas novas concepções. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Turismo) - Instituto Grande ABC de Educação e Ensino S/C Ltda.

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, C. E. L. ; JORGE, C. ; KANEGAE, M. ; SGANZERLA, S. R. P. ; GUARANHA, V. P. . Recriação aqui e acolá. 1. ed. São Paulo: Baraúna, 2012. v. 1. 314p .

  • RIBEIRO, C. E. L. ; GUARANHA, V. P. . Recriação em ônibus para passeios pedagógicos. 1. ed. São Paulo: Baraúna, 2010. v. 1000. 326p .

  • RIBEIRO, C. E. L. ; GUARANHA, V. P. . Estudo do Meio: Um Aprendizado Divertido Rumo ao Conhecimento. In: AMFORPHT - turismo de experiencia, 2010, São Paulo. Estudo do Meio: Um Aprendizado Divertido Rumo ao Conhecimento, 2010.

  • RIBEIRO, C. E. L. ; GUARANHA, V. P. . RECRIANDO COM A RECREAÇÃO NO ESTUDO DO MEIO. In: 22 Enarel - Encontro Nacional e Recreação e Lazer, 2010, Atibaia. RECRIANDO COM A RECREAÇÃO NO ESTUDO DO MEIO, 2010.

Outras produções

RIBEIRO, C. E. L. ; GUARANHA, V. P. . O IMPACTO DA TECNOLOGIA NO LAZER PARA O ESTUDO DO MEIO. 2013; Tema: Comunicação das Gerações X e Y e o impacto na educação. (Site).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Universitário Senai Paraná. , Avenida Rui Barbosa, 5881, Boneca do Iguaçu, 83040550 - São José dos Pinhais, PR - Brasil, Telefone: (11) 0800648088, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2017

Anhanguera Educacional - Valinhos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Comercial, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Gestão de carteira com 16 unidades de negócio com report para as lideranças das unidades e liderança corporativa, sendo responsável por uma força de vendas de 74 colaboradores sendo 5 coordenadores, 42 externos e 32 internos.- Superação de metas comerciais por 7 ciclos consecutivos.- Responsável pela captação de novos alunos, gerenciando as ações de geração de leads e inscritos aprovados em escolas, empresas, sindicatos e associações, implementando o processo comercial end to end. - Implementação de um núcleo especializado em conversão de matrículas, da criação do projeto ao Kick Off do piloto na regional, resultando no aumento da taxa de conversão em 10 com crescimento anual superior a 4.000 matrículas,

2012 - 2013

Instituto Grande ABC de Educação e Ensino S/C LTDA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de curso, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador dos Cursos de Administração e Comércio Exterior

2007 - 2013

Instituto Grande ABC de Educação e Ensino S/C LTDA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor I-A, Carga horária: 6

Atividades

  • 01/2011

    Ensino, Tecnólogo em Coméricio Exterior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Planejamento, Processos Administrativos, Tecnologia da Informação, Projeto Integrador

  • 08/2010

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Administrativos, Tecnologia da Informação

  • 01/2010

    Ensino, Tecnólogo em Processos Gerenciais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo

  • 08/2008

    Ensino, Tecnológico em Eventos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Empresas em Eventos, Projeto Integrador, Tecnologia de Informação em Eventos, Processos Administrativos e Comerciais

  • 01/2007

    Ensino, Bacharel em Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Administrativos e Comerciais, Projeto Integrador, Empreendedorismo, Modelos Gerenciais, Sistema de Informação para Empresas Turísticas

  • 09/2008 - 09/2008

    Extensão universitária , Extensão.,Atividade de extensão realizada, Formação de Recreadores.

  • 04/2008 - 04/2008

    Extensão universitária , Extensão.,Atividade de extensão realizada, Formação de Recreadores.

2009 - 2009

Centro Universitário Senac

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Módulo de Entretenimneto no Curso Técnico de Turismo

2009 - 2009

Centro Universitário Senac

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Outras informações:
Curso Livre de Recreação

2004 - 2011

JOY Viagens & Turismo

Vínculo: Representante Comercial, Enquadramento Funcional: Vendedor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2004 - 12/2011

    Direção e administração, Ministério do Turismo.,Cargo ou função, Gerente de vendas.

2002 - 2011

Kalimera Viagens & Turismo Ltda

Vínculo: Sócio Fundador, Enquadramento Funcional: Sócio Fundador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Foi proprietário do portal www.turismoeducacional.com.br. Vendeu a empresa para se dedicar ao ingresso na carreira pública através dos concursos públicos.

Atividades

  • 08/2002 - 01/2011

    Direção e administração, Ministério do Turismo.,Cargo ou função, Administrador e sócio majoritário.

2004 - 2007

Instituto Mater Dey

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de CL, Carga horária: 6

Atividades

  • 08/2004 - 12/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Capoeira Angola

2017 - 2018

Faculdade Campos Elíseos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Gerente de Negócios, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Gestão de uma equipe de 34 colaboradores, sendo 11 de apoio administrativos dos polos e 23 vendedores; Responsável pelo atendimento e suporte aos estudantes, secretaria escolar, guarda da documentação e certificação; Gestão dos contratos e cobrança dos pagamentos, monitorando a evasão e garantindo a permanência; Responsável pela força de vendas atuando na contratação, treinamentos e suporte nas visitas em campo, desenvolvimento de material promocional e elaboração do kit dos vendedores; Elaborar o DRE, gestão do orçamento e acompanhamento dos contratos da operação, conferindo os repasses dos polos; Crescimento do número de matrículas e faturamento, saindo de uma média de 200 matrículas mês para 500; Implementação de um modelo de Remuneração Variável para atrair novos vendedores e reduzir o turnover; Centralização da operação dos polos com apoio dos vendedores nas aulas como estratégia de pós-venda e recompra.

2023 - 2024

SENAI - Departamento Regional do Paraná

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pró-reitor de Estratégia e Gestão, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão de 52 colaboradores e 3 coordenações (Diretrizes de Negócios, Regulação e Qualidade, Tático Operacional); Gestão financeira, operacional e acadêmica com foco em crescimento sustentável; Desenvolvimento e implementação de projetos de transformação digital e novos produtos educacionais; Estruturação de currículos institucionais, planos de carreira e compliance regulatório; Responsável por Performance Metrics com implantação de KPIs e OKRs.

2018 - 2023

SENAI - Departamento Regional do Paraná

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Educação e Negócio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Gestão de 56 colaboradores e 4 coordenações, Central de Serviços de Atendimento ao aluno, Núcleo de produção de conteúdo EAD e Vida Legal das escolas do SESI e SENAI, também acumulei a gerência de negócios do IEL responsável pela oferta de serviços de estagiários para indústrias e de Educação Executiva, reporte diretor para a diretoria; Tornou a operação do SENAI PR financeiramente sustentável, revertendo R.O. em +7,5MM no 1 ano de gestão; Implantou metodologia Dual Schooling na graduação, atraindo mais de 86 indústrias anualmente; Transformou instituição de ensino em Centro Universitário, elevando indicadores de qualidade (CI de 4-> 5 e IGC 3 -> 4); Criou modelo de Pós EAD inovador, com mais de 12.000 matrículas em um ano e abrangência nacional; Reduziu inadimplência de 6 para 3 e churn rate de 8 para 3, com automação de processos acadêmicos e financeiros; Lançou o primeiro E-commerce do Sistema Fiep com 120 cursos e mais de 2.000 matrículas; Implantou a plataforma empregasenai.com.br, conectando mais de 200 empresas e 5.000 estudantes.