Clovis Nercí Konopka

Possui graduação em Administração de Empresas pela Sociedade Educacional Três de Maio (1998), graduação em Engenharia Mecânica, pela Faculdade Horizontina (2007) e graduação em Tecnologia em Mecânica pelo CEFET-RS (2003). É pós-graduado em Logística e gestão de custos, pela Sociedade Educacional Três de Maio (2006) e MBA em Gestão Empresarial, pela ESPM-RS (2009) Foi professor da Faculdade Horizontina. Tendo experiência de mais de 25 anos, nas áreas de Engenharia de Produção e Engenharia Logística.

Informações coletadas do Lattes em 26/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão Empresarial

2008 - 2009

Escola Superior de Propaganda e Marketing
Título: Pedido Perfeito
Orientador: Otávio Fernandes

Especialização em Logística e Gestão de Custos

2005 - 2006

Sociedade Educacional Três de Maio
Título: Sistema Híbrido de Produção
Orientador: Mário Evangelista

Graduação em Engenharia Mecânica com Ênfase em Máquinas Agrícol

2004 - 2007

Faculdade Horizontina
Título: Gerenciamento de Embalagens Retornáveis
Orientador: Ricardo Kretzmann dos Santos

Graduação em Tecnologia em Mecânica

2000 - 2003

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Título: Sistema Híbrido de Produção
Orientador: Cesar Mantovani

Graduação em Administração de Empresas

1994 - 1998

Sociedade Educacional Três de Maio
Título: Estratégias para Pequenas é Médias Empresas
Orientador: Mário Evangelista

Formação complementar

2004 - 2004

Gestão em Logística das Operações Empres e Globais. (Carga horária: 96h). , Centro Profissional de Comércio Exterior, CENPEC, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Suprimentos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Logística.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Projeto do Trabalho.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.

Participação em bancas

Aluno: Giovani da Rosa

KONOPKA, C. N.. ANÁLISE DOS PRINCIPAIS PONTOS CRÍTICOS NO PROCESSO LOGÍSTICO DE UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA. 2011 - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: Josemar Ferreira de Almeida

KONOPKA, C. N.. POLÍTICAS E TÉCNICAS DE GESTÃO DE ESTOQUES. 2011 - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: Juliano Martins de Costa

KONOPKA, C. N.. IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE MELHORIAS NO LAYOUT. 2011 - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: Maichel Chisté

KONOPKA, C. N.. ANÁLISE DOS INDICADORES DE IROG - ÍNDICE DE RENDIMENTO OPERACIONAL GLOBAL: ESTUDO DE CASO NA CÉLULA DO EIXO EXPANSOR NA EMPRESA MASTER SISTEMAS AUTOMOTIVOSLTDA. 2011 - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: João Victor Dutra de Dutra

KONOPKA, C. N.. PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DO PROGRAMA DE TROCA RÁPIDA DE FERRAMENTAS EM UMA EMPRESA FABRICANTE DE IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS. 2011 - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: Mariana Sanchez Chessio

KONOPKA, C. N.. PROPOSTA DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUE NO ALMOXARIFADO DE BOBINAS DE AÇO. 2011 - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: Simone Janice da Silva Salvador

KONOPKA, C. N.. PROPOSTA DE MELHORIA NO PLANEJAMENTO E CONTROLE NO PROCESSO PRODUTIVO. 2011 - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: Sirley de Góis Brolese

KONOPKA, C. N.. DIAGNÓSTICO DO SETOR DE USINAGEM DO EIXO LT NA EMPRESA ALFA. 2011 - Faculdade da Serra Gaúcha.

Orientou

Cesar Reckziegel

Logística Reversa em Embalagens para Suprimentos de Itens de Reposição; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica com Ênfase em Máquinas Agrícol) - Faculdade Horizontina; Orientador: Clovis Nercí Konopka;

Felipe Lipke

Direct Shipment; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica com Ênfase em Máquinas Agrícol) - Faculdade Horizontina; Orientador: Clovis Nercí Konopka;

Elias Ferst

Projeto - Leiaute Industrial; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica com Ênfase em Máquinas Agrícol) - Faculdade Horizontina; Orientador: Clovis Nercí Konopka;

Felipe Bohun

A Reengenharia dentro do Processo de Armazenagem de Pallets de Óleo de soja; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Horizontina; Orientador: Clovis Nercí Konopka;

Rodrigo Padilha

Análise e Monitoramento de Ítens Comprados com Necessidade de Pintura na Empresa John Deere; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica com Ênfase em Máquinas Agrícol) - Faculdade Horizontina; Orientador: Clovis Nercí Konopka;

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Marcopolo. , Avenida Rio Branco, 4889, Ana Rech, 95060145 - Caxias do Sul, RS - Brasil, Telefone: (54) 21012132, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - Atual

Marcopolo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Logística, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2012

Lupatech

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Suprimentos Regional Sul, Carga horária: 44

Outras informações:
- Gerenciamento de Planejamento e Suprimentos as unidade Microinox - Lupatech nos processos de: - Gerenciamento do processo de suprimentos nas atividades de aquisição, planejamento, desenvolvimento de novos itens. - Gerenciamento do Desenvolvimento de processos de seleção e homologação da base de fornecedores. - Gerenciamento dos processos de planejamento, programação e controle da produção - Gerenciamneto do recebimento armazenagem e expedição de materiais

2011 - 2013

Faculdade da Serra Gaúcha

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor na pós-graduação nas disciplina de Gestão da Cadeia de Suprimentos

2011 - 2013

Faculdade da Serra Gaúcha

Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor na Graduação para Administração, na disciplina de Gestão da Cadeia de Suprimentos

2008 - 2010

Faculdade Horizontina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor Universitário nas disciplinas de Logística, Planejamento e Programação da Produção, Métodos e Processos e Estratégia da Produção

2010 - 2010

Kuhn do Brasil S.A.

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente Industrial, Carga horária: 44

Outras informações:
Gerenciamento das atividades nas áreas de: - Planejamento e Controle da Produção - Fundição - Corte e Estamparia - Segurança e Medicina do Trabalho - Manutenção - Qualidade - Pintura - Armazenagem e Expedição

1983 - 2010

John Deere Brasil LTDA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor de Logística, Carga horária: 44

Outras informações:
- Coordenação na implementação de kanban e itens sequenciados (kanban diário) para itens comprados; - Coordenação no desenvolvimento embalagem retornáveis, bem como o dimensionamento da quantidade de peças por embalagem; - Coordenação no desenvolvimento de sistema de gerenciamento de embalagens em poder de terceiros. - Coordenação no desenvolvimento, implantação e manutenção dos sistemas de planejamento (MRP, Kanban e Entrega Seqüenciada) e controle de itens comprados, analisando e propondo alternativas para automatização de ordens de compras, emissão de pedidos, abastecimento dos pontos de uso e demais rotinas correlatas, bem como negociar com fornecedores os diversos aspectos técnicos relacionados a quantidades, embalagens, prazos de ressuprimento e outras variáveis inerentes ao planejamento de materiais - Coordenação na programação de embarques e expedição de produtos finais (colheitadeiras, tratores, plantadeiras); - Coordenação na implementação de rotas e janelas de coleta (milk run) com fornecedores; - Coordenação na implementação de projetos de melhorias em fluxo de materiais (Lean Manufacturing) nas áreas de recebimento e armazenagem de materiais e expedição de produtos finais, analisando os custos das operações e performance de atendimento; - Coordenação na implementação de programa de redução de inventário em peças compradas, com redução de 20% dos volumes de estoques, através de implementação de plano logístico para cada item; - Coordenação na elaboração do projeto e implementação do Centro Logístico da John Deere Brasil em Horizontina, com a aplicação de técnicas de logística lean; - Ampla experiência no desenvolvimento e implantação de sistemas "Just-in-Time", englobando a programação e controle da produção, análise dos fluxos de produção e a elaboração do lay-out das células de produção;