Katia Cristina Stocco Smole
É doutora em em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de ensino de ciências e Matemática, possui mestrado em Educação, na área de didática na mesma instituição. Fez especialização e aperfeiçoamento em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, graduação em Bacharelado e licenciatura plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema. É diretora executiva do Instituto Reuna e fundadora do Instituto Mathema de formação e pesquisa. É conselheira do Conselho Estadual de Educação de São Paulo desde 2019. É associada do Todos Pela Educação. É membro da Rede de Lìderes da Fundação Lemann e da Rede de Lìderes Antirracistas da Mahin. Em 2018 recebeu a medalha Ordem Nacional do Mérito Educativo no grau Grande Oficial e em 2023, foi condecorada com a medalha MMDC Caetano de Campos, pelo reconhecimento de seu trabalho na educação paulista e frente ao instituto Reuna. Foi Secretária de Educação Básica no MEC e membro do Conselho Nacional de Educação. Foi professora de matemática de ensino médio na rede pública estadual de São Paulo, assessorou a elaboração do projeto pedagógico e de formação de professores da Rede Salesiana Brasil entre 2002 e 2015. Foi técnica de ensino e pesquisa no Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática no Instituto de Matemática e Estatística da USP (CAEM-IME-USP). Coordenou os cursos de especialização: Fundamentos do Ensino da Matemática em São Paulo e Desafios da Educação Infantil em Jundiaí, ambos em parceria com a Universidade de Franca-UNIFRAN. É autora de diversas publicações na área de atuação e em experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Novo Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular, Avaliação, Currículo, Formação de Professores e Educação Matemática.
Informações coletadas do Lattes em 28/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
1996 - 2001
Universidade de São Paulo
Título: Inteligência e avaliação - da idéia de medida à idéia de projeto
, Ano de obtenção: 2001. Nilson José Machado. Palavras-chave: avaliação; Inteligência; projeto; portfólio; planejamento.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política, Planejamento e Avaliação Educacional. Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Mestrado em Educação
1991 - 1994
Universidade de São Paulo
Título: A Matemática na Educação Infantil: uma abordagem consentânea à Teoria das Inteligências Múltiplas, Ano de Obtenção: 1995
Nilson José Machado.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Inteligência; matemática na educação infatil; avaliação; portfólio.
Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Histórico de Geometria I e II
1988 - 1988
Instituto de matemática e Estatística da USP
Título: A história da geometria na Grécia. Ano de finalização: 1988
Aperfeiçoamento em Álgebra e Geometria
1988 - 1988
Instituto de matemática e Estatística da USP
Título: Álgebra e geometria. Ano de finalização: 1988
Aperfeiçoamento em Álgebra e Geometria
1988 - 1988
Instituto de matemática e Estatística da USP
Título: Álgebra e geometria. Ano de finalização: 1988
Aperfeiçoamento em Tópicos de Matemática do segundo grau
1986 - 1986
Instituto de matemática e Estatística da USP
Título: matemática no 2o grau. Ano de finalização: 1986
Graduação em Bacharelado e licenciatura plena
1981 - 1984
Formação complementar
2022 - 2022
Lideranças Criativas da Sociedade Civil. (Carga horária: 24h). , THNK School off creative leadership, THNK, Holanda.
2018 - 2018
Lesson Study Alliance Workshop. (Carga horária: 35h). , Lesson Study Alliance, LSA, Estados Unidos.
2017 - 2017
Supporting Students' Productive Struggle. (Carga horária: 30h). , National Council of Teachers Of Mathematics, NCTM, Estados Unidos.
2012 - 2012
Español para estranjeros. (Carga horária: 100h). , Inispanhia, INISPANHIA, Espanha.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
Organização de eventos
SMOLE, K. C. S. ; BOEING, A. . Programa de Formação continuada da Rede Salesiana de Escolas de 2010-2015. 2015. (Outro).
SMOLE, K. C. S. ; e outras . Congresso da Rede Salesiana de Escolas. 2011. (Congresso).
SMOLE, K. C. S. . III Encontro nacional de coordenadores pedagogicos da Rede Salesiana de escolas. 2009. (Outro).
SMOLE, K. C. S. . I ENCOE- Encontro nacional de orientadores educacionais. 2009. (Outro).
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; e outras . II Encope - Encontro de coordenadores pedagogicos da Rede Salesiana de escolas. 2008. (Outro).
Smole, Kátia Stocco ; DINIZ, M. I. S. V. ; SMOLE, K. C. S. . Nem mais nem menos: qual é a da matemática?. 2004. (Exposição).
DINIZ, M. I. S. V. ; Nilson José Machado (orientador) ; SMOLE, K. C. S. ; Centurión ; e outras . II Encontro Paulista de Educação Matemática. 1991. (Congresso).
Participação em eventos
10o Seminário Nacional "Escola?Presente.".O que define uma Base Curricular de qualidade para o ensino de matemática. 2016. (Seminário).
Seminário Distrital da Base Nacional Comum Curricular.Tecendo e compartilhando a construção da BNCC. 2016. (Seminário).
Seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular-Câmara Federal.A matemática na 2a versão da BNCC. 2016. (Seminário).
Seminário Sobre a Base Nacional Curricular Comum.A matemática na Base Nacional Curricular Comum. 2016. (Seminário).
Audiência Pública BNCC-Comissão de educação-Senado Federal.Os pontos críticos da versão 1 da BNCC e possíveis encaminhamentos. 2015. (Outra).
X Econtro Capixaba de Educação Matemática-ECEM.Perspectiva metodológica da resolução de problemas: porque ela pode mudar sua sala de aula. 2015. (Encontro).
XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática- EGEM.Desafios para o ensino da matemática na educação infanil e no ensino fundamental I. 2015. (Encontro).
XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática- EGEM.Formar professores: desafios para além da universidade. 2015. (Encontro).
Formação Continuada.Ensino e aprendizagem de matemática na educação infantil. 2012. (Oficina).
Formação Continuada.Jogos, resolução de problemas e conhecimento matemático- uma relação mais que essencial. 2012. (Encontro).
Formação Continuada.As contribuições da leitura e da escrita na formação do conhecimento Matemático. 2012. (Outra).
IV Encontro de Formação Continuada.A contribuição da área de ciências da natureza e matemática para a formação do pensamento crítico. 2012. (Encontro).
Pré- congresso de educação católica - uma nova educação é possível?.A arte de avaliar. 2012. (Outra).
Pré- congresso de educação católica - uma nova educação é possível?.A arte de avaliar. 2012. (Outra).
Programa de Formação.A matemática nos anos iniciais da escola básica: desafios e necessidades. 2012. (Encontro).
Proletramento Matemática.Caminhos para Saber matemática. 2012. (Encontro).
1o Seminário Internacional de Educação Matemática.Resolução de problemas no ensino de matemática. 2011. (Seminário).
Educasul. Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. 2011. (Congresso).
II Seminário de Resolução de Problemas - UNESP.Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. 2011. (Seminário).
XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2011. (Congresso).
Jornada Pedagógica 2010.Educação Matemática na infância: caminhos a percorrer. 2010. (Encontro).
Saber 2010. A matemática escolar e a qualidade da educação- caminhos entrelaçados, desafios a vencer. 2010. (Congresso).
Semana de educação - UNIVATES (RS).Ensino e aprendizagem: perspectivas contemporâneas. 2010. (Encontro).
VI Congresso de Educação de Salto. A identidade e os pilares da formação docente. 2010. (Congresso).
X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Geometria, literatura e arte: o sentido das conexões no ensino-aprendizagem de matemática. 2010. (Encontro).
XX ENEP -Encontro Naiconal de Educadores em Paulínea.Que matemática precisa-se aprender?. 2010. (Encontro).
16o Educador. MAtemática e resolução de problemas. 2009. (Congresso).
Educação Infantil: o prazer de ensinar e aprender.As múltiplas linguages da criança e a matemática da educação infantil. 2009. (Simpósio).
Educação Infantil: o prazer de ensinar e aprender - FUNEP-SME Limeira.As múltiplas linguagens da criança e a matemática da educação infantil. 2009. (Simpósio).
Educar educador. Matemática e Rseolução de Problemas. 2009. (Congresso).
Educar e ensinar (II): Qual o papel da escola?.Ensinar e educar: qual o papel da escola?. 2009. (Outra).
Ensino Fundamental: o prazer de ensinar e aprender.Ensino de matemática na educação da infância - caminhos a percorrer. 2009. (Simpósio).
Ensino Fundamental: o prazer de ensinar e aprender-FUNEP-SME Limeira.Ensino da matemática na educação da infância: caminhos a percorrer. 2009. (Simpósio).
I Congresso Salesiano de Educação Infantil. Ressignificar a educação infantil. 2009. (Congresso).
II Encontro Goiano de Educação Matemática.Matemática nas série iniciais. 2009. (Encontro).
II Encontro Goiano e Educação Matemática.As múltiplas faces da resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da matemática. 2009. (Encontro).
III Congresso Nacional de Ensino Fundamental- III CONEF. Alfabetização Matemática: desafios e propostas. 2009. (Congresso).
Qualidade na Educação Pública Sucesso e permanência do aluno na escola.O ensino da matemática e a resolução de problemas. 2009. (Encontro).
I Congresso de Educação da FSDB. A identidade e os pilares da formaçã docente. 2008. (Congresso).
III Encontro da Escola Salesiana América.A formacão do educador: a escola enquanto cenário, sujeito e objeto da formação. 2008. (Encontro).
I Seminário em Relução de Problemas.As múltiplas faces da resolução de problemas no ensino e na aprendizagem de matemática. 2008. (Seminário).
IX Encontro Paulista de Educação Matemática. 2008. (Encontro).
Tecendo Saberes.Literatura e Matemática - uma parceria pra lá de importante. 2008. (Encontro).
9o Simposio Municipal de Educação de Guaxupé.A Matemática na escola: pelos caminhos do saber, do sentir e do querer. 2007. (Simpósio).
Conferencia Interamericana de Educación Matemática.A caminhada para ampliar a formaçào de um grupo de formadores e pesquisadores na área de matemática. 2007. (Outra).
I Simposio Saviniano de Educação.A avaliação escolar e as atitudes dos alunos frente ao conhecimento- análise de uma relaçào. 2006. (Simpósio).
IX EGEM - Encontro gaúcho de Educaçào Matemática - Universidade de Caxias do Sul.Algumas questões sobre avaliaçào matemática escolar. 2006. (Encontro).
Reflexão, ação e transformação na educação Infantil.Os jogos nas aulas de Matemática- desenvolvendo as múltiplas linguagens das crianças. 2006. (Seminário).
VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul. 2006. (Encontro).
XVII EREM - Encontro regional de educação matemática - UNISINOS.A matemática na escola: pelos caminhos do saber, do sentir e do querer. 2005. (Encontro).
XVII EREM - Encontro Regional de Educação Matemática - UNISINOS.Ler problemas: que problema é esse?. 2005. (Encontro).
III Jornada de Pedagogia da UMC.Aprendizagem significativa - o lugar do conhecimento e da inteligência. 2004. (Seminário).
II Congresso Nacional Marista de Educação. A sala de aula como espaço para a construção do conhecimento compartilhado. 2002. (Congresso).
IV Encontro Catarinense de Educação Matemática.Educação Matemática: o lugar do pensar, do sentir e do querer. 2001. (Encontro).
V ECEM - Encontro Capixaba de Educação Matemática.Ensino Médio: novas perspectivas. 2000. (Encontro).
V ECEM- Encontro Capixaba de Educação Matemática.Ensinar e aprender matemática: a perspectiva das inteligências múltiplas. 2000. (Encontro).
Participação em bancas
MARQUES, A. C. T. L.SMOLE, K. C. S.TRALDI JUNIOR, A.. FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA MODALIDADE AULA COMPARTILHADA. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Ins) - Instituto Federal de São Paulo.
SMOLE, K. C. S.; Teles, Rosinalda Aurora de Melo; Santos, Marcelo Câmara. Acervos complementares do PNLD 2010: um estudo sobre a relação entre a matemáica e gêneros textuais. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco.
Christov, Luiza Helena da Silva;SMOLE, K. C. S.; Martins, Mirian Celeste F Dias. Olhares que pensam e sentem: arte e mediação cultural na aula de geometria. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Brolezzi (Antonio Carlos);Borba (Marcelo de Carvalho)SMOLE, K. C. S.. Diálogo e interatividade em videoaulas de matemática. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de ciências e matemática) - Faculdade de Educação da USP.
AllevatoSMOLE, K. C. S.; CURY, E.. O ensino de logaritmos através da resolução de problemas. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul.
Grassi;SMOLE, K. C. S.; GIONGO, I. M.; REHFELDT, M. J. H.. A investigação e a ação docente no ensino de geometria em anos iniciais do ensino fundamental. 2010. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
Sá, A. Villar Marques de;SMOLE, K. C. S.Muniz, C. A.. O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
Soares, José Francisco (orientador);SMOLE, K. C. S.; Pinto, Marcia M Fusaro. Interpretação de escalas de medida da competência matemática. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MIZUKAMI, M. G. N.; Orientador;SMOLE, K. C. S.. Ponto, linha e forma: interdisciplinaridade entre matemática e arte. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
SMOLE, K. C. S.. Ressignificado, avaliação e implantação do ensino médio: um estudo de caso sobre a reforma do ensino médio numa escola confessional. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.
SMOLE, K. C. S.. A produção artística na escola, num ensino com projetos: como avaliar?. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
SMOLE, K. C. S.. A avaliação mediadora e sua contribuição na aprendizagem escolar: possibilidades e limites, na perspectiva do professor. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
SMOLE, K. C. S.Yara Busch (autora); José Qeiroz (orientador); Izabel Cristina Petráglia. A árvore do conhecimento e o ensino a matemática Tópicos da teoria Biológica do Conhecimento de Maturana e Varela e sua aplicação à Educação e ao ensino - aprendizagem da Matemática. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.
SMOLE, K. C. S.; Rodolfo Medieros Cunha Fortes (autor);Lúcia Maria Gonçalves de Resende (orientadora); Ilma Passos Alencastro Veiga. Formação continuada e inovação pedagógica: o caso do colégio Marista de Brasília. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
SMOLE, K. C. S.. Ensinando matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das necessidades de formação de professores no município de Osasco. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SMOLE, K. C. S.. Análise do programa de inovação educativa em uma escola judaica do Rio de Janeiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Pricilla Cristina Mendes (autora); Katia Cristina Stocco Smole; Franca Cohen Gottlieb;SMOLE, K. C. S.. As crenças sobre o ensino e a aprendizagem da matemática e suas interferências no diálogo entre professores e alunos. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Santa Úrsula.
Nilbo Nogueira Ribeiro (autor);Nilson José Machado (orientador)SMOLE, K. C. S.Hercília Tavares de Miranda. O professor e a interface do real para o virtual. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.
SMOLE, K. C. S.Magina. As potencialidades de um processo formativo para a reflexão na e sobre a prática de uma professora das séries inicias: um estudo de caso. 2012. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SMOLE, K. C. S.; Junqueira, W.M.; Placco, V.M.N.S; Andre, M.E.D.A; Romanowski, J.P. Sentidos e significados de egressos da licenciatura em Matemática à sua formação inicial. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Onuchi;SMOLE, K. C. S.. O Processo Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Geometria através da Resolução de Problemas: perspectivas didático-matemáticas na formação inicial de professores de matemática. 2010. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SMOLE, K. C. S.; Amêndola, Maria Cecília; José Clodoveu de Arruda Coelho Neto; Rocha, Haroldo. Prêmio Espírito Público - Educação. 2020.
SMOLE, K. C. S.. Comissão de Avaliadores ad hoc do Edital Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental - Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública.. 2019. Fundação Carlos Chagas.
SMOLE, K. C. S.; Claudia Costin; Knobel, Marcelo. Prêmio Espírito Público. 2019.
Orientou
Análise do programa de inovação educativa de uma escola judaica do Rio de Janeiro; 2004; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Katia Cristina Stocco Smole;
As crenças sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática e suas interferências no diálogo entre professores e alunos; 2003; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Santa Úrsula, ; Orientador: Katia Cristina Stocco Smole;
Relação escola, família e o ensino da matemática: expectativas, dúvidas e sugestões de pais de 1o e 2o anos do Ensino Fundamental; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos do Ensino da Matemática) - Universidade de Franca; Orientador: Katia Cristina Stocco Smole;
O papel da linguagem escrita na avaliação do pensamento geométrico: um olhar para os anos iniciais segundo o modelo Van Heile; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos do Ensino da Matemática) - Universidade de Franca; Orientador: Katia Cristina Stocco Smole;
O ensino de matemática por meio da literatura infantil: critérios de escolha para trabalhar a resolução de problemas na Educação Infantil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos do Ensino da Matemática) - Universidade de Franca; Orientador: Katia Cristina Stocco Smole;
Avaliação da resolução de problemas: valores e concepções de professores de 3o e 4o anos do ensino fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos do Ensino da Matemática) - Universidade de Franca; Orientador: Katia Cristina Stocco Smole;
A procura por uma concepção de alfabetização matemática em documentos que orientam o ensino e a aprendizagem da matemática no primeiro ano da escola básica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos do Ensino da Matemática) - Universidade de Franca; Orientador: Katia Cristina Stocco Smole;
AS CARACTERÍSTICAS DE UMA AULA ORGANIZADA PELA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos do Ensino da Matemática) - Universidade de Franca; Orientador: Katia Cristina Stocco Smole;
Os problemas algébricos ao longo da história da matemática: analisando uma possível gênese dos diferentes significados da álgebra; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos do Ensino da Matemática) - Universidade de Franca; Orientador: Katia Cristina Stocco Smole;
Produções bibliográficas
-
Monteiro, Letícia Portieri ; Smole, Kátia Stocco ; SMOLE, K. C. S. . Um caminho para atender às diferenças na escola. Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 36, p. 357/1517-9702-371, 2010.
-
Tararam (Maria Sílvia Bonini) ; Marinho (América dos Anjos Costa) ; DINIZ, M. I. S. V. ; SMOLE, K. C. S. ; e outras . Organização Curricular para um projeto de aceleração de estudos. Em Aberto , v. 17, p. 74-92, 2000.
-
Katia Stocco Smole ; DINIZ, M. I. S. V. (Org.) ; VIDIGAL, S. M. P. (Org.) . Resolução de problemas nas aulas de matemática: o recurso problemateca. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2016. v. 1. 103p .
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Formula da Vitória Matemática. 1. ed. São Paulo: Global- Intituto Ayrton Senna, 2014. v. 1. 263p .
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. (Org.) . Coleção Mathemoteca. 1. ed. São Paulo: Mathema, 2014. v. 3.
-
SMOLE, K. C. S. ; ALBERTOMUNIZ, C. (Org.) . A matemática em sala de aula- reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2012. v. 1. 169p .
-
Borba (Marcelo de Carvalho) ; SMOLE, K. C. S. ; AMARAL, R. B. . Caderno de Formação: formação de professores didática dos conteúdos-conteúdo e didática da matemática. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. v. 1. 270p .
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; Chica(Cristiane Henriques) ; Candido, Patricia . Depoimentos: Parceiros e Mathema na formação continuada de professores. 1. ed. São Paulo: Mathema, 2012. v. 1. 128p .
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. (Org.) . Poemáthicos- poemas matemáticos. 1. ed. São Paulo: Mathema, 2012. v. 6. 64p .
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Coleção Matemática Ensino Médio. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. v. 3. 408p .
-
Katia Stocco Smole ; GROSBAUN, M. W. . Bate-papo Almanaque para pais e filhos. 1. ed. São Paulo: Imprensa Oficial de São Paulo, 2010. v. 1. 84p .
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; MARIN, V. . Saber Matemática. 1. ed. São Paulo: FTD, 2009. v. 5. 220p .
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; Neide Pessoa ; ISHIHARA (Cristiane Akemi) . Cadernos do Mathema Ensino Médio - Jogos de Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2008. v. 1. 120p .
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; Candido, Patricia . Cadernos do Mathema- Jogos de Matemática de 1o ao 5o ano. 1a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 150p .
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; Milani, Estela . Cadernos do Mathema- Jogos de Matemática de 6o ao 9o ano. 1a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. v. 01. 102p .
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Coleção Matemática Ensino Médio. 3a. ed. São Paulo: Saraiva/Atual, 2004. v. 3. 429p .
-
SMOLE, K. C. S. ; e outras . Ofício de Professor - aprender mais para ensinar melhor. 1a. ed. Sao Paulo: Fundaó Victor Civitta/ Abril, 2002. v. 9. 82p .
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. (Org.) . Ler, escrever e resolver problemas- habilidades básicas para aprender matemática. 1a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. v. 01. 23p .
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; Candido, Patricia . Coleção Matemática de 0 a 6. 1a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. v. 03.
-
SMOLE, K. C. S. ; Candido, Patricia ; Stancanelli, Renata . Matemática e Literatura Infantil. Belo Horizonte: Lê, 1999. v. 1. 144p .
-
SMOLE, K. C. S. . A Matemática na Educação Infantil: a Teoria das Inteligências Múltiplas na prática escolar. 1a. ed. Porto Alegre: Artmed, 1996. v. 01. 206p .
-
SMOLE, K. C. S. ; Candido, Patricia ; Stancanelli, Renata . Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. 5a. ed. São Paulo: CAEM-IME-USP, 1994. v. 1. 99p .
-
DINIZ, M. I. S. V. ; SMOLE, K. C. S. . O conceito de ângulo e o ensino de geometria. 4a. ed. São Paulo: CAEM-IME-USP, 1990. v. 1. 79p .
-
SMOLE, K. C. S. . A inteligência como um espectro de competências. In: Beatriz Vargas Dorneles. (Org.). Psicologia da Educação. 1ed.Porto Alegre: Penso, 2016, v. 1, p. 127-180.
-
SMOLE, K. C. S. . Entre o pessoal e o formal: as crianças e suas muitas formas de resolver problemaas. In: Katia Cristina Stocco Smole;Cristiano Muiniz. (Org.). A matemática em sala de aula- reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental. 1ed.Porto Alegre: Penso, 2012, v. 1, p. 49-65.
-
SMOLE, K. C. S. . Os primeiros passos promissores da BNCC nos estados e municípios. Estado de São Paulo, 20 maio 2019.
-
SMOLE, K. C. S. ; LEPORACE, S. . A importância de educar e letrar matematicamente. Dante Cultural, São Paulo, p. 61 - 62, 01 mar. 2016.
-
SMOLE, K. C. S. . Matemática na educação infantil. Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, p. 20 - 24, 20 jan. 2014.
-
SMOLE, K. C. S. ; Chica(Cristiane Henriques) . É importante memorizar conteúdos na escola?. Pátio: Ensino Fundamental, Porto Alegre, p. 32 - 35, 01 nov. 2012.
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Da denúncia às metas educacionais de um pais. Patio- Ensino Médio, Porto Alegre, p. 22 - 24, 01 jun. 2012.
-
Giesteira, Marcos ; SMOLE, K. C. S. ; e outras . Números negativos. Pátio: Ensino Fundamental, Porto Alegre, p. 44 - 47, 01 fev. 2011.
-
SMOLE, K. C. S. ; ISHIHARA (Cristiane Akemi) ; Chica(Cristiane Henriques) . Materiais didáticos virtuais: um recursoara ensinar e aprender matemática. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, p. 16 - 20, 01 set. 2008.
-
SMOLE, K. C. S. . Resolução de Problemas e pensamento matemático. Para viver Juntos, Sao Paulo, p. 12 - 13, 01 set. 2008.
-
SMOLE, K. C. S. . Uma questão de inteligência. Páginas Abertas (São Paulo), São Paulo, p. 16 - 19, 01 maio 2007.
-
SMOLE, K. C. S. . A organização do ensino e da aprendizagem de matemática. Jornal da APASE (sindicato de supervisors do Magistério no Estado de Sao Paulo)ano VI número 19, Sao Paulo, p. 1 - 5, 02 abr. 2007.
-
SMOLE, K. C. S. . Ensinando Matemática na escola e para a vida. Jornal da APASE - sindicato de supervisores do magistério no Estado de São Paulo, São Paulo, p. 1 - 5, 01 abr. 2007.
-
SMOLE, K. C. S. . Aprendendo sobre comprimento na educaçào infantil. Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, p. 37 - 40, 20 mar. 2007.
-
SMOLE, K. C. S. . Planejamento: um mapa para a prática. Cadernos da Missão Marista, São Paulo, p. 19 - 20, 10 nov. 2005.
-
SMOLE, K. C. S. . Novos óculos para a aprendizagem da Matemática. Viver Mente e Cérebro, p. 34 - 41, 02 mar. 2005.
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; Chica(Cristiane Henriques) . Método Kumon sim ou não? Depende. Aprender online, São paulo, p. 20 - 22, 01 mar. 2002.
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Comunicaçào em Matemática: instrumento de ensino e aprendizagem. Aprender online, São Paulo, p. 20 - 22, 01 fev. 2002.
-
SMOLE, K. C. S. . Aprendizagem significativa: o lugar do conhecimento e da inteligência. Aprender online, São Paulo, p. 20 - 24, 01 maio 2000.
-
SMOLE, K. C. S. ; Centurión . A Matemática de jornais e revistas. Revista do Professor de Matemática, são Paulo, p. 2 - 9, 18 abr. 1992.
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Interpretaçào Gráfica e ensino de funções. Revista do Professor de Matemática - RPM, São Paulo, p. 1 - 5, 14 fev. 1990.
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Quebra-cabeças: um recurso para ensinar e aprender geometria na educaçào infatil. Aprender online, Sao Paulo, p. 26 - 29.
-
SMOLE, K. C. S. ; Bologna ; Antunes ; Furlaneto . O novo perfil do professor. Acesso - revista de educaçào e informática, são paulo, p. 44 - 51.
-
SMOLE, K. C. S. ; Candido, Patricia . Geometria, literatura e arte: o sentido das conexões no ensino-aprendizagem de matemática. In: X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Anais do X ENEM, 2010.
-
SMOLE, K. C. S. . A formação do educador: a escola enquanto cenário, sujeito e objeto da formação. In: III Encontro continental da Escola Salesiana América, 2008, Brasília. III Encontro Escola Salesiana América, 2008.
-
SMOLE, K. C. S. . O portfólio e o compromisso do aluno com sua aprendizagem. In: V Congresso Internacional de educação, 2006, Recife. Anais do V Congresso Internacional de Educação. Recife: Sapiens, 2006. v. 1. p. 67-68.
-
SMOLE, K. C. S. . Matemática e literatura infantil. In: V Congresso Internacional de educação, 2006, Recife. Anais do V Congresso Internacional de Educação. Recife: Sapiens, 2006. v. 1. p. 69-74.
-
SMOLE, K. C. S. . A visão do currículo em uma dimensão ética. In: XVIII Congresso Nacional de Educação da AEC, 2004, Natal. Processos Pedagógicos para uma ética planetárias. Brasília: AEC, 2004. v. 1. p. 9-12.
-
SMOLE, K. C. S. . Ler, escrever e resolver problemas:habilidades básicas para aprender matemática. In: XVIII Congresso Nacional de educação da AEC, 2004, Natal. Processos Pedagógicos para uma ética planetária. Brasília: AEC, 2004. v. 1. p. 33-42.
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; Aragão, Heliete Meira ; Sampaio, M. M. F (Maria das Mercês Ferreira Sampaio) . A caminhada para ampliar a formação de um grupo de formadores e pesquisadores na área de matemática. In: Conferencia Interamericana de Educación Matemática, 2007, Santiago de Querétaro. Investigación Internacional en Educación Matemática, 2007.
-
SMOLE, K. C. S. . A matemática na escola: pelos caminhos do saber, do sentir e do querer. In: XVII EREM - Encontro Regional de Educação Matemática - UNISINOS, 2005, São Lepoldo. XVII EREM - Encontro Regional de Educação Matemática, 2005.
-
SMOLE, K. C. S. . Educação matemática: o lugar do pensar, do sentir e do querer. In: IV Encontro Catarinense de Educação Matemática, 2001, Concórdia. Anais da II jornada de Educação Matemática e IV Encontro Catarinense de Educação Matemática. Concórdia: Biblioteca Universitária/UNC Concórdia, 2001. v. 1. p. 9-11.
-
SMOLE, K. C. S. . O ensino da matemática e a teoria das inteligências múltiplas. In: VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998, São Leopoldo RS. Anais do VI ENEM. São Leopoldo: Editora da UNISINUS, 1998. v. 1. p. 160-160.
-
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Discussão sobre a área de matemática a partir do documento de ciências e tecnologia para o ensino médio elaborado pelo SEMTEC/MEC. In: VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998, São Leopoldo. Anais do VI ENEM. São Leopoldo: Editora da UNISINUS, 1998. v. 1. p. 271-271.
-
SMOLE, K. C. S. ; Candido, Patricia ; Stancanelli, Renata . Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. In: V Encontro Nacional de Educação Matemática, 1995, Aracaju. Anais do V Encontro Nacional de educação Matemática. Aracajú: SBEM/SE, 1995. v. 1. p. 118-119.
-
SMOLE, K. C. S. . A matemática na pré-escola: uma abordagem consentânea a partir da teoria das inteligências múltiplas. In: III Congresso da sociedade portuguesa de ciências da educação, 1995, Lisboa. Contributos da investigação científica para a qualidade do ensino. Lisboa: Editora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 1995. v. 1.
-
Portieri, Leticia ; SMOLE, K. C. S. . Um caminho para atender as diferenças na escola. Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , 2009.
-
SMOLE, K. C. S. . A Matemática na Educação Infantil - uma abordagem consentânea à Teoria das inteligências Múltiplas. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARIM, V. ; SMOLE, K. C. S. . O ensino médio que se reinventa. Jundiaí, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
SMOLE, K. C. S. ; CHAMBERS, P. ; TIMLIN, R. . Ensinando Matemática para Adolescentes. Porto Alegre, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
RODARI, G. ; SMOLE, K. C. S. . Zero pra que te quero?. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.
-
MACDONALD, S. ; SMOLE, K. C. S. . Matemática em minutos. Porto Alegre: Artmed, 2009 (Revisão técnica de tradução).
-
SHUTERLAND, R. ; SMOLE, K. C. S. . Ensino eficaz de Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2008 (Revisão técnica).
Outras produções
SMOLE, K. C. S. . Análise crítica da segunda versão da BNCC. 2016.
SMOLE, K. C. S. . Leitura crítica da primeira versão da Nase Nacional Comum Curricular. 2015.
CHAMBERS, P. ; TIMLIN, R. ; SMOLE, K. C. S. . Ensinando Matemática para Adolescentes. 2014.
WALL, E. S. ; SMOLE, K. C. S. . Teoria dos Números para professores do ensino fundamental. 2014.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Roteiros de Mobilização e Iniciativa- atividades de protagonismo juvenil e Matemática- 5a a 8a série. 2012.
SUTHERLAN, R. ; SMOLE, K. C. S. . Ensino eficaz de matemática. 2009.
MACDONALD, S. ; SMOLE, K. C. S. . Matemática em minutos- atividades fáceis para crianças de 4 a 8 anos. 2009.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Plano Curricular Franciscano - Educação Infantil. 2007.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Plano curricular Franciscano - Ensino Fundamental. 2007.
DINIZ, M. I. S. V. ; SMOLE, K. C. S. . Plano Curricular Franciscano -Ensino Médio. 2007.
Gardner, Howard ; Feldman ; KRECHEVSKY, M. ; SMOLE, K. C. S. . Projeto Spectrum- A Teoria das Inteligên Múltiplas a Educação Infantil - Utilizando as competêncis crianças. 2001.
Gardner, Howard ; Feldman ; KRECHEVSKY, M. ; SMOLE, K. C. S. . Projeto Spectrum - A Teoria das Inteligências Múltiplas na Prática Escolar- Atividades Iniciais de Aprendizagem. 2001.
Gardner, Howard ; Feldman ; KRECHEVSKY, M. ; SMOLE, K. C. S. . Projeto Spectrum- ATeoria das Inteligências Múltiplas na Educação Infantil - Avaliação em Educaçao Infanti. 2001.
SMOLE, K. C. S. . Diálogos de Formação. 2012.
SMOLE, K. C. S. ; BOEING, A. . Programa de formação continuada da Rede Salesiana de Escolas. 2015.
SMOLE, K. C. S. . A escola vai mudar, mas nem tudo. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. . Especialista Katia Smole dá dicas sobre volta às aulas. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. . Covid e Educação: especialistas falam das consequências de tantos meses sem aulas presenciais. 2020.
SMOLE, K. C. S. . Os primeiros passos promissores da BNCC nos estados e municípios. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. . O papel do professor é acreditar no potencial dos alunos. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. . Quais avanços a Base Nacional Curricular promove e quais pode ajudar a promover?. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Smole, Kátia Stocco ; WAGNER, E. ; SMOLE, K. C. S. . Conexão Futura-A formação dos professores de matemática. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. . País terá que discutir valorização do professor, diz secretária do MEC. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. . MEC lança Base Comum de Formação de Professores da Educação Básica. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SMOLE, K. C. S. . Como a resolução de problemas pode melhorar as aulas de Matemática. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. . O que muda nas escolas com a implementação da Base Nacional Comum Curricular. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. . Melhorar desempenho em matemática ainda é desafio para educação brasileira. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. ; JUDICE, R. . Papo de educador -. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. . Escolas particulares temem rigidez da nova base curricular. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. ; PROENCA, L. B. . A Matemática no sítio do ?Seu Lobato??. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. . Base Nacional precisa de melhorias para garantir direito de aprendizgem. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. . Proposta do governo não inclui alfabetização na educação infantil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. . Adultos não sabem matemática básica, segundo pesquisa. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. ; OSTRONOFF, H. . O plano B. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. . BLOGA ENTREVISTA: KÁTIA STOCCO SMOLE. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
VALLE, L. ; SMOLE, K. C. S. . Jogos e desafios podem ajudar a driblar medo da matemática. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. . Estudantes do ensino fundamental evoluem, mas nível cai no médio. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. . Talvez tenhamos que fazer um pacto pela Educação Matemática. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SMOLE, K. C. S. . Aos 8 anos, 70,8% dos estudantes não sabem matemática. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. . D-14 - A matemática na educação infantil - pressupostos para o trabalho docente. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SMOLE, K. C. S. ; Chica(Cristiane Henriques) ; DINIZ, M. I. S. V. . Minuto Mathema. 2017; Tema: Educação Matemática. (Rede social).
SMOLE, K. C. S. ; Chica(Cristiane Henriques) . Mathema Formação e Pesquisa. 2015; Tema: Educação Matemática. (Rede social).
Chica(Cristiane Henriques) ; SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Mathema Formação e Pessquisa. 2000; Tema: Educação e Educação Matemática. (Site).
SMOLE, K. C. S. . Planos de aula Nova Escola - Matemática. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ProduçãodeMaterialDidático).
SMOLE, K. C. S. ; Chica(Cristiane Henriques) ; MENDES, M. ; VILLI, M. ; LIMA, A. L. ; DINIZ, M. I. S. V. . Eu ensino matemática- a formação continuada que quero. 2018. (Relatório de pesquisa).
Katia Stocco Smole ; DINIZ, M. I. S. V. ; MARIM, V. . Coleção Faça Saber - matemática. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materiais didáticos).
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Fórmula da Vitória Matemática. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Matemática Ensino Médio. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
SMOLE, K. C. S. ; ROTA, P. ; SOUZA, A. M. ; AGUIAR, E. . Leituras Críticas Base Nacional Comum. 2016. (Coordenação de leitura crítica da BNCC).
SMOLE, K. C. S. ; Melo, Guiomar Namo . Base Nacional Curricular Comum. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SMOLE, K. C. S. . Projeto Pedagógico Pastoral da Rede Salesiana de Escolas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).
SMOLE, K. C. S. . O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Material Didático).
SMOLE, K. C. S. . O coordenador pedagógico e a formação docente. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Material Didático).
Katia Stocco Smole . Alfabetização Matemática: entre a retórica e a ação. 2012. (Artigo).
SMOLE, K. C. S. . Uma visão pedagógica dos erros e dificuldades de aprendizagem em matemática. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SMOLE, K. C. S. ; Candido, Patricia . Planejamento e avaliação em matemática. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SMOLE, K. C. S. . Uma visão Pedagógica dos erros e dificuldades de aprendizagem da matemática. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; Candido, Patricia ; Chica(Cristiane Henriques) ; e outras . Projeto Ciranda Educação Infantil. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; MARIN, V. . Saber matemática. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
SMOLE, K. C. S. . Geometria e jogos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SMOLE, K. C. S. ; Candido, Patricia . A matemática e o lúdico na Educação Infantil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SMOLE, K. C. S. . A matemática na Educação Infantil: caminhos a percorrer. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SMOLE, K. C. S. ; Cristiane Ishihara . Os jogos e a Matemática no ensino médio. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SMOLE, K. C. S. . Caminhos e desvios da avaliação escolar. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SMOLE, K. C. S. . Matemática por projetos na Educação Infantil. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SMOLE, K. C. S. . Ler problemas: que problema é esse?. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . MAtemática - ensino médio. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Coleção de livros da Rede Salesiana de escolas. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
Prêmios
2018
Ordem Nacional do Mérito Educativo no grau Grande Oficial, Ministério da Educação.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Mathema formação e pesquisa. , Rua Andaquara 164, Vila Anhanguera, 04673-110 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 55486912, Fax: (11) 55225549, URL da Homepage:
Experiência profissional
2019 - Atual
Instituto ReúnaVínculo: Associada, Enquadramento Funcional: Diretora Executiva, Carga horária: 40
2018 - 2018
Ministério da EducaçãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Secretária de Educação Básica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
http://portal.mec.gov.br/busca-geral/222-noticias/537011943/64981-mec-anuncia-secretario-executivo-e-da-secretaria-de-educacao-basica
http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/35130811/do2-2018-08-02-portarias-de-1-de-agosto-de-2018-35130777
1996 - 2018
Mathema Formação e PesquisaVínculo: Diretor executivo, Enquadramento Funcional: Diretor
Outras informações:
Coordenador e docente do curso Fundamentos do ensino da matemática na Educação Infantil e noEnsino Fundamental I em parceria com a Universidade de Franca - UNIFRAN
Atividades
-
08/2006 - 11/2006
Ensino, A matemática e o lúdico na educaçào infantil, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Matemática; didática
-
03/2006 - 05/2006
Ensino, A matemática na educação infantil: caminhos a perc, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Matemática; Didática
-
08/2005 - 11/2005
Ensino, Matemática por projetos na Educaçào Infantil, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Matemática; Didática
-
03/2005 - 05/2005
Ensino, Caminhos e desvios da avaliação escolar, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Avaliação
-
02/1998 - 12/2004
Treinamentos ministrados , Provincia Marista Brasil Centro Sul.Treinamentos ministrados, Formação de professores que ensinam matemática da Província marista do Brasil Centro Sul
-
01/2001 - 10/2002
Serviços técnicos especializados , Ministério da Educaçào e Cultura.Serviço realizado, Elaboração de orientaçãoes educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O trabalho resultou na publicaçào PCN+: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias, impressa e distribuída pelo MEC.
1989 - 1999
Universidade de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de pesquisa de Ensino Superior, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no CAEM - Centro de aperfeiçoamento do ensino da matemática no IME-USP. Durante o período de trabalho foram desenvolvidos dois projetos de pesquisa em convênio com o BIRD e um com a FAPESP. Entre as diversas funções exercidas houve a montagem de uma biblioteca especializada em ensino de matemática; a organizaçào de cursos e palestras para professores, a tradução de artigos; a supervisào de estagiários e a produçào de livros.
2006 - 2014
UNIVERSIDADE DE FRANCAVínculo: Parceria Institucional, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso Lato Sensu
Outras informações:
Coordenadora e professora do curso Fundamentos do Ensino da Matemática
2002 - 2015
Rede Salesiana de EscolasVínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 24
Atividades
-
01/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Rede Salesiana de Escolas.Cargo ou função, Assessor pedagógico.
2004 - 2004
Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USPVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações:
Professora convidada para ministrar aulas na disciplina O ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos no curso de especialização em Edcação de Jovens e Adultos promovido pela FAFE (Fundação de apoio à Faculdade de Educação) e Prefeitura Municipal de Santo André. O curso foi coordenado pela Profa Dra Stela C. B. Piconez
1985 - 1995
Secretária de Educação do Estado de São PauloVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora de matemática, Carga horária: 30
Outras informações:
Durante o período em que estive trabalhanod como professora da Rede estadual de São Paulo, atuei na EESG Prof Alberto Conte e no projeto CEFAM na unidade Ceciliano José Ennes.
2018 - 2018
Conselho Nacional de EducaçãoVínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Conselheira
Outras informações:
Assumi a cadeira na condição de membro nato da Secretaria de Educação Básica
http://portal.mec.gov.br/busca-geral/211-noticias/218175739/67211-secretaria-de-educacao-basica-katia-smole-e-empossada-como-nova-conselheira-do-cne
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Katia Cristina Stocco Smole e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?