Antonio Adolfo Mattos de Castro
Graduado em Fisioterapia pela Universidade de Mogi das Cruzes, especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo Instituto do Coração (InCor) do HCFMUSP, mestrado e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Atuou como professor assistente do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e como fisioterapeuta celetista do Instituto do Coração (InCor)- Fundação Zerbini. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e ministra disciplinas de UTI, supervisão de estágio e TCC. Também possui a função de coordenador de TCC. É coordenador substituto, tutor e orientador do programa de residência multiprofissional em Urgência e Emergência da Unipampa. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional com ênfase em Fisioterapia Respiratória, UTI e Reabilitação Cárdio Pulmonar.
Informações coletadas do Lattes em 24/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Medicina (Pneumologia)
2010 - 2012
Universidade Federal de São Paulo
Título: QUANTIFICAÇÃO DO GASTO ENERGÉTICO NAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA (AVD) EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
, Ano de obtenção: 2012. José Roberto Jardim.. Palavras-chave: Consumo de oxigênio; Ventilação pulmonar; Atividades da vida diária; DPOC.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Mestrado em Reabilitação
2004 - 2007
Universidade Federal de São Paulo
Título: Estudo do Efeito de Dois Tipos de Exercícios de Membros Superiores na Hiperinflação Pulmonar Dinâmica, na Resposta Ventilatóriia e Configuração Toracoabdominal em Pacientes com DPOC., Ano de Obtenção: 2007
José Roberto Jardim..Palavras-chave: Exercícios de membros superiores; hiperinflação pulmonar dinâmica; Dissincronia toracoabdominal; DPOC.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Aperfeiçoamento em Curso de Especialização em Fisioterapia Cardioresp
2002 - 2003
Instituto do Coração Incor Hcfmusp
Título: Estudo Efetivo do Incentivador Inspiratório no Volume, Tempos Repiratórios e Configuração Toracoabdominal em Indivíduos Sadíos.. Ano de finalização: 2003
Orientador: Maria Ignês Zanetti Feltrim.
Bolsista do(a): Núcleo de Desenvolvimento Pessoal da Secretaria de Saúde de São Paulo, NDP, Brasil.
Graduação em Fisioterapia
1998 - 2001
Universidade de Mogi das Cruzes
Título: Acompanhamento do Tratamento Fisioterapêutico de um Paciente Bronquiectásico: Efeitos da Fisioterapia Respiratória e do Treinamento de Membros Superiores na Performace das AVD
Orientador: Nilce Helena do Nascimento
Formação complementar
2013 - 2013
Aspiração em evidência. (Carga horária: 2h). , MEC/UNIPAMPA - Programa de bolsas de desenvolvimento acadêmico, PBDA, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação refente ao cômite de ética em pesquisa. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2012 - 2012
Análise estatística. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2012 - 2012
Curso on-line de pesquisa no pub-med/unifesp. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2010 - 2010
Ética médica. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Respiratória.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Respiratória/Especialidade: Fisioterapia Cardiorespiratória.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Respiratória/Especialidade: Clinica Médica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Respiratória/Especialidade: Reabilitação Pulmonar.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reabilitação cardíaca.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia em UTI.
Participação em eventos
IV ENCONTRO DE QUALIDADE DE VIDA - PROGEPE UNIPAMPA.CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS DO CORONAVÍRUS E ASPECTOS PSICOLÓGICOS NO RETORNO PRESENCIAL. 2022. (Simpósio).
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA.METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E BIOESTATÍSTICA. 2021. (Outra).
Formação em Extensão na Unipampa: contexto, políticas e práticas - II Edição. 2021. (Encontro).
III Simpósio Integrado de Saúde no Pampa.Boas Práticas em Mobilização Precoce. 2018. (Simpósio).
III Simpósio Integrado de Saúde no Pampa.Segurança do paciente em oxigenoterapia. 2018. (Simpósio).
8o SIEPE.Avaliador de resumos submetidos para a mostra científica do 8o SIEPE. 2016. (Simpósio).
8o SIEPE.Avaliador presencial de trabalhos da mostra científica do 8o SIEPE. 2016. (Simpósio).
Oficina de atualização clínica do programa de residência multiprofissional em urgência e emergência.Atualização clínica. 2016. (Oficina).
Acolhimento dos residentes no hospital. 2015. (Seminário).
Curso de especialização em fisioterapia cardiorrespiratória nas unidades de internação geral e terapia intensiva.Programas de treinamento de MMSS e MMII. 2015. (Encontro).
VII Congresso Gaúcho de Pneumologia. Reabilitação pulmonar - Reabilitação em especial para MSS nas AVDs. 2015. (Congresso).
VII Congresso Gaúcho de Pneumologia. Reabilitação Pulmonar - Reabilitação para MMSS nas AVDs. 2015. (Congresso).
VII Congresso Gaúcho de Pneumologia. 2015. (Congresso).
1a oficina de elaboração de relatórios finais e processo de certificação do projetos de extensão. 2014. (Oficina).
6o SIEPE.Avaliador de resumos submetidos para a mostra científica do 6o SIEPE. 2014. (Simpósio).
6o SIEPE.Avaliador presencial de trabalhos da mostra científica do 6o SIEPE. 2014. (Simpósio).
Capacitação sobre aspiração. 2014. (Seminário).
Especialização em fisioterapia cardiorrespiratória.Evidências em reabilitação pulmonar (treinamento): membros inferiores, membros superiores e músculos respiratórios. 2014. (Encontro).
Formação continuada.Formação continuada para profissionais, docentes e acadêmicos da área da saúde. 2014. (Oficina).
Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.. Avaliador de trabalhos apresentados na Mostra Científica do VI SIEPE.. 2014. (Congresso).
Aspiração em evidência. 2013. (Oficina).
Capacitação do Comitê de Ética em Pesquisa da Unipampa. 2013. (Encontro).
Ciclo de ensino hospitalar.Abordagem fisioterapeutica na UTI. 2013. (Oficina).
Programa de bolsas institucionais.Avaliador do programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico - PBDA 2013. 2013. (Oficina).
VII Congresso Brasileiro de atividade física e saúde. 2013. (Congresso).
4o SIEPE.Avaliador presencial de trabalhos da mostra científica do 4o SIEPE. 2012. (Simpósio).
Curso de especialização em fisioterapia cardiorrespiratória.Treinamento muscular membros inferiores e superiores. 2012. (Encontro).
Grupo de estudos.Grupo de estudos em semiologia e exames complementares. 2012. (Oficina).
IV SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Avaliador dos trabalhos apresentados no Salão. 2012. (Congresso).
Reunião científica do serviço de fisioterapia do Instituto do coração (InCor).Quantificação do gasto energético nas atividades de vida diária (AVD) em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). 2012. (Encontro).
Reunião cinetífica do serviço de fisioterapia do Instituto do coração (InCor).Evidências da fisioterapia respiratória. 2012. (Encontro).
V Seminário de Desenvolvimento Docente da UNIPAMPA - Práticas Docentes em Construção: Realidades e Perspectivas. 2012. (Seminário).
Curso On-line de Pesquisa no PubMed para pós-graduandos da Unifesp/EPM. 2011. (Outra).
III Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Bioestatística. 2011. (Simpósio).
III SIEPE.Bioestatística. 2011. (Simpósio).
II Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa.Trabalho interdisciplinar: Enfoque em Fisioterapia. 2011. (Simpósio).
IV Seminário de Desenvolvimento Docente da UNIPAMPA. 2011. (Seminário).
VIII congresso brasileiro de atividade física e saúde. 2011. (Congresso).
I Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa.Curso Teórico e Prático de Reabilitação Pulmonar. 2010. (Simpósio).
14 Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.DEMANDA METABÓLICA E DISSINCRONISMO TORACOABDOMINAL DURANTE EXERCÍCIOS DE MEMBROS SUPERIORES EM PACIENTES COM DPOC.. 2008. (Simpósio).
14 Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.-. 2008. (Simpósio).
Encontro nacional adventista de professores do ensino superior. -. 2008. (Congresso).
III Simpósio de Fisioterapia do Hospital das Clínicas e XII Jornada de Fisioterapia Respiratória do Incor.-. 2007. (Simpósio).
III Simpósio de Fisioterapia do Hospital das Clínicas e XII Jornada de Fisioterapia Respiratória do Incor.Treinamento de membros superiores em DPOC: exercícios com cicloergômetro ou padrão em diagonal?. 2007. (Simpósio).
13º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.-. 2006. (Simpósio).
Curso de Excelência em Espirometria - PneumoAtual. 2006. (Seminário).
Fisioterapia na Criança Portadora de Cardiopatia Congênita.-. 2006. (Encontro).
Avaliação em Fisioterapia Respiratória do Serviço de Fisioterapia do InCor-HCFMUSP.-. 2005. (Seminário).
II Curso de Atualização ?Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica? realizado no Lar Escola São Francisco ? LESF. 2005. (Seminário).
Curso de Metodologia Científica, na qualidade de participante, realizado no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 2004. (Seminário).
Curso de Ventilação Mecânica no Programa de Treinamento e Desenvolvimento do Serviço de Fisioterapia do InCor ? HCFMUSP, no Módulo II: Manuseio da Ventilação Mecânica em Paciente Cardiopata. 2004. (Seminário).
Curso de Oxigenoterapia no Programa de Treinamento e Desenvolvimento do Serviço de Fisioterapia do InCor. 2003. (Seminário).
European Respiratory Society Annual Congress. 2003. (Congresso).
European Respiratory Society Annual Congress, no Curso: Contemporary Dimensions in Cardiopulmonary Exercise Testing and Interpretation. 2003. (Congresso).
European Respiratory Society Annual Congress, no Curso: How to Implement a Pulmonary Rehabilitation Programme. 2003. (Congresso).
VII Simpósio ?Tratamento do Paciente Crítico? no Programa de Fisioterapia do HSL. 2003. (Congresso).
X Jornada de Fisioterapia Respiratória do InCor.-. 2003. (Simpósio).
7 XI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória participou do Curso Pré- Simpósio de Reabilitação Pulmonar. 2002. (Simpósio).
8 VI Simpósio Internacional de Anestesiologia, Terapia Intensiva, Enfermagem em CC, UTI e Médico - Cirúrgica, Fisioterapia, Nutrição, EMTN, Tecnologia Hospitalar e Administração Hospitalar. 2002. (Simpósio).
Conferências sobre Transplantes Pulmonares. 2002. (Seminário).
Curso Básico de Eletrocardiograma. 2002. (Seminário).
I Curso Introdutório à Liga de Fisioterapia em Terapia Intensiva. 2002. (Seminário).
XI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória.-. 2002. (Simpósio).
11th World Congress- The World Society of Cardio-Thoracic Surgeons - 1º Simpósio Brasileiro de Fisioterapia Cardiotorácica. 2001. (Simpósio).
1º Congresso Nacional de Iniciação Científica - 1º CONIC. -. 2001. (Congresso).
21. XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq. -. 2001. (Congresso).
Curso de Recursos Avançados em Fisioterapia em Terapia Intensiva. 2001. (Seminário).
I Curso Introdutório da Liga de Fisioterapia Aplicada à Pneumologia e Cardiologia. Organizador. 2001. (Congresso).
II Curso Introdutório da Liga de Fisioterapia Aplicada à Pneumologia e Cardiologia. Organizador. 2001. (Congresso).
IV Simpósio de Fisioterapia da Universidade de Mogi das Cruzes. 2001. (Simpósio).
Simpósio de Ventilação Mecânica, realizado no Centro de Estudos do Hospital Nossa Senhora de Lourdes. 2001. (Simpósio).
V Simpósio Internacional de Anestesiologia, Terapia Intensiva, Nutrição, Enfermagem em UTI e Centro Cirúrgico, Fisioterapia, Tecnologia Hospitalar. 2001. (Simpósio).
V Simpósio Internacional de Anestesiologia, Terapia Intensiva, Nutrição, Enfermagem em UTI e Centro Cirúrgico, Fisioterapia, Tecnologia Hospitalar no Workshop ? Ventilação Mecânica. 2001. (Simpósio).
Fisioterapia em Oncologia. 2000. (Seminário).
Fórum de Debates sobre Prótese em Amputados Transfemurais. 2000. (Seminário).
III Simpósio de Fisioterapia: Atuação do Fisioterapeuta no Atendimento Básico ao Trauma.Organizador. 2000. (Simpósio).
IV Simpósio Internacional de Fisioterapia no Paciente Crítico do Hospital Sírio Libanês. 2000. (Simpósio).
Curso de Fisioterapia nas Afecções do Pé. 1999. (Simpósio).
II Simpósio de Fisioterapia da Universidade de Mogi das Cruzes. 1999. (Simpósio).
I Jornada Fisioterápica de Terapias Alternativas, no Curso: Massagem Ayurvédica. 1999. (Simpósio).
I Jornada Fisioterápica de Terapias Alternativas, no Curso: Osteopatia. 1999. (Simpósio).
I Simpósio Mogiano de Fisioterapia em Ombro e Joelho. 1999. (Simpósio).
V Simpósio Ventilação Mecânica, realizado no Centro de Estudos do Hospital Nossa Senhora de Lourdes. 1999. (Simpósio).
XIV Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 1999. (Congresso).
XIV Congresso Brasileiro de Fisioterapia, no Curso: Desenvolvimento Neuro-Psico-Motor. 1999. (Congresso).
I Simpósio de Fisioterapia da Universidade de Mogi das Cruzes. 1998. (Simpósio).
IV Simpósio Ventilação Mecânica, realizado no Centro de Estudos do Hospital Nossa Senhora de Lourdes. 1998. (Simpósio).
Simpósio ?Fisioterapia em Cardiologia Pediátrica? da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. 1998. (Simpósio).
Participação em bancas
PORTO, E. F.; Carlos Jefferson do Nascimento Andrade; Marcia Maria Hernandes de Abreu de Oliveira Salgueiro;CASTRO, ANTONIO A; Alfieri, F.M.. Estilo de vida e risco cardiovascular do jovem adulto. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Promoção de Saúde e Qualidade de Vida) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
Vanusa Manfredini;CASTRO, ANTONIO A; Graciele Sbruzzi; Jacqueline da Costa Escobar Piccoli. A CONDIÇÃO OXIDATIVA E A FUNCIONALIDADE DE INDIVÍDUOS HOSPITALIZADOS ESTÁ MAIS COMPROMETIDA DO QUE NAQUELE INTERNADOS DEVIDO AO CONTÁGIO POR SARS-COV-2. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.; Kessler A; di Naso F. Manobra de hiperinsulflação com ventilador mecânico: Uma revisão sistemática com metanálise. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Pneumológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CASTRO, A. M.; Knorst M; Dalcin P. Óxido nítrico inalatório no trans e pós operatório de cirurgias cardiotorácicas em pacientes adultos com hipertensão pulmonar: revisão sistemática e metanálise. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Pneumológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CASTRO, A. M.; PORTO, E. F.; Filoni E. Análise do estilo de vida, das estratégias de enfrentamento ao estresse (coping) e do tempo de recuperação da frequência cardíaca em indivíduos longevos. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Promoção de Saúde e Qualidade de Vida) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.; Fonseca G; PORTO, E. F.. Impacto da estratégia de saúde da família sobre a frequência de eventos cérebro-cardiovasculares em indivíduos com hipertensão arterial sistêmica- follow up de quinze anos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Promoção de Saúde e Qualidade de Vida) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.; PORTO, E. F.; Oliveira P. Influência do status educacional no estilo de vida de adultos moradores da região sul da cidade de São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Promoção de Saúde e Qualidade de Vida) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
Castro AAM; Porto, E.F.; ALBUQUERQUE, M. C.. Análise do estilo de vida, das estratégias de coping e tempo da recuperação da frequência em indivíduos longevos.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Promoção de Saúde e Qualidade de Vida) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
Castro AAM; PORTO, ELIAS F.; Alfieri, F.M.. Influência do Status Educacional no Estilo de Vida. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Promoção de Saúde e Qualidade de Vida) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
Serrão Jr;CASTRO, ANTÔNIO A. M.; Teodósio G. ANÁLISE COMPARATIVA DO SUCESSO DA VNI EM PACIENTES COM COVID-19 QUANTO AO TEMPO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA E DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, ANTÔNIO A. M.; Serrão Jr. ANÁLISE COMPARATIVA DOS MODOS VENTILATÓRIOS VCV, PCV E PRVC SOBRE MECÂNICA VENTILATÓRIA, TEMPO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA, INTERNAÇÃO EM UTI E SOBREVIDA EM PACIENTES NEUROLÓGICOS. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, ANTÔNIO A. M.; Serrão Jr. USO DA VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA COMO FERRAMENTA DE REDUÇÃO DE COMPLICAÇÕES CLÍNICAS EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA AGUDA (IRPA) INTERNADOS EM UNIDADES DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.; Serrão Jr; Crespo C. Análise comparativa dos modos PRVC, PCV e VCV sobre parâmetros ventilatórios, temmpo de ventilação mecânica e tempo de internação em UTI em pacientes neurológicos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.; DUMKE, A.; Finoketi F. Análise dos fatores de risco/complicações para evolução clínica dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca: Um estudo retrospectivo. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.; DIAS, S.; Fernandes A. Perfil epidemiológico de pessoas com acidente vascular cerebral e suas barreiras arquitetônicas domiciliares. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.; DIAS, S.; Fernandes A. A inserção do residente fisioterapeuta em unidade de terapia intensiva neonatal: experiências e aprendizados práticos para a formação profissional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.; FELTRIM, M.I.Z.; Almeida, P.O.. Análise da aquisição do índice diafragmático por meio da fita métrica e sua correlação com a pletismografia respiratória por indutância.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória) - Instituto do Coração - Fundação Zerbini.
CASTRO, A. M.. Impacto da Fisioterapia respiratória na Redução do Tempo de Hospitalização e Ventilação Mecânica, Índice de Infecção Pulmonar e Mortalidade em Pacientes Hospitalares em UTI. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em UTI) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.; Iervolino, D. C.; Mantellato, A.L.S.. Avaliação da qualidade de vida e sua correlação com a dsitância percorrida e volume expirado forçado no primeiro segundo dos pacientes em lista de espera de transplante pulmonar. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Cardiológica e Cardiorrespiratória) - Serviço de Fisioterapia do Instituto do Coração Incor - Hcfmusp.
CASTRO, A. M.. Análise comparativa de três formas de desmame e decanulação da traqueostomia em indivíduos traqueostomizados por via percutânea. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Cardiológica e Cardiorrespiratória) - Serviço de Fisioterapia do Instituto do Coração Incor - Hcfmusp.
CASTRO, A. M.; Porto, E.F.; Leite, J.R.. Estudo da eficácia do CPAP nasal em prematuros lactentes após extubação orotraqueal. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em UTI) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.; Shimada, S.; Leite, D. P.. Estudo do comportamento do padrão respiratório e da configuração toracoabdominal durante a respiração tranquila em pacientes portadores de estenose e insuficiência mitral. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Cardiológica e Cardiorrespiratória) - Serviço de Fisioterapia do Instituto do Coração Incor - Hcfmusp.
CASTRO, A. M.; FELTRIM, M.I.Z.; Almeida, P.O.. Estudo do padrão respiratório e da configuração toracoabdominal em pacientes com pneumopatias graves nas posições dorsal e sentada em respiração tranquila e no exercício diafragmático. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Cardiológica e Cardiorrespiratória) - Serviço de Fisioterapia do Instituto do Coração Incor - Hcfmusp.
CASTRO, A. M.. Estudo do posicionamento corporal na complacência estática de pacientes submetidos à ventilação pulmonar mecânica em unidade de terapia intensiva. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em UTI) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Efeito PEEP na Oxigenação e na Mecânica Respiratória de Pacientes em Ventilação Mecânica: Revisão de Literatura. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em UTI) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Araújo e Luciana Costa Silva. Uso Profilático e Eficácia da Ventilação Não-Invasiva em Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Grave. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em UTI) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Análise da Utilização Profilática da Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas por Pronga Nasal (CPAPn) em Prematuros com Doença de Membrana Hialina. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em UTI) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Simionato e Nathali. Profilaxia da Deiscência na Incisão Cirurgica no Membro Pós-Safenectomizado por meio do Laser de Baixa Potência em Pacientes Submetidos à Cirurgia de Revascularização do Miocárdio. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em UTI) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.; PORTO, E. F.; LEITE, J. R.. Estudo das variáveis preditoras de mortalidade dos pacientes com traumatismo crânio encefálico na unidade de terapia intensiva do hospital da rede pública de São Paulo. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em UTI) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Estudo Comparativo da Função Pulmonar, Índices de Oxigenação e Força Muscular Respiratória em Pacientes Submetidos à Cirurgia de Revascularização do Miocárdio com e sem a Utilização de Circulação Extracorpórea. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em UTI) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
Carpes, M.;CASTRO, ANTONIO A. Prevalência de FMAUTI em pacientes UTI. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, ANTONIO A. VALIAÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DO ÚLTIMO ANO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA CIDADE DA FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, ANTONIO A. HÁ MELHORA DA CINESIOFOBIA, QUALIDADE DE VIDA, EQUILÍBRIO E AGILIDADE APÓS USO DA REALIDADE VIRTUAL IMERSIVA LUDS GAME EM INDIVÍDUOS CINESIOFÓBICOS?. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, ANTONIO A. Efeitos da liberação miofascial instrumental sobre o músculo diafragma em mulheres universitárias saudáveis. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, ANTONIO A. PERCEPÇÃO DE ESTIGMA SOCIAL DE PESSOAS COM TUBERCULOSE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, ANTONIO A. Efeitos da liberação miofascial instrumental sobre o músculo diafragma em homens universitários saudáveis. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, ANTONIO A. EFEITOS DE UM PROGRAMA DE AQUECIMENTO SOBRE VARIÁVEIS MUSCULOESQUELÉTICAS EM ATLETAS DE FUTSAL FEMININO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, ANTONIO A. EFEITO AGUDO DA LIBERAÇÃO MIOFASCIAL INSTRUMENTAL DIAFRAGMÁTICA APÓS UMA ÚNICA SESSÃO SOBRE O MÚSCULO DIAFRAGMA EM UNIVERSITÁRIOS HÍGIDOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, ANTONIO A. EFEITOS DO KINESIO TAPING SOBRE O EQUILÍBRIO, MARCHA E CAPACIDADE FUNCIONAL DE PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, ANTONIO A. A classificação funcional e a qualidade de vida - análise de um conjunto de crianças com paralisia cerebral. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, ANTONIO A. Análise de sintomas musculoesqueléƟcos em atletas de padel e sua relação com o tempo de treinamento na modalidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, ANTONIO A. Bebês Pequenos para Idade Gestacional (PIG) e seu desempenho motor. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, ANTONIO A. Análise do efeito da terapia manual na cefaléia de tensão: um ensaio clínico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, ANTONIO A. ANALISE DA FUNÇÃO MUSCULAR ISOCINÉTICA E CONTROLE POSTURAL DE ATLETAS DE FUTSAL AO LONGO DE UMA TEMPORADA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, ANTONIO A; Serrão Jr. AVALIAÇÃO COMPARATIVA DOS PARÂMETROS VENTILATÓRIOS, FISIOLÓGICOS E VARIAVÉIS CARDIOPULMONARES COM E SEM INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PREMATUROS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, ANTONIO A; MARTINS, G.. Análise da mecânica ventilatória de pacientes internados em UTI geral ventilados nos modos PRVC, VCV e PCV.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, ANTONIO A; Serrão Jr. Comparação da frequência cardíaca por aplicativo de smartphone e oximetria de pulso em escolares de escolas públicas e particulares. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.. O efeito de um protocolo do Método Mat Pilates sobre o risco de quedas em idosos. . 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.. Investigação da função de tronco em hemiplégicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.. Efeitos do light emitting diode (LED) na melhora da dor, funcionalidade e qualidade de vida de pacientes com osteoartrite de joelho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.. Investigação da função sensório-motora do membro superior em hemiplégicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
DIAS, S.; ESCOBAR, J.;Castro AAM. Capacidade Funcional e Predisposição a depressão em idosos hemiplégicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
Castro AAM; DIAS, S.. Análise da associação entre depressão, ansiedade, TUG e medo de cair (FES I) de idosos do município de Uruguaiana/RS.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
Castro AAM; DUMKE, A.; YAHAMADA, E.. Avaliação da capacidade funcional e da força muscular em pacientes submetidos a hemodiálise.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.. Critérios para a aspiração de vias aéreas e a prevenção de lesões cutâneo-mucosas em pacientes adultos internados em unidade de terapia intensiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
Carpes, M.;CASTRO, A. M.. Análise dos Níveis Glicêmicos em Indivíduos que Praticam Atividades Físicas e Sedentários.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
DORNELLES, M. B.; ALBUQUERQUE, M. S. R.;CASTRO, A. M.. Efeito da hidrocinesioterapia sobre a capacidade funcional e qualidade do sono em pacientes com fibromialgia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
Felipe P. Carpes; Michele Forgiarini Saccol;CASTRO, A. M.. Relação da sensibilidade plantar com parâmetros do controle postural em jovens e idosos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
PORTO, E. F.; Alfieri, F.M.;CASTRO, A. M.. Análise do desequilíbrio na execução das atividades de vida diária em pacientes diabéticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
Alfieri, F.M.; PORTO, E. F.;CASTRO, A. M.. Análise comparativa da prevalência de quedas em pacientes diabéticos e indivíduos sadios. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
Felipe P. Carpes; Michele Forgiarini Saccol;CASTRO, A. M.. Efeito do envelhecimento e preferência lateral sobre a atividade neuromuscular de extensores do joelho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.; PORTO, E. F.; LEITE, J. R.. Alterações hemodinâmicas provocadas pelo incentivador respiratório a fluxo em pacientes com hipertensão arterial sistêmica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
MELO, P. B.; COLPO, A. Z.;CASTRO, A. M.. AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DA TÉCNICA DE ASPIRAÇÃO DE VIAS AÉREAS EM PACIENTES SUBMETIDOS À VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA REALIZADA POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.. Análise Comparativa dos Níveis Glicêmicos em Indivíduos que Praticam Atividades Físicas e Sedentários.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Influência da Hiperinflação Pulmonar Dinâmica sobre as Pressões Inspiratórias e Expiratórias Máximas em Repouso e após o Teste de Caminhada de 6 minutos em Pacientes com DPOC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Análise do Relato de Sintomas com Relação ao Prejuízo da Função Física em Indivíduos Tabagistas: Um Estudo Controlado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Incidência, Circunstâncias e Características de Lesões Esportivas em Atletas de Categoria de Base do Futebol. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Análise da Aplicação da Massoterapia como Método de Tratamento Fisioterapêutico Domiciliar em Pacientes com Acidente Vascular Encefálico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Abordagem Fisioterapêutica na Incontinência Urinária em Idosas: Revisão de Literatura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Influência da Atividade Física na Dismenorréia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. A Influência da Caminhada versus Exercícios Convencionais sobre a Dor e Qualidade de Vida em Mulheres com Fibromialgia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Comparação entre Banho de Assento e Banho de Assento com Chá de Artemísia para Constipação Intestinal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. A Escalada Terapêutica como Intervenção em Crianças com Paralisia Cerebral. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Dor, Força Muscular e Mobilidade Funcional em Portadores de Osteoartrose no Joelho Submetidos a Fisioterapia Clássica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Tratamento do Fibroedema Gelóide em Mulheres com Utilização de Ducha Escocesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Utilização da Pista Proprioceptiva com Movimentos Oculares para o Treino de Marcha no Tratamento de Ataxia Espinocerebelar na Doença de Machado-Joseph: Estudo de Caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Estudo Comparativo da Técnica de Bag-Squeezing X ZEEP na Mecânica Pulmonar e Troca Gasosa de Pacientes sob Ventilação Mecânica com Diagnóstico de Pneumonia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Aplicações de Intervenção de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição no quadro Álgico de Portadores de Fibromialgia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. A Importância da Inserção do Fisioterapeuta no Programa de Saúde da Família na Região do Capão Redondo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Avaliação e Comparação da Mobilidade Funcional e Equilíbrio de Idosos praticantes de Atividade Física Regular versus Idosos Sedentários. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. A Estimulação Sensorial na Hidroterapia com Paciente portador da Trissomia do Cromossomo 8: relato de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Atividades Lúdicas em Crianças com o Diagnóstico de Asma. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Avaliação do DNPM a partir da Estimulação Sensorial em Crianças com ECNP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Intervenção Fisioterapêutica em Solo e no Meio Aquático na Tripoidia em Mosiacocismo: Estudo de Caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. A Atuação do Profissional Fisioterapeuta no Processo de Inclusão Escolar de duas Crianças com Encefalopatia Crônica na Progressiva da Infância. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Análise de Algumas Características de Indivíduos que procuram o Serviço de Fisioterapia em um dia de Responsabilidade Social promovido pelo UNASP-SP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Análise e Comparação do Equilíbrio e da Mobilidade Funcional de Indivíduos Saudáveis de Diferentes faixas Etárias x Indivíduos Portadores de Doenças Neurológicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Influência do Tipo de Reabilitação Cardíaca sobre Parâmetros Ergoespirométricos em Pacientes com Insuficiência Cardíaca. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. A Aplicação do Método RPG em Mulheres Mastectomizadas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Avaliação da Função Pulmonar e Pressões Respiratórias Máximas de Indivíduos Idosos Institucionalizados e não Institucionalizados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Importância do Fisioterapeuta no PSF com Pacientes Hipertensos Melhorando sua Qualidade de Vida. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Análise e Comparação da Qualidade de Vida de Indivíduos Portadores de Doenças Neurológicas, Osteomusculares e Indivíduos Sadios. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Análise de Prevalência Epidemiológica da Asma de Alunos da rede Pública de Ensino na Região Sul da Cidade de São Paulo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Equilíbrio e Mobilidade Funcional em Indivíduos Saudáveis de diferentes Faixas Etárias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Cardiorrespiratória e Supervisão de Estágio na área do concurso. 2015. Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.. Medicina de Família e Comunidade, Semiologia, Habilidades Clínicas, Clínica Médica, Saúde da Criança, Anatomia Humana. 2015. Universidade Federal do Pampa.
Castro AAM; SANTOS, C. C.; MULLER, D.. Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Cardiorrespiratória e Supervisão de Estágio na Área do Concurso.. 2015. Universidade Federal do Pampa.
Castro AAM; BALK, R.; PUNTEL, G.. Fisioterapia Clínica. 2013. Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.. Fisioterapia Clínica. 2013. Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.. Avaliador do programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico - PBDA 2013. 2013. Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.. Avaliador presencial de trabalhos da mostra científica do 8o SIEPE. 2016. Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.. Avaliador de resumos submetidos para a mostra científica do 8o SIEPE. 2016. Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.. Avaliador de resumos submetidos para a mostra científica do 6o SIEPE. 2014. Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.. Avaliador presencial de trabalhos da mostra científica do 6o SIEPE. 2014. Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.. Avaliador presencial de trabalhos da mostra científica do 4o SIEPE. 2012. Universidade Federal do Pampa.
CASTRO, A. M.. Avaliador dos trabalhos do XI Encontro Anual de Iniciação Científica ? XI ENAIC. 2009. Centro Universitário Adventista de São Paulo.
CASTRO, A. M.. Avaliador ?Ad hoc? dos Projetos de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas -UNCISAL. 2008. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
Orientou
Comparação da taxa de sucesso de desmame ventilatório entre os índices integrativos de desmame e desmame convencional em pacientes neurocríticos em ventilação mecânica internados em UTI; ; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência) - Universidade Federal do Pampa, Ministério da Educação e Cultura; (Orientador);
Análise comparativa de três estratégias ventilatórias no intra e pós operatório de cirurgia geral de pacientes internados; ; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência) - Universidade Federal do Pampa, Ministério da Educação e Cultura; (Orientador);
Análise da resposta do teste de WIngate de membros superiores em pacientes com DPOC; 2010; Dissertação (Mestrado em Reabilitação) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Efeitos do posicionamento terapêutico nos parâmetros cardiorrespiratórios de recém-nascidos em cuidado intensivo e semi-intensivo neonatal; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA (FINEP)) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Técnicas manuais de remoção de secreção brônquica são determinantes para reduzir tempo de oxigenoterapia e internação hospitalar em crianças com bronquiolite viral? Uma revisão sistemática com metanálise; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA (FINEP)) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Relação entre a frequência cardíaca e o índice de massa corporal em escolares do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da cidade de Uruguaiana (RS); 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA (FINEP)) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Tempo de uso do suporte ventilatório não invasivo Bubble Cpap em recém nascidos prematuros; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA (FINEP)) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
ANÁLISE COMPARATIVA DO SUCESSO DA VNI EM PACIENTES COM COVID-19 QUANTO AO TEMPO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA E DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência) - Universidade Federal do Pampa, Ministério da Educação; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
USO DA VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA COMO FERRAMENTA DE REDUÇÃO DE COMPLICAÇÕES CLÍNICAS EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA AGUDA (IRPA) INTERNADOS EM UNIDADES DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência) - Universidade Federal do Pampa, Ministério da Educação; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
ANÁLISE COMPARATIVA DOS MODOS VENTILATÓRIOS VCV, PCV E PRVC SOBRE MECÂNICA VENTILATÓRIA, TEMPO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA, INTERNAÇÃO EM UTI E SOBREVIDA EM PACIENTES NEUROLÓGICOS; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência) - Universidade Federal do Pampa, Ministério da Educação; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Análise comparativa das escalas de Ramsay e Richmond para a avaliação da mortalidade em pacientes internados em UTI; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência) - Universidade Federal do Pampa, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Análise comparativa dos modos PRVC, PCV e VCV sobre parâmetros ventilatórios, temmpo de ventilação mecânica e tempo de internação em UTI em pacientes neurológicos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência) - Universidade Federal do Pampa, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Análise dos fatores de risco/complicações para evolução clínica dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca: Um estudo retrospectivo; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência) - Universidade Federal do Pampa, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
A inserção do residente fisioterapeuta em unidade de terapia intensiva neonatal: experiências e aprendizados práticos para a formação profissional; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência) - Universidade Federal do Pampa, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Perfil epidemiológico de pessoas com acidente vascular cerebral e suas barreiras arquitetônicas domiciliares; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência) - Universidade Federal do Pampa, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Estudo do Posicionamento Corporal na Complacência Estática de Pacientes Submetidos a Ventilação Pulmonar Mecânica em Unidade de Terapia Intensiva; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em UTI) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Estudo da Eficácia do CPAP NAsal em Prematuros Lactantes Após Extubação Orotraqueal; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em UTI) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Análise da Utilização Profilática da Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas por Pronga Nasal (CPAPn) em Prematuros com Doença de Membrana Hialina; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em UTI) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Efeito do PEEP na Oxiginação e Mecânica Respiratória de Pacientes em Ventilação Mecânica: Revisão de Literatura; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em UTI) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Uso Profilático e Eficácia da Ventilação Não-Invasiva em Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em UTI) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
COMPARAÇÃO DA TAXA DE SUCESSO DE DESMAME VENTILATÓRIO ENTRE OS ÍNDICES INTEGRATIVOS DE DESMAME E DESMAME CONVENCIONAL EM PACIENTES EM VENTILAÇÃO MECÂNICA PROLONGADA INTERNADOS EM UTI; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
ANÁLISE DA EFICÁCIA DAS TÉCNICAS DE REMOÇÃO DE SECREÇÃO COMBINADAS COM EXPANSÃO PULMONAR PARA O AUMENTO DO VOLUME PULMONAR EM CRIANÇAS COM BRONQUIOLITE VIRAL AGUDA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Análise da mecânica respiratória de pacientes internados em UTI geral ventilados nos modos PRVC, PCV e VCV; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Influência da hiperinflação pulmonar dinâmica durante a realização do teste submáximo com argolas de membros superiores ("peg board test") em pacientes com DPOC; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Avaliações da função de tronco em hemiplégicos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Análise do controle postural em atletas de esportes coletivos das categorias de base; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Análise do perfil dos idosos atendidos no ambulatório e/lou internados por quedas em um hospital; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Análise comparativa dos modos PRVC, PCV e VCV sobre a mecânica ventilatória em pacientes neurológicos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Análise comparativa das escalas de Ramsay e Richmond para a avaliação da sedação em pacientes em UTI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Influência da hiperinflação pulmonar dinâmica durante a realização do teste submáximo com argolas de membros superiores (peg board test) em pacientes com DPOC; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Efeitos do Método Pilates sobre variáveis de aptidão física em adolescentes; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Benefícios do treinamento funcional em conjunto com o FIFA 11+ no controle postural de atletas de basquetebol; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Programa FIFA11+ e seus benefícios sobre o equilíbrio postural e força muscular isocinética de joelho em atletas de futsal sub 13; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Influência da Hiperinsulflação Pulmonar dinâmica nas pressões inspiratória e expiratória máximas durante o repouso e após o teste de caminhada de seis minutos em pacientes com DPOC; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Percepção de lesões musculares em praticantes de musculação em academias com ou sem a supervisão de fisioterapeuta: uma análise de custo efetividade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Efeitos do método Pilates sobre o perfil e a percepção postural em crianças com baixo rendimento escolar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Resposta Autonômica Cardiovascular com o Treinamento Muscular Inspiratório em Pacientes com doença Renal Crônica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa, MEC/UNIPAMPA - Programa de bolsas de desenvolvimento acadêmico; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Variáveis que interferem no tempo de internação hospitalar, ventilação mecânica e infecção respiratória em pacientes internados em UTI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Análise bioquímica dos efeitos da crioterapia em um modelo experimental de contusão muscular em ratos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Capacidade funcional e predisposição à depressão em idosos hemiplégicos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR NO PERÍODO GESTACIONAL: FATOR PARA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DO ATRASO DA AQUISIÇÃO MOTORA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Avaliação das Habilidades Motoras Básica de crianças em idade escolar; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM GESTANTES DE UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA-RS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
ANÁLISE DA EFICÁCIA DO TREINO DE MARCHA E DE EQUILÍBRIO, E DA ASSOCIAÇÃO DAS DUAS TÉCNICAS EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE DE JOELHO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Efeito da hidrocinesioterapia sobre a capacidade funcional e qualidade do sono em pacientes com fibromialgia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Ocorrência de asma e sua interferência no desempenho escolar de adolescentes entre 11 a 15 anos de idade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Influência do biofeedback respiratório no fortalecimento muscular respiratório em pacientes com insuficiência renal crônica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa, MEC/UNIPAMPA - Programa de bolsas de desenvolvimento acadêmico; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Análise comparativa dos níveis glicêmicos em indivíduos que praticam atividade física e sedentários; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Perfil dos pacientes neurológicos: uma proposta da atenção básica no município de uruguaiana - RS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Prevalência de constipação intestinal em acadêmicas da área da saúde por meio de diferentes diagnósticos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Análise do desenvolvimento motor de prematuros; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Efeito da função pulmonar como determinante de exercício físico avaliado pelo teste de caminhada de seis minutos em pacientes com DPOC e em indivíduos fumantes e não fumantes; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Análise da satisfação e importância da função física em indivíduos tabagistas: um estudo controlado; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
EFEITO DA FUNÇÃO PULMONAR COMO DETERMINANTE DE EXERCÍCIO FÍSICO AVALIADO PELO TESTE DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS EM PACIENTES COM DPOC E EM INDIVÍDUOS FUMANTES E NÃO FUMANTES; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
QUANTIFICAÇÃO DO GASTO ENERGÉTICO NAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA (AVD) EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Análise das variáveis previsoras de sucesso do desmame da ventilação mecânica de pacientes cardiopatas no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Análise da hiperinflação pulmonar dinâmica durante a realização de atividades de vida diária em pacientes com DPOC; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
RELAÇÃO ENTRE A FORÇA MUSCULAR DO ASSOALHO PÉLVICO E A SATISFAÇÃO SEXUAL EM MULHERES NULÍPARAS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
J; da Silva; The epidemiology of lower extremity amputations in diabetic individuals from Uruguaiana, Brazil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DA TÉCNICA DE ASPIRAÇÃO DE VIAS AÉREAS EM PACIENTES SUBMETIDOS À VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA REALIZADA POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Alterações hemodinâmicas provocadas pelo incentivador respiratório a fluxo em pacientes com hipertensão arterial sistêmica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Análise Comparativa dos Níveis Glicêmicos em Indivíduos que Praticam Atividades Físicas e Sedentários; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Influência da Hiperinflação Pulmonar Dinâmica sobre as Pressões Inspiratórias e Expiratórias Máximas em Repouso e após o Teste de Caminhada de 6 minutos em Pacientes com DPOC; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Análise do Relato de Sintomas com Relação ao Prejuízo da Função Física em Indivíduos Tabagistas: Um Estudo Controlado; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Análise da Prevalência Epidemiológica da Asma de Alunos da Rede Pública de Ensino na Região Sul da Cidade de São Paulo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Antônio Adolfo Mattos de Castro;
Produções bibliográficas
-
PAIVA, MARÍLIA COSTA ; CASTRO, ANTONIO A.M. ; CARVALHO, POLYAGNA FERREIRA ; SALES, WESLLEY BARBOSA ; OLIVEIRA, ISABELLY CRISTINA SOARES ; MOURÃO, MARYELA NEVES ; MACIEL, ÁLVARO CAMPOS CAVALCANTI ; SOUZA, GÉRSON FONSECA . Effectiveness of Cardiac Rehabilitation With mHealth Through Smartphone Functionalities: A Systematic Review Protocol. CJC Open , v. 6, p. 672-676, 2024.
-
MARTINS, G. ; Daniéle Nunes Stecke ; Fausto, D.M. ; CASTRO, ANTÔNIO A. M. . ANÁLISE DA MECÂNICA RESPIRATÓRIA DE PACIENTES NEUROCRÍTICOS INTERNADOS EM UTI GERAL VENTILADOS NOS MODOS PRVC, PCV E VCV. Lifestyle journal , v. 11, p. 1-20, 2024.
-
PÔRTO, ANA MARIA JORA FERRACIOLI ; PORTO, ELIAS FERREIRA ; FILONI, EDUARDO ; VASQUES, TICIANE PEREIRA ; PEREIRA, RENAN HENRIQUE ; DE CASTRO, ANTONIO ADOLFO MATTOS ; DE FAUSTO, DANIELA MATINS . The Effectiveness of Osteopathic Treatment in Bowel Constipation Patients: A Clinical Perspective. REVISTA CONTEXTO & SAÚDE , v. 23, p. e13557, 2023.
-
VITTI, JÉSSICA DELAMUTA ; CASTRO, ANTONIO ADOLFO MATTOS DE ; SERRÃO JÚNIOR, NELSON FRANCISCO . Use of noninvasive mechanical ventilation weaning protocol in neonatal intensive care units in Brazil: a descriptive study. REVISTA PAULISTA DE PEDIATRIA (ONLINE) , v. 41, p. 202, 2023.
-
CONSI, B. M. ; ALVES, G. B. ; LARA, S. ; Susane Graup ; CASTRO, ANTONIO A ; TEIXEIRA, L. P. . Análise do controle postural em atletas de esportes coletivos das categorias de base. SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO , v. 10, p. 1-10, 2022.
-
MINUZZI, PIETRA DE VARGAS ; LOPES, LUIZA FREITAS ; MALHEIROS, RAFAEL TAMBORENA ; CASTRO, ANTÔNIO ADOLFO MATTOS DE ; CARPES, MARTA FIORAVANTI . Civil society and university: university extension as an integrator of teaching, research and health care in pandemic times. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e32111427431, 2022.
-
IAMONTI, VINICIUS C. ; SOUZA, GERSON F. ; CASTRO, ANTONIO A. M. ; PORTO, ELIAS F. ; CRUZ, LAIS G. B. ; COLUCCI, EDUARDO ; COLUCCI, MARCELO ; SARMENTO, ANTONIO ; NASCIMENTO, OLIVER A. ; JARDIM, JOSÉ R. . Upper Limb Anaerobic Metabolism Capacity is Reduced in Mild and Moderate COPD Patients. COPD. JOURNAL OF CHRONIC OBSTRUCTIVE PULMONARY DISEASE , v. 19, p. 265-273, 2022.
-
MOURÃO, MARYÉLA NEVES ; LIANO, MARIELY SOUTO ; MALHEIROS, RAFAEL TAMBORENA ; FAUSTO, DANIELA MARTINS DE ; CASTRO, ANTONIO ADOLFO MATTOS DE . Análise comparativa dos modos ventilatórios Ventilação Controlada a Volume (VCV), Ventilação a Pressão Controlada (PCV) e Ventilação com Pressão Regulada e Volume Controlado (PRVC) sobre mecânica ventilatória, tempo de ventilação mecânica, internação em UTI e sobrevida em pacientes neurológicos. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e18111334943, 2022.
-
PORTO, ELIAS F. ; CASTRO, ANTONIO A.M. ; FAUSTO, DANIELA M ; KÜMPEL, CLAUDIA ; BRANDÃO, ANA DENISE ; DE LIMA, PAULA BERNARDO ; FAGUNDES, JORDANIA C. ; ZOZIMO, BRENDA . Balance impairment and lower limbs strength in patients with COPD who fell in the previous year. Monaldi Archives For Chest Disease , v. 92, p. 1204, 2022.
-
PORTO, ELIAS F. ; CLARES, SABRINA ; FERRACIOLI, ANA M.J. ; DE SOUSA, MARCIO R.P. ; DE OLIVEIRA LEITE, JOSÉ RENATO ; MALHEIROS, RAFAEL T. ; DE CASTRO, ANTONIO A.M. . Influence of Lung Hyperinflation on Respiratory Muscles Pressures During a Submaximal Test in Patients With COPD: A Clinical Perspective. Current Respiratory Medicine Reviews , v. 16, p. 201-206, 2021.
-
BRANDÃO, ANA DENISE ; REIS, KEILA LARISSA PEREIRA ; RIBEIRO, NATHALIA MORAES ; FIGUEIREDO, PATRICIA ; FAUSTO, DANIELA MARTINS DE ; CASTRO, ANTÔNIO ADOLFO MATTOS DE ; PORTO, ELIAS FERREIRA . Is it possible that a cardiac rehabilitation program can reduce the cardiovascular risk in individuals with metabolic syndrome?. REVISTA BRASILEIRA DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO , v. 20, p. 422-432, 2021.
-
PERES, EDUARDO NOGUEIRA ; SILVA, RAQUEL CRISTINA BRAUN DA ; CASTRO, ANTONIO ADOLFO MATTOS DE ; LARA, SIMONE ; CASSOL, GUSTAVO ; NOGUEIRA, RODRIGO ; FERNANDES, RENANDA GOULART ; SERRÃO JÚNIOR, NELSON FRANCISCO . Efeitos de um programa de exergames sobre o equilíbrio postural em usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II). RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e38410212454, 2021.
-
NICORENA, CAROLINE GOMES ; PEREIRA, LEANDRO DA SILVA ; VITTI, JÉSSICA DELAMUTA ; CARVALHO, MAURÍCIO TATSCH XIMENES ; CASTRO, ANTÔNIO ADOLFO MATTOS DE ; PILON, GUSTAVO ; SERRÃO JÚNIOR, NELSON FRANCISCO . Avaliação dos efeitos da liberação miofascial instrumental sobre o músculo diafragma. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e417101321416, 2021.
-
RIBEIRO, JOSÉ SAVIO ; DA SILVA BARROS, DARLÉ ANA ; DE CASTRO, ANTÔNIO ADOLFO MATTOS ; DE OLIVEIRA E SILVA, NATÁLIA CRISTINA VARGAS ; KUMPEL, CLAUDIA ; PORTO, ELIAS FERREIRA . Pulmonary Rehabilitation Effects on Heart Rate Recovery in Restrictive Lung Disease Patients. Current Respiratory Medicine Reviews , v. 15, p. 299-305, 2020.
-
PORTO, E. F. ; KUMPEL, CLAUDIA ; BATISTA, I. S. S. ; Filoni E ; SOUZA, J. S. ; FERRACIOLI, A. M. ; CASTRO, ANTONIO A . Efeito da atividade física sobre densidade mineral óssea de mulheres pós menopausa. CIÊNCIA EM MOVIMENTO (IMPRESSO) , v. 22, p. 63-74, 2020.
-
SERRÃO JÚNIOR, NELSON FRANCISCO ; CABREIRA, BIBIANA ROSAURO ; MENEZES, JANAÍNA DUGATTO ; FERREIRA, PAULO EMILIO BOTURA ; CASTRO, ANTONIO ADOLFO MATTOS DE ; CARVALHO, MAURÍCIO TATSCH XIMENES . Qualidade de vida e variáveis cardiopulmonares em pacientes com hipertensão arterial pulmonar na cidade de Uruguaiana (RS). RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e1369108423, 2020.
-
SERRÃO, NELSON FRANCISCO ; PORTA, ALBERTO ; MINATEL, VINICIUS ; CASTRO, ANTÔNIO A. M. ; CATAI, APARECIDA MARIA ; SAMPAIO, LUCIANA MARIA MALOSÁ ; ARENA, ROSS ; BORGHI-SILVA, AUDREY . Complexity analysis of heart rate variability in chronic obstructive pulmonary disease: relationship with severity and symptoms. CLINICAL AUTONOMIC RESEARCH , v. 30, p. 157-164, 2020.
-
SILVA, E. F. S. J. ; SALGUEIRO, A. C. F. ; BRITO, V. B. ; PINHEIRO JUNIOR, J. E. G. ; CASTRO, ANTONIO A ; FOLMER, V. . Fatores preditivos para amputações: conhecendo o problema para buscar estratégias de prevenção. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 1-18, 2020.
-
KÜMPEL, CLAUDIA ; PORTO, ELIAS FERREIRA ; SILVA, KYARA MORGANA OLIVEIRA MOURA ; AGUIAR, SONIA DIAS DE ; LIMA, PAULA BERNARDO DE ; CAMPOS, GUSTAVO FREITAS ; CASTRO, ANTONIO ADOLFO MATTOS DE ; QUADROS, ABRAHÃO AUGUSTO JOVINIANO . Estudo comparativo dos efeitos da hidroterapia e método Pilates sobre a capacidade funcional de pacientes portadores de fibromialgia. ACTA FISIÁTRICA , v. 27, p. 64-70, 2020.
-
BRANDÃO, ANA DENISE ; DA SILVA, JEFERSON HERNANDES ; MARIANE OLIVEIRA LIMA, SARAH ; LIMA, LEICIANE ; LOIZE, BHIANCA ; DE CASTRO, ANTÔNIO ADOLFO MATTOS ; KÜMPEL, CLAUDIA ; PORTO, ELIAS FERREIRA . Short and long term effect of treatment non-pharmacological and lifestyle in patients with metabolic syndrome. Diabetology & Metabolic Syndrome , v. 12, p. 12-16, 2020.
-
SOARES, A. T. S. ; FERREIRA, R. R. ; LARA, S. ; TEIXEIRA, L. P. ; Rodrigo de Souza Balk ; CASTRO, ANTONIO A . Revista Brasileira de Ciência e Movimento. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO , v. 28, p. 52-62, 2020.
-
ESCOBAR, ARIEL ALINE JARDIM ALVES ; LARA, SIMONE ; AZEVEDO, RENATO RIBEIRO ; DE CASTRO, ANTÔNIO ADOLFO MATTOS ; BALK, RODRIGO DE SOUZA . Benefícios do treinamento funcional em conjunto com o Fifa 11+ no controle postural de atletas de basquetebol. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE , v. 41, p. 73-80, 2019.
-
SILVA, B. V. ; KUMPEL, CLAUDIA ; Porto, E.F. ; CASTRO, ANTONIO A . Incidência dos fumantes passivos na região de São Paulo. LIFE STYLE , v. 6, p. 24-30, 2019.
-
PERES, E. N. ; LARA, S. ; TEIXEIRA, L. P. ; CASTRO, ANTONIO A ; Ariel Aline Jardim Alves Escobar . Efeitos de um programa preventivo sobre desempenho funcional e controle postural em atletas de basquete. ConScientiae Saúde , v. 18, p. 326-337, 2019.
-
WELTER, MARCOS ROBERTO TORRES ; LARA, SIMONE ; DE CASTRO, ANTÔNIO ADOLFO MATTOS ; BALK, RODRIGO DE SOUZA . Efeitos do método Pilates sobre variáveis de aptidão física em adolescentes. FISIOTERAPIA BRASIL , v. 19, p. 839-846, 2019.
-
PORTO, ELIAS F. ; CASTRO, ANTONIO A. M. ; CORTOPASSI, FELIPE ; DE SOUZA, GERSON F. ; JARDIM, JOSÉ R. . Variability in Quality of Life Outcomes Following a Pulmonary Rehabilitation Program in Patients With COPD. Journal of Cardiopulmonary Rehabilitation and Prevention , v. 38, p. 118-123, 2018.
-
PORTO, E. F. ; Kumpel, C. ; SOUZA, A. C. ; Izabel Maria de Oliveira ; Karoline Mayara de Aquiles Bernardo ; CASTRO, ANTÔNIO ADOLFO MATTOS DE . ESTILO DE VIDA E SUAS RELAÇÕES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DIABETES MELLITUS. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS EM SAÚDE , v. 7, p. 361-373, 2018.
-
COSTA, MARÍLIA PRATES DA ; CASTRO, ANTONIO ADOLFO MATTOS DE ; LARA, SIMONE . EFEITOS DO MÉTODO PILATES SOBRE VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS E DE FLEXIBILIDADE EM MENINAS ADOLESCENTES. SAÚDE (SANTA MARIA) , v. 44, p. 1-7, 2018.
-
Paola Vanessa da Luz Gomez ; Rodrigo de Souza Balk ; CASTRO, ANTÔNIO ADOLFO MATTOS DE ; LARA, S. ; Susane Graup . Perfil de pacientes com acidente vascular cerebral atendidos por um programa de extensão universitário na atenção básica. FISIOTERAPIA BRASIL , v. 19, p. 464-471, 2018.
-
PORTO, ELIAS FERREIRA ; OLIVEIRA, FRANCISCA CHAGAS ; ROCHA, GELSON PATRÍCIO FLORENTINO DA ; BERNARDO, KAROLINE MAYARA DE AQUILES ; KUMPEL, CLAUDIA ; MATTOS DE CASTRO, ANTÔNIO ADOLFO . Estilo de vida y sus relaciones con la osteoporosis y pérdida del equilibrio corporal. REVISTA FAMÍLIA, CICLOS DE VIDA E SAÚDE NO CONTEXTO SOCIAL , v. 5, p. 200-208, 2017.
-
PORTO, ELIAS F. ; PRADELLA, CRISTIANE O. ; ROCCO, CAROLINA M. ; CHUEIRO, MARIO ; MAIA, RAFAELLA Q. ; GANANÇA, FERNANDO F. ; CASTRO, ANTONIO A. M. ; NASCIMENTO, OLIVER A. ; JARDIM, JOSÉ R. . Comparative Postural Control in COPD Patients and Healthy Individuals During Dynamic and Static Activities. Journal of Cardiopulmonary Rehabilitation and Prevention , v. 37, p. 139-145, 2017.
-
CASTRO, A. M. ; Lago, A. ; Soares, A. ; PORTO, E. F. . Assessment of the activities of daily living impairment associated to the loss of physical function in smoking subjects: a controlled study. Minerva Pneumologica , v. 56, p. 11-17, 2017.
-
Marques N ; Rocha L ; SOUZA, J. S. ; KUMPEL, C. ; CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. . Valuation of the frequency of cardiovascular brain events in hypertensive patients with and without blood pressure control. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 7, p. 16782-16788, 2017.
-
SERAFINI, JULIANA ; CASTRO, ANTONIO ; KÜMPEL, CLAUDIA . A INSERÇÃO DO RESIDENTE FISIOTERAPEUTA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS PRÁTICOS PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Life Style , v. 4, p. 31-48, 2017.
-
VARGAS, LIANE ; MALHEIROS, RAFAEL ; CASTRO, ANTONIO . RELAÇÃO ENTRE A DEPENDÊNCIA DE NICOTINA E A PERCEPÇÃO DA FUNÇÃO FÍSICA EM INDIVÍDUOS ADULTOS FUMANTES E NÃO FUMANTES: UM ESTUDO CONTROLADO. Life Style , v. 4, p. 49-70, 2017.
-
SOUZA, GÉRSON F ; MOREIRA, GRACIANE L ; TUFANIN, ANDRÉA ; GAZZOTTI, MARIANA R ; CASTRO, ANTONIO A ; JARDIM, JOSÉ R ; NASCIMENTO, OLIVER A . Physiological Requirements to Perform the Glittre Activities of Daily Living Test by Subjects With Mild-to-Severe COPD. Respiratory Care , v. 62, p. 1049-1057, 2017.
-
PORTO, E. F. ; KUMPEL, C. ; Saadeddine I ; Borba R ; CASTRO, A. M. . Efeitos de um programa estruturado de hidrocinesioterapia em pacientes com osteoartrite de joelho: acompanhamento de 180 dias. REVISTA BRASILEIRA DE REABILITAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA , v. 5, p. 39-47, 2016.
-
KÜMPEL, CLAUDIA ; SAADEDDINE, ISLAM ; PORTO, ELIAS FERREIRA ; BORBA, RENATA GOMES ; CASTRO, ANTÔNIO ADOLFO MATTOS DE . Impact of a structured aquatic therapy program on patients with knee osteoarthritis. Acta Fisiatrica (USP) , v. 23, p. 51-56, 2016.
-
CASTRO, ANTONIO ADOLFO MATTOS DE ; KUMPEL, CLAUDIA ; PORTO, ELIAS FERREIRA ; MENEZES, ELLEN ; CARPES, MARTA FIORAVANTI ; MALHEIROS, RAFAEL TAMBORENA ; OLIVEIRA, SANDRA CELESTE . Análise comparativa dos nÃveis glicêmicos em indivÃduos que praticam atividade fÃsica e sedentários. Life Style , v. 3, p. 49-66, 2016.
-
G. G. BERGMANN ; BERGMANN, M. L. A. ; CASTRO, A. M. ; LORENZI, T. D. ; PINHEIRO, E. S. ; MOREIRA, R. B. ; MARQUES, A. C. ; GAYA, A. . Prediction of peak oxygen uptake in adolescents from 9 minutes run/walk test. Gazzetta Medica Italiana. Archivio per le Scienze Mediche (Testo stampato) , v. 174, p. 1-7, 2015.
-
Porto, E.F. ; SOUZA, J. S. ; Kumpel, C. ; VIANA, A. P. M. ; LIMA, M. C. ; MOURA, M. ; CASTRO, A. M. . Como têm sido avaliadas as atividades da vida diária em pacientes com DPOC. Uma revisão sistemática Cómo se evalúan las actividades de la vida diaria en pacientes con EPOC. Una revisión sistemática. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 202, p. 1-11, 2015.
-
PORTO, E. F. ; CASTRO, A. M. ; SCHMIDT, V. G. ; RABELO, H. ; Kumpel, C. ; Nascimento, O. ; JARDIM, J. R. . Postural control in chronic obstructive pulmonary disease: a systematic review. International Journal of COPD , v. 10, p. 1233-1239, 2015.
-
CASTRO, ANTONIO ADOLFO MATTOS DE ; GUERINO, R. P. Z. ; FERREIRA, T. K. ; PORTES, L. A. ; Porto, E.F. . PERCEPÇÃO DE LESÕES MUSCULARES EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO EM ACADEMIAS COM E SEM SUPERVISÃO DE FISIOTERAPEUTA: UMA ANÁLISE CUSTO-EFETIVIDADE. lifestyle journal , v. 2, p. 11-18, 2015.
-
ZIANI, M. M. ; CASTRO, ANTONIO ADOLFO MATTOS DE ; LARA, S. . Prevalência de constipação intestinal em estudantes da área da saúde. Saúde (Santa Maria) , v. 41, p. 201-208, 2015.
-
CASTRO, ANTONIO A.M. ; PORTO, ELIAS F. . Reply to the Letter to the Editor: -Chest physiotherapy effectiveness to reduce hospitalization and mechanical ventilation length of stay, pulmonary infection rate and mortality in ICU patients-. Respiratory Medicine , v. 20, p. 12, 2015.
-
PÔRTO, ELIAS FERREIRA ; KÜMPEL, CLAUDIA ; CASTRO, ANTÔNIO ADOLFO MATTOS DE ; OLIVEIRA, ISIS MODESTO DE ; ALFIERI, FÁBIO MARCON . How life style has been evaluated: a systematic review. Acta Fisiatrica (USP) , v. 22, p. 199-205, 2015.
-
Gabriel Gustavo Bergmann ; Mauren Lúcia de Araújo Bergmann ; CASTRO, A. M. ; Thiago Del?Corona Lorenzi ; Eraldo dos Santos Pinheiro ; Rodrigo Baptista Moreira ; Alexandre Carriconde Marques ; Adroaldo Gaya . Use of the 6-minute walk/run test to predict peak oxygen uptake in adolescents. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde , v. 19, p. 64-73, 2014.
-
Kumpel, C. ; CASTRO, A. M. ; FREITAS, T. R. ; SOUZA, J. S. ; Porto, E.F. . Aspectos sociais relacionados ao tabagismo em idosos assistidos pelo Programa de Saúde da Família. Revista Kairós , v. 17, p. 183, 2014.
-
BUENO, ELAINE ; CASTRO, ANTÔNIO ; CHIQUETTI, ELOÁ . Influência do Ambiente Domiciliar no Desenvolvimento Motor de Lactentes Nascidos Pré-Termo. Revista de Neurociências (EPM. Impresso) , v. 22, p. 45-52, 2014.
-
CASTRO, A. M. ; Carpes, M. ; SIMON, K. ; MARCO, J. ; OLIVEIRA, N. ; Porto, E.F. . LCADL Dyspnea Scale and Physical Activity in COPD Patients. Austin J Musculoskelet Disord , v. 1, p. 5-10, 2014.
-
PORTO, ELIAS FERREIRA ; TAVOLARO, KELLY CRISTIANI ; KUMPEL, CLAUDIA ; OLIVEIRA, FERNANDA AUGUSTA ; SOUSA, JUCIARIA FERREIRA ; CARVALHO, GRACIELE VIEIRA DE ; CASTRO, ANTONIO ADOLFO MATTOS DE . Comparative analysis between the alveolar recruitment maneuver and breath stacking technique in patients with acute lung injury. Revista Brasileira de Terapia Intensiva (Impresso) , v. 26, p. 163-168, 2014.
-
YAMADA, E F ; CHIQUETTI, E M ; CASTRO, A. M. ; LAVARDA, D F ; BRUM, F B ; MUÑOZ, F M A . Alterações Posturais em Crianças e Adolescentes Institucionalizados. Revista Brasileira de Ciência e Movimento , v. 22, p. 43-52, 2014.
-
MARTINEZ, CAROLINE S. ; FERREIRA, FERNANDA V. ; CASTRO, ANTONIO A.M. ; GOMIDE, LIANA B. . Women with greater pelvic floor muscle strength have better sexual function. Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica , v. 93, p. 497-502, 2014.
-
Castro AAM ; PORTO, E. F. ; SOUZA, R. P. B. ; OLIVEIRA, L. L. B. ; KUMPEL, CLAUDIA ; TAGAMI, S. M. . Clinical Course Development of the Chagas Heart Disease in a Brazilian Patient: A Case Report. Journal of Clinical Case Reports , v. 4, p. 1-11, 2014.
-
CASTRO, A. M. ; KALIL, S. ; FREITAS, S. ; OLIVEIRA, A. ; PORTO, E. F. . Chest physiotherapy effectiveness to reduce hospitalization and mechanical ventilation length of stay, pulmonary infection rate and mortality in ICU patients.. Respiratory Medicine , v. 107, p. 68-74, 2013.
-
CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. ; FELTRIM, M.I.Z. ; JARDIM, J. R. . Asynchrony and Hyperinflation in patients with COPD during two types of upper limbs exercise.. Archivos de Bronconeumología (Ed. impresa) , v. 49, p. 241-248, 2013.
-
CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. ; Iamonte, V.C. ; Fonseca G ; Nascimento, O. ; JARDIM, J. R. . Oxygen and ventilatory output during several activities of daily living performed by COPD patients stratified according to disease severity.. Plos One , v. 8, p. e79727, 2013.
-
CASTRO, A. M. ; KUMPEL, C. ; Rangueri, R. ; Oliveira, M.D. ; Dornelles, R. ; Brito, E. ; Seiko, T. ; PORTO, E. F. . Daily activities are sufficient to induce dynamic pulmonary hyperinflation and dyspnea in chronic obstructive pulmonary disease patients.. Clinics (USP. Impresso) , v. 67, p. 319-325, 2012.
-
FIGUEIREDO, R. R. ; CASTRO, A. M. ; NAPOLEONE, F. G. ; Faray,L. ; J ; Osório, R.A.L. . Respiratory biofeedback accuracy in chronic renal failure patients: a method comparison. Clinical Rehabilitation , v. 26, p. 724-732, 2012.
-
CASTRO, A. M. ; FERNANDES, M. ; FELTRIM, M.I.Z. . Análise do Padrão Respiratório Durante o uso dos Incentivadores Inspiratórios em Indivíduos Sadios. Revista de Neurociências (EPM. Impresso) , v. 20, p. 26-33, 2012.
-
CASTRO, A. M. ; CORTOPASSI, F. ; Sabbag, R. ; Torre-Bouscoulet, L. ; KUMPEL, C. ; PORTO, E. F. . Respiratory muscle assessment in predicting extubation outcome in patients with stroke.. Archivos de Bronconeumología (Ed. impresa) , v. 48, p. 274-279, 2012.
-
SILVA, K. M. O. M. ; TUCANO, S. J. P. ; KUMPEL, C. ; CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. . Effect of hydrotherapy on quality of life, functional capacity and sleep quality in patients with fibromyalgia.. Revista Brasileira de Reumatologia (Impresso) , v. 52, p. 846-857, 2012.
-
Fonseca G ; CASTRO, A. M. ; Velloso, M. ; JARDIM, J. R. . Lactic acid levels in patients with chronic obstructive pulmonary disease accomplishing unsupported arm exercise.. Chronic Respiratory Disease (Online) , v. 7, p. 75-82, 2010.
-
Kumpel, C. ; Porto, E.F. ; CASTRO, A. M. ; Leite, J.R. ; margarida . Características Clínicas Relacionadas ao Tabagismo de Indivíduos Idosos, Assistidos pelo Programa de Saúde da Família. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro) , v. 67, p. 208-213, 2010.
-
CASTRO, A. M. ; Rocha, S ; Reis, C ; Leite, J.R. ; PORTO, E. F. . Comparação entre as Técnicas de Vibrocompressão e de Aumento do Fluxo Expiratório em Pacientes Traqueostomizados Internados em UTI. Fisioterapia e Pesquisa , v. 17, p. 18-23, 2010.
-
Colucci, M. ; CORTOPASSI, F. ; PORTO, E. F. ; CASTRO, A. M. ; Colucci, E. ; Iamonte, V.C. ; Fonseca G ; Nascimento, O. ; JARDIM, J. R. . Upper limb exercises using varied workloads and their association with dynamic hyperinflation in patients with COPD. Chest (American College of Chest Physicians) , v. 138, p. 39-46, 2010.
-
Porto, E.F. ; CASTRO, A. M. ; Velloso, M. ; Nascimento, O. ; Dal Maso, F. ; JARDIM, J. R. . Exercises using the upper limbs hyperinflate COPD patients more than exercises using the lower limbs at the same metabolic demand.. Monaldi Archives for Chest Disease , v. 71, p. 21-26, 2009.
-
Porto, E.F. ; CASTRO, A. M. ; Nascimento, O. ; Oliveira, R.C. ; Cardoso,F. ; JARDIM, J. R. . Modulation of operational lung volumes with the use of salbutamol in COPD patients accomplishing upper limbs exercise tests.. Respiratory Medicine , v. 103, p. 251-257, 2009.
-
CORTOPASSI, F. ; CASTRO, A. M. ; Porto, E.F. ; Colucci, M. ; Torre-Bouscoulet L ; Iamonte, V.C. ; JARDIM, J. R. . Comprehensive Exercise Training Improves Ventilatory Muscle Function and Reduce Dyspnea Perception in Patients with COPD. Monaldi Archives for Chest Disease , v. 71, p. 106-112, 2009.
-
Porto, E.F. ; CASTRO, A. M. ; Leite, J.R. ; Miranda, S. V. ; Lancauth, A. ; Kumpel, C. . Análise comparativa da complacência do sistema respiratório em três diferentes posições no leito (lateral, sentada e dorsal) em pacientes submetidos à ventilação mecânica invasiva prolongada. Revista Brasileira de Terapia Intensiva , v. 20, p. 213-219, 2008.
-
CASTRO, ANTÔNIO A. M. ; Holstein J ; Ariel Aline Jardim Alves Escobar ; PORTO, E. F. . Prevenção e Tratamento de Lesões em Ambiente Hospitalar. 1. ed. Curitiba: Appris Ltda, 2020. v. 200. 154p .
-
CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. ; JARDIM, J. R. . Upper limbs exercises and dynamic hyperinflation in COPD patients. 1. ed. Saarbrucken: Lap Lambert Academic Publishing, 2013. v. 1. 165p .
-
CASTRO, ANTÔNIO A. M. ; Holstein J . Traumas e Politraumas: Enfoque na atuação do Fisioterapeuta nas Unidades de Urgência e Emergência. In: Juliana M. Holstein, Antonio A. M. Castro, Ariel Aline Escobar, Elias F. Porto. (Org.). Prevenção e Tratamento de Lesões em Ambiente Hospitalar: Abordagem Fisioterapêutica e Multiprofissional .. 1ed.Curitiba: Appris, 2020, v. 1, p. 17-40.
-
CASTRO, ANTÔNIO A. M. ; Ariel Aline Jardim Alves Escobar ; ZOCAL, C. ; PORTO, E. F. ; NUNES, T. G. . Reabilitação do paciente ortopédico. In: Juliana M. Holstein, Antonio A. M. Castro, Ariel Aline Escobar, Elias F. Porto. (Org.). Prevenção e Tratamento de Lesões em Ambiente Hospitalar: Abordagem Fisioterapêutica e Multiprofissional. 1ed.Curitiba: Appris, 2020, v. 1, p. 41-56.
-
CASTRO, ANTÔNIO A. M. ; Ariel Aline Jardim Alves Escobar ; ZOCAL, C. ; PORTO, E. F. ; NUNES, T. G. . Técnicas de posicionamento, movimentação e transferência de pacientes no leito. In: Juliana M. Holstein, Antonio A. M. Castro, Ariel Aline Escobar, Elias F. Porto. (Org.). Prevenção e Tratamento de Lesões em Ambiente Hospitalar: Abordagem Fisioterapêutica e Multiprofissional. 1ed.Curitiba: Appris, 2020, v. 1, p. 57-68.
-
CASTRO, ANTÔNIO A. M. ; Holstein J . Polineuropatia no paciente crítico: Prevenção e tratamento. In: Juliana M. Holstein, Antonio A. M. Castro, Ariel Aline Escobar, Elias F. Porto. (Org.). Prevenção e Tratamento de Lesões em Ambiente Hospitalar: Abordagem Fisioterapêutica e Multiprofissional. 1ed.Curitiba: Appris, 2020, v. 1, p. 69-80.
-
CASTRO, ANTÔNIO A. M. ; Holstein J ; LIANO, M. S. . Mobilização Precoce Em Unidade De Terapia Intensiva: Benefícios E Métodos.. In: Juliana M. Holstein, Antonio A. M. Castro, Ariel Aline Escobar, Elias F. Porto. (Org.). Prevenção e Tratamento de Lesões em Ambiente Hospitalar: Abordagem Fisioterapêutica e Multiprofissional. 1ed.Curitiba: Appris, 2020, v. 1, p. 81-96.
-
CASTRO, ANTÔNIO A. M. ; Holstein J . Padronização das ações de mobilização precoce em ambiente hospitalar: Proposição de protocolo para implementação em UTI, Pronto Socorro e unidades de internação.. In: Juliana M. Holstein, Antonio A. M. Castro, Ariel Aline Escobar, Elias F. Porto. (Org.). Prevenção e Tratamento de Lesões em Ambiente Hospitalar: Abordagem Fisioterapêutica e Multiprofissional. 1ed.Curitiba: Appris, 2020, v. 1, p. 97-106.
-
CASTRO, ANTÔNIO A. M. ; Holstein J . Lesões por pressão: O que são, como acontecem e como prevenir.. In: Juliana M. Holstein, Antonio A. M. Castro, Ariel Aline Escobar, Elias F. Porto. (Org.). Prevenção e Tratamento de Lesões em Ambiente Hospitalar: Abordagem Fisioterapêutica e Multiprofissional. 1ed.Curitiba: Appris, 2020, v. 1, p. 107-122.
-
CASTRO, ANTÔNIO A. M. ; Holstein J . Tratamento das Lesões por Pressão: Abordagem multiprofissional e possibilidade de atuação fisioterapêutica.. In: Juliana M. Holstein, Antonio A. M. Castro, Ariel Aline Escobar, Elias F. Porto. (Org.). Prevenção e Tratamento de Lesões em Ambiente Hospitalar: Abordagem Fisioterapêutica e Multiprofissional. 1ed.Curitiba: Appris, 2020, v. 1, p. 123-138.
-
CASTRO, ANTÔNIO A. M. ; Holstein J . Prevenção de lesões musculares na equipe de assistência hospitalar.. In: Juliana M. Holstein, Antonio A. M. Castro, Ariel Aline Escobar, Elias F. Porto. (Org.). Prevenção e Tratamento de Lesões em Ambiente Hospitalar: Abordagem Fisioterapêutica e Multiprofissional. 1ed.Curitiba: Appris, 2020, v. 1, p. 139-154.
-
Holstein J ; CASTRO, ANTÔNIO ADOLFO MATTOS DE . A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PACIENTE COM DERRAME PLEURAL E ATELECTASIA EM UTI: RELATO DE CASO. In: LARISSA LOUISE CAMPANHOLI. (Org.). Fundamentos e Práticas da Fisioterapia 5. 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2018, v. 5, p. 1-11.
-
CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. ; JARDIM, J. R. . Dynamic hyperinflation, thoracoabdominal asynchrony and dyspnea during upper limbs exercise in COPD patients: an historical background and evidence based review of the literature. In: Antonio A.M. Castro. (Org.). Upper limbs exercises and dynamic pulmonary in COPD patients. 1ed.Saarbrucken: Lap Lambert Academic Publishing, 2013, v. 1, p. 4-65.
-
PORTO, E. F. ; JARDIM, J. R. ; CASTRO, A. M. . Exercises using the upper limbs hyperinflate COPD patients more than exercises using the lower limbs at the same metabolic demand.. In: Antonio A.M. Castro. (Org.). Upper limbs exercises and dynamic hyperinflation in COPD patients. 1ed.Saarbrucken: Lap Lambert Academic Publishing, 2013, v. 1, p. 66-100.
-
CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. ; JARDIM, J. R. . Asynchrony and Hyperinflation in Patients With Chronic Obstructive Pulmonary Disease During Two Types of Upper Limbs Exercise.. In: Antonio A.M. Castro. (Org.). Upper limbs exercises and dynamic hyperinflation in COPD patients. 1ed.Saarbrucken: Lap Lambert Academic Publishing, 2013, v. 1, p. 101-155.
-
CASTRO, A. M. . A fisiologia na prática profissional do fisioterapeuta respiratório. In: Pâmela Billig Mello-Carpes. (Org.). A fisiologia presente em nosso dia a dia - Guia prático do profissional da saúde. 1ed.São Paulo: Livrobits, 2012, v. 1, p. 29-44.
-
CASTRO, A. M. ; ZOCAL, C. . Movimentação do paciente no leiro, técnicas de posicionamento e técnicas de transferência. In: Renata Waksman; Olga Guilhermina Farah. (Org.). Enfermagem Clínica e Cirúrgica - Manuais de Especialização Einstein IIEP. São Paulo: Manole, 2010, v. , p. -.
-
CASTRO, A. M. ; ZOCAL, C. . Reabilitação do paciente ortopédico. In: Renata Waksman; Olga Guilhermina Farah. (Org.). Enfermagem Clínica e Cirúrgica - Manuais de Especialização Einstein IIEP. Saõ Paulo: Manole, 2010, v. , p. -.
-
CASTRO, A. M. ; Rizetti, D . Unipampa beneficia comunidade com atendimento em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Diário da Fronteira, Uruguaiana - RS, p. 6 - 6, 09 out. 2010.
-
CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. . Professores do Unasp publicam arttigo internacional em revista de grande relevância científica. Jornal do Centro Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo, 10 out. 2009.
-
VITTI, J. D. ; Serrão Jr ; CASTRO, ANTONIO A . PROTOCOLO DE DESMAME DE VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: COMO É REALIZADO EM HOSPITAIS BRASILEIROS?. In: Congresso Internacional de Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, 2024, Recife. Congresso Internacional de Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, 2024.
-
VITTI, J. D. ; Serrão Jr ; CASTRO, ANTONIO A . TEMPO DE USO DE SUPORTE VENTILATÓRIO BUBBLE CPAP EM RECÉM NASCIDOS PRÉ TERMO. In: Congresso Internacional de Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, 2024, Recife. Congresso Internacional de Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, 2024.
-
VITTI, J. D. ; Ariel Aline Jardim Alves Escobar ; SERRAO JUNIOR, N. F. ; CASTRO, ANTÔNIO . HÁ ALTERAÇÕES NOS PARÂMETROS CARDIORRESPIRATÓRIOS DE RECÉM-NASCIDOS EM CUIDADO INTENSIVO E SEMI INTENSIVO NEONATAL EM DIFERENTES POSICIONAMENTOS TERAPÊU. In: XXI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva ? SIFR, 2024, Brasília. XXI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva ? SIFR, 2024.
-
SERRAO JUNIOR, N. F. ; VERÔNICA BENACHIO LEIRIA ; VITTI, J. D. ; FELIPE VARELLA FERREIRA ; CASTRO, ANTÔNIO . TÉCNICAS MANUAIS DE REMOÇÃO DE SECREÇÃO BRÔNQUICA SÃO DETERMINANTES PARA REDUZIR TEMPO DE OXIGENOTERAPIA EM CRIANÇAS COM BRONQUIOLITE VIRAL? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM METANÁLISE. In: XXI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva ? SIFR, 2024, Brasília. XXI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva ? SIFR, 2024.
-
VITTI, J. D. ; SERRAO JUNIOR, N. F. ; CASTRO, ANTÔNIO . ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA NEONATAL NAS DIFERENTES REGIÕES BRASILEIRAS: ESTUDO PROSPECTIVO.. In: XXI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva ? SIFR, 2024, Brasília. XXI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva ? SIFR, 2024.
-
SERRAO JUNIOR, N. F. ; VITTI, J. D. ; CASTRO, ANTÔNIO . ESTUDO DA QUALIDADE DE VIDA, FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E DA DISTÂNCIA PERCORRIDA NO TESTE DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS EM PACIENTES COM HIPERTENSÃO PULMONAR SOB TRATAMENTO FARMACOLÓGICO. In: XXI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva ? SIFR, 2024, Brasília. XXI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva ? SIFR, 2024.
-
SERRAO JUNIOR, N. F. ; VITTI, J. D. ; CASTRO, ANTÔNIO ; MARIA CRISTINA CHAVANTES . MANOBRA DE CAPACIDADE VITAL LENTA EM PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA ATRAVÉS DA ELETROMIOGRAFIA DE SUPERFÍCIE DO MÚSCULO RESPIRATÓRIO RETO ABDOMINAL. In: XXI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva ? SIFR, 2024, Brasília. XXI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva ? SIFR, 2024.
-
VITTI, J. D. ; MARIA EDUARDA FAGUNDES FERREIRA ; SERRAO JUNIOR, N. F. ; CASTRO, ANTÔNIO . EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE REMOÇÃO DE SECREÇÃO COMBINADAS COM EXPANSÃO PULMONAR PARA O AUMENTO DO VOLUME PULMONAR EM CRIANÇAS COM BRONQUIOLITE VIRAL AGUDA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: XXI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva ? SIFR, 2024, Brasília. XXI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva ? SIFR, 2024.
-
Willian Silva Acosta Teixeira ; CASTRO, ANTONIO A . Comparação da taxa de sucesso de desmame ventilatório entre os índices integrativos e desmame convencional em pacientes neurocríticos. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, 2023, Florianópolis. XXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, 2023.
-
Willian Silva Acosta Teixeira ; CASTRO, ANTONIO A . Técnicas manuais de remoção de secreção brônquica são determinantes para reduzir tempo de oxigenoterapia em crianças com bronquiolite viral? Uma revisão sistemática com metanálise. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, 2023, Florianópolis. XXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, 2023.
-
Emily Leticia da Silveira Zanferari ; CASTRO, ANTONIO A . Análise comparativa do sucesso da VNI em pacientes com Covid-19 quanto ao tempo de ventilação mecânica e de internação hospitalar, e a taxa de mortalidades.. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, 2023, Florianópolis. XXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, 2023.
-
Camila Teixeira Herrera ; CASTRO, ANTONIO A . Uso da ventilação não invasiva como ferramenta de redução de complicações clínicas em pacientes com insuficiência respiratória aguda (IRPA) internados em unidades de emergência hospitalar. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, 2023, Florianópolis. XXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, 2023.
-
Serrão Jr ; Ariel Aline Jardim Alves Escobar ; VITTI, J. D. ; CASTRO, ANTONIO A . EFFECTS OF THERAPEUTIC POSITIONING ON CARDIORESPIRATORY PARAMETERS OF NEWBORN IN NEONATAL INTENSIVE AND SEMI-INTENSIVE CARE. In: XVI Congreso Latinoamericano de Cuidados Intensivos Pediatricos, 2023, Vina del Mar. XVI Congreso Latinoamericano de Cuidados Intensivos Pediatricos, 2023.
-
SANTOS, C. C. ; ant Ana de Lima da Costa ; CASTRO, ANTONIO A ; CHIQUETTI, ELOÁ . Análise da evolução temporal e do impacto da pandemia da Covid-19 nos procedimentos de estimulação precoce para o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças no SUS, Brasil. In: Interdisciplinaridade na Promoção da Saúde X Seminário Científico e IV Encontro Internacional do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, 2023, Santa Cruz do Sul. Interdisciplinaridade na Promoção da Saúde X Seminário Científico e IV Encontro Internacional do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, 2023.
-
CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. ; Iamonte, V.C. ; Ivanaga I. ; Nascimento, O. ; JARDIM, J. R. . Metabolic and ventilatory output in COPD patients accomplishing activities of daily living. In: American Thoracic Society, 2012, San Francisco. ATS, 2012.
-
Fonseca G ; Moreira GL ; Manzano BM ; CASTRO, A. M. ; Iamonte, V.C. ; PORTO, E. F. ; Nascimento, O. ; JARDIM, J. R. . Metabolic and ventilatory comparison of Glittre activity of daily living test (GADL) and six minutes walk test (6MWT) in COPD patients. In: American Thoracic Society, 2012, San Francisco. ATS, 2012.
-
CASTRO, A. M. ; Iamonte, V.C. ; PORTO, E. F. ; CORTOPASSI, F. ; Colucci, M. ; Fonseca G ; Nascimento, O. ; JARDIM, J. R. . Energy expenditure and thoracoabdominal asynchrony in patients with COPD accomplishing two types of upper limbs exercises. In: American Thoracic Society, 2011, Denver. ATS, 2011.
-
Iamonte, V.C. ; PORTO, E. F. ; CASTRO, A. M. ; KUMPEL, C. ; Rissari F ; Trindade GM . Feasibility of Transitional Dyspnea Index score as a good indicator of better physical capacity perfomance in COPD patients. In: American Thoracic Society, 2011, Denver. ATS, 2011.
-
Iamonte, V.C. ; CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. ; CORTOPASSI, F. ; Colucci, M. ; Fonseca G ; Nascimento, O. ; JARDIM, J. R. . Over time repeated measurements of resting inspiratory capacity in COPD patients as a reliable method. In: American Thoracic Society, 2011, Denver. ATS, 2011.
-
CASTRO, A. M. ; Fausto, D.M. ; Raqueli Pasini Zeilinger Guerino ; Taise Keller Ferreira ; Leslie Andrews Portes ; Gabriel Gustavo Bergmann ; Mauren Lúcia de Araújo Bergmann ; PORTO, E. F. . PERCEPÇÃO DE LESÕES MUSCULARES EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO EM ACADEMIAS COM E SEM SUPERVISÃO DE FISIOTERAPEUTA: UMA ANÁLISE CUSTO - EFETIVIDADE.. In: VII congresso brasileiro de atividade física e saúde, 2011, Gramado. VII congresso brasileiro de atividade física e saúde, 2011.
-
CASTRO, A. M. ; Fausto, D.M. ; Vargas, L. ; Gabriel Gustavo Bergmann ; Mauren Lúcia de Araújo Bergmann ; PORTO, E. F. . Relação entre a dependência de nicotina e a percepção da função física em indivíduos adultos fumantes e não fumantes: Um estudo controlado.. In: VII congresso brasileiro de atividade física e saúde, 2011, Gramado. VII congresso brasileiro de atividade física e saúde, 2011.
-
CASTRO, A. M. ; Iamonte, V.C. ; PORTO, E. F. ; Colucci, M. ; CORTOPASSI, F. ; Nascimento, O. ; JARDIM, J. R. . Why some COPD patients improve quality of life (HRQL) more than others after a comprehensive pulmonary rehabilitation program?. In: American Thoracic Society Annual Congress, 2010, New Orleans. ADVANCES IN PULMONARY REHABILITATION, 2010.
-
CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. ; Iamonte, V.C. ; CORTOPASSI, F. ; Fonseca G ; Nascimento, O. ; JARDIM, J. R. . Variables that interfere with a better performance in the six minute walking test (6MWT) distance in COPD patients. In: American Thoracic Society Annual Congress, 2010, New Orleans. PULMONARY REHABILITATION, 2010.
-
CASTRO, A. M. ; Colucci, M. ; Lara, T. ; JARDIM, J. R. . Variáveis que influenciam na melhora da qualidade de vida de pacientes com DPOC após um programa de reabilitação pulmonar. In: 15o Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, 2010, Porto Alegre. Rev. Bras. Fisioter., 2010. v. 14. p. 510-510.
-
CASTRO, A. M. ; SOUZA, M. ; SOUZA, V. ; PORTO, E. F. ; KUMPEL, C. . Influence of dynamic lung hyperinflation on maximal inspiratory and expiratory pressures at rest and during a submaximal exercise test in COPD. In: American Thoracic Society Annual Congress, 2010, New Orleans. ADVANCES IN PULMONARY REHABILITATION, 2010.
-
CASTRO, A. M. ; FELTRIM, M.I.Z. ; JARDIM, J. R. . DEMANDA METABÓLICA E DISSINCRONISMO TORACOABDOMINAL DURANTE EXERCÍCIOS DE MEMBROS SUPERIORES EM PACIENTES COM DPOC.. In: 14 Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, 2008, Recife. Rev. Bras. Fisioter.. São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos, 2008. v. 12. p. 14-14.
-
CORTOPASSI, F. ; Porto, E.F. ; CASTRO, A. M. ; Colucci, M. ; Iamonte, V.C. ; Torre-Bouscoulet L ; Fonseca G ; JARDIM, J. R. . Does general exercise training improve ventilatory muscle function and reduce dyspnea perception. In: American Thoracic Society Congress, 2008, San Diego. Does general exercise training improve ventilatory muscle function and reduce dyspnea perception, 2008.
-
CASTRO, A. M. ; Porto, E.F. ; FELTRIM, M.I.Z. ; JARDIM, J. R. . Thoracoabdominal asynchrony and dynamic lung hyperinflation association in patients with COPD accomplishing two types of upper limbs exercisess: the diagonal and arm cycle ergometer technique.. In: American thoracic society, 2008, San Diego. Thoracoabdominal asynchrony and dynamic lung hyperinflation association in patients with COPD accomplishing two types of upper limbs exercisess: the diagonal and arm cycle ergometer technique., 2008.
-
CASTRO, A. M. ; COGLIATI, L. ; FERNANDES, M. ; FELTRIM, M.I.Z. . Study of the Effect of Incentive Spirometry in Volumes, Respiratory Times and Toracoabdominal Movement in Healthy Subjects. In: European Respiratory Society Annual Congress, 2003, Vienna - Austria. European Respiratory Society Annual Congress, 2003.
-
CASTRO, A. M. ; NANTES, I. L. ; TERSARIOL, I. L. S. . Reação do Citocromo c com monossacarídeos. Estudo Cinético e Estrutural.. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 2001, São Paulo ? SP. Reunião Anual do Instituto Biológico, 2001.
-
CASTRO, A. M. ; TERSARIOL, I. L. S. ; NANTES, I. L. . Estudo Cinético da Redução de Citocromo c por Monossacarídeos.. In: Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC ? SEMESP, 2001, São Paulo/SP. Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC ? SEMESP, 2001.
-
Iamonte, V.C. ; CASTRO, A. M. ; Porto, E.F. ; Fonseca G ; Colucci, E. ; Colucci, M. ; CORTOPASSI, F. ; Barreto, J. ; Silva, A.C. ; Nascimento, O. ; JARDIM, J. R. . Anaerobic Power and Capacity Assessment Following the Upper Limbs Wingate Anaerobic Test in COPD Patients. In: American Thoracic Society Congress, 2009, San Diego. Anaerobic Power and Capacity Assessment Following the Upper Limbs Wingate Anaerobic Test in COPD Patients, 2009.
-
Colucci, M. ; Porto, E.F. ; CASTRO, A. M. ; CORTOPASSI, F. ; Colucci, E. ; Iamonte, V.C. ; Nascimento, O. ; JARDIM, J. R. . Dynamic hyperinflation and upper limbs exercises with different work loads in patients with COPD. In: American Thoracic Society Congress, 2009, San Diego. Dynamic hyperinflation and upper limbs exercises with different work loads in patients with COPD, 2009.
-
Fonseca G ; CASTRO, A. M. ; Porto, E.F. ; Iamonte, V.C. ; Colucci, M. ; JARDIM, J. R. . Lactate acidosis production in patients with chronic obstructive pulmonary disease accomplishing unsupported arm exercise. In: American Thoracic Society, 2009, São Diego. Lactate acidosis production in patients with chronic obstructive pulmonary disease accomplishing unsupported arm exercise, 2009.
-
CASTRO, A. M. ; Lago, A. ; Lara, T. ; Soares, A. . Análise da dificuldade na realização de atividades cotidianas com relação ao prejuízo da função física em indivíduos tabagistas: Um estudo controlado.. In: 15o Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva., 2010, Porto Alegre. Rev. Bras. Fisioter., 2010. v. 14. p. 511-511.
-
Araújo, A. ; Ribeiro, R. ; Sobrinho, R. ; CASTRO, A. M. ; FELTRIM, M.I.Z. . Análise da aquisição do índice diafragmático por meio da fita métrica e sua correlação com a pletismografia respiratória por indutância.. In: 15o Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva., 2010, Porto Alegre. Rev. Bras. Fisioter., 2010. v. 14.
-
CASTRO, A. M. ; FELTRIM, M.I.Z. ; JARDIM, J. R. . Efeito da Hiperinflação Pulmonar Dinâmica e Realização de Dois Tipos de Testes de Membros Superiores em Pacientes com DPOC.. In: XIII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terpaia Intensiva, 2006, Curitiba. XIII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2006. v. 1. p. 67-67.
-
CASTRO, A. M. ; FERNANDES, M. ; FELTRIM, M.I.Z. ; COGLIATI, L. . Estudo do Efeito dos Incentivadores Inspiratórios no Volume, Tempos Respiratórios e Configuração Toracoabdominal em Indivíduos Sadíos. In: XII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2004, Ouro Petro. XII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2004.
-
CASTRO, A. M. ; NASCIEMNTO, N. H. . Efeitos da Fisioterapia e Treinamento de Membros Superiores na Performace das AVD em um Bronquiectásico. In: XII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2002, São Pedro. XII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2002.
-
CASTRO, A. M. ; NANTES, I. L. ; TERSARIOL, I. L. S. . Reação de Citocromo c com Monossacarídeos. Estudo Cinético e Estrutural. In: Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2001, Caxambú. Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2001. v. xxx. p. 208-208.
-
Ariel Aline Jardim Alves Escobar ; LARA, S. ; Renato Ribeiro Azevedo ; CASTRO, ANTÔNIO ADOLFO MATTOS DE ; BALK, R. . Benefícios do treinamento funcional em conjunto com o Fifa 11+ no controle postural de atletas de basquetebol. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE , 2018.
-
VITTI, J. D. ; Serrão Jr ; CASTRO, ANTONIO A . PROTOCOLO DE DESMAME DE VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: COMO É REALIZADO EM HOSPITAIS BRASILEIROS?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VITTI, J. D. ; Serrão Jr ; CASTRO, ANTONIO A . TEMPO DE USO DE SUPORTE VENTILATÓRIO BUBBLE CPAP EM RECÉM NASCIDOS PRÉ TERMO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Willian Silva Acosta Teixeira ; CASTRO, ANTONIO A . Comparação da taxa de sucesso de desmame ventilatório entre os índices integrativos e desmame convencional em pacientes neurocríticos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Willian Silva Acosta Teixeira ; CASTRO, ANTONIO A . Técnicas manuais de remoção de secreção brônquica são determinantes para reduzir tempo de oxigenoterapia em crianças com bronquiolite viral? Uma revisão sistemática com metanálise. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Emily Leticia da Silveira Zanferari ; CASTRO, ANTONIO A . Análise comparativa do sucesso da VNI em pacientes com Covid-19 quanto ao tempo de ventilação mecânica e de internação hospitalar, e a taxa de mortalidades.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Camila Teixeira Herrera ; CASTRO, ANTONIO A . Uso da ventilação não invasiva como ferramenta de redução de complicações clínicas em pacientes com insuficiência respiratória aguda (IRPA) internados em unidades de emergência hospitalar. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Serrão Jr ; Ariel Aline Jardim Alves Escobar ; VITTI, J. D. ; CASTRO, ANTONIO A . EFFECTS OF THERAPEUTIC POSITIONING ON CARDIORESPIRATORY PARAMETERS OF NEWBORN IN NEONATAL INTENSIVE AND SEMI-INTENSIVE CARE. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, C. C. ; Sant Ana de Lima da Costa ; CASTRO, ANTONIO A ; CHIQUETTI, ELOÁ . Análise da evolução temporal e do impacto da pandemia da Covid-19 nos procedimentos de estimulação precoce para o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças no SUS, Brasil. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VITTI, J. D. ; CAMPOS, P. E. J. ; CASTRO, ANTONIO A ; SERRAO JUNIOR, N. F. . PROTOCOLO DE DESMAME DE VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: COMO É REALIZADO NO BRASIL?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VITTI, J. D. ; CAMPOS, P. E. J. ; CASTRO, ANTONIO A ; SERRAO JUNIOR, N. F. . ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO DESMAME DA VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO INVASIVA EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: ANÁLISE REGIONAL BRASILEIRA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VITTI, J. D. ; NUNES, F. N. ; CANOVA, J. M. ; CASTRO, ANTONIO A ; SERRAO JUNIOR, N. F. . COMPARAÇÃO DOS PARÂMETROS FISIOLÓGICOS E VARIÁVEIS PULMONARES, A CURTO PRAZO, APÓS INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM RECÉM NASCIDOS INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SERRAO JUNIOR, N. F. ; ROSA, D. M. A. ; CAMARA, E. M. ; VITTI, J. D. ; CASTRO, ANTONIO A . MENSURAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA POR APLICATIVO DE SMARTPHONE E OXIMETRIA DE PULSO EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DA FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SERRAO JUNIOR, N. F. ; AMARAL, M. D. ; RODRIGUES, M. M. ; TAVARES, G. M. S. ; VITTI, J. D. ; CASTRO, ANTONIO A . EFEITOS DE UM PROGRAMA DE REALIDADE VIRTUAL SOBRE O EQUILÍBRIO EM INDIVÍDUOS TABAGISTAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARPES, M. F. ; NERY, S. B. ; CASTRO, ANTONIO A ; MALHEIROS, R. T. ; MINUZZI, P. ; LOPES, L. F. . o A UNIVERSIDADE COMO REDE DE APOIO E MONITORAMENTO DE PACIENTES PÓS COVID-19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DALCASTAGNE, A. A. ; BRUM, F B ; Castro AAM . Variabilidade da frequência cardíaca em IRC.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRUM, F B ; Castro AAM ; RONCAGLIO, R. ; Lara, T. ; DALCASTAGNE, A. A. . Influência do peptídio natriurético tipo B como variável no sucesso do desmame de paciente em ventilação mecânica.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRUM, F B ; Castro AAM ; FIGUEIREDO, R. R. ; BORBA, M. ; DALCASTAGNE, A. A. . Influência do biofeedback no fortalecimento muscular inspiratório.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRUM, F B ; Castro AAM ; PEREIRA, L. F. ; PEREIRA, M. R. ; Porto, E.F. ; DALCASTAGNE, A. A. . Ocorrência de asma e sua interferência no desempenho escolar de adolescentes.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Fonseca G ; Moreira GL ; Manzano BM ; CASTRO, A. M. ; Iamonte, V.C. ; PORTO, E. F. ; Nascimento, O. ; JARDIM, J. R. . Metabolic and ventilatory comparison of Glittre activity of daily living test (GADL) and six minutes walk test (6MWT) in COPD patients. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
JARDIM, J. R. ; CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. ; Iamonte, V.C. ; Ivanaga I. ; Marcos Saraiva ; Andreia Kelly Carvalho ; Nascimento, O. . Energy expenditure measurement in activities of daily living accomplished by COPD patients.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, A. M. ; PEREIRA, L. F. . OCORRÊNCIA DE ASMA E SUA INTERFERÊNCIA NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ADOLESCENTES ENTRE 11 A 15 ANOS DE IDADE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASTRO, A. M. ; BORBA, M. . INFLUÊNCIA DO BIOFEEDBACK RESPIRATÓRIO NO FORTALECIMENTO MUSCULAR RESPIRATÓRIO EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASTRO, A. M. ; BRATZ, D. K. . ANÁLISE DO ESTRESSE INFLAMATÓRIO E OXIDATIVO EM PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA COMO MEDIDA PREVISORA DE SUCESSO DE DESMAME VENTILATÓRIO.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, L. F. ; PEREIRA, M. R. ; DELEVATI, V. K. ; Oliveira, M.D. ; PORTO, E. F. ; CASTRO, A. M. . Ocorrência de asma e sua interferência no desempenho escolar de adolescentes entre 11 e 15 anos de idade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Iamonte, V.C. ; CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. ; CORTOPASSI, F. ; Colucci, M. ; Fonseca G ; Nascimento, O. ; JARDIM, J. R. . Energy expenditure and thoracoabdominal asynchrony in patients with COPD accomplishing two types of upper limbs exercises. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Iamonte, V.C. ; CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. ; CORTOPASSI, F. ; Colucci, M. ; Fonseca G ; Nascimento, O. ; JARDIM, J. R. . Over time repeated measurements of resting inspiratory capacity in COPD patients as a reliable method. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Iamonte, V.C. ; PORTO, E. F. ; CASTRO, A. M. ; KUMPEL, C. ; Rissari F ; Trindade GM . Feasibility of Transitional Dyspnea Index score as a good indicator of better physical capacity perfomance in COPD patients. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, A. M. ; Fausto, D.M. ; Raqueli Pasini Zeilinger Guerino ; Taise Keller Ferreira ; Leslie Andrews Portes ; Gabriel Gustavo Bergmann ; Mauren Lúcia de Araújo Bergmann ; PORTO, E. F. . PERCEPÇÃO DE LESÕES MUSCULARES EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO EM ACADEMIAS COM E SEM SUPERVISÃO DE FISIOTERAPEUTA: UMA ANÁLISE CUSTO - EFETIVIDADE.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, A. M. ; Fausto, D.M. ; Vargas, L. ; Gabriel Gustavo Bergmann ; Mauren Lúcia de Araújo Bergmann ; PORTO, E. F. . Relação entre a dependência de nicotina e a percepção da função física em indivíduos adultos fumantes e não fumantes: Um estudo controlado.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. ; CORTOPASSI, F. ; Iamonte, V.C. ; Nascimento, O. ; JARDIM, J. R. . Why some COPD patients improve quality of life (HRQL) more than others after a comprehensive pulmonary rehabilitation program?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, A. M. ; Colucci, M. ; Lara, T. ; JARDIM, J. R. . Variáveis que influenciam na melhora da qualidade de vida de pacientes com DPOC após um programa de reabilitação pulmonar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. ; CORTOPASSI, F. ; Iamonte, V.C. ; Fonseca G ; Nascimento, O. ; JARDIM, J. R. . Variables that interfere with a better performance in the six minute walking test (6MWT) distance in COPD patients. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, A. M. ; SOUZA, M. ; SOUZA, V. ; PORTO, E. F. ; KUMPEL, C. . Influence of dynamic lung hyperinflation on maximal inspiratory and expiratory pressures at rest and during a submaximal exercise test in COPD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, A. M. ; Lago, A. ; Lara, T. ; Soares, A. . Análise da dificuldade na realização de atividades cotidianas com relação ao prejuízo da função física em indivíduos tabagistas: Um estudo controlado.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Araújo, A. ; Ribeiro, R. ; Sobrinho, R. ; CASTRO, A. M. ; FELTRIM, M.I.Z. . Análise da aquisição do índice diafragmático por meio da fita métrica e sua correlação com a pletismografia respiratória por indutância.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Fonseca G ; CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. ; Colucci, M. ; Colucci, E. ; Iamonte, V.C. ; Barreto, J. ; JARDIM, J. R. . Lactate Acidosis Production in Patients with Chronic Obstructive Pulmonary Disease Accomplishing Unsupported Arm Exercise.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Iamonte, V.C. ; CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. ; Colucci, M. ; Colucci, E. ; Barreto, J. ; Nascimento, O. ; Fonseca G ; JARDIM, J. R. . Anaerobic Power and Capacity Assessment Following the Upper Limbs Wingate Anaerobic Test of Patients with COPD. A Pilot Study.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Colucci, M. ; PORTO, E. F. ; CASTRO, A. M. ; CORTOPASSI, F. ; Colucci, E. ; Fonseca G ; Nascimento, O. ; Iamonte, V.C. ; JARDIM, J. R. . Dynamic Hyperinflation and Upper Limbs Exercises with Different Work Loads in Patients with COPD. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, A. M. ; FELTRIM, M.I.Z. ; JARDIM, J. R. . Demanda Metabólica e Dissincronismo Toracoabdominal Durante Exercícios de MMSS em Pacientes com DPOC.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. ; Colucci, M. ; Colucci, E. ; Iamonte, V.C. ; Torre-Bouscoulet L ; Fonseca G ; JARDIM, J. R. . Does General Exercise Training Improve Ventilatory Muscle Function and Reduce Dyspnea Perception?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, A. M. ; PORTO, E. F. ; FELTRIM, M.I.Z. ; JARDIM, J. R. . Thoracoabdominal Asynchrony and Dynamic Lung Hyperinflation Association in Patients with COPD Accomplishing Two Types of Upper Limbs Exercises: The Diagonal and Arm Cycle Ergometer Technique.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, A. M. ; FELTRIM, M.I.Z. ; JARDIM, J. R. . Efeito da Hiperinflação Pulmonar Dinâmica durante a Realização de Dois Tipos de Testes de Membros Superiores em Pacientes com DPOC. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CASTRO, A. M. ; FELTRIM, M.I.Z. ; FERNANDES, M. ; COGLIATI, L. . Estudo dos Incentivadores Inspiratórios no Volume, Tempos Respiratórios e Configuração Toracoabdominal em Indivíduos Sadios. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CASTRO, A. M. ; COGLIATI, L. ; FERNANDES, M. ; FELTRIM, M.I.Z. . Study of the Effect of Incentive Spirometry in Volumes, Respiratory Times and Toracoabdominal Movement in Healthy Subjects. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, A. M. ; NASCIEMNTO, N. H. . Efeitos da Fisioterapia Respiratória e Treinamento de Membros Superiores na Performace das AVD em um Bronquiectásico.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CASTRO, A. M. ; NANTES, I. L. ; TERSARIOL, I. L. S. . Reação de Citocromo c com Monossacarídeos. Estudo Cinético e Estrutural.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, A. M. ; NANTES, I. L. ; TERSARIOL, I. L. S. ; KAWAI, C. . Estudo cinético da reção do citocromo c com polissacarídeos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, A. M. ; TERSARIOL, I. L. S. ; NANTES, I. L. . Reação do Citocromo c com Monossacarídeos. Estudo Cinético e Estrutural.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
CASTRO, A. M. ; FELTRIM, M.I.Z. ; COSTA, R. P. . Comissão de Termos em Fisioterapia Respiratória da Sociedade Brasileira de Fisioterapia Respiratoria e Fisioterapia em Terapia Intensiva - SOBRAFIR. 2006.
CASTRO, A. M. . Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CASTRO, A. M. . Oficina de atualização clínica do programa de residência multiprofissional em Urgência e Emergência. 2016. .
CASTRO, A. M. . Oficina de atualização clínica do programa de residência multiprofissional em Urgência e Emergência. 2016. .
CASTRO, A. M. . Mesa redonda - Reabilitação pulmonar - Reabilitação em especial para MMSS nas AVDs. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Castro AAM . Evidências em Reabilitação Pulmonar (treinamento): Membros inferiores, Membros superiores e dos músculos respiratórios.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Programas de treinamento de MMSS e MMII. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Formação continuada para profissionais, docentes e acadêmicos da área da saúde. 2014. .
CASTRO, A. M. . Monitoria da disciplina de UTI. 2014. .
CASTRO, A. M. . Avaliação e interpretação do eletrocardiograma. 2014. .
CASTRO, A. M. . Avaliação e interpretação do eletrocardiograma. 2014. .
CASTRO, A. M. . Reabilitação pulmonar no paciente com DPOC. 2014. .
CASTRO, A. M. . Reabilitação pulmonar no paciente com DPOC. 2014. .
CASTRO, A. M. . Abordagem fisioterapêutica na UTI. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CASTRO, A. M. . Asssitência da fisioterapia respiratória em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. 2013. .
CASTRO, A. M. . Monitoria da disciplina de UTI. 2013. .
CASTRO, A. M. . Recursos Fisioterapêuticos II. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Treinamento de membros inferiores. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Treinamento de membros superiores. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . QUANTIFICAÇÃO DO GASTO ENERGÉTICO NAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA (AVD) EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC).. 2012. .
CASTRO, A. M. . EVIDÊNCIAS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA.. 2012. .
CASTRO, A. M. . Grupo de estudos em semiologia e exames complementares. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, A. M. . Monitoria da disciplina de UTI. 2012. .
CASTRO, A. M. . Atendimento a pacientes internados na unidade de terapia intensiva da Santa Casa de Uruguaiana. 2012. .
CASTRO, A. M. . Seminário Acadêmico dos trabalhos de conclusão de curso. 2012. .
CASTRO, A. M. . Grupo de estudos em semiologia e exames complementares. 2012. .
CASTRO, A. M. . Trabalho interdisciplinar: enfoque em fisioterapia: Reabilitação pulmonar. 2011. .
CASTRO, A. M. . III Salão internacional de ensino, pesquisa e extensão: Curso de análise estatística. 2011. .
CASTRO, A. M. . Trabalho interdisciplinar: Enfoque em Fisioterapia. 2011. .
CASTRO, A. M. . Reabilitação Pulmonar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, A. M. . Recursos Fisioterapêuticos II: Expansão Pulmonar.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Curso teórico e prático de reabilitação pulmonar. 2010. .
CASTRO, A. M. . Curso Teórico e Prático de Reabilitação Pulmonar. 2010. .
CASTRO, A. M. . Incentivador inspiratório. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. ; Rizetti, D . Unipampa beneficia comunidade com atendimento em Fisioterapia Cardiorrepiratória.. 2010. (Reportagem Jornalística).
CASTRO, A. M. . Discussão sobre reabilitação pulmonar. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Expansão Pulmonar : Inspirômetro de Incentivo e EDIC. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Evidências da Fisioterapia Respiratória. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, A. M. . Expansão Pulmonar : Inspirômetro de Incentivo e EDIC. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Fisiologia Respiratória. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Avaliação Respiratória. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Treinamento de membros superiores. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Treinamento de membros inferiores. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Dynamic Hyperinflation and its repercussions in COPD patients: A limiting Factor. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, A. M. . Treinamento de MMSS em DPOC: Exercícios com Cicloergômetro ou Padrão em Diagonal. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, A. M. . Treinamento de Membros Superiores. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Expansão Pulmonar : Inspirômetro de Incentivo e EDIC. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Avaliação, monitoração hemodinâmica e ventilatória. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Avaliação e Treinamento de Membros Superiores em Pacientes com DPOC. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Eletrocardiograma. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, A. M. . Expansão Pulmonar : Inspirômetro de Incentivo e EDIC. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Fisioterapia no Pós Operatório de Cirurgia Cardíaca. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, A. M. . Teste de Caminhada de seis minutos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, A. M. . Treinamento de membros superiores. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Fisioterapia Respiratória. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, A. M. . Treinamento de MMSS. 2005. .
CASTRO, A. M. . Avaliação e treinamento de Membros Superiores no Paciente com DPOC. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, A. M. ; JARDIM, J. R. . Clínica Médica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, A. M. . Expansão Pulmonar: Inspirômetro de Incentivo e EDIC. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Fisiologia Respiratória. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, A. M. . Fisiopatologia Respiratória. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, A. M. . Volumes e Capacidades Pulmonares. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Expansão Pulmonar: Inspirômetro de Incentivo + Prática. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Fisioterapia em Pacientes com DPOC. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CASTRO, A. M. . Expansão Pulmonar : Inspirômetro de Incentivo. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, A. M. . Incentivador Respiratório. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CASTRO, A. M. . Padrão Respiratório e Configuração Toracoabdominal Durante o Uso dos Incentivadores Inspiratórios. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, A. M. . IV Curso Introdutório da Liga de Fisioterapia Aplicada à Pneumologia e Cardiologia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CASTRO, A. M. . Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. 2010.
CASTRO, A. M. ; Rizetti, D . Unipampa beneficia comunidade com atendimento em Fisioterapia Cardiorrepiratória.. 2010 (Reportagem Jornalística) .
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
ANÁLISE COMPARATIVA DA INSUFLAÇÃO DE GÁS TRAQUEAL E PARATRAQUEAL PARA REDUÇÃO DE CO2, TEMPO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA, HOSPITALIZAÇÃO E MORTALIDADE EM PACIENTES ADULTOS CRÍTICOS INTERNADOS EM UTI: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Jaqueline Goulart - Integrante.
-
2024 - Atual
Mobilização precoce por meio de eletroestimulação, mobilização passiva e cicloergômetro e seus efeitos na força muscular e funcionalidade dos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Emily Leticia da Silveira Zanferari - Integrante.
-
2023 - Atual
Comparação dos desfechos clínicos e fisioterapêuticos em pacientes COVID-19 e pacientes com outras doenças respiratórias: Um estudo retrospectivo, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Rogerio Fagundes - Integrante.
-
2023 - Atual
Análise comparativa dos desfechos clínicos (risco infeccioso, tempo de ventilação mecânica invasiva, tempo de internação e mortalidade) de pacientes que receberam e que não receberam fisioterapia respiratória intensiva em UTI: um estudo retrospectivo., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Yasmim Cruz - Integrante.
-
2017 - 2023
Análise comparativa da resposta do fluxo vascular de membros inferiores em pacientes internados em unidade de terapia intensiva após a aplicação dos métodos de mobilização passiva, mobilicação passiva contínua e da eletroneuroestimulação funcional., Descrição: Comparação da resposta vascular de membros inferiores de pacientes internados em UTI com diferentes tipos técnicas fisioterapêuticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador.
-
2017 - 2023
Análise do perfil inflamatório de pacientes internados em unidade de terapia intensiva em ventilação mecânica prolongada, Descrição: Caracterização do estresse inflamatório e oxidativo de pacientes internados em UTI e em ventilação mecânica por tempo maior que 48 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2017 - 2023
Análise comparativa de três estratégias ventilatórias no intra e pós operatório de cirurgia geral de pacientes internados., Descrição: Comparação do uso de diferentes tipos de níveis de peep e volume corrente como estratégia para melhor desfecho clínico em pacientes cirúrgicos internados em terapia intensiva. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Juliana Martins Holstein - Integrante.
-
2017 - 2021
Uso da ventilação não invasiva como ferramenta de redução de complicações clínicas em pacientes com insuficiência respiratória aguda (IRpA) internados em unidades de emergência hospitalar., Descrição: Acompanhamento do sucesso e insucesso do uso da VNI em cenários hospitalares de urgência e emergência e caracterização das variáveis que influenciam no sucesso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Ellen da Silva Pinto - Integrante.
-
2017 - 2019
Análise do remodelamento cardíaco associada ao treinamento físico em pacientes com Insuficiência cardíiaca classe funcional II e III., Descrição: Análise da variabilidade ecocardiográfica após um programa estruturado de treinamento físico em pacientes cardiopatas CF II e III.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador.
-
2016 - 2017
ANÁLISE DOS FATORES DE RISCO/COMPLICAÇÕES PARA EVOLUÇÃO CLÍNICA DOS PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA CARDÍACA: UM ESTUDO RETROSPECTIVO, Descrição: Caracterização dos fatores de risco para complicações em pacientes no pós operatório de cirurgia cardíaca. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Guilherme de Freitas Teodósio - Integrante.
-
2016 - 2016
ANÁLISE COMPARATIVA DOS MODOS VENTILATÓRIOS VCV, PCV E PRVC SOBRE MECÂNICA VENTILATÓRIA, TEMPO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA, INTERNAÇÃO EM UTI E SOBREVIDA EM PACIENTES NEUROLÓGICOS, Descrição: Análise de diferentes modos ventilatórios nos desfechos primários em pacientes neurológicos internados em UTI. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Luíza Greco Sgarioni - Integrante.
-
2015 - 2016
Análise comparativa das Escalas de Ramsay e Richmond para a avaliação do nível de sedação em pacientes gravemente enfermos., Descrição: Estudo prospectivo onde serão incluídos todos os pacientes sob ventilação mecânica com pelo menos 24 horas de internação, totalizando 29 pacientes. Serão avaliados diariamente a modalidade de sedação, dose dos sedativos e analgésicos e o nível de sedação através das escalas de Ramsay e Richmond, índices de gravidade de Acute Physiological and Chronic Heatlh Evaluation II (APACHE II) e Sequential Organ Failure Assessment (SOFA), pressão arterial média (PAM), frequência cardíaca (FC) e respiratória (f), tamanho da pupila, o modo ventilatório utilizado, dias de internação em UTI, dias de entubação endotraqueal (não incluindo o dia da traqueotomia) e ventilação mecânica e taxa de mortalidade na UTI. Um único profissional de saúde será treinado para avaliar as variáveis descritas acima assim como as escalas de sedação testadas (Ramsay e RASS). Estes registos serão feitos diariamente ao longo de um período máximo de 30 dias ou até a morte do paciente na UTI ou até 24 horas após a extubação. Caso o paciente seja reintubado dentro de 24 horas e não tenha alcançado 30 dias de registro as variáveis continuarão a serem coletadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Rafael Malheiros - Integrante.
-
2015 - 2016
A INSERÇÃO DO RESIDENTE FISIOTERAPEUTA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS PRÁTICOS PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, Descrição: Avaliação do papel do profissional da fisioterapia no ambiente do intensivismo neonatal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Juliana Machado Serafini - Integrante.
-
2015 - 2016
Perfil epidemiológico de pessoas com acidente vascular cerebral e suas barreiras arquitetônicas domiciliares, Descrição: Avaliação da mobilidade de pacientes com AVE em relação à barreiras domiciliares. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Sldney Marques - Integrante.
-
2013 - 2013
Análise da reprodutibilidade da medida do gasto energético nas atividades da vida diária (AVD) em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), Descrição: Comparação da variabilidade de medida do gasto energético avaliado ao longo de 4 dias em uma população de pacientes com DPOC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Liane Vargas - Integrante.
-
2012 - 2014
Mecanismos da osteroporose em pacientes com DPOC e possibilidades de fraturas vertebrais., Descrição: Recebido auxílio pesquisa Fapesp. Número do processo: 2012/03332-1. R$ 192.381,66. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Integrante / José Roberto Jardim - Coordenador / Elias F. Porto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2013
EFEITO DA HIDROCINESIOTERAPIA SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DO SONO EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Marino Borges - Integrante.
-
2012 - 2013
OCORRÊNCIA DE ASMA E SUA INTERFERÊNCIA NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ADOLESCENTES ENTRE 11 A 15 ANOS DE IDADE., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Luiz Fernando Pereira - Integrante.
-
2012 - 2013
Resposta autonômica cardiovascular e treinamento muscular inspiratório em pacientes com doença renal, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Rogério Ramos Figueiredo - Integrante.
-
2012 - 2012
INFLUÊNCIA DO BIOFEEDBACK RESPIRATÓRIO NO FORTALECIMENTO MUSCULAR INSPIRATÓRIO EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA, Descrição: Recebido bolsa do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA) - 2012 - MEC/UNIPAMPA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Mariana de Borba - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.
-
2012 - 2012
Mensuração da hiperinflação pulmonar em pacientes com DPOC após a realização das atividades de vida diária., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Maurício Dalcin Oliveira - Integrante.
-
2011 - 2014
Estudo da validade do teste de atividade de vida diária de Glittre em pacientes com DPOC, Descrição: Financiamento para reparo do sistema ergoespiromtétrico K4b2. Processo Fapesp n 2010/10874-0. R$ 26.434,00. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Integrante / José Roberto Jardim - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2012
Análise da função pulmonar como determinante de exercício físico avaliado pelo teste de caminhada de seis minutos em pacientes com DPOC e em indivíduos fumantes e não fumantes, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2011 - 2012
Quantificação do gasto energético nas atividades da vida diária (AVD) em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2011 - 2012
Estudo do padrão respiratório e da configuração toracoabdominal durante o uso dos incentivadores inspiratórios em indivíduos sadios, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador.
-
2011 - 2012
Estudo do efeito de dois tipos de exercícios de membros superiores na hiperinflação pulmonar dinâmica, resposta ventilatória e configuração toracoabdominal em pacientes com DPOC, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador.
-
2010 - 2011
Análise da dificuldade, satisfação e importância com a função física em indivíduos fumantes e não fumantes., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador.
-
2010 - 2011
Análise da hiperinflação pulmonar dinâmica em pacientes com DPOc durante a realização de atividades de vida diária., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2
-
2010 - 2011
Análise das variáveis previsoras de sucesso do desmame da ventilação mecânica de pacientes cardiopatas no pós operatório imediato de cirurgia cardíaca, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2008 - 2011
Análise do teste de Wingate para determinação do limiar de lactacto de membros superiores em pacientes com DPOC, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Vinícius Carlos Iamonte - Integrante.
-
2008 - 2011
Comparação das variáveis fisiológicas do teste incremental de membros superiores com performance de atividades de vida diária em pacientes com DPOC, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Eduardo Colucci - Integrante.
-
2008 - 2011
Análise do dissincronismo toracoabdominal e das técnicas de conservação de energia no gasto metabólico durante a realização de atividades de vida diária em pacientes com DPOC, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador.
-
2008 - 2010
Análise do efeito de drogas broncodilatadoras no gasto metabólico durante a realização de atividades de vida diária em pacientes com DPOC, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Porto, E.F. - Integrante.
-
2007 - 2010
Análise de diferentes tipos de cargas para membros superiores de pacientes com DPOC, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador / Marcelo Colucci - Integrante.
-
2004 - 2005
Padrão Respiratório e Configuração Toracoabdominal em Pacientes com Estenose Mitral;, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador.
-
2003 - 2004
Padrão Respiratório e Configuração Toracoabdominal em Pacientes com Deformidades Torácicas;, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador.
-
2002 - 2003
Padrão Respiratório e Configuração Toracoabdominal em Pacientes Submetidos à Transplantes de Pulmão, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Adolfo Mattos de Castro - Coordenador.
Prêmios
2024
PRÊMIO MENÇÃO HONROSA, Congresso Internacional de Fisioterapia Neonatal e Pediátrica.
2022
PRÊMIO JOVEM PESQUISADOR, XX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA.
2021
Professor homenageado/ patrono da XVI turma de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa.
2019
Professor homenageado/ patrono da XIV turma de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa.
2018
Professor homenageado/ patrono da XIII turma de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa.
2017
Professor homenageado/ patrono da XII turma de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa.
2016
Professor homenageado/ patrono da XI turma de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa.
2012
Professor homenageado/ patrono da 3a turma de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa.
2011
Professor homenageado/ patrono da 2a turma de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa.
2010
American Thoracic Society Grants Award, American Thoracic Society - ATS.
2010
Professor homenageado/ patrono da 1a turma de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa.
2001
Menção Honrosa no Congresso IV Congresso de Iniciação Científica - PIBIC, CNPq e Universidade de Mogi das Cruzes.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. , BR 472 - Km 592, Centro, 97500970 - Uruguaiana, RS - Brasil, Telefone: (055) 34134321
Experiência profissional
2010 - Atual
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Dedicação exclusiva, Carga horária: 40
Outras informações:
Atualmente coordena e é professor da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ministra disciplinas de pneumologia II, Fisioterapia em UTI e supervisão de estágio em UTI e hospitalar.
Atividades
-
09/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, COMITÊ de ética em PESQUISA.,Cargo ou função, MEMBRO DO CEP.
-
10/2021
Ensino, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA (FINEP), Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, AULA MINISTRADA - METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E BIOESTATÍSTICA
-
03/2021
Ensino, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA (FINEP), Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, PROFESSOR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA (FINEPED)
-
05/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Uruguaiana.,Linhas de pesquisa
-
05/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Uruguaiana.,Linhas de pesquisa
-
03/2015
Ensino, Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Abordagem Fisioterapeutica em UTI cardiológica, Abordagem Fisioterapeutica em UTI neurológica, Abordagem Fisioterapêutica no Pronto Socorro de hospital geral, Inserção do residente na rede de saúde de Uruguaiana, Políticas Públicas, Rede de atenção à saúde
-
03/2015
Ensino, Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Docente e Tutor do programa de Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência. - Áreas de UTI e pronto socorro.
-
01/2012
Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Atendimento fisioterapêutico em UTI - Atendimento fisioterapêutico à população internada em UTI.
-
01/2012
Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Seminários dos trabalhos de conclusão de curso da fisioterapia - Estímulo para o interesse científico.
-
09/2011
Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Reabilitação cardiopulmonar.
-
01/2011
Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Grupo de estudos em semiologia pulmonar e exames complementares (GESEC) - Discussão dos prinicipais temas clínicos em pacientes com doenças pulmonares.
-
08/2010
Direção e administração, Curso de Fisioterapia.,Cargo ou função, Coordenador e docente das disciplinas do Trabalho de Conclusão do Curso de Fisioterapia.
-
08/2010
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação e disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I e II
-
08/2010
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia em Terapia Intensiva
-
09/2018 - 11/2018
Direção e administração, Campus Uruguaiana.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós Graduação - Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência.
-
05/2017 - 09/2018
Direção e administração, Campus Uruguaiana.,Cargo ou função, Coordenador Substituto do Programa Multiprofissional em Urgência e Emergência.
-
04/2017 - 12/2017
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria da disciplina de UTI
-
04/2017 - 12/2017
Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Assistência da Fisioterapia Respiratória em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva.
-
08/2016 - 05/2017
Direção e administração, Campus Uruguaiana.,Cargo ou função, Coordenador do Programa Multiprofissional em Urgência e Emergência.
-
04/2016 - 12/2016
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria da disciplina de UTI
-
04/2016 - 12/2016
Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Assistência da Fisioterapia Respiratória em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva.
-
11/2015 - 07/2016
Direção e administração, Campus Uruguaiana.,Cargo ou função, Coordenador Substituto do Programa Multiprofissional de Residência em Urgência e Emergência.
-
04/2015 - 12/2015
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria da disciplina de UTI
-
04/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Assistência da Fisioterapia Respiratória em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva.
-
04/2014 - 12/2014
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria da disciplina de UTI
-
04/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Assistência da Fisioterapia Respiratória em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva.
-
04/2013 - 12/2013
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria da disciplina de UTI
-
04/2013 - 12/2013
Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Assistência da fisioterapia respiratória em pacientes internados em unidade de terapia intensiva..
-
01/2013 - 08/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Fisioterapia.,Linhas de pesquisa
-
04/2012 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Fisioterapia.,Linhas de pesquisa
-
04/2012 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Fisioterapia.,Linhas de pesquisa
-
04/2012 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Fisioterapia.,Linhas de pesquisa
-
04/2012 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Fisioterapia.,Linhas de pesquisa
-
04/2012 - 12/2012
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bolsa do programa de bolsas de desenvolvimento acadêmico (PBDA) modalidade monitoria para a disciplina de Fisioterapia em Terapia Intensiva, Fisioterapia em de Terapia Intensiva
-
04/2012 - 12/2012
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação e disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I
-
04/2012 - 12/2012
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação e disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II
-
04/2012 - 12/2012
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Terapia Intensiva
-
04/2012 - 12/2012
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Fisioterapia Hospitalar
-
04/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Assistência da fisioterapia respiratória em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. - Projeto contemplado pelo Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA) modalidade iniciação à extensão.
-
04/2012 - 10/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Fisioterapia.,Linhas de pesquisa
-
05/2011 - 05/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Fisioterapia.,Linhas de pesquisa
-
05/2011 - 05/2012
Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Grupo de estudo em semiologia pulmonar e exames complementares (GESEC).
-
01/2012 - 03/2012
Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Assistência da fisioterapia respiratória em pacientes internados em unidade de terapia intensiva..
-
01/2012 - 01/2012
Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Seminário Acadêmico dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Fisioterapia.
-
03/2011 - 11/2011
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação e disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I
-
03/2011 - 11/2011
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação e disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Terapia Intensiva
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia em Terapia Intensiva
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação e disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia em Pneumologia II
2008 - 2009
Universidade Cidade de São PauloVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor vistante
Atividades
-
02/2008 - 03/2009
Ensino,,Disciplinas ministradas, Teste da caminhada de seis minutos em diversas doenças respiratórias e cardíacas, Avaliação respiratória, Fisiologia respiratória
2008 - Atual
Saint Elizabeth's Medical CenterVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Research Fellow
Atividades
-
12/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Pulmonary and critical care center.,Linhas de pesquisa
-
12/2008 - 01/2009
Ensino,,Disciplinas ministradas, Hyperinflation in COPD. A limiting factor.
2007 - 2010
Universidade Estadual de Ciencias da Saúde de AlagoasVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor vistante, Carga horária: 24
Atividades
-
06/2007 - 05/2010
Ensino, Fisioterapia Cardiorrespiratória, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Módulo de avaliação e monitoração hemodinâmica e ventilatória
2010 - Atual
Centro Universitário Adventista de São PauloVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
2005 - 2010
Centro Universitário Adventista de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assitente, Carga horária: 20
Outras informações:
1) Atividades Realizadas na graduação:
Ministra as disciplinas de Trabalho de conclusão (TCC) I, II, III e IV;
Bioestatística para os cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Psicologia;
UTI;
Pediatria I e II;
Estágio supervisionado em reabilitação cárdio-pulmonar e em clínica médica.
Atua como coordenador de TCC.
2) Atividades Realizadas na pós-graduação:
1- Aulas Ministradas no Curso de Fisioterapia em UTI da UNASP e Orientações de Monografias;
2 - Estágios - Hospital Municipal Regional Sul, Unidade de Terapia Intensiva Adulto Pediátrica e Neonatal; Hospital Geral de Pedreira - Unidade de clínica médica
3 - Fisioterapia Em UTI, Nivel : Pós Graduação : Discíplinas Ministradas:
Fisioterapia em UTI Adulto;
Fisipterapia em UTI Pediátrica
Fisioterapia em UTI Neonatal
Atividades
-
03/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Centro Universitário Adventista de São Paulo.,Linhas de pesquisa
-
03/2013
Ensino, Mestrado em Promoção de Saúde e Qualidade de Vida, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Qualidade de vida Relacionada a Saúde
-
06/2018 - 05/2020
Outras atividades técnico-científicas , Centro Universitário Adventista de São Paulo, Centro Universitário Adventista de São Paulo.,Atividade realizada, Editor da Revista "Life Sytle" do Programa de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde.
-
05/2010 - 08/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Adventista de São Paulo.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp).
-
03/2010 - 08/2010
Direção e administração, Departamento de Fisioterapia.,Cargo ou função, Docente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Adventista de São Paulo - Unasp.
-
03/2009 - 08/2010
Extensão universitária , Departamento de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão Universitária em Reabilitação Pulmonar e Cardíaca.
-
03/2007 - 08/2010
Direção e administração, Departamento de Fisioterapia.,Cargo ou função, Coordenador dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Adventista de São Paulo.
-
03/2005 - 08/2010
Ensino, Curso de Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística (nos Cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Psicologia), Estágio Supervisionado em Clínica Médica no Setor Semi-Intensivo do Hospital Geral de Pedreira, Estágio Supervisionado em Reabilitação Cardio-Pulmonar na Policlínica Universitária do Unasp, Estágio Supervisionado em UTI Neonatal I, Fisioterapia Aplicada a Pediatria I e II, Projeto de Pesquisa I e II, Trabalho de Conclusão de Curso I, II, III e IV
-
03/2005 - 08/2010
Ensino, Fisioterapia em UTI da UNASP, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia em UTI Adulto, Fisioterapia em UTI Neonatal, Fisioterapia em UTI Pediátrica
-
03/2005 - 08/2010
Estágios , Hospital Regional Sul.,Estágio realizado, Unidade de Terapia Intensiva Adulto Pediátrica e Neonatal.
2004 - Atual
Universidade Federal de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador associado
Outras informações:
Aluno de Pós Graduação em Reabilitação
2012 - Pesquisa e Desenvolvimento- Departamento de Pneumologia, Reabilitação
Linhas de Pesquisas : Quantificação do gasto energético nas atividades de vida diária em pacientes com hipertensão pulmonar;
2010 - Pesquisa e Desenvolvimento- Departamento de Pneumologia, Reabilitação
Linhas de Pesquisas : Quantificação do gasto energético nas atividades de vida diária em pacientes com DPOC;
2008 - Pesquisa e Desenvolvimento- Departamento de Pneumologia, Reabilitação
Linhas de Pesquisas : Atividades de vida diária induzem hiperinflação pulmonar dinâmica em pacientes com DPOC;
2006 - Pesquisa e Desenvolvimento- Departamento de Pneumologia, Reabilitação
Linhas de Pesquisas : Avaliação da Resposta Anaeróbica Alática em Exercícios de Membros Superiores em Pacientes com DPOC;
2005 - Pesquisa e Desenvolvimento- Departamento de Pneumologia, Reabilitação
Linhas de Pesquisas : Uso de Exercício de Membros Superiores e Conservação de Energia como Forma de Tratamento Melhorando a Qualidade de Vida e Atividade de Vida Diária de Pacientes com DPOC;
2004 - Pesquisa e Desenvolvimento- Departamento de Pneumologia, Reabilitação
Linhas de Pesquisas : Pós-graduação Strictu Sensu em Reabilitação. As Atividades Envolvem Lecionar para Alunos Visitantes, Avaliação e Atendimento de Pacientes Pneumopatas Crônicos.
2004 - Ensino, Reabilitação Nível : Pós-graduação - Disciplinas Ministradas:
Oxigenoterapia;
Espirometria;
Efeitos Fisiológicos do Treinamento de Musculatura Esquelética;
Exercícios com Membros Superiores em Pneumopatas Crônicos
2002 - 2010
Instituto do Coração - Fundação ZerbiniVínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Celista, Carga horária: 30
Atividades
-
01/2002
Ensino, Fisioterapia Cardiorrespiratória, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Incentivador inspiratório - Módulo Técnicas em Fisioterapia Respiratória, Treinamento de membros superiores - Módulo Reabilitação, Treinamento de membros inferiores - Módulo Reabilitação
-
01/2002 - 10/2012
Serviços técnicos especializados , Instituto do Coração - Incor - Fundação Zerbini.,Serviço realizado, Atendimento de pacientes internados em unidade de terapia intensiva.
-
01/2002 - 10/2010
Estágios , Serviço de Fisioterapia.,Estágio realizado, Estágio supervisonado da especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória do InCor.
2000 - 2001
Universidade de Mogi das CruzesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Aluno de Graduação da Instituição em Período de Iniciação Científica com Bolsa CNPq.
Período de Realização do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação.
Atividades:
02/2002-12/2001 Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Ciências Biomédicas Curso de Fisioterapia da Universidade de Mogi das Cruzes - Participação em Projeto : Efeitos da Fisioterapia Respiratória e Treinamento de Membros Superiores na Performace das AVD em um Paciente Bronquiectásico.
02/200-12/2001 Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Ciências Biomédicas Curso de Fisioterapia da Universidade de Mogi das Cruzes Linhas de Pesquisa: Aprimoramento de técnicas em Fisioterapia Respiratória par o Tratamento de Pacientes com Pneumopatias Crônicas.
02/1998-12/2001 Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Ciências Biomédicas Centro Interdisciplinar de Investigação Bioquímica CIIB Participação em Projeto: Reação do Citocromo c com Monossacarídeos. Estudo Cinético e Estrutural.
02/1998-12/2001 Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Ciências Biomédicas Centro Interdisciplinar de Investigação Bioquímica CIIB Linhas de Pesquisa : Estudos dos Substratos Formados com Interação entre Monossacarídeos e Citocromo c e sua Interação Biológica.
03/2001-11/2001 Outras Atividades Técnico-Científicas, Centro de Ciências Biomédicas, Curso de Fisioterapia da Universidade de Mogi das Cruzes. Atividades Realizadas : Membro Fundador e Vice-Presidente da Liga de Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Fisioterapia da Universidade de Mogi das Cruzes.
02/200-10/2001 Outras Atividades Técnico-Científicas, Centro de Ciências Biomédicas, Curso de Fisioterapia da Universidade de Mogi das Cruzes.Atividades Realizadas: Membro Fundador e Presidente da Liga de Fisioterapia Aplicada à Pneumologia e Cardiologia da Faculdade de Fisipterapia da Universidade de Mogi das Cruzes.
02/200-10/2001Estágios, Centro de Ciências Biomédicas, Hospital Luiza de Pinho Mello . Estágios: UTI e ambulatório.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antonio Adolfo Mattos de Castro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?