Raquel Aparecida Casarotto

Professora do Curso de Fisioterapia (desde 1993). Bacharel em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (1980), Mestre em Ciências Morfofuncionais pelo Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (1993). Doutora em Reabilitação pelo Departamento de Ortopedia da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (1999), Professora Associado (Livre Docente) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (desde 2011). Os tópicos de seu trabalho de pós-graduação foram focados em ergonomia e eletroterapia, sendo estas as suas principais áreas de pesquisa científica e atuação profissional. Coordena o Laboratório de Recursos Terapêuticos e Ergonomia (LARTE). É editora associada da revista Fisioterapia e Pesquisa e trabalha como revisora de periódicos da área e consultora Ad hoc de agências de fomento no Brasil. Ocupou o cargo de Chefe do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)no período de 2015 a 2017. Orientou 10 mestrados, 3 doutorados e 1 pós-doutorado e possui 4 doutorados em andamento. Possui 39 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Reabilitação

1996 - 1999

Universidade Federal de São Paulo
Título: Agentes Acoplantes em Fisioterapia:Perdas Acústicas e Térmicas
Orientador: Flavio Fallopa
Palavras-chave: Ultra-som; Fisioterapia; Gel; Vaselina; Óleo Mineral; Água. Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Mestrado em Ciências Morfofuncionais

1987 - 1993

Universidade de São Paulo
Título: Dados Antropométricos de Pré-Escolares do Município de São Paulo,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: Edson Aparecido Liberti
Palavras-chave: Antropometria; Ergonomia; Fisioterapia Preventiva.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Ergonomia / Especialidade: Adequação Dimensional. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Ergonomia / Especialidade: Saúde Escolar. Setores de atividade: Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.

Especialização em Ergonomia

1986 - 1986

Universidade de São Paulo
Título: Análise de Atividades de Telefonistas
Orientador: Dora Selma Fix Ventura

Graduação em Fisioterapia

1978 - 1980

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1986 - 1986

Extensão universitária em Especialização Em Ergonomia. (Carga horária: 360h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Eletroterapia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Termoterapia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fototerapia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Preventiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Ergonomia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

14ª Conferência Municipal de Saúde.Participação Como Delegada. 2007. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Eletrotermofototerapia. Parâmetros Dosimétricos na Aplicação do Ultra-som Terapêutico. 2007. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Análise postural e funcional de pacientes com osteoartrite de joelhos. 2007. (Congresso).

XVII Cpongresso Brasileiro de Fisioterapia. Parâmetros Dosimétricos na Aplicação do Ultra-som Terapêutico. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Bruno Augusto Lima Coelho

JOÃO, Silvia Maria Amado; Lucareli, P.R.G.; Freitas, DG;Casarotto, Raquel Aparecida. Efeito imediato da mobilização de tornozelo na amplitude de dorsiflexão em cadeia cinética fechada em mulheres com dor patelofemural. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Adriana Carvalho Gomes da Silva

João, Sílvia Maria Amado; Greve, J.M.D.; Brech, G.C.;Casarotto, Raquel Aparecida. Avaliação da função muscular em indivíduos com indicação de reconstrução combinada do ligamento cruzado anterior e ligamento anterolateral do joelho. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Flávia Rúpulo Berach

SCHMITT, ANA CAROLINA BASSO; Cockell, F.; Tavares, L.R.C.;Casarotto, Raquel Aparecida. Rede viva: a realidade da Rede de Atenção à Reabilitação na região do Butantã. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Alexandra Carolina Canonica

Greve, J.M.D.; Busse, A.L.; Luna, N.M.S.;Casarotto, Raquel Aparecida. Adaptação do tempo de frenagem de idosos e adultos em simulador de direção veicular com ou sem presença de distratores. 2018. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimental) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Leonardo Affonso Massabki Caffaro

Ferreira, Elizabeth Gonçalves Alves; Farcic, T.S;Casarotto, Raquel Aparecida. Influência da estimulação elétrica nervosa transcutânea no crescimento do carcinoma 4T1 em glândulas mamárias de camundongos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Adriana Carvalho Gomes da Silva

Greve, J.M.D.; Brech, G.C.;CASAROTTO, R.A.. . Avaliação isométrica dos músculos quadríceps femoral e ísquios tibiais no pré e pós-operatório das cirurgias combinadas de Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior e Ligamento Anterolateral do Joelho. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Fernanda Bacchi Ambrosano Giarreta

ZANETTI, M. R. D.;CASAROTTO, R.A.. Eletroestimulação transcutânea do tibial associada à eletroestimulação vaginal no tratamento da bexiga hiperativa: ensaio clínico cego randomizado. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Josielli Camacho

Casarotto, Raquel Aparecida; Politti, F.; MARQUES, Amelia Pasqual. Efetividade de Eletroacupuntura versus Acupuntura manual em pacientes com dor lombar crônica não específica: um ensaio clínico randomizado.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Tania Tonezzer

FERREIRA, E. A. G.; AMARAL, M. T. P.;Casarotto, Raquel Aparecida. Uso da Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) na redução dos sintomas de neuropatia periférica induzida por quimioterapia anti-neoplásica. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Munick Linhares Pierre

Ferreira, Elizabeth Gonçalves Alves; ZANETTI, M. R. D.;Casarotto, Raquel Aparecida. Comparação de protocolos de eletroestimulação do nervo tibial para tratamento da bexiga hiperativa: ensaio clínico randomizado cego. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Renan Lima Monteiro

JOÃO, Silvia Maria Amado; Freitas, DG;CASAROTTO, Raquel Aparecida. Há diferença na atividade do músculo glúteo médio em diferentes posições de quadril durante o exercício de inclinação da pelve. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Renan Lima Monteiro

JOÃO, Silvia Maria Amado; Freitas, DG;Casarotto, Raquel Aparecida. Há diferença na atividade do músculo glúteo médio em diferentes posições de quadril durante o exercício inclinação da pelve?. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Daniela Pereira Valentim

Padula, Rosimeire Simprimi; Costa, L.M.;Casarotto, Raquel Aparecida. Adaptação Transcultural para o Português Brasileiro e Teste de Propriedades de Medida dos Métodos observacionais Rapid Upper Limb Assessment (RULA) e Strain Index (SI). 2015. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Cidade de São Paulo.

Aluno: Paola Karynne Pinheiro Monteiro

Veiga, Daniela Francescato; Parizotto, Nivaldo Antonio;Casarotto, Raquel Aparecida. Terapia Laser de Baixa Intensidade no Período Pré-Operatório na Cicatrização em Pele de Ratos. 2014. Dissertação (Mestrado em Cirurgia Translacional) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ivye Leite dos Reis Pereira

Casarotto, Raquel AparecidaSACCO, Isabel de Camargo Neves; INOUE, L. C. Y.. Análise eletromiográfica de três exercíciosde core do Mat Pilates e suas implicações para dor lombar crônica inespecífica. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Aline Fernanda Perez Machado

Casarotto, Raquel Aparecida; Parizotto, Nivaldo Antonio; Pinfildi, Carlos Eduardo;LIEBANO, Richard Eloin. Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea de Alta e Baixa Intensidade nos Vasos Sanguíneos e nos Miofibroblastos de Ferida Excisional Aguda em Peles de Ratos. 2013. Dissertação (Mestrado em Cirurgia Plástica) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Carolina Mouco Viana Sanchez

Casarotto, Raquel Aparecida; Caromano, Fátima Aparecida; Aveiro, Mariana Chaves. Avaliação da zona de conforto musculoesquelética em ombro de professores durante a atividade de escrever na lousa. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: GISLENE GUIMARÃES GARCIA TOMAZINI

Casarotto, Raquel Aparecida; Caromano, Fátima Aparecida; Aveiro, Mariana Chaves. Queixas osteomusculares e trabalho em turno. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Larissa Mayumi Yokoyama

Casarotto, Raquel Aparecida; Ferrari, Raquel Agnelli, Mesquita; Ferreira, Elizabeth Gonçalves Alves. Comparação entre as frequências baixa e alta da estimulação elétrica nervosa transcutânea na prenhez da camundonga Swiss. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Romildo Torres da Silva

Casarotto, Raquel; MARCOS, R. L.; LEAL- JUNIOR, E. C. P.. Efeito do Laser de Baixa Potência (660nm) na Tendinite Induzida por Colagenase em Tendão Calcâneo de Ratos. 2013. Dissertação (Mestrado em Biofotônica aplicada às Ciências da Saúde) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Gianna Móes Albuquerque Pontes

Casarotto, Raquel; MARCOS, R. L.; Leal Junior, Ernesto Cesar Pinto. Efeito de diferentes doses, comprimentos de onda e intervalos de aplicação da laserterapia de baixa potência na atividade de citocromo c-oxidase em diferentes tipos de fibras musculares no músculo esquelético de ratos. 2013. Dissertação (Mestrado em Biofotônica aplicada às Ciências da Saúde) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Adriane Aver Vanin

Casarotto, Raquel; Leal Junior, Ernesto Cesar Pinto; Carvalho, P.T.C.. Laserterapia de baixa potência na fadiga muscular e recuperação muscular pós-exercício: Qual a dose ideal?. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Larissa Aline Santos

Casarotto, Raquel; Leal Junior, Ernesto Cesar Pinto; Carvalho, P.T.C.. Análise dos padrões dose-resposta de diferentes comprimentos de onda da laserterapia de baixa potência na fadiga muscular em ratos. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Roberta de Araújo Costa Folha

Casarotto, Raquel; HOCHMAN, B.; Renno, A.C.M.; PARIZOTTO, Nivaldo Antonio. Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea no reparo do tendão do calcâneo. 2013. Dissertação (Mestrado em Cirurgia Plástica) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Érika Patrícia Rampazo da Silva

Casarotto, Raquel; PARIZOTTO, Nivaldo Antonio; HOCHMAN, B.; COHEN, M.. Corrente elétrica de alta voltagem no reparo de lesão parcial do tendão calcâneo de ratos.. 2013. Dissertação (Mestrado em Cirurgia Plástica) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Maise Cala Figueiroa

CASAROTTO, Raquel Aparecida; Yamauchi, Liria Yuri; Fu, Carolina. Ventilação não invasiva pós extubação na prática clínica de um hospital terciário: um estudo de coorte. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rafael Paolo Rossi

CASAROTTO, Raquel Aparecida; Lopes Martins, R.A.L.;Lopes-Martins, Rodrigo Álvaro Brandão; Leal Junior, Ernesto Cesar Pinto. Avaliação do processo de reparo tecidual em tendão de Aquiles de ratos após indução de tendinopatia por colagenase: efeito do laser de baixa intensidade e de drogas anti-inflamatórias. 2011. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Graciela Junqueira de Abreu

Casarotto, Raquel Aparecida; Padula, Rosimeire Simprimi;CABRAL, C. M. N.. Efeitso do trabalho em turnos rotativos nas condições de saúde e aspectos psicossociais em trabalhadores de uma empresa de papel. 2011. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Cidade de São Paulo.

Aluno: Thiago Saikali Farcic

Casarotto, Raquel Aparecida; ESTEVES JÚNIOR, Ivaldo; Caromano, Fátima Aparecida. Efeitos de diferentes tempos de aplicação do ultrassom terapêutico no tratamento de tendão de ratos no processo de reparação tecidual. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Michele Akemi Nishioka

Ferreira, L.M.;Casarotto, Raquel Aparecida. Terapia a laser de baixa intensidade e diodo emissor de luz (LED) na viabilidade de retalho cutâneo randômico em ratos. 2010. Dissertação (Mestrado em Cirurgia Plástica) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Thomaz Nogueira Burke

Casarotto, Raquel Aparecida; MARQUES, Amelia Pasqual; Perracini, Mônica Rodrigues. Eficácia da fisioterapia sobre a postura, equilíbrio e risco de quedas em idosos: um ensaio clínico randomizado. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Partícia Ribeiro Bertoli

Casarotto, Raquel Aparecida; Carvalho, Celso Ricardo Fernandes de; Chiavegato, Luciana Dias. Efeito da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) no tratamento da dor e capacidade funcional do ombro de pacientes com doença renal crônica. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Patrícia Angélica de Oliveira Pezzan

JOÃO, Silvia Maria Amado; Manfio, Eliane Fátima;Casarotto, Raquel Aparecida. Avaliação postural da coluna lombar, dos membros inferiores, e análise da força reação do solo em adolescentes usuárias de calçados de salto alto. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lilian Aparecida Yoshimura Fernandes

Assis, Silvana Maria Blascovi de;Casarotto, Raquel A.; Caromano, Fátima Aparecida. Elaboração e análise de confiabilidade de escala de avaliação funcional do subir e descer escada para portadores de distrofia muscular de Duchenne (DMD). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Karen Rugger da Silveirai

CASAROTTO, Raquel Aparecida; FERREIRA, E. A. G.; MARQUES, Amelia Pasqual. Confiabilidade e validade da fotogrametria na avaliação das curvaturas da coluna nos planos frontal e sagital em portadores de escoliose idiopática do adolescente. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rodrigo Gontijo Cunha

CASAROTTO, Raquel Aparecida; Carvalho, R.A.; Zângaro A.R.. Avaliaçaõ do efeito da acupuntura com agulhs e de laseracupuntura em pacientes com doença arterial periférica. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade do Vale do Paraíba.

Aluno: Denise Helena de Castro Lacaze

CASAROTTO, Raquel Aparecida; MORAES, Marco Antonio Alves de; MUSSI, Gisele. Efeito de um programa de exercícios no desconforto postural dos segmentos corporais em operadores de telemarketing. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Felipe Lacerda da Silva

CASAROTTO, Raquel Aparecida; GUIRRO, Rinaldo Roberto de Jesus; ADAMOWSKI, Julio Cesar. Transmissão do ultra-som terapeutico através de produtos antiinflamatórios não-esteróides tópicos. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristina Maria Nunes Cabral

CASAROTTO, Raquel AparecidaMARQUES, Amélia Pasqual; SALVINI, Tânia de Fátima; GUIRRO, Rinaldo Roberto de Jesus; BOJADSEN, Thais Weber de Alencar. Recuperação Funcional da Síndrome Fêmuro-Patelar: Um estudo comparativo entre fortalecimento e alongamento muscular. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eliane Jeronimo Pires

CASAROTTO, Raquel Aparecida. Os Efeitos da Estimulação Elétrica com Corrente de Alta Voltagem nos Portadores de Úlcera de Hipertensão Venosa Crônica. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristiano Baldan

CASAROTTO, Raquel Aparecida; PARIZOTTO, Nivaldo Antonio;LIEBANO, Richard Eloin. Ação do laser vermelho de baixa intensidade na viabilidade de retalhos cutâneos randômicos de ratos. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marilia Christina Tenorio Rebolho

CASAROTTO, Raquel Aparecida; SNELWAR, Laerte Idal; VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Efeitos de educação postural nas mudanças de hábitos em escolares das 1ª e 4ª séries do ensino fundamental. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Arthur Rizzi Soares

CASAROTTO, Raquel Aparecida; SANTI, Francisco Pereira;ANARUMA, Carlos Alberto. Efeito Ergogênico da Administração do Hormônio de Crescimento sobre o Músculo Reto Femoral e ganho de Força Máxima de Ratos Submetidos a Treinamento de Resistência Adaptado ao Meio Líquido. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria Fernanda Bertini Mardegan

CASAROTTO, Raquel Aparecida; GUIRRO, Rinaldo Roberto de Jesus; CHAUD, Marcos Vinicius. Análise da Transmissividade dos Meios de Acoplamento Utilizados na Aplicação do Ultrassom Terapêutico. 2004. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Felipe Augusto dos Santos Mendes

CASAROTTO, Raquel Aparecida; PIEMONTE, Maria Elisa Pimentel. Correlações Entre os Efeitos de um Programa de Exercícios Cinesioterapêuticos para Idosos Sedentários Saudáveis: Enfoque no Equilíbrio. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Umeno Koeke

CASAROTTO, Raquel Aparecida; PARIZOTTO, Nivaldo Antonio; SILVA, Orivaldo Lopes da. Estudo Comparativo da Eficácia da Fonoforese, do Ultra-Som Terapêutico e da aplicação Tópica da Hidrocortisona no Tratamento do Tendão do Rato em Processo de Reparo Tecidual. 2004. Dissertação (Mestrado em Bioengenharia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rodrigo Paschoal Prado

CASAROTTO, Raquel Aparecida. Laser Diodo na Viabilidade do Retalho Cutâneo Randômico Isquêmico em Ratos. 2004. Dissertação (Mestrado em Cirurgia Plástica) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ivaldo Esteves Junior

CASAROTTO, Raquel Aparecida. CGRP por Iontoforese na Viabilidade de Retalho Cutâneo Randômico em Ratos. 2003. Dissertação (Mestrado em Cirurgia Plástica) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Márcia Aparecida Vabhois Zechin

CASAROTTO, Raquel Aparecida; SANTI, Francisco Pereira;ANARUMA, Carlos Alberto. Estudo Experimental do Efeito do Ultra-Som Modo Contínuo Sobre o Processo de Regeneração do Tecido Muscular Esquelético em Ratos Wistar. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Carla Oda

CASAROTTO, Raquel Aparecida; VASCONCELOS, Esdras Guerreiro; RODRIGUES, Avelino Luiz. Avaliação Postural e dos Níveis de Stress e Ansiedade em Indivíduos com Queixa de Dor em Região de Cervical e Ombros. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Railda Shelsea Tavera Rocha do Nascimento

CASAROTTO, Raquel AparecidaANARUMA, Carlos Alberto; BUCALON, Antonio Carlos. Estudo Experimental dos Efeitos do Ultra-Som Terapêutico, Onda Pulsada, Sobre o Processo de Regeneração do Músculo Esquelético e Tecido Conjuntivo em Ratos Wistar. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Felipe Auricchio

CASAROTTO, Raquel Aparecida; SANTI, Francisco Pereira;ANARUMA, Carlos Alberto. Estudo dos Músculos Peitoral e Bíceps Braquial de Ratos Submetidos à Administração de esteróide Anabolizante e ao Exercício Isométrico. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Wellington de Sousa Assis

CASAROTTO, Raquel Aparecida; SANTI, Francisco Pereira;ANARUMA, Carlos Alberto. Efeitos da Natação Associado ao Uso de Dois Esteróides Anabolizantes (Estanazolol e Decanoato de Nandrolona) Sobre as Fibras Musculares Oxidativas e Glicolíticas do Músculo Gastrocnêmio de ratos.. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Álvaro Luis Pessoas de Farias

CASAROTTO, Raquel AparecidaANARUMA, Carlos Alberto; SANTI, Francisco Pereira. Estudo Morfométrico das Fibras do Tipo I e Tipo II do Músculo Bìceps Braquial de Ratos Submetidos ao Exercício de Natação Aliado ao Uso de Dois Esteróides Anabolizantes (Estanozolol e Decanoato de Nandrolona). 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Cássio Marinho Siqueira

Casarotto, Raquel Aparecida; Greve, J.M.D.; TANAKA, C.. Influência do equilíbrio no teste do terceiro dedo ao solo.. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Fernando Russo Costa do Bomfim

Casarotto, Raquel Aparecida; Plaper, Helio; Miranda Jr. Fausto; Manzano, J.P.; Esquisato, M.A.M.. Expressão gênica em células osteoblásticas humanas após irradiação de laser de baixa intensidade. 2018. Tese (Doutorado em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Fernando Russo Costa do Bomfim

Casarotto, Raquel Aparecida; Plaper, Helio; Miranda Jr. Fausto; Esquisato, M.A.M.; Manzano, J.P.. Expressão gênica em células osteoblásticas humanas após irradiação de laser de baixa intensidade. 2018. Tese (Doutorado em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Denise Harari

Caromano, Fátima Aparecida; MUSSI, Gisele;MENDES, L. F.; João, Sílvia Maria Amado;Casarotto, Raquel Aparecida. Intervenção multifacetada pode reduzir e prevenir distúrbios osteomusculares e suas consequências em trabalhadores de uma empresa de médio porte. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Gianna Móes Albuquerque Pontes

Pontes, G.M.A.; Frigo, L.; MARCOS, R. L.;CASAROTTO, R.A.; LEAL- JUNIOR, E. C. P.. Terapia de fotobiomodulação em modelo experimental de distrofia muscular de Duchenne : uma nova alternativa terapêutica. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Cinthia Santos Miotto de Amorim

JOÃO, S. M. A.; Politti, F.;CASAROTTO, R.A.; VIEIRA, G. F.; Marques AP. Efeito de 3 intervenções de fisioterapia comparadas a tratamento odontológico em indivíduos com bruxismo: um ensaio Clínico randomizado. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Aloma da SIlva Alvares Feitosa

Borba, E.F.; Teixeira, M.J.; Furtado, R.N.V.; Heymann, R.E.; Casarotto, R.A.;Casarotto, Raquel Aparecida. Processamento da dor em individuos com lombalgia cronica comum com e sem afastamento do trabalho: um estudo de ressonancia magnetica funcional.. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Lais Mara Siqueira das Neves

Guirro, E.C.O.; Farina JA Jr; Fonseca, Marisa Cassia Registro; Parizotto, Nivaldo Antonio;Casarotto, Raquel Aparecida. Recursos Físicos na Viabilidade do Retalho Musculocutâneo Transverso do Músculo Reto do Abdome de ratos Submetidos à Ação da Nicotina.. 2016. Tese (Doutorado em Reabilitação e Desempenho Funcional) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Aluno: Thiago Saikali Farcic

Casarotto, Raquel Aparecida; Baldan, Cristiano Schiavinato; MASSON, Igor Bordello; Esteves Junior, Ivaldo; Caromano, Fátima Aparecida. Efeito da aplicação do ultrassom terapêutico durante 4 e 5 minutos por área do transdutor no processo de reparação de tendão de ratos. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Mauricio Oliveira Magalhães

MARQUES, Amelia Pasqual;Casarotto, Raquel Aparecida; Ferreira, Elizabeth Gonçalves Alves; FRANCA, F. J. R.; Freitas, DG. Efeito da terapia cognitivo comportamental e exercícios versus programa de exercícios supervisionados em pacientes com dor lombar crônica não específica: estudo controlado aleatorizado.. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Cintia Domingues de Freitas

Greve, J.M.D.; Marques, A. P.; Viana, D.L.; Brech, G.C.;Casarotto, Raquel Aparecida. Comparação das técnicas reeducação postural global, pilates solo e exerc´cicios com a bola suiça em ralação aos efeitos sobre a força e resistência muscular do tronco, flexibilidade da cadeia muscular posterior e mobilidade da coluna: ensaio clínico randomizado controlado. 2016. Tese (Doutorado em Fisiopatologia Experimental) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Adriana da Costa Gonçalves

Guirro, E.C.O.; Frade, M.A.C.; Fonseca, M.C.R.; Parizotto, Nivaldo Antonio;Casarotto, Raquel Aparecida. Efeito de recursos terapêuticos na estrutura e função da pele queimada. 2015. Tese (Doutorado em Reabilitação e Desempenho Funcional) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Aluno: Sarah Rubia Ferreira de Meneses

MARQUES, Amélia PasqualCasarotto, Raquel AparecidaLIEBANO, Richard Eloin; Berssaneti, Ana Assumpção. Efeito da laserterapia de baixa intensidade (904 nm) e do alongamento estático em pacientes com osteoartrite de joelho: ensaio controlado randomizado simples cego. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Fuad Ahmad Hazime

João, Sílvia Maria Amado; Andrade, D.C.A.; Freitas, DG;Casarotto, Raquel Aparecida; HASUE, R. H.. Eficácia analgésica da estimulação elétrica cerebral e periférica na dor lombar crônica não específica: Ensaio clínico aleatorizado, duplo-cego, fatoria. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Lúcia Castro Lemos

Casarotto, Raquel Aparecida; FISCHER, F. M.; ROTENBERG, L.; PEREIRA, E. F.; MORENO, C. R. C.. Intervenção fisioterapêutica para redução de dores musculoesqueléticas e melhoria da qualidade do sono em motoristas de caminhão que trabalham em turnos irregulares. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristiano Schiavinato Baldan

Casarotto, Raquel Aparecida; Belasco Junior, Domingos; Esteves Junior, Ivaldo; MASSON, Igor Bordello; João, Silvia M.A.. Influência do tempo de irradiação da terapia por ultrassom sobre o tecido conjuntivo no processo de reparação muscular de ratos. 2013. Tese (Doutorado em Fisiopatologia Experimental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Diego Galace de Freitas

Fucs, P.M.M.B.;Casarotto, Raquel Aparecida. Campo eletromagnético pulsado e exercícios no tratamento da síndrome do impacto do ombro: ensaio clínico aleatório, placebo-controlado. 2013. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Itamar Santos

Casarotto, Raquel Aparecida; Plaper, Helio; ESTEVES JÚNIOR, Ivaldo; de Godoy Peres, Flavio Francisco; Gaspar, Ricardo José. Participação em banca de Itamar Santos. Atuação dos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e da radiação ultravioleta tipo B sobre a degeneração do colágeno dérmico. 2012. Tese (Doutorado em Gastroenterologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Thiago Yukio Fukuda

Plaper, Helio; PARIZOTTO, Nivaldo Antonio;LIEBANO, Richard EloinCASAROTTO, Raquel Aparecida; Koh, Ivan Hong Jun. Modulação dos processos imunológicos in vivo sob a ação do laser de baixa potência fatores pró e antiinflamatórios. 2011. Tese (Doutorado em Cirurgia e Experimentação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ivaldo Esteves Junior

Plaper, Helio;CASAROTTO, Raquel AparecidaLIEBANO, Richard Eloin; Teodorov, Elizabeth; Bonsi, AB. Expressão da Ciclo-oxigenase II (COX2) e do Fator de Necrose Tumoral (TNF-a) na Viabilidade de Retalho Cutâneo Randômico em Ratos Após a Irradiação de Laser de Baixa Intensidade. 2011. Tese (Doutorado em Cirurgia e Experimentação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Patricia Pereira Alfredo

Casarotto, Raquel AparecidaLIEBANO, Richard EloinMARQUES, Amélia Pasqual; Carvalho, P.T.C.; Natour, J.. Eficácia da laserterapia de baixa intensidade associada a exercícios em pacientes com osteoatrose de joelho: estudo randomizado e duplo-cego. 2011. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Valéria Regina Gonzalez Sella

Plaper, Helio; Plaper, Pérola Grinberg; Nery, Caio Augusto de Souza; Fernandes, Helio Jorge Alvachian;Casarotto, Raquel Aparecida. \estudo "in vivo" e "in vitro" do efeito do laser de baixa intensidade na reparação óssea de um modelo de fratura em fêmur de ratos. 2011. Tese (Doutorado em Cirurgia e Experimentação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: SURAYA GOMES NOVAIS SHIMANO

Oliveira, Anamaria Siriani de; Fonseca, Marisa Cassia Registro; Elui, Valéria Meireles Carril; Walsh, Isabel Aparecida Porcatti de;Casarotto, Raquel Aparecida. Estudo ergonômico de pilotos do esquadrão de demostração aérea brasileiro. 2010. Tese (Doutorado em Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rogério Moreira de Almeida

Casarotto, Raquel AparecidaMARQUES, Amélia Pasqual; Kokubun, Eduardo; Gobatto, Cláudio Alexandre; Gobbi, Sebastião. Comparação entre três tratamentos de fisioterapia em indivíduos com lombalgia. 2010. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Carlos Eduardo Pinfildi

CASAROTTO, Raquel Aparecida; Ferreira, L.M.; GUIRRO, Rinaldo Roberto de Jesus; Gonçalves, A.J.; Veiga, D. F.. Laser de baixa intensidade na viabilidade do retalho musculofasciocutâneo transverso do músculo reto do abdome em ratos. 2008. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Paulo Umemo Koeke

CASAROTTO, Raquel Aparecida; PARIZOTTO, Nivaldo Antonio; Louzada, M.J.Q.; Rosa, S.M.M.G.; Renno, A.C.M.. Efeito da fotobiomodulação laser de baixa intensidade na placa de crescimento. 2008. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Richard Eloin Liebano

CASAROTTO, Raquel Aparecida. Freqüência do Pulso da Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea na Viabilidade do Retalho Cutâneo Randômico Isquêmico em Ratos. 2004. Tese (Doutorado em Cirurgia Plástica) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Iracimara de Anchieta Messias

CASAROTTO, Raquel Aparecida; OKUNO, Emico; YOSHIMURA, Elizabeth Mateus; PARIZOTTO, Nivaldo Antonio; COLACIOPPO, Sergio. Exposição Ocupacional às Radiações Eletro-Magnéticas Não-Ionizantes de Fisioterapeutas que Operam Equipamentos de Diatermia de Ondas Curtas em Presidente Prudente. 2003. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luiz Carlos de Abreu

CASAROTTO, Raquel Aparecida; COLOMBARI, Eduardo; VANDERLEI, Luiz Carlos Marques; NASSIF, Miguel; SALDIVA, Paulo Hilario Nascimento. Impacto da Fisioterapia Nonatal em Recém-Nascidos Pré-Termo com Impacto da Fisioterapia Neonatal em Recém-Nascidos Pré-Termo com Doença Pulmonar das Membranas Hialinas em Ventilação Mecânica e Pós-Reposição de Surfactante Exógeno. 2003. Tese (Doutorado em Reabilitação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Viviane Balisardo Minamoto

CASAROTTO, Raquel Aparecida. Características Morfológicas do Músculo Tibialis Anterior do Rato Após Traumas Periódicos. 2000. Tese (Doutorado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Luiz Armando Vidal Ramos

Casarotto, Raquel Aparecida; FRANCA, F. J. R.; MATSUTAMI, L. A.. Prevalência de dor lombar em idosos da cidade de Macapá-Amapá. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Luiz Armando Vidal Ramos

FRANCA, F. J. R.; MATSUTAMI, L. A.;CASAROTTO, Raquel Aparecida. Prevalência de dor lombar em idosos da cidade de Macapá-Amapá. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Sarah Rubia Ferreira deMmeneses

LIEBANO, Richard Eloin; João, Sílvia Maria Amado;Casarotto, Raquel Aparecida. Efeito do laser e exercícios de alongamento em pacientes com osteoartrose. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Fuad Ahmad Hazime

Casarotto, Raquel Aparecida; HASUE, R. H.; BAPTISTA, A. F.. Tratamento da dor lombar crônica não específica com estimulação elétrica cerebral e periférica: ensaio clínico aleatorizado, duplo-cego, fatorial. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Cíntia Domingos de freitas

Casarotto, Raquel Aparecida; Viana, D.L.; MASSON, Igor Bordello. Estudo Comparativodas Técnicas de Reeducação Postural Global, Pilates e Exercícios Dinãmicos Segmentados em relação aos Efeitos sobre a Força, Resistência Muscular do Tronco e à Flexibilidade da Cadeia Posterior. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Fisiopatologia Experimental) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Ana Paula Fernandes De Angelis Rubira

Casarotto, Raquel AparecidaJOÃO, Silvia Maria Amado; Berssaneti, Ana Assumpção. Efeito do Ultrassom e Laser na Dor, Funcionalidade, Risco Cardíaco e Alterações Hormaonais na Lombalgia Crônica. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Patricia Pereira Alfredo

LIEBANO, Richard Eloin; Carvalho, Celso Ricardo Fernandes de;Casarotto, Raquel Aparecida. Efeitos do laser de baixa intensidade associado a exercícios em pacientes com osteoartrose de joelho:Ensáo clínico randomizado. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Fitopatologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mitsue Isosaki

SNELWAR, Laerte Idal; FERREIRA JUNIOR, M.;CASAROTTO, Raquel Aparecida. Intervenção nas situações de trabalho em um serviço de nutrição hospitalar de São Paulo e repercussões nos sintomas músculoesqueléticos. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências (Fisiopatologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Márcia Regina Teles

Casarotto, Raquel Aparecida; Lewis, D.R.. A percepção das condições de saúde e trabalho do fonoaudiólogo que atua na área de audiologia ocupacional. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Betânia Morais Cavalcanti Rocha

Casarotto, Raquel Aparecida; CESAR, C. L. G.; Luiz, O.C.. Comportamento Sedentário na cidade de São Paulo: prevalência e fatores associados. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Nathalie Ferrari Bechara Andere

Brech, G.C.; Pompeu, J.E.;CASAROTTO, R.A.. Fatores Clínicos e Biomecânicos Associados com a Tendinopatia de Calcâneo em Corredores. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Fisiopatologia Experimental) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Josielli Comachio

Politti, F.; João, Sílvia Maria Amado;Casarotto, Raquel Aparecida. Eficácia da Eletroacupuntura versus Acupuntura em pacientes com dor lombar crônica: ensaio clinico randomizado. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Gabriela Borin

Viana, D.L.;Casarotto, Raquel Aparecida; Garbelotti, S.A.. relação dos testes funcionais do tornozelo e pé e o controle postural com afadiga da musculatura inversora e eversora. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Fisiopatologia Experimental) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Virgínia Helena Quadrado

Caromano, Fátima Aparecida; Oliveira, J.A.;Casarotto, Raquel Aparecida. Aprendizagem motora em tarefa virtual na distrofia muscular. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Thais Massetti

Pompeu, J.E.; PIEMONTE, Maria Elisa Pimentel;Casarotto, Raquel Aparecida. Aprendizagem motora em tarefa virtual na paralisia cerebral. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Denise Cardoso Ribeiro

Pompeu, J.E.; PIEMONTE, Maria Elisa Pimentel;Casarotto, Raquel Aparecida. Tempo de movimento em função do nível de dificuldade na Distrofia Muscular de Duchenne. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Ivye Leite dos Reis Pereira

Casarotto, Raquel Aparecida; João, Sílvia Maria Amado; PICON, A. P.. Estudo comparativo do comportamento dos estabilizadores lombo-pélvicos durante exercícios do core no Pilates e na Fisioterapia Convencional. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Cinthia Santos Miotto de Amorim

Casarotto, Raquel AparecidaJOÃO, Silvia Maria Amado; Crivello Junior, Oswaldo. Efeito de duas intervenções de fisioterapia comparadas a tratamento odontológic em indivíduos com bruxismo: um enssaio clínico randomizado.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Sarah Rubia Ferreira de Meneses

Casarotto, Raquel AparecidaLIEBANO, Richard Eloin; FERREIRA, E. A. G.. Efeito do Laser e Exercícios de Alongamento em Pacientes com Osteoartrite de Joelho. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

CASAROTTO, Raquel Aparecida. Provimento de Cargo de Professor Auxiliar para as Disciplinas: Prevenção de Disfunção Músculo-Esquelética e Estágio Supervisionado II. 1999. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Pastre, C.M.;Casarotto, Raquel Aparecida; Pereira, D.A.G.; Resende, M.A.; Gomes, G.C.. Provimento de Cargo de Professor Doutor no Curso de Fisioterapia da UFMGI. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

Casarotto, Raquel Aparecida; Araújo, R.C.; Santos, R.S.. Provimento de Cargo de Professor Auxiliar Nível I Curso de Fisioterapia Universidade de Taubaté. 2015. Universidade de Taubaté.

CASAROTTO, Raquel Aparecida. Provimento de Cargo de Professor Doutor no Curso de Terapia Ocupacional na Disciplina: Terapia Ocupacional e Deficiência: Atividades e Recursos Terapêuticos no Cotidiano.. 2003. Universidade de São Paulo.

CASAROTTO, Raquel Aparecida. Provimento de Cargo de Professor Doutor no Curso de Terapia Ocupacional na disciplina: Terapia Ocupacional e Saúde Mental. 2003. Universidade de São Paulo.

CASAROTTO, Raquel Aparecida. Provimento de Cargo de Professor Doutor no Curso deTerapia Ocupacional na Disciplina: terapia Ocupacional, Saúde e Trabalho. 2003. Universidade de São Paulo.

CASAROTTO, Raquel Aparecida. Provimento de Cargo de Professor Doutor No Curso de Fisioterapia na Disciplina: Métodos de Avaliação Clínica e Funcional. 2003. Universidade de São Paulo.

CASAROTTO, Raquel Aparecida. Provimento de Cargo de Professor Doutor no Curso de Fisioterapia na Disciplina: Fisioterapia Clínica II. 2003. Universidade de São Paulo.

CASAROTTO, Raquel Aparecida. Provimento de um Cargo de Especialista em Laboratório no Curso de Terapia Ocupacional. 2001. Universidade de São Paulo.

CASAROTTO, Raquel Aparecida. Concurso Público para provomento de Cargo de Professor Assistente no Depaertamento de Fisioterapia da UFJF. 1999. Universidade Federal de Juiz de Fora.

CASAROTTO, Raquel Aparecida. Provimento de Cargo de Professor Auxiliar nas Disciplinas Fisioterapia Reumatológica e Geriátrica. 1999. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Casarotto, Raquel; Bevilaqua-Grossi, D.; SPADARI, R. C.; BUZALAF, M. A. R.; NAKAGAWA, N. K.; DALMEIDA, V.. Membro Titular da Banca Examinadora para obtenção de Título de Livre-Docente da Professora Doutora Ana Cláudia Muniz Rennó. 2013. Universidade Federal de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Claudio Antonio Ferraz de Carvalho

CARVALHO, C. A. F.; LIBERTI, E. A.. Dados antropométricos de pré-escolares do Município de São Paulo. 1993 - Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

SERGIO LUIZ DOMINGUES CRAVO

CRAVO, S. L.. Agentes acoplantes em fisioterapia: perdas acústicas e térmicas. 1999. Tese (Doutorado em Reabilitação) - Universidade Federal de São Paulo.

FLAVIO FALOPPA

FALOPPA, F.. AGENTES ACOPLANTES EM FISIOTERAPIA; PERDAS ACUSTICAS E TÉRMICAS. 1999. Tese (Doutorado em Ortopedia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO/ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA.

Amélia Pasqual Marques

MARQUES, A. P.. Agentes acoplantes em fisioterapia: perdas acústicas e térmicas. 1999. Tese (Doutorado em Reabilitação) - Universidade Federal de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ana Maria Braga de Oliveira

?TENDÊNCIAS NA INCIDÊNCIA E MORTALIDADE DOS ACIDENTES DE TRABALHO NO BRASIL; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP; (Orientador);

Mallison da Silva Vasconcelos

Desenvolvimento e Validação de um Instrumento para Avaliação do Gotejamento Pós-Miccional Masculino; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP; (Orientador);

GISLENE GUIMARÃES GARCIA TOMAZINI

Efeitos do uso de palmilhas ortopédicas e tapetes anti fadiga nas queixas músculo esqueléticas e no estresse em trabalhadores que realizam atividade laboral na postura em pé; Início: 2014; Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP; (Orientador);

Leonardo Affonso Massabki Caffaro

INFLUÊNCIA DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA NO CRESCIMENTO DO CARCINOMA 4T1 EM GLÂNDULA MAMÁRIA DE CAMUNDONGOS; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Tania Tonezzer

Uso da Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) na redução dos sintomas de neuropatia periférica induzida por quimioterapia anti-neoplásica; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP,; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Larissa Mayumi Yokoyama

Comparação entre as frequências baixa e alta da estimulação elétrica nervosa transcutânea na prenhez da camundonga Swiss; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP,; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Carolina Mouco Viana Sanchez

Avaliação da zona de conforto musculoesquelética em ombro de professores durante a atividade de escrever na lousa; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP,; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

GISLENE GUIMARÃES GARCIA TOMAZINI

Queixas osteomusculares e trabalho em turno; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Kiria Maria de Carvalho Trindade

Fisioterapia em uma Unidade Básica de Saúde: Estudo da Demanda Espontânea; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Denise Harari

Fatores que influenciam a prevalência de queixas osteomusculares em trabalhadores de diferentes setores de uma indústria; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Thiago Saikali Farcic

Efeitos de diferentes tempos de aplicação do ultrassom terapêutico no tratamento de tendão de ratos no processo de reparação tecidual; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Bernardo Luiz Ferreira Fernandes

Efeito do iltrassom contínuo sobre o processo de regeneração do tecido conjuntivo muscular de ratos; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Rodrigo Leal de Paiva Carvalho

O uso do laser diodo de 830nm em cicatrizes pós-cirúrgicas de hérnia-inguinal : Um estudo clínico; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Marcela Dalla Costa Cressoni

Influência do laser AsGaAl sobre a cartilagem epifisária de ratos; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Patricia Pereira Alfredo

ESTUDO EXPERIMENTAL DOS EFEITOS DA SONOFORESE COM ARNICA MONTANA SOBRE O PROCESSO INFLAMATÓRIO AGUDO DE MÚSCULO ESQUELÉTICO DE RATOS WISTAR; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

SUSI MARY DE SOUZA FERNANDES

EFEITOS DA ORIENTAÇÃO POSTURAL NA UTILIZAÇÃO DE MOCHILAS ESCOLARES EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Felipe Lacerda da Silva

AVALIAÇÃO DA TRANSMISSÃO DO ULTRA-SOM TERAPÊUTICO ATRAVÉS DOS PRINCIPAIS ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO HORMONAIS TÓPICOS UTILIZADOS EM SONOFORESE; 2006; 32 f; Dissertação (Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Denise Helena de Castro Lacaze

EFEITO DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS NO DESCONFORTO POSTURAL DOS SEGMENTOS CORPORAIS EM OPERADORES DE TELEMARKETING; 2006; 117 f; Dissertação (Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Cristiano Baldan

Laser de baixa potência (670 nm) na viabilidade de retalho cutâneo randômico em ratos; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Marilia Christina Tenorio Rebolho

Os Efeitos da Educação Postural nas mudanças de Hábitos em Escolares da 1a à 4a séries do Ensino Fundamental; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Márcia Berlanga Equi

Investigação de sobrecarga musculoesquelética em auxiliares de cozinha utilizando o método RULA e o mapa de desconforto postural; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Juerila Moreira Barreto

Efeito da dança circular comparada aos exercícios de estabilização segmentar lombar na lombalgia crônica inespecífica: ensaio clínico controlado aleatório; 2019; Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Carina Carvalho Correia Coutinho

Efeito da associação do alongamento do tronco aos exercícios de estabilização segmentar na lombalgia crônica inespecífica: um ensaio clínico randomizado; 2019; Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP,; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Denise Harari

Intervenção multifacetada pode reduzir e prevenir distúrbios osteomusculares e suas consequ~encias em trabalhadores de uma empresa de médio porte; ; 2017; Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Thiago Saikali Farcic

Efeito da aplicação do ultrassom terap~eutico durante 4 e 5 minutos por área do transdutor no processo de reparação tecidual de tendão de ratos; ; 2016; Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP,; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Cristiano Schiavinato Baldan

Influência do tempo de irradiação da terapia por ultrassom sobre o percentual de colágeno total e organização do colágeno no processo de reparação muscular de ratos; 2013; Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Patricia Pereira Alfredo

2017; Faculdade de Medicina da USP,; Raquel Aparecida Casarotto;

Mônica de Faria Oliveira

PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CLÍNICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO SETOR DE FISIOTERAPIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Lucas Martins Guzzo Tonicelli

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde; 2012; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade de São Paulo, National Institutes of Health; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Fernanda Georges

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde; 2012; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade de São Paulo, National Institutes of Health; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Edson Barbosa de Souza

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde; 2012; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade de São Paulo, National Institutes of Health; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Samantha de Oliveira Pereira dos Santos

Prevenção de Doenças Ocupacionais através de Orientação Postural e Grupos Terapêuticos em Funcionários dos Restaurantes da Coseas -USP; 2012; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Juliana Leme Gomes

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde; 2012; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade de São Paulo, National Institutes of Health; Orientador: Raquel Aparecida Casarotto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edson Aparecido Liberti

Dados Antropometricos de Pre-Escolares do Municipio de Sao Paulo; 1993; Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Edson Aparecido Liberti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • HARARI, DENISE ; Casarotto, Raquel Aparecida . Effectiveness of a multifaceted intervention to manage musculoskeletal disorders in workers of a medium-sized company. International Journal of Occupational Safety and Ergonomics , v. 30, p. 1-30, 2019.

  • FARCIC, THIAGO SAIKALI ; Baldan, Cristiano Schiavinato ; MACHADO, ALINE FERNANDA PEREZ ; CAFFARO, LEONARDO AFFONSO MASSABKI ; MASSON, IGOR FAGIOLI BORDELLO ; Casarotto, Raquel Aparecida . Collagen Fibers in the Healing Process of Rat Achilles Tendon Rupture Using Different Times of Ultrasound Therapy. Advances in Wound Care , v. 7, p. 114-120, 2018.

  • ALFREDO, PATRÍCIA PEREIRA ; BJORDAL, JAN MAGNUS ; JUNIOR, WASHINGTON STEAGALL ; LOPES-MARTINS, RODRIGO ÁLVARO BRANDÃO ; STAUSHOLM, MARTIN B ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; MARQUES, A. P. ; JOENSEN, JON . Long-term results of a randomized, controlled, double-blind study of low-level laser therapy before exercises in knee osteoarthritis: laser and exercises in knee osteoarthritis. CLINICAL REHABILITATION , v. 32, p. 173-178, 2018.

  • SANTOS ROCHA, JE'SSICA ; APARECIDA CASAROTTO, RAQUEL ; BASSO SCHMITT, ANA CAROLINA . Sau-de e trabalho de residentes multiprofissionais. REVISTA CIENCIAS DE LA SALUD , v. 16, p. 462, 2018.

  • LONGO, ISADORA ALTERO ; NUNES, ARIANE DIANE MORAIS ; ROCHA, CLAYTON HENRIQUE ; BRANCO, FABIANA MARA ; MOREIRA, RENATA RODRIGUES ; NEVES-LOBO, IVONE FERREIRA ; Casarotto, Raquel Aparecida ; SAMELLI, ALESSANDRA GIANNELLA . Effects of a vestibular rehabilitation program on workers in the working environment: a pilot study. REVISTA CEFAC (ONLINE) , v. 20, p. 304-312, 2018.

  • TONEZZER, TANIA ; CAFFARO, LEONARDO AFFONSO MASSABKI ; MENON, KATIUSCIA ROSETTE SCASNI ; BRANDINI DA SILVA, FABÍOLA CRISTINA ; MORAN DE BRITO, CHRISTINA MAY ; SARRI, ALMIR JOSÉ ; Casarotto, Raquel Aparecida . Effects of transcutaneous electrical nerve stimulation on chemotherapy-induced peripheral neuropathy symptoms (CIPN): a preliminary case-control study. Journal of Physical Therapy Science , v. 29, p. 685-692, 2017.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; ANDRADE, C. R. F. ; LANCMAN, S. ; TANAKA, C. ; OLIVER, F. C. . Physical Therapy, Speech Therapy and Occupational Therapy: past, present and future. REVISTA DE MEDICINA (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 95, p. 29-34, 2016.

  • Oliveira, RL ; Fontenele, DCR ; Nunes, JMO ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; JOÃO, S. M. A. ; Fuad Ahmad Hazime . Efeito hipoalgésico imediato da acupuntura, corrente interferencial e estimulação elétrica nervosa transcutânea na dor crônica experimental,. Neurociências (Rio de Janeiro) , v. 11, p. 5-15, 2015.

  • BALDAN, C. ; MASSON, I. B. ; ESTEVES JUNIOR, Ivaldo ; SCHIAVINATO, A. M. ; MACHADO, A. F. P. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; LIEBANO, Richard Eloin . Inhibitory effects of low-level laser therapy on skin flap survival in a rat model. Canadian Journal of Plastic Surgery , v. 23, p. 35, 2015.

  • SANCHEZ, CAROLINA MOUCO VIANA ; Casarotto, Raquel Aparecida . Há uma zona de conforto ideal para escrever na lousa que previna a dor em ombro de professores?. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo , v. 25, p. 299, 2014.

  • Yokohama, L.M. ; PIRES, L. A. ; Ferreira, Elizabeth Gonçalves Alves ; Casarotto, Raquel Aparecida . Low- and high-frequency transcutaneous electrical nerve stimulation have no deleterious or teratogenic effects on pregnant mice. Physiotherapy , p. 214-218, 2014.

  • TRINDADE, KIRIA MARIA DE CARVALHO ; SCHMITT, ANA CAROLINA BASSO ; Casarotto, Raquel Aparecida . Queixas musculoesqueléticas em uma Unidade Básica de Saúde: implicações para o planejamento das ações em saúde e fisioterapia. Fisioterapia e Pesquisa , v. 20, p. 228-234, 2013.

  • FARCIC, THIAGO S. ; BALDAN, CRISTIANO S. ; CATTAPAN, CARLA G. ; PARIZOTTO, NIVALDO A. ; JOAO, SILVIA M. A. ; Casarotto, Raquel A. . Treatment time of ultrasound therapy interferes with the organization of collagen fibers in rat tendons. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso) , v. 17, p. 263-271, 2013.

  • Baldan, Cristiano Schiavinato ; MARQUES, Amélia Pasqual ; SCHIAVINATO, Alessandra Maria ; Casarotto, Raquel Aparecida . The effects of different doses of 670 nm diode laser on skin flap survival in rats. Acta Cirúrgica Brasileira (Online) , v. 27, p. 155-161, 2012.

  • Alfredo, P. P. ; Bjordal, J. M. ; Dreyer, S. H. ; Meneses, S. R. F. ; Zaguetti, G. ; OVANESSIAN, V. ; Fukuda, T. Y. ; Junior, W. S. ; Martins, R. A. B. L. ; Casarotto, R. A. ; Marques, A. P. . Efficacy of low level laser therapy associated with exercises in knee osteoarthritis: a randomized double-blind study. Clinical Rehabilitation , v. 26, p. 523-533, 2012.

  • Fukuda, Vanessa Ovanessian ; Fukuda, T.Y. ; Guimarães, M. ; Lima, Bianca Del Cor de ; Lopes-Martins, Rodrigo Álvaro Brandão ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; ALFREDO, Patricia Pereira ; Bjordal, J.M. ; Fucs, P.M.M.B. . Eficácia a curto prazo do Laser de baixa intensidade em pacientes comosteoartrite do joelho: Ensaio Clínico Aleatório, Placebo-Controlado e Duplo-Cego. Revista Brasileira de Ortopedia (Impresso) , v. 46, p. 526-533, 2011.

  • REBOLHO, Marilia Christina Tenorio ; ROCHA, Lys Esther ; Teixeira, Liliane Reis ; Casarotto, Raquel Aparecida . Prevalência de dor músculo esquelética e percepção de hábitos posturais entre estudantes do ensino fundamental. Revista de Medicina (USP) , v. 90, p. 66-75, 2011.

  • CARVALHO, Rodrigo Leal de Paiva ; Alcântara, Paulo Sérgio ; Kamamoto, Fábio ; Cressoni, Marcela Dalla Costa ; Casarotto, Raquel Aparecida . Effects of Low-Level Laser Therapy on Pain and Scar Formation After Inguinal Herniation Surgery: A Randomized Controlled Single-Blind Study. Photomedicine and Laser Surgery , v. 28, p. 417-422, 2010.

  • Cressoni, Marcela Dalla Costa ; Giusti, Helena Hanna Khalil Dib ; Pião, Antonio Carlos ; de Paiva Carvalho, Rodrigo Leal ; ANARUMA, Carlos Alberto ; Casarotto, Raquel Aparecida . Effect of GaAlAs Laser Irradiation on the Epiphyseal Cartilage of Rats. Photomedicine and Laser Surgery , v. 28, p. 527-532, 2010.

  • LACAZE, Denise Helena de Castro ; Sacco, Isabel de C. N. ; ROCHA, Lys Esther ; Pereira, Carlos Alberto de Bragança ; Casarotto, Raquel Aparecida . Stretching and joint mobilization exercises reduce call-center operators' musculoskeletal discomfort and fatigue. Clinics (USP. Impresso) , v. 65, p. 657-662, 2010.

  • SACCO, Isabel de Camargo Neves ; Noguera, Gisele Crema ; BACARIN, Tatiana Almeida ; Casarotto, Raquel ; Tozzi, Fabio Lambertini . Alteração do arco longitudinal medial na neuropatia periférica diabética. Acta Ortopédica Brasileira (Impresso) , v. 17, p. 149-153, 2009.

  • Conte, Ana Lúcia F. ; Marques, Amélia P. ; Casarotto, Raquel A. ; Amado-João, Silvia M. . Handedness Influences Passive Shoulder Range of Motion in Nonathlete Adult Women. Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics , v. 32, p. 149-153, 2009.

  • Alfredo, Patrícia P. ; Anaruma, Carlos A. ; Pião, Antônio C.S. ; João, Silvia M.A. ; Casarotto, Raquel A. . Effects of phonophoresis with Arnica montana onto acute inflammatory process in rat skeletal muscles: An experimental study. Ultrasonics (Guildford) , v. 49, p. 466-471, 2009.

  • REBOLHO, Marilia Christina Tenorio ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; JOÃO, Silvia Maria Amado . Estratégia para ensino de hábitos posturais em crianças:história em quadrinhos versus experiência prática. Fisioterapia e Pesquisa , v. 16, p. 46-51, 2009.

  • Cressoni, Marcela Dalla Costa ; Giusti, Helena Hanna Khalil Dib ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; ANARUMA, Carlos Alberto . The Effects of a 785-nm AlGaInP Laser on the Regeneration of Rat Anterior Tibialis Muscle After Surgically-Induced Injury. Photomedicine and Laser Surgery , v. 26, p. 461-466, 2008.

  • PENHA, P. J. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; SACCO, I. C. N. ; MARQUES, Amélia Pasqual ; JOÃO, Silvia Maria Amado . Qualitative postural analysis among boys and girls of seven to ten years of age. Revista Brasileira de Fisioterapia (Online) , v. 12, p. 386-391, 2008.

  • FERNADES, Susi Mary de Sousa ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; JOÃO, Silvia Maria Amado . Efeitos de sessões educativas no uso das mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental I. Revista Brasileira de Fisioterapia (Online) , v. 12, p. 38-44, 2008.

  • ALFREDO, Patricia Pereira ; ANARUMA, Carlos Alberto ; PIÃO, Antonio Carlos Simões ; JOÃO, Silvia Maria Amado ; CASAROTTO, Raquel Aparecida . Análise qualitativa dos efeitos da sonoforese com arnica montana sobre o processo inflamatório agudo do músculo esquelético de ratos Wistar. Fisioterapia e Pesquisa , v. 15, p. 12-18, 2008.

  • MATSUTAMI, L. A. ; MARQUES, Amélia Pasqual ; FERREIRA, E. A. G. ; ASSUMPCAO, A. ; LAGE, L. V. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; PEREIRA, C. A. . Effectiveness of muscle stretching exercises with and without laser therapy at tender points for patients with fibromyalgia. Clinical and Experimental Rheumatology (Testo stampato) , v. 25, p. 410-415, 2007.

  • CABRAL, C. M. N. ; YUMI, C. ; SACCO, Isabel de Camargo Neves ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; MARQUES, Amélia Pasqual . Eficácia de duas técnicas de alongamento muscular no tratamento da síndrome femuropatelar: um estudo comparativo. Revista Fisioterapia e Pesquisa , v. 14, p. 48-56, 2007.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; PARK, Silvia ; RIBEIRO, Martha Simões ; ANARUMA, Carlos Alberto . Transmissão do laser de baixa potência através de filmes plásticos de PVC. Revista Fisioterapia e Pesquisa , v. 13, p. 31-35, 2006.

  • Penha, Patrícia Jundi ; João, Sílvia Maria Amado ; Casarotto, Raquel Aparecida ; Amino, Carlos Junichiro ; Penteado, Daniela Caielli . Postural assessment of girls between 7 and 10 years of age. Clinics (USP. Impresso) , Brasil, v. 60, n.1, p. 9-16, 2005.

  • Casarotto, R . Coupling agents in therapeutic ultrasound: acoustic and thermal behavior ,. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation (Print) , v. 85, n.1, p. 162-165, 2004.

  • LACERDA, Felipe ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; BALDAN, Cristiano . Utilização do Ultra-Som Terapêutico Sobre Regiões com Implante Metálicos. Fisioterapia em Movimento , Curitiba, v. 17, n.1, p. 39-44, 2004.

  • ROCHA, L. E. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; SNELWAR, L. . Uso do Computador e Ergonomia: um estudo sobre as escolas de ensino fundamental e médio de São Paulo. Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , São Paulo, v. 29, n.1, p. 79-87, 2003.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; MENDES, L. F. . Queixas,doenças ocupacionais e acidentes de trabalho em trabalhadores de cozinhas industriais. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , São Paulo, v. 28, n.107/108, p. 119-126, 2003.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; MENDES, L. F. . Tratamento Fisioterápico em Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao trabalho. Revista de Fisioterapia da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 5, n.2, p. 127-132, 1998.

  • ANARUMA, Carlos Alberto ; MAGNANI, L. ; MESSIAS, A. M. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida . Scanning Study of Femur Head Articulation Surface of Rats Submited to Running Exercises and Consuption Of Anabolic Steroids. Acta Microscópica , Brasil, v. 6, n.Supl, p. 692-693, 1997.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; ANARUMA, Carlos Alberto . Um Enfoque Ergonômico para a Educação Física. Motriz, São Paulo, v. 2, n.2, p. 115-117, 1996.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Hérnia de Disco Lombar Tratada com Tração Manual, Calor Profundo e Alongamento Muscular. Revista de Fisioterapia da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 2, n.1, p. 45-48, 1995.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; MURAKAMI, S. C. . Grupo de Coluna e Back-School. Revista de Fisioterapia da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 2, n.2, p. 65-71, 1995.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; LIBERTI, E. A. . Dados Antropométricos de Pré-Escolares da Cidade de São Paulo. Revista de Fisioterapia da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 1, n.1, p. 27-33, 1994.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . O mundo nos sombros. Revista da Folha, São Paulo, 22 abr. 2007.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Mulheres Sofrem Mais. Folha da Tarde, São Paulo - Caderno de Informá, p. 11d, 04 set. 1997.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Soluções no Trabalho. Folha da Tarde, São Paulo - caderno de informá, p. 12d, 04 jul. 1997.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Mesa e Cadeira Adequadas Fazem Diferença na Hora de Estudar. Folha de São Paulo, São Paulo, folhateen, p. 5, 21 abr. 1997.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Altura dos Móveis Pode Afetar a Postura. Folha de São Paulo, São Paulo - Caderno Campinas, p. 3, 02 fev. 1997.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Tendinite: a doença da mesmice. Jornal da USP, São Paulo, p. 9, 05 dez. 1993.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . O Desconforto nas Escolas. Jornal da USP, São Paulo, p. 9, 29 nov. 1993.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Bom Descanso. Revista Espaço Aberto, Universidade de São Paulo.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Prevenção de Doenças Ocupacionais através de Orientação Postural e Grupos Terapêuticos em Funcionários dos Restaurantes da SAS - USP. In: 4° Simpósio Aprender com Cultura e Extensão, 2014, São Paulo. Cadernos Aprender com Cultura e Extensão. São Paulo, 2014. p. 143-144.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; PARK, Silvia ; RIBEIRO, Martha Simões ; ANARUMA, Carlos Alberto . The interference of PVC film in the low level laser therapy application used in physical therapy and dentistry. In: 5th Congress of World Association of Laser Therapy, 2004, Guarujá. Annals of 5th Congress of World Association of Laser Therapy, 2004. p. 30.

  • MENDES, L. F. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; PÁSSARO, A. C. ; SORAJI, E. M. ; ÉQUI, M. B. ; MARUYAMA, P. . Avaliação da Sobrecarga Lombar Através do Método NIOSH e Observações Sistemáticas dos Postos de Trabalho de um Almoxerifado. In: I Encontro Panamericano de Ergonomia X Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2000, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Panamericano de Ergonomia e X Congresso Brasileiro de Ergonomia CD-Room. Rio de Janeiro: Abergo, 2000.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; MEDEIROS, E. A. M. ; CHOHFI, M. . Cadeira Tipo Sela para Atividade de Dentista. In: 5º Congresso Latino Americano de Ergonomia, 1999, Bahia. Anais do 5º Congresso Latino Americano de Ergonomia em CD-Room, 1999.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; MENDES, L. F. . Avaliação Ergonômica de Restaurantes Universitários. In: 4º Congresso Latino Americano de Ergonomia, 1997, Florianópolis. Anais do 4º Congresso Latino Americano de Ergonomia, 1997. p. 316-321.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; MAURÍCIO, K. C. . Análise de Atividades do Serviço de Registro Geral do Hospital das Clínicas da FMUSP. In: 4º Congresso Latino Americano de Ergonomia, 1997, Florianópolis, 1997. p. 322-325.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; TAMARI, T. N. . Dimensional Adjustment of School Furniture. In: IEA World Conference 1995, 1995, Rio de Janeiro. Proceedings IEA World Conference 1995, 1995. p. 582-584.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; ANARUMA, Carlos Alberto . Physical Education and Ergonomics. In: IEA World Conference 1995, 1995, Rio de Janeiro, 1995. p. 812-814.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; LIBERTI, E. A. ; ANARUMA, Carlos Alberto . Dados Antropométricos de Pré-Escolares do Município de São Paulo. In: Segundo Congresso Latino Americano de Ergonomia, 1993, Florianópolis. Anais do Segundo Congresso Latino Americano de Ergonomia, 1993. p. 393-395.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; PARAGUAY, A. I. B. B. . Identificação do Fatores Ocupacionais que Desencadeiam as Lesões por Esforços Repetitivos. In: Segundo Congresso Latino Americano de Ergonomia, 1993, Florianópolis. Anais do Segundo Congresso Latino Americano de Ergonomia, 1993. p. 155-157.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; PARAGUAY, A. I. B. B. . Norma Regulamentadora 17: Avaliação de Quatro Áreas Industriais de Metalurgica Paulista.. In: Segundo Congresso Latino Americano de Ergonomia, 1993, Florianópolis. Anais do Segundo Congresso Latino Americano de Ergonomia, 1993. p. 273-275.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; ÉQUI, M. B. . Avaliação do desconforto e da sobrecarga músculoesquelética em trabalhadores de cozinha industrial através do método RULA e do mapa de desconforto postural. In: 14º Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2006, Curitiba. Anais do Abergo 2006, 2006.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; LACAZE, Denise Helena de Castro . Exercícios laborais podem diminuir a frequência do desconforto em segmentos corporais de operadores de telemarketing. In: 14º Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2006, Curitiba. Anis do Abergo 2006, 2006.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; LACAZE, Denise Helena de Castro . Efeito de um programa de exercícios no desconforto postural de operadores de telemarketing. In: 14º Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2006, Curitiba. Anais do Abergo 2006, 2006.

  • CHAMMAS, R. ; CAFFARO, L. A. M. ; JUNQUEIRA, M.D.S. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida . Effect of transcutaneous electrical nerve stimulation on tumor growth of mammary gland carcinoma of mice. In: ER-WCPT, 2016, Liverpool. Physiotherapy. London: Elsevier, 2016. v. 102. p. e267.

  • Harari, D. ; CASAROTTO, R.A. ; Padula, Rosimeire Simprimi . Multifaceted workplace intervention: managing musculoskeletal disorders in the workers at a medium-sized company. In: PREMUS2016, 2016, Toronto. PREMUS 2016 Toronto Book of Abstracts, 2016.

  • Tonezzer, T. ; CAFFARO, L. A. M. ; Menon, K.R.S ; Sarri, A.J. ; Casarotto, Raquel Aparecida . Use of TENS on reducing the symptoms of Chemotherapy Induced Peripheral Neuropathy ? preliminary case?control study. In: ER-WCPT, 2016, Liverpool. Physiotherapy. Londres: Elsevier, 2016. v. 102. p. e61-e62.

  • Harari, D. ; Casarotto, Raquel Aparecida ; SCHMITT, ANA CAROLINA BASSO . O efeito de um programa de fisioterapia sobre a qualidade de vida e produtividade dos trabalhadores de uma empresa. In: 17º Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2014, São Carlos. Anais do 17º Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2014.

  • Yokohama, L.M. ; PIRES, L. A. ; FERREIRA, E. A. G. ; Casarotto, Raquel Aparecida . A Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) não apresenta efeitos deletérios quando aplicada no abdomen de camundongas grávidas. In: XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2013, Fortaleza. Fisioterapia e Pesquisa, 2013.

  • Tonezzer, T. ; Casarotto, Raquel Aparecida . Efeito da estimulação elétrica nervosa transcutânea (tens) para redução dos sintomas de neuropatia periférica induzida por quimioterapia anti-neoplásica: estudo de caso.. In: XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2013, Fortaleza. Fisioterapia e Pesquisa, 2013.

  • Harari, D. ; Tonezzer, T. ; Casarotto, Raquel Aparecida . Fatores que influenciam a prevalência de queixas osteomusculares em trabalhadores de diferentes setores de uma indústria. In: XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2013, Fortaleza. Fisioterapia e Pesquisa, 2013.

  • OLIVEIRA, T. P. ; SANTO, A. S. E. ; PIEMONTE, Maria Elisa Pimentel ; Miranda, C.S. ; Casarotto, Raquel Aparecida . Efeito da laserterapia de baixa intensidade em pacientes com paralisia facial periférica idiopática: estudo de casos. In: XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2013, Fortaleza. Fisioterapia e Pesquisa, 2013.

  • SANTOS, S. O. P. ; AVEGLIANO, R. P. ; Casarotto, Raquel Aparecida . PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS ATRAVÉS DE ORIENTAÇÃO POSTURAL E GRUPOS TERAPÊUTICOS EM FUNCIONÁRIOS DOS RESTAURANTES DA COSEAS ?USP.. In: 3º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão, 2013, Ribeirão Preto. Projetos 2012/2013 Aprender com Cultura e Extensão, 2013. p. 151-151.

  • Casarotto, Raquel Aparecida ; ALFREDO, Patricia Pereira ; Dreyer, Silvia Maria ; MARQUES, Amélia Pasqual ; Meneses, Sarah Rubia Ferreira de . Low-Level Laser Therapy in Patients with Knee Osteoarthritis. In: 16 th International WCPT Congress, 2011, Amsterdam. World Physical Therapy 2011, 2011. v. 97.

  • Casarotto, Raquel Aparecida ; Lunardi, Adriana Claudia ; Carvalho, Celso Ricardo Fernandes de ; Sperandéo,Juliana Costa . Eficácia do Llaser de baixa Intensidade no Processo de Cicatrização no Pós Operatório de Laparotomia: estudo Aleatorizado, Controlado e Duplo-Cego. In: XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011, Florianópolis. Fisioterapia e Pesquisa, 2011. v. 18.

  • Dreyer, Silvia Helena ; ALFREDO, Patricia Pereira ; MARQUES, Amelia Pasqual ; Belli, Bruno dos Santos ; Casarotto, Raquel Aparecida . Avaliação de Dor, Função, Força e Qualidade de Vida em indivíduos com Osteoartrite de Joelho. In: XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011, Florianópolis. Fisioterapia e Pesquisa, 2011. v. 18.

  • Casarotto, Raquel Aparecida ; Góes, A. B. . O Atendimento de Fisioterapia na Atenção Primária Domiciliar: Caracterização do Perfil Clínico dos Pacientes Usuários de um Centro de Saúde. In: XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011, Florianópolis. Fisioterapia e Pesquisa, 2011. v. 18.

  • Casarotto, Raquel Aparecida ; Góes, A. B. ; Oliveira, M.F. ; Lobo, Renata Aparecida dos Santos ; Berach, Flávia Rúpolo ; Mota, Paulo Henrique dos Santos . Programa de Educação Tutorial na Saúde (Pet- Saúde):Aproximação dos Estudantes do Curso de Fisioterapia da USP com Conceitos e Vivências em Atenção Primária à Saúde. In: XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011, Florianópolis. Fisioterapia e Pesquisa, 2011. v. 18.

  • Góes, A. B. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida . Perfil Clínico dos Pacientes Atendidos pelo Serviço de Fisioterapia do Programa de Atenção Primária Domiciliar de um Centro de Saúde. In: Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar, 2010, São Paulo. Ansis do CIAD 2010, 2010.

  • Oliveira, M.F. ; Casarotto, Raquel Aparecida . Perfil Sociodemográfico dos Pacientes Atendidos no Setor de Fisioterapia da unidade Básica de Saúde. In: 10º Congressso Nacional de Saúde Coletiva, 2010, Belo Horizonte. Anais do XX FÓRUM ABENFISIO E II CONAFISC, 2010.

  • Oliveira, M.F. ; Casarotto, Raquel Aparecida . Perfil Clínico dos Pacientes Atendidos no Setor de Fisioterapia de Unidade Básica de Saúde. In: 10º Encontro Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva, 2010, Belo Horizonte. Anais do do XX FÓRUM ABENFISIO E II CONAFISC, 2010.

  • Schulze Burti, J ; Cassiano, A.C. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; Seabra Rios, L. ; Assis Polessi, E. . The profile of women with overactive bladder attended in a public medical hospital in the city of São Paulo, Brazil. In: International Continence Society. 39 th Annual Meeting, 2009, San Francisco. http://www.icsoffice.org/ASPNET_Membership/Membership/Abstracts/Publish/47/ScientificProgramme.pdf, 2009.

  • FERNANDES, B. L. F. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; ANARUMA, Carlos Alberto . Efeito do U.S. contínuo na regeneração do tecido conjuntivo muscular de ratos. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. Fisioterapia e Pesquisa, 2009. v. 16.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; Cressoni, Marcela Dalla Costa ; ANARUMA, Carlos Alberto ; Giusti, Helena Hanna Khalil Dib ; CARVALHO, Rodrigo Leal de Paiva . Aplicação do laser de 830 nm em cartilagem de crescimento de ratos wistar. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. Fisioterapia e Pesquisa, 2009. v. 16.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; CRESSONI, Marcela Dallacosta ; GUISTI, Helena Hanna Khalil Dib ; ANARUMA, Carlos Alberto ; CARVALHO, Rodrigo Leal de Paiva . Efeito da dose de 1,2 J do laser de 830 nm na cartilagem de crescimento de ratos wistar. In: XVIII Conresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. Fisioterapia e Pesquisa, 2009. v. 16.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; CRESSONI, Marcela Dallacosta ; Giusti, Helena Hanna Khalil Dib ; ANARUMA, Carlos Alberto ; CARVALHO, Rodrigo Leal de Paiva . Efeito da dose de 0,4 J do laser de 830 nm na cartilagem de crescimento de ratos wistar. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. Fisioterapia e Pesquisa, 2009. v. 16.

  • CARVALHO, Rodrigo Leal de Paiva ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; KAMAMOTO F ; ALCÂNTARA, Paulo Sergio Martins de . Efeito do laser diodo (830 nm) na dor e no processo de cicatrização pós-cirúrgico. In: XVIII Conressso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. Fisioterapia e Pesquisa, 2009. v. 16.

  • CARVALHO, Rodrigo Leal de Paiva ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; KAMAMOTO F ; ALCANTARA, P. S. . O uso do laser de diodo de 830 nm na cicatrização pós-operatória de hernia inguinal: um estudo de caso. In: XVII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2007, São Paulo. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: ABRAPG FT, 2007. v. 11. p. 675-675.

  • FERNADES, Susi Mary de Sousa ; Agostini, G. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; PRUMES, M. ; CYRYLLO, F.N. ; DEBESSA, C.G. . Investigação das alterações de saúde do professor universitário. In: XVII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2007, São Paulo. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Paulo: ABRAPG FT, 2007. v. 11. p. 608-608.

  • FERNADES, Susi Mary de Sousa ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; JOÃO, Silvia Maria Amado ; MARTINS, A. ; ARMELLIN, M.R. ; TORRIANI, C. ; MONTEIRO, C.B.M. . Efeitos de sessões educativas na utilização de mochilas em estudantes do ensino fundamental. In: XVII Congresso Brasileiro de Fisoterapia, 2007, São Paulo. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: ABRAPG FT, 2007. v. 11. p. 435-435.

  • ALFREDO, Patricia Pereira ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; ANARUMA, C. A. . Efeitos da sonoforese com Arnica montana sobre a inflamação aguda de músculos de ratos wistar. In: XVII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2007, São Paulo. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: ABRAPG FT, 2007. v. 11. p. 431-431.

  • ALFREDO, Patricia Pereira ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; MAZZEO, R.T. ; ANARUMA, C. A. . Efeito da natação na morfologia da cartilagem articular da cabeça do fêmur de ratas menopausada. In: XVII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2007, São Paulo. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: ABRAPG FT, 2007. v. 11. p. 376-376.

  • BALDAN, Cristiano ; IBRAHIM, J. ; SILVA, V.B. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; MASSON, I. ; ESTEVES JÚNIOR, Ivaldo . Biomodulação do laser de baixa intensidade na viabilidade de retalho cutâneo randômico em ratos. In: XVII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2007, São Paulo. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: ABRAPG FT, 2007. v. 11. p. 268-268.

  • SENCOVICI, L. ; JOÃO, Silvia Maria Amado ; CYRYLLO, F.N. ; PARIZE, M. ; NOGUEIRA, M. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida . Análise Postural e Funcional de Pacientes com Osteoartrite de Joelhos. In: XVII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2007. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: ABRAPG FT, 2007. v. 11. p. 134-134.

  • FERNADES, Susi Mary de Sousa ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; JOÃO, Silvia Maria Amado ; MARTINS, A. ; ARMELLIN, M.R. ; TORRIANI, C. ; MONTEIRO, C.B.M. . Efeitos de sessões educativas na utilização de mochilas em estudantes do ensino fundamental. In: XVII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2007, São Paulo. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: ABRAPG FT, 2007. v. 11. p. 435-435.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; ASCENÇÃO, Kamila Soares ; HIGASHIZIMA, Miriam Mitie ; JOÃO, Silvia Maria Amado . Aderência de indivíduos saudáveis aum programa preventivo de orientações posturais e exercícios. In: 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro. Anais do 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006.

  • CARVALHO, Rodrigo Leal de Paiva ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; LACAZE, Denise Helena de Castro . Comparação do desconforto postural em trabalhadores que exercem atividades repetitivas com os membros superiores na posição em pé e sentada. In: XVI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2005, São Paulo. Fisioterapia e Pesquisa, 2005. v. 12. p. 293.

  • ÉQUI, Márcia Berlanga ; CASAROTTO, Raquel Aparecida . Investigação da Sobrecarga Músculoesquelética em Auxiliares de Cozinha Utilizando o Método RULA. In: XVI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2005, São Paulo. Fiisoterapia e Pesquisa, 2005. v. 12. p. 533.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; REBOLHO, Marilia Christina Tenorio . Efeitos de um programa de educação postural na mudança de hábitos de escolares da 2ª e 3ª séries do ensino fundamental. In: XVI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2005, São Paulo. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2005.

  • CRESSONI, Marcela Dallacosta ; GUISTI, Helena Hanna Khalil Dib ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; ANARUMA, Carlos Alberto . Efeito do Laser ALGaInP 785 nm na regeneração do do músculo tibial anterior de rato lesado cirurgicamente. In: XVi Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2005, São Paulo. Fisioterapia e Pesquisa, 2005. v. 12. p. 66-.

  • PINTO, Gustavo V Guedes ; BALDAN, Cristiano ; SCHIAVINATO, Alessandra M ; ESTEVES JÚNIOR, Ivaldo ; MASSON, Igor Bordello ; CASAROTTO, Raquel Aparecida . Laser Infravermelho (904nm) no processo de cicatrização de lesões cutâneas induzidas em ratos diabéticos. In: XVI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2005, São Paulo. Fisioterapia e Pesquisa, 2005. v. 12. p. 537.

  • TELLES, Susana Cristina Lerosa ; FERREIRA, Laura Fernanda ; CASAROTTO, Raquel Aparecida . Tratamento do pé torto congênito pelo Método de Ponseti. In: XVI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2005, São Paulo. Fisioterapia e pesquisa, 2005. v. 12. p. 650.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; BALDAN, Cristiano ; MARQUES, Amelia Pasqual ; SCHIAVINATO, Alessandra Maria . The effects of 2, 5 and 20 J/cm² energy densities of diode laser 670 nm in skin flap survival. In: 5th Congress of World Association of Laser Therapy, 2004, Guarujá. Annals of 5th Congress of World Association of Laser Therapy, 2004. p. 30.

  • SOUZA, C. ; GONÇALVES, S. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; AZEVEDO, J. R. ; ANARUMA, C. A. . A quantitative study of muscular fibers in rats gastrocnemius submetted a swimming and creatine supplementation. In: XIV Congresso Panamericano de Anatomia, 2002, Rio de Janeiro. Brazilian Journal of Morphological Sciences, 2002. v. 18. p. 215.

  • NASCIMENTO, R. S. T. R. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; ZECHIN, M. A. Z. ; MALHEIRO, O. ; ANARUMA, Carlos Alberto . Therapeutic Effects of Ultrasound in Soft Tissue Regeneration. In: XIV Congresso Panamericano de Anatomia, 2002, Rio de Janeiro. Brazilian Journal of Morphological Sciences. Campinas, 2002. v. 18. p. 184.

  • NASCIMENTO, R. S. ; FARIAS, A. L. ; MORSOLETO, M. J. M. ; MATHIJENSEN, A. L. ; ANARUMA, C. A. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida . Observações Morfológicas de uma Lesão Aguda no Músculo T. A. de Ratos Wistar Submetidos à terapia co Ultra-Som. In: 53ª Reunião da SBPC, 2001. Anais da 53ª Reunião da SBPC - Bahia.

  • ANARUMA, Carlos Alberto ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; YAMAGUTI,R.M. . Biópsia Muscular com Agulha de Bergstom. In: II Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade e VIII Simpósio Paulista de Educação Física., 2001, Rio Claro. Motriz, 2001. v. 7. p. 128.

  • PÁSSARO, A. C. ; ÉQUI M. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida ; SACCO, I. C. N. . Avaliação Ergonômica na Indústria Calçadista de Franca: OTrabalho Adolescente. In: XV Reunião Anual daFederação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2000, Caxambu. FeSBE 2000, 2000. p. 39.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; ADAMOWSKI, Julio Cesar ; BACANELLI, F. ; MARQUES, Amélia Pasqual . The effectiveness of Vaseline as Coupling Agent. In: 13 th International Congress of the World Confederation for Physical Therapy, 1999, Yokohama. Proceedings of 13 th International Congress of the World Confederation for Physical Therapy, 1999. p. 350.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; MARQUES, Amélia Pasqual ; GASHU, B. M. ; JOÃO, Silvia Maria Amado . Pain-Relieving Effect of transcutaneous Eletric Nervous Estimulation. In: 13 th International Congress of the World Confederation for Physical Therapy, 1999, Yokohama. Proceedings of 13 th Internationa Congress of the World Confederation for Physical Therapy, 1999. p. 512.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; CORRÊA, G. M. ; MAURÍCIO, K. C. ; SILVA, V. E. F. . Lesões por Esforços Repetitivos - Estudo Comparativo das Cargas de Trabalho, Desgaste e dos Aspectos Ergonômicos Relacionados aos Operadores de Terminal de Computadores. In: V Cngresso Ibero-Americano de Saúde Ocupacional, 1998, Fortaleza. Anais do V Congresso Latino Americano de Saúde Ocupacional, 1998. p. 61.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Comparation of Anthropometric Variables of Brazilian, American, German and Japanese. In: XVII Congresso Brasileiro de Anatomia, 1996, Fortaleza. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Anatomia, 1996. p. 91.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; LIBERTI, E. A. . Comparação de Variáveis Antropométricas de Crianças Paulistanas e Inglesas.. In: 46ª Reunião Anual da SBPC, 1994, Vitória. Anais da 46ª Reunião Anual da SBPC, 1994. p. 230.

  • ANARUMA, Carlos Alberto ; MORSOLETO, M. J. M. ; MESSIAS, A. M. ; BORGIANI, C. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida . Muscular Adaptation in Anaerobic Trainning. MET observation. Acta Microscópica , in press, 2001.

  • ANARUMA, Carlos Alberto ; AZEVEDO, J. R. M. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida . Observações da Ultra-Estrutura das Fibras Tipo I e II do Músculo Gastrocnêmio de Ratos Submetidos ao Treinamento Aeróbico Aliado ao Uso de Um Hormônio Esteróide Anabolizante. Brazilian Journal of Morphological Sciences, Brasil, v. 17, n.Supl, p. 218, 2000.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Agentes Acoplantes em Fisioterapia: Perdas Acústicas e Térmicas. Revista de Fisioterapia da Universidade de São Paulo , São Paulo - Brasil, v. 7, n.1/2, p. 34, 2000.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Parâmetros na Utilização do Ultra-Som com Enfoque Especial para os Agentes Acoplantes. Revista de Fisioterapia da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 6, p. 27, 1999.

  • ANARUMA, Carlos Alberto ; REYS, P. ; CASAROTTO, Raquel Aparecida . Muscular Adaptations in Aerobic Training. Electron Microscopy Observations. Acta Microscópica , Brasil, v. 8, n.Supl, p. 729-730, 1999.

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida ; ANARUMA, Carlos Alberto ; MAGNANI, L. ; MESSIAS, A. M. . Análise da Superfície Articular da Cabeça do Fêmur de Ratos Tratados com Esteróide Anabolizante. Revista de Fisioterapia da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 4, n.1, p. 31, 1997.

  • Harari, D. ; Padula, Rosimeire Simprimi ; Casarotto, Raquel Aparecida . Multifaceted workplace intervention: managing musculoskeletal disorders in workers of a medium-sized company. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Tonezzer, T. ; CAFFARO, L. A. M. ; Menon, K.R.S ; Sarri, A.J. ; Casarotto, Raquel Aparecida . USE OF TRANSCUTANEOUS ELECTRICAL NERVE STIMULATION (TENS) IN REDUCING THE SYMPTOMS OF CHEMOTHERAPY INDUCED PERIPHERAL NEUROPATHY - PRELIMINARY CASE - CONTROL STUDY.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAFFARO, L. A. M. ; Tonezzer, T. ; Junqueira, M.S. ; CHAMMAS, R. ; Casarotto, Raquel Aparecida . Effect of Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation on tumor growth of mammary gland carcinoma of mice.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Casarotto, Raquel Aparecida . O Uso da Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) no Tratamento Adjuvante de Câncer de Mama. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Casarotto, Raquel Aparecida . O Uso da Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) no Tratamento Adjuvante de Câncer de Mama. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Casarotto, Raquel Aparecida . Efeitos de um programa de reabilitação vestibular em trabalhadores de um Serviço de Nutrição e Dietética Hospitalar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Casarotto, Raquel Aparecida ; Baldan, Cristiano Schiavinato . Influência do tempo de Aplicação do Ultrassom Terapêutico no Reparo tecidual do Tecido Conjuntivo Muscular. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Casarotto, Raquel Aparecida ; Farcic, T.S . Efeitos de Diferentes Tempos de Aplicação por Área de Ultrassom Terapêutico na Organização do Colágeno de Tendão de Ratos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Harari, D. ; Casarotto, Raquel Aparecida ; SCHMITT, ANA CAROLINA BASSO . É diferente trabalhar em fábrica ou escritório do ponto de vista dos fatores que influenciam as queixas osteomusculares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Casarotto, Raquel Aparecida . Eletrotermofototerapia nas tendinopatias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Casarotto, Raquel Aparecida . Recursos eletroterapêuticos em pacientes oncológicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Casarotto, Raquel Aparecida . História e desenvolvimento da eletrotermofototerapia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Parâmetros na utilização do ultrassom no atendimento fisioterapêutico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Casarotto, Raquel . TENS no reparo nervoso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Rocha, C.H. ; SILVA, J. A. M. G. ; ZOLDAN, D. R. ; MEIRELES, R. C. ; HOTTA, T. T. H. ; Casarotto, Raquel Aparecida . CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE TRABALHADORES COM RESTRIÇÕES LABORAIS NO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . O uso da Eletroterapia em Crianças. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Dosimetria e meios de acoplamento do Ultra-som. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Programas de Educação Postural para Adultos e Crianças. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Parâmetros na Aplicação Clínica do US Terapêutico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Papel do Fisioterapeuta na Saúde Preventiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Dosimetria e meios de acoplamento do Ultra-som. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Fisioterapia Preventiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Dosimetria e meios de acoplamento do Ultra-som. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Abordagem Fisioterapêutica no Tratamento Não Farmacológico da Dor. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Educação Postural e Ginástica no Trabalho. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Orientação para Prevenção de Dores na Coluna e Tendinite. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Prevenção de Dores na Coluna e LER em Radioterapia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Expercícios para Prevenção de LER. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Saúde Ocupacional em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Excercícios Práticos na Prevenção a LER (Lesões por Esforços Repetitivos). 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Prevenção de DORT/LER. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Técnicas de Levantamento, Transporte e Descarga de Materiais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Efetividade dos Meios Acoplantes na Transmissão do Ultra-Som Terapêutico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Como Prevenir Dores na Coluna e LER/DORT. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Meios Físicos Para Analgesia de Coluna. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Recursos Auxiliares na Reabilitação Funcional da Mão e Membro Superior : Corrente Elétrica. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Ginastica Laboral. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Como Prevenir Dores na Coluna e Lesões por Esforços Repetitivos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Parâmetros na Utilização do Ultra-Som co Enfoque Especial para os Agentes Acoplantes. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Ergonomia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Uso do Laser em Terapia da Mão. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Ergonomia em Fisioterapia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Ergonomia e Fisioterapia. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Ergonomia: Lesões por Esforços Repetitivos. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Prevenção em Fisioterapia:Ergonomia. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Prevenção de Dores na Coluna. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Ergonomia. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASAROTTO, Raquel Aparecida . Como Evitar Dor na Coluna Vertebral. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CASAROTTO, Raquel Aparecida . Fisioterapia e Pesquisa. 2006.

CASAROTTO, Raquel Aparecida . Revista Brasileira de Fisioterapia. 2005.

Casarotto, Raquel Aparecida . Comissão de Ética do Conselho Estadual de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. 2013. (Membro de Comissão).

CASAROTTO, Raquel Aparecida . Prevenção de Alterações Posturais. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    QUESTIONÁRIO DE GOTEJAMENTO PÓS-MICCIONAL - VERSÃO MASCULINA (QGPM-M), Descrição: O objetivo geral é a validação do Questionário de Gotejamento Pós- Miccional versão Masculina na língua portuguesa (Brasil). Os objetivos secundários consistem em avaliar prevalência de gotejamento miccional em homens de uma cidade do nordeste do Brasil; analisar as características sociodemográficas e de saúde dos entrevistados; e observar o impacto das perdas por gotejamento na qualidade de vida dos entrevistados, entre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Mallison da Silva Vasconcelos - Integrante.

  • 2015 - Atual

    EFEITO DA ASSOCIAÇÃO DO ALONGAMENTO DO TRONCO AOS EXERCÍCIOS DE ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR NA LOMBALGIA CRÔNICA INESPECÍFICA: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO, Descrição: Diversas abordagens terapêuticas têm sido estudadas para o tratamento da lombalgia crônica inespecífica (LCI), e a maioria delas investiga a eficácia de uma única técnica de tratamento. Dentre elas, a estabilização segmentar e os exercícios de alongamento mostram um efeito positivo em pacientes com LCI. Existe uma lacuna no conhecimento sobre os efeitos da associação dos alongamentos de tronco aos exercícios de estabilização segmentar sobre a dor e incapacidade de portadores de LCI. Portanto, o objetivo deste estudo é investigar os efeitos da associação do alongamento do tronco aos exercícios de estabilização segmentar na lombalgia crônica inespecífica a curto e médio prazo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Carina Carvalho Correia Coutinho - Integrante / Mallison da Silva Vasconcelos - Integrante / Nyck Douglas Claro Pereira - Integrante / Danielle Dorand Amorim Sampaio - Integrante.

  • 2015 - Atual

    EFEITO DE EXERCÍCIOS DE ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR LOMBAR (ESL) E DANÇAS CIRCULARES EM LOMBALGIA CRÔNICA NÃO ESPECÍFICA EM MULHERES DE MEIA IDADE: ENSAIO CLÍNICO CEGO RANDOMIZADO., Descrição: Exercícios supervisionados constituem-se a primeira linha de tratamento para pacientes com dor lombar crônica. A estabilização segmentar lombar (ESL) é um treinamento específico para os músculos da coluna lombar, que visa melhorar o controle neuromuscular, força e resistência dos músculos que dão estabilidade para a coluna. A dança circular pertence ao grupo das práticas integrativas e complementares (PIC) introduzidas no SUS, e vem sendo utilizada para melhorar diversos aspectos referentes à disposições física e mental, a flexibilidade, a postura, a força e a resistência musculares, a consciência ou esquema corporais, reduzindo dores e tensões. Existem poucos estudos que avaliam o efeito da dança circular sobre dores lombares. Objetivo: Comparar o efeito dos exercícios de estabilização segmentar lombar e das danças circulares na dor lombar crônica e na qualidade de vida em mulheres de meia idade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Juerila Moreira Barreto - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Estudo longitudinal do uso de tapetes e palmilhas ortopédicas nas queixas músculoesqueléticas de trabalhadores que trabalham na postura em pé, Descrição: O objetivo deste estudo é avaliar o efeito do uso prolongado de tapetes e palmilhas nas queixas músculoesquléticas de trabalhadores que desenvolvem suas atividades na postura em pé. Para isso, 54 trabalhadores de uma industria automotiva que realizam suas atividades na postura em pé serão divididos em 4 grupos experimentais: GC: Grupo Controle; GP: Utilizarão a palmilha durante as 8 hs de trabalho; GT: Utilizarão o Tapete durante as 8 hs de trabalho; GP+T: Utilizarão a palmilha e o Tapete durante as 8 hs de trabalho. As queixas serão avaliadas através do questionário Nórdico de Queixas Músculoesqueléticas e da Escala Visual Analógica. O uso dos tapetes e palmilhas será realizado por um éríod de 6 mesesrealizado por um período de 6 meses.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Gislene Garcia Guimarães Tomazini - Integrante.

  • 2014 - Atual

    USO DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA (TENS) PARA REDUÇÃO DOS SINTOMAS DE NEUROPATIA PERIFÉRICA INDUZIDA POR QUIMIOTERAPIA ANTI-NEOPLÁSICA., Descrição: A Neuropatia periférica induzida por quimioterapia (NPIQ) resulta de dano ou disfunção dos nervos periféricos, sendo um dos efeitos colaterais mais comum decorrentes da quimioterapia anti-neoplásica que utilizam drogas neurotóxicas. Esta é uma complicação freqüente em pacientes oncológicos, que pode levar a diminuição de dose e interrupção do tratamento. Dentre os sintomas mais prevalentes estão a dor e a parestesia (sensações anormais não dolorosas como por exemplo dormência, formigamento, entre outros), acarretando inúmeros prejuízo, desconfortos crônicos e a perda de habilidades funcionais, interferindo assim negativamente na qualidade de vida e na autonomia dos pacientes pacientes. Existem evidencias cientificas apontando possíveis benefícios da Estimulação elétrica transcutânea (TENS) na NPIQ. Este estudo tem como objetivo verificar os efeitos da Estimulação elétrica transcutânea (TENS) de baixa freqüência na redução dos sintomas de dor, parestesia, e potenciais benefícios na redução dos efeitos deletérios deste sintomas nas atividades de vida diária de pacientes oncológicos que apresentem neuropatia periférica induzida por quimioterapia (NPIQ).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Tania Tonezzer - Integrante / Almir José Sarri - Integrante / Ana Cristina Leão - Integrante / Anke Bergmann - Integrante / Katiuscha Rosette Scasni - Integrante / Darwin Pinheiro Machado Zacarias - Integrante / Christina May Moran de Brito - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Efeito da Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea em Tumores de Ratos, Descrição: A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea é amplamente utilizada no tratamento de diversas condições álgicas, o que inclui pacientes oncológicos. Estudos recentes mostram que além dos feitos analgésicos, o TENS promove efeitos vasculares, como angiogênese e aumento do fluxo sanguíneo. Estes efeitos colocam em risco a utilização da TENS em pacientes oncológicos e mostra a necessidade de estudos experimentais que subsidiem a utilização ou não nestes pacientes. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar a influência da Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea no carcinoma 4T1 em glândula mamária de camundongos. Materiais e Métodos:. Análise Estatística: Será utilizado o teste de Kolmogorov-Smirnov para avaliar a homogeneidade da amostra. Testes não paramétricos serão utilizados caso a mostra não se mostre homogênea.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Leonardo Affonso Massabki Caffaro - Integrante / Roger Chammas - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2012 - 2016

    EFEITO DA APLICAÇÃO DO ULTRASSOM TERAPÊUTICO DURANTE 4 E 5 MINUTOS POR ÁREA DO TRANSDUTOR NO PROCESSO DE REPARAÇÃO DE TENDÃO DE RATOS, Descrição: O objetivo deste estudo é avaliar o efeito dos tempos de aplicação 3, 4 e 5 minutos por área do transdutor com ultrassom terapêutico nas fibras de colágeno em lesão do tendão do calcâneo de ratos. Quarenta ratos machos Wistar (300 ± 45g), dos quais 32 sofreram tenotomia do tendão do calcâneo, foram divididos em 5 grupos: GC, sem tenotomia e tratamento, GT, com tenotomia e sem tratamento, UST3, UST4 e UST5 submetidos à tenotomia e tratados com UST nos tempos de 3, 4 e 5 minutos por área de transdutor. Os animais foram mortos no 12º dia pós-operatório e os tendões retirados cirurgicamente para análise da organização das fibras colágenas utilizou-se o método de birrefringência (retardo óptico - OR) e quantificação do colágeno pela coloração de picrosirius red. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Thiago Saikali Farcic - Integrante / Leonardo Affonso Massabki Caffaro - Integrante.

  • 2010 - 2013

    Comparação entre as frequências baixa e alta da estimulação elétrica nervosa transcutânea na prenhez da camundonga swiss, Descrição: Introdução: A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é uma modalidade terapêutica analgésica, não invasiva e que não apresenta interação com medicamentos. É definida como qualquer dispositivo de estimulação que emita correntes elétricas através da superfície intacta da pele. É utilizada por fisioterapeutas para o manejo sintomático de dor aguda ou crônica em locais de atendimento à saúde. Objetivo: Avaliar os efeitos da estimulação elétrica nervosa transcutânea de baixa e alta frequência sobre o abdome gravídico da camundonga Swiss durante toda a prenhez. Métodos: Trinta camundongas prenhas, pesando 20 a 36 gramas, da linhagem Swiss, foram divididas ao acaso em três grupos (n=10): grupo placebo (P), onde os animais foram submetidos a simulação da eletroestimulação com o aparelho devidamente desligado, diariamente por 20 minutos, a partir do dia zero até o 20° dia da prenhez; grupo experimental baixa frequência (BF), onde os animais foram submetidos ao tratamento por eletroestimulação diariamente por 20 minutos, a partir do dia zero até o 20° dia da prenhez com o aparelho previamente calibrado com os seguintes parâmetros: frequência baixa de 10 Hertz (Hz), duração de pulso de 200 microssegundos (µs) e a intensidade sensorial foi considerada a partir de 2.0 miliamperes (mA); grupo experimental alta frequência (AF), no qual os animais foram submetidos a simulação da eletroestimulação diariamente por 20 minutos, a partir do dia zero até o 20° dia da prenhez com o aparelho previamente calibrado com os seguintes parâmetros: frequência alta de 150 Hz, duração de pulso de 200 µs e a intensidade sensorial foi considerada a partir de 2.0 mA. As camundongas foram pesadas no dia zero, 7°, 14° e 20° dia para verificar o ganho ponderal semanal. No 20º dia as camundongas do grupo P, BF e AF foram anestesiados com xilazina e ketamina na dosagem de 0,1 mg/kg e 0,2 mg/kg, respectivamente, e sacrificadas para verificar o número de implantações, reabsorções, de fetos, de placentas e malformações fetais maiores e externas. Resultados: Não houve diferenças estatisticamente significantes ao analisar os ganhos ponderais semanais das matrizes (zero, sétimo, 14° e 20°), número de fetos, placentas, reabsorções, implantações e malformações comparando os dados do grupo placebo e os experimentais. Conclusões: As camundongas submetidas ao tratamento com a TENS de baixa e alta frequência, sobre o abdome gravídico, não apresentaram efeitos deletérios ou teratogênicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Larissa Mayumi Yokohama - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2009 - 2014

    Avaliação da sobrecarga músculoesquelética em ombro de professores durante a atividade de escrever na lousa, Descrição: Atividades ocupacionais que requerem a utilização do membro superior em flexão e abdução são potencialmente geradoras de DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). A despeito da introdução de acessórios tecnológicos nas salas de aula, os professores do Ensino Fundamental e Médio continuam utilizando a escrita na lousa de forma intensa durante as aulas. As posturas do membro superior adotadas no quadro negro podem gerar dores e desconfortos musculares no ombro destes professores. O objetivo deste trabalho é avaliar a sobrecarga no sistema musculoesquelético de professores durante o ato de escrever na lousa visando identificar as posições que geram maiores desconfortos. Serão avaliados 30 professores do Ensino Médio e Fundamental. Os sujeitos também responderão ao Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares para identificação das queixas previamente ao início da avaliação psicofísica. Os professores realizarão a atividade de escrever na lousa durante 1 minuto em diferentes ângulos do membro superior. A posição inicial será de 90º de flexão do ombro e a partir desta posição será realizada a avaliação psicofísica a cada 10 cm até 50 cm acima e 30 cm abaixo da posição inicial. A avaliação constará de Mapa de Desconforto Postural de Corlett, Escala de Percepção de Esforço de Borg e Escala Visual Analógica. Os sujeitos realizarão uma pausa de 2 minutos entre uma escrita e outra. Pretende-se analisar os dados quantitativos das variáveis escolhidas utilizando-se um software SPSS, versão 10.0 (SPSS, inc). Realizar-se-á uma análise descritiva das variáveis antropométricas - idade, massa, estatura e índice de massa corpórea (IMC). Para a comparação da presença ou não de dor nos sujeitos, utilizar-se-á o teste Qui-quadrado ou Teste Exato de Fischer dependendo da distribuição das freqüências nas tabelas. Serão consideradas diferenças significativas aquelas cujo valor do nível descritivo (p) for inferior a 0,05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Carolina Mouco Viana Sanchez - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2013

    Fisioterapia em uma unidade básica de saúde: estudo da demanda espontânea, Descrição: A rede de assistência do SUS, conforme descrito na Constituição de 1988, deve ser organizado de forma regionalizada e hierarquizada, garantindo os princípios de universalidade, eqüidade e integralidade da assistência. Historicamente, a atuação do fisioterapeuta é entendida como assistência no nível de atenção terciária; porém, sabe-se que quando inserido na atenção primária, pode ser de grande valia para ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e educação em saúde. A responsabilidade atribuída à fisioterapia no contexto atual de atenção básica à saúde norteia a importância do reconhecimento das características do seu objeto de trabalho. Embora a fisioterapia esteja ganhando espaço em empresas privadas, associações esportivas e hospitais; atualmente existem poucos são os estudos sobre a demanda da fisioterapia em unidades básicas de saúde. Infelizmente nestas unidades, ainda não existe uma priorização dos casos; o que acarreta em uma baixa resolutividade. Assim recentes pesquisas tem identificado as principais queixas e agravos no acolhimento, propondo medidas de intervenção para melhor organizar o fluxo e ampliar a atuação da equipe multiprofissional. A capacitação do profissional para a ação preventiva e educativa é de extrema importância para a comunidade em que atua, contribuindo para a melhora da qualidade de vida. Desse modo, o escopo deste trabalho é de analisar a demanda das queixas músculo-esqueléticas, neurológica e respiratória em adultos no Centro de Saúde Escola Butantã (CSEB), no período do ano de 2009. A caracterização das queixas será realizada através de um questionário e um posterior estudo estatístico dos dados coletados no centro de saúde em questão. As queixas serão analisadas e identificadas segundo as regiões corporais mais freqüentemente acometidas; diagnósticos da população atendida; a eficácia do tratamento e o tipo de acompanhamento de pacientes após a alta do CSEB.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Kiria Maria de Carvalho Trindade - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2011

    Perfil sociodemográfico e clínico dos pacientes atendidos no setor fe fisioterapia de uma unidade básica de saúde, Descrição: Introdução: A Constituição de 1988 definiu que o acesso às ações de saúde devem ser universais. Assim, é importante o conhecimento do profissional da saúde sobre o perfil de morbidade dos usuários dos serviços para orientação das práticas de saúde. Atualmente existem poucos estudos que apresentem dados sobre a demanda da fisioterapia em unidades básicas de saúde. Objetivos: Caracterizar o perfil sociodemográfico e clínico dos pacientes do grupo de dor atendido pela fisioterapia no Centro de Saúde Escola Butantã (São Paulo-SP), no período de 2006 a 2009. Metodologia: Um estudo descritivo transversal retrospectivo feito através do levantamento de prontuários dos pacientes encaminhados ao grupo de dor. As variáveis estudadas foram: as regiões corporais mais frequentemente acometidas; características sócio-demográficas: idade, sexo, estado civil, escolaridade e ocupação; diagnósticos da população atendida; aderência dos pacientes ao tratamento; tipo de encaminhamento de pacientes para o grupo; encaminhamento após a alta do grupo. Foi realizada estatística descritiva utilizando os programas Excel 2000 e Statistica v. 6. Resultados: Foram considerados 372 prontuários dos 442 pacientes encaminhados para fisioterapia em grupo. A maioria era do sexo feminino (73,4%), a prevalência de idade foi de 40 a 69 anos (62,9%), grau de instrução fundamental (43,7%) e renda entre 0 ? 1,9 salários mínimos (71,5%). Em relação às profissões/ocupações, as que apareceram com maior frequência foram: aposentado (26,2%), empregada doméstica (19,3%) e do lar (14,4%). Os encaminhamentos geralmente são feitos pelo serviço de recepção espontânea (45%) e pelo pronto atendimento (35,3%). O diagnóstico prevalente foi lombalgia e lombociatalgia (34,6%) em ambos os sexos. Somente 33% dos pacientes compareceram em todas as sessões de fisioterapia. Apenas 21,2% dos pacientes receberam alta efetiva, já 39,9% foram encaminhados para o atendimento individual e 38,8% pararam sem ter recebido alta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Mônica de Faria Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    EFEITO DO ULTRASSOM CONTÍNUO SOBRE O PROCESSO DE REGENERAÇÃO DO TECIDO CONJUNTIVO MUSCULAR DE RATOS, Descrição: Introdução: A escolha de parâmetros mais eficientes na aplicação terapêutica de um recurso de eletroterapia garante uma efetividade clínica maior ao tratamento realizado. O modo contínuo de aplicação do ultrassom vem sendo pouco estudado nas fases agudas das lesões. Objetivo: Avaliar os efeitos do ultrassom contínuo nas fases inflamatória, proliferativa e de remodelação no processo de regeneração do tecido conjuntivo muscular de ratos. Material e Métodos: Trinta ratos foram submetidos à lesão muscular nos músculos tibial anterior de ambos os membros traseiros e divididos em dois grupos, sendo o grupo Lesado (L) composto pelos membros traseiros esquerdos dos animais e o grupo lesado tratado com ultrassom (LUS), composto pelos membros traseiros direitos. Cada grupo foi subdividido em seis pequenos grupos (n = 5), que foram formados de acordo com o número de dias após a lesão em que os animais foram mortos, sendo no 3º, 7º, 14º, 21º, 28º e 35º dias. Após 24 horas da realização da lesão cirúrgica, o Grupo LUS começou a receber a aplicação do ultrassom no modo contínuo, área de radiação efetiva de 1cm2, com freqüência de transdutor de 1MHz, intensidade de 0,2W/cm2, por 1 minuto, uma vez ao dia. Os membros traseiros esquerdos submetidos à lesão cirúrgica e não tratados serviram como grupo controle (L). Para análise morfológica das fibras musculares foram realizados cortes seriados de 10 ?m de espessura, obtidos através de em um micrótomo criostato. Os músculos foram congelados em uma posição onde os cortes pudessem fornecer imagens longitudinais das fibras musculares e da fenda incisional. Cada série de corte foi obtida a partir da região superficial do músculo, a cada 100 ?m de profundidade e forneceu duas lâminas que foram coradas com a técnica Hematoxilina Eosina. A contagem de células foi feita em uma área de 0,625mm2 (área de um campo microscópico), com auxílio de uma câmera acoplada ao microscópio e monitor de vídeo e tendo como ponto de referência os limites da fen. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Bernardo Luis Ferreira Fernandes - Integrante.

  • 2009 - Atual

    QUEIXAS OSTEOMUSCULARES E TRABALHO EM TURNO, Descrição: O trabalho em turnos e noturno é uma condição necessária para o funcionamento da indústria e dos serviços no mundo contemporâneo. A sua existência melhora a qualidade de vida de milhões de cidadão que podem contar com serviços de hospitais, aeroportos, ferrovias. Ao mesmo tempo, os trabalhadores que trabalham em turnos sofrem as consequências das alterações que o trabalho em turnos provoca nos seus ritmos biológicos: distúrbios de sono, psiquiátricos, gastrointestinais, psicossociais. Estudos apontam relação entre o trabalho em turnos e aumento de queixas musculoesqueléticas e de fraturas entre trabalhadores. Os distúrbios ostemusculares relacionados ao trabalho (DORT) representam as patologias mais prevalentes no que diz respeito ao afastamento no trabalho. Estas patologias representam um custo social e econômico importante para os sistemas de saúde e seguridade social no mundo todo. Existem poucos estudos sobre o efeito do trabalho em turnos em queixas músculoesqueléticas. O presente estudo pretende avaliar a sobrecarga no sistema musculoesquelético e na qualidade de vida, em trabalhadores de diferentes turnos de uma mesma atividade, ou seja, turno fixo ou permanente. Pretende também realizar uma comparação entre os índices de queixas dentre os trabalhadores de diferentes turnos e identificar o turno que mais predispõe o trabalhador ao risco de doenças relacionadas ao trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Gislene Guimarães Garcia - Integrante.

  • 2009 - Atual

    O efeito de um programa de fisioterapia sobre a qualidade de vida e produtividade dos trabalhadores de uma empresa, Descrição: Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) apresentam um aumento substancial no mundo todo a partir da década de 80. No Brasil, os DORT são a principal causa de doenças ocupacionais. O prejuízo para a sociedade é enorme e justifica o estudo de métodos para preveni-los e/ou diminuí-los. Muitos autores já avaliaram abordagens isoladas para gerenciar o problema, mas como esse é geralmente multifatorial, um conjunto de intervenções poderia trazer melhores resultados. A fisioterapia do trabalho é uma especialidade que atua na melhoria das condições de trabalho através de intervenções ergonômicas, tratamentos fisioterapêuticos e ginástica laboral e desta forma contribui para prevenção e tratamento destes distúrbios. Assim, o objetivo deste estudo é: verificar o efeito desse conjunto de intervenções sobre a qualidade de vida dos trabalhadores e sobre a produtividade de uma empresa. A população do estudo será composta por 172 funcionários de uma multinacional que fabrica e vende aparelhos auditivos no Brasil. Desses, 99 comporão o grupo experimental (matriz) e 73 o grupo controle (filiais). Serão aplicados dois questionários, um sobre sintomas osteomusculares e outro sobre fatores de risco no trabalho. Será realizada uma avaliação ergonômica das atividades e tarefas da empresa, que auxiliará o diagnóstico das situações que poderão ser modificadas por medidas ergonômicas. Para gerenciamento das queixas preexistentes, a acupuntura, a ginástica laboral e a orientação de exercícios específicos serão utilizadas. A análise da eficácia do programa será feita por dois métodos: um questionário que avaliará a percepção dos trabalhadores quanto aos resultados e, a coleta de dados de produtividade e absenteísmo e, do número de queixas osteomusculares pré- e pós-intervenção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Denise Harari - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - Atual

    EFEITOS DO TEMPO DE TRATAMENTO DO ULTRA-SOM TERAPÊUTICO NO PROCESSO DE REPARAÇÃO MUSCULAR, Descrição: As lesões tendíneas ocorrem com grande frequência na população mundial. O processo de reparação tecidual destas lesões pode levar meses para se completar. No período inicial de reparação o paciente geralmente é imobilizado para evitar rupturas, procedimento que pode trazer inúmeras complicações, retardando o processo de recuperação funcional. A utilização de recursos terapêuticos pode auxiliar este processo. O ultrassom terapêutico é um dos recursos eletroterapêuticos utilizados para este fim, devido as características da sua interação biológica com o tecido lesado, aumentando o número neutrófilos e macrófagos no sítio da lesão e acelerando a fase de ativação da produção de fibroblastos, células endoteliais e miofibroblastos e proporcionando uma melhor orientação do colágeno, características que contribuem para uma reparação tecidual mais consistente. Estudos tem demonstrado que a eficácia do ultrassom depende dos aspectos dosimétricos de sua aplicação: tempo de aplicação, intensidade, frequência, modo de aplicação, técnica de aplicação, regime de pulsação. Existem poucos estudos na literatura que analisam o efeito do tempo de aplicação no processo de reparo tecidual. O objetivo deste estudo é avaliar três diferentes tempos de Tratamento o ultrassom terapêutico de baixa intensidade na cicatrização de tendão de ratos. Para isto, serão utilizados 32 ratos Wistar, divididos em 4 grupos terapêuticos com 8 animais em cada grupo: Grupo I : Controle; Grupo II: aplicação de 1 minuto por área; Grupo III: aplicação de 2 minuto por área; Grupo III: aplicação de 3 minuto por área. O ultrassom terá os seguintes parâmetros de tratamento: Frequência de 1 MHz; intensidade de 0,5w/cm², área de irradiação efetiva (ERA) de 0,5 cm²; modo pulsado a 20%. Os animais serão submentidos à tenotomia total por meio de corte transversal do tendão do calcâneo direito. Após este procedimento, a derme será suturada e os tendões serão submetidos a aplicação do ultrassom, iniciada no segundo. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Thiago Saikali Farsic - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Efeitos de um programa de ginástica laboral e orientação postural nos postos de trabalho em ftrabalhadores do serviço de nutrição hospitalar, Descrição: As ações para a promoção da saúde e prevenção de doenças são práticas que contribuem para a melhora da qualidade de vida no trabalho. Os trabalhadores do serviço de nutrição e dietética hospitalar estão expostos a diversos fatores de risco de doenças e acidentes de trabalho, devido à natureza da sua atividade, ao ambiente físico e a adoção de uma postura inadequada. Todos estes fatores podem gerar o aparecimento das DORT e LER. Assim, a Ginástica laboral e a orientação postural realizadas nos postos de trabalho, podem contribuir com a diminuição das queixas de dores e desconforto. Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos de um programa de exercícios e orientações posturais no desconforto músculo-esquelético utilizando-se o questionário Nórdico, números de faltas e licenças médicas. A amostra era constituída por 66 funcionários do Serviço de nutrição e dietética hospitalar (SND) que realizaram 10 minutos de exercícios duas vezes por semana no final da expediente. O questionário de identificação foi aplicado antes da intervenção, e o questionário Nórdico no pré e após 4 meses da intervenção. Foram apresentados 9 seminários sobre as causas de lesões no trabalho, a importância de uma boa postura, da realização de movimentos adequados e vantagens em realizar exercícios durante o período do trabalho. O programa incluiu exercícios posturais, de alongamento, relaxamento, fortalecimento, coordenação motora e massagens. A análise de dados incluiu testes estatísticos para verificar se houve mudança da prevalência de sintomas antes e após a intervenção, com nível de significância de 5%, por meio dos Programas SPSS 13.0 e Excel 2003. Após a análise estatística foi observada diminuição do percentual dos segmentos corporais com dor ou desconforto, porém não foi significativo. Houve diminuição significativa da dor em antebraço com duração de mais de três dias nos últimos 30 dias, diminuição significativa de indivíduos com dor em ombros nos últimos 7 dias, diminuição da fr. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Meire Yuri Takara - Integrante.

  • 2006 - 2010

    O uso do laser diodo de 830nm em cicatrizes pós-cirúrgicas de hérnia inguinal. Um estudo clínico, Descrição: Background: Low Level Laser Therapy (LLLT) has been shown to be beneficial in the tissue repair process as previously demonstrated in tissue culture and animal experiments. However, there is lack of studies pointing toward the effects of LLLT on post-surgical scarring of incisions in humans using infrared 830nm GaAlAs Laser. The aim of this study was to investigate the efficacy of an infrared GaAlAs Laser with a operating with a wavelength of 830 nm in the post-surgical scarring process after Inguinal Hernia Surgery. Method: 28 patients who underwent surgery for Inguinal Hernias were randomly divided into an Experimental Group (G1) and a Control Group (G2). The G1 received low level laser treatment (LLLT) with the first application performed 24 hours after surgery and then on the 3rd, 5th and 7th days. The incisions were irradiated with an 830 nm diode laser operating with a continuous output power of 40 mW, spot size aperture of 0.08cm ², 26 seconds, an energy per point of 1.04J and an energy density of 13J/cm ². It was irradiated 10 points per scar. Six months after surgery both groups were re-evaluated using, for this purpose, the Vancouver Scar Scale (VSS), the Visual Analog Scale, and the measurement of scar thickness. Results: The G1 showed significantly better results; in the VSS totals (2.14±1.51) versus G2 (4.85±1.87), in the thickness measurements G1 (0.11 cm) versus G2 (0.19 cm), and in the malleability G1 (0.14) versus G2 (1.07). The pain score was around 50% higher in the G2. Conclusion: Infra-red Low level laser therapy (830nm) applied after Inguinal Hernia surgery was effective in preventing keloids formation. In addition laser therapy resulted in better appearance and scar quality six months post-surgery.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Rodrigo Leal de Paiva Carvalho - Integrante / Paulo Sergio Martins de Alcântara - Integrante / Kamamoto, Fábio - Integrante.

  • 2006 - 2010

    Influência do Laser AsGaAl sobre a cartilagem epifisária de ratos, Descrição: Objetivo: Estudar o efeito das diferentes doses (5 J/cm² e 15 J/cm²) do Laser Diodo de 830 nm na cartilagem epifisária de ratos, analisando o comprimento do osso, a espessura e o número de condrócitos de cada camada da cartilagem epifisária. Material e Métodos: 30 ratos da linhagem Wistar, machos, pesando em média ± 280 g, com 23 dias de idade, divididos aleatoriamente em 3 grupos: Grupo Controle (GC), Grupo (G5) ? dose de 5 J/cm², grupo 15 (G15) ? dose de 15 J/cm². Foram realizadas 10 aplicações do Laser AsGaAl 830 nm em dias alternados. Os animais foram sacrificados 24 horas após a última aplicação, no 21º dia após a primeira aplicação, com dose letal de 200 mg/Kg de pentobarbital sódico. As lâminas foram coradas com H/E (Hematoxilina Eosina). Realizou-se a documentação fotográfica das lâminas em fotomicroscópio ZEISS e, posteriormente, análise histomorfométrica e análise histológica. Para a análise estatística utilizou-se o teste de variância fatorial One-Way ANOVA com nível de significância considerado significativo para α < 0,05, seguido pelo teste de Tukey. Resultados: A cartilagem epifisária demonstrou através da análise histológica e pela imagem do RX aumento da espessura da cartilagem epifisária e aumento no número de condrócitos dos grupos G5 e G15. Conclusão: O Laser de AsGaAl 830 nm, dentro dos parâmetros utilizados nesta pesquisa, pode causar alteração na espessura da cartilagem epifisária, aumento no número de condrócitos, porém não é suficiente para causar qualquer alteração no comprimento final do osso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Carlos Alberto Anaruma - Integrante / Marcela Dallacosta Cressoni - Integrante.

  • 2005 - 2008

    Estudo experimental dos efeitos da sonoforese com Arnica Montana sobre o processo de regeneração do músculo esquelético em ratos wistar, Descrição: A proposta deste estudo foi verificar o efeito da sonoforese com Arnica montana sobre a fase inflamatória aguda de uma lesão muscular. Para isso, 40 ratos Wistar machos (300±50 g), lesados cirurgicamente, foram divididos em 4 grupos: grupo controle (C), 10 ratos lesados, não submetidos a tratamento algum; grupo ultra-som (US), 10 ratos lesados, tratados com US; grupo ultrasom+ arnica (US+A), 10 ratos lesados, tratados com sonoforese com gel de arnica; e grupo arnica (A), 10 ratos lesados, tratados com massagem de gel de arnica. O ultra-som com freqüência de 1 MHz e 0,5 W/cm2 de intensidade foi aplicado 24 h após a lesão uma vez ao dia durante 3 minutos, por 3 dias; o grupo US+A recebeu aplicação de ultra-som idêntica, mas com gel de arnica; o grupo A recebeu massagem de gel de arnica nos mesmos tempo e período. O terço médio do músculo tibial anterior lesado foi removido, montando-se séries de lâminas para análise quantitativa (contagem de células mononucleares e polimorfonucleares) e qualitativa (morfologia das fibras musculares). Os resultados foram tratados estatisticamente, com nível de significância p<0,05. Foi encontrada maior densidade de células mononucleares nos grupos US, US+A e A, sem diferença entre estes, mas com diferença significativa (p<0,0001) destes para o grupo controle, onde a densidade de células polimorfonucleares também foi significativamente diferente (p=0,0134) dos demais. Ainda quanto a essa densidade, não houve diferença entre os grupos US e US+A, mas houve entre o grupo A (p=0,0134) e os demais. A análise qualitativa revelou estágio mais avançado de regeneração nos tecidos dos grupos US e US+A igualmente. A similaridade de resultados entre os grupos US e US+A leva a concluir que a sonoforese com arnica não foi mais eficaz que o ultra-som na recuperação da lesão muscular. Sugere-se que o US pode ter anulado ou minimizado o efeito regenerativo da Arnica montana por sonoforese na fase inflamatória aguda da lesão muscular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Carloa Alberto Anaruma - Integrante / Patricia Pereira Alfredo - Integrante / Pião, Antônio C.S. - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2005 - 2008

    Efeitos da orientação postural na utilização de mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental., Descrição: OBJETIVO:Avaliar efeito de sessões educativas para peso, modelo e modo de transportar mochilas escolares.MÉTODOS:Estudo de uma série de casos, com 99 crianças, de 7-10 anos cursando ensino fundamental em escola particular de São Paulo.Submetidas à sessão educativa que consistiu de orientações sobre coluna vertebral e vivência prática de posturas corretas; pais e professores também foram orientados.Na avaliação foi registrado peso do sujeito (Kg) e da mochila(Kg), tipo de mochila e modo de transporte por filmagem pré e pós intervenção.Os sujeitos receberam reforços por 3 meses.RESULTADOS:Tipo de mochila modificou para modelo duas alças (p = 0,046), modo de transporte para ombro bilateral (p = 0,047).Peso absoluto das mochilas diminuiu 2,66Kg(p<0,001) e peso relativo diminuiu 7%(p< 0,001). Na adequação por categoria o número de sujeitos para o grupo adequado e aceitável aumentou, e redução no grupo inadequado(p<0,001).CONCLUSÃO:As sessões educativas modificaram peso, tipo e modo de transporte mochilas entre os escolares e que pais e responsáveis devem ser orientados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Susi Mary de Sousa Fernades - Integrante.

  • 2004 - 2004

    TRANSMISSÃO DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA ATRAVÉS DE FILMES PLÁSTICOS DE PVC, Descrição: O laser de baixa potência é utilizado na fisioterapia nos processos de cicatrização de lesões, com o objetivo de acelerar a reparação tecidual. O filme de PVC é comumente utilizado na prática clínica, nas ponteiras do equipamento, para evitar a contaminação da lesão pelo equipamento, principalmente em áreas cruentas e mucosas. Do ponto de vista terapêutico, é importante avaliar se a membrana de PVC interfere na dosimetria transmitida à área alvo tratada, minimizando os efeitos da aplicação terapêutica. Este é o objetivo desta pesquisa. Para isso foi utilizado um medidor de potência (medidor de potência ) para avaliar as medidas percentuais da transmissão de energia de dois equipamentos de laser, utilizados na prática clínica da fisioterapia, com os seguintes comprimentos de onda: Laser de HeNe (632,8 nm) e de AsGaAl (830 nm) . Para cada comprimento de onda foram avaliadas 150 medidas: 50 com irradiação direta (grupo controle = GC) e 100 com dois tipos diferentes de filmes de PVC transparentes na ponteira do laser (grupo experimental 1 = G1 e 2 G2). Ambos os filmes de PVC possuíam 0,01 mm de espessura. Os resultados mostraram que, comparando os valores de transmissão do grupo controle com os dos grupos experimentais, o laser de HeNe mostrou as seguintes perdas: G1 = 0,9% e G2 = 0,8%. No laser de AsGaAl, as perdas foram as seguintes: G1 = 2,3% e G2 = 1,3%. O filme de PVC transparente pode ser usado na aplicação clínica sem interferência significativa na dosimetria do laser.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Carlos Alberto Anaruma - Integrante / Silvia Park - Integrante / Martha Simões Ribeiro - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - 2010

    Efeitos de um programa de exercícios no desconforto postural dos segmentos corporais em operadores de telemarketing, Descrição: Este estudo tem por objetivo avaliar o nível de desconforto, através da Escala Visual Analógica (EVA), o Mapa de Segmentos Corporais de Corlett e Bishop (MSC) e o Questionário de Fadiga de Chalder (EFC) em operadores de telemarketing. A coleta de dados foi realizada uma vez por semana, ao longo de 2 meses de aplicação do programa de exercícios. A análise estatística sugere diminuição do crescimento do desconforto postural nos dois grupos, sendo mais acentuada no grupo experimental. Foi observada também diminuição significativa dos níveis de EVA e redução da freqüência e da prevalência de segmentos doloridos no MSC, ao se comparar dados da primeira e da última semana do estudo realizado. Quanto à fadiga também houve melhora em todas as variáveis do questionário de Chalder, indicando presença de efeitos significativos na diminuição dos níveis de fadiga. Assim, os programa de exercícios mostraram-se efetivos para diminuir o desconforto músculo-esquelético e a fadiga entre os operadores de telemarketing .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Denise Helena de Castro Lacaze - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - 2006

    Avaliação da transmissão do ultra-som através dos principais produtos antiinflamatórios não hormonais utilizados em sonoforese, Descrição: Introdução: O ultra-som terapêutico é muitas vezes aplicado utilizando-se produtos antiinflamatórios não-esteróides tópicos (AINEs tópicos) como meio de acoplamento. A técnica conhecida como sonoforese objetiva potencializar a penetração transcutânea dos princípios ativos contidos em tais produtos. No entanto, existem evidências científicas de que nem todos os produtos utilizados transmitem adequadamente o ultra-som. Métodos: Para estudar a transmissividade acústica de cada produto calculou-se a impedância acústica determinando-se experimentalmente a velocidade de propagação do som e a densidade de cada produto. Resultados: A impedância acústica de todos os produtos estudados apresentou valores muito similares. Conclusão: Todos os produtos estudados transmitem ultra-som de maneira muito semelhante, independente de sua forma de apresentação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Felipe Lacerda da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2002 - 2005

    Investigação da sobrecarga do sistema músculoesquelético em auxiliares de cozinha através do método RULA e mapa de desconforto postural, Descrição: As décadas de 80 e 90 caracterizaram-se por ações intensas na área de saúde ocupacional. Porém os índices de acometimentos e queixas álgicas em MMSS continuam sendo um grande problema. Os trabalhadores que realizam atividades de preparação de alimentos apresentam uma grande sobrecarga em MMSS. O objetivo deste estudo foi analisar e comparar os escores do Método RULA e o desconforto postural em trabalhadores de duas cozinhas industriais. Foram filmadas e avaliadas 151 atividades durante 10 dias em cada restaurante. Cada atividade foi avaliada cinco vezes por dois observadores independentes visando a identificação do escore do método RULA e fatores que pudessem influenciar na sobrecarga músculo-esquelética como mobiliário, instrumentos de trabalho, mecanização do processo de trabalho, postura (análise cinesiológica e biomecânica) e utilização de alimentos pré-processados. Os trabalhadores preencheram também o mapa de desconforto postural. Como resultado evidenciou-se que não houve diferença significativa nos escores do método Rula entre os restaurantes estudados. Porém ocorreram diferenças quando comparadas as atividades que envolviam o pré-processamento existente em um dos restaurantes, onde foram identificados escores menores, que determinaram menor sobrecarga músculoesquelética a estes funcionários. Estes dados não provocaram diferenças significativas menores no resultado final de todas as atividades, devido a influências de outros fatores fundamentais nesta análise: o mobiliário, o instrumento de trabalho e a orientação postural, não determinando diferença no mapa de desconforto postural entre estas populações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Márcia Berlanga Équi - Integrante / Isabel de Camargo Neves Sacco - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2005

    Laser de baixa potência (670 nm) na viabilidade de retalho cutâneo randômico em ratos, Descrição: Este trabalho avaliou a aplicação de laser de baixa potência em cicatrização de retalhos cutâneos em ratos wistar. Foram utilizados 40 ratos, divididos em 4 grupos aleatoriamente, onde o G1 era o controle, o G2 foi irradiado com laser de 670 nm com 2,14 J/cm², o G3 5,36 e o G4 20,36 J/cm². distribuidos em 12 pontos na porção cranial do retalho. Como resultados obteve-se que o G1 apresentou 49,35% da área do retalho necrosada, o G2 39,14%, G3 47,01% e G4 29,17%. A análise estatística mostrou diferença significativa apenas quando se comparou o G4 com o G1 (p< 0,001). Entre G1, G2 e G3 esta diferença não ocorreu. Conclusão: o LBP de 670nm é capaz de incrementar a viabilidade dos retalhos cutâneos randômicos em ratos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Amélia Pasqual Marques - Integrante / Cristiano Baldan - Integrante., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2005

    Os efeitos da educação postural nas mudanças de hábitos em escolares da 1 à 4 séries do ensino fundamental, Descrição: A perspectiva dos fisioterapeutas que desenvolvem trabalhos de educação postural com crianças bem jovens é que essas medidas de prevenção primária possam reduzir em longo prazo a prevalência de dores na coluna. Este estudo verificou os efeitos de duas estratégias educacionais para o ensino de hábitos posturais corretos, utilizando uma história em quadrinhos para o ensino destes hábitos (G1) e de um circuito demonstrativo, onde as crianças vivenciavam cada postura correta e incorreta (G2). O programa de educação postural foi aplicado em 3 sessões educativas em escolares da 2º e 3º séries entre 7-11 anos, de uma escola municipal, no Estado de são Paulo. A amostra consistiu de 40 crianças nos G1 e G2. As sessões tiveram a duração de uma hora serviram para orientar apresentando os seguintes conteúdos: anatomia, biomecânica e fisiopatologia de dores na coluna, hábitos posturais corretos nas seguintes posturas: sentada, em pé, deitada, transporte de mochila, técnica de levantamento e transferência de objetos. O conhecimento dos hábitos posturais foi verificado através de um questionário aplicado antes do início do programa e após um período de 6 meses do término deste. Os resultados do estudo indicam que para todas as variáveis estudadas não foram detectadas diferenças no aprendizado e memorização dos hábitos posturais corretos em ambos os sexos e submetidos às duas metodologias de ensino, exceto no jeito de dormir, onde o índice de aumento das respostas corretas foi de 23% para o G2, enquanto o G1 apresentou apenas 7%. Palavras-chaves: escola; história em quadrinhos; criança; back school; prevenção; postura. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Silvia Maria Amado João - Integrante / Marilia Christina Tenorio Rebolho - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2003

    Avaliação postural de escolares de 7 a 10 anos, Descrição: Este estudo avalia a postura de escolares de 7 a 10 anos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Silvia Maria Amado João - Integrante / Patricia Jundi Penha - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2001 - 2003

    O papel da ginástica laboral na diminuição do desconforto músculoesquelético em trabalhadores de um centro de esterelização de materiais, Descrição: : O trabalho manual excessivo, as posturas inadequadas e os instrumentos de trabalho não ergonômicos são fatores que podem proporcionar o aparecimento de disfunções músculo-esqueléticas, principalmente DORT (Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho). As atividades desenvolvidas no setor de materiais apresentam estas características, sendo potencialmente geradoras deste tipo de lesão. O objetivo deste trabalho foi avaliar o papel de uma intervenção ergonômica do trabalho, associada a ginástica laboral e orientações posturais gerais. Para isso, foi realizada uma análise ergonômica do trabalho de um centro de materiais, através da observação dos postos de trabalho e entrevistas estruturadas com funcionários e chefia. Também foi realizada a aplicação de questionários compostos de questões abertas, fechadas e de múltipla escolha para avaliar as condições de saúde, cansaço e desconforto. Após esta análise, foram realizadas orientações ergonômicas e sugestões de mudanças nos postos de trabalho, seguidas da aplicação de um programa de ginástica laboral dirigido para as principais queixas de dor identificadas nos questionários, com 10 minutos diários, durante seis meses, e reavaliação das condições de saúde, cansaço e desconforto. Os resultados mostraram uma diminuição significativa nas queixas de dor em membros inferiores e coluna lombar, e piora significativa nas queixas de dor em mão esquerda e coluna torácica; 70,5% dos funcionários referiram melhora na disposição física após a realização dos exercícios e 58,8% consideraram a reforma do setor boa/muito boa. O estudo mostra que intervenção foi efetiva para a melhora dos sintomas em membros inferiores e coluna lombar. Além disso, ele demonstra que a melhora do desconforto músculo-esquelético depende de várias intervenções associadas, confirmando dados de outros estudos. Sugere-se o desenvolvimento de um programa de ginástica mais amplo, com exercícios mais variados, que seja efetivo para o desconforto em outr. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Viviane Cabral Monteiro - Integrante.

  • 1998 - 2003

    Uso do Computador e Ergonomia: um estudo sobre as escolas de ensino fundamental e médio de São Paulo, Descrição: A utilização da informática como instrumento de ensino tem se disseminado na educação. Este estudo teve como objetivo verificar como o computador está sendo usado em escolas da região metropolitana de São Paulo, avaliando o grau de considerações sobre ergonomia na introdução dessa ferramenta. A ergonomia compreende o conjunto de conhecimentos científicos visando o conforto, segurança e eficácia dos produtos. Participaram 126 escolas, 37 delas do ensino fundamental, de 1ª à 4ª série, com 21.824 alunos; 49 escolas do ensino fundamental, de 5ªà 8ª série, com 29.851 alunos e 40 escolas do ensino médio com 31.516 alunos. A maioria das escolas informou utilizar o computador como ferramenta auxiliar das matérias curriculares a partir de 1995. O uso do computador predominou, no período de 5ª à 8ª série, nas escolas particulares; com um computador para cada 2 ou 3 alunos e com a duração semanal das aulas de até 1h59min. Nas salas de informática instaladas nas escolas, predominou a ausência de mesas e cadeiras com ajustes de altura para as características antropométricas dos alunos. As orientações sobre ergonomia da computação foram fornecidas em 30% das escolas. Na maioria das escolas não se observou queixa de desconforto visual ou muscular sofridos pelos alunos durante a utilização do computador. Esse fato pode estar relacionado ao pequeno número de horas de utilização do computador. Concluímos que a aquisição de mobiliário e equipamentos para as salas de informática deve incluir a consulta a banco de dados antropométricos e à percepção de conforto dos estudantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Integrante / Lys Esther Rocha - Coordenador / Laerte Idal Snelwar - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 2000

    Avaliação ergonômica na indústria calçadista de Franca, Descrição: este trabalho realizou um estudo ergonômico nas industrias de calçados de Franca. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Anice de C Pássaro - Integrante / Márcia Berlanga Équi - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Aderência de indivíduos saudáveis a orientações ergonômicas, posturais e exercícios, Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar a aderência de individuos saudáveis a programas de orientação postural e ergonômicas. Foram recrutados 74 sujeitos saudáveis, sem queixa de dor na coluna há 30 dias antes do início do programa e foram excluidos aqueles que apresentassem qualquer patologia da coluna vertebral. O programa consistiu de quatro aulas, onde foram ministrados os seguintes conteúdos: Anatomia, biomecânica e fisiopatologia da coluna vertebral,; posturas cirretas e incorretas de trabalho e AVDs, exercícios de alongamento e relaxamento muscular. As variáveis avaliadas foram im questioário de hábitos posturais e antes e após a participação nas aulas. e após 3 meses do término destas. As orientações que tiveram um maior grau de adesão foram: trocar o travesseiro por um adequado (43,47%), levantar-se de forma correta da cama (73,17%), forma correta para pegar objeto no chão (76,47%), forma correta de pegar objrtos em locais altos(65,71%) . As que tiveram menor adesão foram: realização de pausa a cada 30 minutos de trabalho (4,76% ), forma correta de dormir (10%), colchão e cadeira adequados ( 11,76%) e mesa adequada ( 8,34%). As orientações que tiveram maior dificuldade em adesão referem-se à aquelas em que é necessário dispender dinheiro para troca de mobiliário no trabalho e em casa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.

  • 1996 - 2002

    Avaliação ergonômica de restaurantes universitários, Descrição: As atividades desenvolvidas em cozinhas industriais apresentam um conjunto de características que podem desencadear doenças ocupacionais e acidentes de trabalho típicos. O objetivo deste estudo é comparar a prevalência de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e dores músculo-esqueléticas em trabalhadores de cinco cozinhas industriais. Para alcançar estes objetivos, foram avaliados 257 trabalhadores de cinco cozinhas industriais, com os seguintes procedimentos: entrevistas, questionários, análise da atividade real e aplicação do método NIOSH. Utilizou-se o teste qui-quadrado (x²) para comparar a homogeneidade dos dados entre os trabalhadores. Excetuando-se a prevalência de dor na região dorsal da coluna (p=0,01) e alergia (p=0,00461), todas as variáveis estudadas apresentaram p>0,05, mostrando a homogeneidade entre os trabalhadores. A análise ergonômica identificou os seguintes problemas: ambiente físico (dimensões, configurações, ambiências), instrumentos e equipamentos inadequados, má postura, organização do trabalho inadequada e levantamento de pesos acima dos limites recomendados. Palavras chave: Prevalência, Cozinha Industrial, Cozinheiros, Ergonomia e Análise do Trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Luciane Frizo Mendes - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 1996 - 1999

    Agentes acoplantes em fisioterapia, Descrição: OBJECTIVE: To compare transmissivity data and thermal behavior of four coupling media. DESIGN: experimental study. SETTING: Rehabilitation Postgraduation Program of Escola Paulista de Medicina, São Paulo, Brazil. MAIN OUTCOME MEASURES: The transmission, attenuation and reflection coefficient and acoustical impedance of gel, mineral oil, white petrolatum and degassed water were measurement with a density measurement cell. The temperature variation in the therapeutic ultrasound transducer were measurement with a thermocouple. RESULTS: The transmissivity data show that the water and gel presents highest transmission coefficient, lowest reflection and attenuation coefficient and acoustical impedance more close of the skin. The thermal data reveal a highest heating in the transducer during the insonation with white petrolatum and mineral oil, resulting from thermal conductivity features of each medium. CONCLUSIONS: Transmissivity data obtained show that water and gel presents the best acoustical features. In ultrasound therapy with direct contact technique using thin layers of coupling agents, any product may be used, since the effect of the attenuation coefficient does not play a significant role when layers are as thin as the ones used in this experiment. KEY WORDS: ultrasonic therapy, transmission, gels, ultrasound, water, white petrolatum.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Raquel Aparecida Casarotto - Coordenador / Julio Cesar Adamowski - Integrante / Fernando Bacanelli - Integrante / Flávio Fallopa - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Fisioterapia Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. , Rua Cipotânea, 51, Cidade Universitária, 05360-160 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30917451, Fax: (11) 30917462, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1983 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: RDIDP, Carga horária: 0

    Atividades

    • 03/2007

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MFT0828 - Iniciação Científica II em de Ergonomia e Recursos Terapêuticos

    • 02/2007

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MFT0817 Iniciação Científica I em Ergonomia e Recursos Terapêuticos

    • 08/2005

      Ensino, Ciências da Reabilitação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Abordagem Ergonômico-Fisioterapêutica na Prevenção de Disfunções Músculo-Esqueléticas

    • 01/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Fisioterapia Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP.

    • 03/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Fisioterapia Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.,Cargo ou função, Membro da Congregação da Faculdade de Medicina.

    • 03/1999

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação Científica I, Iniciação Científica II

    • 03/1999

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Eletroterapia, Ergonomia em Fisioterapia Preventiva, Termoterapia e Fototerapia

    • 04/1992

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Fisioterapia Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.,Cargo ou função, Membro da Assessoria de Graduação do Curso de Fisioterapia.

    • 04/1992

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Fisioterapia Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Revalidação de Diploma.

    • 07/1987

      Pesquisa e desenvolvimento , Universidade de São Paulo, .,Linhas de pesquisa

    • 12/2015 - 12/2017

      Direção e administração, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 01/2014 - 12/2015

      Direção e administração, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, .,Cargo ou função, Presidente do Conselho Diretor do Centro de Saúde Escola Butantã da Faculdade de Medicina da USP.

    • 03/2003 - 06/2004

      Ensino, Ciências (Fisiopatologia Experimental), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Abordagem Ergonômico - Fisioterapêutica na Prevenção de Disfunções Posturais

    • 04/1999 - 06/2000

      Direção e administração, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Fisioterapia Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.,Cargo ou função, Coordenação do Curso de Fisioterapia da USP.

    • 08/1993 - 12/1993

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia Geral I, Fisioterapia Geral II

    • 03/1988 - 12/1993

      Estágios , Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Fisioterapia Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.,Estágio realizado, Prática Clínica Supervisionada I e II.

    • 03/1984 - 06/1984

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Fisioterapia, História da Fisioterapia