Marcelo Cordeiro

Ator, Diretor, Professor, Pesquisador e Analista Cênico. Profissional das Artes Cênicas desde 1994, com experiências profissionais no Brasil, Cuba, França, Itália e Uruguai. - Pós-Doutor em Letras: Cultura, Educação e Linguagens - UESB (2017-2018); - Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens - UESB (2017-2018): - Professor convidado do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual. UESB (2017): - Pós-Doutor em Estudos Linguísticos. FALE - UFMG (2016-2017); - Professor convidado Escola de Belas Artes - EBA-UFMG (2017); - Professor convidado PósLin FALE UFMG, (2016); - Professor do Master em Gestão de Projetos Culturais. IEC/PUC-MG (2015); - Professor convidado da Accademia di Belle Arti di Brera - Milano (2014); - Professor de Crítica Especializada em Teatro. IEC/PUC-M.G (2012, 2013 e 2014); - Doutor em Estudos Linguísticos. FALE - UFMG (2008-2012); - Doutorado Sanduíche Université Paris XII (2009/2010); - Professor convidado do Institut Telecon Paris (2010); - Professor de História do Teatro IEC/PUC-M.G (2010); - Professor de História do Teatro e Literatura Dramática na Escola Teatro Universitário UFMG (2007/2009); - Mestre em Estudos Linguísticos - FALE - UFMG (2004-2005); - Graduado em Letras - Licenciatura Plena em Português/Inglês - PUC-MG (1995-2000); - Bailarino da Companhia de Dança Palácio das Artes - MG (1995-2003). Entre os trabalhos mais recentes destacam-se: Parecerista de projetos Teatrais pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE, 2020), Ministrante de oficina pelo Instituto Nacional de Artes Escénicas (INAE, 2019) - Uruguai oficina de alta formação profissional, atuação no longa metragem Sertânia de Geraldo Sarno (2019), Ópera Romeu e Julieta (Direção de Palco, Brasil, 2016), Ópera Lucia di Lammermoor (Direção de palco e Assistência de Direção de cena, Brasil, 2015), Macelleria (Direção, Itália, 2014), Rifrazione di Alice (Direção, Itália 2014), Os Gigantes da Montanha (Assistência de Direção e Atuação, Brasil, 2014), Concerto Cênico Arie da Sorbeto (Direção e atuação, Itália, Brasil, 2013), Ópera AIDA (Orientação cênica e diretor assistente, Uruguai, 2013), Ópera La Bohème (Assistência de Direção, Brasil, 2011), Nos mémoires racontent (Atuação teatral, França - Paris, 2010).

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos Linguísticos

2008 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A Imagem do Ator
Ida Lúcia Machado.

Doutorado em Estudos Linguísticos

2009 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais -Faculdade de Letras -PosLin
Título: A imagem do ator - a construção do Ethos ficcional
Orientador: em Université Paris XII - Val del Marne ( Professor Dominique Maingueneau)
com Ida Lucia Machado. Coorientador: Dominique Maingueneau (durante o doutorado-sanduiche). Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Estudos Linguísticos

2004 - 2005

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Uma análise das Artes Cênicas na Perspectiva da Análise do Discurso,Ano de Obtenção: 2005
Profa Dra. Ida Lúcia Machado.Palavras-chave: Artes Cênicas; Análise do Discurso.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017 - 2018

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

2016 - 2017

Pós-Doutorado. , Faculdade de Letras da UFMG-Programa de Pós Graduação:Estudos Linguísticos, FALE-POSLIN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia. (Carga horária: 120h). , Galpão Cine Horto - GCH, GCH, Brasil.

2012 - 2012

Da Língua ao Discurso. (Carga horária: 15h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

2009 - 2010

Doutorado Sanduíche. , Université Paris-Est Créteil Val-de-Marne, UPEC, França.

2008 - 2008

Direção de atores. (Carga horária: 12h). , Mostra CINE BH, MOSTRA CINEBH, Brasil.

2007 - 2007

Oficina de Direção. (Carga horária: 24h). , Galpão Cine Horto - BH, GCH, Brasil.

2007 - 2007

L'ethos et l'analyse argumentative. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2007 - 2007

Oficina Processo Criativo (Ator criador). (Carga horária: 3h). , Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes, BH, FCS, Brasil.

2006 - 2006

Teatro Físico. Ciclo de confluências - ideias de fresta Prêmio Klaus Vianna. (Carga horária: 6h). , Benvinda Cia de Dança, BCD, Brasil.

2005 - 2005

"por uma abordagem experiencial do discurso. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2004 - 2004

Aula prática com Yoshi Oida (Teatro Buffes du Nord. (Carga horária: 6h). , Festival Internacional de Teatro (FIT/BH), FIT/BH, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Curso de Extensão Em História da Arte. (Carga horária: 45h). , Escola Guignard, EG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Direção Artística; Direção de Cena, Direção de atores.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História das Artes Cênicas; Teatro, Ópera e Dança.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Atuação: Teatro, Televisão, Vídeo e Cinema.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ópera; Direção de Cena e Palco.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso: Professor, Pesquisador e Analista.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança; Direção e Bailarino.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

A interface - Sociolinguística - gramaticalização.A diversidade linguístico-gramtical da língua brasileira de sinais. 2017. (Outra).

IV Congresso Nacional de Estudos Linguísticos - CONEL - UFES. Entre dois silêncios. 2017. (Congresso).

XII Colóquio Nacional V Colóquio Internacional Museu Pedagógico - UESB.O blue whale e o efeito Werther - um estudo discursivo do suicídio juvenil - algumas reflexões sobre a melancolia. 2017. (Outra).

IV SIAD Simpósio Internacional de Análise do Discurso.Um caso de mesaliance bakhtiniana: o discurso LGBT (e simpatizantes) e a sociedade brasileira no carnaval do século XXI. 2016. (Simpósio).

Colóquio internacional em homenagem a Jean Peytard.A situação cênica do texto teatral. 2012. (Outra).

4ème journée d'études:"trasmission et transformation du genre litteraire dans les pays lusophones.O Cortiço x Cortiços de la parole litteraire au corps de l'acteur. 2010. (Encontro).

III SIAD - Simpósio Internacional de Análise do Discurso UFMG.A imagem do ator da construção do ethos á encenação Linguageira. 2008. (Simpósio).

VI congresso de letras "Linguagem e cultura: múltiplos olhares". Uma análise das Artes Cênicas na Perspectiva da Análise do Discurso. 2007. (Congresso).

I Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Sujeito, Memória e Identidade.Gêneros Transgressivos. 2004. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luiz Pedro Passos da Cruz

LIMA, M. A.;CORDEIRO, Marcelo. O twitter como espaço de luta: o embate entre o discurso político e o religioso. 2018. Dissertação (Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Crislene Lisboa Girardi

LIMA, M. A.;CORDEIRO, Marcelo. A construção discursiva nas narrativas do Marcelo Rezende: o ethos como uma espetacularização estratégica. 2018. Dissertação (Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Victor Godoi Castro

CORDEIRO, Marcelo. Fotografia e literatura: os signos de uma narrativa de sertão no livro "A João Guimarães Rosa da fotógrafa Maureen Bisiliatt". 2018. Dissertação (Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Leonardo Coelho Corrêa Rosado

MACHADO, I. L.;CORDEIRO, Marcelo. Telenovelas brasileiras: um estudo histórico-discursivo (Suplente). 2017. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Estudos Linguísticos) - UFMG-FALE-PosLin.

Aluno: Elisson Ferreira Morato

CORDEIRO, Marcelo; LOPES, E. M.. Relações entre ficcionalidade e factualidade na poesia épica brasileira do séc.XVII. 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em estudos Linguísticos - Linguística do Texto e do Discurso) - Faculdade de Letras da UFMG.

Aluno: Alcione Aparecida Roque Reis

MACHADO, I. L.; COURA-SOBRINHO, J.;CORDEIRO, Marcelo. A trilogia Nossos Antepassados de Italo Calvino: Uma Análise Discursiva (Suplente). 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em estudos Linguísticos - Linguística do Texto e do Discurso) - Faculdade de Letras da UFMG.

Aluno: Tânia Maria de Oliveira Gomes

LARA, G. M. P.;CORDEIRO, Marcelo. As Pin-Ups modernas: dos moldes da moda de vida. (Suplente).. 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras da UFMG - Programa de Pós Graduação em Estudos Linguíst.

Aluno: Renata Aiala de Mello

MACHADO, I. L.; LYSARDO-DIAS, D.; MENDES, E. A. M.; LARA, G. M. P.; SOARES, I. B.;CORDEIRO, Marcelo. O universo Flaubertiano e a pathemização espetacular - (Suplente). 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Estudos Linguísticos) - UFMG-FALE-PosLin.

Aluno: Aline Torres Sousa Carvalho

CORDEIRO, Marcelo; MACHADO, I. L.. O discurso da Santidade em narrativas de vida de São Francisco de Assis e Francisco Cândido Xavier. 2016 - Faculdade de Letras da UFMG - Programa de Pós Graduação em Estudos Linguíst.

Aluno: Ana Cristina Oliveira Santas

CORDEIRO, Marcelo. A metáfora nossa de cada propaganda. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Victor Godoi Castro

CORDEIRO, Marcelo; OLIVVEIRA, M. F. S.; OLIVEIRA, O. J. R.. Fotografia e Literatura: os signos de uma narrativa do sertão no livro A João Guimarães Rosa da fotógrafa Maureen Bisilliat. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Crislene Lisboa Girardi

CORDEIRO, Marcelo; LIMA, M. A.. A narrativa na construção do espetáculo no telejornal policial Cidade Alerta. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Verônica Vilasboas Amaral

LIMA, M. A.;CORDEIRO, Marcelo. DE 1984 A 2014: um paralelo entre o real e o ficcional nas narrativas de Winston Smith e Edward Snowden. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Luiz Pedro Passos da Cruz

CORDEIRO, Marcelo; LIMA, M. A.. Jean Wyllys e Silas Malafaia em: o Twitter como espaço estratégico de luta política. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Fábio Dias da Silva

CORDEIRO, Marcelo; LINARES, Feranando; OTAVIO, Luiz. TCC - O olhar da máscara neutra sobre a reação em ação física. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Escola de Belas Artes da UFMG.

CORDEIRO, Marcelo. Concurso para professor área; Interpretação Dramática. 2006. Teatro Universitário da UFMG.

CORDEIRO, Marcelo. Parecerista da Secretaria de Cultura do Ceará -Teatro. 2020. Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

CORDEIRO, Marcelo. Prêmio Cena Minas - Artes Cênicas. 2008.

CORDEIRO, Marcelo. Concurso para professor área; Expressão Corporal - técnica de Dança. 2005. Teatro Universitário- UFMG.

CORDEIRO, Marcelo. Residência em Artes Cênicas - Centro de Formação Artística e Tecnológica - CEFART. 2015. Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes, BH.

CORDEIRO, Marcelo. CTAP - Comissão Técnica de Análise de Projetos de Artes Cênicas da lei estadual de incentivo à cultura de M.G. 2011. Secretaria de Cultura do Estado de MG.

CORDEIRO, Marcelo. CTAP - Comissão técnica de Análise de Projetos Culturais. 2008. Secretaria de Cultura do Estado de MG.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

João Bosco Cabral dos Santos

SANTOS, J. B. C.; MACHADO, I. L.; MENDES LOPES,E.. Uma análise das artes cênicas na perspectiva da Análise do Discurso. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

João Bosco Cabral dos Santos

MACHADO, I. L.;SANTOS, J. B. C.; MENDES LOPES,E.; MUNIZ, M. L. E.; MENDES, S. P. S.. A imagem do ator: a construção do ethos ficcional. 2012. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Renato de Mello

MELLO, R.; SANTOS, J. B. C.; MACHADO, I. L.; LOPES, E. M.. Uma análise das Artes Cênicas na perspectiva da Análise do Discurso (Membro Suplente). 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Renato de Mello

MELLO, R.; LOPES, Emília M; SILVA, G. D.; MACHADO, Ida Lúcia. A imagem do ator contemporâneo - a construção do ethos do ator. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Sérgio Márcio de Azevedo Machado

MACHADO, Sergio M. A.; MATOS, F. D. B.; SANCHES, M.. Memorial do Canoeiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Fundação Universidade de Itaúna.

Emília Mendes Lopes

MENDES, E.; MACHADO, Ida Lúcia; SANTOS, João Bôsco Cabral dos. Uma análise das artes cênicas na perspectiva do discurso. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos Lingüísticos) - Faculdade de Letras - UFMG.

Emília Mendes Lopes

MENDES, E.; MACHADO, Ida Lúcia; SANTOS, João Bosco Cabral dos; MUNIZ, Mariana de Lima; MENDES, Simone; CORDEIRO, M.. A imagem do ator: a construção do ethos ficcional. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Emília Mendes Lopes

MENDES, E.; MACHADO, Ida Lúcia; SILVA, G. D.. A imagem do ator contemporâneo - a construção do ethos do ator. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Cláudio Humberto Lessa

CORDEIRO, M.; MACHADO, I. L.; MENDES, S. S.; LOPES, E. M.; SANTOS, J. B. C.;LESSA, C. H.. A imagem do ator: a construção do ethos ficcional. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Giani David Silva

Machado, Ida Lùcia; LOPES, E. M.;DAVID-SILVA,Giani. A imagem do ator contemporâneo - a construção do ethosdo ator. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Ida Lúcia Machado

MACHADO, I. L.; LOPES, E. M.; SANTOS, João Bôsco Cabral dos. Uma análise das Artes Cênicas na perspectiva da Análise do Discurso. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ida Lúcia Machado

MACHADO, I. L.; SILVA, G. D.; LOPES, E. M.. A imagem do ator contemporâneo - a construçao do ethos do ator. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos-Graduaçao em Estudos Linguisticos) - Faculdade de Letras da UFMG.

MARCOS ANTONIO ALEXANDRE

ALEXANDRE, M. A.; MACHADO, Ida Lúcia; MUNIZ, Mariana de Lima; MENDES, Simone de Paula dos Santos; LOPES, Emília Mendes; SANTOS, J. B. C.. A Imagem do Ator: a construção do ETHOS ficcional. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais.

Mariana de Lima e Muniz

MACHADO, I. L.; MENDES, S. P. S.;MUNIZ, M. L.; SANTOS, J. B. C.; LOPES, E. M.. A Imagem do Ator: a construção do ETHOS ficcional. 2012. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras.

Ivan Carlos de Araújo

ARAÚJO, Ivan Carlos; BARAUNA, J. R.; CAMPOS JUNIOR, L.. A violência no direito penal brasileiro. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Simone de Paula dos Santos Mendes

MENDES, Simone de Paula dos Santos. A imagem do ator: a construção do Ethos ficcional. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Paula Pereira

Modos de organização do discurso no webjornalismo: uma análise semiolinguística das estratégias discursivas em notícias do site Folha de São Paulo; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras; Cultura, Educação e Linguagens - Mestr) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Coorientador: Marcelo Cordeiro;

Marcelle Bittencourt Xavier

Narrativas de vida como construção de identidades surdas: um estudo de obras literárias; 2019; Dissertação (Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Coorientador: Marcelo Cordeiro;

Fernanda Araújo Mendes Xavier

O príncipe do gueto; 2019; Dissertação (Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Coorientador: Marcelo Cordeiro;

Felipe Botrel dos Santos

Análise comparativa do basquetebol e da dança; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos Graduaçao em Produçao e Critica Cultural) - Instituto de Educação Continuada da PUC - MG; Orientador: Marcelo Cordeiro;

Daniela Ribeiro da Luz Machado

A materialização do imaginário de um artista visual: Bonecos de papel machê como elemento cenográfico; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Produção e Crítica Cultural) - Instituto de Educação Continuada da PUC - MG; Orientador: Marcelo Cordeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marilene Suzan Marques Michalick

Estágio Obrigatório em técnicas de diagnóstico imunológico; 1991; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Marilene Suzan Marques Michalick;

Ida Lúcia Machado

Uma análise das Artes Cênicas na perspectiva da Análise do Discurso; 2005; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Ida Lucia Machado;

Ida Lúcia Machado

A imagem do Ator: a construção do ETHOS ficcional; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduaçao em Estudos Linguisticos) - Faculdade de Letras da UFMG,; Orientador: Ida Lucia Machado;

Ida Lúcia Machado

2016; Programa de Pos-Graduaçao em Estudos Linguisticos da FALE/UFMG,; Ida Lucia Machado;

Marcus Antônio Assis Lima

2017; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Marcus Antônio Assis Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CORDEIRO, Marcelo . Gêneros Transgressivos - as artes cênicas como gênero discursivo. Letras & Letras , v. 22, p. 55-63, 2006.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CORDEIRO, Marcelo . Teatro como ferramenta pedagógica. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORDEIRO, Marcelo . Teatro como ferramenta de aprendizagem. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORDEIRO, Marcelo . Taller de creación y orientación escénica: las narrativas de vida como fuente de creación escénica. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORDEIRO, Marcelo ; MONICA, F. D. . La dimensione gestuale e spaziale dell azione vocale - Ministrante - Itália. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORDEIRO, Marcelo . Laboratorio K - Ministrante - Itália. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORDEIRO, Marcelo ; KEMP, L. ; MONICA, F. D. . Laboratorio da Arti Snici coodireto da Lindsey Kemp, francesca Della Monica e Marcelo Cordeiro- Itália. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORDEIRO, Marcelo ; MONICA, F. D. . Esplorazione degli spazi scenici esercizi di stile - Ministrante - Itália. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORDEIRO, Marcelo . La poetica degli spazi scenici - Ministrante - Itália. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORDEIRO, Marcelo . Oficina de Orientação e Composição Cênica - Ministrante - Itália. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SARNO, G. ; CORDEIRO, Marcelo . Sertânia. 2019. Audiovisual.

CORDEIRO, Marcelo . Peter and wolf. 2017. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . Romeu e Julieta de Charles Gounod - Direção de Palco - Belo Horizonte. 2016. Operística.

CORDEIRO, Marcelo ; LOPES, A. H. ; VIEGAS, S. . LUCIA di Lammermoor - Direção de Palco e Assistência de direção cênica - Belo Horizonte. 2015. Operística.

CORDEIRO, Marcelo . Os Gigantes da Montanha - Atuação Turnê Vale do Jequitinhonha - Grupo Galpão - Brasil. 2014. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . Concerto Cênico Arie da Sorbetto - Direção - Belo Horizonte. 2014. Performática.

CORDEIRO, Marcelo . Rifrazione di Alice - Regia (Direção) Castigliocello - Itália. 2014. Performática.

CORDEIRO, Marcelo ; MONICA, F. D. . Rifrazioni di Alice - Direção (regia) azione musicale- X SEMI Festival - Livorno Itália. 2014. Performática.

CORDEIRO, Marcelo . Macelleria (direção e dramaturgia) Zoom Festival Studio Teatro Krypton - Itália. 2014. Teatral.

Gabriel Villela ; CORDEIRO, Marcelo . Os Gigantes da Montanha, Assistente de Direção - Belo Horizonte. 2013. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . Aida G. Verdi - Assistente de direção e Orientação Cênica - Montevideo Uruguay. 2013. Operística.

CORDEIRO, Marcelo . Arie da Sorbetto - Direção Cênica - Teatro Del Sale Firenze Itália. 2013. Performática.

CORDEIRO, Marcelo ; MONICA, F. D. ; SILVA, A. . Concerto Cênico Arie da Sorbetto - Direção - Belo Horizonte. 2013. Performática.

CORDEIRO, Marcelo . Firmes destilados - atuação - Belo Horizonte. 2012. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . Ode Marítima de Àlvaro de Campos (Fernando Pessoa) atuação - Belo Horizonte. 2012. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . La Bohème - Assistência de Direção - Belo Horizonte. 2011. Operística.

CORDEIRO, Marcelo . Nos memoires racontent. Comedien (acteur) - França. 2010. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . Krapp's com o grupo Reviu a Volta - Direção - Belo Horizonte. 2010. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . O caminho do cemitério - Ator - Belo Horizonte. 2009. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . Pedro e o Lobo - Concepção e Direção - Belo Horizonte. 2008. Operística.

CORDEIRO, Marcelo . Pedro Malazarte de Camargo Guarniere - opereta - Direção - Belo Horizonte. 2008. Operística.

CORDEIRO, Marcelo . AIDA de Giuseppe Verdi - Assistente de Direção - Belo Horizonte. 2008. Operística.

CORDEIRO, Marcelo . Arande Gróvore - Ator - Belo Horizonte. 2008. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . O lúdico circo da memória - Diretor assistente - Belo Horizonte. 2007. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . Pedro e o Lobo - Direção Belo Horizonte. 2006. Operística.

CORDEIRO, Marcelo . A votre service - Projeto 3x4 - Direção - Belo Horizonte. 2004. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . Bricole ou foi por isso que matei mamãe - Concepção e Direção Belo Horizonte. 2004. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . O Barbeiro de Sevilha (Espetáculo adulto) - Atuação - Belém Pará. 2003. Operística.

CORDEIRO, Marcelo . Memorial da Inconfidência (Espetáculo adulto) - Atuação - Ouro Preto MG. 2003. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . Essas mulheres - Diretor Assistente - Belo Horizonte. 2003. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . Vídeo: O que é Dança? atuação-bailarino. 2003. Audiovisual.

CORDEIRO, Marcelo . Sonho de uma noite de verão (Fragmentos amorosos) - Bailarino - Brasil. 2002. Coreográfica.

CORDEIRO, Marcelo . Uma Fábula Latino-Americana (Espetáculo adulto) - atuação. 2002. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . Projeto Leitura Aberta - Atuação - Belo Horizonte. 2002. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . Pax Fvro - A paz de estar louco Concepção e Direção - Belo Horizonte. 2002. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . Bloom's day - atuação -. 2001. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . O Ovo Sapiens de Pina Bausch (teatro-dança) ator-bailarino. 2001. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . Sertão Sertões (Cantata Cênica) - atuação e bailarino. 2001. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . Romance del amargo - direção dos ensaios e atuação. 2001. Coreográfica.

CORDEIRO, Marcelo . Entre o céu e as serras - bailarino. 2000. Coreográfica.

CORDEIRO, Marcelo . Diálogo no Pântano - atuação. 1999. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . Programa Concierto - bailarino. 1999. Coreográfica.

CORDEIRO, Marcelo . Anunciação - bailarino. 1998. Coreográfica.

CORDEIRO, Marcelo . A noite transfigurada - bailarino. 1998. Coreográfica.

CORDEIRO, Marcelo . O menino Leo e o Poeta Noel (Espetáculo infantil) - atuação. 1997. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . La Boutique Fantasque - bailarino. 1996. Coreográfica.

CORDEIRO, Marcelo . O casamento da Ararinha Azul (Espetáculo infantil) - atuação -. 1996. Teatral.

CORDEIRO, Marcelo . Relâche - bailarino. 1995. Coreográfica.

CORDEIRO, Marcelo . O Messias - oratório de Haendel na versão de Mozart. 1994. Outra.

CORDEIRO, Marcelo ; HENNIG, T. . Três cânticos brasileiros. 2001. Composição (estréia).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2018

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa Nacional de Pós Doutorado - CAPES

Outras informações:
Sob a supervisão do professor Dr. Marcus Antônio Assis Lima coordenador do Programa de Pós Graduação em Letras: Cultura, educação e Linguagens.

2017 - 2018

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Colaborador do PPGCEL da UESB, Enquadramento Funcional: Professor colaborador do PPGCEL - UESB, Carga horária: 20

2018 - 2018

CazAzuL Teatro Escola

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3

Outras informações:
Curso Princípios da Direção Teatral carga horária 90 hs incluindo mostra cênica pública com peças teatrais produzidas sob orientação.

2017 - 2017

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - curso de Bacharel em Cinema e

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 6

2017 - 2017

Escola de Belas Artes da Ufmg

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3

2016 - 2016

Faculdade de Letras da UFMG

Vínculo: Residência Pós Doutoral, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3

2015 - 2015

Instituto de Educação Continuada da PUC - MG

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3

2014 - 2014

Accademia di Belle Arti di Brera - Milano

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 12

2014 - 2014

Instituto de Educação Continuada - PUC/MG

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8

2013 - 2013

Instituto de Educação Continuada PUC- MG

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3

2012 - 2012

Instituto de Educação Continuada - PUC MG

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor contratado Crítica Especializada, Carga horária: 3

2010 - 2010

Instituto de Educação Continuada

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3

2010 - 2010

Institut TELECOM - TELECOM e Management SudParis

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 3

2007 - 2009

Teatro Universitário - UFMG

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 4

2008 - 2008

Academia de Ideias

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3

2007 - 2007

Academia de ideias (MG)

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 2

2005 - 2005

Universidade Veiga de Almeida

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 2