Jorge Menelau de Jesus
Ex- Chefe da Fábrica de Juiz de Fora (FJF-IMBEL). Gerente Industrial da FJF. Formação Acadêmica: Engenharia Mecânica (IME), MBA em Gestão Empresarial e de Negócios UFRJ), MBA em Finanças (UFJF), Gestão pela Qualidade Total (UESA/RJ), Análise de Sistemas (UESA)/RJ). Bacharel em Ciências Militares (AMAN/RJ). Coordenador do Curso Básico de Engenharia do Instituto Militar de Engenharia (IME). Ex-professor dos Cursos de Pós-graduação da UFJF (Engenharia de Segurança do Trabalho), Universidade Estácio de Sá (Gestão pela Qualidade e Auditoria). Professor da Universidade de Vassouras(RJ), 15 anos, do Curso de Engenharia Mecânica (Atual - 2016/1), Professor do Curso de Engenharia Mecânica da UFJF (substituto), Professor da UFJF (Substituto) do Curso de Engenharia de Produção. Professor da Faculdade Machado Sobrinho, Curso de Engenharia de Produção (Juiz de Fora/MG). Palestrante na área de Planejamento Estratégico/Qualidade e Gestão Organizacional. Orientador de Trabalhos de Fim de Curso (graduação e Pós-graduação) e de empresas Junior. Experiência na área Industrial, com ênfase em Engenharia de Produção, Experiência em Avaliações e Ensaios Chefe de Divisão Técnica e outra funções de campo (Atuação Técnica por 15 anos no Campo de Provas da Marambaia/RJ, atual CAEX/RJ). Experiência em recebimento e avaliação de produtos/materiais no exterior pelo Exército Brasileiro (Áustria, Itália e USA).
Informações coletadas do Lattes em 09/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em MBA em Finanças
2004 - 2004
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A Questão Tributária da Empresa Pública de Material de Defesa sob a conceituação da Seletividade pela Essencialidade
Especialização em MBA em Gestão e Economia Empresarial
2003 - 2004
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Gerenciamento contínuo do ciclo de vida de um produto
Especialização em Gestão pela Qualidade Total
1995 - 1996
Universidade Estácio de Sá
Título: Gestão da Qualidade no Serviço Público
Aperfeiçoamento em DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
1993 - 1993
Universidade Estácio de Sá
Título: NÃO HOUVE. Ano de finalização: 1993
Orientador: INSTRUTOR: ANTÔNIO FERNANDO GOMES DA COSTA
Graduação em Engenharia Mecânica
1984 - 1987
Instituto Militar de Engenharia
Título: MODELAGEM E SIMULAÇÃO DO REPARO AAÉ PARA O CAN 20 MM E MTR.50
Orientador: MAURO SPERANZA MsC
Formação complementar
2006 - 2006
Política e Estratégia. , Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, ADESG, Brasil.
2002 - 2002
Análise e Melhoria de Processos. , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Didática do Ensino Superior. , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
1990 - 1990
Introdução a Propulsão à Reação. , Instituto Militar de Engenharia, IME, Brasil.
1988 - 1988
Vibrações em Máquinas e Estruturas. , Centro Técnico Aeroespacial, CTA, Brasil.
1986 - 1986
Desenho Geométrico CAD. , Instituto Militar de Engenharia, IME, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Participação em eventos
Crescendo para Aparecer - Juiz de Fora 2020. 2006. (Seminário).
Estratégias Regionais de Inovação e Política Industrial - Etapa Minas Gerais da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI. 2006. (Simpósio).
Proteção do Conhecimento (ABIN). 2002. (Simpósio).
Participação em bancas
JESUS, J. M.. Prevenção de Falhas em Projetos Nascentes - uma aplicação do FMEA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
JESUS, J. M.. Manufatura Enxuta: O Caso Becton Dickinson. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
JESUS, J. M.. Análise do Desempenho de Terminais Ferroviários utilizando a Teoria de Filas e Simulação de Eventos Discretos - Estudo de Caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
JESUS, J. M.. Proposta para Metodologia de Análise de Investimentos Pessoais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
JESUS, J. M.. TPM - Total Productive Maintenance ou Manutenção Produtiva Total - Uma Abordagem Teórica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Orientou
UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT PARA EXCELÊNCIA GERENCIAL EM UNIDADE HOSPITALAR; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO EM SAÚDE) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jorge Menelau de Jesus;
A POLÍTICA DE ESTOQUE DE GUSA DA BELGO ARCELOR BRASIL; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jorge Menelau de Jesus;
A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA COM O USO DO BALANCED SCORECARD EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jorge Menelau de Jesus;
Estudo do Sistema Toyota de Produção e de Dois Sistemas de Gestão da Qualidade: A norma ISO 9000 e o TQC; Seus benefícios em uma indústria de manufatura; Um Estudo de Caso; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jorge Menelau de Jesus;
Implementação de Gestão da Qualidade: Estudo de Caso; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jorge Menelau de Jesus;
Matriz SWOT: aplicabilidade no planejamento estratégico; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jorge Menelau de Jesus;
em Engenharia de Produção; Projeto de Treinamento e Acompanhamento de Implantação no Programa "5S" da GSPORT-ESTAMPAR LTDA Juiz de Fora/MG; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jorge Menelau de Jesus;
em Engenharia de Produção; Projeto de Treinamento e Acompanhamento de Implantação no Programa "5S" da Fran Luy Padaria e Confeitaria LTDA; 2006; Orientação de outra natureza; (Engenharia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jorge Menelau de Jesus;
em Engenharia de Produção; Projeto Organização do Trabalho e Planejamento Estratégico do Colégio Satélite-Juiz de Fora/MG; 2005; Orientação de outra natureza; (Engenharia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jorge Menelau de Jesus;
Produções bibliográficas
-
JESUS, J. M. . A EMPRESA ESTATAL DE MATERIAL DE DEFESA, A CONSTITUIÇÃO E O ICMS - A SELETIVIDADE EM FUNÇÃO DA ESSENCIALIDADE. UFJF DEFESA, História Militar, Defesa, inteligência e Estratégia, http://www.ecsbdefesa.com.br, p. 1 - 1, 10 nov. 2011.
-
JESUS, J. M. . BSC -Contextualização do Planejamento Estratégico Empresarial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Menelau ; JESUS, J. M. . O BSC como Ferramenta de Gestão Empresarial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
JESUS, J. M. . Curso Prático BSC UMA FERRAMENTA DE GESTÃO. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Menelau ; JESUS, J. M. . BSC - CONTEXTUALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2015
Relevantes serviços prestados à Cidade de Juiz de Fora, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
2008
Distinção Adesguiana (Associação dos Diplomados da escola Superior de Guerra) - Planejamento Estratégico, Delegacia da ADESG de Juiz de Fora.
2005
Paraninfo, Departamento de Engenharia de Produção da UFJF.
2004
Diploma de Honra ao Mérito, Universidade Severino Sombra -Vassouras/RJ.
2002
Medalha Militar de Ouro, Exército Brasileiro.
2001
Medalha da Ordem do Mérito Militar Grau de Oficial, Exército Brasileiro.
2000
Medalha Militar de Prata, Exército Brasileiro.
1998
Medalha da Ordem do Mérito do Engenheiro Militar, Associação Brasileira de Engenharia Militar.
1997
Medalha da Ordem do Mérito Militar Grau de Cavaleiro, Exército Brasileiro.
1994
Medalha do Pacificador, Exército Brasileiro.
1993
Medalha Militar de Bronze, Exército Brasileiro.
1990
Paraninfo, Faculdade de Engenharia da Universidade Severino Sombra.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2015
FÁBRICA DE JUIZ DE FORA - IMBELVínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe (Superintendente) da FJF (IMBEL), Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação como Chefe da Fábrica e Gerente Industrial cumulativamente.
2003 - 2011
FÁBRICA DE JUIZ DE FORA - IMBELVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Militar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Fiscal Militar de Produção, Líder de Nacionalização de Produtos e Assessor Técnico da Superintendência
Atividades
-
12/2012 - 08/2015
Direção e administração, Superintendência, .,Cargo ou função, Chefe (Superintendente) da Fábrica de Juiz de Fora da Indústria de Material Bálico do Brasil/IMBEL.
-
04/2005 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Superintendência, .,Cargo ou função, Assessor técnico.
2000 - 2003
Instituto Militar de EngenhariaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do Departamento de Ensino Básico de Engenharia e Chefe da Subdivisão de Pesquisa e Projetos
Atividades
-
02/2002 - 08/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE ENSINO BÁSICO DE ENGENHARIA, .,Cargo ou função, COORDENADOR.
-
12/2000 - 12/2000
Outras atividades técnico-científicas , Subdivisão de Pesquisa e Projetos, Subdivisão de Pesquisa e Projetos.,Atividade realizada, Chefe de Subdivisão.
2014 - 2015
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria, Avaliador de trabalhos EINEPRO 1
2011 - 2011
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARI, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor do Curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho -Módulos de Mecânica Industrial
2004 - 2006
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor das Disciplinas de Gestão pela Qualidade Total e Planejamento Estratégico
Atividades
-
03/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia de Produção, .,Cargo ou função, Consultor da Empresa Júnior MAIS Consultoria.
1987 - 2000
Campo de Provas da MarambaiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefia, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Funções exercidas: Chefe da Divisão Técnica, Chefe da Seção de Estudos e Chefe da Seção de Testes
2011 - 2013
FACULDADE MACHADO SOBRINHOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor de Organização e Avaliação do Trabalho do Curso de Engenharoia de Produção
2011 - 2013
FACULDADE MACHADO SOBRINHOVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Graduação- Engenahria de Produção, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor da Disciplina de MECÂNICA APLICADA PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 4 º PERÍODO
1988 - 2003
Universidade Severino SombraVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor das Disciplinas de Planejamento e Controle da Produção, Tecnologia Metalúrgica e Ferramentas de Deformação
Atividades
-
04/1988 - 12/2003
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico, Tecnologia Mecânica, Projeto de Ferramentas de Deformações
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jorge Menelau de Jesus e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?