Josias da Costa Júnior

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Graduado em Letras (UNESA) e em Teologia (STBSB/Bennett). Entre 2011 e início de 2013 realizou estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação de Estudos Literários da Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolvendo pesquisa sobre a relação entre mística e poesia a partir da poética de Adélia Prado, sob a supervisão da Dra. Maria Elizabeth Chaves. Entre 2017 e 2018 realizou estágio de Pós-Doutorado no Centre d'études en sciences sociales du religieux/École des hautes études en sciences sociales (CéSoR/EHESS/CNRS), sob a supervisão do Dr. Michael Löwy, com pesquisas sobre a mística na sociedade contemporânea. Atualmente é professor Adjunto na Universidade do Estado do Pará (UEPA), onde leciona no Departamento de Filosofia e Ciências Sociais . É coordenador do grupo de pesquisa Religião e Mística e pesquisador no grupo de pesquisa Apophatiké - Estudos Transdisciplinares em Mística. Seus interesses de pesquisa estão relacionados aos temas teologia e cultura, mística e poesia, religião e mística, mística e ecologia, mística na sociedade contemporânea, religião e literatura.

Informações coletadas do Lattes em 15/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutoramento em Sociologia

2016 - Atual

Universidade da Beira Interior
Título: Mística Ecológica: Uma análise sociológica da mística no campo religioso brasileiro
Donizete Aparecido Rodrigues.

Doutorado em Teologia

2004 - 2008

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: O Espírito criador. A ecologia na teologia trinitária de Jürgen Moltmann
Orientador: Maria Clara Lucchetti Bingemer
, Ano de obtenção: 2008. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Ecologia; Hermenêutica; Pneumatologia; Teologia; vida.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Ciências da Religião

2002 - 2004

Universidade Metodista de São Paulo
Título: Celebração da vida. Vitalidade e mística na pneumatologia trinitária em Jürgen Moltmann
, Ano de Obtenção: 2004.Etienne Alfred Higuet.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Vitalidade; Espírito; Jürgen Moltmann; Pneumatologia; Mística.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Bacharel em Teologia

2009 - 2010

Instituto Metodista Bennett
Título: Teologia e ecologia: reflexões a partir de produções teológicas atuais

Graduação em Letras

2000 - 2008

Universidade Estácio de Sá
Título: O problema do mal como tema central em Grande sertão: veredas

Graduação em Bacharel Em Teologia

1998 - 2001

Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil
Título: Da vida: o Espírito. Por uma pneumatologia da libertação

Pós-doutorado

2017 - 2018

Pós-Doutorado. , Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França. , Grande área: Ciências Humanas

2011 - 2013

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Formação complementar

2010 - 2011

Extensão universitária em Comunicação em Apresentações. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2009 - 2010

Extensão universitária em Tutorial de Professores. (Carga horária: 45h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Participação em eventos

III Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e Jornada Acadêmica da Licenciatura em Ciências da Religião. O futuro das Ciências da Religião. 2016. (Congresso).

V Seminário Internacional Práticas Religiosas no Mundo Contemporâneo.Mística e ecologia nas novas expressões religiosas no contexto amazônico brasileiro. 2016. (Seminário).

II Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.Coordenador da Sessão Temática III - Metáforas do (In)dizível: mística, poética e religião. 2015. (Outra).

II Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.Coordenador da Sessão Temática III - Metáforas do (In)dizível: mística, poética e religião. 2015. (Outra).

II Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.A hermenêutica textual de Paul Ricoeur como contribuição para a interface religião e poesia. 2015. (Outra).

V Congresso Nacional da ANPTECRE - Religião, Direitos Humanos e Laicidade. Coordenação de Seminário Temático - Religião, mística e poética. 2015. (Congresso).

V Congresso Nacional da ANPTECRE - Religião, Direitos Humanos e Laicidade. Coordenação de Seminário Temático - Religião, mística e poética. 2015. (Congresso).

V Congresso Nacional da ANPTECRE - Religião, Direitos Humanos e Laicidade. A terceira margem da linguagem. Aproximação entre experiência religiosa mística e poética. 2015. (Congresso).

V Simpósio Internacional de Teologia.Religião e literatura em Adélia Prado. 2015. (Simpósio).

V Simpósio Internacional de Teologia.Religião e literatura em Adélia Prado. 2015. (Simpósio).

XVII Semana de Estudos de Religião - Religião e poder: a respeito dos 50 anos do golpe militar. A "TERCEIRA MARGEM" DA LINGUAGEM: sobre a aproximação entre experiência religiosa e poética. 2014. (Congresso).

26º Congresso Internacional SOTER. Desejo e finitude. Considerações a partir da poética mística de Adélia Prado.. 2013. (Congresso).

IV Congresso ANPTECRE. Coordenação da Sessão Temática Estudos Elementares de Epistemologia nas Ciências da Religião. 2013. (Congresso).

I Colóquio de Ciências da Religião na Amazônia. Religião e ecologia. 2012. (Congresso).

II Simpósio da Sociedade Ibero-Americana de Estudos Neoplatônicos.Mística e poesia: considerações a partir da obra de Adélia Prado. 2011. (Simpósio).

II Simpósio da Sociedade Ibero-Americana de Estudos Neoplatônicos.Mística e poesia: considerações a partir da obra de Adélia Prado. 2011. (Simpósio).

XII Congresso Internacional Abralic. Desejo e finitude na poética mística de Adélia Prado. 2011. (Congresso).

Aula magna do Curso de Teologia do Centro Universitário Metodista Bennett.Mesa Coordenadora da Aula Magna: Espírito Santo - aspectos de uma pneumatologia solidária à condição huana. 2009. (Outra).

Aula magna do Curso de Teologia do Centro Universitário Metodista Bennett.Mesa Coordenadora da Aula Magna: Espírito Santo - aspectos de uma pneumatologia solidária à condição huana. 2009. (Outra).

III Fórum Mundial de Teologia e Libertação. Espírito e natureza. 2009. (Congresso).

Simpósio Internacional Narrar Deus numa sociedade pós-metafísica.Teologia e literatura: sobre as possiblidades de aproximação. 2009. (Simpósio).

Simpósio Internacional Narrar Deus numa sociedade pós-metafísica.Sessão de comunicações. 2009. (Simpósio).

Cem anos do Rosa. As veredas do Rosa - A terceira margem do rio: literatura e teologia. 2008. (Congresso).

Ciclo Escritores Guimarães Rosa.Religião e literatura: o mal na obra Grande sertão veredas. 2008. (Outra).

Jornada Wesleyana.100 Anos do Credo Social: Igreja e Compromisso Social. 2008. (Simpósio).

V Congresso de Letras da UERJ. 2008. (Congresso).

Vida, esperança e justiça. 2008. (Congresso).

Vida, esperança e Justiça: diálogo com Jürgen Moltmann - Congresso Científico - Faculdade de Teologia da UMESP. Espírito e natureza: por um novo eixo hermenêutico teológico. 2008. (Congresso).

XXI Congresso Nacional SOTER 2008. Teologia e ecologia. 2008. (Congresso).

II Colóquio d Filosofia da Religião da PUC-Rio: Mística e Filosofia.Experiência mística e misticismo ecológico: breves considerações filosófico-teológicas. 2007. (Outra).

Congresso Nacional do Cinqüentenário de publicação de Grande Sertão Veredas e Corpo de Baile. O problema do mal no Grande sertão: veredas. Um diálogo entre literatura e religião. 2006. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Vitalidade como Nova Espiritualidade. 2005. (Congresso).

Mística - onde a palavra pára.Experiência mística e teologia da experiência mística: algumas considerações. 2005. (Outra).

Semana de Educação e Letras.E Nietzsche matou Deus?. 2005. (Encontro).

Seminário de Pesquisa Mestrado e Doutorado.A Teologia da Esperança em Jürgen Moltmann. 2005. (Seminário).

Semana Teológica: Teologia Bíblica do Antigo Testamento.O Espírito criador e a atual crise ecológica: observações a partir do pensamento de Jürgen Moltmann. 2004. (Simpósio).

IX Seminário em Diáologo com o Pensamento de Paul Tillich.Vitalidade como coragem de ser. Paul Tillich e a Filosofia de seu Tempo. 2003. (Seminário).

O espaço do negro na sociedade.O espaço do negro na sociedade: um espaço conquistado por cotas. 2002. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Enivaldo Sarmento dos Santos Tembé

COSTA JÚNIOR, Josias.; REIS, G. S.; SILVA, C. E.; ALVES, O. S.. EDUCAR PELA IMAGEM: Proposta de construção de Álbum Fotográfico de Ambientes Sociais e suas transformações nas últimas décadas, na aldeia São Pedro, Terra Indígena Alto Rio Guamá. 2024. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: ADRIANA MODESTO CAXIAS

COSTA JÚNIOR, Josias.; PARENTE, A. T.; GARCEZ, J. C. D.; SARDINHA, D. M.. PRIMEIRA ETAPA DO MÉTODO CANGURU: O CUIDADO NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS À LUZ DA TEORIA DE CALLISTA ROY. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Haroldo Gonçalves de Jesus

COSTA JÚNIOR, Josias.; CASTRO, N. J. C.; TEIXEIRA, E.. CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA EM CONTEXTO QUILOMBOLA. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Raquel da Silva Rodrigues Barata

SA, A. M. M.;COSTA JÚNIOR, Josias.; RODRIGUES, I. L. A.; CUNHA, M. A. F.. ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DA EXPERIÊNCIA DE VIVER A COVID LONGA. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Luana Cunha Galvão Pereira

PEIXOTO, I. V. P.; VALOIS, R. C.; ORLANDI, F. S.; CAVALCANTE, I. M. S.;COSTA JÚNIOR, Josias.. ?A SAÚDE MENTAL DA EQUIPE DE ENFERMAGEM PALIATIVA ONCOLÓGICA À LUZ DA TEORIA DE SISTEMAS DE BETTY NEUMAN. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Driele Caroline Noronha Gomes

COSTA JÚNIOR, Josias.; DELAGE, P. E. A. G.; ORLANDI, F. S.; PAVARINI, S. C. I.. Construção de uma estratégia gamificada baseada no autocuidado para aderência de idosos ao programa HIPERDIA em uma estratégia Saúde da Família. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: FRANCISCA RAQUEL QUEIROZ ALVES ROCHA

COSTA JÚNIOR, Josias.; MORAES, S. S.; NOGUEIRA, M. S. M.. LILITH NEGRA: SÍMBOLOS CULTURAIS EM UM DEBATE INTERSEMIÓTICO. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Alessandra Matos Pereira

COSTA JÚNIOR, Josias.; LUCA, T. T.; SILVEIRA, E. J. S.. Gambá, fé e arte na festividade de São Raimundo Nonato no Taperu em Porto de Moz, PA. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Francisco Augusto Lima Paes

REIS, G. S.;COSTA JÚNIOR, Josias.; FIGUEIREDO, A. M.. Vestígios do Sagrado: a obra de arte como possibilidade de mediação entre religião e cultura na pintura de Antonieta Santos Feio.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Eron Max Xabregas Gaia

COSTA JÚNIOR, Josias.; REIS, G. S.; SEIBT, C. L.. Facticidade: religião, mística e poesia em Heidegger. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Clacir Virmes Junior

COSTA JÚNIOR, Josias.; MORAES, S. S.; GNERRE, M. L. A.. Hemenêutica filosófica literária em diálogo com a Teologia: o problema do mal na trilogia cósmica de C. S. LEWIS. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Antonildo Sena Rodrigues

COSTA JÚNIOR, Josias.; LUCA, T. T.; COSTA, M.. Simbolismo e ritualização da morte: um estudo antrpológico dos ritos fúnebres no Templo Cristão Afro Nagô de Oxóssi Urucáia em Abaetetuba - PA. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Jayro Alves Soares

COSTA JÚNIOR, Josias.; BINGEMER, M. C. L.; BOFF, J. C.. O kerigma no mundo fragmentado. Uma leitura a partir de Jürgen Moltmann. 2013. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Gisele Cardoso de Lemos

COSTA JÚNIOR, Josias.; Eliana Yunes; Marco Lucchesi. Literaturas pós-coloniais anglo-indiana e brasileira: questões profanas e sagradas. 2008. Dissertação (Mestrado em Departamento de Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Fagner Veloso da Silva

SILVA, L.; LIRA, D. P.; GNERRE, M. L. A.; MORAES, S. S.;COSTA JÚNIOR, Josias.. A POLIFONIA DO TEXTO BÍBLICO: a criatividade da linguagem bíblica como entidade dinâmica a reconfigurar a teologia narrativa. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ana Beatriz de Andrade Borba Delgado

COSTA JÚNIOR, Josias.; REIS, G. S.; MORAES, S. S.. O self na era secular: uma hermenêutica da obra de arte de Narciso, de Caravaggio. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Haroldo Gonçalves de Jesus

COSTA JÚNIOR, Josias.; DELAGE, P. E. A. G.; TEIXEIRA, E.. Construção participativa de uma tecnologia educativa em forma de almanaque em quadrinhos sobre saúde do adolescente quilombola. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Luana Cunha Galvão Pereira

COSTA JÚNIOR, Josias.; PEIXOTO, I. V. P.; VALOIS, R. C.; ORLANDI, F. S.. A Saúde Mental da Equipe de Enfermagem Paliativista no cuidado ao Paciente Oncológico. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Adriano Portugal de Oliveira

COSTA JÚNIOR, Josias.; NASCIMENTO, M. H. M.; CASTRO, N. J. C.. Saberes e práticas culturais mobilizadas por parteiras no processo de parto/nascimento em comunidades quilombolas da Amazônia. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: ADRIANA MODESTO CAXIAS

COSTA JÚNIOR, Josias.; DELAGE, P. E. A. G.; PARENTE, A. T.. Tecnologia Educacional para mães de Recém - Nascidos com malformação da parede abdominal , à luz da Teoria de Callista Roy. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Duilio da Silva Oliveira

COSTA JÚNIOR, Josias.; MORAES, S. S.; CAVALCANTI, M. O. C.. Messianismo em terras brasileiras: ressurreição de Sinésio, o Messias brasileiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Francisca Raquel Queiroz Alves da Rocha

COSTA JÚNIOR, Josias.; MORAES, S. S.; NOGUEIRA, M. S. M.. Lilith Negra: símbolos culturais em debate intersemiótica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: David Carlos Santos Sarges

COSTA JÚNIOR, Josias.; LUCA, T. T.; SANTOS, M. R. S.. O Exorcista: uma análise sobre o ritual de exorcismo no olhar do Padre Karras. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Carlos Alberto Ferreira de Castro

COSTA JÚNIOR, Josias.; REIS, G. S.; LUCA, T. T.. Da adoração à idolatria: análise do discurso religioso evangélico nas manifestações do Círio de Nazaré em Belém. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Religião) - Universidade Estadual do Pará.

Aluno: Francisco Augusto Paes

COSTA JÚNIOR, Josias.; REIS, G. S.; CONCEICAO, D. R.. A percepção do Incondicional: a obra de arte como possibilidade de mediação entre religião e cultura na tela "Vendedora de tacacá" de Antonieta Feio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: WELLERTH MENDES RIBEIRO

COSTA JÚNIOR, Josias.; SANTOS, M. R. S.; LUCA, T. T.. O sagrado nos contos "Acauã" e "A feiticeira", de Inglês de Sousa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Amanda Oliveira da Silva Pontes

COSTA JÚNIOR, Josias.; MORAES, S. S.; NOGUEIRA, M. S. M.. Amar a Deus e amar a si: imagens no espelho da experiência mística em Marguerite Porete. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Fagner Veloso da Silva

COSTA JÚNIOR, Josias.; NOGUEIRA, M. S. M.; MORAES, S. S.. O problema do mal no Livro VII das Confissões de Santo Agostinho. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Eron Max Xabregas Gaia

COSTA JÚNIOR, Josias.; CONCEICAO, D. R.; REIS, G. S.. Facticidade: da fenomenologia da vida religiosa em Heidegger a um novo paradigma na linguagem sobre Religião. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: LUIS AUGUSTO BARBOSA TEIXEIRA

SANTOS, M. R. S.; BAPTISTA, S. T. C.;COSTA JÚNIOR, Josias.. A etnografia do silêncio: mística cotidiana das Carmelitas Descalças em Benevides, Pará. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Thiago Borba Piedade Pereira

COSTA JÚNIOR, Josias.; SANTOS, M. R. S.; LUCA, T. T.. De discípulo guiado a mestre de si mesmo: da iniciação tradicional à autoiniciação moderna. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Thiago Silva da Costa

CONCEICAO, D. R.;COSTA JÚNIOR, Josias.; REIS, G. S.. O drama da finitude em Evangelium: confissões de um ressuscitado ou por uma hermenêutica filosófica da personagem literária Jesus. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS DA RELIGIÃO) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Glenda Suelem Magno Duarte

CONCEICAO, D. R.; REIS, G. S.;COSTA JÚNIOR, Josias.. Expressão do sagrado: por uma hermenêutica das manifestações religiosas na poesia de João de Jesus Paes Loureiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS DA RELIGIÃO) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Alessandro Rodrigues Rocha

COSTA JÚNIOR, Josias.; CONCEICAO, D. R.; SANTANNA, E.. Linguagem Teológica e Pós-modernidade. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Religião) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Eduardo Lima Ataíde

COSTA JÚNIOR, Josias.; ALVARENGA, L. G.; CASTRO, I. P.. O EFEITO DE UM PENSAMENTO RELIGIOSO Um estudo sobre a intolerância religiosa em nossa sociedade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: CAIO BARBOSA DA SILVA

REIS, G. S.; GRUNEWALD, L. E. N.;COSTA JÚNIOR, Josias.. A importância da Filosofia Sofista para a Educação Básica no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Josefh Caliel Bandeira Ribeiro

COSTA JÚNIOR, Josias.; REIS, G. S.; GRUNEWALD, L. E. N.. LITERALLY ME: Uma análise do filme Taxi Driver a partir da filosofia de gênero proposta por Bell Hooks. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Feliciano Batista da Silva Neto

COSTA JÚNIOR, Josias.; REIS, G. S.; MANGONI, J.. A Fuga das Galinhas: análise de uma caminhada messiânica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Jonas Souza da Cunha Junior

COSTA JÚNIOR, Josias.; REIS, G. S.; MANGONI, J.. .O CONTO DO MESTRE DESTEMIDO: Uma Análise da relação de Mestre e Discípulo na Técnica Rasengan no Anime Naruto. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: José Albino Santos Júnior e Maria Caroline Meninéa

COSTA JÚNIOR, Josias.; SANTANNA, E.; REIS, G. S.. Filosofia e quadrinhos: uma reflexão em Batman - o Cavaleiro das trevas - a partir da filosofia existencialista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Estadual do Pará.

Aluno: Alana Lisboa da Silva e Larissa da Silva Souza

COSTA JÚNIOR, Josias.; REIS, G. S.. A busca do sujeito por liberdade nas músicas de Raul Seixas na filosofia de Herbert Marcuse. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Celenita Fernandes Salazar e Paula Gabriele Cavalcante Alves

COSTA JÚNIOR, Josias.; MORAES JUNIOR, M. R.; NERY, R.. A ética katiana e o desafio de sua realização posto seu caráter teleológico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Jéssica Kerolaine dos Santos Sousa

COSTA JÚNIOR, Josias.; MANGONI, J.; REIS, G. S.. Marxismo e Religião: A Crítica de Marx à Ideologia da Burguesia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: SERGIO WILLIAM DAMASCENO DA SILVA

COSTA JÚNIOR, Josias.. Ética e afirmação da vida no Mundo como Vontade e Representação de Schopenhauer. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Mayara Carvalho Santiago

COSTA JÚNIOR, Josias.. Uma possível ética da secularização à luz da noção de sociedade pós-secular de Jürgen Habermas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Elias Fernando Malheiros da Costa

COSTA JÚNIOR, Josias.; MORAES JUNIOR, M. R.; MANGONI, J.. Do Gênesis à teoria do Big Bang: uma unificação de conhecimentos teológico, filosófico e científico - mediante à Lei da Sequência Trina - que soluciona problemas da física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Ana Carolina Rebouças da Cunha

SILVEIRA, Antônio José;COSTA JÚNIOR, Josias.; LEITE, Reginaldo Rocha. O anfiteatro da arte-sacra de Aleijadinho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Centro Universitário Metodista Bennett.

COSTA JÚNIOR, Josias.; MANGONI, J.. Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor de Carreira do Magistério Superior da Universidade do Estado do Pará. 2023. Universidade do Estado do Pará.

COSTA JÚNIOR, Josias.; REIS, G. S.; AMARAL, U. B.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - CCSE. 2016. Universidade do Estado do Pará.

COSTA JÚNIOR, Josias.. Comissão Julgadora no Prêmio Melhor TCC 2021/2022/UEPA,. 2022. Universidade do Estado do Pará.

Orientou

LORRANE SANTOS SILVA

Entre o cuidar e o sofrer: vivências e percepções dos familiares de idosos em cuidados paliativos; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará; (Orientador);

Josivan Agassis Fernandes Bahia

Vivências de ribeirinhos submetidos a tratamento cirúrgico fora do domicílio: uma abordagem fenomenológica da transição de cuidados; ; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará; (Orientador);

CLAREANA COSTA CAMPELO

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE O CUIDADO EMPÁTICO A PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará; (Orientador);

YURI HENRIQUE ANDRADE DE OLIVEIRA

A PERPEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE PARA OS CUIDADOS EM SAÚDE; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará; (Orientador);

Adriano Portugal de Oliveira

PROTOCOLO DE PRÁTICAS DE PARTO/NASCIMENTO ÀS PARTEIRAS QUE ASSISTEM MULHERES DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DA AMAZÔNIA; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará; (Orientador);

Marily Martins de Lima

Religião e psicoativos; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará; (Orientador);

ELISÂNGELA SOUZA DO NASCIMENTO

A influência da espiritualidade na saúde mental: uma análise psicológica das práticas religiosas; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará; (Orientador);

ADRIANA MODESTO CAXIAS

PRIMEIRA ETAPA DO MÉTODO CANGURU: O CUIDADO HUMANIZADO NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS À LUZ DA TEORIA DE CALLISTA ROY; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará, ; Orientador: Josias da Costa Júnior;

Haroldo Gonçalves de Jesus

?CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA EM CONTEXTO QUILOMBOLA; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josias da Costa Júnior;

Raquel da Silva Rodrigues Barata

ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DA EXPERIÊNCIA DE VIVER A COVID LONGA; 2024; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará, ; Coorientador: Josias da Costa Júnior;

David Carlos Santos Sarges

O EXORCISTA: UMA ANALISE SOBRE O RITUAL DE EXORCISMO NO OLHAR DO PADRE KARRAS; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josias da Costa Júnior;

Eron Max Xabregas Gaia

Facticidade: religião, mística e poesia em Heidegger; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josias da Costa Júnior;

Kellen Irene Rabelo Borges

Adélia Prado poeticamente habita na mística; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; Orientador: Josias da Costa Júnior;

WELLERTH MENDES RIBEIRO

Expressões do Sagrado nos contos ?A Feiticeira? e ?Acauã? de Inglês de Sousa; 2016; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DA RELIGIÃO) - Universidade do Estado do Pará, ; Orientador: Josias da Costa Júnior;

David Carlos Santos Sarges

O cinema como representação da arte: uma abordagem da obra O exorcista; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Josias da Costa Júnior;

Eduardo Lima Ataíde

O EFEITO DE UM PENSAMENTO RELIGIOSO: TENDO A CONSCIÊNTIZAÇÃO ONDE JÁ TEVE, TEM E TERÁ EM NOSSA SOCIEDADE; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Josias da Costa Júnior;

Feliciano Batista da Silva Neto

A fuga das galinhas: análise de caminhada messiânica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Josias da Costa Júnior;

Celenita Fernandes Salazar e Paula Gabriele Fernandes Cavalc

A ética kantiana e o desafio de sua realização posto seu caráter teleológico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Josias da Costa Júnior;

Jéssica Kerolaine dos Santos Sousa

Marxismo e religião: a crítica de Marx à ideologia da burguesia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Josias da Costa Júnior;

Celenita Fernandes Salazar

A ética kantiana e um possível problema em seu caráter teleológico; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Josias da Costa Júnior;

Mayara Carvalho Santiago

Uma possível ética da secularização à luz da noção de sociedade pós-secular de Jürgen Habermas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Josias da Costa Júnior;

Marily Martins de Lima

RELIGIÃO E PSICOATIVO: A RELAÇÃO DA RELIGIÃO EO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICICOATIVAS NO SANTO DAIME; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Josias da Costa Júnior;

Josuel Roberto

TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO NA AMERICA LATINA: UMA IDELOGIA OU UM MOVIMENTO EVANGELICO CRISTÃ EM BUSCA DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA? QUAL A SUA VERDADEIRA FACE?; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Centro Universitário Metodista Bennett; Orientador: Josias da Costa Júnior;

Roberto Severino dos Santos

Movimento Evangelical; Um novo modo de ser evangélico; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Centro Universitário Metodista Bennett; Orientador: Josias da Costa Júnior;

Paulo Sérgio Nunes Motta

Aspectos da Teologia da Libertação na visão hodierna; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Centro Universitário Metodista Bennett; Orientador: Josias da Costa Júnior;

Bruna Layla Veiga Sousa

Êxtase e cuidado na mística contemporânea: um estudo a partir do Santo Daime; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; Orientador: Josias da Costa Júnior;

Fabiola Barroso Cabral

A dimensão do cuidado na mística contemporânea; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josias da Costa Júnior;

Kellen Irene Rabelo Borges

Mística e vitalidade na poética de Adélia Prado; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josias da Costa Júnior;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, ZALINE ; NASCIMENTO, RAIANE ; OLIVEIRA, ADRIANO ; VALOIS, RUBENILSON ; RASSY, MARIA ; JÚNIOR, JOSIAS . Práticas de cuidados culturais utilizadas no puerpério por mulheres quilombolas: um estudo bibliométrico. PEER REVIEW , v. 5, p. 112-127, 2023.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. ; NASCIMENTO, M. H. M. ; PEIXOTO, I. V. P. ; CAXIAS, A. M. ; JESUS, H. G. ; PEREIRA, L. C. G. . Produção de Estudos de Validação de Tecnologias Educacionaisdurante aPandemia de Covid-19 no Brasil: Um Estudo Bibliométrico. PEER REVIEW , v. 5, p. 486-502, 2023.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . A mística ecológica do Santo Daime. CAMINHOS (GOIÂNIA. ONLINE) , v. 19, p. 99-119, 2021.

  • COSTA JÚNIOR, JOSIAS DA . A dimensão religiosa na obra Quarto de despejo. ESTUDOS DE RELIGIAO (IMS) , v. 34, p. 205-230, 2020.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . A mística do cuidado em Albert Schweitzer. ESTUDOS DE RELIGIÃO , v. 31, p. 77-95, 2017.

  • BORGES, K. I. R. ; COSTA JÚNIOR, Josias. . Vitalidade da Ótica Feminina: Adélia Prado poeticamente habita na Mística. TEOLITERARIA , v. 6, p. 174-197, 2016.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. ; OLIVEIRA, Cleide . O Sagrado Feminino em Manuel Bandeira à Luz da Hermenêutica Textual de Paul Ricoeur: Uma Contribuição para a Interface Religião e Poética. PLURA, Revista de Estudos de Religião , v. 7, p. 36-59, 2016.

  • COSTA JÚNIOR, J. . Mística e Natureza no Pensamento de Albert Schweitzer. PLURA, Revista de Estudos de Religião , v. 6, p. 206-220, 2015.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . LINGUAGEM E RELIGIÃO Sobre a aproximação entre experiência religiosa mística e poética. Revista Observatório da Religião , v. 2, p. 96-112, 2015.

  • COSTA JÚNIOR, J. . A Religião como Tema Central no Conto -Acauã- de Inglês de Sousa. PLURA, Revista de Estudos de Religião , v. 6, p. 27-48, 2015.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. ; PAES, F. A. L. . Mística e poesia na interface entre Religião e Literatura: A Via mística de São João da Cruz em seu Cântico Espiritual. Paralellus (Online) , v. 5, p. 251-266, 2014.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Experiência religiosa mística a partir de Martin Heidegger. Numen: revista de estudos e pesquisa da religião , v. 17, p. 55-72, 2014.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Teologia e ecologia: considerações a partir de produções atuais. Observatório da religião , v. 1, p. 134-145, 2014.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Religião e literatura na poética mística de Adélia Prado (Religion and literature in the mystic poetry of Adelia Prado) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p120. HORIZONTE: REVISTA DE ESTUDOS DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (ONLINE) , v. 10, p. 120-135, 2012.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Espírito e natureza na reflexão teológica atual. Vida Pastoral , v. 1, p. 36-41, 2011.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Teologia ed ecologia: considerazioni epistemologiche. Concilium (Ed. Italiana) , v. 3, p. 139-146, 2009.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Theologie und Ökologie: Wissenschaftstheoretische Überlegungen. Concilium (Deutsche Ausg.) , v. 45, p. 355-361, 2009.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . "A terceira margem do rio": Algumas aproximações. Coleção Multitextos , v. 3, p. 93-103, 2009.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Espírito e natureza na teologia de Jürgen Moltmann. Caminhando (São Bernardo do Campo) , v. 13, p. 77-84, 2008.

  • COSTA JÚNIOR, J. . Espírito e Natureza na Teologia de Jürgen Moltmann. Caminhando , v. 13, p. 77-84, 2008.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Experiências do Espírito. Visão Teológica (Dourados) , Dourados - MS, v. 1, p. 104-106, 2005.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . A religião pode curar?. Mundo Jovem, Porto Alegre, 2005.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Movimentos Religiosos Atuais. Mundo Jovem , Rio Grande do Sul, n.351, p. 17-17, 2004.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . O (Des)interesse do jovem pela religião. Mundo Jovem , Puc - Rio Grande do Sul, 2003.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Vitalidade como coragem de ser. Correlatio (São Bernardo do Campo) , São Bernardo do Campo - SP, v. 4, p. 7, 2003.

  • BOISSIERE, N. (Org.) ; COSTA JÚNIOR, Josias. (Org.) ; JEROME, L. (Org.) ; LUCAS, F. C. A. (Org.) ; MORAES JUNIOR, M. R. (Org.) . NATURES ET SOCIÉTÉS Identités, cosmologies et environnements en Amazonie brésilienne. 1. ed. Paris: Academia L'Harmattan, 2018. v. 1. 415p .

  • COSTA JÚNIOR, Josias. ; MORAES JUNIOR, M. R. (Org.) ; JEROME, L. (Org.) . Natureza e sociedades: estudos interdisciplinares sobre ambiente, cultura e religião na Amazônia. 1. ed. São Paulo: Fonte Editorial, 2017. v. 1. 236p .

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . O Espírito criador. Teologia e ecologia. 1. ed. São Paulo: Fonte Editorial, 2011. v. 1000. 240p .

  • COSTA JÚNIOR, Josias. ; MORAES JUNIOR, M. R. (Org.) . Religião em diálogo: considerações interdisciplinares sobre religião, cultura e sociedade. 1. ed. Rio de Janeiro: Horizonal, 2008. v. 200. 146p .

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Albert Schweitzer: a mística do cuidado. In: Marcus reis Pinheiro; Maria clara BingeMer; Marcio caPPelli. (Org.). Mística e ascese da tradição platônica à contemporaneidade. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2020, v. 1, p. 129-144.

  • BOISSIERE, N. ; COSTA JÚNIOR, Josias. ; JEROME, L. ; LUCAS, F. C. A. ; MORAES JUNIOR, M. R. . Aspects des études sur la religion en Amazonie. In: Josias Da Costa Júnior; Laurent Jérôme; Nicolas Boissière; Manoel Ribeiro de Moraes Jùnior; Flávia Cristina Araújo Lucas. (Org.). NATURES ET SOCIÉTÉS Identités, cosmologies et environnements en Amazonie brésilienne. 1ed.Louvain: Academia-L'Harmattan, 2018, v. 1, p. 49-61.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . O caminho da caminhada - Dificuldades e desafios da pesquisa teórico-bibliográfica nos estudos de religião. In: Emerson Sena da Silveira. (Org.). Como estudar as religiões: metodologias e estratégias. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2018, v. 1, p. 206-233.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. ; JEROME, L. ; MORAES JUNIOR, M. R. . Aspectos dos estudos da religião na Amazônia. In: Josias da Costa Júnior; Manoel Ribeiro de Moraes Júnior; Laurent Jérôme. (Org.). Natureza e sociedades: estudos interdisciplinares sobre ambiente, cultura e religião na Amazônia. 1ed.São Paulo: Fonte Editorial, 2017, v. 1, p. 43-58.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Bernardo de Claraval. In: Maria Clara Lucchetti Bingemer e Marcus Reis Pinheiro. (Org.). Narrativas místicas: antologia de textos místicos da história do Cristianismo. 1ed.São Paulo: Paulus, 2016, v. 1, p. 113-132.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Albert Schweitzer. In: Maria Clara Lucchetti Bingemer; Marcus Reis. (Org.). Narrativas místicas: antologia de textos místicos da história do Cristianismo. 1ed.São Paulo: Paulus, 2016, v. 1, p. 323-342.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Mística e Poesia em Adélia Prado. In: Douglas Rodrigues da Conceição; Manoel Ribeiro de Moraes Júnior. (Org.). Enfoques da Religião. 1ed.São Paulo: Fonte Editorial, 2014, v. 1, p. 65-77.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Religião e ecologia. In: Douglas Rodrigues da Conceição e Manoel Ribeiro Morais Júnior. (Org.). Religião no Brasil: ciência, cultura, política e literatura. 1ed.São Paulo: Fonte Editorial, 2013, v. 1, p. 41-51.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Desejo e finitude na poética mística de Adélia Prado. In: Salma Ferraz; João Leonel; Antonio Carlos de Melo Magalhães. (Org.). Teologias e Literaturas 4 - Profetas e Poetas - Entre Os Céus e A Terra. 1ed.São Paulo: Fonte Editorial, 2013, v. 1, p. 123-140.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . No sopro do Espírito:. In: Luiz Carlos Susin; Joe Marçal Gonçalves dos Santos. (Org.). Nosso planeta, nossa vida: Ecologia e Teologia. 1ed.São Paulo: Paulinas, 2011, v. 1, p. 69-88.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Theology and Ecology: Moltmann and Boff. Elaine Wainwright; Luiz Carlos Susin; and Felix Wilfred. 1ed.Londres: SCM Press, 2009, v. , p. 103-108.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Vitalidade e religião. Afirmação da Vida Como Nova Espiritualidade. In: COSTA JÚNIOR, Josias da; MORAES JUNIOR, Manoel Ribeiro de. (Org.). Religião em diálogo: considerações interdisciplinares sobre religião, cultura e sociedade. 1ed.Rio de Janeiro: Horizonal, 2008, v. 200, p. 65-75.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Teologia e ecologia. In: SOTER. (Org.). 21° Congresso Anual da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - SOTER. 1ed.São Paulo: Paulinas, 2008, v. , p. 188-197.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Teologia e literatura: o problema do mal a partir de Grande sertão: veredas. In: Eliana Yunes e Maria Clara Lucchetti Bingemer. (Org.). O bem e o mal em Guimarães Rosa. 1ed.Rio de Janeiro: PUC-Rio/Uapê, 2008, v. , p. 65-79.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . O (des)interesse do jovem pela religião. In: Mundo Jovem. (Org.). Ensino religioso e cidadania: textos e dinâmicas. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, v. 1, p. 29-31.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Espírito e Natureza. In: II Fórum Mudial de Teologia e Libertação, 2009, Belém. Comunicações do III Fórum Mundial de Teologia e Libertação. São Leopoldo: EST, 2009. p. 484-499.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Teologia e literatura. O problema do mal a partir de Grande sertão: veredas. In: Congresso Nacional do Cinqüentenário de Grande sertão: veredas e Corpo de Baile, 2007, Rio de Janeiro. Anais do Congrresso Nacional do Cinqüentenário de Grande sertão: veredas e Corpo de Baile, 2007. p. 285-302.

  • OLIVEIRA, A. P. ; COSTA JÚNIOR, JOSIAS DA ; JESUS, H. G. ; OLIVEIRA, Y. H. A. ; OLIVEIRA, A. . Tecnologia educativa sobre métodos contraceptivos: possibilidade formativa para profissionais de saúde em comunidades quilombolas. In: 16o Congresso Internacional da Rede Unida, 2024, Santa Maria. Anais do 16o Congresso Internacional da Rede Unida. Santa Maria: Editora Rede Unida, 2024. v. 10.

  • OLIVEIRA, A. P. ; COSTA JÚNIOR, JOSIAS DA . Uso do álbum seriado na orientação de mulheres quilombolas acerca de métodos contraceptivos. In: 85a SBEn ABEn PA, 2024, Belém. Anais de Eventos da ABEn PA. Belém: Editora ABEn PA, 2024.

  • JESUS, H. G. ; COSTA JÚNIOR, JOSIAS DA ; FERREIRA, I. P. ; ARAUJO, R. S. M. . Espaço de debate: racismo ambiental e as repercussões à saúde em comunidades quilombolas do Nordeste paraense. In: 16o Congresso Internacional da Rede Unida, 2024, Santa Maria. Anais do 16o Congresso Internacional da Rede Unidas. Santa Maria: Editora Rede Unida, 2024. v. 10.

  • JESUS, H. G. ; COSTA JÚNIOR, JOSIAS DA ; AMADOR, B. M. ; PRESTES, M. N. ; MATOS, M. S. R. ; VIEIRA, E. T. N. . Práticas pedagógicas interculturais em atividades formativas com parteiras tradicionais na Amazônia Bragantina. In: 16o Congresso Internacional da Rede Unida, 2024, Santa Maria. Anais do 16o Congresso Internacional da Rede Unida. Santa Maria: Editora Rede Unida, 2024. v. 10.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. ; CUNHA, C. C. C. ; SANCHES, J. V. S. ; CHAVES, D. C. R. ; LIMA, J. M. D. ; PEREIRA, J. F. ; MORGAN, L. A. A. ; COSTA, G. P. . A PERSPECTIVA DO ENFERMEIRO SOBRE A ATUAÇÃO NA COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR (CCIH). In: II Congresso Internacional de Saúde Pública e Coletiva no SUS (II COINSUS), 2024. Estratégias Integradas e Reflexões Profundas nas Pesquisas Científicas, 2024.

  • JESUS, H. G. ; COSTA JÚNIOR, JOSIAS DA ; FERREIRA, I. P. . Construção de espaços dialógicos sobre saúde do adolescente quilombola utilizando o processo circular. In: 73o CBEn, 2022. Anais do Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2022.

  • JESUS, H. G. ; COSTA JÚNIOR, JOSIAS DA ; DUARTE, B. A. S. . A Pedagogia de Paulo Freire e o processo de ensino aprendizagem no Programa Saúde na Escola. In: 73o CEBEn, 2022. Anais do Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2022.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Vitalidade como Nova Espíritualidade. In: I Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 2005, Basília. Anais do I Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Brasília: Universidade de Brasília, 2005. v. 1. p. 16-16.

  • BARATA, R. S. R. ; COSTA JÚNIOR, JOSIAS DA ; SA, A. M. M. . Perfil de saúde de pacientes em acompanhamento por Covid Longa: Perfil de saúde de pacientes em acompanhamento por Covid Longa. Revista de Enfermagem da UFSM , 2024.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Misticismo ecológico: A experiência mística a partir do contexto daimista. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . A 'Terceira Margem' da linguagem. Apontamentos sobre mística e poesia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Misticismo ecológico como característica das novas expressões religiosas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Mística e ecologia nas novas expressões religiosas no amazônico brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . O futuro das religiões. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Ética e ecologia na concepção de Albert Schweitzer. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Literatura e mística. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . A 'terceira margem' da linguagem. Sobre a aproximação entre experiência religiosa e poética. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . A teoria textual de Paul Ricoeur como contribuição da interface religião e literatura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . A mística do cuidado de Albert Schweitzer. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Saúde e Cultura na Amazônia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Espírito e natureza. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA JÚNIOR, J. ; MENDES, T. . Prefácio. Rio de Janeiro, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. ; SANTOS, M. R. S. . Religião e cultura: diálogos entre corpo, a festa e espiritualidades da terra. Belém, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Litúrgica. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. ; DAVIDISON, R. ; JEROME, L. ; LUCAS, F. C. A. ; MORAES JUNIOR, M. R. . Natureza e sociedades: estudos interdisciplinares sobre ambiente, cultura e religião na Amazônia. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Posfácio. Rio de Janeiro, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • COSTA JÚNIOR, Josias. . Moltmann, o maior teólogo cristão vivo. Entrevista especial com Josias da Costa Junior. São Leopoldo: Unisinos, 2008 (Entrevista).

  • COSTA JÚNIOR, Josias. ; MORAES JUNIOR, M. R. . Religião em diálogo: considerações sobre relligião, cultura e sociedade. Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

Outras produções

COSTA JÚNIOR, Josias. . Avaliação de artigo para Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB. 2020.

COSTA JÚNIOR, Josias. . Parecerista Ad Hoc. 2018.

COSTA JÚNIOR, Josias. . Parecerista Ad Hoc. 2017.

COSTA JÚNIOR, Josias. . Parecerista Ad Hoc. 2016.

COSTA JÚNIOR, Josias. . Parecerista ad hoc. 2015.

COSTA JÚNIOR, Josias. . Parecerista ad hoc. 2015.

COSTA JÚNIOR, Josias. . Parecer ad hoc. 2015.

COSTA JÚNIOR, Josias. . Parecerista Ad Hoc. 2012.

COSTA JÚNIOR, Josias. . Parecerista Ad Hoc. 2011.

COSTA JÚNIOR, Josias. . Parecerista Ad Hoc. 2011.

JESUS, H. G. ; COSTA JÚNIOR, JOSIAS DA . TURMA DO QUILOMBO: Nossa história, Nossa Saúde!. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

COSTA JÚNIOR, Josias. . Filosofia da Linguagem. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila do PARFOR).

COSTA JÚNIOR, Josias. . Filosofia Latino-Americana. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila do PARFOR).

COSTA JÚNIOR, Josias. ; MACIEL, R. T. . Ser de Ti. 1995.

COSTA JÚNIOR, Josias. . Deus uniu. 1995.

COSTA JÚNIOR, Josias. . A religião como tema central da sociologia de Max Weber. 2003 (Monografia) .

COSTA JÚNIOR, Josias. . Em busca de unidade. Trajetória histórica do movimento ecumênico.. 2002 (Monografia) .

COSTA JÚNIOR, Josias. . Globalização e exclusão: desafios para a teologia.. 2002 (Monografia) .

COSTA JÚNIOR, Josias. . Crítica de Marx à religião: a religião e o escamoteamento da utopia em favor das ideologias da burguesia. 2002 (Monografia) .

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    HUMANIDADES, ESPIRITUALIDADE E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE, Descrição: A proposta deste projeto é desenvolver estudos para problematizar os pressupostos teórico-filosóficos que fundamentam a política e as ações de humanização, procurando compreender o papel das Humanidades, em seus diferentes campos disciplinares, como meio através do qual a humanização possa se tornar efetiva no âmbito da saúde, particularmente na enfermagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Josias da Costa Júnior - Coordenador / Adriana Modesto Caxias - Integrante / Haroldo Gonçalves de Jesus - Integrante / Clareana Costa Campelo Cunha - Integrante / Yuri Henrique Andrade de Oliveira - Integrante.

  • 2022 - Atual

    HUMANIDADES, ESPIRITUALIDADE E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE, Descrição: A proposta deste projeto é desenvolver estudos para problematizar os pressupostos teórico-filosóficos que fundamentam a política e as ações de humanização, procurando compreender o papel das Humanidades, em seus diferentes campos disciplinares, como meio através do qual a humanização possa se tornar efetiva no âmbito da saúde, particularmente na enfermagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Josias da Costa Júnior - Coordenador / Adriana Modesto Caxias - Integrante / Haroldo Gonçalves de Jesus - Integrante / Clareana Costa Campelo Cunha - Integrante / Yuri Henrique Andrade de Oliveira - Integrante.

  • 2022 - Atual

    HUMANIDADES, ESPIRITUALIDADE E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE, Descrição: A proposta deste projeto é desenvolver estudos para problematizar os pressupostos teórico-filosóficos que fundamentam a política e as ações de humanização, procurando compreender o papel das Humanidades, em seus diferentes campos disciplinares, como meio através do qual a humanização possa se tornar efetiva no âmbito da saúde, particularmente na enfermagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Josias da Costa Júnior - Coordenador / Adriana Modesto Caxias - Integrante / Haroldo Gonçalves de Jesus - Integrante / Clareana Costa Campelo Cunha - Integrante / Yuri Henrique Andrade de Oliveira - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Êxtase e cuidado na mística contemporânea: um estudo a partir do Santo Daime, Descrição: A proposta desse projeto situa-se no âmbito das pesquisas sobre a mística contemporânea. Preocupa-se e ocupa-se com as noções de cuidado e de êxtase a partir da religião do Santo Daime. Essas noções estão presentes na religiosidade em geral e particularmente na espiritualidade e religiosidade contemporâneas, notadamente nessa expressão religiosa amazônica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Josias da Costa Júnior - Coordenador / Bruna Layla Veiga Sousa - Integrante.

  • 2016 - 2019

    A dimensão do cuidado na mística contemporânea, Descrição: Este projeto trata-se de uma proposta de estudo sobre a mística contemporânea a partir da noção de cuidado. Trata-se de um estudo interdisciplinar que envolve filosofia, ciências da religião e teologia, pois estudar a dimensão do cuidado implica envolver-se com o cuidado pessoal (cuidado de si) e também o cuidado com o outro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Josias da Costa Júnior - Coordenador / Fabíola Barroso Cabral - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Religião e mística - Mística e religião no Pensamento Contemporâneo, Descrição: O objetivo é compreender a religião e a mística através de diferentes perspectivas do pensamento contemporâneo: literatura, teologia e filosofia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Josias da Costa Júnior - Coordenador / Cleide Maria Oliveira - Integrante / Manoel Ribeiro de Moraes Júnior - Integrante / Wellerth Mendes Ribeiro - Integrante / Fabio Py Murta de Almeida - Integrante / Kellen Irene Rabelo Borges - Integrante / Fabíola Barroso Cabral - Integrante / Marily Martins de Lima - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Apophatiké - Estudos Trasndisciplinares em Mística, Descrição: O grupo integra pesquisadores de diversas áreas acadêmicas, especialmente de Filosofia, Letras e Teologia, que têm em suas pesquisas vinculadas a temas da mística. Iniciado em Março de 2010, mantém pelo menos uma reunião mensal onde se apresentam internatmente as pesquisas dos participantes dos grupo. Além da realizacão de grupos de estudos e eventos academicos em torno da Mística, o grupo pretende produzir textos apartir destes encontros. Os temas principais pesquisados: Relações entre Mística e Literatura na contemporaneidade; a Mística Neoplatônica (Plotino, Proculo e Pseudo-Dionísio); Místicos Contemporâneos (Simone Weil, etc); Mística e Protestantismo (Lutero Místico).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josias da Costa Júnior - Integrante / Cleide Maria Oliveira - Integrante / Marcus Reis Pinheiro - Coordenador / Maria Clara Lucchetti Bingemer - Integrante / Edson Fernando de Almeida - Integrante / Eduardo Guerreiro Brito Losso - Integrante / Jimmy Sudário Cabral - Integrante / André Miranda Decotelli da Silva - Integrante / Carlos Henrique Pereira de Souza - Integrante.

Prêmios

2008

Professor Homenageado, Formandos da Faculdade de Teologia do Instituto Metodista Bennett.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Pará, Departamento de Filosofia e Ciências Sociais. , Rua do Una - 156, Telégrafo, 66050540 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32992200, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV - Dedicação Exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade do Estado do Pará.,Linhas de pesquisa

  • 02/2020

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia

  • 02/2020

    Ensino, Ciências da Religião, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hermenêutica e Textos Sagrados II

  • 02/2020

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação

  • 08/2024 - 12/2024

    Ensino, Mestrado em Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Teóricas da Pesquisa e do Cuidado em Enfermagem, Educação, Saúde e Enfermagem, Métodos Qualitativos

  • 02/2019 - 12/2019

    Ensino, Ciências da Religião, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hermenêutica Dos Livros Sagrados Das Religiões Orientais E Contemporâneas, Hermenêutica dos livros sagrados do islamismo (Corão) e do hinduísmo (Vedas), Hermenêutica dos Textos Sagrados II

  • 02/2019 - 12/2019

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia

  • 02/2019 - 12/2019

    Ensino, Ciências da Religião, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hermenêutica dos livros sagrados do islamismo (Corão) e do hinduísmo (Vedas), Hermenêutica dos Livros Sagrados das Religiões Orientais e Contemporâneas

  • 02/2019 - 02/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR)

  • 01/2019 - 02/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR)

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, Metodologia da Pesquisa

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia

  • 09/2013 - 06/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.,Linhas de pesquisa

  • 05/2015 - 04/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado do Pará.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Centro (CONCEN) na Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação.

  • 04/2015 - 04/2017

    Direção e administração, Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.

  • 01/2017 - 02/2017

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR)

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Mestrado em Ciências da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Representacões do Sagrado

  • 02/2015 - 12/2016

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Linguagem

  • 02/2014 - 12/2016

    Ensino, Ciências da Religião, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hermenêutica de Textos do Islamismo, Hermenêutica de Textos Orientais

  • 03/2016 - 06/2016

    Ensino, CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução às Ciências da Religião

  • 03/2016 - 06/2016

    Ensino, CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução às Ciências da Religião

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética

  • 04/2015 - 07/2015

    Ensino, CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História e Teologia das Religiões

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Temáticos I - Religião, mística e poesia

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução às Ciências da Religião

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Textos Filosóficos

  • 09/2013 - 12/2013

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética I, Epistemologia, Filosofia da Religião

2005 - 2013

Centro Universitário Metodista Bennett

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, Bacharel em Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Bacharel em Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teologia Sistemática II

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Bacharel em Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teologia Sistemática II

  • 08/2007 - 12/2008

    Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Licentciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia

  • 02/2006 - 12/2006

    Ensino, Bacharel em Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética

  • 02/2006 - 12/2006

    Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética

  • 02/2006 - 12/2006

    Ensino, Bacharel em Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teologia e Cultura

  • 08/2005 - 12/2006

    Ensino, Bacharel em Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética, Teologia e Cultura

  • 02/2006 - 06/2006

    Ensino, Bacharel em Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Igreja no Brasil

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Bacharel em Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Igreja I, História da Igreja II, História da Igreja III

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Bacharel em Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teologia Sistemática III

2008 - 2010

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

  • 09/2008 - 08/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Vice-Reitoria Acadêmica.,Linhas de pesquisa

2011 - 2013

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Grupo de pesquisa, Carga horária: 10

2011 - 2013

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Pesuisador, Enquadramento Funcional: Grupo de pesquisa, Carga horária: 10

2005 - 2006

Universidade Castelo Branco

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenação de curso, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenação da implantação de curso.

2010 - 2011

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor-tutor, Carga horária: 20

2010 - 2010

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor-tutor, Carga horária: 20

2005 - 2005

Instituto Brasileiro de Educação Superior Continuada

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 6

Atividades

  • 03/2005 - 12/2005

    Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Teologia I, Introdução à Teologia, Metodologia da Pesquisa

2004 - 2005

Seminário Teológico Batista Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2004 - 12/2005

    Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Velho Testamento I, Velho Testamento II

2002 - 2003

Associação Professor José Luciano Lopes

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/2002 - 12/2003

    Ensino, Curso de Formação para Magistério de Ed Religiosa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Filosofia, Sociologia, Teologia, Metodologia da Pesquisa

2016 - Atual

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 5

Atividades

  • 10/2018 - 11/2018

    Ensino, Ciência das Religiões, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Religiosos no Brasil Contemporâneo

  • 10/2016 - 11/2016

    Ensino, Ciência das Religiões, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Religião e mística

2016 - Atual

Universidade da Beira Interior

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 5

Atividades

  • 10/2016 - 11/2016

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Religião

  • 10/2016 - 11/2016

    Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural