Robinson Luis de Souza Alves

Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação, professor permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Atualmente é pesquisador no NUDES (Núcleo de desenvolvimento de Software) no IFRN. Desenvolve pesquisas na área de aprendizado de máquina. Tem interesse em pesquisas nas áreas: - Estruturas de Dados; - Aprendizado de Máquina; - Inovação Tecnológica na área de Sistemas de Informação.

Informações coletadas do Lattes em 04/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Sistemas e Computação

2006 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Contribuição MicroARTMAP Colaborativo
Jorge Dantas de Melo.

Mestrado em Engenharia Elétrica

1999 - 2002

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: UMA CONTRIBUIÇÃO AO TREINAMENTO DE PERCEPTRONS DE MÚLTIPLAS CAMADAS USANDO RETROPROPAGAÇÃO COMPETITIVA E PROCESSAMENTO PARALELO,Ano de Obtenção: 2002
Jorge Dantas de Melo.

Graduação em Teconologia em Processamento de Dados

1994 - 1998

Universidade Potiguar, UnP

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.

Organização de eventos

ALVES, R. L. S. . Workshop NAVI - Inovação e Tecnologia para a Saúde. 2017. (Outro).

VALENTIM, R. A. M. ; ALVES, R. L. S. ; LEITE, C. R. M. . I Seminário de Transferência de Tecnológia do Projeto e-Guia: Introdução a Programação Android para Computação Móvel em Embarcada. 2011. (Outro).

Participação em eventos

2nd French-Brazilian School on Big data and Smart Cities. 2018. (Congresso).

Future Technologies Conference (FTC). Embedded System for Access Control Based on Facial Biometry and RFID. 2018. (Congresso).

Brazil Conference - harvard/MIT.Brazil Conference. 2016. (Outra).

III Workshop de Inovação Tecnológica em Saúde do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde. 2014. (Seminário).

Workshop de Inovação Tecnológica em Saúde. 2014. (Seminário).

IV Ciclo de Palestra de Gestão da Tecnologia de Informação.Inovação Tecnológica: Uma visão convergente entre saúde e educação..Uma visão convergente entre saúde e educação.. 2013. (Oficina).

I Workshop em Inovação Tecnológica em Saúde.I Workshop em Inovação Tecnológica em Saúde. 2011. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Milena Cristina de Almeida

HÉKIS, H. R.; COSTA, J. A. F.; VALENTIM, R. A. M.;ALVES, R. L. S.. Modelagem de Processos com Foco nos Princípios da ISO 9001:2015 - Estudo de Caso no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde - LAIS/HUOL. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daniele Montenegro da Silva Barros

VALENTIM, R. A. M.; BURLAMAQUI, A. F.; COUTINHO, K. D.; ARAUJO, B. G.;ALVES, R. L. S.. Teleconsultoria Off-line: uma arquitetura distribuída e compartilhada para sistemas heterogêneos. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Philippi Sedir Grilo de Morais

VALENTIM, R. A. M.; BURLAMAQUI, A. F.; DANTAS, R. R.;ALVES, R. L. S.. iSalud: Uma Arquitetura para Publicação e Distribuição de Sistemas de Informação para o SUS. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lídia Melo Batista

ALVES, R. L. S.HEKIS, H. R.. ESTRATEGIAS ACADEMICAS NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE EM NATAL - RN. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: GUSTAVO FONTOURA DE SOUZA

VALENTIM, R. A. M.; CARVALHO, A. L. B.;ALVES, R. L. S.; GUIMARAES, M. C. S.; MAITELLI, A. L.; COUTINHO, K. D.; OLIVEIRA, A. G. R. C.. Uma Metodologia Estatística para Análise do Instrumento de Avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: AGNALDO SOUZA CRUZ

VALENTIM, R. A. M.; ARAUJO, A. D.; BURLAMAQUI, A. F.; LINS, H. W. C.; COUTINHO, K. D.;ALVES, R. L. S.; BEZ, M. R.; VIEGAS JUNIOR, R.. Osseus - Método baseado em inteligência artificial e ondas eletromagnéticas para o diagnóstico auxiliar de doenças osteometabólicas. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Philippi Sedir Grilo de Morais

VALENTIM, R. A. M.; RODA, V. O.; NOBREGA, G. A. S.;ALVES, R. L. S.; MACEDO FILHO, R.. Kapoiá: Machine Learning Aplicada ao Fluxo de Pacientes com Dor Torácica. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daniele Montenegro da Silva Barros

VALENTIM, R. A. M.; RODA, V. O.; TALEB, A. C.; NOBREGA, G. A. S.;ALVES, R. L. S.. Isís: Diagnóstico Oftalmológico por Imagens de Retinografia Utilizando Métodos Baseados em Deep Learning. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Giovani Ângelo Silva da Nóbrega

ALVES, R. L. S.. Extração de Características e Tumores Pulmonares a partir de Características Estatísticas de Imagens. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antonio Higor Freire de Morais

BRANDAO, G. B.; VALENTIM, R. A. M.; SANTOS, J. P. Q.;ALVES, R. L. S.. Fuzzy Angel: Uma Arquitetura Distribuída de Telemedicina Para Monitoramento de Pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Yaskara Ygara Menescal Pinto Fernandes

VALENTIM, R. A. M.; BRANDAO, G. B.;GUERRA NETO, C. L. B.; HÉKIS, H. R.;ALVES, R. L. S.. Arquitetura Inteligente de Telessaúde para Triagem e Regulação de Gravidez de Alto Risco. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: JAILTON CARLOS DE PAIVA

VALENTIM, R. A. M.; BRANDAO, G. B.; HÉKIS, H. R.; ARAUJO, B. G.;ALVES, R. L. S.. INTEGRA: Plataforma Nacional de Integração e Interoperabilidade do Programa Telessaúde Brasil Redes. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Macêdo Firmino Filho

VALENTIM, R. A. M.; BURLAMAQUI, A. F.; COUTINHO, K. D.; LINS, H. W. C.; ARAUJO, B. G.; SANTOS, J. P. Q.;ALVES, R. L. S.. LCD-OpenPACS: Sistema Integrado de Telerradiografia com Auxílio ao Diagnóstico de Câncer de Pulmão em Exames de Tomografia Computadorizada. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Bruno Gomes de Araújo

ALVES, R. L. S.; VALENTIM, R. A. M.;HEKIS, H. R.. C-LPS: LINHA DE PRODUTOS DE SOFTWARES BASEADOS EM ASPECTOS PARA DESENVOLVIMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE REGISTRO ELETRÔNICO DE SAÚDE. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Diego Rodrigues De Carvalho

ALVES, R. L. S.. Uma arquitetura para detecção de ondas-R, transientes e patologías em sinais de eletrocardiograma: uma abordagem em tempo real baseado no protocolo Wireless Wi-Bio. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Macêdo Firmino Filho

ALVES, R. L. S.. CD-OpenPACS: Sistema Integrado de Telerradiologia com Auxílio ao Diagnóstico de Câncer de Pulmão em Exames de Tomografia Computadorizada. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Giovani Ângelo Silva da Nóbrega

ALVES, R. L. S.; VALENTIM, R. A. M.. Uma Arquitetura Inteligente de Telemedicina Baseada em Composição de Serviços Aplicada ao Auxílio de Diagnóstico Médico Remoto. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antonio Higor Freire de Morais

ALVES, R. L. S.. . Um Anjo para ELA: Uma arquitetura de telemedicina para monitoramento homecare de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). 2013.

Aluno: Milena Cristina Duarte de Almeida

HÉKIS, H. R.; COSTA, J. A. F.; VALENTIM, R. A. M.;ALVES, R. L. S.. Proposta de certificação para o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde - LAIS/HUOL. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Philippi Sedir Grilo de Morais

ALVES, R. L. S.. Arquitetura para Reutilização de Sistemas de Informação em Telessaúde: uma abordagem distribuída orientada a centralização da informação. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Philippi Sedir Grilo de Morais

VALENTIM, R. A. M.; MARTINS, A. M.; ARAUJO, B. G.;ALVES, R. L. S.. Arquitetura para Reutilização de Sistemas de Informação em Telessaúde: uma abordagem distribuída a centralização da informação. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: JEAN JAR PEREIRA DE ARAÚJO

ALVES, R. L. S.; SILVA, G. A.; PAPAIZ, F.. Sistema para Gerenciamento de Conteúdo no Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica: CMS - NAVI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Wanderson Joseppy Emanuel de Paiva

SOUZA NETO, P. A.;ALVES, R. L. S.; SILVA, G. A.. Desenvolvendo um Sistema para Gerenciamento de Unidades de Resposta Audível (URAs). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Edjayl de Queiroz Otaviano

SILVA, G. A.; ALEIXO, F. A.;ALVES, R. L. S.; PAPAIZ, F.. Sistema para Gestão das Ordens de Serviço no Âmbito do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de São Gonçalo do Amarante. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Erackson Queiroz de Brito

PAPAIZ, F.;ALVES, R. L. S.; MORAIS, P. S. G.. Projeto de Desenvolvimento do Observatório do Aedes Aegypti. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daniel Bastos Albano Nascimento

RIBEIRO, C. M. F. A.; LIMA, A. G.;ALVES, R. L. S.. XMeaning: plataforma semântica para extração de conhecimento em documentos textuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Júlia Martins Silva

ALVES, R. L. S.; VIDAL, J. M. B.; FREIRE, M. A.. Árvore Não Determinística: Da Concepção ao Desenvolvimento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luan Gonçalves Barbosa

ALVES, R. L. S.; ALEIXO, F. A.; LUCENA, L. R.. Desenvolvendo Novas Estruturas de Dados: Árvore Binária Autobalanceada não Determinística ou NDTREE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ivanilson Vieira de Melo Junior

ALVES, R. L. S.; LUCENA, L. R.; FREIRE, M. A.. SUAPBOT: Um Bot Interativo para Acesso a Dados Acadêmicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

ALVES, R. L. S.; VALENTIM, R. A. M.. disciplina Sistemas de Informação. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Comissão julgadora das bancas

ADRIAO DUARTE DORIA NETO

MELO, Jorge D. deDÓRIA NETO, A. D.MARTINS, A. M.; ARAÚJO, Aluízio Fausto Ribeiro; Flauzino, Rogério. Uma Contribuição ao Estudo das Categorias Internas e sua Proliferação em redes ARTMAP. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

André Laurindo Maitelli

MAITELLI, A. L.DORIA NETO, A. D.; MELO, J. D.; RICARTE, I. L. M.. Uma Contribuição ao Treinamento de Perceptrons de Múltiplas Camadas usando Retropropagação Competitiva e Processamento Paralelo. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Orientou

Luan Barbosa

analise comparativa em arvores balanceadas; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Philippi Sedir Grilo de Morais

-Guia: Sistema para prover autonomia e acessibilidade aos deficientes visuais nos serviços de transportes urbanos; ; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Financiadora de Estudos e Projetos; (Orientador);

Danniele Montenegro

Observatório da Dengue; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Maria Julia

Arvores Balanceadas nao deterministicas; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; (Orientador);

JEAN JAR PEREIRA DE ARAÚJO

Sistema para Gerenciamento de Conteúdo no Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica: CMS - NAVI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

Maria Júlia Martins Silva

Árvore Não Determinística: Da Concepção ao Desenvolvimento; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

Ivanilson Vieira de Melo Junior

SUAPBOT: Um Bot Interativo para Acesso a Dados Acadêmicos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

Luan Gonçalves Barbosa

Desenvolvendo Novas Estruturas de Dados: Árvore Binária Autobalanceada não Determinística ou NDTREE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

MARCELO DA SILVA SANTOS

RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE PLACAS DE VEÍCULOS UTILIZANDO PROCESSAMENTO DIGITAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

Marcos antas

Interface Adaptável Para Jogos Digitais: Jogando Com a Voz; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

PRISCILLA MACHADO DO NASCIMENTO

SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E PERCEPTUAL NOS PRIMEIROS 24 MESES DE VIDA DE BEBÊS COM HIPERBILIRRUBINEMIA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

Philippi Sedir Grilo de Morais

e-Guia: Sistema de acessibilidade para deficientes visuais no serviço de transporte urbano; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

Daniele Montenegro da Silva Barros

Projeto para monitoramento dos casos de Dengue pelos Agentes de Saúde; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

Cleilton Carlos Dantas da Silva

TSDF; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

André Ciríaco Miranda

NATAL BARESI; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TADS) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

Thiago Aleixo

Detecção de faces com redes ART; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

Giovanni Ângelo

Redes Neurais para Predição de Valores Imobiliários; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

Michel Francisco de Medeiros

PROTÓTIPO DE APLICAÇÃO MÓVEL PARA CONSULTA DE DADOS GEOREFERENCIADOS COM ROTAS OTIMIZADAS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro

UTILIZAÇÃO DE COMPUTAÇÃO EVOLUCIONÁRIA E DE ALTO DESEMPENHO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

Ilueny Constâncio

Estudo para Identificação de Promotores Procarióticos Através de Class; Bayesiano; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

Cristian Henrique Martins de Souza

Sistema para Reconhecimento Automático de Placas de Veículos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Informática para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

Daniele Montenegro da Silva Barros

Observatório Nacional da Dengue: Uma Arquitetura para Monitoramento dos Focos de Dengue On-Line; 2012; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

Philippi Sedir Grilo de Morais

; -Guia: Sistema para Prover Autonomia e Acessibilidade aos Deficientes Visuais nos Serviços de Transportes Urbanos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Robinson Luis de Souza Alves;

Foi orientado por

Jorge Dantas de Melo

Redução da proliferação de categorias em redes Fuzzy ARTMAP usandopré-processamento baseado em conjuntos Rough; Início: 2006; Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Jorge Dantas de Melo

Uma contribuição ao estudo de categorias internas e de sua proliferação em redes ARTMAP; 2012; Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Jorge Dantas de Melo;

ADRIAO DUARTE DORIA NETO

Uma Contrbuição ao Estudo das Categorias Internas e de sua Proliferação em Redes ARTMAPS; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Adrião Duarte Dória Neto;

Tiago Aleixo de Araújo

Reconhecimento de padrões faciais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Tiago Aleixo de Araújo;

Produções bibliográficas

  • GUERRA NETO, C. L. B. ; HÉKIS, H. R. ; CASTRO, J. L. ; ALVES, R. L. S. ; BARBOSA, J. G. . A MESA NACIONAL DE NEGOCIAÇÃO NO SUS: REFLEXÕES SOBRE O SEU MARCO REGULAMENTAR. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde , v. 7, p. 26-47, 2018.

  • ALVES, R. L. S. ; AMBIENTE DE INOVAÇÃO NO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE ? LAIS/UFRN: MAPEAMENTO, INTERAÇÕES E GERENCIAMENTO. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde , v. 1, p. 10-11, 2015.

  • ALVES, R. L. S. . UMA SOLUÇÃO PARA RENDERIZAÇÃO REMOTA DE IMAGENS MÉDICAS TRIDIMENSIONAIS: ANÁLISE DE DESEMPENHO. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde , v. 4, p. 11-34, 2014.

  • ALVES, R. L. S. . A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DOS PROPAGANDISTAS DE MEDICAMENTOS: ESTUDO COM COLABORADORES EM NATAL/RN. Holos (Natal. Online) , v. 4, p. 317-333, 2014.

  • MORAIS, P. S. G. ; ALVES, R. L. S. ; BARROS, D. M. S. ; VALENTIM, R. A. M. ; LACERDA, J. M. T. ; SANTOS, J. P. Q. ; TRINDADE, S. S. ; GUERRA NETO, C. L. B. ; NAGEM, D. A. P. ; PAIVA, J. C. . E-GUIA: SISTEMA PARA PROVER MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE AOS DEFICIENTES VISUAIS NOS SERVIÇOS DE TRANSPORTES URBANOS.. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde , v. 3, p. 52-61-61, 2013.

  • ARAUJO, B. G. ; ALVES, R. L. S. ; VALENTIM, R. A. M. ; HEKIS, H. R. ; DINIZ JUNIOR, J. ; TOURINHO, F. S. V. . PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE REGISTRO ELETRÔNICO DE SAÚDE NO BRASIL: UMA ABORDAGEM ABRANGENTE E OS PRINCIPAIS DESAFIOS. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde , v. 3, p. 11-26, 2013.

  • ARAUJO, B. G. ; VALENTIM, R. A. M. ; DINIZ JUNIOR, J. ; TOURINHO, F. S. V. ; ALVES, R. L. S. . PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE REGISTRO ELETRÔNICO DE SAÚDE NO BRASIL: UMA ABORDAGEM ABRANGENTE E OS PRINCIPAIS DESAFIOS. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde , v. 3, p. 45-26, 2013.

  • ALVES, R. L. S. . Monitoramento de Pacientes Homecare: Uma abordagem utilizando banco de dados em tempo real.. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde , v. 3, p. 31-42, 2013.

  • ALVES, R. L. S. ; VALENTIM, R. A. M. ; MELO, J. D. ; DORIA NETO, A. D. . ALGORITMO INTELIGENTE APLICADO NA ÁREA DA SAÚDE: UM ESTUDO DE CASO EM ECG PARA PREDIÇÃO DE REGIÃO INFARTADA. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde , v. 1, p. 39, 2012.

  • ARAUJO, B. G. ; GUERRA NETO, C. L. B. ; PAPAIZ, F. ; SANTOS, J. P. Q. ; COUTINHO, K. D. ; DANTAS, M. C. R. ; VALENTIM, R. A. M. ; ALVES, R. L. S. ; SILVA, R. D. . Gestão de Recursos Humanos em Saúde Mediada por Tecnologia. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2017. 314p .

  • VALENTIM, R. A. M. ; ALVES, R. L. S. ; MORAIS, P. S. G. . Inovação Tecnológica em Educação à Distância: uma abordagem convergente. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2013. v. 1. 233p .

  • ALVES, R. L. S. ; VALENTIM, R. A. M. ; MORAIS, P. S. G. . Acessibilidade para Deficientes Visuais no Serviço de Transporte Urbano: Uma abordagem em Convergência Tecnológica. 1. ed. , 2013. v. 1. 100p .

  • Souza, Cristian Henrique M. ; Júnior, Ivanilson França V. ; Alves, Robinson Luis S. ; Costa, Arthur Henrique C. ; Lima Júnior, Melquiades P. . Embedded System for Access Control Based on Facial Biometry and RFID. In: Kohei Arai;Rahul Bhatia;Supriya Kapoor. (Org.). Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.: Springer International Publishing, 2019, v. 2, p. 868-883.

  • HÉKIS, H. R. ; GUERRA NETO, C. L. B. ; PEREIRA, G. M. C. ; CRIVES, J. A. ; CASTRO, J. L. ; ALVES, R. L. S. ; VALENTIM, R. A. M. . Gestão de Recursos Humanos em saúde no Brasil: um panorama histórico. Gestão de Recursos Humanos em saúde no Brasil: um panorama histórico. 1ed.Natal: EDUFRN, 2017, v. , p. 91-113.

  • DANTAS, M. C. R. ; ALVES, R. L. S. ; LIMEIRA, M. V. P. M. ; GUILAYN, P. M. ; QUEIROZ, D. F. ; SANTOS, J. P. Q. ; CARDOSO, P. H. ; VALENTIM, R. A. M. . Plataforma de Livre-Trânsito de Profissionais de Saúde no MERCOSUL. Plataforma de Livre-Trânsito de Profissionais de Saúde no MERCOSUL. 1ed.Natal: EDUFRN, 2017, v. , p. 243-257.

  • SILVA, G. A. ; SILVA, G. A. ; SOUZA, J. P. S. ; ALVES, R. L. S. . Um Aplicativo offline para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Um Aplicativo offline para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. 1ed.Natal: EDUFRN, 2017, v. , p. 292-314.

  • MORAIS, P. S. G. ; ALVES, R. L. S. ; VALENTIM, R. A. M. ; TRINDADE, S. S. ; ARAUJO, B. G. ; LEITE, C. R. M. ; PAIVA, J. C. ; SANTOS, J. P. Q. . E-Guia: Sistema de Acessibilidade para Deficientes Visuais no Serviço de Transporte Urbano.. In: Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim. (Org.). E-Guia: Sistema de Acessibilidade para Deficientes Visuais no Serviço de Transporte Urbano.. 1ed.Mossoro: UERN, 2013, v. 1, p. 147-159.

  • ALVES, R. L. S. ; VALENTIM, R. A. M. . Reconhecimento automático de placas de veículos utilizando processamento digital. In: Congresso de Métodos Numéricos em Engenharia, 2015, lisboa. Congresso de Métodos Numéricos em Engenharia. lisboa: APMTAC, Portugal, 2015, 2015. v. 1. p. 5-10.

  • VALENTIM, R. A. M. ; ARAUJO, B. G. ; BEZERRA, H. ; ALVES, R. L. S. ; CARVALHO, T. P. M . GERAÇÃO DE SISTEMAS HOSPITALARES EM TEMPO REAL UTILIZANDO LINHAS DE PRODUTO DE SOFTWARE. In: XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2012, Curitiba. XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde: Ciência e Tecnologia da Informação Contribuindo para Avanços na Saúde, 2012.

  • ALVES, R. L. S. ; Carlos Padilha ; Jorge Melo ; Adrião Dória Neto . ARTMAP with Modified Internal Category Geometry to Reduce the Category Proliferation. In: NCTA 2012 - Proceedings of the International Conference on Neural Computation Theory and Applications [part of the International Joint Conference on Computational Intelligence IJCCI 2012, 2012, BARCELONA. NCTA 2012 - Proceedings of the International Conference on Neural Computation Theory and Applications [part of the International Joint Conference on Computational Intelligence IJCCI 2012, 2012.

  • ALVES, R. L. S. ; Carlos Padilha ; MELO, J. D. ; DORIA NETO, A. D. . ARTMAP with Modified Internal Category Geometry to Reduce the Category Proliferation. In: NCTA 2012 - Proceedings of the International Conference on Neural Computation Theory and Applications [part of the International Joint Conference on Computational Intelligence IJCCI 2012], 2012, Spain. NCTA 2012 - Proceedings of the International Conference on Neural Computation Theory and Applications [part of the International Joint Conference on Computational Intelligence IJCCI 2012], 2012.

  • ARAUJO, B. G. ; VALENTIM, R. A. M. ; BEZERRA, H. ; ALVES, R. L. S. ; CARVALHO, T. P. M . GERAÇÃO DE SISTEMAS HOSPITALARES EM TEMPO REAL UTILIZANDO LINHAS DE PRODUTO DE SOFTWARE. In: XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2012, Curitiba - PR. XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde: Ciência e Tecnologia da Informação Contribuindo para Avanços na Saúde. São Paulo: CBIS, 2012, São Paulo. XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2012, Curitiba - PR. XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde: Ciência e Tecnologia da Informação Contribuindo para Avanços na Saúde. São Paulo: CBIS, 2012.

  • ALVES, R. L. S. ; Interface Adaptável Para Jogos Digitais: > Jogando Com a Voz. In: SBGames 2015, 2015, Teresina. SBGames 2015. teresina: SBGames 2015, 2015. v. 1. p. 10-15.

Outras produções

ALVES, R. L. S. ; Desenvolve soluções inovadoras voltadas para o segmento de gestão hospitalar.. 2016.

ALVES, R. L. S. ; Sistema de Detecção Automática de Placas de Veículos Automotivos. 2015.

ALVES, R. L. S. ; Interface Adaptável Para Jogos Digitais: > Jogando Com a Voz. 2015.

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2018

    Sistema Embarcado para Controle de Acesso Baseado em Biometria Facial e RFID, Descrição: Com a constante evolução tecnológica, a cada dia os seres humanos procuram formas automatizadas para garantir a segurança de determinados locais. Inevitavelmente, o uso de reconhecimento de faces se torna um importante mecanismo para o controle de acesso, já que cada pessoa possui feições com características praticamente únicas. Entretanto, é necessário desenvolver ferramentas em conjunto para que seja feita uma validação dessas faces, visando assegurar que o usuário presente seja autêntico, e não apenas uma imagem ou vídeo sendo transmitido. Além disso, observa-se um alto custo de produtos desse tipo no mercado. Diante disso, a proposta deste trabalho é desenvolver um sistema embarcado para controle de acesso com baixo custo e que atenda a todos os requisitos para uma correta identificação e validação das faces dos usuários.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Coordenador / Cristian Henrique Martins de Souza - Integrante / Ivanilson França Vieira Júnior - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2016 - Atual

    TELEREGULAÇÃO E MAIS ESPECIALIDADES, Descrição: O presente Projeto de Pesquisa tem o como proposta a pesquisa, estudo e o desenvolvimento de processos e metodologias para tratar o problema da regulação de exames (operador não dependente ? são exames que podem ser realizados por um técnico, sem a necessidade um especialista) oriundos das diversas UBS do Brasil e de diversas especialidades médicas. Além disso, irá implementar um sistema automatizado para controlar a regulação, permitindo o controle dinâmico de filas, captando os exames direto dos equipamentos médicos que utilizam o protocolo DICOM de comunicação. Além disso, promover a integração e a continuidade com o Programa Telessaúde. O SUS atende cerca de 202 milhões de brasileiros, com 11,5 milhões de internações ano. Apesar dos grandes avanços conseguidos nos últimos anos, tais como: o do programa Mais Médicos; incorporação de novos medicamentos e procedimentos no SUS; Vacinação para várias doenças como: HPV, Hepatite A, DTPa, etc; Criação da SAMU; Reforma, ampliação e construção de quase 25 mil Unidades Básicas de Saúde, ainda assim existe muito a ser feito. Diante desse quadro, surge a necessidade de acessos a serviços especializados, uma vez que o atendimento na atenção básica foi ampliado gerando uma demanda que estava reprimida na população. Como resposta a essa lacuna em relação a saúde, surge o Programa Mais Especialidades que tem como objetivo principal a expansão da oferta de consultas, exames e procedimentos no SUS. O Programa Mais Especialidades demandará um aumento da quantidade de exames a serem realizados no SUS. Assim, será necessário que haja um sistema automatizado de regulação para exames no SUS. O trabalho de regulação da assistência consiste em conhecer a demanda por serviços de saúde e disponibilizar, de forma ordenada, a oferta existente [2]. A regulação obedece à diretriz da regionalização, que prioriza a proximidade do local de atendimento à residência do usuário e a hierarquização do atendimento de acordo com o grau de complexidade exigido pelo problema de saúde do usuário. O sistema de regulação SISREG III, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, é a ferramenta utilizada no agendamento e regulação dos serviços. Porém, não existe um ferramenta que integre de forma sistemática as demandas e as disponibilidades de regulação de exames no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    PESQUISA APLICADA A IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS EM SISTEMAS INTEGRADOS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE, Descrição: Pesquisar metodologias, processos e protocolos educacionais com o propósito de desenvolver e implantar na SGTES/MS uma plataforma composta para gestão educacional na saúde. Para tanto, tendo como objeto o desenvolvimento tecnologias da informação e comunicação que irão compor as estratégias educacionais da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Com isso, será possível aprimorar os processos atuais de gestão no campo da educação no SUS e fortalecer as práticas de controle, avaliação de impacto no serviço, avaliação de qualidade, monitoramento e auditoramento. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    PROJETO APLICADO A FORMAÇÃO NO SUS PARA O MAIS MÉDICOS E O MAIS ESPECIALIDADES, Descrição: O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Foi instituído pela Lei n. 12.871 de 22 de outubro de 2013, com várias frentes para resolver os problemas existentes na assistência médica das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Programa Mais Médicos desencadeou a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação médica, em 2014, afirmando a centralidade da formação na Atenção Básica, a perspectiva de formação na rede de atenção à saúde no SUS, o aprimoramento da integração ensino-serviço-comunidade, fortalecendo a perspectiva da indissociabilidade entre formação, atenção em saúde e participação popular. As DCN estão desenhadas a partir de eixos integradores: Atenção à Saúde; Gestão em Saúde; Educação na Saúde, que permeiam o processo formativo, indicando metodologias que privilegiam a participação do aluno na construção do conhecimento e propondo a formação de docentes e preceptores para conhecimento, reconhecimento e desenvolvimento destes eixos durante o curso, focados no planejamento e implementação destas ações integradoras. Além disso, o Programa Mais Médicos constrói medidas estruturantes para aprimorar a formação médica e universalizar o acesso da população aos serviços e responde à legislação do SUS que ordena novas práticas. Estas demandam inovações e mudanças na formação dos profissionais da saúde nos diferentes níveis de formação, no ensino na saúde, na produção de conhecimento, na educação permanente e no modelo de atenção ofertado. Após a especialização da qual os médicos do programa Mais Médicos e PROVAB participarem haverá uma constante necessidade de formação continuada. Neste sentido o Ministério da Saúde irá ofertar para este público especifico um conjunto de cursos de extensão, sobretudo com ênfase na clinica, assim, também estarão inseridos neste contexto os médicos do Programa Mais Especialidades. Neste contexto, surge então um problema pertinente a formação em larga escala, vez que este publico representará até o ano de 2018 mais de 20.000 (vinte mil) cursistas no âmbito nacional, tendo em vista que serão ofertados no mínimo 20 (vinte) cursos de formação continuada gerando assim, mais de 400.000 (quatrocentas mil) matriculas. Neste sentido, este projeto visa pesquisar, elaborar, especificar, desenvolver e aplicar protocolos e processos para educação permanente dos trabalhadores do sistema únicos de saúde que estejam em consonância com as Políticas Nacionais de Educação Permanente em Saúde. Também perfaz este objetivo estudar, pesquisar e desenvolver ferramentas para prover suporte on line a quaisquer modalidade de formação para os médicos do Programa mais Médicos, do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica ? PROVAB e também para os médicos do Programa Mais Especialidades. Diante do exposto, todo o trabalho terá como ponto focal a formação e ação Inter profissional na integração ensino-serviço-comunidade em campos de atuação estratégicos para o SUS. Destaca-se que tais estratégias a serem construídas neste projeto devem sobretudo propiciar um bom suporte a formação com ênfase na clínica. Assim, o presente projeto justifica-se pela possibilidade de ampliação substantiva das bases de conhecimentos para o Programa Mais Médicos, PROVAB e Mais Especialidades, por meio de um conjunto articulado de recursos e conhecimentos, organizado para responder às necessidades da saúde da população, tornando-se fundamental para enfrentar e melhorar qualidade dos serviços de saúde ofertados para os usuários do SUS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    PLATAFORMA INTEGRADA DA REDE OBSERVATÓRIO NACIONAL DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE DO BRASIL E DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO MERCOSUL E DA REDE DE NEGOCIAÇÃO, Descrição: O projeto de pesquisa visa desenvolver uma plataforma integrada e distribuída da Rede Observatório Nacional de Recursos Humanos em Saúde do Brasil e dos Profissionais de Saúde do Mercosul e da Rede de Negociação. Apesar de existir um esforço das estações de trabalho para contribuírem para a criação dessa Rede. Porém, esses esforços, muitas vezes, são realizados de forma isolada dificultando o compartilhamento da produção realizada por essas estações. Além disso, muitas vezes, a manutenção e disponibilização da produção das estações é difícil e muitas vezes não é realizada. A plataforma inteligente para a rede observatório que terá como premissa fundamental subsidiar informações, compartilhar e promover a integração (chat, fórum de discursão, Wiki) para a criação da matriz mínima do Mercosul e Mesa de Negociação Nacional (SINNP-SUS).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Coordenador / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Curso de Auto-instrucional na Modalidade à Distância em Telessaúde: Teleconsultoria e Teleregulação, Descrição: No Brasil essencialmente na área da saúde há grandes demandas para formação de pessoal. Nesse contexto, os curso na modalidade EaD são bastante atrativos devido a possibilidade da auto-regulação do processo formativo que o cursista tem. Todavia, empregar todos os mecanismos tradicionais de um curso EaD de longa duração para cursos de curta duração certamente irá gerar custos muitos elevados. Esse aspecto, tem motivado, então que pesquisadores da área da educação em saúde desenvolvam outras modalidades, ou novos métodos de ensino a distâncias. Neste eixo, presente projeto tem como objeto de pesquisa o desenvolvimento de um ambiente interativo para a realização de Cursos Autoinstrucionais na área da Saúde. Um curso é considerado autoinstrucional quando o curso é realizado com mínima interação com tutores ou docentes. Aspectos que denotam a criação de um ambiente muito específico e com uma rica interface. Para tanto, no sentido de validar toda a pesquisa será por tanto, elaborado e Desenvolvido um curso Autoinstrucional na Modalidade a Distância para Formação de Telerreguladores e Teleconsultores de Telessaúde para mais de 2000 cursistas... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    i-RH: UMA PLATAFORMA INTELIGENTE DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE, Descrição: Apesar dos esforços do Ministério da Saúde e da OPAS no que diz respeito a gestão do conhecimento relacionado aos recursos humanos em saúde no Brasil, existe um grande desafio em analisar o volume de dados e transformá-los em informação útil aos diversos níveis de gestão na saúde. Isso se dá, devido a difusão da informação e do conhecimento ocorrerem de maneira globalizada e, portanto, ter diversas origens. Além disso, a velocidade e a quantidade com que são produzidas as novas informações na área de gestão do trabalho e da educação na saúde perpassam em muito a capacidade que os seres humanos tem de processá-las, mesmo quando utilizam ferramentas computacionais já em uso. Isso ocorre essencialmente por dois motivos principais: A heterogeneidade dos ambientes de softwares que foram desenvolvidos sobre tecnologias diferentes e com propósitos diferentes (mesmo quando fazem uso de um mesmo conjunto de dados), aspecto que dificulta a integração e a análise das informações e o volume da dados e que portanto, dificultam uma análise precisa da informação, principalmente porque, muitas dessa ferramentas, são utilizadas apenas como depósito de dados. Deste modo, desconsiderando fatores semânticos e correlacionais das informações. Nesse contexto difuso, com grande volume de informações, é que o ObservaRH está inserido. Neste contexto, surge a necessidade de uma plataforma inteligente que possa tratar essa grande massa de dados oriunda de um ambiente heterogêneo e distribuído, com o objetivo de processar esses dados e transformando, os mesmos, em informações úteis, munindo o gestor em saúde com um ambiente amigável e poderoso que possa gerar conhecimento que viabilize tomadas de decisão de forma mais consciente. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Coordenador / Jailton Carlos de Paiva - Integrante / Helio Roberto Hekis - Integrante / Bruno Gomes de Araújo - Integrante / Janaína Luana Rodrigues da Silva - Integrante / Fabiano Papaiz - Integrante / Tulio de Paiva Marques Carvalho - Integrante / Antonio Higor Freire de Morais - Integrante / Gláucio Bezerra Brandão - Integrante.

  • 2013 - Atual

    PROJETO DE TELESSÁUDE-RN: CONTINUIDADE E EXPANSÃO PARA OS MUNICÍPIO DO PROVAB RN E PB, Descrição: O Projeto de Pesquisa Telessaúde-RN: Continuidade e Expansão é resultante da parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cujo objetivo é a continuidade no desenvolvimento, refinamento, implantação, normatização de métodos e tecnologias de Tele-educação e Tele-assistência com foco na Atenção Básica à Saúde, reforçando principalmente o teleatendimento por meio da implantação de novos serviços médicos na Telessaúde-RN, sobretudo reforçando a qualidade dos serviços já implantados. Destaca-se que nessa segunda fase do projeto (2013-2015) estará incluída a ampliação dos pontos de Telessaúde cujo propósito é subsidiar a infraestrutura para os locais que tenham a atuação dos médicos que fazem parte do PROVAB-RN, PROVAB-PB e Mais Médicos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Coordenador / Helio Roberto Hekis - Integrante / Jailton Carlos Paiva - Integrante / Philippi Sedir Grilo de Morais - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Observatório da Dengue - Monitoramento em Tempo Real dos Focos de Dengue: uma ação efetiva do ensino, da pesquisa e da extensão na atenção primaria a saúde, Descrição: A dengue se configura, atualmente, como uma das mais importantes arboviroses que afeta o homem, dentre as chamadas doenças reincidentes, representando, assim, um sério problema de saúde pública em diversas partes do mundo. No estado do Rio Grande do Norte, os registros de casos de dengue, em alguns anos, chegam a ser alarmantes, pois em muitos desses casos existe a incidência de dengue hemorrágica e também de óbito de pacientes. Neste contexto, este projeto visa desenvolver uma plataforma inovadora para monitoramento em tempo real de focos de dengue, fazendo uso da informática em saúde por meio da computação móvel. A referida plataforma, intitulada Observatório da Dengue, permitirá ao poder público o monitoramento de focos de dengue em tempo real, de maneira a prover uma ferramenta para melhor tomada de decisão no que diz respeito ao controle efetivo da dengue nas esferas estaduais e municipais. A dengue é hoje a mais importante arbovirose que afeta o homem, causando um dos maiores problemas de saúde pública, especialmente nos países tropicais. A pandemia de dengue que teve início há 50 anos atrás, vem intensificando-se nos últimos anos, com a expansão da distribuição geográfica dos seus mosquitos vetores e dos quatro sorotipos do vírus. A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 80 milhões de pessoas se infectem anualmente em 100 países, de todos os continentes, com exceção da Europa. Dessas pessoas, cerca de 550 mil necessitam de hospitalização e pelo menos 20 mil morrem da doença. No Brasil, a dengue tornou-se endêmica nas regiões sudeste e nordeste no final da década de 80, ocasionando epidemias em várias cidades. Na década de 90, a doença tornou-se endêmica também nas regiões Centro-Oeste e Norte, refletindo a disseminação do Aedes Aegypti para todo o território nacional, principalmente a partir de 1994. Após a introdução do sorotipo 2 do vírus em 1990, foram registrados os primeiros casos de febre hemorrágica do dengue (FHD), alertando para a ocorrência de epidemias com casos mais graves da doença. Até o último dia 26 de fevereiro de 2011, foram notificados 155.613 casos de Dengue em todo o Brasil, sendo 2.365casos graves e 241 de óbitos suspeitos. A região Norte concentra 31,6% do total de casos suspeitos. Diante de uma realidade de infestação por Aedes Aegypti em quase todo o continente americano, a grande disponibilidade de depósitos artificiais (pneumáticos, garrafas plásticas, suportes de vasos de plantas etc.) e a enorme facilidade para a dispersão passiva do vetor, advindos da maior disponibilidade, freqüência e rapidez dos meios de transporte, tornou-se praticamente impossível a erradicação a médio prazo do Aedes Aegypti. Atualmente, ainda não se dispõe de uma vacina efetiva contra a doença, recaindo o controle e a prevenção da dengue no combate do mosquito vetor e na vigilância epidemiológica para detecção precoce de casos. Portanto, o desenvolvimento e o aprimoramento de métodos adequados e eficientes para o controle do vetor, a análise de situações epidemiológicas e a avaliação da eficácia das estratégias propostas são imperativos. Fatores esses expostos, os quais permeia o objeto desse projeto de Ações Integradas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Coordenador / Bruno Gomes Araújo - Integrante / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Integrante.

  • 2012 - Atual

    ELA Home Care: Monitoramento Remoto de Pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica, Descrição: A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa, caracterizada por fraqueza muscular progressiva que leva o paciente ao óbito, usualmente devido a complicações respiratórias. A degeneração dos neurônios motores inferiores e superiores, atingindo a medula espinhal, o tronco encefálico e o córtex motor resultam na definição da ELA como doença do neurônio motor. No momento que os músculos ventilatórios são comprometidos os indivíduos apresentam restrições pulmonares, caracterizadas por redução da Capacidade Vital (CV) e do Volume Corrente (VC) com, conseqüente, insuficiência respiratória crônica. A Ventilação Não-Invasiva (VNI) consta na administração de ventilação mecânica aos pulmões sem que haja a necessidade de vias aéreas artificiais, podendo ser oferecida ao paciente por meio de ventiladores mecânicos ou através de aparelhos denominados Pressão Positiva Bifásica nas Vias Aéreas (Bilevel). Quando estes pacientes estão internados em ambiente hospitalar, a perda de calibração pode ser facilmente corrigida por técnico da área de saúde especialista responsável pelo paciente. No entanto, quando se trata de um paciente em casa, o contexto é outro, pois nem sempre é possível ter um técnico especialista que possa garantir que o equipamento estará sempre em sincronia com as necessidades do paciente com ELA, essa tarefa é realizada nestes casos por um familiar ou um cuidador. Neste contexto, o presente projeto de pesquisa visa desenvolver um dispositivo baseado na computação móvel e em sistemas embarcados que possibilite monitorar de forma on-line os ventiladores mecânicos, de forma a garantir que quando houver perda de calibração um técnico especialista em uma unidade hospitalar será notificado via celular que o paciente pode está passando por dificuldades. Com isso, contribuindo significativamente para melhoria da qualidade de vida destes pacientes... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / Ricardo Valetim - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    Telessaúde do Rio Grande do Norte, Descrição: O presente Projeto de Pesquisa é resultante da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Ministério da Saúde e objetiva o desenvolvimento, refinamento, implantação (piloto) e normatização de métodos e tecnologias de Tele-educação e Tele-assistência com foco na atenção básica à saúde nas seguintes áreas: - Telepediatria; - Telecardiologia; - Segunda Opinião Formativa; - Teleoftalmologia; - Teledermatologia; - Teleradiologia; - Teleaudiologia e - Teleeducação. Projeto busca ajustar o disposto na Portaria nº 402 de 24/02/2010 do Ministro de Estado da Saúde com os encaminhamentos que já estavam sendo realizados dentro do Projeto de Telemática e Telemedicina, desenvolvido também pela UFRN e a SES com apoio técnico e financeiro do Ministério da Saúde (MS). Além de considerar o pacto nacional para a redução da Mortalidade infantil, em seu componente estadual quando da criação do Plano estadual de enfretamento a mortalidade infantil e materna 2009. Integrando assim, em uma infra-estrutura única, a ser implantadas com esse projeto, as ações de informação, formação e comunicação em saúde. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / Ricardo Valetim - Coordenador.

  • 2010 - 2013

    Telessaúde - Promover a pesquisa, o ensino e a assitência a distância no estado do Rio Grande do Norte, Descrição: Os cursos da área da saúde da UFRN atuam em quatro hospitais com níveis distintos de atenção à saúde: O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), referência do estado para agravos à saúde do adulto; o Hospital de pediatria (HOSPED), referência do estado para os agravos à saúde da criança; a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), referência do estado para os agravos à saúde da mulher e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), hospital geral que atende os níveis de complexidade baixa e intermediária, sendo a referência da região do Trairí (Agreste) do Estado do Rio Grande do Norte. Além disso, os cursos também atuam na rede básica (PSF) de saúde do estado, utilizando-a como cenário para o ensino na área, e exerce uma função fundamental na prestação de serviços médico-hospitalares para a comunidade, agregando o ensino à assistência de qualidade, reforçando os preceitos éticos da formação profissional tanto no ensino de graduação quanto de pós-graduação. Além da pós-graduação strito senso, a UFRN oferece também vários cursos de residência médica e multiprofissional, em diversas especialidades, inclusive em saúde da família e comunidade, que acontece tanto no campus da saúde da capital, Natal, como também no campus rural, no Hospital Ana Bezerra, situado no município de Santa Cruz. A integração dos hospitais da capital e do Ana Bezerra, de complexidades distintas, através da Telemedicina, promove uma maior troca de conhecimentos na área da saúde integrando a atividade desses hospitais com o ensino na graduação e pós-graduação.O objetivo dessa ação é integrar a rede de saúde da atenção básica aos hospitais, através da conectividade do programa metrópole digital. Promover a pesquisa na educação em saúde, no contexto do ensino-aprendizagem, integrando o ensino pesquisa e extensão no SUS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / Ricardo Valetim - Coordenador.

  • 2010 - 2013

    Projeto de um Equipamento Médico-Hospitalar para o Teste Auditivo de Emissões Otoacústicas, Descrição: O objeto deste projeto é o desenvolvimento de um equipamento médico-hospitalar para a medição de emissões otoacústicas. Esse aparelho será aqui tratado como OTO-Leitor. O OTO-Leitor se baseia no mais novo método para a detecção de alterações auditivas da coclear. É um método objetivo, simples, não invasivo, dispensando o uso de eletrodos e que pode ser realizado em qualquer faixa etária, ressaltando-se a sua aplicação com recém-nascidos. Contribuindo assim, para o diagnóstico precoce e prevenção das deficiências de surdez infantis, pois quanto mais cedo a descoberta de um possível problema, maior a probabilidade de cura e melhoria de vida para o paciente. O método já é uma tecnologia conhecida, porém a sua implementação, desenvolvimento e fabricação do aparelho é praticamente inexistente no Brasil. Neste sentido, o projeto prevê a iniciativa de desenvolver um produto nacional substituindo importações com a incorporação de técnicas que facilitem a prototipação e diminuam o custo do OTO-Leitor. Neste contexto ainda podemos ressaltar que o teste auditivo em recém-nascido já é lei no Brasil. Assim, com o desenvolvimento e a produção do OTO-Leitor com baixo custo, um melhor atendimento aos serviços de saúde será promovido, pois ficará mais fácil do teste ser oferecido à população. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Coordenador / Ricardo Valetim - Integrante / ana maria morais guerreiro - Integrante.

  • 2010 - Atual

    e-Guia: Sistema para Prover Autonomia e Acessibilidade aos Deficientes Visuais nos Serviços de Transportes Urbanos, Descrição: O projeto tem como objeto, o desenvolvimento de um sistema para guiar (facilitar o acesso provendo autonomia) deficientes visuais no sistema de transporte urbano, qual será chamado e-Guia. Para tanto, permitindo que o deficiente visual possa de forma autônoma através do uso de um aparelho celular identificar com antecedência quando o transporte coletivo que o mesmo está aguardando se aproxima do ponto. O projeto e-Guia é dividido sobre três perspectiva, do usuário, da parada (ponto onde os usuários aguardam o transporte) e do transporte. Nestas perspectivas, o projeto e-Guia está divido em três módulos: Módulo do Usuário, Módulo da Parada e Módulo do Transporte, observando que para cada módulo serão desenvolvidos diversos subsistemas, os quais contemplarão todo o sistema e-Guia.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / Ricardo Valetim - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2006 - Atual

    INSPEÇÃO DE REDES DE MÉDIA E ALTA TENSÃO ENERGIZADAS UTILIZANDO CÂMERA DE VÍDEO ROBÓTICA EM VARA DE MANOBRA, Descrição: O projeto propõe-se a desenvolver um sistema para visualização de problemas em linhas de transmissão e distribuição aérea através de mecanismo de transmissão de vídeo acoplados a varas de manobras já utilizadas na operação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / André Luiz Abreu de Araújo - Coordenador., Financiador(es): Companhia Energética do Rio Grande do Norte - Bolsa / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação / Instituto Federal do Ceará - Reitoria - Outra.

  • 2005 - 2007

    Horus Expansão, Descrição: Desenvolvimento dos seguintes softwares: CDR Match, Image, Link Analyser. Aplicados a área de Telefonia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / leonardo ataide minora - Coordenador., Financiador(es): AsGa Sistemas - Bolsa / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação / Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolviemnto do Rio Grande do Norte - Outra.

  • 2006 - Atual

    INSPEÇÃO DE REDES DE MÉDIA E ALTA TENSÃO ENERGIZADAS UTILIZANDO CÂMERA DE VÍDEO ROBÓTICA EM VARA DE MANOBRA, Descrição: O projeto propõe-se a desenvolver um sistema para visualização de problemas em linhas de transmissão e distribuição aérea através de mecanismo de transmissão de vídeo acoplados a varas de manobras já utilizadas na operação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / André Luiz Abreu de Araújo - Coordenador., Financiador(es): Companhia Energética do Rio Grande do Norte - Bolsa / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação / Instituto Federal do Ceará - Reitoria - Outra.

  • 2005 - 2007

    Horus Expansão, Descrição: Desenvolvimento dos seguintes softwares: CDR Match, Image, Link Analyser. Aplicados a área de Telefonia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / leonardo ataide minora - Coordenador., Financiador(es): AsGa Sistemas - Bolsa / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação / Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolviemnto do Rio Grande do Norte - Outra.

  • 2006 - Atual

    INSPEÇÃO DE REDES DE MÉDIA E ALTA TENSÃO ENERGIZADAS UTILIZANDO CÂMERA DE VÍDEO ROBÓTICA EM VARA DE MANOBRA, Descrição: O projeto propõe-se a desenvolver um sistema para visualização de problemas em linhas de transmissão e distribuição aérea através de mecanismo de transmissão de vídeo acoplados a varas de manobras já utilizadas na operação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / André Luiz Abreu de Araújo - Coordenador., Financiador(es): Companhia Energética do Rio Grande do Norte - Bolsa / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação / Instituto Federal do Ceará - Reitoria - Outra.

  • 2005 - 2007

    Horus Expansão, Descrição: Desenvolvimento dos seguintes softwares: CDR Match, Image, Link Analyser. Aplicados a área de Telefonia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / leonardo ataide minora - Coordenador., Financiador(es): AsGa Sistemas - Bolsa / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação / Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolviemnto do Rio Grande do Norte - Outra.

  • 2006 - Atual

    INSPEÇÃO DE REDES DE MÉDIA E ALTA TENSÃO ENERGIZADAS UTILIZANDO CÂMERA DE VÍDEO ROBÓTICA EM VARA DE MANOBRA, Descrição: O projeto propõe-se a desenvolver um sistema para visualização de problemas em linhas de transmissão e distribuição aérea através de mecanismo de transmissão de vídeo acoplados a varas de manobras já utilizadas na operação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / André Luiz Abreu de Araújo - Coordenador., Financiador(es): Companhia Energética do Rio Grande do Norte - Bolsa / Instituto Federal do Ceará - Reitoria - Outra / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação.

  • 2005 - 2007

    Horus Expansão, Descrição: Desenvolvimento dos seguintes softwares: CDR Match, Image, Link Analyser. Aplicados a área de Telefonia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / leonardo ataide minora - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação / Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolviemnto do Rio Grande do Norte - Outra / AsGa Sistemas - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    INSPEÇÃO DE REDES DE MÉDIA E ALTA TENSÃO ENERGIZADAS UTILIZANDO CÂMERA DE VÍDEO ROBÓTICA EM VARA DE MANOBRA, Descrição: O projeto propõe-se a desenvolver um sistema para visualização de problemas em linhas de transmissão e distribuição aérea através de mecanismo de transmissão de vídeo acoplados a varas de manobras já utilizadas na operação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / André Luiz Abreu de Araújo - Coordenador., Financiador(es): Companhia Energética do Rio Grande do Norte - Bolsa / Instituto Federal do Ceará - Reitoria - Outra / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação.

  • 2005 - 2007

    Horus Expansão, Descrição: Desenvolvimento dos seguintes softwares: CDR Match, Image, Link Analyser. Aplicados a área de Telefonia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / leonardo ataide minora - Coordenador., Financiador(es): AsGa Sistemas - Bolsa / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação / Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolviemnto do Rio Grande do Norte - Outra.

  • 2006 - Atual

    INSPEÇÃO DE REDES DE MÉDIA E ALTA TENSÃO ENERGIZADAS UTILIZANDO CÂMERA DE VÍDEO ROBÓTICA EM VARA DE MANOBRA, Descrição: O projeto propõe-se a desenvolver um sistema para visualização de problemas em linhas de transmissão e distribuição aérea através de mecanismo de transmissão de vídeo acoplados a varas de manobras já utilizadas na operação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / André Luiz Abreu de Araújo - Coordenador., Financiador(es): Companhia Energética do Rio Grande do Norte - Bolsa / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação / Instituto Federal do Ceará - Reitoria - Outra.

  • 2005 - 2007

    Horus Expansão, Descrição: Desenvolvimento dos seguintes softwares: CDR Match, Image, Link Analyser. Aplicados a área de Telefonia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / leonardo ataide minora - Coordenador., Financiador(es): AsGa Sistemas - Bolsa / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação / Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolviemnto do Rio Grande do Norte - Outra.

  • 2006 - Atual

    INSPEÇÃO DE REDES DE MÉDIA E ALTA TENSÃO ENERGIZADAS UTILIZANDO CÂMERA DE VÍDEO ROBÓTICA EM VARA DE MANOBRA, Descrição: O projeto propõe-se a desenvolver um sistema para visualização de problemas em linhas de transmissão e distribuição aérea através de mecanismo de transmissão de vídeo acoplados a varas de manobras já utilizadas na operação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / André Luiz Abreu de Araújo - Coordenador., Financiador(es): Companhia Energética do Rio Grande do Norte - Bolsa / Instituto Federal do Ceará - Reitoria - Outra / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação.

  • 2005 - 2007

    Horus Expansão, Descrição: Desenvolvimento dos seguintes softwares: CDR Match, Image, Link Analyser. Aplicados a área de Telefonia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / leonardo ataide minora - Coordenador., Financiador(es): AsGa Sistemas - Bolsa / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação / Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolviemnto do Rio Grande do Norte - Outra.

  • 2006 - Atual

    INSPEÇÃO DE REDES DE MÉDIA E ALTA TENSÃO ENERGIZADAS UTILIZANDO CÂMERA DE VÍDEO ROBÓTICA EM VARA DE MANOBRA, Descrição: O projeto propõe-se a desenvolver um sistema para visualização de problemas em linhas de transmissão e distribuição aérea através de mecanismo de transmissão de vídeo acoplados a varas de manobras já utilizadas na operação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / André Luiz Abreu de Araújo - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação / Instituto Federal do Ceará - Reitoria - Outra / Companhia Energética do Rio Grande do Norte - Bolsa.

  • 2005 - 2007

    Horus Expansão, Descrição: Desenvolvimento dos seguintes softwares: CDR Match, Image, Link Analyser. Aplicados a área de Telefonia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / leonardo ataide minora - Coordenador., Financiador(es): AsGa Sistemas - Bolsa / FUNDAÇÃO DE APOIO A EDUCAÇÃO E AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO RN FUNCERN - Outra / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação.

  • 2006 - Atual

    INSPEÇÃO DE REDES DE MÉDIA E ALTA TENSÃO ENERGIZADAS UTILIZANDO CÂMERA DE VÍDEO ROBÓTICA EM VARA DE MANOBRA, Descrição: O projeto propõe-se a desenvolver um sistema para visualização de problemas em linhas de transmissão e distribuição aérea através de mecanismo de transmissão de vídeo acoplados a varas de manobras já utilizadas na operação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / André Luiz Abreu de Araújo - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação / Instituto Federal do Ceará - Reitoria - Outra / Companhia Energética do Rio Grande do Norte - Bolsa.

  • 2005 - 2007

    Horus Expansão, Descrição: Desenvolvimento dos seguintes softwares: CDR Match, Image, Link Analyser. Aplicados a área de Telefonia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Robinson Luis de Souza Alves - Integrante / leonardo ataide minora - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação / FUNDAÇÃO DE APOIO A EDUCAÇÃO E AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO RN FUNCERN - Outra / AsGa Sistemas - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. , Av. Salgado Filho, Tirol, 59015000 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 40052637, URL da Homepage:

Experiência profissional

2004 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disicplinas: Desenvolvimento de aplicativos Algoritmos Programação Orientada a Objetos Estrutura de Dados I Estrutura de Dados II Teoria dos Grafos Ling. de Pogramação Conceitos e Paradigmas

2012 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

1994 - 2004

Bonor Indústria de Botões do Nordeste

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: systems analyst and developer, Carga horária: 40