Thaís Oliveira da Silva

Mestra em Educação (2018) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Marília. Graduada em Pedagogia (2008) pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade do Sagrado Coração (2010). Fez parte do grupo interdisciplinar de investigação e diagnóstico de Transtornos da Aprendizagem no Ambulatório de Desvio de Aprendizagem UNESP/Botucatu (2010 - 2013). Desde 2014 atua como orientadora de estudos no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Leciona na rede municipal de ensino de Botucatu desde 2010, onde se encontra na função de coordenadora pedagógica desde 2014. Foi integrante Integrante do grupo GEADEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista, pela FFC/Marília (2015-2017). Em 2017, foi aluna do Curso de Formação de Professores (Extensão Universitária) PROEPRE: Fundamentos Teóricos e Prática Pedagógica para o Ensino Fundamental, na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

Informações coletadas do Lattes em 15/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educacao

2016 - 2018

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Oficina de jogos em sala de aula: Construção de um espaço para alunos com dificuldades de aprendizagem,Ano de Obtenção: 2018
Profa. Dra. Eliane Giachetto Saravali.Palavras-chave: Intervenção Pedagógica; Jogos de Regras; Jean Piaget; Dificuldades de aprendizagem.

Especialização em Psicopedagogia

2009 - 2010

Universidade do Sagrado Coração
Título: Dislexia: como conviver e trabalhar com esta diferença
Orientador: Eny Regina Bóia Neves Pereira

Graduação em Pedagogia

2005 - 2008

INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO MANUEL
Título: Métodos apropriados para alunos com dislexia
Orientador: Clarice Aparecida Alencar Garcia

Formação complementar

2017 - 2017

Educação para a Cooperação: uma prática pedagógica cooperativa e reflexiva.. (Carga horária: 68h). , Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo, SESCOOP/SP, Brasil.

2017 - 2017

PROEPRE - Ensino Fundamental. (Carga horária: 240h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2015 - 2015

Assessoria Pedagógica. (Carga horária: 48h). , Prefeitura Municipal de Botucatu, PM/Botucatu, Brasil.

2014 - 2015

Semi-Intensive English. (Carga horária: 96h). , EC Vancouver, EC, Canadá.

2014 - 2014

Ler e Escrever. (Carga horária: 60h). , Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.

2014 - 2014

Gestão para Aprendizagem. (Carga horária: 42h). , Fundação Lemann, FL, Brasil.

2013 - 2013

Mexa-se: Saúde e Psicomotricidade em sala de aula. (Carga horária: 30h). , Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.

2013 - 2013

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2012 - 2012

Seminário de educação inclusiva. (Carga horária: 40h). , Prefeitura municipal de Botucatu, PMB, Brasil.

2011 - 2011

DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 60h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2011 - 2011

Ações pedagógicas: Interagindo com as políticas. (Carga horária: 24h). , Prefeitura Municipal de Botucatu, PM/Botucatu, Brasil.

2010 - 2010

Alfabetização com textos. (Carga horária: 16h). , Prefeitura municipal de Botucatu, PMB, Brasil.

2009 - 2009

Formação continuada de professores. (Carga horária: 40h). , Universitário Sistema Educacional, UNIVERSITÁRIO, Brasil.

2006 - 2006

Semana de Faculdade e Estudos Literários. (Carga horária: 32h). , Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel, IMES-SM, Brasil.

2005 - 2005

Jornada Cultural de Educação e Estudos Literários. (Carga horária: 32h). , Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel, IMES-SM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Organização de eventos

SARAVALI, E.G. ; SILVA, T. O. . 1º Encontro. 2016. (Outro).

Participação em eventos

1º Encontro Diálogos sobre Dificuldades de Aprendizagem: Definições e Possibilidades de Intervenção. Uso de Estratégia Fonológica como Proposta de Intervenção para Crianças com Dificuldades de Aprendizagem. 2016. (Congresso).

7º Encontro multidisciplinar dos transtornos da aprendizagem e transtornos da atenção. Intervenção Pedagógica com o uso da consciência fonológica para alunos do primeiro ano do ensino fundamental. 2016. (Congresso).

Aprender Criança. 2014. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Dislexia e IV Encontro Multidisciplinar de Transtornos de aprendizagem e transtornos da atenção. 2013. (Congresso).

3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE DISLEXIA. 2011. (Congresso).

II ENCONTRO DO NÚCLEO DE ENSINO - CIÊNCIA, CIDADANIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.Avaliação e intervenção nos distúrbios de aprendizagem. 2011. (Encontro).

I Encontro do Núcleo de Ensino de Botucatu - Dialogando sobre Educação.Dislexia: Como conviver e trabalhar com esta diferença. 2010. (Encontro).

CONIC. Como diagnosticar a dislexia?. 2008. (Congresso).

Participação em bancas

SILVA, T. O.. 1º Encontro "Diálogos sobre Dificuldades de Aprendizagem: Definições e Possibilidades de Intervenção". 2016. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Produções bibliográficas

  • NICOLAU, A. A. ; SILVA, T. O. ; ANDRADE, O. V.C.A. . Estratégias para dificuldades matemáticas. In: Fábio Henrique Pinheiro; Giseli Donadon Germano; Simone Aparecida Capellini. (Org.). Manual de Estratégias para Dificuldades de Aprendizagem. 1ed.: Cultura Acadêmica, 2013, v. , p. 1-157.

  • SILVA, T. O. . Uso de estratégias fonológicas como proposta de intervenção para crianças com dificuldades de aprendizagem. In: 1º Encontro Diálogos sobre Dificuldades de Aprendizagem: Definições e Possibilidades de Intervenção, 2016, Marília. 1º Encontro Diálogos sobre Dificuldades de Aprendizagem: Definições e Possibilidades de Intervenção, 2016. v. 1. p. 298-313.

  • SILVA, T. O. . Intervenção Pedagógica com o uso da consciência fonológica para alunos do primeiro ano do ensino fundamental. In: 7º Encontro multidisciplinar dos transtornos da aprendizagem e transtornos da atenção, 2016, Marília. 7º Encontro multidisciplinar dos transtornos da aprendizagem e transtornos da atenção, 2016.

  • SILVA, T. O. . Dislexia: Como conviver e trabalhar com esta diferença.. In: II ENCONTRO DO NÚCLEO DE ENSINO - CIÊNCIA, CIDADANIA E PRATICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2010, BOTUCATU. Dialogando sobre educação, 2010.

  • SILVA, T. O. ; GASPAR, R.E. . Avaliação e Intervenção nos distúrbios de aprendizagem. In: II ENCONTRO DO NÚCLEO DE ENSINO - CIÊNCIA, CIDADANIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2011, BOTUCATU. CIÊNCIA, CIDADANIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2011.

  • SILVA, T. O. . Como diagnosticar a dislexia?. In: CONIC, 2008, Botucatu. CONIC, 2008.

  • SILVA, T. O. . Uso de estratégias fonológicas como proposta de intervenção para crianças com dificuldades de aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. O. . Intervenção Pedagógica com o uso da consciência fonológica para alunos do primeiro ano do ensino fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. O. . Jogos de regras em sala de aula: construção de um espaço solicitador para aqueles que não aprendem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, T. O. ; GASPAR, R.E. . Avaliação e Intervenção nos distúrbios de Aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, T. O. . Dislexia: como conviver e trabalhar com esta diferença. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SILVA, T. O. . Formação de Professores do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    Oficina de jogos em sala de aula: Construção de um espaço para alunos com dificuldades de aprendizagem, Descrição: O estudo, fundamentado no referencial da Epistemologia Genética, teve por objetivo geral verificar os efeitos de uma intervenção pedagógica, pautada em princípios construtivistas, realizada por meio de oficinas de jogos de regras para alunos com queixas de dificuldades de aprendizagem em contexto de sala de aula. Foram participantes do trabalho 19 alunos, com idades entre 7 e 8 anos, de dois 2ºs anos do Ensino Fundamental de escolas diferentes e uma professora. Os alunos foram divididos em dois grupos: 10 alunos pertencentes ao grupo experimental e 9 alunos pertencentes ao grupo controle; a professora participante foi a regente da sala do grupo experimental. Os procedimentos utilizados no desenvolvimento desta investigação foram delimitados pela proposta da pesquisa-ação que contempla três fases: a primeira fase compreende a fase exploratória, com a duração de 29 horas, cujo objetivo consistiu em avaliar a construção das estruturas infralógicas (tempo, espaço e causalidade), as estruturas lógico-matemáticas (conservação, seriação e inclusão), a hipótese de escrita e a construção de narrativa dos participantes. Nessa fase, ainda, a professora participou de uma entrevista semiestruturada com questões relacionadas ao processo de desenvolvimento e à aprendizagem. Na fase de ação, a professora regente e os alunos do grupo experimental participaram de uma intervenção pautada em princípios construtivistas: a) com a professora foram realizados encontros semanais para estudo sobre o referencial que fundamentou nossa proposta de intervenção e para planejar as oficinas realizadas em sala de aula, para tanto, foram necessárias 18 horas em reuniões entre professora e pesquisadora, b) os alunos foram submetidos a uma intervenção pedagógica realizada na forma de oficinas de jogos de regras, desenvolvida durante o segundo semestre de 2016, contemplando 36 horas de oficinas. Na última fase, de avaliação, foram reaplicados os instrumentos da fase exploratória nos grupos experimental e controle com o objetivo de verificar os efeitos da intervenção junto aos alunos, bem como avaliar a visão da professora sobre alguns aspectos relacionados ao ensino e aprendizagem, para esta fase foram necessárias 29 horas. Desta forma, as três fases desta pesquisa compreenderam o total de 112 horas de trabalho direto com alunos e professora. Os dados foram analisados segundo as características específicas de cada instrumento, a saber: para avaliação das estruturas lógicas e infralógicas foram utilizadas provas operatórias que avaliam níveis do desenvolvimento cognitivo, a escrita foi avaliada conforme a hipótese de escrita produzida a partir de um ditado de palavras e frases, a narrativa foi qualificada de acordo com a relação antecedente e consequente ao narrar uma produção de texto espontâneo, a entrevista semiestruturada foi submetida à análise qualitativa. Os resultados mostraram que houve melhora, por parte dos alunos do grupo experimental, na construção das estruturas infralógicas, lógico-matemáticas, na hipótese de escrita e na construção da narrativa após a intervenção, sendo observado que o mesmo não ocorreu com os participantes do grupo controle. A professora demonstrou avanços positivos no que se refere à tomada de consciência sobre a própria prática e sua contribuição diante do processo de aprendizagem, sobretudo em relação aos alunos que apresentam queixas de dificuldades. Esperamos que este estudo possa contribuir com a prática pedagógica, levando o professor a compreender a importância da constante reflexão sobre suas ações e intervenções, bem como perceber os jogos como um excelente recurso para a aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thais Oliveira da Silva - Integrante / Eliane Giachetto Saravali - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2011

    AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM, Descrição: Projeto visa a avaliação e intervenção psicopedagógica frente aos distúrbios de aprendizagem. Vem sendo realizado, com autorização da Secretaria Municipal de Educação, com crianças de escola municipal da cidade de Botucatu. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thais Oliveira da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM, Descrição: Projeto visa a avaliação e intervenção psicopedagógica frente aos distúrbios de aprendizagem. Vem sendo realizado, com autorização da Secretaria Municipal de Educação, com crianças de escola municipal da cidade de Botucatu. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thais Oliveira da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM, Descrição: Projeto visa a avaliação e intervenção psicopedagógica frente aos distúrbios de aprendizagem. Vem sendo realizado, com autorização da Secretaria Municipal de Educação, com crianças de escola municipal da cidade de Botucatu. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thais Oliveira da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM, Descrição: Projeto visa a avaliação e intervenção psicopedagógica frente aos distúrbios de aprendizagem. Vem sendo realizado, com autorização da Secretaria Municipal de Educação, com crianças de escola municipal da cidade de Botucatu. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thais Oliveira da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM, Descrição: Projeto visa a avaliação e intervenção psicopedagógica frente aos distúrbios de aprendizagem. Vem sendo realizado, com autorização da Secretaria Municipal de Educação, com crianças de escola municipal da cidade de Botucatu. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thais Oliveira da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM, Descrição: Projeto visa a avaliação e intervenção psicopedagógica frente aos distúrbios de aprendizagem. Vem sendo realizado, com autorização da Secretaria Municipal de Educação, com crianças de escola municipal da cidade de Botucatu. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thais Oliveira da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM, Descrição: Projeto visa a avaliação e intervenção psicopedagógica frente aos distúrbios de aprendizagem. Vem sendo realizado, com autorização da Secretaria Municipal de Educação, com crianças de escola municipal da cidade de Botucatu. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thais Oliveira da Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2013

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 4

Outras informações:
Avaliação Psicopedagógica junto ao Ambulatório de Desvios da Aprendizagem na UNESP/Botucatu

2010 - Atual

Prefeitura Municipal de Botucatu

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2010

Escola de Educação Infantil "Bem me Quer"

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

2014 - Atual

Secretaria da educação de botucatu

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador de Estudo do PNAIC, Carga horária: 8

Outras informações:
Orientadora da Estudo do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.