Renato de Freitas Lage

Arquiteto graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ em dezembro de 2013. Atua na área de produção de projetos para legalização de imóveis em Prefeituras, de Eficiência energética, em projeto de interiores, projetos de Acessibilidades e sustentabilidade. Possui experiência na área de Geotecologias, atuando no cadastramento de imóveis rurais junto aos órgãos competentes e na criação de Reservas Legais e APPS, com foco nos municípios da Região dos lagos do Estado do Rio de Janeiro. Técnico Ambiental formado pelo curso profissionalizante Tecnus Grafite Ambiental em 2013.

Informações coletadas do Lattes em 15/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2006 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: De frente á cidade: Requalificação do Aterro da Praia Grande - Niterói
Orientador: Patrícia M. Maya Monteiro

Curso técnico/profissionalizante

2011 - 2013

Tecnus Grafite Ambiental

Formação complementar

2014 - 2015

CAP CAR- Capacitação para Cadastro Ambiental Rural. (Carga horária: 78h). , Universidade Federal de Lavras.

2014 - 2014

Curso Avançado de Receptores GNSS. (Carga horária: 24h). , Alezi Teodolini.

2013 - 2013

Extensão universitária em Sistema de Posicionamento Global - Teoria e Prátic. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2012 - 2012

Extensão universitária em Revit Architecture 2013. (Carga horária: 32h). , Instituto Bramante de Arquitetura e Design - Botafogo.

2008 - 2008

A Tecnologia a serviço da Arquitetura. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2008 - 2008

AUTOCAD 2D. (Carga horária: 42h). , SENAC.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Participação em eventos

XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica e Cultural da UFRJ.Quando a representação é problema: Quatro Modelos para quatro casas Brasileiras. 2009. (Outra).

XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica e Cultural da UFRJ.Para Que? Para quem? por que?: Critérios, Métodos e técnicas para a construção de modelos reduzidos de obrs históricas.. 2008. (Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2012

    Casas Brasileiras do século XX, Descrição: A pesquisa foi orientada para o levantamento e estudo analítico dos exemplares de casas brasileiras mais representativas das várias teorias e tendências que apoiaram a arquitetura brasileira, bem como de seus arquitetos.Uma das abordagens empregadas é o da análise da composição e organização espacial dos edifícios, por meio da construção de maquetes reais e virtuais das residências. O projeto estudou a primeira residência do Arquiteto (1942), projeto do arquiteto Vilanova Artigas, situado na cidade de São Paulo - SP. A documentação consta também de biografia e bibliografia específica do arquiteto além de um inventário das obras residenciais projetadas por ele.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Renato de Freitas Lage - Coordenador / Beatriz Santos de Oliveira - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria e Pesquisa, Carga horária: 12

Outras informações:
Atividades: Atuar como monitor da disciplina Maquetes; Pesquisar sobre vida, obra e carreira do arquiteto João Vilanova Artigas e levantamento da residência do Autor para execução em modelo reduzido (Maquete) a fim de fazer parte do acervo da pesquisa para o futuro museu de arquitetura comparada FAU/UFRJ.

2009 - Atual

Alfredo Cosme Dias

Vínculo: Projetista, Enquadramento Funcional: Projetos de arquitetura e geotecnoligias, Carga horária: 45

Outras informações:
Atividades: Levantamento de edificações e Realização de projetos para legalização de imóveis nas prefeituras do Rio de janeiro,Niterói, São Gonçalo e Itaboraí ; Plantas georreferenciadas de fazendas para pericia e regularização de imóveis rurais junto aos órgãos competentes como INEA, INCRA e cartório de imóveis; desenvolvimento de projetos de pequeno porte como casas,escadas, edifícios, lojas e galerias comerciais.

2012 - 2012

+2 Arquitetos associados

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Arquitetura, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades: Atuando em todas as fazes de projetos e prestando serviço para RAF Arquitetura

2010 - 2010

Escritório de interiores Elizabeth Moura e Catharina Quadros

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Arquitetura, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades: Levantamento de edificações, desenvolvimentos de plantas de elétrica, hidráulica, layout, e executiva para uso em reforma de interiores; Criação de espaços em 3D com uso da ferramenta Sketchp, pesquisa de materiais e de preços.

2007 - 2008

Toque a Campainha

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Arquitetura, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades: Participação na criação de ambientes decorados para fotografia comercial; organização espacial das peças em mostruário nas lojas da empresa; controle de envio de produtos para as lojas; pesquisa e compra de peças decorativas para as lojas; levantamento de imóveis, plantas de layout e levantamento das lojas.