Maria Rita Raimundo e Almeida

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá (2008), mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá (2010) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2013). Foi professora na Universidade Federal de Uberlândia e, atualmente, é professora na Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, atuando principalmente com instrumentos de política ambiental, tais como a Avaliação de Impacto Ambiental e o Licenciamento Ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental

2011 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: Aplicação da abordagem sistêmica para análise da efetividade da Avaliação de Impacto Ambiental no Brasil: um estudo para os estados de São Paulo e Sul de Minas Gerais
Marcelo Montaño. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos

2009 - 2010

Universidade Federal de Itajubá
Título: Analise da qualidade de Relatórios de Controle Ambiental aprovados pela Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Sul de Minas Gerais,Ano de Obtenção: 2010
Maria Inês Nogueira Alvarenga.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL; ESTUDO AMBIENTAL; LEGISLAÇÃO.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Engenharia ambiental

2004 - 2008

Universidade Federal de Itajubá
Título: Projeto de adequação ambiental e administrativa da Reserva Biológica Serra dos Toledos
Orientador: Alexandre Augusto Barbosa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Valoração econômico-ecológica. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, ECOECO, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação de Docentes para Compor o Banco de Avaliadores do BASis. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2018 - 2018

Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2017 - 2017

Projetos pedagógicos dos cursos: elaboração, implementação e acompanhamento. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2016 - 2016

A relação professor-estudante: A afetividade em questão. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2016 - 2016

Aspectos relevantes da legislação pública e acadêmica na carreira docente. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2015 - 2015

Gestão territorial para recursos hídricos. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2014 - 2014

Outorga do Direito de Uso dos Recursos Hídricos. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2014 - 2014

Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural CapCAR. (Carga horária: 78h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2014 - 2014

Docência Universitária. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2012 - 2012

IDS para a monitoração dos efeitos de PPPP. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Avaliação de Impacto, ABAI, Brasil.

2012 - 2012

Understanding IA: principles, methods and trends. (Carga horária: 16h). , INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR IMPACT ASSESSMENT, IAIA, Portugal.

2012 - 2012

How to write for and get published in journals. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2012 - 2012

Social Impact Assessment & Management. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Sustainability Assessment ? methods and cases. (Carga horária: 6h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2009 - 2009

Programa de Capacitação para Tutores a Distância U. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2005 - 2005

Agroecologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2005 - 2005

Processos oxidativos avançados. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Maria Rita Raimundo e Almeida . V Seminário de Recursos Naturais. 2018. (Outro).

Maria Rita Raimundo e Almeida ; Adolfo Freitas Terra Silva ; Ingrid da Silva Pacheco ; Layla Giovanna Girotto . Minicurso Economia Ecológica: desenvolvimento econômico e sustentabilidade. 2017. (Outro).

Bruna Fernanda Faria Oliveira, ; Maria Rita Raimundo e Almeida . 2ª Semana Acadêmica da Engenharia Ambiental: Buscando Sustentabilidade em um Mundo em Mudança: Energias Renováveis. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIII Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica.Gestão dos recursos hídricos no Brasil: arcabouço legal. 2019. (Encontro).

4 Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto. 2018. (Congresso).

Congresso ABES/FENASAN 2017. 2017. (Congresso).

Fórum: ?Capitalismo e Meio ambiente, Crescimento Zero e Desenvolvimento Sustentável?. 2017. (Outra).

I simpósio da Pós graduação em Meio Ambiente e Qualidade Ambiental e II Simpósio da Graduação em Engenharia Ambiental. 2017. (Simpósio).

IV Seminário de Recursos Naturais.Licenciamento Ambiental. 2017. (Seminário).

Mea redonda Políticas Públicas e o uso sustentável da água e energia/ Múltiplos usos sustentáveis da água e energia'. 2017. (Exposição).

XII Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica.Minicurso "Licenciamento Ambiental: o instrumento e as propostas de mudança na legislação brasileira". 2017. (Encontro).

3 Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto Ambiental. 2016. (Congresso).

28 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. ANÁLISE DO POTENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS (PSA) NA MICRORREGIÃO DE UBERLÂNDIA ENFOQUE NOS POTENCIAIS PROVEDORES. 2015. (Congresso).

28 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. ANÁLISE DO POTENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS (PSA) NA MICRORREGIÃO DE UBERLÂNDIA ENFOQUE NOS POTENCIAIS PAGADORES. 2015. (Congresso).

28 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. IMPACTOS AMBIENTAIS EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE CENTROS URBANOS: O CASO DA BACIA DO CÓRREGO LISO EM UBERLÂNDIA. 2015. (Congresso).

28 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. AVALIAÇÃO DO TEMPO DE TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO NOS ESTADOS DE SÃO PAULO E MINAS GERAIS - BRASIL. 2015. (Congresso).

28 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental,. 2015. (Congresso).

III EAEX - Encontro de Alunos e Ex-Alunos da Engenharia Ambiental.Mesa Redonda - Engenharia Ambiental no setor acadêmico. 2015. (Encontro).

III EAEX - Encontro de Alunos e Ex-Alunos da Engenharia Ambiental.Engenharia Ambiental no setor acadêmico. 2015. (Encontro).

2 Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto. Sessão 15: Avaliação de Efeitos Cumulativos. 2014. (Congresso).

2 Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto. TOMADA DE DECISÃO NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL: IDENTIFICAÇÃO DOS ATORES ENVOLVIDOS NOS SISTEMAS DE LICENCIAMENTO DE SÃO PAULO E SUL DE MINAS GERAIS. 2014. (Congresso).

2 Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto. PROPOSIÇÃO E IMPLANTAÇÃO DAS MEDIDAS MITIGADORAS AO LONGO DOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO NO TRIÂNGULO MINEIRO. 2014. (Congresso).

14° Congresso Brasileiro de Geologia da Engenharia Ambiental. CONTEXTO ESPECÍFICO: OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL DE SÃO PAULO E MINAS GERAIS. 2013. (Congresso).

II EAEX - Encontro de Alunos e Ex-Alunos de Engenharia Ambiental.Minicurso Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental: principais métodos associados. 2013. (Encontro).

Palestras das Ciências Biológicas do Unicerp.A multidisciplinaridade na Avaliação de Impacto Ambiental. 2013. (Outra).

1 Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto e 2ª Conferência da REDE de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos. ZONEAMENTO, AVALIAÇÃO DE IMPACTO E LICENCIAMENTO: LEVANTAMENTO DA RELAÇÃO DESTES INSTRUMENTOS NOS ESTADOS BRASILEIROS. 2012. (Congresso).

1 Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto e 2ª Conferência da REDE de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos. Procedimentos de Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento no Brasil: Semelhanças e Diferenças dos Sistemas Estaduais e Federal. 2012. (Congresso).

2° Workshop do PAE no Campus de São Carlos. 2012. (Oficina).

32ND ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR IMPACT ASSESSMENT. Analysis of the draft of SEA regulations in Brazil. 2012. (Congresso).

32ND ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR IMPACT ASSESSMENT. Assessing methods of analysis of environmental studies. 2012. (Congresso).

I Seminário em Planejamento e Gestão de Indicadores de Sustentabilidade. 2012. (Seminário).

I Seminário Internacional Licenciamento com Avaliação de Impacto Ambinetal. 2012. (Seminário).

I EAEX - Encontro de Alunos e Ex-Alunos de Engenharia Ambiental.A qualidade de estudos ambientais. 2011. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de Oceanografia. Hidrodinâmica e qualidade da água ao longo de um ciclo de maré no estuário do rio Itamambuca (SP). 2010. (Congresso).

VI Simpósio de Meio Ambiente.Analise da qualidade de Relatórios de Controle Ambiental aprovados pelo órgão ambiental de Minas Gerais. 2010. (Simpósio).

V Seminário de Meio Ambiente e Energias Renovávies. 2010. (Seminário).

Semana Cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.Avaliação de impacto na mineração. 2009. (Outra).

II Seminário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.Avaliação do papel das nuvens na atenuação da quantidade de radiação que chega a superfície terrestre ? resultados preliminares. 2007. (Seminário).

IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - XIV Jornada de Iniciação Científica da UNIFEI..Avaliação do papel das nuvens na atenuação da quantidade de radiação que chega a superfície terrestre ? resultados preliminares. 2007. (Outra).

Seminário Nacional APP Urbana.Caracterização ambiental da bacia do rio Sapucaí em Itajubá-MG. 2007. (Seminário).

I Seminário de Meio Ambiente e Energias Renováveis. 2006. (Seminário).

I Seminário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. 2006. (Seminário).

1ª Conferência de PCH Mercado & Meio Ambiente. 2005. (Seminário).

Seminário do Meio Ambiente. 2005. (Seminário).

I Oficina de Recursos Hídricos. 2004. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Vanêssa Lopes de Faria

Bruno Montoani SilvaMaria Rita Raimundo e AlmeidaEliane Guimarães Pereira Melloni. Qualidade do solo sob cultivo de banana em sistemas de produção orgânico e convencional em Gonçalves (MG). 2020. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Thaís Aparecida Costa da Silva

Jamil de Morais PereiraMaria Rita Raimundo e AlmeidaRogério Melloni. Indicadores da qualidade de solo na avaliação da condição ambiental de área de lixão desativado em Ouro Fino-MG. 2019. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Yara Rosa Bernadi

Maria Rita Raimundo e AlmeidaEvandro Mateus MorettoAlberto de Freitas Castro Fonseca. Efetividade do licenciamento ambiental descentralizado: o caso de Uberab-MG. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Polianna de Paula Ramos

Gustavo Magno dos Reis FerreiraMaria Rita Raimundo e AlmeidaRogério Melloni. ISOLAMENTO, CARACTERIZAÇÃO DE RIZOBACTÉRIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO E AVALIAÇÃO DA MICROBIOLIZAÇAO EM ESTACAS SEMILENHOSAS DE OLIVEIRA (Olea europaea L.). 2019. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Yasmim twanne de Cássia Silva

Aracy Alves de AraújoCristiane BetanhoMaria Rita Raimundo e Almeida. AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA E VALORAÇÃO AMBIENTAL DE CULTIVOS DE MILHO PRÓXIMOS A CIDADE DE UBERLÂNDIA ? POTENCIAIS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS. 2019. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Natalia Almeida Santos Mattos

Marcelo Marini Pereira de SouzaEvandro Mateus MorettoAnne Caroline MalvestioMaria Rita Raimundo e Almeida. Alternativas locacionais em Estudos de Impacto Ambiental no Estado de São Paulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Silvia Sayuri Mandai

Marcelo Marini Pereira de SouzaDenise Gallo Pizella.Evandro Mateus MorettoMaria Rita Raimundo e Almeida. A inclusão da biodiversidade em Estudos de Impacto Ambiental do estado de São Paulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Denici Laura Carvalho

Maria Rita Raimundo e AlmeidaAnne Caroline MalvestioRodolfo Antônio de Figueiredo. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL: ANÁLISE DOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL DE HIDRELÉTRICAS. 2019. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Lucas Martins Brito

Carlos Rogèrio de MelloMaria Rita Raimundo e AlmeidaMaria Inês Nogueira ALVARENGA. Cenário comparativo das Áreas de Preservação Permanente da Bacia do Ribeirão José Pereira baseado no Novo Código Florestal e seus possíveis impactos na condutividade hidráulica do solo. 2018. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Rosane de Souza Oliveira

Maria Rita Raimundo e AlmeidaGelze Serrat de Souza Campos RodriguesNemésio Neves Batista Salvador. ETAPA PÓS-LICENCIAMENTO NO ESTADO DE MINAS GERAIS: ENFOQUE NA SUPRAM TMAP. 2018. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Janderson Cristian Ferreira

Aracy Alves de AraújoMaria Rita Raimundo e AlmeidaWagner Antônio Bernardes. Valoração ambiental da bacia do Rio Bagagem sob a ótica dos munícipes da cidade de Iraí de Minas-MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ciro Josué Alves Borges

Aracy Alves de AraújoMaria Rita Raimundo e AlmeidaTalles Girardi de Mendonça. Percepção ambiental do valor de um parque urbano: Parque Municipal do Sabiá, Uberlândia-MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Taiane Rahal Rezende Ramos

Bruna Fernanda Faria OliveiraMaria Rita Raimundo e AlmeidaMagno José Alves. Resíduos sólidos nas centrais de abastecimento de hortigranjeiros sob a ótica da Produção Mais Limpa: o caso da CEASAMinas Uberlândia. 2017. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Karoline Borges

Nemésio Neves Batista SalvadorMarcelo MontaoMaria Rita Raimundo e Almeida. Monitoramento do estudo de impacto ambiental pós-implantação do aterro sanitário de Uberlândia/MG. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Vitor Calceloni

Marcelo MontaoAmarilis Lucia Casteli Figueiredo GallardoMaria Rita Raimundo e Almeida. A avaliação e gestão de efeitos ambientais cumulativos na AIA de projetos: o caso da Coordenadoria Geral de Petróleo e gás do Ibama. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ghislain Mwamba Tshibangu

RANIERI, V. E. L.RAMOS, T. A. B.ALMEIDA, M. R. R.. Avaliação Ambiental Estratégica por agências multilaterais de desenvolvimento. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Caroline Stolben Santíago

Alberto de Freitas Castro FonsecaVanessa Silveira Barreto CarvalhoMaria Rita Raimundo e AlmeidaMaria Inês Nogueira ALVARENGA. Avaliação da etapa de acompanhamento do licenciamento ambiental no Sul de Minas Gerais. 2015. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Humberto da Silva Parreira

Ariana de CamposMaria Rita Raimundo e AlmeidaDeusmaque Carneiro ferreira. Gestão do Uso Sustentável de equipamentos tecnológicos/computador. 2015. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Cristiane Oliveira de Paula

CAMARGO, R.CARVALHO, H. P.OLIVEIRA, C. A. A.ALMEIDA, M. R. R.. Conflitos pelo uso da água na bacia do Rio Claro e seus impactos na atividade agrícola. 2014. Dissertação (Mestrado em AGRONOMIA-UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Clóvis Vitório Giacóia Neder

TIAGO FILHO, G. L.ALVARENGA, M. I. N.SILVA, B. C.ALMEIDA, M. R. R.. Aplicabilidade da Avaliação Ambiental Integrada no Licenciamento de Pequenas Centrais Hidrelétricas no Estado de Minas Gerais. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Poliana Arruda Fajardo

Nemésio Neves Batista SalvadorErich KellnerSandra Imaculada MaintinguerMaria Rita Raimundo e AlmeidaMarcelo Montao. Estudo do monitoramento de impactos ambientais pós-implantação de estações de tratamento de esgotos sanitários. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Gérman Marino Rivera Fernández

Alberto de Freitas Castro Fonseca; José Javier Toro Calderon;Maria Rita Raimundo e AlmeidaJosé Claudio Junqueira RibeiroLívia Cristina Pinto Dias. Volume de informação em Estudos de Impacto Ambiental: Caracterização e Implicações. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Ana Paula Alves Dibo

Luis Enrique SánchezEvandro Mateus MorettoAmarilis Lucia Casteli Figueiredo GallardoNemésio Neves Batista SalvadorMaria Rita Raimundo e Almeida. Avaliação de impactos cumulativos para a biodiversidade: uma proposta de quadro de referência no contexto da avaliação de impacto ambiental de projetos. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Mineral) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernanda Aparecida Veronez

Marcelo MontaoMarcelo Pereira de SouzaAmarilis Lucia Casteli Figueiredo GallardoAlberto de Freitas Castro FonsecaMaria Rita Raimundo e Almeida. Efetividade da Avaliação de Impacto Ambiental de projetos no estado do Espírito Santo. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vanêssa Lopes de Faria

Maria Rita Raimundo e AlmeidaHisaias de Souza AlmeidaEliane Guimarães Pereira Melloni. Qualidade do solo em sistemas de produção orgânico e convencional em Gonçalves (MG). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Fabrício Rezende Salomão

Gustavo Magno dos Reis FerreiraRogério MelloniMaria Rita Raimundo e Almeida. Potencial micotrófico de cultivares de Oliveira no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Polianna de Paula Ramos

Gustavo Magno dos Reis FerreiraRogério MelloniMaria Rita Raimundo e Almeida. Microbiolização de estacas semilenhosas de oliveira (Olea europea L.) com rizobactérias. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Thaís Aparecida Costa da Silva

Gustavo Magno dos Reis FerreiraRogério MelloniMaria Rita Raimundo e Almeida. Indicadores da qualidade de solo na avaliação da condição ambiental de área de lixão desativado. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Danielle Rodrigues Raimundo

Regina Mambeli BarrosOswaldo Honorato de Souza JuniorMaria Rita Raimundo e AlmeidaGeraldo Lúcio Tiago Filho. Análise econômica e ambiental de projetos de armazenamento de energia via Usinas Hidrelétricas Reversíveis. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Luiz Gustavo Paulon Rezende

Maria Rita Raimundo e AlmeidaRogério MelloniMárcia Matiko Kondo. Estudo do comportamento ambiental de antibióticos em um latossolo vermelho-amarelo do Sul do Estado de Minas Gerais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Denici Laura Carvalho

Maria Rita Raimundo e AlmeidaGelze Serrat de Souza Campos RodriguesAnne Caroline Malvestio. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO: ANÁLISE DOS PROGRAMAS ELABORADOS NO ÂMBITO DO LICENCIAMENTO FEDERAL DE HIDRELÉTRICAS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Qualidade Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Yasmim twanne de Cássia Silva

Aracy Alves de AraújoMaria Rita Raimundo e AlmeidaCristiane Betanho. ANÁLISE DO CICLO DE VIDA E VALORAÇÃO AMBIENTAL DE CULTIVOS DE MILHO PRÓXIMOS A CIDADE DE UBERLÂNDIA ? POTENCIAIS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Qualidade Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Fontes Nuno Eduardo Paulo

Marcelo MontaoMaria Rita Raimundo e AlmeidaEvandro Mateus Moretto. Métodos de avaliação e procedimentos adotados para acompanhamento de Impactos ambientais na atividade de pesquisa sísmica para exploração de óleo e gás offshore. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cynthia Akemi Anno Franco

Maria Rita Raimundo e AlmeidaMarcelo MontaoEvandro Mateus Moretto. Participação Social na Avaliação de Impacto Ambiental de projetos no Estado de São Paulo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vinícius Arthico Demori

Marcelo MontaoEvandro Mateus MorettoMaria Rita Raimundo e Almeida. Efetividade transativa da Avaliação de Impacto Ambiental: estudo para o setor de transmissão de energia elétrica no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Yara Rosa Bernadi

Maria Rita Raimundo e AlmeidaMarcelo MontaoEvandro Mateus Moretto. Municipalização do licenciamento ambiental: o caso de Uberaba-MG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Micheli Pereira Costa

Gelze Serrat de Souza Campos RodriguesMaria Rita Raimundo e AlmeidaMirlei Fachini Vicente Pereira. Análise de estudos de Impacto Ambiental de usinas sucroenergéticas do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba: subsídios para elaboração de termo de referência à luz da geografia socioambiental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Vinicius Arcanjo da Silva

Nemésio Neves Batista SalvadorMaria Rita Raimundo e AlmeidaNágela Aparecida de Melo. Avaliação da sustentabilidade ambiental do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Uberaba - MG. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Mayara Thamirys Vitorino Fernandes

Marcos Vinicius Xavier DiasMaria Rita Raimundo e AlmeidaVictor Eduardo de Mello Valério. Implementação de sistema fotovoltaico em uma empresa do setor de fabricação de aeronaves: Aspectos técnicos e de sustentabilidade corporativa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Jordana Fabrícia do Nascimento

Maria Rita Raimundo e AlmeidaRogério MelloniAnne Caroline Malvestio. Produção de carne bovina: impactos ambientais e seu licenciamento ambiental em Minas Gerais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Bruenna Cristina Araújo Costa

Anne Caroline MalvestioMaria Rita Raimundo e AlmeidaBruno Braga Justo. MUDANÇAS NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE MINAS GERAIS PARA A SUINOCULTURA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Anna Cristina Carvalho

Maria Rita Raimundo e AlmeidaAnne Caroline MalvestioMaria Claudia Costa de Oliveira Botan. Análise de risco associada ao rompimento de barragens de mineração: uma revisão bibliográfica sistemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Miguel de Souza Pereira

Maria Rita Raimundo e AlmeidaViviane Guimarães PereiraAdilson da Silva Mello. Avaliação de Impacto Social: uma revisão sistemática no contexto internacional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: GUILHERME HENRIQUE SANTOS CRUZ 

Maria Rita Raimundo e AlmeidaDaniela R. T. Riondet-CostaThaís Aparecida Costa da Silva. Estudo de alternativas locacionais para construção de aterros sanitários nos processos de licenciamento ambiental no estado de Minas Gerais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Mayli Cristiny de Freitas Silva

Marcella Nunes de FreitasMaria Rita Raimundo e AlmeidaAnne Caroline Malvestio. ANÁLISE DOS TERMOS DE REFERÊNCIA DE ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: e Felipe Roberto Dias Rodrigues

Samara CarboneMaria Rita Raimundo e AlmeidaBruna Fernanda Faria Oliveira,. AIR QUALITY BOARD GAME: ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA AJUDAR NA FORMAÇÃO CRÍTICA E AUTÔNOMA DO ENGENHEIRO AMBIENTAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Bruna Regina Melo Crespo

Maria Rita Raimundo e AlmeidaGelze Serrat de Souza Campos RodriguesBruna Fernanda Faria Oliveira,. Alternativas no processo de Avaliação Ambiental Estratégica em Minas Gerais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Pedro Vitor Silva Gonçalves

Maria Rita Raimundo e AlmeidaGelze Serrat de Souza Campos RodriguesBruna Fernanda Faria Oliveira. A participação pública no processo de licenciamento corretivo em Minas Gerais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Thiago Felipe Batista Alves

Maria Rita Raimundo e AlmeidaKamila Borges AlvesLucas Dovigo Biziak. A visão dos Servidores da Supram TMAP sobre o funcionamento do processo de licenciamento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Vanessa Cristina Peixoto

Bruna Fernanda Faria Oliveira,Maria Rita Raimundo e AlmeidaVinicius Gomes Guimarães. Legislação ambiental e gerenciamento dos resíduos da construção civil nas construtoras de Uberlândia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Bethânia Rosa Defensor

Tatiane Pereira Santos MoraisMaria Rita Raimundo e AlmeidaJúlia Araújo Lima. Implicação do novo Código Florestal na Fazenda Pindaíba localizada na zona de amortecimento do Parque Estadual do pau Furado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ana Luísa Guimarães Ribeiro

Maria Rita Raimundo e AlmeidaGelze Serrat de Souza Campos RodriguesROSANE DE SOUZA OLIVEIRA. CRIAÇÃO DE UM ROTEIRO GERAL PARA ELABORAÇÃO E VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: MATHEUS CASTRO OLIVEIRA

Bruna Fernanda Faria Oliveira,Maria da Graça VasconcelosMaria Rita Raimundo e Almeida. Área de disposição de resíduos sólidos do município de Santa Juliana-MG: diagnóstico e sugestão de medidas para desativação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Andressa Ferreira Rosa

Maria Rita Raimundo e AlmeidaSueli Moura BertolinoHudson de Paula Carvalho. Os impactos da urbanização sobre o ciclo hidrológico no município de Patrocínio - MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Florença Araujo Rios

Maria Rita Raimundo e AlmeidaSamara Carbone; Marcelo Ramos Marques da Silva. Desenvolvimento de uma ferramenta para consulta de empreendimentos através da DN Copam n 74/2004. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Murilo Garcia Santos

Sueli Moura BertolinoMaria Rita Raimundo e AlmeidaGustavo Ragassi de Assis Couto. Desempenho da ETE Uberabinha na remoção de fósforo total e nitrogênio amoniacal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Gabriela Monteiro Lima

Maria Rita Raimundo e AlmeidaBruna Fernanda Faria OliveiraGelze Serrat de Souza Campos Rodrigues. A participação pública na Avaliação Ambiental Estratégica mineira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Lara Rúbia Borges Silva

Maria Rita Raimundo e AlmeidaTatiane Pereira Santos MoraisBruna Fernanda Faria Oliveira. Aplicação da Abordagem de Serviços Ecossistêmicos na Avaliação de Impacto Ambiental de um aterro industrial Classe II do município de Uberlândia, MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Lorena Costa Baesse

Maria Rita Raimundo e AlmeidaBruna Fernanda Faria OliveiraROSANE DE SOUZA OLIVEIRA. O desafio da aplicação da Avaliação Ambiental Estratégica no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Matheus Martins Pimenta

Bruna Fernanda Faria OliveiraMaria Rita Raimundo e AlmeidaThales Eduardo Tavares Dantas. ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS DO FLUXO PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Camilla Resende Vidigal

Maria Rita Raimundo e AlmeidaBruna Fernanda Faria OliveiraROSANE DE SOUZA OLIVEIRA. Aplicação da abordagem de serviços ecossistêmicos na avaliação de impacto ambiental de uma usina de álcool. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Felipe Alberto Simões Tavares

Maria Rita Raimundo e AlmeidaMarcelo Servo ChelottiCristiane Amaro da Silveira. Fundamentos e estrutura conceitual - metodológica do Desenvolvimento e Design Regenerativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Amanda Ferreira

Maria Rita Raimundo e AlmeidaAndrielli Morais de OliveiraBruna Lopes Coelho. REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA BREEAM IN-USE NO CONTEXTO DAS EDIFICAÇÕES BRASILEIRAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Maria Eduarda Nogueira Matos

Maria Rita Raimundo e AlmeidaGelze Serrat de Souza Campos RodriguesROSANE DE SOUZA OLIVEIRA. Gerenciamento de risco no licenciamento ambiental: o caso da barragem de Fundão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Hiully Freitas Matos

Maria Rita Raimundo e AlmeidaBruna Fernanda Faria OliveiraBeatriz Vieira dos Santos. A compensação ambiental e o Parque Estadual do Pau Furado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Daniela Arantes de Almeida

Bruna Fernanda Faria OliveiraMaria Rita Raimundo e AlmeidaEmerson Ribeiro Machado. Desempenho ambiental de obras rodoviárias com ênfase na gestão de resíduos sólidos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Isabela Veiga Pacheco

Bruna Fernanda Faria OliveiraMaria Rita Raimundo e AlmeidaFernanda Gonçalves Martins Maia. Manejo de embalagens de agrotóxicos no Posto de Recolhimento do município de Uberlândia-MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Maiko de Ávila Cassiano

Maria Rita Raimundo e AlmeidaBruna Fernanda Faria OliveiraTatiane Pereira Santos Morais. O USO DA CARTA DE VULNERABILIDADE NATURAL DO ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DE MINAS GERAIS NA ESCOLHA DE ALTERNATIVAS LOCACIONAIS DE RODOVIAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Bruno Rocha Rodrigues

Sueli Moura BertolinoHudson de Paula CarvalhoMaria Rita Raimundo e Almeida. Dimensionamento da unidade experimental de tratamento de esgoto do campus Glória - UFU. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Gustavo Antunes de Souza

Maria Rita Raimundo e AlmeidaBruna Fernanda Faria OliveiraLuciana de Melo Pirete. Pagamentos por Serviços Ambientais e seu potencial de aplicação no município de Araguari-MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Bruno Borges Barbosa

Tatiane Pereira Santos MoraisMaria Rita Raimundo e AlmeidaHudson de Paula Carvalho. Análise comparativa das emissões de CO2 em diferentes áreas no Parque Estadual Pau Furado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Helena Leandro Quartarola

Tatiane Pereira Santos MoraisMaria Rita Raimundo e AlmeidaSérgio Macedo Silva. Diagnóstico do grau de conservação da mata ciliar de nascentes na Bacia do Rio Uberabinha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ana Luiza Caixeta de Castro

Bruna Fernanda Faria OliveiraMaria Rita Raimundo e AlmeidaDaniela Alves Rezende. Aplicação de indicadores de sustentabilidade de resíduos sólidos no município de Uberlândia-MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Guilherme Afonso de Figueiredo Martins

Maria Rita Raimundo e AlmeidaBruna Fernanda Faria OliveiraDaniela Alves Rezende. A Avaliação de Impactos Ambientais no Brasil e na Itália. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Christyan Paiva Farias

Maria Rita Raimundo e AlmeidaGelze Serrat de Souza Campos RodriguesBruna Fernanda Faria Oliveira. Participação pública nos processos de licenciamento ambiental no Triângulo Mineiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Flávia Assis Leal

Maria Rita Raimundo e AlmeidaGelze Serrat de Souza Campos RodriguesBruna Fernanda Faria Oliveira. AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA NO ESTADO DE MINAS GERAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: ISABELA MARA GUIMARÃES

Maria Rita Raimundo e Almeida; Fernanda Pereira Dias;Roberto Terumi Atarassi. DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA EMPRESAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: LORENA DE ARVELOS BARROSO

Maria Rita Raimundo e AlmeidaBruna Fernanda Faria OliveiraTatiane Pereira Santos Morais. PROGRAMA MINAS SEM LIXÕES: A SITUAÇÃO DA CIDADE DE PATROCÍNIO/MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ana Carolina Godoy Bernardes

Bruna Fernanda Faria Oliveira,Maria Rita Raimundo e AlmeidaIsabella Rodrigues da Cunha e Paula. Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde no Hospital Odontológico da UFU. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Caroline Cardoso Ernesto Machado

Bruna Fernanda Faria OliveiraMaria Rita Raimundo e AlmeidaTatiane Pereira Santos Morais. Resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos no município de Uberlândia-MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Bruna Nayara Pereira Cardoso

Tatiane Pereira Santos MoraisMaria Rita Raimundo e AlmeidaMárcia Regina Batistela Moraes. Degradação Ambiental do córrego Buritizinho em Uberlândia - MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Alessandra Campos dos Santos

Maria Rita Raimundo e AlmeidaBruna Fernanda Faria OliveiraMaria da Graça Vasconcelos. ANÁLISE DO POTENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE PAGAMENTOS POR SERVIÇOS AMBIENTAIS (PSA) NA MICRORREGIÃO DE UBERLÂNDIA : ENFOQUE NOS POTENCIAIS PAGADORES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Caroline Soler Martins

Maria Rita Raimundo e AlmeidaBruna Fernanda Faria OliveiraHudson de Paula Carvalho. Análise do ciclo de vida aplicada à marcenaria da Universidade Federal de Uberlândia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ana Heloisa Vilela

Maria Rita Raimundo e AlmeidaLucas de Carvalho Basílio de AzevedoBruna Fernanda Faria Oliveira. Alternativas locacionais nos processos de Licenciamento com Avaliação de Impactos Ambientais de rodovias em Minas Gerais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Shaien Firmino Carvalho

Bruna Fernanda Faria OliveiraMaria Rita Raimundo e AlmeidaMaria da Graça Vasconcelos. Avaliação da qualidade do Aterro Sanitário de Araguari-MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Susana Sena Levandowski Kozievitch

Sueli Moura BertolinoMaria Rita Raimundo e AlmeidaBruna Fernanda Faria Oliveira. Qualidade da água para consumo humano: percepções dos moradores de Uberlândia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Nícolas Henrique Martins Carvalho

Sueli Moura BertolinoMaria Rita Raimundo e Almeida; Fernanda Ribeiro Silva. Avaliação da qualidade da água a partir do IQA e da presença de metais na sub-bacia do Rio Uberabinha-MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Roberto Faria Silva

Maria Rita Raimundo e AlmeidaTatiane Pereira Santos MoraisBruna Fernanda Faria Oliveira. ANÁLISE DO POTENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS (PSA) NA MICRORREGIÃO DE UBERLÂNDIA: ENFOQUE NOS POSSÍVEIS PROVEDORES DE PSA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Pedro Augusto Soares Cardoso

Maria Rita Raimundo e AlmeidaTatiane Pereira Santos MoraisMarília Cristina Arantes Melo. Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural: um diagnóstico da Comunidade Rural do Sobradinho, Uberlândia-MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Isabelle Marian Lacorte

Maria Rita Raimundo e AlmeidaHudson de Paula CarvalhoMárcia Regina Batistela Moraes. IMPACTOS AMBIENTAIS EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE CENTROS URBANOS: O CASO DA BACIA DO CÓRREGO LISO EM UBERLÂNDIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Roberta Franco Pereira de Queiroz

Maria Rita Raimundo e AlmeidaBruna Fernanda Faria Oliveira,CAMARGO, R.. MEDIDAS MITIGADORAS EM PROCESSOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS SUCROALCOOLEIROS NO TRIÂNGULO MINEIRO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Marielle Rezende de Andrade

BARCA, L. F.SOUZA, M. A.RAIMUNDO-e-ALMEIDA, M.R.. Águas oleosas no processamento primário de petróleo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia ambiental) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Fernanda de Oliveira Pereira

CORRÊA, M. P.BERNARDES, M. E. C.ALMEIDA, M. R. R.. Estimativas de atenuação de radiação solar por aerossóis na cidade de São Paulo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia ambiental) - Universidade Federal de Itajubá.

Rogério MelloniEstefãnia Fernandes dos Santos.Maria Rita Raimundo e Almeida. Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado para contratação de prefessor substituto - Edital 05/2018. 2018. Universidade Federal de Itajubá.

CORRÊA, M. P.Maria Rita Raimundo e AlmeidaGeraldo Lúcio Tiago Filho. Professor Visitante Nacional e Visitante internacional. 2019. Universidade Federal de Itajubá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Giselle de Paula Queiroz Cunha

PRADO FILHO, J. F.;CUNHA, G. P. Q.; CESPEDES, J. G.; ALVARENGA, M. I. N.. Análise da qualidade de relatórios de controle ambiental aprovados pela Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Sul de Minas Gerais.. 2010. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá.

Giselle de Paula Queiroz Cunha

CUNHA, G. P. Q.; CESPEDES, J. G.; ALVARENGA, M. I. N.. Análise da qualidade de relatórios de controle ambiental aprovados pela Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Sul de Minas Gerais.. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá.

Juliana Garcia Cespedes

CESPEDES, J. G.; Alvarenga, M.I.N.; Cunha, G. P. Q.; Prado Filho, J.f.. Analise da qualidade de Relatórios de Controle Ambiental aprovados pela Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Sul de Minas Gerais. 2010. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá.

Evandro Mateus Moretto

Montao, M.; Souza, M. P.;MORETTO, E. M.; CAMARGO, R.; FONSECA, A. F. C.. Aplicação da abordagem sistêmica para análise da efetividade da Avaliação de Impacto Ambiental no Brasil: um estudo para os estados de São Paulo e Minas Gerais. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Reginaldo de Camargo

MONTANO, M.; SOUZA, M. P.; MORETTO, E. M.;CAMARGO, R.; FONSECA, A. F. C.. Aplicação da abordagem sistêmica para análise da efetividade da avaliação de impacto ambiental no Brasil: um estudo para os estados de São Paulo de Minas Gerais.. 2013. Tese (Doutorado em Progr. de Pós-graduação Ciências da En. Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Marcelo Pereira de Souza

SOUZA, MARCELO M. P. DE; Moretto, Evandro M.;MALVESTIO, ANNE CAROLINEALMEIDA, M. R. R. E.. Alternativas locacionais em Estudos de Impacto Ambiental no Estado de São Paulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Marcelo Pereira de Souza

MONTAO, M.SOUZA, M. P.; Moretto, Evandro M.; Camargo, R.; Fonseca, A. F. C.. Aplicação da abordagem sistêmica para análise da efetividade da avaliação de impacto ambiental no Brasil: um estudo para os estados de São Paulo e sul de Minas Gerais. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental São Carlos) - Universidade de São Paulo.

Marcelo Pereira de Souza

MONTAO, M.SOUZA, M. P.PRADO FILHO, José Francisco Do. Estabelecimento de indicadores de efetividade para a Avaliação de Impacto Ambiental no Brasil: estudo comparativo para os estados de São Paulo e Minas Gerais. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Marcelo Montaño

MONTAO, M.SOUZA, Marcelo Pereira de; MORETTO, E. M.; FONSECA, A. F. C.; CAMARGO, R.. Aplicação da abordagem sistêmica para análise da efetividade da Avaliação de Impacto Ambiental no Brasil: um estudo para os estados de São Paulo e Minas Gerais. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Guilherme Prado Alves

Licença Social para Operar: Estudo de caso em uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no Sul de Minas Gerais; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Tecnologias Sociais) - Universidade Federal de Itajubá; (Coorientador);

Legila Torres Albuquerque

Monitoramento dos impactos ambientais do aterro sanitário de Itajubá; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Hídrica) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Cynthia Akemi Anno Franco

Participação Social na Avaliação de Impacto Ambiental de projetos no Estado de São Paulo; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Douglas Peterson Munis da Silva

Por que não participar? O caso do licenciamento do aeroporto de Itajubá; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Leonardo Silva dos Santos

Participação pública na Avaliação de Impacto Ambiental em Minas Gerais; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Manoela Cristina Lopes Messias

Gestão ambiental em indústria de cosméticos; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Matheus Lins Macedo Silva

ISO 14001 aplicada a supermercados; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Thereza Isabelle Silva dos Santos

ANÁLISE DO VOLUME DE INFORMAÇÕES NOS ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Denici Laura Carvalho

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL: ANÁLISE DOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL DE HIDRELÉTRICAS; 2019; Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Yara Rosa Bernardi

Efetividade do licenciamento ambiental descentralizado: o caso de Uberaba-MG; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Rosane de Souza Oliveira

Etapa de pós-licenciamento no Estado de Minas Gerais: enfoque na Supram TMAP; 2018; Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Caroline Stolben Santíago

Avaliação da etapa de acompanhamento do licenciamento ambiental no Sul de Minas Gerais; 2014; Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá,; Coorientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Jordana Fabrícia do Nascimento

Produção de carne bovina: impactos ambientais e seu licenciamento ambiental em Minas Gerais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Miguel de Souza Pereira

Avaliação de Impacto Social: uma revisão sistemática no contexto internacional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Anna Cristina Carvalho

Análise de risco associada ao rompimento de barragens de mineração: uma revisão bibliográfica sistemática; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

GUILHERME HENRIQUE SANTOS CRUZ 

Estudo de alternativas locacionais para construção de aterros sanitários nos processos de licenciamento ambiental no estado de Minas Gerais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Florença Araujo Rios

Desenvolvimento de uma ferramenta para consulta da classificação de empreendimentos através da Deliberação Normativa do COPAM no 74 de 2004; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Andressa Ferreira Rosa

OS IMPACTOS DA URBANIZAÇÃO SOBRE O CICLO HIDROLÓGICO NO MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO - MG; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Ana Luísa Guimarães Ribeiro

CRIAÇÃO DE UM ROTEIRO GERAL PARA ELABORAÇÃO E VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Gabriela Monteiro Lima

A PARTICIPAÇÃO PÚBLICA NA AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Lara Rúbia Borges Silva

APLICAÇÃO DA ABORDAGEM DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL DE UM ATERRO INDUSTRIAL CLASSE II; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Centro Nacinal de Apoio à Pesquisa; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Felipe Alberto Simões Tavares

Desenvolvimento e design regenerativo: uma revisão teórico-metodológica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Camilla Resende Vidigal

APLICAÇÃO DA ABORDAGEM DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL DE UMA USINA DE ÁLCOOL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Amanda Ferreira

REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA BREEAM IN-USE NO CONTEXTO DAS EDIFICAÇÕES BRASILEIRAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Gustavo Antunes de Souza

PAGAMENTO POR SERVIÇO AMBIENTAL E SUA PONTECIAL APLICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ARAGUARI-MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Thiago Felipe Batista Alves

A VISÂO DOS SERVIDORES DA SUPRAM-TM/AP SOBRE O PROCESSO DE LICENCIAMENTO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Maiko de Ávila Cassiano

O USO DA CARTA DE VULNERABILIDADE NATURAL DO ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DE MINAS GERAIS NA ESCOLHA DE ALTERNATIVAS LOCACIONAIS DE RODOVIAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Bruna Regina Melo Crespo

Alternativas nos Processos de Avaliação Ambiental Estratégica em Minas Gerais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Lorena Costa Baesse

O desafio da aplicação da Avaliação Ambiental Estratégica no Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Maria Eduarda Nogueira Matos

GERENCIAMENTO DE RISCO NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL: O CASO DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Pedro Vitor Silva Gonçalves

A PARTICIPAÇÃO PÚBLICA NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO CORRETIVO EM MINAS GERAIS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

GUILHERME AFONSO DE FIGUEIREDO

A Avaliação de Impacto Ambiental no Brasil e na Itália; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Christyan Paiva Farias

PARTICIAPAÇÃO PÚBLICA NOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO TRIÂNGULO MINEIRO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Flávia Assis Leal

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA NO ESTADO DE MINAS GERAIS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

ISABELA MARA GUIMARÃES

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA EMPRESAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Hiuly Freitas Matos

A COMPENSAÇÃO AMBIENTAL E O PARQUE ESTADUAL DO PAU FURADO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Letícia Rezende Leão

Compensação de reserva legal: flexibilização ou ganho ambiental?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Pedro Augusto Soares Cardoso

Politica Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural e um diagnóstico na Comunidade Rural do Sobradinho- Uberlândia-MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Isabelle Marian Lacorte

Impactos Ambientais em Áreas de Preservação Permanente de centros urbanos: o caso da Bacia do Córrego Liso em Uberlândia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Alessandra Campos dos Santos

ANÁLISE DO POTENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS (PSA) NA MICRORREGIÃO DE UBERLÂNDIA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Roberto Faria Silva

ANÁLISE DO POTENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS (PSA) NA MICRORREGIÃO DE UBERLÂNDIA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Roberta Franco Pereira de Queiroz

Proposição e implantação das medidas mitigadoras ao longo dos processos de licenciamento no Triângulo Mineiro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Caroline Soler Martins

ANÁLISE DO CICLO DE VIDA APLICADA À MARCENARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

LORENA DE ARVELOS BARROSO

PROGRAMA MINAS SEM LIXÕES: A SITUAÇÃO DA CIDADE DE PATROCÍNIO/MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Leonardo Silva dos Santos

ANÁLISE DOS TERMOS DE REFERÊNCIA DE ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL DO ESTADO DE MINAS GERAI; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Lara Rúbia Borges Silva

APLICAÇÃO DA ABORDAGEM DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL DE UM ATERRO INDUSTRIAL CLASSE II; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Bethânia Rosa Defensor

APLICAÇÃO DA ABORDAGEM DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTO AGRÍCOLA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Felipe Roberto Dias Rodrigues

LEVANTAMENTO DAS ATIVIDADES CAUSADORAS DE IMPACTO NAS NASCENTES DA CIDADE DE UBERLÂNDIA/MG; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Felipe Roberto Dias Rodrigues

RECUPERAÇÃO E PROTEÇÃO DA NASCENTE DO CURSO D'ÁGUA ÓLEO DA CIDADE DE UBERLÂNDIA/MG; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Centro Nacinal de Apoio à Pesquisa; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Camilla Resende Vidigal

APLICAÇÃO DA ABORDAGEM DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL EM UMA USINA DE ÁLCOOL; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Thales Cardoso Saraiva Guimarães

VIABILIDADE AMBIENTAL DE PROJETOS: A CONSIDERAÇÃO DE ALTERNATIVAS LOCACIONAIS NOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO COM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS LINEARES; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Rosane de Souza Oliveira

CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS COMO FERRAMENTAS DE AUXÍLIO AOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS FISCALIZADORES; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Marcely Lopes Mendes Urbano

A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA NO BRASIL: O CASO DE MINAS GERAIS; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Susana Kozievitch

VIABILIDADE AMBIENTAL DE PROJETOS: A CONSIDERAÇÃO DE ALTERNATIVAS LOCACIONAIS NOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO COM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL DE ATERROS SANITÁRIOS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Roberto Faria Silva

ANÁLISE DO POTENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS (PSA) NA MICRORREGIÃO DE UBERLÂNDIA: ENFOQUE NOS POSSÍVEIS PROVEDORES DE PSA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Alessandra Campos dos Santos

ANÁLISE DO POTENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS (PSA) NA MICRORREGIÃO DE UBERLÂNDIA: ENFOQUE NOS POSSÍVEIS PAGADORES POR PSA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Rita Raimundo e Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Inês Nogueira Alvarenga

Análise da qualidade de Relatórios de Controle Ambiental aprovados pela Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Sul De Minas Gerais; 2010; Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá, Capes / REUNI; Orientador: Maria Inês Nogueira Alvarenga;

Juliana Garcia Cespedes

Análise de estudo de impacto ambiental de empreendimentos minerários de extração de água mineral no estado de minas gerais; 2010; Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá,; Coorientador: Juliana Garcia Cespedes;

Marcelo de Paula Corrêa

Desenvolvimento de uma ferramenta web para avaliação do comportamento da população em relação à exposição ao sol: Um complemento social aos estudos recentes sobre radiação UV; ; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo de Paula Corrêa;

Marcelo Montaño

Aplicação da abordagem sistêmica para análise da efetividade da Avaliação de Impacto Ambiental no Brasil: um estudo para os estados de São Paulo e Sul de Minas Gerais; 2013; Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Montao;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Nathália Ferreira Alves ; Claudionor Ribeiro da Silva ; Maria Rita Raimundo e Almeida . Uso de Geotecnologias e AHP na Identificação de Áreas Propícias à Implantação de Aterro Sanitário. ANUÁRIO DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS (UFRJ. IMPRESSO) , v. 43, p. 218-227, 2020.

  • Guilherme Henrique Santos Cruz ; Maria Rita Raimundo e Almeida . ESTUDOS DE ALTERNATIVAS LOCACIONAIS PARA ATERROS SANITÁRIOS NOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Holos Environment (Online) , v. 20, p. 231-250, 2020.

  • FRANCO, CYNTHIA AKEMI ANNO ; SAMPAIO, CARLOS DANILLO CAVALCANTE ; ALMEIDA, MARIA RITA RAIMUNDO E . LICENÇA SOCIAL PARA OPERAR E IMPACTOS AMBIENTAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. RGSA (ANPAD) , v. 13, p. 60-78, 2020.

  • ROSANE DE SOUZA OLIVEIRA ; Maria Rita Raimundo e Almeida . Percepção sobre o licenciamento ambiental e expectativas sobre a atuação do Núcleo de Controle Ambiental na etapa de monitoramento no Estado de Minas Gerais. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade , v. 6, p. 117-128, 2019.

  • Maria Rita Raimundo e Almeida ; SILVA, R. F. ; SANTOS, A. C. . ANÁLISE DO POTENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS (PSA) NA REGIÃO DE UBERLÂNDIA. HOLOS (NATAL. ONLINE) , v. 1, p. 1-17, 2019.

  • Denici Laura Carvalho ; Maria Rita Raimundo e Almeida ; Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues . Análise das tendências político-pedagógicas de programas de Educação Ambiental no âmbito do licenciamento ambiental federal de hidrelétricas. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE) , v. 14, p. 103-121, 2019.

  • Maria Rita Raimundo e Almeida ; Anne Caroline Malvestio ; Yara Rosa Bernardi . MODIFICAÇÕES DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS: AVANÇO OU RETROCESSO?. DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (UFPR) , v. 52, p. 91-113, 2019.

  • Maria Rita Raimundo e Almeida ; Pedro Vitor Silva Gonçalves ; Christyan Paiva Farias . Participação Pública nos Processos de Licenciamento Ambiental no Triângulo Mineiro. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 11, p. 510-520, 2018.

  • Bruna Regina Melo Crespo ; Maria Rita Raimundo e Almeida . DISCUSSÃO DE ALTERNATIVAS NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA EM MINAS GERAIS. GEOCIÊNCIAS (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 37, p. 909-920, 2018.

  • Ana Luisa Ana Luisa Guimarães Ribeiro ; Maria Rita Raimundo e Almeida . Proposta de um Roteiro Geral para Elaboração e Verificação da Qualidade do Estudo de Impacto Ambiental (EIA). REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 11, p. 2173-2185, 2018.

  • Andressa Ferreira Rosa ; Maria Rita Raimundo e Almeida . OS IMPACTOS DA URBANIZAÇÃO SOBRE O CICLO HIDROLÓGICO NO MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO ? MG. ENGENHARIA AMBIENTAL (ONLINE) , v. 15, p. 70-89, 2018.

  • Maria Rita Raimundo e Almeida ; Marcelo Montao . THE EFFECTIVENESS OF ENVIRONMENTAL IMPACT ASSESSMENT SYSTEMS IN SÃO PAULO AND MINAS GERAIS STATES. AMBIENTE E SOCIEDADE (CAMPINAS) , v. 20, p. 77-104, 2017.

  • Ana Heloisa Vilela Fernandes ; Maiko de Avila Cassiano ; Thales Cardoso Saraiva Guimarães ; Maria Rita Raimundo e Almeida . Alternativas locacionais em Avaliação de Impacto Ambiental de rodovias mineiras. DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (UFPR) , v. 43, p. 73-90, 2017.

  • Roberta Franco Pereira de Queiroz ; Maria Rita Raimundo e Almeida . MITIGAÇÃO E MONITORAMENTO EM PROCESSOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS SUCROALCOOLEIROS NO TRIÂNGULO MINEIRO. Geociências (São Paulo. Online) , v. 35, p. 102-109, 2016.

  • Caroline Stolben Santiago ; Maria Inês Nogueira ALVARENGA ; Maria Rita Raimundo e Almeida . Avaliação da etapa de acompanhamento do licenciamento ambiental de abatedouros e laticínios em Minas Gerais. Revista Brasileira de Geografia Física , v. 09, p. 940-954, 2016.

  • Maria Rita Raimundo e Almeida ; Marcelo Montao . Benchmarking na avaliação de impacto ambiental: o sistema mineiro frente às melhores práticas internacionais. SOCIEDADE & NATUREZA (UFU. ONLINE) , v. 27, p. 81-96, 2015.

  • Maria Rita Raimundo e Almeida ; Tatiana Parreiras Martins ; Daniel Rondinelli Roquetti ; Nini Luferly Castillo Soto . Análise da Proposta Federal de Implementação da Avaliação Ambiental Estratégica no Brasil. REVISTA DE GESTAO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE , v. 4, p. 18-32, 2015.

  • Isabelle Marian Lacorte ; Maria Rita Raimundo e Almeida . IMPACTOS AMBIENTAIS EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE CENTROS URBANOS: O CASO DA BACIA DO CÓRREGO LISO EM UBERLÂNDIA. Enciclopédia Biosfera , v. 11, p. 1464-1475, 2015.

  • Maria Rita Raimundo e Almeida ; Maria Inês Nogueira ALVARENGA ; Juliana Garcia CESPEDES . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ESTUDOS AMBIENTAIS EM PROCESSOS DE LICENCIAMENTO. Geociências (São Paulo. Online) , v. 33, p. 106-118, 2014.

  • ALMEIDA, M. R. R. ; ALVARENGA, M. I. N. . AN APPROACH TO THE MAIN PROBLEMS FACED WHEN DEVELOPING ENVIRONMENTAL STUDIES IN BRAZIL. American Journal of Hydropower, Water and Environment Systems , v. 1, p. 48-51, 2014.

  • Maria Rita Raimundo e Almeida ; Daniela Tomain Malfará ; Natalia Crespo Mendes ; Mayra C. Pardo de Moraes ; Marcelo Pereira de Souza ; Marcelo Montao . METHODS FOR QUALITY REVIEW OF ENVIRONMENTAL IMPACT STUDIES. REVISTA DE GESTAO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE , v. 1, p. 1-28, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Maria Rita Raimundo e Almeida . Parecerista da revista Ambiente & Sociedade. 2020.

Maria Rita Raimundo e Almeida . Revisor de artigos do VII ENSUS. 2019.

Maria Rita Raimundo e Almeida . Parecerista da revista Ambiente & Sociedade. 2019.

Maria Rita Raimundo e Almeida . Avaliador/a de resumo do III Simpósio da Pós-Graduação em Qualidade Ambiental e IV Simpósio da Graduação em Engenharia Ambiental. 2019.

Alberto de Freitas Castro Fonseca ; Luis Enrique Sánchez ; Marcelo Montao ; Marcelo Marini Pereira de Souza ; Maria Rita Raimundo e Almeida . Nota Técnica - Proposta de Lei Geral do Licenciamento Ambiental: Análise crítica e propositiva do projeto de lei à luz das boas práticas internacionais e da literatura científica. 2019.

Maria Rita Raimundo e Almeida . Avaliador de trabalhos no XVI Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental. 2018.

Maria Rita Raimundo e Almeida . Comissão científica 4 Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto. 2018.

Maria Rita Raimundo e Almeida . Comissão científica 3 Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto. 2016.

Maria Rita Raimundo e Almeida . Avaliador ad hoc de Projetos de Pesquisa para Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFU (Edital N 01/2016). 2016.

Maria Rita Raimundo e Almeida . Avaliador ad hoc de Projetos de Pesquisa para Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG/UFU (Edital N 04/2016). 2016.

Maria Rita Raimundo e Almeida . Parecerista da revista Ambiente & Sociedade. 2016.

Maria Rita Raimundo e Almeida . Avaliador de trabalhos no XV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental. 2016.

Maria Rita Raimundo e Almeida . Avaliador ad hoc de Projetos de Pesquisa para Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG/UFU (Edital N 04/2015). 2015.

Maria Rita Raimundo e Almeida . Comitê científico do VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental ? VIII SBEA,. 2015.

Maria Rita Raimundo e Almeida . Revisor da Revista de Gestão Costeira Integrada. 2015.

Maria Rita Raimundo e Almeida . Avaliador de trabalhos no XIV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental. 2015.

Maria Rita Raimundo e Almeida . Avaliador de trabalhos no XIII Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental. 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    ANÁLISE DA EFETIVIDADE DA PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL NO SUL DE MINAS GERAIS, Descrição: O objetivo da presente pesquisa é avaliar a efetividade da AIA praticada no estado de Minas Gerais, mais especificamente a AIA no âmbito da Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram) Sul de Minas, com sede na cidade de Varginha, escolhida por contemplar os empreendimentos licenciados na região de Itajubá. A análise da efetividade da AIA acontecerá por meio da avaliação das diferentes etapas da AIA como triagem, escopo, estudo de impacto, participação e monitoramento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Maria Rita Raimundo e Almeida - Coordenador / Guilherme Henrique Santos Cruz - Integrante / Legila Torres Albuquerque - Integrante / Leonardo Silva dos Santos - Integrante / Douglas Peterson Munis da Silva - Integrante / Thereza Isabelle Silva dos Santos - Integrante / Jordana Fabricia do Nascimento - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2014 - 2016

    CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS COMO FERRAMENTAS DE AUXÍLIO AOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS FISCALIZADORES, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Rita Raimundo e Almeida - Coordenador / Rosane de Souza Oliveira - Integrante.

  • 2014 - 2016

    VIABILIDADE AMBIENTAL DE PROJETOS: A CONSIDERAÇÃO DE ALTERNATIVAS LOCACIONAIS NOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO COM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Rita Raimundo e Almeida - Coordenador / Susana Kozievitch - Integrante / THALES CARDOSO SARAIVA GUIMARÃES - Integrante.

  • 2013 - 2014

    ANÁLISE DO POTENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS (PSA) NA MICRORREGIÃO DE UBERLÂNDIA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Rita Raimundo e Almeida - Coordenador / Roberto Faria Silva - Integrante / Alessandra Campos dos Santos - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Avaliação do comportamento da população brasileira em relação à exposição ao sol através de consultas realizadas via internet e suas relações com níveis reais de radiação observados no país., Descrição: Projeto de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Rita Raimundo e Almeida - Integrante / Marcelo de Paula Côrrea - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Desenvolvimento de uma ferramenta web para avaliação do comportamento da população em relação à exposição ao sol: Um complemento social aos estudos recentes sobre radiação UV., Descrição: Projeto de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Rita Raimundo e Almeida - Integrante / Marcelo de Paula Côrrea - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Avaliação Ecotoxicológica da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais da Indústria Siderúrgica - MAHLE/Itajubá/MG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Rita Raimundo e Almeida - Integrante / MARIANA DE FREITAS MATOS - Integrante / Ana Lúcia Fonseca - Coordenador., Financiador(es): Mahle - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Co-autora do melhor trabalho na área de Licenciamento Ambiental no IX SBEA e XV ENEAmb, Associação Nacional de Engenheiros Ambientais.

2016

Patronesse das 3ª e 4ª turmas da Engenharia Ambiental - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia.

2016

Co-autora do trabalho premiado como melhor trabalho na sessão de pôsteres do 3 Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto, Associação Brasileira de Avaliação de Impacto.

2015

Professora homenageada da 1ª Turma de Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Ubelândia.

2009

Primeiro Lugar entre os graduados do Curso de Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Itajubá.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Recursos Naturais. , UNIFEI, Pinheirinho, 37500903 - Itajubá, MG - Brasil, Telefone: (35) 36291724

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador MPEH

2019 - Atual

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor permanente MEMARH

2018 - Atual

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2010

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor - Educação a Distância, Carga horária: 6

Outras informações:
Tutor da disciplina Ciências do Ambiente oferecida aos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação.

2009 - 2010

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação, Carga horária: 40

2004 - 2008

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de graduação, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2018

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação de Impacto Ambiental, Gestão Ambiental

2017 - 2019

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador PPGMQ

2016 - 2017

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental

2013 - 2017

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2016

    Ensino, Qualidade Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão ambiental

  • 02/2013 - 12/2017

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ações mitigadoras de impactos ambientais, Avaliação de Impacto Ambiental, Introdução à Engenharia Ambiental, Licenciamento Ambiental

2017 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador no PPGSEA

2011 - 2013

Universidade de São Paulo

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação, Carga horária: 40

2012 - 2012

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, Carga horária: 6

Outras informações:
Estagiário no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na disciplina "Gestão Ambiental I" para o curso de Engenharia Ambiental.

2012 - 2012

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, Carga horária: 6

Outras informações:
Estagiário no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na disciplina "Licenciamento Ambiental: casos para estudo" para o curso de Engenharia Ambiental.

Atividades

  • 02/2017

    Ensino, Ciências da Engenharia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentos de política ambiental

2008 - 2009

Consultoria Paulista de Estudos Ambientais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de estudos de avaliação de impactos ambientais.