Tarciana dos Santos Castelo Branco

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Pedagogia pela Faculdade Escritor Osman da Costa Lins- FACOL , especialista em Psicopedagogia - FACOL e Direito da Criança e do Adolescente- UFRPE. Tem experiência na área de Educação e Direitos Humanos.

Informações coletadas do Lattes em 15/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Direito da Criança e do Adolescente

2011 - 2013

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Escola de Conselhos de Pernambuco-A educação a favor dos direitos de crianças e adolescentes
Orientador: Vera Braga

Especialização em Psicopedagogia

2010 - 2011

Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Título: Psicopedagogia a arte de trabalhar as dificuldades de aprendizagem

Graduação em Direito

2010 - 2015

Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Título: 1º Processo de Escolha do Conselho Tutelar do Município da Vitória de Santo Antão-PE
Orientador: Walter Lisboa

Graduação em Pedagogia

2007 - 2010

Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Título: Gestao democrática na visão dos voluntários da Associação Esporte é Vitória
Orientador: Péricles Atragésilo Tavares Filho

Formação complementar

2022 - 2022

DIREITOS HUMANOS E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS. (Carga horária: 20h). , SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DE PERNAMBUCO, SDH, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Gestão de ONGs. (Carga horária: 30h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.

2002 - 2002

informática. (Carga horária: 90h). , Data sul informática, DS, Brasil.

1992 - 1995

Magistério. (Carga horária: 3348h). , Escola Devaldo Borges, EDV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Organização de eventos

BRANCO, T. S. C. . Conferência Rotary. 2017. (Outro).

BRANCO, T. S. C. . Conferência Municipal de Direito da Criança e do Adolescente. 2015. (Congresso).

BRANCO, T. S. C. . Conferência Municipal de Assistência Social da Vitória de Santo Antão. 2011. (Outro).

BRANCO, T. S. C. . 1° Fórum Comunitário Selo Uncef município aprovado(edição 2009-2012). 2010. (Outro).

Participação em eventos

I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA. DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA PERSPECTIVA PARA EFETIVAÇÃO DA PROTEÇÃO INTEGRAL. 2024. (Congresso).

Conferência Nacional de Assistência Social.Município da Vitória de Santo Antão/PE. 2023. (Outra).

EXPOFACOL 2023. LGBTFOBIA, SEXISMO E RACISMO INSTITUCIONAL .. 2023. (Congresso).

4ª Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.4ª Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. 2022. (Outra).

7º ENCONTRO NACIONAL DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.Comissão de apoio ao docente da semana do Pedagogo 2022. 2022. (Encontro).

Expofacol. Comissão de apoio ao docente da semana do Pedagogo 2022. 2022. (Congresso).

10º Conferência Municipal de Assistência Social.10ª Conferência Municipal de Assistência Social. 2021. (Outra).

Congresso Digital 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescene. Congresso digital 30 anos do Estatuto da Criaça e do Adolescente -Conselho Nacional de Justiça. 2020. (Congresso).

Treinamento de equipe distrital.Treinamento da equipe distrital. 2019. (Seminário).

Caravana pelos Direitos das Crianças e Adolescentes.Apresentação da situação das crianças eadolescentes do Nordeste. 2018. (Encontro).

Dia da responsabilidade social.Professor. 2018. (Oficina).

Encontro Interinstitucionalde Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual.Encontro Interinstitucional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual. 2018. (Encontro).

E tudo começou aqui :A história do Estatuto da Criança e do Adolescente.E tudo começou aqui: A história do Estatuto da Criança e do Adolescente. 2018. (Encontro).

EXPOFACOL. Convergência Educacional e Cibercultura: O novo padrão para sociedade.. 2018. (Congresso).

2º Encontro Nacional de Prevenção e Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.18 DE Maio dia acional de Combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. 2016. (Encontro).

Teoria e Prática dos Conselhos da Criança e do Adolescente : ser Conselheiro.Conselhos de Direitos do Estado de Pernambuco. 2015. (Seminário).

Seminário de formação e fortalecimento da rede de proteção a criança e ao adolescente..Seminário de Formação e Fortalecimento da rede de proteção a criança e ao adolescente. 2014. (Seminário).

Seminário Estadua de Acolhimento Familiar e Institucional-MPPE.Seminário Estadua de Acolhimento Familiar e Institucional-MPPE. 2014. (Seminário).

Encontro Nordestino do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.Encontro Nordestino do Sistema de Garantia de Direito da Criança e do Adolescente. 2013. (Encontro).

I Conferência Municipal Meio Ambiente e Sustentabilidade.I Conferência do meio ambiente e sustentabilidade. 2013. (Outra).

VI Conferência Municipal de Assistência Social.A Gestão e o financiamento na efetivação do Sistema único de Assistência Social-SUAS. 2013. (Outra).

5ª Conferência Municipal dos direitos da criança e do adolescente.Mobilizando, implementando e monitorando a política pública e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes.. 2012. (Outra).

9ª Conferência Estadual dos direitos da criança e do adolescente..Mobilizando,implementando e monitorando a política pública e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes.. 2012. (Outra).

4º Encontro de Arlticuladores-Educação para convivência com semi-árido e esporte e cidadania ,do selo aprovado -2009-2012. 2011. (Outra).

5ª Conferência Municipal de Saúde de Vitória de Santo Antão.SUAS. 2011. (Outra).

Congresso do Fórum Estadual DCA/PE.25 anos exercendo o controle social. 2011. (Outra).

IX Conferência Estadual de Assistência Social.Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores. 2011. (Outra).

V Conferência Municipal de Assistência Social.Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores. 2011. (Outra).

20 anos do Estatuto da criança e do adolescente. 2010. (Seminário).

Hoje é dia de infância. 2010. (Seminário).

O lugar social dos Conselheiros tutelares e de direito.O lugar social e dos Coselheiros tutelares e de direito. 2010. (Seminário).

Tecendo cidadania. 2010. (Outra).

Tecendo cidadania. 2010. (Outra).

8º Conferência Regional de direitos da criança e dos adolescentes. 2009. (Outra).

A violência psicológica e o assédio moral. 2009. (Outra).

A violência psicológica e o assédio moral. 2009. (Outra).

Ciências no ensino fundamental-Experimentação e contextualização. 2009. (Oficina).

Ciências no ensino fundamental-Experimentação e contextualização. 2009. (Oficina).

Formação de professores e prática pedagógica. 2009. (Outra).

IV Conferência Municipal dos direitos da criança e do adolescente. 2009. (Outra).

Práticas acadêmicas. 2009. (Outra).

Recontando a história índigena. 2009. (Seminário).

VII Conferência Estadual de Assistência Social.Conselho de Assistência Social. 2009. (Outra).

A pedagogia da autonômia. 2008. (Outra).

l Jornada Pedagógica Educação para o Desenvolvimento. 2008. (Outra).

l Jornada Pedagógica Educação para o Desenvolvimento. 2008. (Outra).

Letramento digital. 2007. (Seminário).

Letramento digital. 2007. (Seminário).

Os desafios do professor do século XXI. 2007. (Outra).

Preservar e desenvolver -Encontro Nacional sobre desenvolvimento sustentável. 2007. (Outra).

Projeto Interdisciplinar Escola Inclusiva. 2007. (Outra).

Difusão estudo e pesquisa educacional. 1995. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Evely Thayse de Barros

BRANCO, T. S. C.; CAVALCANTI, L. A.. Práticas Pedagógicas :Desenvolvimento Ético na Educação Infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITARIO FACOL.

Aluno: Maria do Carmo de Andrade Oliveira

BRANCO, T. S. C.; SILVA, A. G.. O papel da família da aprendizagem e inclusão dos educandos com deficiência intelectual. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITARIO FACOL.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

BRANCO, T. S. C.. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA JOVENS INFRATORES:NUMA VISÃO ANALÓGICA SOCIOEDUCATIVA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO FACOL.

Orientou

MARIA ESTELLA DAÍSE SILVA

A (NÃO) EFETIVAÇÃO DA LEI 13; 935/19, REFLEXO NA QUEBRA DE SIGILO PRECOCE DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES INTRAFAMILIAR; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO FACOL; Orientador: Tarciana dos Santos Castelo Branco;

SEVERINO ANTÔNIO APOLINÁRIO JÚNIOR

A PORNOGRAFIA DA VINGANÇA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO FACOL; Orientador: Tarciana dos Santos Castelo Branco;

WANIELLY EMILLY CARLA DA SILVA

TUTELA DO PATRIMÕNIO INFANTOJUVENIL:AS NECESSÁRIAS REFORMAS LEGISLATIVAS QUANTO AO USUFRUTO E ADMINISTRAÇÃO DOS BENS DOS FILHOS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO FACOL; Orientador: Tarciana dos Santos Castelo Branco;

IVANILDO JUNIOR ARCANJO MENDES

A RELEVÂNCIA DA AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA NO CONTEXTO DOS DIREITOS HUMANOS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO FACOL; Orientador: Tarciana dos Santos Castelo Branco;

ALZENIR CORDEIRO DOS SANTOS MARTINS VASCONCELOS

A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CONTEXTO FAMILIAR E ESCOLAR : A EDUCAÇÃO SEXUAL COMO MEIO DE PREVENÇÃO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO FACOL; Orientador: Tarciana dos Santos Castelo Branco;

CLAUDIO DE LIMA FERINO JUNIOR

DA LEGITIMIDADE DO PODER DE ATUAÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DE ACORDO COM A LEI N; 8; 069/90; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO FACOL; Orientador: Tarciana dos Santos Castelo Branco;

STHEFANYE NYCOLLE FIRMINO DO NASCIMENTO

A EDUCAÇÃO COMO MEIO DE COMBATE À EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO BRASIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO FACOL; Orientador: Tarciana dos Santos Castelo Branco;

NAELSON BEZERRA DE MELO

PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA EM FACE DO MÍNIMO EXISTENCIAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO FACOL; Orientador: Tarciana dos Santos Castelo Branco;

THAINAN XAVIER MELO

ENTRAVES NO PROCESSO DE ADOÇÃO TARDIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO FACOL; Orientador: Tarciana dos Santos Castelo Branco;

ALEX DOUGLAS DOS SANTOS SILVA

O PAPEL DO CONSELHO TUTELAR NO CUMPRIMENTO DAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO FACOL; Orientador: Tarciana dos Santos Castelo Branco;

RAFAELA ABREU ALVES DA SILVA

ANÁLISE DA POSSIBILIDADE DE VIOLAÇÃO AO DIREITO Á SAUDE REPRODUTIVA NOS CASOS DE ESTERILIZAÇÃO COMPULSÓRIO DE MORADORAS DE RUA NO BRASIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO FACOL; Orientador: Tarciana dos Santos Castelo Branco;

MARIA GABRYELLE MARTINS SILVA

CONSELHO TUTELAR: ATRIBUIÇÕES ESTABELECIDAS NO ECA PARA A PRESERVAÇÃO DO DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO FACOL; Orientador: Tarciana dos Santos Castelo Branco;

DHIÊGO GABRIEL LINS DO NASCIMENTO

VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NO ÂMBITO FAMILIAR; UMA ANÁLISE DOS DIREITOS E PROTEÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO FACOL; Orientador: Tarciana dos Santos Castelo Branco;

STEPHANY DA SILVA SANTOS

A IMPOSSIBILIDADE DA MITIGAÇÃO DO PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO INTEGRAL A CRIANÇA E DO ADOLESCENTE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO FACOL; Orientador: Tarciana dos Santos Castelo Branco;

IVÂNIA LAYS DE LIMA DUTRA

O NECESSÁRIO RESGUARDO DO ESTADO A INTEGRIDADE PSICOLÓGICA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIANTE DA EVIDENCIA DA ALIENAÇÃO PARENTAL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO FACOL; Orientador: Tarciana dos Santos Castelo Branco;

Produções bibliográficas

  • BRANCO, T. S. C. . Escolha de Conselhos de Pernambuco- A educação a favor dos direitos das crianças e do adolescentes. 1. ed. RECIFE: UFRPE, 2016.

  • BRANCO, T. S. C. . Escola de Conselhos de Pernambuco-A educação a favor dos direitos de crianças e adolescentes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, T. S. C. . II Conferência Municipal de Cultura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, T. S. C. . IV Conferência Estadual do meio ambiente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, T. S. C. . Conferência Nacional de meio ambiente e sustentabilidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, T. S. C. . Conferência Nacional de meio ambiente e sustentabilidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, T. S. C. . Formação em projetos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

BRANCO, T. S. C. . Formação continuada em Direito da Criança e do Adolescente. 2022.

BRANCO, T. S. C. . Formação continuada em Direito da Criança e do Adolescente. 2022.

Prêmios

2024

Comenda Mariana Amália, Câmara dos Vereadores da Vitória de Santo Antão-PE.

2022

Moção de agradecimento e aplauso quanto gestora de parcerias e diretora de direitos humanos da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Câmara dos Veradores do Município da Vitória de Santo Antão/PE.

2018

Título de cidadã vitoriense, Câmara dos Vereadores da Vitória de Santo Antão.

2013

Voto de aplauso pela qualificação da 1ª especialização em direito da criança e do adolescente do país, Câmara dos Vereadores do município da Vitória de Santo Antão/PE.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2012

Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão

Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 36

Outras informações:
Professora de Avaliação,prevenção ,intervenção e encaminhamento dos problemas de aprendizagem.

2007 - 2016

Associação Esporte é Vitória

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20

2010 - 2013

Sistema Educacional Radar

Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 15

2011 - 2011

COLEGIO VITORIA

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 72

2009 - 2011

COLEGIO VITORIA

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica

2011 - 2012

Faculdade de Tecnologia do Recife

Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: Professora da pós graduação, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora de Intervenção Pedagógica(Curso de Psicopedagogia)

2016 - 2016

CENTRO TÉCNICO NOVO HORIZONTE

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20

2015 - 2022

Conselho Estadual de Defesa de Direitos de Crianças e Adolescentes de Perna

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Conselheira, Carga horária: 1

2018 - Atual

Faculdade Escritor Osman da Costa Lins

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor graduação, Carga horária: 60

2011 - 2011

Faculdade Escritor Osman da Costa Lins

Vínculo: PROFESSOR DA PÓS GRADUAÇÃO, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 72

Outras informações:
Professora da disciplina de Fundamentos Psicopedagógicos do curso de Pedagogia

2012 - 2013

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do curso de gestão, Carga horária: 6

Outras informações:
Curso de Gestão-PROGEPE em parceria com o governo do estado.

2018 - Atual

Prefeitura Municipal de Chã Grande-PE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora de Políticas Públicas, Carga horária: 24

2018 - 2021

Prefeitura Municipal de Chã Grande-PE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora de Políticas Públicas, Carga horária: 24

2017 - Atual

Castelos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 4

Outras informações:
Empresa voltada para prestação de serviçosem consultoria e assessoria de políticas públicas.

2017 - Atual

Castelos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 4

Outras informações:
Empresa voltada para prestação de serviçosem consultoria e assessoria de políticas públicas.

2024 - Atual

Rotary Recife Novas Gerações

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PRESIDENTE, Carga horária: 4

2018 - Atual

Rotary Recife Novas Gerações

Vínculo: Associada, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 6

2022 - Atual

Secretaria Municipal de Assistência Social, Juventude e Cidadania

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Diretos Humanos

2021 - Atual

Secretaria Municipal de Assistência Social, Juventude e Cidadania

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestora de Parcerias