Laura Fernanda Cimino

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2010). Estágio Pós- Doutorado junto ao Programa de Estudos da Mídia da UFRN financiado pelo PNPD/Capes durante o ano de 2014, com pesquisa voltada aos estudos flusserianos. Mestre em Comunicação pela UNESP (2002). Graduada em Comunicação Social - habilitação em Rádio e TV pela UNESP (1992) e também em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UNESP (1988). Tem experiência na área de Comunicação com ênfase em Teorias da Comunicação. Defendeu tese "A Natureza da Comunicação Bios Midiática" que tem como temática a Epistemologia da Comunicação e os Meios Digitais. Atua nas seguintes temáticas: comunicação, semiose, visualidade, metodologia de pesquisa em comunicação, estética das mídias, cibercultura, biopolítica. Professora no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN, lecionando a disciplina Metodologia de Pesquisa em Comunicação durante estágio de Pós-Doutorado pela CAPES/PNPD (2014). Foi professora substituta da Unesp/ Faac/Bauru, no período de 2003-2005 e posteriormente em 2008, lecionando a disciplina Teoria da Comunicação I e II nos cursos de Rádio e TV e de Jornalismo.É Pesquisadora do grupo ESPACC (Espaço Visualidade Comunicação Cultura), na linha de pesquisa "O Espaço como matriz epistemológica da Comunicação, certificado pela PUC/SP junto ao CNPq. Foi Pesquisadora do PARFOR/Unifev, na linha de pesquisa "Comunicação em Mídias Digitais" durante o ano de 2013, com Bolsa CAPES. Fez parte da editoria da Revista Alpendre realizada pelo Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEV. Professor-Pesquisador do Programa de Iniciação Científica PIC/UNIFEV no ano de 2016 e 2019. Foi professora nos cursos de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Radio e Tv) e também de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV), de 2002 até 2019. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores da Cibercultura (ABCiber).

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação e Semiótica

2006 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A Natureza da Comunicação Biosmidiática
Orientador: Profa. Dra. Lucrécia D'Alessio Ferrara
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Epistemologia da comunicação; Teorias da Comunicação; Visualidade.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação. Setores de atividade: Outros Setores.

Mestrado em Comunicação

1996 - 2002

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A Construção da Notícia: materiais e procedimentos dos meios impressos,Ano de Obtenção: 2002
Profa. Dra. Elaine da Graça de Paula Caramella.Palavras-chave: mídia, informação, conhecimento.Setores de atividade: Outros Setores.

Graduação em Comunicação Social - Habilitação Rádio e TV

1989 - 1992

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação

1986 - 1988

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2013 - 2014

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1993 - 1993

Semiótica da Educação. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semiótica.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estética e Cultura das Mídias.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CIMINO, L. F. . Coordenação da sessão de artigos cinetificos no eixo temático Redes Sociais, identidade e sociabilidade. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Espaço do Olhar do INstituto Tomie Ohtake.Como a arte produz novos mundos em nosso mundo? (David Lapoujade). 2019. (Outra).

Congresso de Iniciação Cientifica. A importância do arquivista nos processos de gerenciamento da informação. 2015. (Congresso).

V Congresso INternacional de Comunicação e Cultura. Nas Tramas da Rede Biosmidiática. 2015. (Congresso).

Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação Midiática.Os regimes semióticas da imagem midiática. 2014. (Seminário).

Universidade Regional Integrada.curso de curta duracao : A leitura de Imagens. 2010. (Seminário).

I Forum de Nucleos Docentes Estruturantes: Ciencias Humanas e Sociais. 2009. (Outra).

III Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Cibercultura.Do espetáculo à imagem-devir. 2009. (Seminário).

III Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Cibercultura.A mobilidade como contradição do espaço urbano. 2009. (Simpósio).

X Seminário Internacional de Comunicação.Da visualidade à visibilidade: ou do espetáculo à imagem-devir?. 2009. (Seminário).

II Encontro da ULEPICC Brasil.Os novos regimes de visibilidade na sociedade da informação. 2008. (Seminário).

II Encontro Nacional da Associação Brasileira de Cibercultura.Cartografias do Pensamento Comunicativo: do esvaziamento da crítica ao diálogo sensível. 2008. (Encontro).

III Semana de Rádio e TV "Criatividade e Produção Audiovisual".O Império da Imagem: a Sociedade do Espetáculo 40 anos depois de Guy Debord. 2008. (Outra).

I Seminário de Pesquisas Avançadas.Os desafios do tempo real e do espaço virtual no biosmidiático. 2008. (Seminário).

ULEPICC BRASIL 2008.Os novos regimes de visibilidade na sociedade da informação. 2008. (Seminário).

X Semana da Comunicação e da Linguagem.Repensar o pensamento comunicativo: as novas possibilidades dos encontros e das construções dos vículos nas relações comunicativas contemporâneas. 2008. (Outra).

X Semana de Comunicação e Linguagem da UNIFEV.Repensar o pensamento comunicativo: dos novos encontros e da construção dos vinculos nas relações comunicativas contemporaneas. 2008. (Outra).

XVII COMPÓS. 2008. (Encontro).

XXIII Congresso de Ciência da Comunicação na Região Sudeste. 2008. (Congresso).

1O Encontro de Estudos de Ficção na Mídia. 2007. (Encontro).

IX Seminário Internacional de Comunicação.A midiatização na sociedade de controle: a biopolítica no corpo bios-midiático. 2007. (Seminário).

I Congresso Internacional de Mídias. I Congresso Internacional de Mídias. 2004. (Congresso).

Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. A mídia impressa como interpretante da realidade. 2003. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Semiótica. Materiais e Procedimentos da Mídia Impressa. 2001. (Congresso).

Semana Di Cavalcanti.Um sincretismo Cultural nos anos 20. 1997. (Outra).

IV Congresso Internacional de Semiótica Visual. Jaguadarte, o mostro palavroso. 1996. (Congresso).

Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes.Exercitando a Telenovela Brasileira. 1992. (Oficina).

Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes.Oficina de Texto de TV. 1991. (Oficina).

Curso de Extensão.Introdução à Leitura do Texto. 1990. (Outra).

Curso de extansão.A Produção da Cultura Oral. 1989. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Santiago Naliato Garcia

MEDOLA, A. S. L. D.; MACHADO FILHO, F.;CIMINO, L. FCIMINO, L. F.. A Imagem Digital da TV na Copa do Mundo de 2010. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Onofre Neto

EICHEMBERG, A. T.; EICHEMBERG;CIMINO, L. F.. O cartaz como meio de comunicacao. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Votuporanga.

Aluno: Anyzaura Vieira Voltolini

CIMINO, L. F.; L, R.; GARCIA, E. R. B.. A interatividade na construcao de uma nova modalidade social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Votuporanga.

Aluno: Karina Mayumi Tanaka

CIMINO, L. F.; ZEITUNE, V.; SANTOS, V. S.. A linguagem poetica na publicidade contemporanea. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Votuporanga.

Aluno: Paulo Siqueira

CIMINO, L. F.; EICHEMBERG. O Jornalismo no atual contexto da convergencia das midias. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário de Votuporanga.

Aluno: Claudia Alencar

CIMINO, L. F.. Publicidade, Entretenimento e Criação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Votuporanga.

Aluno: Bruno Poiani

CIMINO, L. F.. A Estética Digital: produção publicitária para TV Digital. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - UNIFEV.

Aluno: Ismael di Castro

CIMINO, L. F.. Mídias digitais: a construção dos jogos eletrônicos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário de Votuporanga.

Aluno: mauricio nunes

CIMINO, L. F.. JORNALISMO ESPORTIVO EM BAURU. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Adriana Ferreira

CIMINO, L. F.. TELEJORNALISMO: NOVOS FORMATOS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Educacional de Votuporanga.

Aluno: Claudio Borba

CIMINO, L. F.. O COMUNICADOR BORIS CASOY. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Educacional de Votuporanga.

Aluno: José Roberto Campos

CIMINO, L. F.; SOCORRO, M.. A comunicação na Assembléia de Deus. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Educacional de Votuporanga.

Aluno: CAROLINA GONÇALVES

CIMINO, L. F.; MAGNONI, Francisco. FUTEBOL DE ESQUINA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FERRARA, L. D; A, A.S;CIMINO, L. F.. Cidade em cena: cinema, imagem e paisagem urbana. 2019. Pontifícia Universidade Católica São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Carlos de Jesus

JESUS, A. C.. A construção da notícia: materiais e procedimentos da mídia impressa. 2001. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Comunicação) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp.

Solange M Bigal

FERRARA, L. D. A.; GREINER, C.; PRADO, J. L. A.; SILVEIRA, L. F. B.;BIGAL, Solange.. A Natureza da Comunicação Bios Midiática. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Solange M Bigal

BIGAL, Solange.BIGAL, Solange.. Tradução Poética - Apontamentos para a Tradução Jaguadarte. 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

CARMEN LÚCIA JOSÉ

JOSÉ, Carmen Lucia; CARAMELA, E. G.; FRAGA, M. T.. A Construção da Notícia: Materiais e procedimentos da Mídia Impressa. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Poéticas Visuais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Lauro Frederico Barbosa da Silveira

SILVEIRA, L. F. B.; Ferrara L. D.; Greiner Christine; Prado, José Luiz Aidar; Bigal, Solange Maria. A Natureza da Comunicação Bios Midiática. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Teresa Miceli Kerbauy

KERBAUY, M. T. M.; CIMINO, L. F.; CARAMELA, E. G. P.. O impasse entre a ficção e a notícia. 2000. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Poéticas Visuais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Maria Aparecida Junqueira

CIMINO, L. F.;JUNQUEIRA, M. A.; CARAMELLA, E.; JOSÉ, C. L.. A construção da Notícia: Materiais e Procedimentos da Mídia Impressa. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Poética) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Lucrecia D'Alessio Ferrara

FERRARA, L. D.; GREINER, Christine; José Carmen Lucia. A natureza da comunicação biosmidiática. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Universidade Católica de São Paulo.

José Luiz Aidar Prado

PRADO, J. L. A.; FERRARA, Lucrecia Dalessio; GREINER, Christine; Barbosa da Silveira, Lauro Frederico; Bigal, Solange Maria. A natureza da comunicação bios midiática. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Christine Greiner

GREINER, C.; FERRARA, L. D.; j.l.a.prado; s. bigal; l.f.barbosa. a natureza da comunicacão biosmidiática. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Karina Mayumi

Estetica da Publicidade Contemporanea; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Votuporanga; (Orientador);

Mariana Rocha Mauricio

Cidade, midia, arte; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Votuporanga; (Orientador);

TANAKA, Karina

Linguagem Poética da Publicidade Contemporânea; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Laura Fernanda Cimino;

Souza, Aline

Jornalismo Digital: a ressignificação da linguagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Laura Fernanda Cimino;

ROCHA, Mariana

Comunicação, Corpo e Cidade: o lambe-lambe como meio comunicativo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Laura Fernanda Cimino;

Danielle Santos

As marcas da identificação na sociedade pós-moderna; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - UNIFEV; Orientador: Laura Fernanda Cimino;

Marcia Socorro

JORNALISMO: A NOTÍCIA COMO ESPETÁCULO; 2002; 70 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Educacional de Votuporanga; Orientador: Laura Fernanda Cimino;

giselda ferreira

A televisão na construção da sexualidade brasileira; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Laura Fernanda Cimino;

Lucas Bandos Lourenço

O Espaço como Meio Comunicativo: as representações do espaço urbano na cinematografia de Woody Allen; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Laura Fernanda Cimino;

Isabella Valino

Geografias do Afeto: as representações das casas de Vó; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Laura Fernanda Cimino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elaine da Graca de Paula Caramella

A CONSTRUÇÃO DA NOTÍCIA: MATERIAIS E PROCEDIMENTOS DA MÍDIA IMPRESSA; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Elaine Caramella;

Lucrecia D'Alessio Ferrara

Epistemologia da comunicação e os meios digitais; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Lucrecia D'Alessio Ferrara;

Michael Manfred Hanke

2014; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Michael Manfred Hanke;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VALINO, I. ; CIMINO, L. F. ; CIMINO, L. F. . ESPAÇOS DO AFETO: UM ESTUDO DAS CASAS DE AVÓS. Revista Unifev , v. 02, p. 126-136, 2017.

  • LOURENCO, L. B. ; CIMINO, L. F. . O Espaço como meio de comunicação: Woody Allen e as representações da cidade no cinema. Revista Unifev: Ciencia e Tecnologia , v. 02, p. 156-167, 2017.

  • CIMINO, L. F. ; EICHEMBERG, M. J. B. ; EICHEMBERG . O Espaço como matriz cognitiva da comuniação. Revista UNifev: Ciencia e Tecnologia , v. 02, p. 182, 2017.

  • EICHEMBERG, M. J. B. ; EICHEMBERG ; CIMINO, L. F. . O processo criativo como cartografia da experiencia. Revista Unifev: Ciência e Tecnologia , v. 02, p. 205, 2017.

  • CIMINO, L. F. ; BESSA, I. V. T. . Revista Unifev. Revista Unifev - Ciência & Tecnologia , v. 02, p. 126-136-136, 2017.

  • LOURENÇO, L. B. ; CIMINO, L. F. . O espaço como meio comunicativo: Woody Allen e a representação do espaço urbano. Revista UNIFEV: Ciência & Tecnologia , v. 2, p. 163-181, 2016.

  • LOURENÇO, L. B. ; CIMINO, L. F. . O espaço como meio comunicativo: Woody Allen e a representação do espaço urbano. Revista UNIFEV: Ciência & Tecnologia , v. 2, p. 163-181, 2016.

  • CIMINO, L. F. ; GARCIA, S. N. . Os Regimes Semióticos da Comunicação Bios Midiática. Temática (João Pessoa. Online) , v. 10, p. 17-27, 2014.

  • CIMINO, L. F. . As Estratégias Sensíveis da Comunicação Bios Midiática. Semeiosis: semiótica e transdisciplinaridade em revista , v. 1, p. 286, 2010.

  • CIMINO, L. F. . Da visualidade a visibilidade: ou do espetáculo à imagem-devir?. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso) , v. 8, p. 34-50, 2010.

  • CIMINO, L. F. . Os mecanismos de controle no biosmidiático. Revista de Estudos da Comunicação , v. 9, p. 129-137, 2008.

  • FERRARA, L. D. ; CIMINO, L. F. . Cidade: entre Mediações e Interações. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2016. 409p .

  • FERRARA, L. D. ; CIMINO, L. F ; NAKAGAWA, F. S ; VAZ, A. ; NAKAGAWA, R. O. ; BORGES, M. ; OKANO, M. ; CIMINO, L. F. . Os Nomes da Comunicacao. 1. ed. Sao Paulo: Annablume, 2012. v. 1. 230p .

  • FERRARA, L. D. ; VAZ, A. ; NAKAGAWA, R. O. ; BORGES, M. ; NAKAGAWA, S. ; SAYEG, G. ; OKANO, M. ; CIMINO, L. F ; CIMINO, L. F. . Os nomes da Comunicacao. Os Nomes da Comunicacao. 1ed.Sao Paulo: Annablume, 2012, v. 1, p. 8-230.

  • CIMINO, L. F. . Coluna Blow-Up. Caderno B- Jornal Diário de Marília.

  • CIMINO, L. F. . Caderno B- Jornal Diário de Marília. Jornal Diário de Marília.

  • LOURENCO, L. B. ; CIMINO, L. F. . II Jornada Internacional GEMINIS. In: II JOrnada Internacional GEMINIS, 2016, São Carlos. Anais da II Jornada Geminis, 2016.

  • FERRARA, L. D. ; CIMINO, L. F. ; OKANO, M. ; NAKAGAWA, R. . A mobilidade como contradicao do espaco urbano. In: III Simposio Nacional da ABCiber, 2009, Sao Paulo. Anais do III Simposio Nacional da Associacao Brasileira de Cibercultura, 2009. v. 1.

  • CIMINO, L. F. . Cartografias do Pensamento Comunicativo: do esvaziamento da crítica ao diálogo sensível. In: II Encontro Nacional da Associação Brasileira de Cibercultura, 2008, São Paulo. CAderno de Programação do II Simposio da ABCiber, 2008.

  • CIMINO, L. F. . Os novos regimes de visibilidade na sociedade da informação: alguns apontamentos sobre a midiatização de um novo ethos social. In: II Encontro da ULEPICC Brasil 2008, 2008, Bauru. Caderno de resumos Digitalização e Sociedade, 2008.

  • CIMINO, L. F. . I Seminário de Pesquisa Avançada do Programa de EStudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiotica. In: Seminário de Pesquisas Avançadas, 2008, São Paulo. Caderno de programação do I Seminario de Pesquisas Avançadas do COS, 2008.

  • CIMINO, L. F. . O Espaço como Matriz Cognitiva entre a Comunicação e a Cultura. In: Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura Simpósio Internacional em Comunicação e Cultura Hibridações: mídias, territórios e identidades, 2016, Sorocaba. EPCOM, 2016. v. 1.

  • CIMINO, L. F. . Da Visualidade à Visibilidade: Ou do Espetáculo à Imagem-Devir. In: ABCIBER, 2009, Sáo Paulo. Anais do III Simposio da Associaçao Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2009. v. 3.

  • FERRARA, L. D ; CIMINO, L. F. ; NAKAGAWA, R. . A mobilidade como contradiçao do espaço publico. In: III Simposio da ABCIBER, 2009, Sáo Paulo. Anais do IIII Simposiio da Associaçao Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2009.

  • CIMINO, L. F. . A midiatização na sociedade de controle: a biopolítica no corpo bios-midiático. In: IX Seminário Internacional de Comunicação, 2007, Porto Alegre. Anais do IX Seminário Internacional de Comunicação - PPGCOM. Porto Alegre: UFRGS, 2007.

  • CIMINO, L. F. . Mídia e complexidade: mudanças paradigmáticas na relação espaço e tempo. In: I Encontro Internacional para Estudos da Semiosfera, 2005, São Paulo. I Encontro Internacional de Estrudos da Semiosfera, 2005.

  • CIMINO, L. F. . Mídia e Complexidade. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL MÍDIAS "MULTIPLICAÇÃO E CONVERGÊNCIAS", 2004, São Paulo. I CONGRESSO INTERNACIONAL DE MÍDIAS, 2004.

  • CIMINO, L. F. . A Mídia como interpretante da realidade. In: Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos, 2003, Araraquara. Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos, 2003.

  • CIMINO, L. F. . Materiais e Procedimentos da Mídia Impressa. In: V Congresso Brasileiro de Semiótica, 2001, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro de Semiótica, 2001.

  • CIMINO, L. F. . Um Sincretismo Cultural nos anos 20. In: Semana Di Cavalcanti, 1997, Bauru. Anais da Semana Di Cavalcanti, 1997.

  • CIMINO, L. F. . Jaguadarte: o monstro palavroso. In: IV Congresso Internacional de Semiótica Visual, 1996, São Paulo. Anais do IV Congresso Internacional de Semiótica Visual, 1996.

  • CIMINO, L. F. . Mídias e Complexidade: mudanças paradigmáticas na relação do espaço e do tempo. Caderno de Resumos do I Congresso Internacional de Mídias, 2004.

  • CIMINO, L. F. . Temática. Temática (UEL) , 2017.

  • CIMINO, L. F. . OS REGIMES SEMIOTICOS DA COMUNICAÇAO BIOS MIDIÁTICA. Temática (UEL) , 2014.

  • CIMINO, L. F. . Da Visualidade à Visibilidade: ou do Espetáculo à Imagem-Devir?. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso) , 2010.

  • CIMINO, L. F. . As Estratégias Sensíveis da Comunicação Bios Midiática. Semeiosis: semiótica e transdisciplinaridade em revista , 2010.

  • LOURENCO, L. B. ; CIMINO, L. F. . II Jornada Internacional GEMINIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CIMINO, L. F. . XII Congresso de Iniciação Científica da UNifev e VII Congresso de Professores Pesquisadores da Unifev. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOURENCO, L. B. ; CIMINO, L. F. . VII Seminário Histórias de Roteiristas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CIMINO, L. F. . X EPCOM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CIMINO, L. F. . Os regimes semióticas da imagem midiática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROCHA, A. ; CIMINO, L. F. . Análise Semiótica de video divulgação Arena das Dunas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CIMINO, L. F. . Da visualidade à visibilidade: ou do espetáculo à imagem-devir?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CIMINO, L. F. . Do espetáculo à imagem-devir. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CIMINO, L. F. . Coordenação da sessão de artigos cinetificos no eixo temático Redes Sociais, identidade e sociabilidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CIMINO, L. F. . X Seminário Internacional de Comunicação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CIMINO, L. F. . Coordenação da sessão de artigos cinetificos no eixo temático Redes Sociais, identidade e sociabilidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERRARA, L. D. ; OKANO, M. ; NAKAGAWA, R. ; CIMINO, L. F ; CIMINO, L. F. . A MOBILIDADE COMO CONTRADICAO DO ESPACO URBANO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CIMINO, L. F. . Os novos regimes de visibilidade na sociedade da informação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CIMINO, L. F. . Repensar o pensamento comunicativo: dos novos encontros à construção dos vínculos nas relações comunicativas contemporâneas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CIMINO, L. F. . Biosmidiático: uma leitura dos novos processos de midiatização na sociedade da informação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CIMINO, L. F. . Cartografias do Pensamento Comunicativo: do esvaziamento da crítica ao dialogo sensível. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CIMINO, L. F. . Teorias da Comunicação e Semiose. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CIMINO, L. F. . O Império da Imagem: a Sociedade do Espetáculo 40 anos depois de Guy Debord. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CIMINO, L. F. . Relatório Final PIC/UNIFEV 2015-2016 2016 (Acadêmica e de Pesquisa).

  • EICHEMBERG ; EICHEMBERG, M. J. B. ; CIMINO, L. F ; CIMINO, L. F. . Revista Alpendre 2015 (Acadêmica e de Pesquisa).

  • GARCIA, E. B. ; CIMINO, L. F. . Caminhos pelos quais passa a educação II - Diálogos entre Edgar Morin e Paulo Freire, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CIMINO, L. F. . Relatório Final de Pós-Doutorado 2014 (Acadêmica e de Pesquisa).

  • CIMINO, L. F. . O Ensino e as novas tecnologias da Comunicação 2013 (Acadêmica e de Pesquisa).

  • CIMINO, L. F. . MOstras de Artes Plásticas 1997 (Catálogo de Mostras de Artes Plásticas).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CIMINO, L. F. . Implantação de Rádio Virtual da UNESP/Bauru. 2004.

CIMINO, L. F. . Linguagem e Valor Estético no Design Contemporâneo. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CIMINO, L. F. . Relatório Final PIC/UNIFEV. 2016. (Relatório de pesquisa).

CIMINO, L. F. . Relatório Final de Pòs-Doutorado. 2014. (Relatório de pesquisa).

CIMINO, L. F ; CIMINO, L. F. . O ensino e as novas tecnologias da linguagem. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video aula).

CIMINO, L. F. ; POIANI, Giselda . Revista Mosaico: periodico multidisciplinar de pesquisa. 2011. (Editoração/Periódico).

CIMINO, L. F. ; FERREIRA, G. ; STIPP, Silvia Cuenca . Revista Mákina: um meio para a circularidade do pensamento comunicativo. 2011. (Editoração/Periódico).

CIMINO, L. F. ; POIANI, Giselda ; STIPP, Silvia Cuenca . Projeto Pedagógico do curso de Comunicação Social da UNIFEV. 2011. (Projeto Pedagógico).

MUNEIRO, L ; R, D ; CIMINO, L. F. . Leitura de imagens. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CIMINO, L. F. ; FERREIRA, G. ; STIPP, Silvia Cuenca . Revista de Responsabilidade Social da Unifev. 2010. (Editoração/Periódico).

CIMINO, L. F. . Comunicação Biosmidiática: novas propostas epistemologicas para o campo da comunicação contemporânea. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CIMINO, L. F. . Memorial de Exame de Qualificação de Tese de Doutorado. 2009. (Relatório de pesquisa).

CIMINO, L. F. . Um diagrama conceitual das mediações comunicativas. 2009. (Memorial para Exame de Qualificação de Tese de Doutorado).

CIMINO, L. F. . História das Teorias da Comunicação: pressupostos teóricos e metodológicos dos estudos da comunicação. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

CIMINO, L. F. . A Construção do Olhar Midiático: conceitos e práticas nos processos comunicativos contemporâneos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CIMINO, L. F. . Epistemologia da Comunicação e Meios Digitais. 2007. (Relatório de pesquisa).

CIMINO, L. F. . A construção do olhar midiático: conceitos e práticas comunicativas na contemporaneidade. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CIMINO, L. F. ; L, R. . A Arte de Olhar e o Olhar sobre a Arte: atividade artística e pensamento estético. 2006. (Palestra).

CIMINO, L. F. ; CIMINO, L. F. ; CIMINO, R. . Poéticas da Superfície. 2015 (Catalogo de Artes Plasticas).

CIMINO, L. F. . Arqueologia de Formas: Julio Villani. 1997 (Produção video docmentário).

CIMINO, L. F. . Cinco Traços. 1996 (Catálogos de Mostra de Artes Plásticas).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Cartografias do Processo Ensino-Aprendizagem: as metodologias ativas no contexto das tecnologias da comunicação e informação (TICs), Descrição: O objetivo da pesquisa é proporcionar uma reflexão crítica do papel das mídias digitais como dispositivos de agenciamentos de novas práticas educacionais, e, consequentemente, de metodologias inovadoras. Parte-se da hipótese de que os meios digitais não podem ser compreendidos como suportes ou meros instrumentos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem, mas, ao contrário, apresentam-se como dispositivos (Agamben, 2009; Deleuze, 1992) capazes de modelar novas condutas pedagógicas. Para isso, faz-se necessário ultrapassar a lógica instrumental e tecnicista que parece ter orientado as primeiras mudanças na prática didatico-pedagógica no final dos anos de 1990, principalmente aquelas relacionadas ao EaD. Tais práticas parecem acreditar que a mera transposição de novos equipamentos é suficiente para impulsionar uma ruptura epistemológica no campo da educação contemporânea. Ao contrário disso, inferimos que o conceito de mídias digitais deve ser desnaturalizado enquanto aparato técnico para alçar o estatuto de dispositivo cognitivo capaz de agenciar novos ambientes pedagógicos em que a aprendizagem se dá de modo critico, criativo e colaborativo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Laura Fernanda Cimino - Coordenador / LAIZA NASCIMENTO - Integrante / GIOVANA SILVEIRA - Integrante.

  • 2015 - 2016

    O espaço como matriz epistemológica da comunicação, Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo estudar as diferentes manifestações do espaço, ou seja, suas espacialidades construídas pelos meios e pelas tecnologias da linguagem. Infere-se que o espaço deve ser compreendido como matriz cognitiva que identifica e marca as diferenças entre as culturas. Espaço, comunicação e cultura são elementos transitivos que representam o espaço social e suas respectivas dinâmicas. Problematizar as questões do espaço supõe pensa-lo enquanto signo que comunica determinado valor social. Portanto, a questão que move a pesquisa é a de entender em, que medida o espaço pode ser compreendido como meio comunicativo que se organiza por meio de distintas espacialidades. Parte-se da hipótese de que o espaço é categoria de pensamento e ao mesmo tempo, meio de valores e crenças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Laura Fernanda Cimino - Coordenador / Lucas Bandos Lourenço - Integrante / Isabella Valino Teixeira de Bessa - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Os Regimes de Visualidade da Imagem-Midiática, Descrição: O objetivo da pesquisa é o de analisar os regimes de visualidade implicados nas imagens técnicas fruto da expansão das imagens eletrônicas aos meios digitais que, potencialmente, são capazes de produzir vínculos interativos e dialógicos no âmbito da cultura contemporânea. Tais deslocamentos conceituais representam uma evolução dos processos de codificação da imagem apoiada na semiose comunicativa promovida pelos aparelhos ou dispositivos técnicos. As imagens técnicas (Flusser, 2002) aparecem como potencialidades capazes de agenciar um outro regime de visualidade que marca uma antropologia pós-histórica no contemporâneo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Laura Fernanda Cimino - Integrante / MICHAEL HANKE - Coordenador.

  • 2011 - 2014

    Mediaçao e Interaçao: por uma arqueologia dos processos comunicativos, Descrição: Situando-se no dominio dos estudo que desenvolvem, direta ou indiretamente, uma epistemologia da comunicaçao esta pesquisa analisara as caracteristicas da interaçao que se confronta com a mediaçao mas que dela distingue-se ao estabelecer um processo cognitivo que se manifesta em diferentes movimentos mas essenciais a esse estudo e a Epistemologia da Comunicacao.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Laura Fernanda Cimino - Integrante / Profa Dra. Lucrécia D'Aléssio Ferrara (responsável) - Coordenador.

  • 2006 - Atual

    A Natureza da Comunicação Biosmidiática, Descrição: Pesquisa tem por objetivo compreender como se estruturam os atuais vínculos sociais mediatizados pela crescente virtualização da experiência cotidiana na contemporaneidade. Justifica-se também pela necessidade de uma revisão epistemológica do campo comunicacional, já que, as Teorias da Comunicação já não dão conta da nova realidade comunicacional impulsionada pelas novas tecnologias digitais que vão implicar novas categorias da espaço e de tempo na estruturação de novas dinâmicas culturais e sociais próprias dos ambientes interativos que faz do ciberespaço uma espécie de constructo mental que condiciona a nossa relação com o mundo e com o Outro, na contemporaneidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Laura Fernanda Cimino - Coordenador.

  • 2004 - Atual

    A Arte de Nomear: uma análise das possibilidades e limites de uma epistemologia da comunicação, Descrição: Situando-se no domínio de estudos que desenvolve, direta ou indiretamente, uma epistemologia da comunicação, esta pesquisa desenvolverá a análise: 1) dos fundamentos da comunicação entendidos como teorias e conceitos que, próprios da área ou importados de outros domínios científicos, constituem a representação epistemológica que a área tem feito de si mesma; 2) atentar para as características do objeto científico que, dinamizando-se entre relações e vínculos comunicativos, sofre o impacto de mutáveis realidades sociais, tecnológicas e culturais e se apresenta em constante indeterminação exigindo uma "vigilância epistemológica" que coloca em questão e dúvida as representações que a área faz de si mesma. A discriminação, análise e interpretação das características epistemológicas desses dois momentos centralizarão a pesquisa que confrontará, nos dois momentos, as dimensões teóricas e conceituais registradas históricamente e as estratégias metodológicas sugeridas pela indeterminação do objeto científico da comunicação.. Projeto de Pesquisa Coordenado pela Professora Lucrécia D'Aléssio Ferrara Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 3) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 13) . Integrantes: Lucrecia D'Alessio Ferrara - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 7.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (11) . , Integrantes: Laura Fernanda Cimino - Integrante / Profa Dra. Lucrécia D'Aléssio Ferrara (responsável) - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Aprovada em Concurso Publico de Provas e Titulos do Curso de Comunicacao Social da Univerdidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na disciplina de Teoria da Comunicacao, UFJF.

2011

Aprovada em Concurso Publico de Provas e Títulos da Universidade Estadual de Londrina no departamento de Comunicacao Social na disciplina de Teoria da Comunicacao, UEL.

2008

Concurso Público Professor Substituto na Universidade Estadual Paulista - Aprovada em 1o lugar para provimento do cargo de professor substituto na disciplina de Teoria da Comunicação, UNESP (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação).

2006

Professora Homenageada pela IV Turma de Publicidade e Propaganda da UNIFEV, Centro Universitário de Votuporanga.

2004

11 Expocom - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, INTERCOM.

2003

Aprovada em Comcurso Público de Professor Substituto em Jornalismo Radiofônico da UNESP, Universidade Estadual Paulista (FAAC-Bauru).

2002

Aprovada em Concurso Publico para professor titular em Teorias da Comunicação e Estética e Cultura das Mídias, Centro Universitário de Votuporanga.

2001

Aprovada em Concurso Público de Docente na disciplina "Introdução ao Jornalismo", conforme portaria numero 65/01, de 05/12/2001, Faculdade Municipal de Ciências e Letras de Assis.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2016

    Centro Universitário de Votuporanga

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2006 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Pesquisadora do Grupo ESPACC, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

    Outras informações:
    Projeto de Pesquisa: Epistemologia da Comunicação e Meios Digitais Linha de Pesquisa: Cultura e Ambientes Midiáticos Área de Concentração: Signo e Significação nas Mídias Orientador: Profa. Lucrécia D'Aléssio Ferrara Título:A natureza da Comunicação Biosmidiática: os desafios do tempo real e do espaço contínuo nos meios digitais.

  • 2008 - 2009

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta (Concurso Público), Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professora responsável pela disciplina de Teorias da Comunicação I e II nos cursos de Jornalismo e de RTV

  • 2003 - 2005

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta (Concurso Público), Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professora Assistente lotada no Departamento de Comunicação Social da FAAC/Bauru responsável pela disciplina de Jornalismo Radiofônico.

    Atividades

    • 10/2003

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da Comunicação I e II, Jornalismo Radiofônico

    • 09/2003

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jornalismo Radiofônico I e II, Tecnica de Reportagem, Entrevista e Pesquisa em Jornalismo, Teorias da Comunicação I e II

  • 2002 - Atual

    Fundação Educacional de Votuporanga

    Vínculo: Civil servant, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora Titular responsável pelas disciplinas de Teorias da Comunicacao I e II, Estética e Cultura das Midias, Metodologia de Pesquisa em Comunicacao e Jornalismo Cultural.

  • 2002 - 2019

    Fundação Educacional de Votuporanga

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora Titular responsável pelas disciplinas de Teorias da Comunicação I e II, Estética e Cultura de Massa, Radiojornalismo, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação, Produção de Roteiros Audiovisuais. Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo lecionando as disciplinas Imagem e Paisagem Urbana; Linguagem e Valor Estético.

    Atividades

    • 02/2002 - 02/2007

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiótica, Estética e Cultura de Massa, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Produção de Roteiros para Radio e Televisão, Projetos Experimentais, Radiojornalismo, Teorias da Comunicação I e II

    • 01/2002 - 06/2002

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estetica e Cultura de Massa, Teorias da Comunicação I

    • 08/2001 - 12/2001

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da comunicação II

    • 01/2001 - 06/2001

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da Comunicação I

  • 2005 - 2005

    Fundação Educacional de Marília

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estética e Arte História da Arte Semiotica Visual

  • 1999 - 2003

    Folha de S. Paulo

    Vínculo: Representante regional, Enquadramento Funcional: proprietária da franquia Folha de S. Paulo

  • 1993 - 1993

    Jornal Diário de Marília

    Vínculo: Repórter/supervisão de estágio, Enquadramento Funcional: repórter

    Outras informações:
    NO ano de 1995 fui colaboradora do mesmo jornal, onde publicava semanalmente coluna sobre cultura, literatura, cinema, televisão e outras mídia. Também fui responsável pela supervisão de estagiários do curso de jornalismo da Unimar

    Atividades

    • 03/1998 - 02/1999

      Extensão universitária , Conselho Municipal de Cultura de Marília, .,Atividade de extensão realizada, Produção de Videos documentários e artístico-culturais.

    • 07/1992 - 09/1993

      Treinamentos ministrados , CMN, .,Treinamentos ministrados, Supervisão de estagiários dos cursos de Jornalismo

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pós-Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Lecionou no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia a disciplina de Metodologia de Pesquisa em Comunicação

  • 1993 - 1995

    Prefeitura Municipal de Marília

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadoria de Comunicação, Regime: Dedicação exclusiva.