João Paulo Assis Gobo

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2010). Mestre em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP) (2013). Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP) (2017). Foi professor convidado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é Professor Adjunto (Nível I) do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma instituição. Participa como pesquisador do grupo de pesquisa em Climatologia do Laboratório de Climatologia e Biogeografia-LCB da Universidade de São Paulo (USP), do grupo de pesquisas do Laboratório de Climatologia Ambiental e Subtropical-LaCAS da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (INCLINE - INterdisciplinary CLimate INvestigation cEnter). Também é pesquisador em nível de Pós-Doutorado do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Climatologia Geográfica atuando principalmente nos seguintes temas: Biometeorologia Humana; Conforto Térmico; Clima Urbano; Clima e Saúde; e Poluição Atmosférica.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia (Geografia Física)

2013 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: Bioclimatologia subtropical e modelização do conforto humano: da escala local à regional
Emerson Galvani. Coorientador: Cássio Arthur Wollmann. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Bioclimatologia; Classificação Climática; Clima; Conforto Térmico.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia.

Mestrado em Geografia (Geografia Física)

2010 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: Regionalização climática do Rio Grande do Sul com base no zoneamento do conforto térmico humano,Ano de Obtenção: 2013
Emerson Galvani.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Conforto Térmico; Regionalização; Zoneamento; Bioclimatologia.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.

Graduação em Geografia Bacharelado

2005 - 2009

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Estudo climatológico da tempestade ocorrida em Santa Maria-RS no dia 08 de janeiro de 2009.
Orientador: Waterloo Pereira Filho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2019

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Biometeorologia. , Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Cuso de Paleoclimatologia - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências A. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2012 - 2012

Workshop de Geoprocessamento em ArcGIS. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Climatologia Geográfica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Sensoriamento Remoto.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Biometeorologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GOBO, J. P. A. . Mesa Redonda - Climatologia Geográfica: Métodos e Práticas de Campo. 2019. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

A Dengue no Brasil ? Determinantes e Condicionantes Ambientais em face das Mudanças Climáticas Globais. 2019. (Outra).

RODA DE DIÁLOGO: AMÉRICA LATINA E AMAZÔNIA NO SÉCULO XXI. 2019. (Outra).

XIII Encontro Nacional da ANPEGE. 2019. (Encontro).

III Workshop do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física.Modelos empíricos sazonais de conforto térmico para cidades de médio porte em clima subtropical. 2018. (Outra).

XIII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica.INTRODUÇÃO À ÍNDICE PREDITIVO DE CONFORTO TÉRMICO PARA A ZONA CLIMÁTICA SUBTROPICAL BRASILEIRA. 2018. (Simpósio).

I Workshop de Climatologia Geográfica do Estado do Rio de Janeiro: estímulos para uma agenda de pesquisa.FUNDAMENTOS EM BIOCLIMATOLOGIA HUMANA: TEORIA E PRÁTICA. 2017. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Biometeorologia, Ambiência, Comportamento e Bem-Estar Animal. Definition of human thermal comfort ranges for open spaces in Santa Maria, Rio Grande do Sul (RS). 2017. (Congresso).

I Workshop do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física.Avaliação do conforto térmico e da percepção climática de homens e mulheres em Santa Maria-RS. 2016. (Seminário).

XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA.REVISÃO DOS ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DO CONFORTO TÉRMICO HUMANO EM ESPAÇOS ABERTOS: MÉTODOS E TÉCNICAS DE CAMPO. 2016. (Simpósio).

I Fórum de Desempenho das Edificações.Análise da Inércia Térmica e do Conforto Térmico em habitação mista no norte do Estado do Rio Grane do Sul, durante episódio de onda de frio, no outono de 2015. 2015. (Outra).

IV Seminário Nacional de Construções Sustentáveis: eficiência energética do ambiente construído.Análise da Inércia Térmica e do Conforto Térmico em habitação mista no norte do Estado do Rio Grane do Sul, durante episódio de onda de frio, no outono de 2015. 2015. (Seminário).

XI Encontro Nacional da ANPEGE.Proposta de classificação das faixas de conforto térmico humano adaptadas ao clima sub-tropical: estudo de caso em Santa Maria-RS. 2015. (Encontro).

Environnement et geomatique : approches comparees France - Bresil. La relation entre le champ thermique et la géomorphologie dans une commune du planalto meridonal de l?Etat du Rio Grande do Sul - Brésil. 2014. (Congresso).

Reunião Comissão de Climatologia da União Geográfica Internacional. 2014. (Outra).

VI Congreso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales. Zoneamento do Conforto Térmico Humano para o Rio Grande do Sul: uma análise a partir do estudo de anos-padrão. 2014. (Congresso).

V Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos.AVALIAÇÃO DOS PADRÕES DO CONFORTO TÉRMICO HUMANO NO VERÃO DO RIO GRANDE DO SUL. 2014. (Simpósio).

XI Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica.AVALIAÇÃO DOS PADRÕES DO CONFORTO TÉRMICO HUMANO NO VERÃO DO RIO GRANDE DO SUL. 2014. (Simpósio).

Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. 2013. (Simpósio).

I ENCONTRO METEOROLOGIA DOS PAISES DO MERCOSUL E ASSOCIADOS. 2012. (Encontro).

II ENCONTRO DE METEOROLOGIA OPERACIONAL. 2012. (Encontro).

IV ENCONTRO SUL AMERICANO DE APLICAÇÕES DOS SISTEMAS EUMETCast E GEONETCast PARA O MONITORAMENTO METEOROLÓGICO E AMBIENTAL. 2012. (Encontro).

V Seminário de Pesquisa em Geografia Física.Conforto térmico e proposta de regionalização climática no Rio Grande do Sul. 2012. (Seminário).

X Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica.Aplicação do índice de temperatura efetiva com vento (TEv) nos estudos de conforto térmico para o estado do Rio Grande do Sul. 2012. (Simpósio).

X Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica.Índice de temperatura resultante (tr) no zoneamento do conforto térmico do Rio Grande do Sul. 2012. (Simpósio).

XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA. O CONFORTO TÉRMICO NO RIO GRANDE DO SUL: ESTUDO DE CASO A PARTIR DE DADOS DAS NORMAIS CLIMATOLÓGICAS. 2012. (Congresso).

III Simpósio sobre mudanças climáticas e desertificação: ?Experiências para Mitigação e Adaptação?. 2011. (Simpósio).

IV Simpósio Internacional de Climatologia.AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PERCEPÇÃO HUMANA.. 2011. (Simpósio).

IV Simpósio Internacional de Climatologia.VARIABILIDADE CLIMÁTICA E EVENTOS EXTREMOS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE. 2011. (Simpósio).

VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.CONFORTO TÉRMICO E PROPOSTA DE REGIONALIZAÇÃO CLIMÁTICA NO RIO GRANDE DO SUL. 2011. (Encontro).

XI Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído e VII Bienal José Miguel Aroztegui. 2011. (Encontro).

XIV ? SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA.Regionalização climática do Rio Grande do Sul com base no zoneamento do conforto térmico: uma proposta metodológica.. 2011. (Simpósio).

2º Cartogeo.MAPEAMENTO HIDROGEOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE SANTANA DE LIVRAMENTO-RS USANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS. 2010. (Simpósio).

2º Cartogeo.ESTUDO SÓCIO-AMBIENTAL DE UMA TEMPESTADE OCORRIDA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA-RS: A UTILIZAÇÃO DO SIG NO SUPORTE AOS ESTUDOS CLIMATOLÓGICOS. 2010. (Simpósio).

Ambientalexpo - 2ª Feira Internacional de Equipamentos e Soluções para o Meio Ambiente.. 2010. (Outra).

CEOS WGEdu Workshop "Geotechnologies for Natural Sisaster Monitoring in Latin America".TRMM Precipitation data integration with EVI/MODIS for Drought monitoring in the Brazilian Southern region. 2010. (Oficina).

CONHECER PARA SUSTENTAR: uma reflexão sobre os eventos extremos. 2010. (Seminário).

Seminário ProExt Cultura SP: Políticas Públicas de Cultura e Extensão Universitária. 2010. (Seminário).

VI Seminário Latino Americano e II Seminário Ibero Americano de Geografia Física.Estudo climatológico da tempestade ocorrida em Santa Maria - RS no dia 08 de Janeiro de 2009. 2010. (Seminário).

24ª Jornada Acadêmica Integrada.O RITMO CLIMÁTICO E A SUCESSÃO DOS TIPOS DE TEMPO E O TRATAMENTO DA ÁGUA EM SANTA MARIA-RS. 2009. (Seminário).

3° Simpósio Internacional de Climatologia. 2009. (Simpósio).

III Encontro Sul Brasileiro de Meteorologia. 2009. (Encontro).

23ª Jornada Acadêmica Integrada. O ESTUDO DO CLIMA NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE OBJETO DE APRENDIZAGEM SOBRE FENÔMENOS CLIMÁTICOS. 2008. (Congresso).

8º Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica.O Vento Norte e os Índices de Violência Doméstica em Santa Maria-RS. 2008. (Simpósio).

VII Semana Acadêmica da Geografia.METODOLOGIA DE COLETA E APLICABILIDADE DAS IMAGENS DE SATÉLITES METEROLÓGICOS GOES E CARTAS SINÓTICAS NOS ESTUDOS DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA. 2008. (Encontro).

V Seminário Latino-americano I Seminário Ibero-americano de Geografia Física.As Condições Termo-Higrométricas e o Desconforto Ambiental em Casas Noturnas de Santa Maria-RS. 2008. (Seminário).

V Seminário Latino-americano I Seminário Ibero-americano de Geografia Física.AS CONDIÇÕES TERMO-HIGROMÉTRICAS E O DESCONFORTO AMBIENTAL EM CASAS NOTURNAS DE SANTA MARIA-RS. 2008. (Seminário).

22º Jornada Acadêmica Integrada. 2007. (Congresso).

XII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. 2007. (Simpósio).

6º Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciencias Naturais e Exatas. 2006. (Oficina).

7º Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica. 2006. (Simpósio).

IV Seminário Latino-americano de Geografia Física.As Transformações Climáticas e a Percepção do Homem Moderno. 2006. (Seminário).

Semana Comemorativa dos 35 Anos do Centro de Ciências Naturais e Exatas. 2005. (Oficina).

XXV Encontro Estadual de Geografia. 2005. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ismael Luiz Hoppe

WOLLMANN, C. A.GOBO, J. P. A.; ROVANI, F. F. M.. O campo térmo-higrométrico e a qualidade ambiental urbana em Salto do Jacuí/RS. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Amanda Comassetto Iensse

WOLLMANN, C. A.GOBO, J. P. A.; ROVANI, F. F. M.. A gênese dos eventos tornádicos no corredor sul-americano. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Graziela Tosini Tejas

GOBO, J. P. A.; NUNES, D. D.; WATANABE, M.; QUERINO, C. A. S.; QUERINO, J. K. A. S.; BARBOSA, X. C.. Sazonalidade do Campo Térmico da cidade de Porto Velho/RO. 2019. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Alcionir Pazatto Almeida

WOLLMANN, C. A.GOBO, J. P. A.; WERLANG, M. K.; ROVANI, F. F. M.; SILVEIRA, R. D.. Variabilidade termo-higrométrica no Parque Estadual de Itapuã/RS: um estudo em escala local, topo e microclimática. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Vagner Apollo Duarte

WOLLMANN, C. A.; ROVANI, F. F. M.;GOBO, J. P. A.. Calendário agrícola da fumicultura na Bacia Hidrográfica do rio Jacuizinho, RS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marcelo Scarpin

GOBO, J. P. A.; CONTI, J. B.;GALVANI, E.. Caracterização topoclimática do perfil de Torres à Vacaria (RS) referente ao ano de 2017. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eulalya Aparecida Moreira Ribeiro

GALVANI, E.GOBO, J. P. A.; ALVES, E. D. L.. Influência microclimática do Parque Ecológico do Guarapiranga (SP) na área urbana de seu entorno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rafael Augusto Ricco

GALVANI, E.GOBO, J. P. A.; CABRAL, E.. Clima e navegação aérea: a influência dos nevoeiros no funcionamento do Aeroporto de Congonhas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Erica Souza Melo

GALVANI, E.GOBO, J. P. A.; CONTI, J. B.. Conforto térmico e higrométrico em trens urbanos, estudo de caso da linha esmeralda da CPTM na cidade de São Paulo, SP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

GALVANI, E.GOBO, J. P. A.; ROSS, J. L. S.. ANÁLISE BIVARIADA DOS MOVIMENTOS DE MASSA E TOTAIS PLUVIOMÉTRICOS ACUMULADOS NO MUNICÍPIO DE GUARUJÁ-SP ENTRE OS ANOS DE 2005-2009. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Cecilia Manoel

GOBO, J. P. A.GALVANI, E.; BOMBARDI, Larissa Mies. Condicionantes climáticos e suas influências na produtividade do café (Coffea Arábica) no município de Espirito Santo do Pinhal, SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Yara Del Rosaria Gonçalves Gomes

GOBO, J. P. A.GALVANI, E.; LUCHIARI, A.. Revisão Bibliográfica a Cerca dos Índices de Conforto Térmico Humano e Algumas Aplicações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leonardo Marques Monteiro

GALVANI, E.; AZEVEDO, T. R.; GONCALVES, F.; AMORIM, M. T.;MONTEIRO, L. M.. Bioclimatologia subtropical e modelização do conforto humano: da escala local à regional. 2017. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

Leonardo Marques Monteiro

GALVANI, E.; AZEVEDO, T. R.;MONTEIRO, L. M.. Classificação das faixas de conforto térmico humano para o Brasil subtropical: estudo de caso em Santa Maria-RS. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

Emerson Galvani

GALVANI, E.; GONÇALVES, Fábio Luiz Teixeira; BARROZO, Ligia Vizeu. Regionalização climática do Rio Grande do Sul com base no zoneamento do conforto térmico humano.. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

Emerson Galvani

GALVANI, E.; GONÇALVES, Fábio Luiz Teixeira; BARROZO, Ligia Vizeu. Regionalização climática do Rio Grande do Sul com base no zoneamento do conforto térmico: uma proposta metológica. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

Emerson Galvani

GALVANI, E.; AMORIM, Margarete Cristiane de Costa Trindade; GONÇALVES, Fábio Luiz Teixeira; MONTEIRO, L. M.;AZEVEDO, Tarik Rezende de. Bioclimatotologia Subtropical e modelização do conforto humano: da escala local à regional. 2017. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

Emerson Galvani

GALVANI, E.AZEVEDO, Tarik Rezende de; Monteiro, L.M.. Classificação das faixas de conforto térmico humano para o Brasil Subtropical: estudo de caso de Santa Maria-RS. 2015.

Ligia Vizeu Barrozo

GALVANI, E.;BARROZO, Ligia Vizeu; GONCALVES, F. L. T.. Regionalização climática do Rio Grande do Sul com base no zoneamento do conforto térmico: uma proposta metodológica. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

Waterloo Pereira Filho

PEREIRA FILHO, W.; WERLANG, Mauro; La Cruz, S. P.. Análise e processamento de dados de acumulado de precipitação pluviométrica do satélite TBMM para a região sul. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim

AMORIM, M. C. C. T.; GALVANI, E.; GONCALVES, F. L. T.; AZEVEDO, T.R.; MONTEIRO, L. M.. Bioclimatologia subtropical e modelização do conforto humano: da escala local à regional. 2017. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Caroline Freire dos Santos

Confronto humano em habitações da comunidade Jardim Colombo - SP; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Daniel Lima de Jesus

O ensino de Geografia nas escolas públicas de Porto Velho por intermédio do uso de recursos didáticos lúdicos e geotecnologias aplicadas na docência e aprendizagem; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);

Léia Alves Pereira

Sazonalidade da concentração do Material Particulado Atmosférico (MP) na área urbana de Porto Velho-RO; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria da Graça Barros Sartori

Estudo correlativo entre o Vento Norte e o índice de violência doméstica em Santa Maria-RS; Início: 2007; Iniciação científica (Graduando em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Maria da Graça Barros Sartori

Monitoria Não-Subsidiada; Início: 2006; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Maria da Graça Barros Sartori

Estudo dp (des)conforto témico em casas noturnas de Santa Maria-RS; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Extensão; Orientador: Maria da Graça Barros Sartori;

Emerson Galvani

Regionalização climática do Rio Grande do Sul com base no zoneamento do conforto térmico humano; 2013; Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Emerson Galvani;

Emerson Galvani

Bioclimatotologia Subtropical e modelização do conforto humano: da escala local à regional; 2017; Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Emerson Galvani;

Cássio Arthur Wollmann

"Bioclimatologia subtropical e modelização do conforto humano: da escala local à regional"; 2017; Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Cássio Arthur Wollmann;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GOBO, J. P. A. ; BIBIANO, B. H. ; GALVANI, E. . Zonas Climáticas Urbanas em Cidade de Pequeno Porte. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 12, p. 01-20, 2019.

  • CELUPPI, M. C. ; MEIRELLES, C. R. M. ; CYMROT, R. ; BORST, B. ; GOBO, J. P. A. . Preliminary Approach to The Analysis of Climate Perception and Human Thermal Comfort for Riverside Dwellings in The Brazilian Amazon. Journal of Building Engineering , v. 14, p. 1-24, 2019.

  • GOBO, J. P. A. ; FARIA, M. R. ; GALVANI, E. ; AMORIM, M. C. C. T. ; CELUPPI, M. C. ; WOLLMANN, C. A. . Empirical Model of Thermal Comfort for Medium-Sized Cities in Subtropical Climate. Atmosphere , v. 10, p. 1-18, 2019.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. ; WOLLMANN, C. A. . INFLUÊNCIA DO CLIMA REGIONAL SOBRE O CLIMA LOCAL A PARTIR DO DIAGNÓSTICO DE ABRANGÊNCIA ESPACIAL E EXTRAPOLAÇÃO ESCALAR. Revista Brasileira de Climatologia , v. 22, p. 210-228, 2018.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, EMERSON ; WOLLMANN, C. A. . Subjective human perception of open urban spaces in the Brazilian subtropical climate. Climate , v. 6, p. 1-12, 2018.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, EMERSON ; WOLLMANN, C. A. ; GONCALVES, F. L. T. . Calibração das Faixas de Conforto Térmico Humano para Espaços Abertos em Clima Subtropical. REVISTA DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA , p. 129-139, 2018.

  • GOBO, J. P. A. ; DOMINGUES, I. A. S. ; GALVANI, E. ; WOLLMANN, C. A. . VARIABILIDADE CLIMÁTICA EM EPISÓDIOS ENOS NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum spp.) NOS MUNICÍPIOS DE CAMBÉ E MIRADOR - PR. Revista Brasileira de Climatologia , v. 23, p. 72-87, 2018.

  • GOBO, J. P. A. ; FARIA, M. R. ; GALVANI, E. ; GONCALVES, F. L. T. ; MONTEIRO, L. M. . Empirical model of human thermal comfort in subtropical climates: a first approach to the Brazilian Subtropical Index (BSI). Atmosphere , v. 9, p. 1-16, 2018.

  • GOBO, J. P. A. ; BORGES, D. C. ; BARATTO, J. ; SILVEIRA, T. S. ; ONCA, D. S. ; FARIA, M. R. ; GALVANI, E. . Avaliação da percepção climática de homens e mulheres e do conforto térmico em Santa Maria ? RS. Boletim Paulista de Geografia , v. 96, p. 31-50, 2017.

  • GOBO, JOÃO PAULO ASSIS ; ALVES, ROGÉRIO ROZOLEN ; SILVEIRA, THIAGO SOUZA ; ONÇA, DANIELA DE SOUZA ; MONTEIRO, LEONARDO MARQUES ; WOLLMANN, CÁSSIO ARTHUR ; GALVANI, EMERSON . A INFLUÊNCIA DO VENTO REGIONAL NA SENSAÇÃO TÉRMICA DE PEDESTRES EM ESPAÇOS URBANOS ABERTOS: ESTUDO DE CASO DO VENTO NORTE EM SANTA MARIA-RS. Revista Ra'e Ga Espaço Geográfico em Análise , v. 40, p. 110-129, 2017.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Análise do conforto térmico humano no outono-inverno em Santa Maria-RS: uma abordagem em escala local e regional / Analysis of human thermal comfort in the fall-winter in Santa Maria - RS: local to regional level approach. Caderno de Geografia , v. 26, p. 447, 2016.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Referencial técnico e teórico-metodológico aplicado a estudos de conforto humano em ambientes externos. Revista de Geografia , v. 33, p. 1-30, 2016.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. ; WOLLMANN, C. A. ; CELUPPI, M. C. . ESTUDO DE ZONEAMENTO DO CONFORTO TÉRMICO HUMANO PARA O RIO GRANDE DO SUL: A INSERÇÃO DE ANOS-PADRÃO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA. CIÊNCIA E NATURA , v. 37, p. 451-470, 2015.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. ; WOLLMANN, C. A. . REGIONALIZAÇÃO BIOCLIMÁTICA DO RIO GRANDE DO SUL: UM ESTUDO DO CONFORTO TÉRMICO HUMANO EM ESCALA CLIMÁTICA REGIONAL E SUB-REGIONAL. CIÊNCIA E NATURA , v. 37, p. 471-489, 2015.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . O conforto térmico humano na primavera-verão em Santa Maria - RS / The human thermal comfort in the spring-summer in Santa Maria - RS. Caderno de Geografia , v. 26, p. 268, 2015.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Inserção do estudo da dinâmica atmosférica regional na análise dos padrões de conforto térmico humano no Rio Grande do Sul: estudo de caso em Santa Maria-RS. GEOUSP: espaço e tempo , v. 19, p. 564-584, 2015.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . ÍNDICE DE TEMPERATURA RESULTANTE (TR) NO ZONEAMENTO DO CONFORTO TÉRMICO DO RIO GRANDE DO SUL. Revista GeoNorte , v. 1, p. 598-605, 2012.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE TEMPERATURA EFETIVA COM VENTO (TEv) NOS ESTUDOS DE CONFORTO TÉRMICO PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Revista GeoNorte , v. 1, p. 403-413, 2012.

  • GALVANI, E. (Org.) ; GOBO, J. P. A. (Org.) ; LIMA, N. G. B. (Org.) . Climatologia Aplicada II. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 1. 240p .

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . ZONEAMENTO DO CONFORTO TÉRMICO HUMANO PARA O RIO GRANDE DO SUL: uma análise a partir do estudo de anos-padrão. In: Emerson Galvani; João Paulo Assis Gobo; Nadia Gilma Beserra de Lima. (Org.). Climatologia Aplicada II. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 119-134.

  • GOBO, J. P. A. . ÍNDICES ANALÍTICOS E EMPÍRICOS DE CONFORTO TÉRMICO HUMANO PARA AMBIENTES EXTERNOS. In: Antonio Carlos Oscar Júnior; Núbia Beray Armond. (Org.). A climatologia geográfica no Rio de Janeiro: reflexões, metodologias e técnicas para uma agenda de pesquisa. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 1-20.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. ; WOLLMANN, C. A. . INFLUÊNCIA DA FAIXA ETÁRIA E DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL NA SENSAÇÃO TÉRMICA E NO CONFORTO TÉRMICO DA POPULAÇÃO EM SANTA MARIA-RS, BRASIL. In: Emerson Galvani; João Paulo Assis Gobo; Nadia Gilma Beserra de Lima. (Org.). Climatologia Aplicada II. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 135-142.

  • GOBO, J. P. A. ; SARTORI, M. G. B. ; PORTES, G. S. ; MONTEBLANCO, F. L. . O VENTO NORTE E OS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM SANTA MARIA-RS. In: Maria da Graça Barros Sartori. (Org.). O Vento Norte. 1ed.Santa Maria: DR PUBLICIDADE, 2016, v. 1, p. 197-208.

  • GOBO, J. P. A. ; PORTES, G. S. ; MONTEBLANCO, F. L. ; SARTORI, M. G. B. . VENTO NORTE: A FÚRIA DE BÓREAS. Info Campus, Santa Maria, 05 jul. 2010.

  • GOBO, J. P. A. ; PORTES, G. S. ; MONTEBLANCO, F. L. ; SARTORI, M. G. B. . Vento Norte & Violência Doméstica. Noticiência, 14 out. 2008.

  • GOBO, J. P. A. . Pesquisa quer descobrir a preferência da população quanto ao clima. Portal de Notícias G1, Santa Maria.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, EMERSON ; WOLLMANN, CÁSSIO ARTHUR . Influência da faixa etária e do índice de massa corporal na sensação térmica e no conforto térmico da população em Santa Maria-RS, Brasil. In: II Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente, 2018, Guimarães. Desafios para afirmar a Lusofonia na Geografia Física e Ambiente, 2018.

  • GOBO, J. P. A. ; FARIA, M. R. ; GALVANI, E. . INTRODUÇÃO À ÍNDICE PREDITIVO DE CONFORTO TÉRMICO PARA A ZONA CLIMÁTICA SUBTROPICAL BRASILEIRA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA, 2018, Juiz de Fora. A Climatologia Geográfica Brasileira: o ensino, os métodos, as técnicas e os desafios para o século XXI, 2018.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. ; GONCALVES, F. L. T. . Definition of human thermal comfort ranges for open spaces in Santa Maria, Rio Grande do Sul (RS). In: VII - Congresso Brasileiro de Biometeorologia, Ambiência, Comportamento e Bem-estar Animal, 2017, Jaboticabal. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E INOVAÇÃO, 2017.

  • GOBO, J. P. A. ; CELUPPI, M. C. . ESTUDO DO ATRASO E AMORTECIMENTO TÉRMICO EM HABITAÇÃO MISTA NO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANE DO SUL DURANTE EPISÓDIO DE ONDA DE FRIO. In: XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA, 2016, Goiânia. VARIABILIDADE E SUSCETIBILIDADE CLIMÁTICA: IMPLICAÇÕES ECOSSISTÊMICAS E SOCIAIS, 2016.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . REVISÃO DOS ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DO CONFORTO TÉRMICO HUMANO EM ESPAÇOS ABERTOS: MÉTODOS E TÉCNICAS DE CAMPO. In: XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA, 2016, Goiânia. VARIABILIDADE E SUSCETIBILIDADE CLIMÁTICA: IMPLICAÇÕES ECOSSISTÊMICAS E SOCIAIS, 2016.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Proposta de classificação das faixas de conforto térmico humano adaptadas ao clima sub-tropical: estudo de caso em Santa Maria-RS. In: XI Encontro Nacional da ANPEGE, 2015, Presidente Prudente. A diversidade da geografia brasileira: escalas e dimensões da análise e da ação, 2015.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Zoneamento do Conforto Térmico Humano para o Rio Grande do Sul: uma análise a partir do estudo de anos-padrão. In: VI Congreso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales, 2014, São Paulo. Estudios Territoriales, 2014.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . AVALIAÇÃO DOS PADRÕES DO CONFORTO TÉRMICO HUMANO NO VERÃO DO RIO GRANDE DO SUL. In: XI Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2014, Curitiba. VARIABILIDADE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: ESTADO DA ARTE E PERSPECTIVAS DA INTERAÇÃO SOCIEDADE?NATUREZA, 2014.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Conforto térmico e proposta de regionalização climática no Rio Grande do Sul. In: V Seminário de Pesquisa em Geografia Física, 2012, São Paulo. V Seminário de Pesquisa em Geografia Física, 2012.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . O CONFORTO TÉRMICO NO RIO GRANDE DO SUL: ESTUDO DE CASO A PARTIR DE DADOS DAS NORMAIS CLIMATOLÓGICAS. In: XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012, Gramado. Incertezas e Desafios para a Sustentabilidade Planetária: o papel da ciência meteorológica, 2012.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . APLICAÇÃO DE ÍNDICE DE CONFORTO TÉRMICO NO RIO GRANDE DO SUL. In: XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012, Gramado. Incertezas e Desafios para a Sustentabilidade Planetária: o papel da ciência meteorológica, 2012.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Índice de temperatura resultante (tr) no zoneamento do conforto térmico do Rio Grande do Sul. In: X Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2012, Manaus. A Amazônia no Cenário Global do Clima, 2012.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Aplicação do índice de temperatura efetiva com vento (TEv) nos estudos de conforto térmico para o estado do Rio Grande do Sul. In: X Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2012, Manaus. A Amazônia no Cenário Global do Clima, 2012.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Regionalização climática do Rio Grande do Sul com base no zoneamento do conforto térmico: uma proposta metodológica.. In: XIV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2011, Dourados. Dinâmicas socioambientais, das Inter-relações às interdependências, 2011.

  • GOBO, J. P. A. ; RIFFEL, E. S. . AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PERCEPÇÃO HUMANA.. In: IV Simpósio Internacional de Climatologia, 2011, João Pessoa. Mudanças Climáticas e seus impactos em áreas urbanas, 2011.

  • GOBO, J. P. A. ; RIFFEL, E. S. . VARIABILIDADE CLIMÁTICA E EVENTOS EXTREMOS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE. In: IV Simpósio Internacional de Climatologia, 2011, João Pessoa. Mudanças Climáticas e seus impactos em áreas urbanas, 2011.

  • GOBO, J. P. A. ; PEREIRA Filho, W. ; SARTORI, M. G. B. . Estudo climatológico da tempestade ocorrida em Santa Maria - RS no dia 08 de Janeiro de 2009. In: VI Seminário Latino-Americano de Geografia Física - II Seminário Ibero-Americano de Geografia Física, 2010, Coimbra. SUSTENTABILIDADE DA "GAIA": AMBIENTE, ORDENAMENTO E DESENVOLVIMENTO, 2010.

  • MONTEBLANCO, F. L. ; SARTORI, M. G. B. ; GOBO, J. P. A. ; PORTES, G. S. . O ESTUDO DO CLIMA NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE OBJETO DE APRENDIZAGEM SOBRE O FENÔMENO EL NIÑO/OSCILAÇÃO SUL (ENOS). In: IX Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2010, Fortaleza. Climatologia e Gestão do Território, 2010.

  • GOBO, J. P. A. ; RIFFEL, E. S. ; SILVA, J. L. S. . MAPEAMENTO HIDROGEOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE SANTANA DE LIVRAMENTO-RS USANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS. In: 2º Cartogeo, 2010, São Paulo. II SIMPÓSIO INTERNACIONAL CAMINHOS ATUAIS DA CARTOGRAFIA NA GEOGRAFIA, 2010.

  • GOBO, J. P. A. ; RIFFEL, E. S. ; SARTORI, M. G. B. . ESTUDO SÓCIO-AMBIENTAL DE UMA TEMPESTADE OCORRIDA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA-RS: A UTILIZAÇÃO DO SIG NO SUPORTE AOS ESTUDOS CLIMATOLÓGICOS. In: 2º Cartogeo, 2010, São Paulo. II SIMPÓSIO INTERNACIONAL CAMINHOS ATUAIS DA CARTOGRAFIA NA GEOGRAFIA, 2010.

  • GOBO, J. P. A. ; MONTEBLANCO, F. L. ; PORTES, G. S. ; SARTORI, M. G. B. . O Vento Norte e os Índices de Violência Doméstica em Santa Maria-RS. In: 8º Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2008, Alto Caparaó. Evolução Tecnológica e Climatologia, 2008. v. 3/4.

  • GOBO, J. P. A. ; MONTEBLANCO, F. L. ; SARTORI, M. G. B. . As Condições Termo-Higrométricas e o Desconforto Ambiental em Casas Noturnas de Santa Maria-RS. In: V Seminário Latino-americano I Seminário Ibero-americano de Geografia Física, 2008, Santa Maria. Aproximando experiências para a sustentabilidade de um ambiente globalizado, 2008.

  • RIBEIRO, A. A. ; GOBO, J. P. A. ; SARTORI, M. G. B. . Ritmo das Temperaturas Médias Mensais para os 12 meses do ano na Região de Santa Maria-RS, no periodo de 1969-2005. In: V Seminário LAtino-americano II Seminário Ibero-americano de Geografia Fisica, 2008, Santa Maria. V Seminário LAtino-americano e I Seminário Ibero-americano de Geografia Fisica, 2008.

  • COSTA, E. R. ; GOBO, J. P. A. ; RIBEIRO, A. A. ; SARTORI, M. G. B. . Gênese e Repercussões Socioeconômicas do Episódio de Enchente Ocorrido no Mês de Setembro de 2007 no Estado do Rio Grande do Sul. In: V Seminário Latino-americano I Seminário Ibero-americano de Geografia física, 2008, Santa Maria. Aproximando experiências para a sustentabilidade de um mundo globalizado, 2008.

  • GOBO, J. P. A. ; LUCAS, C. A. L. ; WOLLMANN, C. A. ; RIFFEL, E. S. ; ANTUNES, R. L. S. . As Transformações Climáticas Associadas a Percepção do Homen Moderno. In: IV Seminário Latino-americano de Geografia Física, 2006, Maringá. Geografia Física: novos paradigmas e políticas ambientais, 2006.

  • RIFFEL, E. S. ; GOBO, J. P. A. ; LUCAS, C. A. L. ; ANTUNES, R. L. S. ; BISSO, A. B. A. ; BARBIERI, D. W. . Análise Limnológica da Microbacia Hidrográfica do Córrego da Reitoria. In: IV Seminário Latinoamericano de Geografia Física, 2006, Maringá. IV Seminário Latinoamericano de Geografia Física, 2006.

  • GOBO, J. P. A. ; ANTUNES, R. L. S. ; JESUS, B. ; ANTUNES, A. . La relation entre le champ thermique et la géomorphologie dans une commune du planalto meridonal de l Etat du Rio Grande do Sul - Brésil. In: Envibras, 2014, Rennes. Meio ambiente e Geomática : Abordagens comparadas França-Brasil, 2014.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Modelos empíricos sazonais de conforto térmico para cidades de médio porte em clima subtropical. In: III Workshop do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física, 2018, São Paulo. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Geografia Física: avanços e desafios, 2018.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. ; NERCOLINO, J. L. A. ; ZIANI, P. ; IENSSE, A. C. ; CELUPPI, M. C. . Study of Human Thermal Comfort in Urban Environments: A Case Study in Santa Maria-RS, Brazil. In: 97th AMS Annual Meeting and 13th Symposium of the Urban Environment, 2017, Seattle, WA, EUA. 13th Symposium of the Urban Environment, 2017.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Avaliação do conforto térmico e da percepção climática de homens e mulheres em Santa Maria-RS. In: I Workshop do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física, 2016, São Paulo. I Workshop do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física, 2016.

  • CELUPPI, M. C. ; GOBO, J. P. A. . Análise da Inércia Térmica e do Conforto Térmico em habitação mista no norte do Estado do Rio Grane do Sul, durante episódio de onda de frio, no outono de 2015. In: IV Seminário Nacional de Construções Sustentáveis: eficiência energética do ambiente construído, 2015, Passo Fundo. IV Seminário Nacional de Construções Sustentáveis: eficiência energética do ambiente construído, 2015.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Climatic regionalization of Rio Grande do Sul (Brazil) based on zoning of the human thermal comfort. In: 20TH INTERNATIONAL CONGRESS OF BIOMETEOROLOGY, 2014, Cleveland, Ohio. 20TH INTERNATIONAL CONGRESS OF BIOMETEOROLOGY, 2014.

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . CONFORTO TÉRMICO E PROPOSTA DE REGIONALIZAÇÃO CLIMÁTICA NO RIO GRANDE DO SUL. In: VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2011, São Paulo. VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade, 2011.

  • GOBO, J. P. A. ; FERREIRA, N. J. ; LACRUZ, M. S. P. ; SOUSA JUNIOR, M. A. ; SAUSEN, T.M. . INTEGRAÇÃO DE DADOS DE PRECIPITAÇÃO TRMM COM ÍNDICES DE VEGETAÇÃO DO MODIS PARA O MONITORAMENTO DE ESTIAGEM. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2010, Santa Maria. Jornada Acadêmica Integrada, 2010.

  • GOBO, J. P. A. ; FERREIRA, N. J. ; LACRUZ, M. S. P. ; SOUSA JUNIOR, M. A. ; SAUSEN, T.M. . INTEGRAÇÃO DE DADOS DE PRECIPITAÇÃO TRMM COM ÍNDICES DE VEGETAÇÃO DO MODIS PARA O MONITORAMENTO DE ESTIAGEM NA REGIÃO SUL DO BRASIL. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO INPE, 2010, São José dos Campos. SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO INPE, 2010.

  • PORTES, G. S. ; GOBO, J. P. A. ; WERLANG, M. K. . O RITMO CLIMÁTICO E A SUCESSÃO DOS TIPOS DE TEMPO E O TRATAMENTO DA ÁGUA EM SANTA MARIA-RS. In: 24ª Jornada Acadêmica Integrada, 2009, Santa Maria. SUAS IDÉIAS ABREM CAMINHOS, 2009.

  • MONTEBLANCO, F. L. ; GOBO, J. P. A. ; SARTORI, M. G. B. . O ESTUDO DO CLIMA NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE OBJETO DE APRENDIZAGEM SOBRE FENÔMENOS CLIMÁTICOS. In: 23° Jornada Acadêmica Integrada, 2008, Santa Maria. Resgatando o passado e projetando o futuro, 2008.

  • MONTEBLANCO, F. L. ; GOBO, J. P. A. ; SARTORI, M. G. B. . Estudo do Des(conforto) Térmico em Casas Noturnas de Santa Mria-RS. In: XII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2007, Natal. Natureza, Geotecnologias, Ética e Gestão do Território, 2007.

  • RIFFEL, E. S. ; GOBO, J. P. A. ; LUCAS, C. A. L. ; ANTUNES, R. L. S. ; BISSO, A. B. A. ; BARBIERI, D. W. . Análise Limnológica da Microbacia Hidrográfica do Córrego da Reitoria. In: IV Seminário Latinoamericano de Geografia Física, 2006, Maringá. Geografia Física: novos paradigmas e políticas ambientais, 2006.

  • GOBO, J. P. A. ; LUCAS, C. A. L. ; WOLLMANN, C. A. ; RIFFEL, E. S. ; ANTUNES, R. L. S. . As Transformações Climáticas Associadas a Percepção do Homen Moderno. In: IV Seminário Latino-americano de Geografia Física, 2006, Maringá. Geografia Física: novos paradigmas e políticas ambientais,, 2006.

  • GOBO, J. P. A. . Aspectos Gerais em Biometeorologia/Bioclimatologia humana e suas aplicações em climas subtropicais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOBO, J. P. A. ; FARIA, M. R. ; GALVANI, E. . INTRODUÇÃO À ÍNDICE PREDITIVO DE CONFORTO TÉRMICO PARA A ZONA CLIMÁTICA SUBTROPICAL BRASILEIRA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. ; GONCALVES, F. L. T. . Definition of human thermal comfort ranges for open spaces in Santa Maria, Rio Grande do Sul (RS). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOBO, JOÃO PAULO ASSIS . FUNDAMENTOS EM BIOCLIMATOLOGIA HUMANA: TEORIA E PRÁTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Avaliação do conforto térmico e da percepção climática de homens e mulheres em Santa Maria-RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . REVISÃO DOS ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DO CONFORTO TÉRMICO HUMANO EM ESPAÇOS ABERTOS: MÉTODOS E TÉCNICAS DE CAMPO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Proposta de classificação das faixas de conforto térmico humano adaptadas ao clima sub-tropical: estudo de caso em Santa Maria-RS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Zoneamento do Conforto Térmico Humano para o Rio Grande do Sul: uma análise a partir do estudo de anos-padrão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . AVALIAÇÃO DOS PADRÕES DO CONFORTO TÉRMICO HUMANO NO VERÃO DO RIO GRANDE DO SUL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Conforto térmico e proposta de regionalização climática no Rio Grande do Sul. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . APLICAÇÃO DE ÍNDICE DE CONFORTO TÉRMICO NO RIO GRANDE DO SUL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . O CONFORTO TÉRMICO NO RIO GRANDE DO SUL: ESTUDO DE CASO A PARTIR DE DADOS DAS NORMAIS CLIMATOLÓGICAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOBO, J. P. A. . O Clima e o Homem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Aplicação do índice de temperatura efetiva com vento (TEv) nos estudos de conforto térmico para o estado do Rio Grande do Sul. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Índice de temperatura resultante (tr) no zoneamento do conforto térmico do Rio Grande do Sul. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . Regionalização climática do Rio Grande do Sul com base no zoneamento do conforto térmico: uma proposta metodológica.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOBO, J. P. A. ; RIFFEL, E. S. . VARIABILIDADE CLIMÁTICA E EVENTOS EXTREMOS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOBO, J. P. A. ; GALVANI, E. . CONFORTO TÉRMICO E PROPOSTA DE REGIONALIZAÇÃO CLIMÁTICA NO RIO GRANDE DO SUL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOBO, J. P. A. ; RIFFEL, E. S. . AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PERCEPÇÃO HUMANA.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOBO, J. P. A. ; FERREIRA, N. J. ; SAUSEN, T.M. ; maría silvia pardi lacruz . TRMM Precipitation data integration with EVI/MODIS for drought monitoring in the Brazilian Southern region. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOBO, J. P. A. ; PEREIRA Filho, W. ; SARTORI, M. G. B. . Estudo climatológico da tempestade ocorrida em Santa Maria-RS no dia 08 de janeiro de 2009. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOBO, J. P. A. ; FERREIRA, N. J. ; LACRUZ, M. S. P. ; SOUSA JUNIOR, M. A. ; SAUSEN, T.M. . INTEGRAÇÃO DE DADOS DE PRECIPITAÇÃO TRMM COM ÍNDICES DE VEGETAÇÃO DO MODIS PARA O MONITORAMENTO DE ESTIAGEM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOBO, J. P. A. ; RIFFEL, E. S. ; SILVA, J. L. S. . MAPEAMENTO HIDROGEOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE SANTANA DE LIVRAMENTO-RS USANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOBO, J. P. A. ; RIFFEL, E. S. ; SARTORI, M. G. B. . ESTUDO SÓCIO-AMBIENTAL DE UMA TEMPESTADE OCORRIDA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA-RS: A UTILIZAÇÃO DO SIG NO SUPORTE AOS ESTUDOS CLIMATOLÓGICOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PORTES, G. S. ; GOBO, J. P. A. ; WERLANG, M. K. . O RITMO CLIMÁTICO E A SUCESSÃO DOS TIPOS DE TEMPO E O TRATAMENTO DA ÁGUA EM SANTA MARIA-RS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOBO, J. P. A. ; MONTEBLANCO, F. L. ; SARTORI, M. G. B. . As Condições Tremo-Higrométricas e o Desconforto Ambiental em Casas Noturnas de Santa Maria-RS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOBO, J. P. A. ; MONTEBLANCO, F. L. ; PORTES, G. S. ; SARTORI, M. G. B. . O Vento Norte e os Índices de Violência Doméstica em Santa Maria-RS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOBO, J. P. A. ; SARTORI, M. G. B. ; COSTA, E. R. . METODOLOGIA DE COLETA E APLICABILIDADE DAS IMAGENS DE SATÉLITES METEROLÓGICOS GOES E CARTAS SINÓTICAS NOS ESTUDOS DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MONTEBLANCO, F. L. ; GOBO, J. P. A. ; SARTORI, M. G. B. . O ESTUDO DO CLIMA NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE OBJETO DE APRENDIZAGEM SOBRE FENÔMENOS CLIMÁTICOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEBLANCO, F. L. ; GOBO, J. P. A. ; SARTORI, M. G. B. . O ESTUDO DO CLIMA NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE OBJETO DE APRENDIZAGEM SOBRE FENÔMENOS CLIMÁTICOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOBO, J. P. A. ; LUCAS, C. A. L. ; WOLLMANN, C. A. ; RIFFEL, E. S. ; ANTUNES, R. L. S. . As Transformações Climáticas Associadas a Percepção do Homen Moderno. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GOBO, J. P. A. . Mesa Redonda - Climatologia Geográfica: Métodos e Práticas de Campo. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GALVANI, E. ; GOBO, J. P. A. . Revista do Departamento de Geografia - RDG/USP - Volume 28. 2015. (Editoração/Periódico).

GALVANI, E. ; GOBO, J. P. A. . Revista do Departamento de Geografia - RDG/USP - Volume 27. 2014. (Editoração/Periódico).

GALVANI, E. ; GOBO, J. P. A. . Revista do Departamento de Geografia - RDG/USP - Volume Especial Cartogeo. 2014. (Editoração/Periódico).

GOBO, J. P. A. . A Bioclimatologia e a percepção climática em sala de aula: a prática da climatologia geográfica para professores do ensino médio. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GALVANI, E. ; GOBO, J. P. A. . Revista do Departamento de Geografia - RDG/USP - Volume 25. 2013. (Editoração/Periódico).

GALVANI, E. ; GOBO, J. P. A. . Revista do Departamento de Geografia - RDG/USP - Volume 26. 2013. (Editoração/Periódico).

GOBO, J. P. A. . Bioclimatologia e Indices de Conforto Humano: Teoria e Prática. 2013. (Aula Ministrada na Disciplina de Bioclimatologia).

GALVANI, E. ; GOBO, J. P. A. . Revista do Departamento de Geografia - RDG/USP - Volume 24. 2012. (Editoração/Periódico).

GALVANI, E. ; GOBO, J. P. A. . Revista do Departamento de Geografia - RDG/USP - Volume Especial 30 Anos. 2012. (Editoração/Periódico).

GALVANI, E. ; GOBO, J. P. A. . Revista do Departamento de Geografia - RDG/USP - Volume 23. 2012. (Editoração/Periódico).

GALVANI, E. ; GOBO, J. P. A. . Revista do Departamento de Geografia - RDG/USP - Volume 21. 2011. (Editoração/Periódico).

GALVANI, E. ; GOBO, J. P. A. . Revista do Departamento de Geografia - RDG/USP - Volume 22. 2011. (Editoração/Periódico).

GOBO, J. P. A. . Bioclimatologia Humana e Conforto Térmico. 2011. (Palestra).

GOBO, J. P. A. ; SARTORI, M. G. B. ; COSTA, E. R. . METODOLOGIA DE COLETA E APLICABILIDADE DAS IMAGENS DE SATÉLITES METEROLÓGICOS GOES E CARTAS SINÓTICAS NOS ESTUDOS DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA. 2008. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Truck Driver?s Strike in Brazil and the impact on air quality in primary and secondary pollutants in the state of São Paulo, Descrição: During the period from 21 to 31 of May, 2018, truck drivers partially paralyzed the main access routes of 24 Brazilian states, including that of the state of São Paulo, to claim the increase in diesel value. During this period, heavy vehicle traffic was greatly reduced directly due to the strike, but light vehicle traffic was also reduced due to the general fuel shortage following the truck strike. These conditions offered an excellent opportunity for research. The aim of this study is to analyze the impacts of the change in air pollution emission by vehicular traffic during the truck driver?s strike in the state of São Paulo. In this work, the air quality in the state of São Paulo was analyzed quantitatively, using the data from ground monitoring station of the QUALAR system of the Environmental Company of the State of São Paulo and satellite data. Pollutants chosen were carbon monoxide (CO), ozone (O3) and oxides of nitrogen (NO and NO2) for the period of the truck drivers' strike (between 21 and 31 of May, 2018). Our objectives were to compare CO, NO and O3 concentrations in 2018 to previous years without strike (2013-2017). Results point that São Paulo is under considerable influence of emissions from trucks operating on diesel fuel. The decrease in CO evidenced the impact of the strike over the offer of fuel to light-duty vehicles. For the maximum NO, there was a decrease of about 50%, but for ozone, the maximum average hourly concentrations nearly doubled, possibly due to the change in the VOCs/NOx ratio. Atmospheric conditions associated to ozone formation should also be further investigated. More effective management of heavy-duty vehicles, with fuel-efficient engines, is critical for improving air quality in this urban area. The results of the study are important to assign the source of pollutants, as the strike has created a natural laboratory to study the impact of diesel-powered trucks on urban air quality.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Paulo Assis Gobo - Coordenador / Débora Souza Alvim - Integrante / Júlio Barboza Chiquetto - Integrante / José Roberto Rozante - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Sazonalidade da concentração do Material Particulado Atmosférico (MP) na área urbana de Porto Velho-RO, Descrição: A presente proposta objetiva estabelecer uma análise do Material Particulado Atmosférico na área urbana de Porto Velho-RO a partir de uma relação entre a dinâmica atmosférica local e regional e o uso e ocupação da terra durante nos períodos de verão e inverno. Para tanto, serão coletadas amostras passivas de qualidade do ar de diferentes pontos da área urbana a partir da utilização de papel filtro quantitativo faixa azul 24 cm de diâmetro, durante 120 dias, sendo 60 dias no verão e 60 dias no inverno, entre 2019 e 2020. As amostras serão analisadas em laboratório e o diagnóstico destas análises comparado estatisticamente aos dados meteorológicos de precipitação, temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, provenientes da Estação meteorológica automática de Porto Velho, sob responsabilidade do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Todos os pontos de coleta serão georreferenciados e mapeados a fim de se estabelecer a relação espacial do fenômeno. Por fim, espera-se comprovar um aumento de carga orgânica nesse material relacionado aos períodos de queimada e de aumento da concentração atmosférica de CO2 proveniente da queima de biomassa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Paulo Assis Gobo - Coordenador / Léia Alves Pereira - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Efeito das condições climáticas em pacientes da Região de Saúde Verdes Campos em crises extremas cardíacas de 2012 a 2017 que foram atendidos na Urgência e Emergência no Pronto Socorro do Hospital Universitário de Santa Maria, RS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cássio Arthur Wollmann em 09/04/2019., Descrição: Relacionar/identificar os episódios de crises cardíacas com a dinâmica atmosférica, por meio de análise rítmica dos elementos climáticos e das pressões atmosféricas na Região de Saúde Verdes Campos, com pacientes que tiveram atendimento ou internação no Pronto Socorro (PS) do hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) no setor de cardiologia, em estado de urgência ou emergência. Utilizando o banco de dados do Sistema de Informações Educacionais (SIE) e Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). Analisar os eventos tempo-climáticos influindo sobre a patologias cardíacas relacionado com a questão das diferentes sazonalidades, inverno, verão, outono e primavera, relacionado com as médias de temperaturas máximas e mínimas. Relacionar o número de atendimentos de urgência cardiológico e os elementos climáticos (temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, precipitação e ventos), por meio da análise rítmica desses elementos e entre atendimentos cardiológicos e as pressões atmosféricas, ilustrando em gráficos. Avaliar com os dados presentes nos sistemas SIE e AGHU a condição social econômica dos indivíduos como sexo, idade, escolaridade e profissão.Comprovar se é possível identificar um comportamento característico entre pressão atmosférica e os episódios onde ocorreram crises cardíacas. As diferentes sazonalidades, elementos climáticos são possíveis de relacionar de forma direta com as condições cardiológicas e suas patologias. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: João Paulo Assis Gobo - Integrante / Cássio Arthur Wollmann - Coordenador / IAGO TURBA COSTA - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Biometeorologia do estado de São Paulo: uma análise do presente e projeção de clima futuro, Descrição: O bem-estar de um indivíduo, do ponto de vista climático, está diretamente ligado às características ambientais em que este está inserido. Conhecer as relações entre variáveis climáticas locais e regionais, bem como as características físicas de uma determinada região e suas implicações no conforto térmico, torna-se de suma importância para identificar aspectos determinantes na distribuição espacial do conforto térmico humano e da sua possível relação com determinadas doenças e suas respectivas taxas mortalidade. É partindo destas premissas que o presente projeto de pesquisa objetiva elaborar uma cartografia Biometeorológica para o estado de São Paulo baseada em índices de conforto térmico humano para uma série temporal de 12 anos (2006 a 2017) e em diferentes escalas temporais de análise (evento extremo de frio e calor, evento el niño, la niña e ano neutro). Para tanto, pretende-se calcular e espacializar oito índices de conforto térmico a partir de dados de temperatura do ar, umidade relativa do ar e velocidade do vento para a referida série temporal, os eventos extremos de frio e calor e para os eventos el niño, la niña e ano neutro, a fim de se produzir uma carta biometeorológica síntese para o estado de São Paulo, por meio da sobreposição dos mapas resultantes da espacialização dos índices para cada escala temporal de análise. Após esta análise, será verificado o padrão espacial entre o risco relativo da mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Embolia Pulmonar (EP) e as regiões biometeorológicas mapeadas nas cartas sínteses para a série temporal e eventos el niño, la niña e ano neutro. Por fim, pretende-se projetar os resultados do risco relativo de mortalidade por Acidente Vascular Cerebral e Embolia Pulmonar e dos índices de conforto térmico para os cenários de clima futuro 2020-2050 e 2070-2099. Espera-se que os resultados cartográficos e estatísticos sejam de relevante importância aos estudos em biometeorologia e possam responder a hipótese da relação espacial entre o conforto térmico humano e a mortalidade por AVC e EP para o estado de São Paulo, bem como o risco relativo destas doenças em cenários de clima futuro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Paulo Assis Gobo - Coordenador / Emerson Galvani - Integrante / Leonardo Marques Monteiro - Integrante / Fabio Luiz Teixeira Goncalves - Integrante / Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Unidades climáticas e contribuição da precipitação oculta no Parque Nacional dos Aparados da Serra RS/SC: uma análise topoclimática, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cássio Arthur Wollmann em 25/04/2018., Descrição: Precipitação oculta é entendida como o fenômeno em que a vegetação (ou outro objeto, natural ou não) captura, por um processo de impacto ou colisão, as minúsculas gotículas de água existentes no nevoeiro e que na sua ausência seriam mantidas em suspensão na atmosfera. Ao colidirem com as superfícies das folhas ou outros objetos, as gotículas tendem a se agrupar, formando gotas maiores que depois caiem no solo, entrando assim no ecossistema. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é mapear as unidades climáticas e contribuição da precipitação oculta no Parque Nacional dos Aparados da Serra RS/SC, analisando-se por meio de uma abordagem escalar da topoclimatologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Paulo Assis Gobo - Integrante / Cássio Arthur Wollmann - Coordenador / Emerson Galvani - Integrante / Jakeline Baratto - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Análise integrada em bacias hidrográficas: estudos comparativos com distintos usos e ocupação do solo (Edital PROCAD 71/2013), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Emerson Galvani em 25/04/2018., Descrição: O projeto proposto tem como objetivo a integração e trocas de experiências entre os programas de pós-graduações, intercâmbio entre docentes e discentes, fluxo de informações, e propõe um conjunto de atividades que representem compartilhamento e complementaridade de ideias, metodologias, atividades e infraestrutura, viabilizando o desenvolvimento de novos conhecimentos científicos e tecnológico na análise de bacias hidrográficas e integridade ambiental de sistemas aquáticos, terrestres e climáticos. Dentro deste contexto, o objetivo da rede é estabelecer uma metodologia a partir de técnicas de climatologia, geomorfologia, sensoriamento remoto, geoprocessamento, hidrossedimentologia, limnologia e análise de campo que permita compor um índice de sustentabilidade ambiental para bacias hidrográficas, buscando-se enfocar as modificações ocorridas no meio ambiente a partir dos processos antrópicos de uso e ocupação das bacias hidrográficas. A partir dos procedimentos metodológicos estabelecidos, espera-se compor um índice de sustentabilidade e integridade ambiental que fundamentem a tomada de decisões e subsidiem no manejo racional do uso do solo e da água em bacias hidrográficas. Serão selecionadas bacias hidrográficas com características e dimensões diferentes, que permitam a proposição de indicadores ambiental e de um índice que possa ser testado e validado para uso em diferentes situações, e que proporcione a participação dos decentes/discentes de uma instituição nos projetos coordenados por outra instituição naquela área temática que for de sua competência.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Paulo Assis Gobo - Integrante / Cássio Arthur Wollmann - Integrante / Waterloo Pereira Filho - Integrante / Emerson Galvani - Coordenador / Ailton Luchiari - Integrante / Hildeu Ferreira da Assunção - Integrante / Jurandir Luciano Sanches Ross - Integrante / Iraci Scopel - Integrante / Zilda de Fátima Mariano - Integrante / João Batistas Pereira Cabral - Integrante / Eliane Maria Foleto - Integrante / RAQUEL MARIA DE OLIVEIRA - Integrante / DIMAS MORAES PEIXINHO - Integrante / EVANDRO CESAR CLEMENTE - Integrante / FREDERICO AUGUSTO GUIMARAES GUILHERME - Integrante / REGINA MARIA LOPES - Integrante / ALECIO PERINI MARTINS - Integrante.

  • 2013 - 2017

    BIOCLIMATOLOGIA SUBTROPICAL E MODELIZAÇÃO DO CONFORTO HUMANO: DA ESCALA LOCAL À REGIONAL, Descrição: O objeto desta pesquisa consiste em avaliar e propor índices de conforto térmico humano por meio de variáveis ambientais, subjetivas e individuais, em escala climática local e regional. Para tanto, parte-se da hipótese de que o estudo abrangente do conforto térmico humano em escala local, por meio de entrevistas e análise do tempo in-loco, forneceria subsídios para o desenvolvimento de um índice que transite até a escala regional do clima. Parte-se, então, de um método indutivo experimental (levantamento em campo de variáveis climáticas, individuais e subjetivas) onde foram feitas coletas em campo no período de agosto de 2015, janeiro e julho de 2016, com a aplicação de questionários à população simultâneos a coleta de dados meteorológicos. Os resultados do estudo apontaram para a determinação da influência das particularidades climáticas regionais no conforto e na sensação térmica das pessoas entrevistadas, por meio dos efeitos diretos do clima regional. Confirmou-se a existência da influência do sexo dos indivíduos em relação às suas respostas de sensação térmica, bem como a influência dos aspectos fisiológicos tais como o índice de massa corporal e a faixa etária, na preferência térmica dos destes entrevistados. O presente estudo também possibilitou a calibração das faixas interpretativas de conforto térmico de diferentes índices de conforto para a área de estudo. Foram propostos quatro índices de conforto humano com base nas variáveis ambientais, subjetivas e individuais locais, sendo um índice exclusivo para a situação de verão, outro calculado para o inverno, um terceiro índice desenvolvido para ambas as situações sazonais (verão e inverno) e um quarto índice, também para ambas as situações sazonais, porém, tendo como variáveis de partida apenas a temperatura do ar, da umidade relativa do ar e da velocidade do vento. Por fim, foram avaliadas estatisticamente a abrangência espacial e a extrapolação da escala de análise dos resultados para um dos índices desenvolvidos, propondo a validação deste para a escala climática regional. Os resultados apresentados possibilitaram a avaliação do conforto humano, das variáveis ambientais, subjetivas e individuais, bem como o desenvolvimento de um índice adequado tanto para escala local quanto para a escala regional do clima, o que conferiu uma resposta conclusiva à hipótese central apresentada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Paulo Assis Gobo - Coordenador / Emerson Galvani - Integrante.

  • 2010 - 2013

    Regionalização climática do Rio Grande do Sul com base no zoneamento do conforto termico humano, Descrição: A relação entre o homem e o meio é um dos principais campos de estudo da geografia, tanto da geografia física quanto da geografia humana. As variabilidades climáticas e as formas com que o homem se adapta a estas, bem como sua não adaptação revelam a grande importância em se analisar e buscar entender a relação homem e meio. Dentro deste contexto, a bioclimatologia vem analisar as interações entre os processos atmosféricos e os organismos vivos, buscando obter respostas a respeito dos efeitos do clima na vida de determinadas espécies de plantas e animais, dentre elas a espécie humana. O conforto bioclimático humano é um dos parâmetros em que a bioclimatologia se apóia e é determinado pelo ritmo de troca de calor entre o corpo humano e o meio ambiente e capacidade do corpo humano se manter estável entre determinadas temperaturas e umidade relativa do ar. Neste sentido, a presente pesquisa busca compreender a relação entre o homem e o meio através de um estudo do conforto térmico para o estado do Rio Grande do sul por meio de um zoneamento do conforto bioclimático, utilizando-se do indice de Temperatura Efetiva (TE) elaborado por Thom (1959) com a finalidade de realizar nova regionalização climática para o Estado baseada em índices de conforto térmico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Paulo Assis Gobo - Coordenador / Emerson Galvani - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Estudo Climatológico da Tempestade Ocorrida em Santa Maria-RS no Dia 08 de Janeiro de 2009, Descrição: Os fenômenos meteorológicos extremos, quase sempre, estão associados a manifestações próprias da dinâmica global. Segundo suas origens, estes fenômenos estão agrupados nas formas meteóricas hídricas (chuva, neve e nevoeiro), mecânicas (tornados) e elétricas (raios e relâmpagos). Esses eventos naturais podem ser considerados desastres naturais quando, na sua ocorrência e/ou em conseqüência destes, geram danos materiais e sociais e, dentre estes fenômenos, as tempestades estão como sendo os fenômenos mais comuns e danosos às civilizações. Neste contexto, pretende-se estudar a gênese climatológica da tempestade ocorrida na cidade de Santa Maria-RS no dia 8 de janeiro de 2009, sendo bastante relevante a importância deste tipo de estudo para o entendimento de fenômenos extremos como este e o melhor planejamento e preparação da comunidade em geral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Paulo Assis Gobo - Coordenador / Waterloo Pereira Filho - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Integração de Dados de Precipitação do TRMM com Índices de Vegetação do MODIS para o Monitoramento de Estiagem na Região Sul do Brasil., Descrição: Através da precipitação acumulada obtida a partir das imagens TRMM para os mesmos períodos dos produtos índice de vegetação MODIS (16 dias), pretende-se analisar de forma integrada as anomalias dos índices de vegetação NDVI/MODIS e EVI/MODIS com os acumulados de precipitação, verificando com isso, a existência de relação entre os acumulados de precipitação e as anomalias de índice de vegetação. Para tal, será feita correlação linear dos dados de precipitação e o índice de vegetação, a fim de se estabelecer relação gerando por fim um mapa síntese.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Paulo Assis Gobo - Integrante / Nelson Jesus Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2008

    Estudo Correlativo Entre o Vento Norte e os Índices de Violência Doméstica em Santa Maria-RS, Descrição: Neste trabalho, o elemento estudado é o Vento Norte típico em Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, que é quente e seco, com direção norte/noroeste, normalmente de velocidade moderada e regular e associado ao domínio da massa polar velha ou da massa tropical atlântica continentalizada, em fase pré-frontal. Efeitos psico-fisiológicos podem ser desencadeados no organismo humano, pois os ventos continentais, frios ou quentes, violentos e secos, são nocivos ao corpo humano, além de causar alterações no humor, no comportamento e na disposição das pessoas em determinadas condições de tempo, como por exemplo, em dias de Vento Norte. Assim, este trabalho visou estabelecer correlação entre as ocorrências de violência doméstica, registradas na Delegacia da Mulher e do Idoso de Santa Maria-RS, e os episódios de Vento Norte, obtidos junto à Estação Meteorológica de Santa Maria, no período de 1º de janeiro de 2002 a 31 de dezembro de 2005. Foram coletados dados diários de registros das ocorrências de violência doméstica, do tipo vias de fato, lesão corporal e ameaça e dos episódios de Vento Norte no Município. Os dados foram tabulados e submetidos a tratamento estatístico e gráfico para comprovação ou não do nexo causal entre a ocorrência do vento e o aumento dos casos de violência doméstica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Paulo Assis Gobo - Integrante / Felipe Leindecker Monteblanco - Integrante / Maria da Graça Barros Sartori - Integrante / Gabriela Silveira Portes - Coordenador.

  • 2007 - Atual

    Caracterização Microclimática dos Manguezais da Barra do Ribeira-Iguape/SP (Edital Universal 14/2001 processo número 472473/2011-5), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Emerson Galvani em 25/04/2018., Descrição: A área do Sistema costeiro Cananéia-Iguape associada ao Baixo Ribeira pode ser considerada uma das áreas mais preservadas do estado de São Paulo, apesar de também apresentar exemplos da interferência antrópica, como o canal do Valo Grande. Esta região se destaca por sua diversidade e produtividade, rica em espécies aquáticas de elevado valor econômico, apresentando extensas áreas de manguezal, restinga e Mata Atlântica. A pesquisa tem como finalidade realizar uma análise fisionômica da vegetação de manguezal, identificando a relação existente entre as principais características físicas do ambiente, com destaque aos fatores microclimáticos, visando a compreensão da dinâmica atuante ao longo do Complexo estuarino-lagunar Iguape-Cananéia. Ainda como objetivos pretende: a) Analisar de forma integrada os fatores geoecológicos atuantes na área de estudo, para isso ocorrerá levantamento de dados geomorfológicos, geológicos, de vegetação, pedológicos e hidrográficos, contribuindo para a identificação dos principais controles climáticos da área, bem como identificar a influência antrópica no ecossistema manguezal; b) realizar o levantamento de atributos microclimáticos, como pluviosidade, umidade relativa do ar, temperatura do ar, radiação solar global e refletida em dois locais de formação diferenciada e em dois niveis (acima e abaixo do dossel); c) efetuar uma caracterização da vegetação a partir de uma análise estrutural e fisionômica; bem como identificação, levantamento e distribuição de espécies que compõe a vegetação do manguezal e; d) realizar o mapeamento das micro-unidades climáticas identificadas na área de estudo. Com isso pretende-se contribuir para o conhecimento do microclima deste Ecossistema. Nesta perspectiva a realização do Trabalho de Campo, com observação de relevo, da vegetação, das tomadas de temperatura do ar e do solo, da umidade, de radiação, entre outros, conduz a tentativa de entender as relações entre os atributos e controles climáticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Paulo Assis Gobo - Integrante / Emerson Galvani - Coordenador / Rogério Rozolen Alves - Integrante / Nádia Gilma Beserra de Lima - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

2° Lugar - Aprovado em Concurso Público - Professor Adjunto, Universidade Federal de Rondônia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Geografia- Campus de Porto Velho. , Avenida Presidente Dutra - até 2965 - lado ímpar, Centro, 76801059 - Porto Velho, RO - Brasil, Telefone: (69) 21822100

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2013

    Einsteen10

    Vínculo: Docente Revisão Pré-Vestibular, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12

  • 2017 - 2017

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitor-Disciplina de Estágio em Climatologia, Carga horária: 6

  • 2013 - 2017

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Aluno de Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2016 - 2016

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitor - Disciplina de Climatologia I, Carga horária: 4

  • 2015 - 2015

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitor-Disciplina de Estágio em Climatologia, Carga horária: 4

  • 2014 - 2014

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitor - Disciplina de Climatologia I, Carga horária: 6

  • 2011 - 2014

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: EDITOR TÉCNICO E DE DIAGRAMAÇÃO, Carga horária: 30

  • 2013 - 2013

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor-Disciplina de Estágio em Climatologia, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Monitor bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE).

  • 2010 - 2013

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Aluno de Mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2012

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor - Disciplina de Climatologia I, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Monitor bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE).

  • 2011 - 2011

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitor-Disciplina de Estágio em Climatologia, Carga horária: 4

    Atividades

    • 08/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Departamento de Ciências Atmosféricas.,Linhas de pesquisa

    • 08/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia.,Linhas de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/INPE/CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estagiário e bolsista PIBIC/CNPq do Núcleo de Pesquisa e Aplicação de Geotecnologias em Desastres Naturais e Eventos Extremos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, atuando na área de mensuração de dados meteorológicos e de precipitação pelo Satélite TRMM (Tropical Rainfall Measuring Mission) para o programa de Geodesastres-Sul.

  • 2009 - 2009

    Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio Profissional, Carga horária: 40

  • 2005 - 2009

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Bolsista, Carga horária: 20

  • 2006 - 2007

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 12

    Atividades

    • 03/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Naturais e Exatas, .,Linhas de pesquisa

  • 2011 - 2013

    CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - 2017

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2017 - 2018

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor da disciplina de Climatologia e Questões Ambientais.

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal de Rondônia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Adjunto (Nível I) do Departamento de Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal de Rondônia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Permanente do PPGG/UNIR

    Outras informações:
    Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia

    Atividades

    • 04/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Geografia- Campus de Porto Velho, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2019

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geo31040 Cartografia , GEO31079 Geomorfologia aplicada a geotecnia, GEO31056 Sensoriamento Remoto