Leandro Gondim Monteiro
Doutorando em Geografia pelo Programa de Geografia e Meio ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2013). Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP - 2006). Atualmente é professor de Geografia da rede estadual de ensino (SEEDUC - RJ), atuando em turmas do ensino fundamental e médio. Foi professor substituto da faculdade de formação de professores da UERJ/FFP nos anos de 2009 e 2014. Foi professor do Instituto Politécnico de Ensino à Distância (IPED). Foi tutor do Pré-Vestibular Social do CEDERJ entre os anos de 2008 e 2013. Foi Mediador Pedagógico Presencial do Curso de Licenciatura em Geografia do Cederj, entre os anos de 2013 e 2020. Em sua pesquisa desenvolve temas relacionados à produção econômica do espaço e ao planejamento urbano e regional, com ênfase nas discussões sobre o planejamento territorial e o desenvolvimento.
Informações coletadas do Lattes em 15/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Doutorado
2022 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Consórcios Intermunicipais de desenvolvimento e gestão compartilhada do território: a busca pelo desenvolvimento territorial em escala regional
José Borzacchiello da Silva.
Mestrado em Planejamento Urbano e Regional
2010 - 2013
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Apropriação e uso estratégico do território: o caso do Comperj
, Ano de Obtenção: 2014.Hipólita Siqueira de Oliveira.Coorientador: Jorge Luiz Alves Natal. Palavras-chave: Grandes Projetos de Investimento; Estado do Rio de Janeiro; Indústria Petroquímica; Comperj.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Graduação em Geografia
2002 - 2007
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Agentes sociais, trabalho e desenvolvimento: O território frente à nova indústria e à velha estrutura política em São Gonçalo.
Orientador: Floriano José Godinho de Oliveira
Bolsista do(a): Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Formação complementar
2013 - 2014
CURSO DE FORM. EM EAD COM ÊNFASE NA TUTORIA CEDERJ. (Carga horária: 140h). , CEDERJ, CEDERJ, Brasil.
2007 - 2007
Geoprocessamento - Ambiente Arc Gis 9.X. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2001 - 2002
Técnico em computação JR.. (Carga horária: 216h). , Cedaspy Computer Training, CEDASPY, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Planejamento Urano e Regional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geociências.
Organização de eventos
FREIRE, Desirée Guichard ; OLIVEIRA, Floriano José Godinho de ; RIBEIRO, Guilherme da Silva ; ROBAINA, Igor Martins Medeiros ; DIAS, Leandro ; MONTEIRO, Leandro Gondim ; SILVA, Oseias Teixeira da ; Priscilla ; BRITO, Sara Cesar ; FERREIRA, Taís de Santana . II Seminário Nacional Espaço e Economia: Políticas Territoriais, Intervenção do Estadoe Práticas Sociais na Reestruturação do Espaço.. 2011. (Outro).
Participação em eventos
III Seminario Internacional Estado Territorio y Desarrollo. Gestión del territorio, estrategias de adaptabilidad al cambio a la luz de los Objetivos de Desarrollo Sostenible ODS.A gestão compartilhada do território através do consorciamento: um caminho para o desenvolvimento?. 2019. (Seminário).
Seminário Desenvolvimento Econômico do Leste Fluminense. 2018. (Seminário).
VIII Semana de Educação Tania Mara Tavares da Silva.Educações, éticas e estéticas: Qual é a sua. 2018. (Encontro).
Primeira Semana Acadêmica de Geografia UERJ/CERDERJ.Novos Paradigmas Produtivos e Seus Efeitos Sobre o território: O Caso do Comperj.. 2015. (Seminário).
Sábado Acadêmico.Dinâmica industrial no Leste Metropolitano Fluminense. 2014. (Outra).
II Seminário Nacional Espaço e Economia: Políticas Territoriais, Intervenção do Estado e Práticas Sociais na Reestruturação do Espaço..Do lugar à rede e da rede ao lugar: as estratégias de apropriação do espaço em Itaboraí (RJ) diante das novas lógicas produtivas. 2011. (Seminário).
Espaço e economia - Reflexões contemporâneas.Organização do evento. 2009. (Seminário).
I Seminário Nacional Metrópole: Governo, Sociedade e Território & Colóquio Internacional Metrópoles em Perspectivas..O território e o real desenvolvimento: o papel dos agentes sociais frente ao novo sistema produtivo em São Gonçalo.. 2007. (Seminário).
FFP PARA TODOS.A mobilidade da força de trabalho - Uma análise sobre o Leste Metroplolitano Fluminense. 2006. (Seminário).
UERJ SEM MUROS - 17ª SEMANA DE GRADUAÇÃO.Informações econômicas e sociais nos municípios metropolitanos da Baía de Guanabara: perfil dos municípios de atuação da FFP/UERJ.. 2006. (Seminário).
Projeto ação e cidadania.Geografia e meio ambiente. 2005. (Outra).
V Seminário de pesquisa: a pesquisa na formação docente.Dos (pré) conceitos nas histórias em quadrinhos ao ensino crítico da Geografia. 2005. (Seminário).
XIII Congresso da ASSEL - RIO. Dos (pré) conceitos nas histórias em quadrinhos ao ensino crítico da Geografia. 2005. (Congresso).
IV Seminário de pesquisa - alunos e alunas tomando a palavra.Dos (pré) coceitos nas histórias em quadrinhos ao ensino crítico da Geografia. 2004. (Seminário).
Participação em bancas
SILVA, A. C. P.; VALLE, William A.;MONTEIRO, Leandro Gondim. Repensando as políticas de gestão de resíduos sólidos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: estratégias sustentáveis de governança corresponsável entre os territórios carioca e fluminense.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, Leandro Gondim. O Ensino da Geomorfologia na Geografia Escolar: Análise dos Conteúdos Presentes em Livros Didáticos para a Geografia do Segundo Segmento do Ensino Fundamental.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia.) - CEDERJ.
MONTEIRO, Leandro Gondim. O Ensino de Conteúdos de Geomorfologia na Rede Municipal de Magé: O Caso da Escola Municipal Maria Clara Machado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia.) - CEDERJ.
MONTEIRO, Leandro Gondim. Educação Ambiental X Consumismo: o papel da TV e da Internet na educação ambiental para a preservação do Meio ambiente.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia.) - CEDERJ.
MONTEIRO, Leandro Gondim. Da des-re-territorialização à re-apropriação da Baía de Guanabara: O cerceamento do espaço da Baía de Guanabara pela indústria petroquímica e os impactos sobre a pesca artesanal.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia.) - CEDERJ.
Orientou
Geografia, Trabalho e Educação na Perspectiva Anarquista; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia; ) - CEDERJ; Orientador: Leandro Gondim Monteiro;
Vila Autódromo X Parque Olímpico: os Interesses por trás do Legado; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia; ) - CEDERJ; Orientador: Leandro Gondim Monteiro;
Territórios Violentos: Impactos na sala de aula; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia; ) - CEDERJ; Orientador: Leandro Gondim Monteiro;
A Complexidade do Espaço Quilombola: Desafios Territoriais, Socioambientais e Educacionais Na Comunidade Cafundá - Astrogilda - Rio de Janeiro ? RJ; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia; ) - CEDERJ; Orientador: Leandro Gondim Monteiro;
; Nos trilhos da Morte: A formação do espaço para o consumo de crack na linha férrea do Jacarezinho e suas mazelas para a sociedade; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia; ) - CEDERJ; Orientador: Leandro Gondim Monteiro;
Abordagem sobre os impactos socioambientais do COMPERJ para o ensino de Geografia; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia; ) - CEDERJ; Orientador: Leandro Gondim Monteiro;
Produções bibliográficas
-
MONTEIRO, LEANDRO GONDIM . Do lugar à rede e da rede ao lugar: as estratégias de apropriação do espaço em Itaboraí (RJ) diante das novas lógicas produtivasFrom the place to the network and from the network to the place: the strategies of appropriation of space in Itaboraí (RJ) and the new logics of productionDu lieu au réseau et du réseau au lieu : les stratégies d?appropriation de l?espace à l?It. Espaço e Economia , v. 1, p. 1-10, 2012.
-
OLIVEIRA, F. J. G. ; MONTEIRO, Leandro Gondim . REESTRUTURAÇÃO ECONÔMICA, PODER PÚBLICO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: POSSIBILIDADES DE DISPUTAS E DE RECOMPOSIÇÃO DO PODER NO TERRITÓRIO. REVISTA ELECTRÓNICA DE GEOGRAFÍA Y CIENCIAS SOCIALES, Universidad de Barcelona., 01 ago. 2007.
-
MONTEIRO, Leandro Gondim . Do lugar à rede e da rede ao lugar: as estratégias de apropriação do espaço em Iataboraí diante das novas lógicas produtivas.. In: II Seminário Nacional Espaço e Economia: Políticas Territoriais, Intervenção do Estado e Práticas Sociais na Reestruturação do Espaço., 2011, São Gonçalo. Do lugar à rede e da rede ao lugar: as estratégias de apropriação do espaço em Iataboraí diante das novas lógicas produtivas, 2011.
-
MONTEIRO, Leandro Gondim ; Floriano . O território e o real desenvolvimento: o papel dos agentes sociais frente ao novo sistema produtivo em São Gonçalo.. In: II Seminário Nacional Metrópole: Governo, Sociedade e Território & Colóquio Internacional Metrópoles em Perspectivas., 2007, Rio de Janeiro. Mídia digital, 2007.
-
MONTEIRO, Leandro Gondim ; Floriano ; Andréia ; Priscilla . Informações econômicas e sociais nos municípios metropolitanos do Leste da Baía de Guanabara: perfil dos municípios de atuação da FFP/UERJ.. In: UERJ SEM MUROS - 17 SEMANA DE GRADUAÇÃO, 2006, Rio de Janeiro. Mídia Eletrônica, 2006.
-
MONTEIRO, Leandro Gondim . Novos Paradigmas Produtivos e seus Efeitos sobre o Comperj.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MONTEIRO, Leandro Gondim . A Dinâmica Industrial no Leste Metropolitano Fluminense.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MONTEIRO, Leandro Gondim . Apropriação e uso estratégico do território: o caso do Comperj. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MONTEIRO, Leandro Gondim . Do lugar à rede e da rede ao lugar: as estratégias de apropriação do espaço em Itaboraí diante das novas lógicas produtivas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MONTEIRO, Leandro Gondim . Agentes sociais, trabalho e desenvolvimento: o território frente à nova industria e a velha estrutura política de São Gonçalo.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MONTEIRO, Leandro Gondim ; Floriano . O território e o real desenvolvimento: o papel dos agentes sociais fente ao novo sistema produtivo em São Gonçalo.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MONTEIRO, Leandro Gondim . A mobilidade da força de trabalho - uma análise sobre o Leste Metropolitano Fluminense. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MONTEIRO, Leandro Gondim ; OLIVEIRA, Floriano José Godinho de ; Priscilla ; Andréia ; Maria Luiza . Informações econômicas e sociais nos municípios metropolitanos do Leste da Baía de Guanabara: Perfil dos municípios de atuação da FFP/UERJ.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MONTEIRO, Leandro Gondim ; Daniela . Geografia e Literatura Brasileira: a percepção crítica do espaço através da arte literária.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MONTEIRO, Leandro Gondim . A educação pública em São Gonçalo: a contradição entre o discurso político e realidade.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MONTEIRO, Leandro Gondim . Dos (pré) conceitos nas histórias em quadrinhos ao ensino crítico da Geografia.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MONTEIRO, Leandro Gondim . Dos (pré) conceitos nas histórias em quadrinhos ao ensino crítico da Geografia.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MONTEIRO, Leandro Gondim . Geografia e meio ambiente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MONTEIRO, Leandro Gondim . Dos (pré) conceitos nas hitórias em quadrinhos ao ensino crítico da Geografia.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MONTEIRO, Leandro Gondim . ?Do lugar à rede e da rede ao lugar: as estratégias de apropriação do espaço em Itaboraí diante das novas lógicas produtivas?. Marselha, França: Revues.org, 2012 (Revista Espaço & Economia).
Outras produções
MONTEIRO, Leandro Gondim . Comunidade e Relacionamento Comunitário. 2014.
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2015
Desconcentração industrial, território e poder no Estado do Rio de Janeiro: uma análise territorial da expansão metropolitana e da formação de novos eixos econômicos produtivos, Descrição: Trata-se de um projeto derivado da pesquisa que desenvolvemos acerca das novas dinâmicas econômicas, sociais, políticas e culturais no estado do Rio de Janeiro, no período de 2004 a 2007. O atual projeto procura analisar os fatores econômicos e políticos presentes tanto na recomposição espacial da metrópole fluminense, quanto no novo dinamismo econômico e ordenamento político territorial no interior. Consideramos que o território fluminense apresenta um movimento de reconstituição das relações que o organiza, resultante de sua nova estrutura econômica e formas de integração à economia global. As implicações daí decorrentes evidenciam novas disputas políticas e redefinição das forças produtivas presentes no território. Concretamente, temos como objetivo analisar os fatores estruturais e econômicos indutores de mudanças à luz de suas tensões com as diferentes formas de organização e ação social, de maneira a propiciar não apenas a identificação dos atores econômicos e dos sujeitos sociais, mas também as suas relações de força e pesos de suas atuações nos processos que incidem sobre as dinâmicas territoriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Leandro Gondim Monteiro - Integrante / Desirée Guichard Freire - Integrante / Floriano José Godinho de Oliveira - Coordenador / Artur Sérgio Lopes - Integrante / Regina Celi Pereira - Integrante / Roberto Moraes Pessanha - Integrante / Hélio Gomes Filho - Integrante / Romeu Silva Neto - Integrante / Gabriel Silva de Araujo Teixeira - Integrante / D´ Jeanine Candido e Souza Carvalho - Integrante / Erich Moura Soares de Souza - Integrante / Felipe de Souza Ramão - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola Estadual Liceu Nilo Peçanha, SEEDUC. , Avenida Ernani do Amaral Peixoto, número 707., Centro, 24020073 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 3601562
Experiência profissional
2014 - 2015
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 14
Outras informações:
Disciplinas lecionadas na UERJ:
Introdução à Economia.
Produção do Espaço Geográfico Mundial.
Produção do Espaço Geográfico Brasileiro.
Avaliação e Produção de Material Didático.
2009 - 2010
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Contrato., Enquadramento Funcional: Professor substituto., Carga horária: 12
Outras informações:
Neste período lecionei a disciplina Geografia econômica e da Indústria.
2006 - 2006
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica., Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Território e regionalização da economia do Estado do Rio de Janeiro. 2005-2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Floriano José Godinho de Oliveira.
2005 - 2005
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor., Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor da disciplina Geografia Humana Geral e do Brasil III. 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Floriano José Godinho de Oliveira.
2013 - Atual
CEDERJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor presencial do curso de Geografia., Carga horária: 8
Outras informações:
No curso de graduação em Geografia no CEDERJ atuo como tutor presencial das seguintes disciplinas: História do Pensamento Geográfico, Metodologia da Geografia, Geografia Econômica, Geografia da Indústria e Planejamento Ambiental.
2014 - 2014
CEDERJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor presencial do curso de Turismo., Carga horária: 2
Outras informações:
No curso de Turismo do CEDERJ atuo como tutor presencial da disciplina Cartografia e Geoprocessamento.
2008 - Atual
Colégio Estadual Hélio RangelVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 16
2013 - Atual
Escola Estadual Liceu Nilo PeçanhaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente I, Carga horária: 6
2010 - 2012
escola estadual menezes vieiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor docente I, Carga horária: 6
2008 - 2014
INSTITUTO POLITÉCNICO DE ENSINO À DISTÂNCIAVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 6
2008 - 2008
CIEP 434 - Professora Maria José MachadoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 8
2010 - 2011
Colégio Estadual Embaixador Raul FernandesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 16
2006 - 2007
Pré-vestibular comunitário SOMARVínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 4
Atividades
-
01/2006
Ensino, Pré-vestibular comunitário, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Geografia geral e do Brasil
2005 - 2005
Curso BahienseVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor de Geografia, Carga horária: 4
Outras informações:
Monitor de Geografia tendo como público alvo, turmas de ensino fundamental e médio.
Atividades
-
02/2005 - 12/2005
Estágios , Sistema Bahiense de ensino.Estágio realizado, Monitor de Geografia.
2008 - 2010
Instituto Dominus de Ensino e CulturaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 4
2008 - 2009
Centro Educacional Raio de SolVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 12
2007 - 2007
Centro Educacional Sousa BandeiraVínculo: Professor., Enquadramento Funcional: Professor das turmas de 6°, 7° e 8° ano., Carga horária: 6
2005 - 2005
Colégio Pio XII - Colégio SHALONNVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor estagiário de Geografia, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2005 - 12/2005
Estágios , Colégio Pio XII - SHALONN.Estágio realizado, Professor estagiário de Geografia atuando com turmas do ensino fundamental.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leandro Gondim Monteiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?