Adalberto Lovato

Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1970) e mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972). Atualmente é professor da Faculdade Horizontina. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação, software, qualidade, projeto de produto e administração da produção.

Informações coletadas do Lattes em 13/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação

1971 - 1972

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: .,Ano de Obtenção: 1972
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Engenharia Mecânica

1966 - 1970

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Formação complementar

2007 - 2007

Sistema de Gestão da Qualidade. (Carga horária: 6h). , SENAI - Departamento Regional do Paraná, SENAI/DR/PR, Brasil.

2007 - 2007

Curso de capacitação em Geenciamento de Projetos e. (Carga horária: 40h). , PM Tech Consultoria e Assessoria Empresarial, PMTECH, Brasil.

2005 - 2005

Gerenciamento de projetos. (Carga horária: 16h). , PM Tech Consultoria e Assessoria Empresarial, PMTECH, Brasil.

2005 - 2005

Avaliador Nível 2. (Carga horária: 16h). , Associação Qualidade RS/PGQP, PGQP, Brasil.

2005 - 2005

Examinadores do Prêmio Qualidade RS 2005. (Carga horária: 16h). , Associação Qualidade RS/PGQP, PGQP, Brasil.

2004 - 2004

Formação de Avaliadores do PGQP. (Carga horária: 16h). , Sevitech Management, SEVITECH, Brasil.

2004 - 2004

Examinadores do Prêmio Qualidade RS 2004. (Carga horária: 16h). , Associação Qualidade RS/PGQP, PGQP, Brasil.

2003 - 2003

Curso de Extensão- Excel Avançado - Programação. (Carga horária: 40h). , Sociedade Educacional Três de Maio, SETREM, Brasil.

2003 - 2003

HACCP- Hazard Analysis Critical Control Points. (Carga horária: 8h). , VTB Consultoria e Treinamento, VTB, Brasil.

2003 - 2003

ISO TS 16949:20021. (Carga horária: 16h). , VGV Consultoria e Treinamento S/C Ltda., VGV, Brasil.

2003 - 2003

ISSO é ISO: Versão 2000. (Carga horária: 16h). , VGV Consultoria e Treinamento S/C Ltda., VGV, Brasil.

2002 - 2002

Avaliador Nível 1. (Carga horária: 8h). , Associação Qualidade RS/PGQP, PGQP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Fontes Renováveis de Energia/Especialidade: Energia de Biomassa.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Organização de eventos

LOVATO, A. . Comissão de Avaliação do VII SAPS - Salão de Pesquisa SETREM. 2009. (Outro).

Participação em eventos

XI Salão de Pesquisa SETREM SAPS.Células monocristalinas nos painéis fotovoltaicos. 2014. (Outra).

IV EBEPA - Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção. 2009. (Encontro).

VII SAPS - Salão de Pesquisa SETREM.Análise de perdas de solvente hexano no processo de extração de óleo de soja. 2009. (Outra).

III Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção Agroindustrial e II Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial da FECILCAM. 2008. (Encontro).

TECSUL - Tecnologia da informação no sudoeste do Paraná.Business intelligence como ferramenta de apoio à gestão de informações em uma instituição de ensinocom auxílio de fontes externas. 2008. (Outra).

VI SAPS - Salão de Pesquisa SETREM.Elaboração e aplicação de plano de controle no setor metal mecânico com base na ISO/TS 16949:2002. 2008. (Outra).

VI SAPS - Salão de Pesquisa SETREM.Desenvolvimento de um programa computacional aplicando conceitos de álgebra linear e estatística. 2008. (Outra).

VI SAPS - Salão de Pesquisa SETREM.Utilização do COBIT como Framework de auxílio na avaliação do PGQP na empresa COMAU - Sistema de automação e manutenção industrial. 2008. (Outra).

VI SAPS - Salão de Pesquisa SETREM.Análise e desenvolvimento de um sistema de produção para chão de fábrica de empresa cerealista. 2008. (Outra).

VI SAPS - Salão de Pesquisa SETREM.Desenvolvimento de um programa que integra algoritmos na resolução de equações estatísticas e algébricas. 2008. (Outra).

VI SAPS - Salão de Pesquisa SETREM.Análise e desenvolvimento de um Sistema de MRP. 2008. (Outra).

VI SAPS - Salão de Pesquisa SETREM.Programa para cálculos algébricos e estatísticos em Linguagem C. 2008. (Outra).

VI SAPS - Salão de Pesquisa SETREM.Algorítmos para cálculos de álgebra e estatística. 2008. (Outra).

VI SAPS - Salão de Pesquisa SETREM.Método de análise e resolução de problemas. 2008. (Outra).

Curso de Capacitação em Gerenciamento de Projetos e Preparação para ExamePMP do PMI. 2007. (Outra).

II Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção Agroindustrial e III Jornada de Tecnologia e Produçõa. 2007. (Encontro).

Sistema de Gestão da Qualidade "Controlando o Processo Produtivo através de Indicadores de Desempenho. 2007. (Outra).

I Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial. 2006. (Encontro).

5 Congresso Internacional da Qualidade para Competitividade. 2004. (Congresso).

II Salão de Pesquisa SETREM - SAPS.Prêmios de Qualidade. 2004. (Outra).

1ª Jornada de Pesquisa SETREM. 2002. (Outra).

IV Salão de Iniciação Ciêntífica.Aspectos Metodológicos na pesquisa da faculdade Três de Maio - SETREM. 2002. (Outra).

Fórum de Informática SETREM 2001. 2001. (Outra).

XIV Simpósio de Alternativas Regionais. 2001. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: CLOVIS ADELAR MATTJIE

LOVATO, A.; ZUCATTO, L. C.; ERGANG, S.. Fatores preponderantes na definição de de fornecedores em uma indústria de máquinas agrícolas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Diego Cândido Luiz

LOVATO, A.; KMITA, S. F.; RIGODANZO, J.. Planejamento da produção piloto para a implantação de novos produtos em empresa do ramo de máquinas agrícolas da Região Noroeste do RS. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Leila Cristina Dalazen

LOVATO, A.; CORSO, I.; BENEDETTI, V. L. L.. Garantia de qualidade de um Software. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica e Qualidade) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Aldir Milton Selent

LOVATO, A.; RAMBO, J. A.; EVANGELISTA, M. L. S.. O uso da ferramenta de gestão Balance Scorecard integrada ao sistema de gestão da qualidade da Musskopf Metalworks Ltda. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica e Qualidade) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Cléverson Marcelo da Silva e Dionir Bianchi

LOVATO, A.; EVANGELISTA, M. L. S.; RAMBO, J. A.. Planejamento estratégico de uma concessionária de motocicletas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica e Qualidade) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Adriana Raquel Pedó Zimmermann e Rosimeri Sost Bobato

LOVATO, A.; SOUZA, A.; KOTZ, L. T. B.. Análise da viabilidade de implementação de nova operação de Drawback John Deere. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Financeira e Controladoria) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Clóvis Eduardo Ramos Tomasi e Edson Luiz Martins

LOVATO, A.. Planejamento de criação de um centro regional de medicamento de alto custo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Hospitalar) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: DOUGLAS A

LOVATO, A.; EVANGELISTA, M. L. S.; AUTH, G. L.. Greef, Marcos Antônio Fiorin e Valmir Pedó. Análise da viabilidade econômica para implantação de uma usina de álcool. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Financeira e Controladoria) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Luis Carlos Padilha

LOVATO, A.; BARASUOL, E. E.; EVANGELISTA, M. L. S.. Elaboração de um diagnóstico estratégico sobre a importância do sistema cooperativista na atividade leiteira no município de Tiradentes do Sul - RS. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Cooperativa) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Vanderlei Hansen

LOVATO, A.; BARASUOL, E. E.; EVANGELISTA, M. L. S.. Estudo de viabilidade econômica e financeira da produção de cedro-australiano (Toona Ciliata) uma nova opção de fomento para o cooperativismo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Cooperativa) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Valmor Borba de Oliveira

LOVATO, A.; ERGANG, S.; EVANGELISTA, M. L. S.. Análise da qualidade em serviços da área técnica da COTRIMAIO. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Cooperativa) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Márcio André Grohs

LOVATO, A.; BEBER, S. C.; ZUCATTO, L. C.. Formação de limite de crédito para o supermercado de uma cooperativa. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Cooperativa) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Rudi Weber e Ulliana Sartor

BEBER, S. C.;LOVATO, A.; ZUCATTO, L. C.. Gestão financeira em administração pública. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Financeira e Controladoria) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Fabiano Colling e Rudá Heimerdinger

LOVATO, A.; SHUBEITA, F. M.; BENEDETTI, V. L. L.. Projeto de atualização do RADAN na John Deere Brasil S.A.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerenciamento de Projetos em Tec de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Luciano Roberto Freddo e Sandra Maristela Loff

LOVATO, A.; RAMBO, J. A.; MALLMANN, T. D. M.. Viabilidade de Implantação do Porto Seco de Ijuí. 2007.

Aluno: Ana Cristina Duarte

LOVATO, A.; HECKLER, V.; ERGANG, S.. Análise de Viabilidade da utilização do Endomarketing na aplicação de Programas de Qualidade. 2007.

Aluno: Clodoaldo Marquezin, Jorge Bündchen e Maifruz Suanmi Fanfa

LOVATO, A.; EVANGELISTA, M. L. S.; CAON, V.. Estrutura e Viabilização da Alternativa de Transporte Ferroviário. 2007.

Aluno: Domingos Magnabosco, Neimar Piccolo e Robson Elias Reuter

BARASUOL, E. E.;LOVATO, A.; GROSSMANN JR., H.. Estudo de Implantação de um Controle de Frotas no Setor Administrativo de uma Cooperativa. 2007.

Aluno: Marcelino Luiz Vicensi e Martin Alexandro Riordan

LOVATO, A.; BENEDETTI, V. L. L.; GARRAFA, M.. Projeto para geração e divulgação de imagens e tempo real na internet utilizando gerenciamento de projetos em PMI. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerenciamento de Projetos em Tec de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Antônio Jamir Hanauer, Fabiano Heinsch Meller, Jaime Martini

HANAUER, A. J.; MELLER, F. H.; MARTINI, J.;LOVATO, A.. Análise, sugestão, implantação e treinamento de uma ferramenta de qualidade em uma propriedade rural de um associado da Cotrimaio. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Cooperativa) - Sociedade Educacional Três de Maio.

Aluno: Elizete Maria R

SULZBACH, E. M. R.; SEHN, E. P.; SCHWEIG, P.;LOVATO, A.. Sulzbach, Evandro P. Sehn, Pérsio Schweig. Proposta de uma metodologia para diminuição de custos om transportes em uma cooperativa de crédito. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Cooperativa) - Sociedade Educacional Três de Maio.

Aluno: LUIZ F

TARTAROTTI, L. F.; SCHMIDT, S. N.; ZIMMERMANN, S.;LOVATO, A.. Tartarotti, Sadí Neri Schmidt, Sérgio Zimmermann. Pós-venda de colheitadeiras de cana-de-açucar. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração com ênfase em Marketing) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Elton Jose Spohr, Ildomar Strapasson

SPOHR, E. J.; STRAPASSON, I.;LOVATO, A.. Marketing Familiar: um programa de orientação à organização, negociação e planejamento. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração com ênfase em Marketing) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Daiane Soares Valdameri e Fernanda Letícia Hollweg

VALDAMERI, D. S.; HOLLWEG, F. L.;LOVATO, A.. A Utilização de indicadores de qualidade como instrumento de apoio à gestão das secretarias municipais de educação das Regiões da grande Santa Rosa e Missões. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Qualidade) - Sociedade Educacional Três de Maio.

Aluno: Lenize Bolzan, Lurdes Adriana Boeno, Maristela Mantelli

BOLSAN, L.; BOENO, L.; MANTELLI, M. D. K.;LOVATO, A.. Gestão da Informação de custos na formação do preço de venda de produtos acabados na John Deere Brasil LTDA. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Logística e Gestão de Custos) - Sociedade Educacional Três de Maio.

Aluno: Amauri Decker, Evandro Maders, Vergílio Luis Pedó

DECKER, A.; MADERS, E.; PEDO, V. L.;LOVATO, A.. Desenvolvimento de um sistema logístico de transporte rodoviário. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Logística e Gestão de Custos) - Sociedade Educacional Três de Maio.

Aluno: Álvaro José Walter, Clóvis Nerci konopka, Clóvis Rauber

WALTER, A. J.; KONOPKA, C. N.; RAUBER, C.;LOVATO, A.. Sistema híbrido de programação e controle da produção. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Logística e Gestão de Custos) - Sociedade Educacional Três de Maio.

Aluno: Leonice Teresinha Borges, Mariângela Schuh Johann

BORGES, L. T.; JOHANN, M. S.;LOVATO, A.. Análise do processo de planejamento de PS-Produto Secundário da Empresa john Deere Brazil - LTDA. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Qualidade) - Sociedade Educacional Três de Maio.

Aluno: Flavio Sperotto, Tiago Batista Stein

SPEROTTO, F.; STEIN, T. B.;LOVATO, A.. Analise da causa raiz na manutenção da John Deere Brasil Ltda.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Rodrigo Bottino Pivetta

PIVETTA, R. B.;LOVATO, A.. Terceirização da célula de tiras. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Dalva S

SCHMIDT, D. S.; SIPP, J.A.; PINZON, M.;LOVATO, A.. Schmidt, João Albino Sipp, Marcia Pinzon. Sazonalidade da produção leiteira e gerenciamento da Empresa Parmalat. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração da Produção) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Alceu Bartz, Aurio Compagnon, Paulo Cesar Fritzen

FRITZEN, P. C.; COMPAGNON, A.; BARTZ, A.;LOVATO, A.. Ergonomia da produção. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração da Produção) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Elpidio Kuhn, Gilberto Jose Thomas, Willy Tony Lorentz

KUHN, E.; LORENTZ, W. T.; THOMAS, G. J.;LOVATO, A.. Melhoria de sincronização de produção em uma industria metal mecanica. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração da Produção) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Jorge Mantelli, Marciano Schweig

MANTELLI, J.; SCHWEIG, M.;LOVATO, A.. Sistema de planejamento e controle de produção. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração da Produção) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Valmir Heckler, Milton Emiliano Cassol

HECKLER, V.; CASSOL, M. E.;LOVATO, A.. Gestão da qualidade na comunicação interna. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração da Produção) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Roberto Rodrigues Molina

MOLINA, R. R.;LOVATO, A.. Hortifrutigranjeiros: uma proposta para as pequenas propriedades do municipio de TM/RS. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração da Produção) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Henrique Casalli Fracari

SANTOS, C. R.; ROMERO, R. P.;LOVATO, ADALBERTO. Desenvolvimento de um sistema eletromiográfico de superfície e implementação em um movimento mecânico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Rodrigo Pettorini Santos

LOVATO, ADALBERTO; CAMARGO, J. F.; COSTA, A. K.. Projeto para implementação de um dispositivo de fixação de componentes soldados em processo automatizado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Ricardo Krombauer

LOVATO, ADALBERTO; CAMARGO, J. F.; ROMERO, R. P.. Implementação de um sistema de controle de tensão do arco plasma em equipamento de corte CNC. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Tatiane Camargo

LOVATO, ADALBERTO; ROMERO, R. P.; SANTOS, C. R.. Implementaçao de um sistema de monitoramento e controle de temperatura de um biodigestor para resíduos orgânicos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Ânderson Canssi

LOVATO, A.; ROMERO, R. P.; BASTOS, R.. Implementação de telemetria de um veículo baja SAE com tecnologia LoRa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Leandro Régis Dalcin

CENTENARO, F.;LOVATO, A.; ROMERO, R. P.. Aperfeiçoamento de um robô de serviço. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Gabriel Rogério Muhlbeier

LOVATO, A.; ROMERO, R. P.; FLORES, P. M.. Implementação de sistema supervisório para controle de ambiente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Danieli Regina Dutra

LOVATO, A.; FRANCESQUETT, J.; FLORES, P. M.. Implementação de um sistema de medição de biogás por deslocamento de liquido. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Bernardo Scheunemann

LOVATO, A.; WACHHOLZ, L. C.; FLORES, P. M.. Projeto de produto de um flare para combustão de biogás. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Diego Luiz Bottega

LOVATO, ADALBERTO; CORSO, I.; SEIBEL, T. L. C.; BENEDETTI, V. L. L.. Solução com Business Intelligence para apoio no planejamento da produção: um case aplicando computação in-memory com SAP Hana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: João Cardoso Junior

LOVATO, A.; COELHO, J. B. S.; KACH, S. C.. Implementação de um novo processo de logística interna e fluxo de materiais com base na cronoanálise. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Magnus André Uhlmann

LOVATO, ADALBERTO; WACHHOLZ, L. C.; BENDER, A. R. K.. Desenvolvimento de um braço mecânico raspador de dejetos suinos em produção intensiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Rodrigo Joel Heissle

LOVATO, ADALBERTO; WACHHOZ, L. C.; BENDER, A. R. K.. Desenvolvimento de um braço mecânico raspador de dejetos suínos em produção intensiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Eduardo Rafael Brandt e Wilhan Fernando Berger

LOVATO, A.; WACHHOLZ, L. C.; SANTOS, C. R.. Projeto de um protótipo de cabeçote para limpeza de baias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Diego Renã Bürgel e Diogo Castro Oliveira

LOVATO, A.; WACHHOLZ, L. C.; SANTOS, C. R.. Projeto de construção de uma plataforma motorizada destinada a comportar um sistema de limpeza para pocilga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Eliezér Uhlmann

LOVATO, A.; BENDER, A. R. K.; FERNANDES, E.. Desenvolvimento dos componentes de movimentação de um robô. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Vinicius Alberto Fiedler

LOVATO, A.; BENDER, A. R. K.; KACH, S. C.. Protótipo de base robótica móvel para aplicação no ramo agrícola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Bianca Marini

LOVATO, A.; LUZ, J.; BARTZ, C. R. F.. Sistema de estrutura de produto: implementação do BOM dos produtos seriados de uma moveleira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Gilmar Feltraco e Jorge Augusto Górski

LOVATO, A.; WACHHOLZ, L. C.; BENDER, A. R. K.. Sistema de raspador motorizado para limpeza de unidades de terminação de suínos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina.

Aluno: João Cardoso Junior

COELHO, J. B. S.; KACH, S. C.;LOVATO, A.. Implementação de um novo processo de logística interna e fluxo de materiais com base em cronoanálise. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Daniel Koscheck

LOVATO, ADALBERTO; PASSOS, M. G.; DALCIN, R. L.. Análise do processo de implementação de um sistema de aspersão de água no setor de soldagem de uma empresa do ramo metalmecânico: um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Horizontina.

Aluno: AUGUSTO CESAR LEITCHWEIS

SANTOS, C. R.; DALCIN, R. L.;LOVATO, ADALBERTO. Desenvolvimento de uma bancada para testes de um motor de pistão tipo glow. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Henrique Klöckner Führ

LOVATO, ADALBERTO; MICHELS, A.; WACHHOLZ, L. C.. Propostas de ajuste em uma caldeira flamotubular. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Deiverson Fernando Scholz

LOVATO, A.; WACHHOLZ, L. C.; BARTZ, J. L.. Bancada simuladora de um sistema de distribuição de sementes e fertilizantes em taxas variáveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Viviane Londero

LOVATO, A.; BARTZ, J. L.; BERAS, G. J.. Análise das perdas no processo produtivo de uma fábrica de palitos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Diego Roberto Mayer

LOVATO, A.; MICHELS, A.; WACHHOLZ, L. C.. Dimensionamento da tubulação de fluido frio de um condensador de vapor utilizado em tecnologia heliotérmica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina.

Aluno: CRISTINA RAQUEL RECKSINGEL

LOVATO, A.; RUPPENTHAL, I. L.; BIEGER, M.. Aplicação da programação linear para planejamento de produção: estudo de caso de uma propriedade rural. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Daiane Hammes

LOVATO, A.; KACH, S. C.; DESBESSEL, F.. Implementação do planejamento e controle de produção com suporte de software de gestão em uma empresa do agronegócio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Horizontina.

Aluno: Andréia Luisa Barth e Camila Wolfer

LOVATO, A.; GRIEBLER, D. J.; GUARIENTI, P.; SIQUEIRA, D. L.. Aplicação de redes neurais na avaliação da irradiação solar como fonte de energia renovável. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Janaína Priscila Bolzan

LOVATO, A.; SHUBEITA, F. M.; SEIBEL, T. L. C.; GRIEBLER, D. J.. Desenvolvimento de um Web-service para monitoramento e controle de um sistema de biodigestão anaeróbica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Ricardo Luis Pieper

LOVATO, A.; GRIEBLER, D. J.; SEIBEL, T. L. C.; SOUZA, S. C.. Anaerobic digester analytics: towards a smart software as a service. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Diogo Lukaszeski dos Santos e Eduardo Luiz Ulsenhaimer

BENEDETTI, V. L. L.; SHUBEITA, F. M.; GUARIENTI, P.;LOVATO, A.. Sistema de custo baseado nos métodos GPK e COCOMO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Jônatas Wehrmann

SEIBEL, T. L. C.; SHUBEITA, F. M.; RUARO, M.; ACKERMANN, M.;LOVATO, A.. Software para apresentação de informações geograficamente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Elisete Mônica Stefan

LOVATO, A.; ROSA, V.. Controle estatístico de processo no empacotamento de cereais na Cerealista Cotrirosa em Santa Rosa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bach. em Engenharia de Produção Agroindustrial) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Gislaine de Camargo Mathias

LOVATO, A.. Desenvolvimento de um sistema de atendimento ao cliente para fábrica de Software. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Denise Klein e Luciano Sonda

LOVATO, A.. Análise e desenvolvimento de um sistema de Help Desk baseado nas melhores práticas de ITIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Alex Pablo Schlemmer e Fernando Peripolli

LOVATO, A.. Análise de processos, estudo e implantação de um sistema de produção para indústria moveleira utilizando COBIT. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Cristiano Augusto Granetto e Geison Luiz Formentini Dias

LOVATO, A.. Proposta de definição de um processo de teste de Software para um Software House. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Rafael Laércio Schmidt e Robson Weiss Machado

LOVATO, A.. Análise de diferentes controles financeiros e desenvolvimento de um sistema para empresa de comércio varejista de pequeno porte. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Daniela Gonçalo Gonçalves

LOVATO, A.. Estudo de caso das boas práticas da ITIL em indústria de máquinas agrícolas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Loana Wollmann Taborda

LOVATO, A.. Sequenciamento da produção. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bach. em Engenharia de Produção Agroindustrial) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Gerson Luis Karkow, Jonas Viapiana e Marcos Dal Forno

LOVATO, A.. Desenvolvimento e organização de planejamento e controle de produção (PCP) na área de lácteos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bach. em Engenharia de Produção Agroindustrial) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: André Weber, Elir Paulo Pasquetti e Nestor José Kohler

LOVATO, A.. Implantação de boas práticas de fabricação na fábrica de rações Konzen Suinocultura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bach. em Engenharia de Produção Agroindustrial) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Fabio Antonio Elger

LOVATO, A.. Estruturação do laboratório de controle de qualidade de trigo e de farinha (LCQTF) no Moinho COCEAGRO e implantação do Sistema de Gestão de Qualidade - SGQ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bach. em Engenharia de Produção Agroindustrial) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Delson Liebert e Elisandra Martinha Demboski

LOVATO, A.. Estudo de metodologias de gerenciamento de projetos e utilização em empresas da Região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Cesar Cristiano Kappaun, Cristiano Pettermann

KAPPAUN, C. C.; PETERMANN, C.;LOVATO, A.. Sistema para controle das atividades da linha de montagem do laboratorio de Produção da Setrem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Rodrigo Wammes Lacerda, Tiago Luis Cesa Seibel

LACERDA, R. W.; SEIBEL, T. L. C.;LOVATO, A.. Gestão de estoque e requisições de materiais Via EDI. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Claudiane B

WINCK, C. B.; STRIEDER, L.; WUNSCH, N.;LOVATO, A.. Winck, Lisiane Strieder, Nicéia Wunsch.Logística de grãos para exportação na Cooperativa Agropecuaria Alto-Uruguai Ltda.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Clariza D

SILVA, C. L. D.; REIMANN, M. R.; SILVA, P. C. Z.;LOVATO, A.. da Silva, Marcos R. Reimann, Paulo Cesar Z da Sil.Desenvolvimento de produto na empresa Decker. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Liziane Beatriz Primaz, Veridiana C

PRIMAZ, L. B.; BIENSFELD, V. C. R.;LOVATO, A.. R. Biensfeld.Gestão pela Qualidade Total D'Pelle Langerie. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Luciano de Oliveira Soares, Ricardo André Engster Weizemann

SOARES, L. O.; WEIZEMANN, R. A. E.;LOVATO, A.. Análise de Programas de Gestão da Qualidade aplicados a laboratório de Análises Clínicas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Sociedade Educacional Três de Maio.

Aluno: Adriano Bonmann, Rubineia Boeno

BONMANN, A.; BOENO, R.;LOVATO, A.. Planejamento de recursos para transição de processo produtivo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Lurdes Boeno, Marines Kamphosrt, Tania Maria Fagundes

BOENO, L.; KAMPHORST, M.; FAGUNDES, T. M.;LOVATO, A.. PGQP- um caso de aplicação'. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Onei Carlos Röglin, Ernani Mohr, Valmir Jose Lucas

ROGLIN, O. C.; MOHR, E.; LUCAS, V. J.;LOVATO, A.. CEP- Controle Estatístico de Processos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Lucieli Delaflora, Juliana Kommers

DELAFLORA, L.; KOMMERS, J.;LOVATO, A.. Sistema de gestão de risco ocupacional com uma abordagem seis sigma em uma empresa multinacional do ramo automotivo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Cristiane Nascimento, Clediane Starub Pech, Graciela Knoop

NASCIMENTO, C.; PECH, C. S.; KNOOP, G.;LOVATO, A.. Marketing de serviços no Hotel Panorama. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Marcelo Pimenta, Graziele Borgmann, Mari Domanski

PIMENTA, M.; BORGMANN, G.; DOMANSKI, M.;LOVATO, A.. Posicionamento de marca na Resídua Soluções Ambientais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Daiane Gasparetto Hirt e Elenice Maria Braga Vintacourt

LOVATO, A.. Adequação de uma Software House aos processos do MPS.BR e posterior adequação aos processos do CMMI. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Gilmar Kraemer

KRAEMER, G.;LOVATO, A.. HACCP- APPCC Moinho de Milho. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Rafael Meller, Braulio Sehen, Marcos Vitacourt

MELLER, R.; SEHEN, B.; VITACOURT, M.;LOVATO, A.. Administração da produção. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Alessandra Reinehr, Debora Eickhoff

REINEHR, A.; EICKHOFF, D.;LOVATO, A.. Qualidade no atendimento e satisfação dos clientes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Cléber Mateus Duarte Porciuncula

PORCIUNCULA, C. M. D.;LOVATO, A.. Análise e proposta de melhoria para a verificação de status de grandezas físicas em máquinas agrícolas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Cleidimar P de Almeida, Cristina Reimann, Paulineia L

ALMEIDA, C. P.; REIMANN, C.; REIS, P. L.;LOVATO, A.. Reis.Produção de móveis e cadeiras - Empresa Reiflex. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Andreia A W Kovalski, Carla C

KOVALSKI, A. A. W.; PEARSON, C. C.; MANTELLI, M. D. K.;LOVATO, A.. Pearson, Maristela Mantelli.Gestão da qualidade Latsul. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Claudete Regina Rustick, Gladis Maria Endres

RUSTICK, C. R.; ENDRES, G. M.;LOVATO, A.. Desenvolvimento de um Sistema de Coleta de Dados usando Computadores de mão no recolhimento do leite para Cooperativa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Marlon Werner, Valério Dalla Vechia

VECHIA, V. D.; WERNER, M.;LOVATO, A.. Estudo de implantação de um sistema de gestão empresarial de licença "Open Source". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Grasiele dos Santos, Jeferson Nunes, Lediana Bartz

BARTZ, L.; SANTOS, G.; NUNES, J.;LOVATO, A.. Projeto em Gestão da qualidade hospitalar no Hospital Osvaldo Cruz de HZ. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio.

Aluno: Jose Sidinei Kamphorst, Marcos A Schneider, Toni H

KAMPHORST, J. S.; SCHNEIDER, M. A.; STEIN, T. H.;LOVATO, A.. Stein.Industria de palitos Maua. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio.

RUARO, M.; SIQUEIRA, D.; HEIMERDINGER, A. P.;LOVATO, A.. Desenvolvimento de um software educativo para cálculos algébricos. 2014. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.; SIQUEIRA, D. L.; RUARO, M.; HEIMERDINGER, A. P.. Utilização de matrizes para rotação de imagens. 2014. Faculdade Três de Maio.

RUARO, M.;LOVATO, A.; HEIMERDINGER, A. P.; SIQUEIRA, D.. Desenvolvimento de um simulador de painel LED utilizando matrizes. 2014. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.; RUARO, M.; SIQUEIRA, D.; HEIMERDINGER, A. P.. Lógica e português estruturado: evolução na linguagem de programação. 2014. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.; RUARO, M.; SIQUEIRA, D.; HEIMERDINGER, A. P.. Aplicação de matrizes para alteração de cores RGB. 2014. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.; RUARO, M.; SIQUEIRA, D.; HEIMERDINGER, A. P.. Programa JAVA para criptografia de mensagens de texto. 2014. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.; RUARO, M.; SIQUEIRA, D.; HEIMERDINGER, A. P.. Programa em JAVA para operações com matrizes. 2014. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.; RUARO, M.; SIQUEIRA, D.; HEIMERDINGER, A. P.. Programa em JAVA para cálculo de operações com matrizes. 2014. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.; RUARO, M.; SIQUEIRA, D.; HEIMERDINGER, A. P.. Método de Gauss. 2014. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.; SEIBEL, T. L. C.; BENEDETTI, V. L. L.; GUARIENTI, P.. Software para composição de Kit de portas para uma marcenaria. 2014. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.; GUARIENTI, P.; SEIBEL, T. L. C.; BENEDETTI, V. L. L.. Software de gerenciamento de tempo de projetos mobiliários. 2014. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.; GUARIENTI, P.; SEIBEL, T. L. C.; BENEDETTI, V. L. L.. Software oara controle de estrutura de produto de indústria de gôndolas e expositores. 2014. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.; GUARIENTI, P.; SEIBEL, T. L. C.; BENEDETTI, V. L. L.. Software para erenciamento de projetos de indústria metal mecânica. 2014. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.; GUARIENTI, P.; SEIBEL, T. L. C.; BENEDETTI, V. L. L.. Software para codificação de produto e controle de pedidos de alfaiataria. 2014. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.; GUARIENTI, P.; SEIBEL, T. L. C.; BENEDETTI, V. L. L.. Softwae aplicado ao controle de custos de uma agroindústria. 2014. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.; GUARIENTI, P.; SEIBEL, T. L. C.; BENEDETTI, V. L. L.. Software para codificação e cadastro de estrutura de produto em gráfica. 2014. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.; GUARIENTI, P.; SEIBEL, T. L. C.; BENEDETTI, V. L. L.. Software para controle de custos por produto aplicados a malharia. 2014. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.; SILVA, J. R.; TABORDA, L. W.. Implantação de processo de análise e verificação de camadas de pintura em empresa do ramo metal mecânico. 2014. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.; SILVA, J. R.; TABORDA, L. W.. Estudo de viabilidade técnica para implantação de balança de fluxo na produção de farelo de soja. 2014. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.; SILVA, J. R.; TABORDA, L. W.. Mapeamento do processo de higienização de uma indústria de laticínios. 2014. Faculdade Três de Maio.

SIGNORI, E. M.; SCHEID, M. M.; CHIES, M. A.;LOVATO, A.. Prática Profissional Direcionada I - Análise e desenvolvimento de um programa aplicando conhecimento de algoritmo, álgebra linear e estatística. 2009. Faculdade Três de Maio.

DOEBBER, F.; PACHLA, J. C.; TESCHE, J. R.;LOVATO, A.. Prática Profissional Direcionada I - Estudo e análise sobre desenvolvimento de um programa que realize cálculos de desvio padrão utilizando a Linguagem de Programação C. 2009. Faculdade Três de Maio.

GUNKEL, I. L.; BORDIN, M. V.;LOVATO, A.. Prática Profissional Direcionada I - Programa para cálculos algébricos e estatísticos em Linguagm C. 2009. Faculdade Três de Maio.

LORENZEN, L.; BUTZKE, M. H.;LOVATO, A.. Prática Profissional Direcionada I - Desenvolvimento de um algoritmo que resolva cálculos estatísticos com precisão. 2009. Faculdade Três de Maio.

MULLER, C. A.; KNEBELKAMP, E. R.; SCHAEFER, S.;LOVATO, A.. Prática Profissional Direcionada I - Algoritmo que resolve cálculos algébricos e estatísticos. 2009. Faculdade Três de Maio.

DAPPER, D. J.; PEITER, J.; HECKLER, V.;LOVATO, A.. Prática Profissional Direcionada I - Estudo e análise do desenvolvimento de um programa para resolução de matrizes, matrizes inversas, bem como cálculos de desvio padrão, regressão e correlação. 2009. Faculdade Três de Maio.

NAPIVOSKI, E.; BAIOTTO, K.; SIPMANN, R.;LOVATO, A.. Prática Profissional Direcionada I - Estudo, análise e desenvolvimento de um programa em Linguagem C, para resolver cálculos métricos e estatísticos. 2009. Faculdade Três de Maio.

COLLING, C.; LORENZO, L. C.; SILVA, M. R. P.;LOVATO, A.. Prática Profissional Direcionada I - Desenvolvimento de um programa computacional que execute cálculos estatísticos de desvio padrão e algébricos de matrizes. 2009. Faculdade Três de Maio.

KOTHER, A.; PUHL, C. J.; MENTZ, V. C. B.;LOVATO, A.. Prática Profissional Direcionada I - Desenvolvimento de um programa computacional aplicado a estatística e álgebra. 2009. Faculdade Três de Maio.

BUTZKE, B. A.; KLAUS, G. F.; CORSO, J.;LOVATO, A.. Prática Profissional Direcionada I - Estudo e desenvolvimento de um programa para a realização de cálculos algébricos e estatísticos. 2009. Faculdade Três de Maio.

SIQUEIRA, D. L.;LOVATO, A.. Prática profissional Direcionada V - Implementação de um módulo de composição de custos de produção. 2009. Faculdade Três de Maio.

BESKOW, L.; KAPPAUN, M.;LOVATO, A.. Prática Profissional Direcionada V - Desenvolvimento de um sistema de codificação de materiais para a Metalúrgica GTP Ltda. 2009. Faculdade Três de Maio.

SPOHR, E. I.; GUTH, F. A.;LOVATO, A.. Prática Profissional Direcionada V - Qualidade na produção de calçados. 2009. Faculdade Três de Maio.

TOEBE, A.; STIEGELMEIER, C.;LOVATO, A.. Prática Profissional Direcionada V - Desenvolvimento de um sistema MRP utilizando ferramenta CASE para Metalúrgica GTP Ltda. 2009. Faculdade Três de Maio.

PALUCHOWSKI, B. B.;LOVATO, A.. Prática Profissional Direcionada V - Software para controle de perdas na produção. 2009. Faculdade Três de Maio.

SCHNEIDER, A. C.;LOVATO, A.. Prática Profissional Direcionada V - Desenvolvimento de um software para controle de rendimento para indústria de palitos dentais. 2009. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.. Prática de Produção II - Rações Coopermil. 2008. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.. Prática de Produção II - ISSO/TS 16949:2002 Aplicação Prática. 2008. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.. Prática de Produção II - Saci Agroindustrial. 2008. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.. Prática de Produção II - Análise do processo de produção do queijo mussarela. 2008. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.. Prática de Produção II - Controle da urease no farelo de soja. 2008. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.. Prática de Produção II - Elaboração de um novo layout para a indústria de pepinos Dell Sollo. 2008. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.. Prática de Produção II - Empresa Vier. 2008. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.. Avaliador em Banca na área Computação durante o V SAPS - Salão de Pesquisa SETREM. 2007. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.. Avaliador em Banca na área Engenharia durante o V SAPS - Salão de Pesquisa SETREM. 2007. Faculdade Três de Maio.

ELGER, F.; NARESSI, A.; VIAPIANA, J.; MORAES, A.;LOVATO, A.. Pratica de Produção II - Moinho Coceagro. 2006. Faculdade Três de Maio.

BALZ, C. L.; LANG, F. R.; KOHLER, N. J.;LOVATO, A.. Pratica de Produção II - Camera Agroalimentos S.A.. 2006. Faculdade Três de Maio.

LOVATO, A.. IV Salão de Pesquisa SETREM - SAPS. 2006. Sociedade Educacional Três de Maio.

LOVATO, A.. Concurso Pesquisador SETREM. 2004. Sociedade Educacional Três de Maio.

LOVATO, A.. II Salão de Pesquisa SETREM - SAPS. 2004. Sociedade Educacional Três de Maio.

Orientou

Bruna roberta Thomé e Karine Baioto

Desenho de serviço e implementação de framework baseado em ITIL nos processos de TI de uma instituição de ensino; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Govenança em Tecnologia da Informação) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Liete Raquel Fenner Maders

Padronização do processo de compras de uma empresa do setor agroindustrial; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica e Qualidade) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Leila Cristina Dalazen

Garantia da qualidade de um software; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica e Qualidade) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

LUIZ F

Tartarotti, Sadi Neri Schmidt, Sérgio Zimmermann; Pós-venda de colheitadeiras de cana-de-açucar; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração com ênfase em Marketing) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Luiz J

Sartor, Marcos C; Husak, Sandro F; R; Bertagnolli; Análise das não conformidades dos motores utilizados nos produtos de uma indústria de máquinas agrícolas; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Qualidade) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Cristiano R

Freddo, Evandro R; D; de Souza, José dos Santos; Programação de itens manufaturados utilizando sistemas híbridos de replanejamento; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Logística e Gestão de Custos) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Ernani O

Mohr, Jadir Sieben, Tarcisio H; Drescher; Qualidade dos níveis de óleo dos motores; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Qualidade) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Lóide Marise Adam, Lovani Terezinha Dirings

Excelência em Gestão Escolar; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Qualidade) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Ana Lisa Maschio, Ana Paula Gasparetto, Josias O

de Souza; Sistema Master de Qualidade - SMQ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Qualidade) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Flavio Sperotto, Tiago Batista Stein

Analise da causa raiz na manutenção da John Deere Basil Ltda; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Dalva S

Schmidt, João Albino Sipp, Marcia Pinzon; Sazonalidade da produção leiteira e gerenciamento da Empresa Parmalat; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração da Produção) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Alceu Bartz, Aurio Compagnon, Paulo Cesar Fritzen

Ergonomia da produção; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração da Produção) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Elpidio Kuhn, Gilberto Jose Thomas, Willy Tony Lorentz

Melhoria de sincronização de produção em uma industria metal mecanica; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração da Produção) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Jorge Mantelli, Marciano Schweig

Sistema de planejamento e controle de produção; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração da Produção) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Cauã Arthur Wachholz

Melhoria de um carro de transporte para plataformas de colhedoras; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

Felipe Lucas

Projeto e desenvolvimento de um protótipo de cabine para teste de salt-spray; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

Marcos Rafael Friske e Rafael Augusto Vogel

Projeto de desenvolvimento de componente motor de um robô agrícola; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

Augusto Diel Graebin

Implementação de aperfeiçoamento estrutural e funcional em carreta para motocultivador; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

Felipe Lucas

Projeto e desenvolvimento de um protótipo de cabine para teste de salt-spray; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

Alisson Cristiano Wessel Reckziegel

Desenvolvimento de conceito para row cleaner eletricamente ativo; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

Cristian Seiboth

Protótipo de uma plataforma robótica móvel para uso agrícola; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

Tainara Luana Weiss

Projeto e análise de uma ponteira de inserção de adubo baseado em biomimética; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

Romilson Kohl

Estudo e desenvolvimento de um corta chama flame arrester para sistema de geração de biogás; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

Leandro Régis Dalcin

Aperfeiçoamento de um robô de serviço; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

Ânderson Canssi

Implementação de telemetria de um veículo baja SAE com tecnologia LoRa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

Danieli Regina Dutra

Implementação de um sistema de medição de biogás por deslocamento de líquido; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

Vinicius Alberto Fiedler

Protótipo de base robótica móvel para aplicação no ramo agrícola; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

Eliezér Uhlmann

Desenvolvimento dos componentes de movimentação de robô; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

Diego Renã Burgel

Projeto de construção de uma plataforma motorizada destinada a comportar um sistema de limpeza de pocilga; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

Diego Castro de Oliveira

Projeto de construção de uma plataforma motorizada destinada a comportar um sistema de limpeza de pocilga; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

Eduardo Rafael Brandt

Projeto de um proptótipo de cabeçote para limpeza de baias; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

Wilhan Fernando Berger

Projeto de um protótipo de cabeçote para limpeza de baias; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

Bianca Marini

Sistema de estrutura de produto: implementação do BOM dos produtos seriados em uma moveleira; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Horizontina; Orientador: Adalberto Lovato;

André Rafael Burg e Cátia altíssimo Viapiana

O impacto da Internet das coisas na privacidade das pessoas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Bruna Daniela Kalschne e José Luis Boesing

Melhorias no processo de elicitação de requisitos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Alesandro Rodrigo Cordeiro e Danusa Menezes

Implantação de melhores práticas da ITIL no processo de solicitação de Acesso do sistema SAP de uma empresa multinacional; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Júnior Löwe

Portal web de gerenciamento de serviços; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Diogo Lukaszeski dos Santos e Eduardo Luiz Ulsenhaimer

Sistema de custo baseado nos métodos GPK e COCOMO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Jônatas Wehrmann

Software para apresentação de informações geograficamente; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Ariane Carina Dockhorn

Melhoria do fluxo de produção em indústria de transformadores elétricos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bach; em Engenharia de Produção Agroindustrial) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Francis Eduardo Mai Meller

Planejamento de uma célula de montagem; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bach; em Engenharia de Produção Agroindustrial) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Helga Maria Eweling

Ergonomia no processo produtivo de abate de suíno; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bach; em Engenharia de Produção Agroindustrial) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Daniel da Silva Costa

Balanceamento de linha de montagem com ferramenta de auxílio de programação de pessoal; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bach; em Engenharia de Produção Agroindustrial) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Tânia Regina Seiboth

Implantação do Sistema de Qualidade no ERP; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bach; em Engenharia de Produção Agroindustrial) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Noélle Cristiane Moreira de Melo

Estabelecimento de critérios e construção de um algoritmo matemático para programação de produção; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bach; em Engenharia de Produção Agroindustrial) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Sirlei Mariane Maldaner

Melhorias na plataforma de recebimento de leite da DPA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bach; em Engenharia de Produção Agroindustrial) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Claúdia Daiane Tormes

Estudo e identificação das causas de latas danificadas nos setores de conserva de uma iempresa de alimentos localizada na região sudoeste do Rio Grande do Sul; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bach; em Engenharia de Produção Agroindustrial) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Alexandre Casali, Andressa Turra

Inserção de métodos e ferramentas de qualidade através da análise dos setores de embalagens e expedição da dbLare Móveis; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Cláudia Sieben, Miriam Baumgarten, Rosane B

Gross; Desenvolvimento da indústria de Software na Índia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Alex Johann, Cibeli Gerlach, Maili Beck

Gestão da qualidade na artefatos de madeira Stein; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Claudiane B

Winck, Lisiane Strieder, Nicéia Wunsch; Logística de grãos para exportação na Cooperativa Agropecuaria Alto-Uruguai Ltda; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Liziane Primaz, Veridiana C

R; Biensfeld; Gestão pela Qualidade Total D'Pelle Langerie; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Cristiane B

B Robe, Juliana R; Carlson, Patrícia A; Berger; Estudo de Viabilidade Técnica de produtos de plástico - Palitos Mauá; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Lurdes Boeno, Marines Kamphorst, Tania Maria Fagundes

PGQP- um caso de aplicação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Adriano Bonmann, Rubineia Boeno

Planejamento de recursos para transição de processo produtivo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Onei Carlos Röglin, Ernani Mohr, Valmir Jose Lucas

CEP - Controle Estatístico de Processos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Gilmar Kraemer

HACCP-APPCC Moinho de Milho; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Rafael Meller, Braulio Sehen, Marcos Vitacourt

Administração da produção; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Alessandra Reinehr, Debora Eickhoff

Qualidade no atendimento e satisfação dos clientes; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Cledimar P de Almeida, Cristina Reimann, Paulineia L

Reis; Produção de móveis e cadeiras - Empresa Reiflex; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Andreia A W Kovalski, Carla C

Pearson, Maristela D; K; Mant; Gestão da Qualidade Latsul; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Grasiele dos Santos, Jeferson Nunes, Lediana Bartz

Projeto de Gestão da Qualidade Hospitalar no Hospital Osvaldo Cruz de HZ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Rafael Bueno Langaro

Células monocristalinas nos painéis fotovoltaicos; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bach; em Engenharia de Produção Agroindustrial) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Janaína Priscila Bolzan

Desenvolvimento de um software educativo para cálculos algébricos; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Charles Michael Stein

Utilização de matrizes para rotação de imagens; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Ademar de Andrade Neto

Lógica e português estruturado: evolução na linguagem de programação; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

João Batista de Oiveira

Aplicação de matrizes para alteração de cores RGB de imagens; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Gustavo Henrique Michels

Programa em JAVA para criptografia de mensagens de texto; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Jenifer Natana do Nascimento

Programa em JAVA para realização de operações com matrizes; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Diego Luiz Bottega

Programa em JAVA para realização de operações com matrizes; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Gustavo Teixeira Pereira e Laerte José Perassolo

Método de Gauss; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

GUSTAVO ZIMPEL

Software de composição de kit de ports para uma marcenaria; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Ricardo Pieper

Software de gerenciamento de tempo em projetos de mobiliário; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Francieli Selzler e Sandro Borges dos Santos

Software para controle de estrutura de produto de uma indústria de gôndolas e expositores; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Gustavo Kehrwald e Jonathan Marcel Radieske

Software para gerenciamento de projetos em indústria do ramo metal mecânico; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Andréia Luiza Barth e Jean Luís Piccinini

Software para codificação de produto e controle de pedidos de alfaiataria; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Janaína Priscila Bolzan

Software para controle de custos de produção de uma agroindústria; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Fernando Becker e Júnior Löwe

Software para codificação de produto e cadastro de estrutura de produtos de uma gráfica; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Camila Wolfer

Software para controle de custos por produto aplicados em uma malharia; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Nestor Köhler, Fábio Lang, Carine Balz

Estágio Empresa Camera; 2006; Orientação de outra natureza; (Bach; em Engenharia de Produção Agroindustrial) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Fabio Elger, Adelar Naressi, Jonas Viapiana, Adriano Moraes

Estágio Moinho Coceagro; 2006; Orientação de outra natureza; (Bach; em Engenharia de Produção Agroindustrial) - Faculdade Três de Maio; Orientador: Adalberto Lovato;

Produções bibliográficas

  • GIONGO, ADRIANA ; GRANADA, CAMILLE E. ; BORGES, LUIZ G. A. ; PEREIRA, LEANDRO M. ; TRINDADE, FERNANDA J. ; MATTIELLO, SHAIANA P. ; OLIVEIRA, RAFAEL R. ; SHUBEITA, FAUZI M. ; LOVATO, ADALBERTO ; MARCON, CÉSAR ; MEDINA-SILVA, RENATA . Microbial communities in anaerobic digesters change over time and sampling depth. BRAZILIAN JOURNAL OF MICROBIOLOGY (ONLINE) , v. 51, p. 1177-1190, 2020.

  • BARTH, A. L. ; WOLFER, C. ; GRIEBLER, D. ; LOVATO, A. . Avaliação da Irradiação Solar como Fonte de Energia Renovável no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Através de Uma Rede Neural. ReABICT Revista eletrônica Argentina Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação , v. 1, p. 5, 2016.

  • PIEPER, R. ; GRIEBLER, D. ; LOVATO, A. . Towards a Software as a Service for Biodigestor Analytics. ReABICT Revista eletrônica Argentina Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação , v. 1, p. 1-15, 2016.

  • DA ROSA, LEANDRO CANTORSKI ; SANTOR, CILIONE GRACIELI ; LOVATO, ADALBERTO ; DA ROSA, CLAUDIA SEVERO ; GÜTHS, SAULO . Use of rice husk and sunflower stalk as a substitute for glass wool in thermal insulation of solar collector. Journal of Cleaner Production , v. 104, p. 90-97, 2015.

  • GUARIENTI, E. P. ; PINHEIRO, E. ; GODOY, L. P. ; EVANGELISTA, M. L. S. ; LOVATO, A. . Perdas de matéria prima: um estudo de caso na indústria de óleo de soja. Engevista (UFF) , v. 14, p. 58, 2012.

  • LOEBLEN, L. C. ; TABORDA, L. W. ; GODAY, L. P ; PINHEIRO, E. ; LOVATO, A. . APLICAÇÃO DE PESQUISA OPERACIONAL NA MINIMIZAÇÃO DE PERDAS COM MATÉRIA- PRIMA EM CORTES DE TUBOS EM UMA METALÚRGICA DA REGIÃO NOROESTE DO RS. Revista STREM , v. 20, p. 82-90, 2012.

  • PINHEIRO, E. ; LOVATO, A. ; EVANGELISTA, M. S ; GODAY, L. P . RELAÇÃO ENTRE AUMENTO DE CONSUMO ENERGÉTICO E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA REGIÃO FRONTEIRA NOROESTE DO RS. Revista STREM , v. 20, p. 28-37, 2012.

  • PINHEIRO, E. ; LOVATO, A. ; EVANGELISTA, M. S ; GODAY, L. P . RELAÇÃO ENTRE AUMENTO DE CONSUMO ENERGÉTICO E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA REGIÃO FRONTEIRA NOROESTE DO RS. Revista STREM , v. 20, p. 28-37, 2012.

  • LOVATO, A. ; VALDAMERI, D. S. ; HOLLWEG, F. L. ; GULLICH, R. I. C. . A Utilização de indicadores de qualidade como instrumento de apoio à gestão das secretarias municipais de educação das regiões da grande Santa Rosa e Missões. Revista STREM , v. 8, p. 4-16, 2006.

  • LOVATO, A. . Ensino e Comunicação Eletrônica. Revista STREM , v. 1, p. 47-52, 2002.

  • LOVATO, A. . Metodologia da pesquisa. 1. ed. Três de Maio: Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM, 2013. v. 1. 263p .

  • LOVATO, A. ; EVANGELISTA, M. ; GULLICH, R. I. C. . Metodologia da pesquisa. 2. ed. Três de Maio: Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM, 2007. v. 1. 151p .

  • LOVATO, A. ; EVANGELISTA, M. ; GULLICH, R. I. C. . Metodologia da pesquisa. 1. ed. Três de Maio: Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM, 2005. v. 1. 93p .

  • DALAZEN, C. A. ; LOVATO, A. . Prêmios de Qualidade. In: SAPS - II Salão de Pequisa Setrem, 2004, Tres de Maio/RS. Anais SAPS - II Salão de Pequisa Setrem. Tres de Maio/RS: Setrem, 2004.

  • LOVATO, A. ; BLUME, M. ; ROSA, N. S. ; ZAMPERETTI, R. ; GULLICH, R. I. C. ; PEREIRA, P. . Aspectos metodológicos na pesquisa da faculdade Três de Maio - SETREM. In: IV Salão de Iniciação Científica, 2002, Três de Maio. Anais 2002. Três de Maio: SETREM, 2002. p. 37-38.

  • LOVATO, ADALBERTO . Biogás: potencialidade de geração de energia limpa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GIONGO, A. ; BORGES, L. G. A. ; PEREIRA, L. M. ; TRINDADE, F. J. ; OLIVEIRA, R. R. ; MATTIELO, S. P. ; LOVATO, A. ; SHUBEITA, F. M. ; MARCON, C. A. M. ; MEDINA-SILVA, R. . Microbial communities from a solid-state anaerobic biodigester fed with cattle manure. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GIONGO, A. ; BORGES, L. G. A. ; PEREIRA, L. M. ; TRINDADE, F. J. ; OLIVEIRA, R. R. ; MATTIELO, S. P. ; LOVATO, A. ; SHUBEITA, F. M. ; MARCON, C. A. M. ; MEDINA-SILVA, R. . Microbial communities from a solid-state anaerobic biodigester fed with cattle manure. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOVATO, ADALBERTO . Biogás: potencialidade de geração de energia limpa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GARBRECH, A. M. ; LOVATO, A. ; WEBLER, G. ; FREDDO, F. ; LOVATO, ADALBERTO . Dispositivo baseado em arduino para detecção de gás metano em condiçoes controladas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LOVATO, ADALBERTO ; DA ROSA, LEANDRO CANTORSKI ; SANTOR, CILIONE GRACIELI ; GÜTHS, SAULO ; DA ROSA, CLAUDIA SEVERO . sunflower stalk, rice husk and jute as components of thermal insulation of solar collector. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Loana Wollmann Taborda ; Cilione Gracieli Santor ; Tânia Regina Seiboth ; LOVATO, ADALBERTO ; Adriane Fabrício . Ecodesign: produção de contêiner com materiais recicláveis para coleta de plásticos e metais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BUTZKE, B. A. ; BAIOTTO, K. ; BENEDETTI, V. L. L. ; LOVATO, A. . Processo de desenvolvimento e Teste de software. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GRIEBLER, G. ; MACHADO, R. W. ; BENEDETTI, V. L. L. ; WEDDIGEN, A. ; LOVATO, A. . Análise e desenvolvimento de um sistema de produção para chão de fábrica de empresa cerealista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LUZ, B. F. ; MULLER, M. D. ; GUARIENTI, C. ; BENEDETTI, V. L. L. ; HECKLER, V. ; LOVATO, A. . Desenvolvimento de um programa computacional aplicando conceitos de álgebra linear e estatística. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUARIENTI, P. ; DESCONSI, A. ; CASSOL, J. R. S. ; BENEDETTI, V. L. L. ; GROSSMANN JR., H. ; LOVATO, A. . Desenvolvimento de um programa que integra algoritmos na resolução de equações estatísticas e algébricas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KLAUS, G. F. ; GUNKEL, I. L. ; BORDIN, M. V. ; GROSSMANN JR., H. ; LOVATO, A. ; HECKLER, V. ; PERINGER, S. R. Z. . Programa para cálculos algébricos e estatísticos em Linguagem C. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PACHECO, J. R. ; SCHWADE, K. ; HECKLER, V. ; LOVATO, A. . Algorítmos para cálculo de álgebra estatística. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KLEIN, D. ; SONDA, L. ; LEMANSKI, G. M. ; BENEDETTI, V. L. L. ; WEDDIGEN, A. ; LOVATO, A. . Método de análise e resolução de problema. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KLEIN, D. ; SONDA, L. ; LEMANSKI, G. M. ; BENEDETTI, V. L. L. ; WEDDIGEN, A. ; LOVATO, A. . Análise e desenvolvimento de um Sistema MRP. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, E. ; FABRICIO, A. M. ; MALDANER, S. ; LOVATO, A. . Elaboração e aplicação de plano de controle do setor metal mecânico com base na ISO/TS16949:2002. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOVATO, A. . Business Intelligence como ferramenta de apoio à gestão de informações em uma instituição de ensino com auxílio de fontes externas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FINGER, F. ; CRONST, F. H. ; ROCKENBACH, R. ; LOVATO, A. . Utilização do COBIT como Framework de auxílio na avaliação do PGQP na empresa COMAU - Sistema de automação e manutenção industrial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

LOVATO, ADALBERTO ; LOVATO, A. . Sequenciamento e programação fina de produção. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LOVATO, A. . Sequenciamento e programação fina de produção. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LOVATO, ADALBERTO . Sequenciamento e programação fina de produção. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LOVATO, A. . Sequenciamento e Programação Fina de Produção. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LOVATO, A. . Métodos estatísticos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LOVATO, A. . Sequenciamento e Programação fina de produção. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de desenvolvimento

  • 2017 - Atual

    Robô de atendimento, Descrição: Desenvolvimento e construção de protótipo de robô telecomandado para atendimento a clientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Adalberto Lovato - Coordenador / Cristiano Rosa dos Santos - Integrante / Bernardo Scheunemann - Integrante / Anderson Canssi - Integrante / Leandro Dalcin - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Robô de atendimento, Descrição: Desenvolvimento e construção de protótipo de robô telecomandado para atendimento a clientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Adalberto Lovato - Coordenador / Cristiano Rosa dos Santos - Integrante / Bernardo Scheunemann - Integrante / Anderson Canssi - Integrante / Leandro Dalcin - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Robô de atendimento, Descrição: Desenvolvimento e construção de protótipo de robô telecomandado para atendimento a clientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Adalberto Lovato - Coordenador / Cristiano Rosa dos Santos - Integrante / Bernardo Scheunemann - Integrante / Anderson Canssi - Integrante / Leandro Dalcin - Integrante.

Prêmios

2005

Diploma, Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade - PGQP.

2004

Diploma de Cooperação, Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade - PGQP.

Histórico profissional

Experiência profissional

2000 - 2016

Sociedade Educacional Três de Maio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 02/2005

    Ensino, Engenharia de Produção Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Operacional II, Pesquisa Operacional I, Estatística

  • 03/2000

    Ensino, Bacharelado em Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de Produção, Estatística Computacional, Estatística e Probabilidade, Metodologia da Pesquisa

  • 03/2000 - 06/2005

    Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Produção I, Administração da Produção II, Estatística, Estatística II, Metodologia da Pesquisa, Prática Profissional IV

1999 - 2000

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 01/1999

    Ensino, Engenharia Industrial Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Máquinas Térmicas II (Motores de Combustão Interna), Sistemas de Medição, Introdução à Engenharia

1994 - 1997

Escola Kaisen

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Administração

1988 - 1994

Malharia N. Sr. da Conceição

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente Industrial

1984 - 1985

Mundial - Produtos de Consumo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Superintendente da Eberle São Paulo

1983 - 1983

Mundial - Produtos de Consumo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Superintendente de Suprimentos

1980 - 1982

Mundial - Produtos de Consumo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Superintendente da Divisão de Prod. de Consum

1978 - 1979

Mundial - Produtos de Consumo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Desenvolvimento Industrial

1976 - 1977

Ceag

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Sênior

1986 - 1987

Meias Lupo S.A

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Superintendente de Desenvolvimento

1973 - 1976

Meias Lupo S.A

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente do Diretor Industrial

2016 - Atual

Faculdade Horizontina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20