Polliana Farias Veras

Possui graduação em Licenciatura em Biologia pelo Instituto Federal do Maranhão, mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca pela Universidade Estadual do Maranhão. Foi bolsista de Mestrado da CAPES (2014/2015). Desenvolveu projetos de pesquisa e extensão na Reserva Extrativista Marinha de Cururupu, Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia Reprodutiva de Peixes, Estrutura e Composição de Comunidades de Peixes e Educação Ambiental com comunidades de pescadores. Tem experiência no ensino de Ciências, Biologia, projetos na área de Educação Ambiental e Educação Especial. Professora de Biologia pela SEDUC - MA desde 2016.

Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca

2014 - 2015

Universidade Estadual do Maranhão
Título: COMPOSIÇÃO, ESTRUTURA E ASPECTOS REPRODUTIVOS DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES DA PESCARIA DE ZANGARIA NA RESERVA EXTRATIVISTA DE CURURUPU, MARANHÃO,Ano de Obtenção: 2015
ZAFIRA DA SILVA DE ALMEIDA.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em andamento em Gestão de Recursos Humanos

2020 - Atual

Faculdade Santa Terezinha - CEST

Graduação em Licenciatura em Biologia

2006 - 2012

Instituto Federal do Maranhão
Título: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Orientador: Regiana Sousa Silva

Formação complementar

2012 -

ESPANHOL. , Centro Norte Americano, CNA, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em LIBRAS BÁSICO. (Carga horária: 120h). , INSTITUTO EDUCACIONAL SALVADOR DALÍ, IESD, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em INCLUSÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM AUTISMO. (Carga horária: 120h). , INSTITUTO EDUCACIONAL SALVADOR DALÍ, IESD, Brasil.

2017 - 2017

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. (Carga horária: 120h). , INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA E PRESENCIAL, IBEDEP, Brasil.

2010 - 2010

OFICINA: CONFECÇÃO DE BIOPRODUTOS. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2009 - 2009

Produção de meios de cultura para microorganismos. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2006 - 2009

CURSO COMPLETO DE INGLÊS. (Carga horária: 300h). , YES, YES, Brasil.

2006 - 2007

Rotinas Administrativas. (Carga horária: 72h). , Microlins, MICROLINS, Brasil.

2005 - 2006

Capacitação Administrativa. (Carga horária: 124h). , Datacontrol, DATACONTROL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Recursos Aquáticos e Pesca.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Educação Ambiental.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia Geral.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Educação Especial.

Organização de eventos

VERAS, P. F. ; SANTIAGO, P. M. M. ; COELHO, L. R. de O. . II FORMAÇÃO DO ESCRITÓRIO NA PRAIA. 2012. (Outro).

ROCHA, Zeli Rachel ; ROCHA JUNIOR, C. L. ; SANTIAGO, Paula Maria mesquita Santiago ; VERAS, P. F. . DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - PROJETO ESCRITÓRIO NA PRAIA. 2011. (Outro).

VERAS, P. F. ; SANTIAGO, P. M. M. ; COELHO, L. R. de O. . I FORMAÇÃO DO ESCRITÓRIO NA PRAIA. 2011. (Outro).

PEREIRA, Y. N. O. ; NOGUEIRA, N. M. C. ; VERAS, P. F. . I JORNADA BIOLÓGICA PELO CONHECIMENTO. 2010. (Outro).

Participação em eventos

MOSTRA ACADÊMICO-CIENTÍFICA E CULTURAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.CARACTERIZAÇÃO SOCIAL DE DUAS COMUNIDADES PESQUEIRAS DA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE CURURUPU, MARANHÃO. 2014. (Outra).

SECOND WORLD SMALL-SCALE FISHERIES CONGRESS. POTENTIAL EXPLORATION OF FISHERIES RESOURCES IN EXTRACTIVE RESERVE CURURUPU-MA, BRAZIL. 2014. (Congresso).

65 reunião anual da SBPC.A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PROPONDO ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS INOVADORAS.. 2013. (Outra).

IX Seminário de Iniciação Científica - SEMIC.PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2013. (Seminário).

AÇÃO ESPECIAL DO PROJETO ESCRITÓRIO NA PRAIA.LET'S DO IT. 2012. (Outra).

VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - VII CONNEPI. ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2012. (Congresso).

VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Técnológica. FREQUENCIA DE LARVAS DO GÊNERO AEDES (DIPTERA, CULICIDAE) EM SÃO LUÍS, MARANHÃO.. 2011. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. A água relacionada a doenças: estudo de caso da frequência de larvas do gênero Aedes (Diptera, Culicidae) em São Luís. 2011. (Congresso).

I JORNADA BIOLÓGICA PELO CONHECIMENTO.I JORNADA BIOLÓGICA PELO CONHECIMENTO. 2010. (Outra).

SEMINÁRIO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO.FREQUENCIA DE LARVAS E PUPAS DO GÊNERO AEDES (DIPTERA, CULICIDAE) EM SÃO LUÍS. 2010. (Seminário).

Sessão de Estudos "Meio Ambiente".Sessão de Estudos "Meio Ambiente". 2010. (Outra).

V Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Técnológica. ATUALIDADES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO MARANHÃO E A OFERTA PELA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. 2010. (Congresso).

IV MOSTRA ACADÊMICO-CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.IV MOSTRA ACADÊMICO-CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2009. (Outra).

I WORKSHOP DA CHAPADA DAS MESAS.CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NO MARANHÃO. 2009. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SILVA, NIVEA KARINA ANDRADE DA ; DANTAS, JANAÍNA GOMES ; VÉRAS, POLLIANA FARIAS ; PINHEIRO-SOUSA, DÉBORA BATISTA ; ALMEIDA, ZAFIRA DA SILVA DE . LEVANTAMENTO DOS RECURSOS PESQUEIROS, PERFIL SOCIOECONÔMICO E POTENCIAS TURÍSTICOS DA ILHA DOS LENÇÓIS, MARANHÃO, BRASIL. BOLETIM TÉCNICO-CIENTÍFICO DO CEPNOR , v. 18, p. 55, 2019.

  • CANTANHÊDE, LORRANE GABRIELLE ; PEREIRA, LUANE RAISA DE MORAES ; VERAS, POLLIANA FARIAS ; SILVA, WALLACY BORGES TEIXEIRA ; CARVALHO-NETA, RAIMUNDA NONATA FORTES ; ALMEIDA, ZAFIRA DA SILVA DE . Environmental perception of fishermen: use and conservation of fisheries resources. BIOTA NEOTROPICA (ONLINE. EDIÇÃO EM INGLÊS) , v. 18, p. e20170510, 2018.

  • VÉRAS, P.F. ; ALMEIDA, Z.S. . Biologia reprodutiva do Bagre bagre capturado pela pescaria de zangaria. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS AGRARIAS , v. 11, p. 367-373, 2016.

Outras produções

VERAS, P. F. ; SANTIAGO, P. M. M. ; COELHO, L. R. de O. . Oficina brincando, construindo, reutilizando e reciclando.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VERAS, P. F. ; SANTIAGO, P. M. M. ; COELHO, L. R. de O. . Oficina brincando, construindo, reutilizando e reciclando.. 2012. (OFICINA).

VERAS, P. F. ; SANTIAGO, P. M. M. . LIXO MARINHO. 2011. (PALESTRA).

VERAS, P. F. . O entardecer na Ilha de Peru. 2014. Fotografia.

VERAS, P. F. . Concurso de Fotografia ? Pesca e Conservação na Zona Costeira. 2014. Fotografia.

VERAS, P. F. . PRODUÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL. 2014 (CATÁLOGO).

VERAS, P. F. . 'O ENTARDECER NA ILHA DE PERU'. 2014 (FOTOGRAFIA).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    COMPOSIÇÃO, ESTRUTURA E ASPECTOS REPRODUTIVOS DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES DA FAUNA ACOMPANHANTE DA PESCARIA DE ZANGARIA NA RESERVA EXTRATIVISTA DE CURURUPU, MARANHÃO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Polliana Farias Veras - Integrante / Zafira da Silva de Almeida - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, Descrição: Esta pesquisa visa a elaboração de uma Proposta de ensino de Educação Ambiental, que contemple a produção de recursos no campo da tecnologia assistiva, para alunos com deficiência visual. Esta está sendo aplicada na Escola de Cegos do Maranhão e será avaliada pelos alunos e professores. Tal metodologia será composta por um conjunto de atividades que melhorem o entendimento desses alunos sobre o meio ambiente, induzam à sua preservação e estimulem o contato com a natureza. Essa metodologia propõe a criação de uma cartilha de Educação Ambiental que será adaptada para alunos cegos e alunos com baixa visão. Espera-se com isso uma melhoria no ensino dessa temática para esses alunos e futuramente a utilização da mesma em escolas regulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Polliana Farias Veras - Integrante / Regiana Sousa Silva - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - 2012

    PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, Descrição: Esta pesquisa visa a elaboração de uma Proposta de ensino de Educação Ambiental, que contemple a produção de recursos no campo da tecnologia assistiva, para alunos com deficiência visual. Esta está sendo aplicada na Escola de Cegos do Maranhão e será avaliada pelos alunos e professores. Tal metodologia será composta por um conjunto de atividades que melhorem o entendimento desses alunos sobre o meio ambiente, induzam à sua preservação e estimulem o contato com a natureza. Essa metodologia propõe a criação de uma cartilha de Educação Ambiental que será adaptada para alunos cegos e alunos com baixa visão. Espera-se com isso uma melhoria no ensino dessa temática para esses alunos e futuramente a utilização da mesma em escolas regulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Polliana Farias Veras - Integrante / Regiana Sousa Silva - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, Descrição: Esta pesquisa visa a elaboração de uma Proposta de ensino de Educação Ambiental, que contemple a produção de recursos no campo da tecnologia assistiva, para alunos com deficiência visual. Esta está sendo aplicada na Escola de Cegos do Maranhão e será avaliada pelos alunos e professores. Tal metodologia será composta por um conjunto de atividades que melhorem o entendimento desses alunos sobre o meio ambiente, induzam à sua preservação e estimulem o contato com a natureza. Essa metodologia propõe a criação de uma cartilha de Educação Ambiental que será adaptada para alunos cegos e alunos com baixa visão. Espera-se com isso uma melhoria no ensino dessa temática para esses alunos e futuramente a utilização da mesma em escolas regulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Polliana Farias Veras - Integrante / Regiana Sousa Silva - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, Descrição: Esta pesquisa visa a elaboração de uma Proposta de ensino de Educação Ambiental, que contemple a produção de recursos no campo da tecnologia assistiva, para alunos com deficiência visual. Esta está sendo aplicada na Escola de Cegos do Maranhão e será avaliada pelos alunos e professores. Tal metodologia será composta por um conjunto de atividades que melhorem o entendimento desses alunos sobre o meio ambiente, induzam à sua preservação e estimulem o contato com a natureza. Essa metodologia propõe a criação de uma cartilha de Educação Ambiental que será adaptada para alunos cegos e alunos com baixa visão. Espera-se com isso uma melhoria no ensino dessa temática para esses alunos e futuramente a utilização da mesma em escolas regulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Polliana Farias Veras - Integrante / Regiana Sousa Silva - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, Descrição: Esta pesquisa visa a elaboração de uma Proposta de ensino de Educação Ambiental, que contemple a produção de recursos no campo da tecnologia assistiva, para alunos com deficiência visual. Esta está sendo aplicada na Escola de Cegos do Maranhão e será avaliada pelos alunos e professores. Tal metodologia será composta por um conjunto de atividades que melhorem o entendimento desses alunos sobre o meio ambiente, induzam à sua preservação e estimulem o contato com a natureza. Essa metodologia propõe a criação de uma cartilha de Educação Ambiental que será adaptada para alunos cegos e alunos com baixa visão. Espera-se com isso uma melhoria no ensino dessa temática para esses alunos e futuramente a utilização da mesma em escolas regulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Polliana Farias Veras - Integrante / Regiana Sousa Silva - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, Descrição: Esta pesquisa visa a elaboração de uma Proposta de ensino de Educação Ambiental, que contemple a produção de recursos no campo da tecnologia assistiva, para alunos com deficiência visual. Esta está sendo aplicada na Escola de Cegos do Maranhão e será avaliada pelos alunos e professores. Tal metodologia será composta por um conjunto de atividades que melhorem o entendimento desses alunos sobre o meio ambiente, induzam à sua preservação e estimulem o contato com a natureza. Essa metodologia propõe a criação de uma cartilha de Educação Ambiental que será adaptada para alunos cegos e alunos com baixa visão. Espera-se com isso uma melhoria no ensino dessa temática para esses alunos e futuramente a utilização da mesma em escolas regulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Polliana Farias Veras - Integrante / Regiana Sousa Silva - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, Descrição: Esta pesquisa visa a elaboração de uma Proposta de ensino de Educação Ambiental, que contemple a produção de recursos no campo da tecnologia assistiva, para alunos com deficiência visual. Esta está sendo aplicada na Escola de Cegos do Maranhão e será avaliada pelos alunos e professores. Tal metodologia será composta por um conjunto de atividades que melhorem o entendimento desses alunos sobre o meio ambiente, induzam à sua preservação e estimulem o contato com a natureza. Essa metodologia propõe a criação de uma cartilha de Educação Ambiental que será adaptada para alunos cegos e alunos com baixa visão. Espera-se com isso uma melhoria no ensino dessa temática para esses alunos e futuramente a utilização da mesma em escolas regulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Polliana Farias Veras - Integrante / Regiana Sousa Silva - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, Descrição: Esta pesquisa visa a elaboração de uma Proposta de ensino de Educação Ambiental, que contemple a produção de recursos no campo da tecnologia assistiva, para alunos com deficiência visual. Esta está sendo aplicada na Escola de Cegos do Maranhão e será avaliada pelos alunos e professores. Tal metodologia será composta por um conjunto de atividades que melhorem o entendimento desses alunos sobre o meio ambiente, induzam à sua preservação e estimulem o contato com a natureza. Essa metodologia propõe a criação de uma cartilha de Educação Ambiental que será adaptada para alunos cegos e alunos com baixa visão. Espera-se com isso uma melhoria no ensino dessa temática para esses alunos e futuramente a utilização da mesma em escolas regulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2011 - 2012

    PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, Descrição: Esta pesquisa visa a elaboração de uma Proposta de ensino de Educação Ambiental, que contemple a produção de recursos no campo da tecnologia assistiva, para alunos com deficiência visual. Esta está sendo aplicada na Escola de Cegos do Maranhão e será avaliada pelos alunos e professores. Tal metodologia será composta por um conjunto de atividades que melhorem o entendimento desses alunos sobre o meio ambiente, induzam à sua preservação e estimulem o contato com a natureza. Essa metodologia propõe a criação de uma cartilha de Educação Ambiental que será adaptada para alunos cegos e alunos com baixa visão. Espera-se com isso uma melhoria no ensino dessa temática para esses alunos e futuramente a utilização da mesma em escolas regulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Polliana Farias Veras - Integrante / Regiana Sousa Silva - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, Descrição: Esta pesquisa visa a elaboração de uma Proposta de ensino de Educação Ambiental, que contemple a produção de recursos no campo da tecnologia assistiva, para alunos com deficiência visual. Esta está sendo aplicada na Escola de Cegos do Maranhão e será avaliada pelos alunos e professores. Tal metodologia será composta por um conjunto de atividades que melhorem o entendimento desses alunos sobre o meio ambiente, induzam à sua preservação e estimulem o contato com a natureza. Essa metodologia propõe a criação de uma cartilha de Educação Ambiental que será adaptada para alunos cegos e alunos com baixa visão. Espera-se com isso uma melhoria no ensino dessa temática para esses alunos e futuramente a utilização da mesma em escolas regulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Polliana Farias Veras - Integrante / Regiana Sousa Silva - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, Descrição: Esta pesquisa visa a elaboração de uma Proposta de ensino de Educação Ambiental, que contemple a produção de recursos no campo da tecnologia assistiva, para alunos com deficiência visual. Esta está sendo aplicada na Escola de Cegos do Maranhão e será avaliada pelos alunos e professores. Tal metodologia será composta por um conjunto de atividades que melhorem o entendimento desses alunos sobre o meio ambiente, induzam à sua preservação e estimulem o contato com a natureza. Essa metodologia propõe a criação de uma cartilha de Educação Ambiental que será adaptada para alunos cegos e alunos com baixa visão. Espera-se com isso uma melhoria no ensino dessa temática para esses alunos e futuramente a utilização da mesma em escolas regulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Polliana Farias Veras - Integrante / Regiana Sousa Silva - Coordenador.

Prêmios

2014

3 Lugar na forma de comunicação oral na IX Mostra Acadêmico-Científica e Cultural em Ciências Biológicas, UEMA.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2016

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
ALUNA DO CURSO DE MESTRADO EM RECURSOS AQUÁTICOS E PESCA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Atividades

  • 03/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, .,Linhas de pesquisa

2011 - 2011

CE São Cristóvão

Vínculo: Bolsista no, Enquadramento Funcional: tutora de Biologia, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O PROGRAMA AULA DO FUTURO ? PAF 2011 ? ETAPA 1 Foi concebido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior ? SECTEC em parceria com a Universidade Virtual do Maranhão ? UNIVIMA e com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão ? FAPEMA, como forma de aumentar o desempenho acadêmico e reforçar a formação no ensino médio de alunos oriundos de escolas públicas da rede estadual. Visa também, contribuir para melhorar o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Ensino Médio ? ENEM, aumentar os índices de aprovação dos egressos de escolas públicas estaduais em Instituições Públicas de Ensino Superior, bem como aumentar a inserção destes estudantes no mercado de trabalho. Todas as ações têm como foco o desenvolvimento científico, tecnológico e sócio-economico do Estado do Maranhão.

2012 - 2012

CE Bernardo Coelho de Almeida

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: supervisora do Programa Aula do futuro, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2013

Colegio Conexao

Vínculo: professora contratada, Enquadramento Funcional: professora de Ciências e Biologia

2011 - 2012

Escola de Cegos do Maranhão

Vínculo: bolsista do IFMA, Enquadramento Funcional: Pesquisadora (Iniciação Científica)

2011 - 2012

Instituto Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora (Iniciação Científica)

2012 - 2013

Instituto Maranhense de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Vínculo: voluntaria, Enquadramento Funcional: colaboradora em projetos

2016 - 2017

CE Monsenhor Dourado

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40

2017 - 2018

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40

2018 - Atual

Colégio militar 2 de julho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40