Renan da Silva Fonseca

Possui formação técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal do Espírito Santo IFES (2010), graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade Multivix (2014), especialização em Fisiologia e Reprodução de Bovinos pela UNIG (2015) e mestrado em Agroecologia pelo IFES (2019).Atua como Técnico em Desenvolvimento Rural no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) desde 2014. Iniciou suas atividades no município de Ibitirama (2014 a 2016), onde desempenhou ações de assistência técnica e extensão rural (ATER), com foco no desenvolvimento da pecuária bovina. Nesse período, foi responsável pela organização de diversos torneios leiteiros e pela realização de eventos técnicos voltados à transferência de tecnologias.Entre 2016 e 2019, foi lotado no município de Muniz Freire, também atuando na ATER voltada à bovinocultura. Conduziu as ações do projeto Bovinocultura Sustentável, prestando acompanhamento técnico a produtores de leite, com foco no desenvolvimento sustentável da atividade. Em 2018 e 2019, foi Referência Técnica em Bovinocultura, prestando suporte técnico regional aos escritórios locais e à Coordenação de Produção Animal do Incaper.É membro do Grupo Gestor do Plano Estratégico 20172026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) no âmbito do Estado do Espírito Santo, e integra a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Incaper.Atualmente, está lotado na Coordenação de Produção Animal do Incaper e localizado na Fazenda Experimental Bananal do Norte (FEBN), em Cachoeiro de Itapemirim, onde responde pelas ações em bovinocultura. Coordena projetos voltados ao desenvolvimento rural sustentável, incluindo:Projeto de capacitação e transferência de tecnologias para produtores rurais nas áreas de bovinocultura, forragicultura, pastagens e sistemas integrados de produção de carne e leite, com foco em atividades práticas realizadas na FEBN;Projeto de validação de tecnologias operacionais de baixo custo e fácil adoção para a regeneração de pastagens degradadas em áreas declivosas da região Sul do Espírito Santo, visando sua reintegração ao processo produtivo;Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre Incaper e Faculdade Multivix, que visa a integração entre ensino, pesquisa e extensão rural (ATER);Coordenação técnica, em parceria com a Cooperativa Selita, de um concurso de qualidade de silagem, com o objetivo de incentivar a produção e conservação de forragens nos períodos críticos, além de capacitar produtores e técnicos quanto aos processos de produção e conservação de volumosos.

Informações coletadas do Lattes em 02/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Agroecologia

2017 - 2019

Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre
Título: POTENCIAL DE UMA TORTA COMERCIAL DE NEEM PARA O CONTROL ALTERNATIVO DE NEMATOIDES GASTRINTESTINAIS EM OVINOS, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Aparecida de Fátima Madella de Oliveira
Coorientador: Isabella Vilhena Freire Martins. Palavras-chave: agroecologia; azadiractina; OPG; tratamento.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Medicina Veterinária.

Especialização em Fisiologia e Reprodução de Bovinos

2014 - 2015

Universidade Iguaçú
Título: PARÂMETROS NUTRICIONAIS QUE AFETAM NEGATIVAMENTE A PERFORMANCE REPRODUTIVA DE FÊMEAS BOVINAS
Orientador: BRENO DALLAS MAESTRI

Graduação em Medicina Veterinária

2010 - 2014

Multivix
Título: Relatório de Estágio
Orientador: Vinicius José Robert Moreira
Bolsista do(a): Nossa Bolsa - FAPES, NOSSA BOLSA, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Agropecuária

2008 - 2010

Instituto Federal do Espírito Santo

Formação complementar

2024 - 2024

Ética em Experimentação Animal. (Carga horária: 20h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2023 - 2023

Capacitação Técnica em Pecuária Leiteira. , Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, INCAPER, Brasil.

2019 - 2019

MELHORAMENTO GENÉTICO E CONTROLE ZOOTÉCNICO. (Carga horária: 40h). , EMBRAPA GADO DE LEITE, EMBRAPA, Brasil.

2018 - 2018

CAPACITAÇÃO EM BOVINOCULTURA. (Carga horária: 16h). , Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, INCAPER, Brasil.

2018 - 2018

CURSO TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES: PROCESSOS PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL. (Carga horária: 16h). , Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, INCAPER, Brasil.

2018 - 2018

TREINAMENTO EM BOVINOCULTURA DE LEITE E SISTEMA ILPF MODULO 1. (Carga horária: 36h). , EMBRAPA GADO DE LEITE, EMBRAPA, Brasil.

2018 - 2018

TÓPICOS EM PECUÁRIA DE LEITE. (Carga horária: 8h). , EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA, EMBRAPA, Brasil.

2018 - 2018

TREINAMENTO EM BOVINOCULTURA DE LEITE E SISTEMA ILPF MODULO 2. (Carga horária: 36h). , EMBRAPA GADO DE LEITE, EMBRAPA, Brasil.

2017 - 2017

Novo RIISPOA: principais atualizações na inspeção de cárneos e lácteos. (Carga horária: 13h). , AGRIPOINT, AGRIPOINT, Brasil.

2017 - 2017

Aplicação da ferramenta APPCC em processamento de leite e derivados. (Carga horária: 13h). , AGRIPOINT, AGRIPOINT, Brasil.

2017 - 2017

Ciclo de Palestras de Inpeção de Produtos de Origem Animal. (Carga horária: 22h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2017 - 2017

Manejo reprodutivo de rebanhos leiteiros de alta produção. (Carga horária: 7h). , AGRIPOINT, AGRIPOINT, Brasil.

2016 - 2016

Reciclagem com Arte e Artesanato. (Carga horária: 2h). , INSTITUTO FEDERAL DO PARANA, IFPR, Brasil.

2016 - 2016

TÓPICOS EM PECUÁRIA DE LEITE. (Carga horária: 26h). , EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA, EMBRAPA, Brasil.

2015 - 2015

PARECER DE VIABILIDADE TÉCNICA E AMBIENTAL- PVPA. (Carga horária: 8h). , Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, INCAPER, Brasil.

2015 - 2015

CADASTRO AMBIENTAL RURAL. (Carga horária: 8h). , Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, INCAPER, Brasil.

2015 - 2015

NUTRIÇÃO E MANEJO ALIMENTAR EM BOVINOS DE LEITE. (Carga horária: 30h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.

2015 - 2015

CAPACITAÇÃO PARA O CADASTRO AMBIENTAL RURAL. (Carga horária: 78h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2015 - 2015

PECUÁRIA SUSTENTÁVEL. (Carga horária: 4h). , EXPORURAL, EXPORURAL, Brasil.

2014 - 2014

TREINAMENTO EM MANEJO DE PASTAGEM. (Carga horária: 24h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL- ES, SENAR ES, Brasil.

2014 - 2014

5º CURSO DE QUALIDADE DE LEITE. (Carga horária: 16h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL- ES, SENAR ES, Brasil.

2014 - 2014

CICLO DE PALESTRAS - XI EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE NELORE NO ESPIRITO SANTO. (Carga horária: 8h). , ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE CRIADORES DE NELORE, ACCN, Brasil.

2013 - 2013

56º Seminário do Agronegócio para Exportação. (Carga horária: 6h). , Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA/DF, Brasil.

2013 - 2013

VIII EXPOINEL ES - VIII EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DO NELORE NO ESPIRITO SANTO. (Carga horária: 8h). , ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE CRIADORES DE NELORE, ACCN, Brasil.

2012 - 2012

TREINAMENTO EM VAQUEIRO. (Carga horária: 24h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL- ES, SENAR ES, Brasil.

2011 - 2011

TREINAMENTO EM VAQUEIRO. (Carga horária: 24h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL- ES, SENAR ES, Brasil.

2010 - 2010

Informatica Básico. (Carga horária: 120h). , Micrus Informática, MICRUS, Brasil.

2009 - 2009

Projeto Balde Cheio- Extensão e Pecuária Leiteira. (Carga horária: 44h). , Instituto Federal do Espirito Santo, IFES, Brasil.

2009 - 2009

Inseminação Artificial em Bovinos. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal do Espirito Santo, IFES, Brasil.

2009 - 2009

Qualificação em Gestão de Negócios Rurais. (Carga horária: 200h). , Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, SETADES, Brasil.

2008 - 2008

Cultura do Maracujazeiro: Produção de Mudas. (Carga horária: 8h). , ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE ALEGRE, EAFA, Brasil.

2008 - 2008

PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS. (Carga horária: 1h). , ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE ALEGRE, EAFA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Forragicultura e pastagens.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Extensão Rural.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Animal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Zootecnia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Reprodução de bovinos.

Organização de eventos

FONSECA, R. S. . VI TORNEIO LEITEIRO DA COMUNIDADE DE SÃO PEDRO. 2016. (Outro).

FONSECA, R. S. . VII TORNEIO LEITEIRO DO MUNICIPIO DE IBITIRAMA. 2016. (Outro).

FONSECA, R. S. . V TORNEIO LEITEIRO DA COMUNIDADE DE SÃO PEDRO. 2015. (Outro).

FONSECA, R. S. . IV TORNEIO LEITEIRO DA COMUNIDADE DE SÃO PEDRO. 2014. (Outro).

FONSECA, R. S. . VI TORNEIO LEITEIRO DO MUNICIPIO DE IBITIRAMA ES. 2014. (Outro).

Participação em eventos

WORKSHOP INTEGRA ZEBU. 2022. (Outra).

VII CONGRESSO CAPIXABA DE PECUÁRIA BOVINA. 2015. (Congresso).

WORKSHOP - PECUÁRIA SUSTENTÁVEL. 2015. (Outra).

1º SIMPOSIO DE AGROECOLOGIA DO IFES - SEMEANDO SABERES AGROECOLOGICOS. 2014. (Simpósio).

IX Exposição Internacional do Nelore no Espirito Santo e da 3ª Edição da COPA DO ATLÂNTICO. Ciclo de Palestras. 2014. (Exposição).

56º AGROEX - SEMINARIO DO AGRONEGOCIO PARA EXPORTAÇÃO. 2013. (Seminário).

V Congresso Capixaba de Pecuária Bovina. Levantamento dos Principais Antibióticos Utilizados no Sul do Estado do Esprito Santo e sua Relação com a Resistência Antimicrobiana em Bovinos. 2013. (Congresso).

V Congresso Capixaba de Pecuária Bovina. Levantamento dos Principais Vermífugos Utilizados no Sul do Estado do Esprito Santo e sua Relação com a Resistência Parasitária em Bovinos. 2013. (Congresso).

VIII Exposição ES 2013 - Internacional do Nelore no Espirito Santo. 2013. (Exposição).

Simpósio de Nutrição de Pequenos Animais. 2012. (Simpósio).

Orientou

Natan Marques Vieira

Estágio Supervisionado Obrigatório; 2017; Orientação de outra natureza; (TECNICO EM AGROPECUÁRIA) - Instituto Federal do Espirito Santo; Orientador: Renan da Silva Fonseca;

DOUGLAS FERNANDES VARGAS

ESTAGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO; 2017; Orientação de outra natureza; (TECNICO EM AGROPECUÁRIA) - INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO - CAMPUS DE ALEGRE; Orientador: Renan da Silva Fonseca;

DANIELA FERNANDES MARINS ROSA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO; 2015; Orientação de outra natureza; (TECNICO EM AGROPECUÁRIA) - INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO - CAMPUS DE ALEGRE; Orientador: Renan da Silva Fonseca;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, LIDIANE GOMES DOS ; FONSECA, RENAN DA SILVA ; MELLO, BERNARDO LIMA BENTO DE ; CASTRO, TARCÍSIO FELETI DE . Ampliando fronteiras na extensão rural: uma análise comparativa dos dias de campo presenciais e virtuais. Brazilian Journal of Development , v. 10, p. e68093, 2024.

  • FONSECA, RENAN DA SILVA ; OLIVEIRA, APARECIDA DE FATIMA MADELLA DE ; MARTINS, ISABELLA VILHENA FREIRE ; DONATELE, DIRLEI MOLINARI ; OLIVEIRA, FABRICIO ALBANI DE ; VIDAL, MARIA LARISSA BITENCOURT ; MOULIN, IDA RUBIA MACHADO ; QUIRINO, CELIA RAQUEL . Efeitos da torta de neem no controle alternativo de nematoides gastrintestinais em ovinos: Revisão. PUBVET (LONDRINA) , v. 13, p. 1-11, 2019.

  • BONIFACIO, C. T. ; OLIVEIRA, A. A. ; FONSECA, R. S. ; OLIVEIRA, APARECIDA DE FATIMA MADELLA DE . Bem-estar na produção de peixes. In: Aparecida de Fátima Madella de Oliveira; Celia Raquel Quirino; Poliany de Oliveira Barbosa; Sandro José Abreu Rodrigues. (Org.). CONSIDERAÇÕES DO COMPORTAMENTO E BEM-ESTAR ANIMAL BÚFALOS E PEIXES. 1ed.Vitoria: Edifes, 2021, v. 1, p. 7-77.

  • FONSECA, RENAN DA SILVA ; OLIVEIRA, APARECIDA DE FATIMA MADELLA DE ; MOULIN, IDA RUBIA MACHADO ; MARTINS, ISABELLA VILHENA FREIRE ; ALMEIDA, R. N. . Eficácia de uma torta comercial de neem para o controle alternativo de nematódeos gastrintestinais em ovelhas mestiças. In: Otacílio José P. Rangel; Jéferson Luiz Ferrari; Monique Moreira Moulin; Pedro Pierro Mendonça; Daniele Inácio Alves; Jeane de Almeida Alves. (Org.). Tópicos em Agroecologia. 1ed.Alegre ES: IFES, 2019, v. 1, p. 199-216.

  • MARTINELI, L. ; GUIDINELLE, R. B. ; FONSECA, R. S. ; CAMPOS, M. M. ; RANGEL, O. J. P. . Simulação das variações nos estoques de carbono em solo cultivado com cafeeiro em sistema agroflorestal. In: Otacílio José P. Rangel; Jéferson Luiz Ferrari; Monique Moreira Moulin; Pedro Pierro Mendonça; Daniele Inácio Alves; Jeane de Almeida Alves. (Org.). Tópicos em Agroecologia. 1ed.Alegre ES: IFES, 2019, v. 1, p. 98-113.

  • GUARCONI, A. ; RIBEIRO, L. V. ; MARION, W. H. S. ; MOURA, A. G. P. ; FONSECA, R. S. . NUTRIÇÃO MÍNIMA PARA A RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS. In: Simposio Incaper Pesquisa, 2024. SIMPÓSIO INCAPER PESQUISA 3º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO INCAPER, 2023. v. 3.

  • SANTOS, L. G. ; FONSECA, R. S. ; MELLO, B. L. B. . ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DIAS DE CAMPO PRESENCIAIS E ONLINE. In: INIC 2023, 2023. INIC 2023- A ERA DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES, 2023.

  • MACHADO, L. V. ; SANTOS, L. G. ; FONSECA, R. S. . QUALIDADE DO SOLO: UM COMPONENTE-CHAVE DAS ESTRATÉGIAS PARA SUSTENTABILIDADE AGROPECUÁRIA. In: INIC 2023- A ERA DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES, 2023. INIC 2023- A ERA DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES, 2023.

  • FONSECA, R. S. ; RODRIGUES, J. A. ; SANTOS, L. G. ; RAIMUNDO, E. G. ; PRAVATO, L. G. M. ; BRIGHENTI, A. M. . SUPRESSÃO DA BRAQUIÁRIA EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA (ILP) COM DIFERENTES DOSES DE HERBICIDAS. In: INIC 2023- A ERA DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES, 2023. INIC 2023- A ERA DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES, 2023.

  • PEREIRA, R. M. ; GUIDINELLE, R. B. ; FERRAZ, D. R. ; ULISSES, A. F. ; FONSECA, R. S. ; SILVA, M. V. S. ; MARTINELI, L. ; VIEIRA, G. H. S. . DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DE CAMPO POR MÉTODO ?IN SITU? E DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DO SOLO, VISANDO MELHORIAS NO MANEJO DE IRRIGAÇÃO NO IFES ? CAMPUS DE ALEGRE. In: Encontro Latino Americano de Iniciação Cientifica - INIC, 2017, São José dos Campus. DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DE CAMPO POR MÉTODO ?IN SITU? E DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DO SOLO, VISANDO MELHORIAS NO MANEJO DE IRRIGAÇÃO NO IFES ? CAMPUS DE ALEGRE, 2017.

  • FONSECA, R. S. ; SANTOS, L. G. ; SOBREIRA, R. R. ; MELLO, B. L. B. ; CASTRO, T. F. ; SILVA, W. C. . Análise da participação e percepção do público em relação ao sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em um evento de capacitação técnica. In: IX SIMLEITE, 2023, VIÇOSA MG. IX SIMLEITE - SIMPOSIO INTERNACIONAL DE BOVINOCULTURA DE LEITE, 2023.

  • PEREIRA, L. C. A. ; LADARIO JUNIOR, R. G. ; ALMEIDA, R. N. ; FONSECA, R. S. ; OLIVEIRA, APARECIDA DE FATIMA MADELLA DE . EFEITOS DOS DIFERENTES TIPOS DE SISTEMAS DE CRIAÇÃO NO PESO VIVO DE BEZERROS. In: I ENCONTRO ANUAL DE AGROECOLOGIA, 2019, ALEGRE ES. I ENCONTRO ANUAL DE AGROECOLOGIA, 2019.

  • LADARIO JUNIOR, R. G. ; PEREIRA, L. C. A. ; FONSECA, R. S. ; ALMEIDA, R. N. ; OLIVEIRA, APARECIDA DE FATIMA MADELLA DE . CORRELAÇÃO ENTRE O PESO DE BEZERROS LEITEIROS OBTIDOS POR BALANÇA ELETRÔNICA DIGITAL E FITA TORÁCICA DE PESAGEM. In: I ENCONTRO ANUAL DE AGROECOLOGIA, 2019, ALEGRE ES. I ENCONTRO ANUAL DE AGROECOLOGIA, 2019.

  • FONSECA, R. S. ; OLIVEIRA, APARECIDA DE FATIMA MADELLA DE ; MARTINS, ISABELLA VILHENA FREIRE ; PEREIRA, L. C. A. ; VIDAL, MARIA LARISSA BITENCOURT ; MOULIN, IDA RUBIA MACHADO . O USO DE TORTA DE NEEM NO CONTROLE DE NEMATOIDES EM OVINOS: UMA ALTERNATIVA AGROECOLÓGICA. In: Encontro Anual de Agroecologia, 2019, Alegre. Encontro Anual de Agroecologia, 2019.

  • SOARES, E. S. ; MORAES, L. C. ; PIRES, D. L. G. ; FONSECA, R. S. ; LIMA, D. V. . LEVANTAMENTO DOS PRINCIPAIS ANTIBIOTICOS UTILIZADOS NO SUL DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO E SUA RELAÇÃO COM A RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA EM BOVINOS. In: V CONGRESSO CAPIXABA DE PECUÁRIA BOVINA, 2013, VILA VELHA ES. ANAIS DO V CONGRESSO CAPIXABA DE PECUÁRIA BOVINA, 2013.

  • MORAES, L. C. ; SOARES, E. S. ; PIRES, D. L. G. ; FONSECA, R. S. ; LIMA, D. V. . LEVANTAMENTO DOS PRINCIPAIS VERMIFUGOS UTILIZADOS NO SUL DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO E SUA RELAÇÃO COM A RESISTÊNCIA PARASITÁRIA EM BOVINOS. In: V CONGRESSO CAPIXABA DE PECUÁRIA BOVINA, 2013, VILA VELHA ES. ANAIS DO V CONGRESSO CAPIXABA DE PECUÁRIA BOVINA, 2013.

  • FONSECA, R. S. ; SANTOS, L. G. ; MULLER, M. D. ; SOBREIRA, R. R. ; BARROS, I. ; CASTRO, T. F. ; MELLO, B. L. B. ; MARION, W. H. S. . POTENCIAL DE NEUTRALIZAÇÃO DE METANO ENTÉRICO EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO PECUÁRIA-FLORESTA NO SUL DO ESPÍRITO SANTO. In: VI SIMPÓSIO MATO-GROSSENSE DE BOVINOCULTURA DE CORTE, 2023, Cuiabá MT. VI SIMPÓSIO MATO-GROSSENSE DE BOVINOCULTURA DE CORTE ?Sustentabilidade na produção de carne bovina?, 2023.

  • FONSECA, R. S. ; SANTOS, L. G. ; CASTRO, T. F. ; SOBREIRA, R. R. ; MELLO, B. L. B. ; MARION, W. H. S. ; MIRANDA, G. B. . CAPACITAÇÕES NAS VITRINES DE FORRAGEIRAS: IMPULSIONANDO A PRODUTIVIDADE E SUSTENTABILIDADE NA PECUÁRIA. In: VI SIMPÓSIO MATO-GROSSENSE DE BOVINOCULTURA DE CORTE ?Sustentabilidade na produção de carne bovina?, 2023, Cuiabá MT. VI SIMPÓSIO MATO-GROSSENSE DE BOVINOCULTURA DE CORTE ?Sustentabilidade na produção de carne bovina?, 2023.

  • SOBREIRA, R. R. ; SANTOS, L. G. ; MARION, W. H. S. ; FONSECA, R. S. ; MELLO, B. L. B. ; BARROSO, D. Z. ; MIRANDA, G. B. ; CASTRO, T. F. . PERCEPÇÃO FINANCEIRA DOS PECUARISTAS NA COMPRA DE TOUROS DO PROGRAMA PRÓ-GENÉTICA DO ESPÍRITO SANTO. In: VI SIMPÓSIO MATO-GROSSENSE DE BOVINOCULTURA DE CORTE - ?Sustentabilidade na produção de carne bovina?, 2023, CUIABÁ MT. VI SIMPÓSIO MATO-GROSSENSE DE BOVINOCULTURA DE CORTE - ?Sustentabilidade na produção de carne bovina?, 2023.

  • SOBREIRA, R. R. ; SANTOS, L. G. ; MARION, W. H. S. ; FONSECA, R. S. ; MELLO, B. L. B. ; LIMA, D. V. ; CASTRO, T. F. ; MIRANDA, G. B. . PERFIL DOS PECUARISTAS DO PROGRAMA PRÓ-GENÉTICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. In: VI SIMPÓSIO MATO-GROSSENSE DE BOVINOCULTURA DE CORTE - ?Sustentabilidade na produção de carne bovina?, 2023, CUIABA MT. VI SIMPÓSIO MATO-GROSSENSE DE BOVINOCULTURA DE CORTE - ?Sustentabilidade na produção de carne bovina?, 2023.

  • FONSECA, R. S. ; SANTOS, L. G. ; CASTRO, T. F. ; MELLO, B. L. B. . IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS GERADOS A PARTIR DOS CURSOS DE PECUÁRIA BOVINA REALIZADOS EM DUAS FAZENDAS EXPERIMENTAIS DO INCAPER, 2023, VITORIA ES. VITORIA ES, 2023. v. 3.

  • FONSECA, RENAN DA SILVA . Como Obter Leite com Qualidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, RENAN DA SILVA . PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO: APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS PRÉVIOS DA FAZENDA LUZITÂNIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, RENAN DA SILVA . APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DO SÍTIO CÓRREGO DA PROVIDÊNCIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . Obtenção de leite com qualidade em atendimento a IN 76 e 77 do MAPA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. ; OLIVEIRA, APARECIDA DE FATIMA MADELLA DE ; MARTINS, ISABELLA VILHENA FREIRE ; PEREIRA, L. C. A. ; VIDAL, MARIA LARISSA BITENCOURT ; MOULIN, IDA RUBIA MACHADO . O USO DE TORTA DE NEEM NO CONTROLE DE NEMATOIDES EM OVINOS: UMA ALTERNATIVA AGROECOLÓGICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONSECA, R. S. . CONTROLE ESTRATÉGICO DE CARRAPATOS EM BOVINOS DE LEITE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . UTILIZAÇÃO DA FORRAGEIRA BRS CAPIAÇU. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO E NOVAS CULTIVARES FORRAGEIRAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . ESTRATÉGIAS PARA A CRIAÇÃO DE BEZERRAS LEITEIRAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO E NOVAS CULTIVARES FORRAGEIRAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, RENAN DA SILVA . ESTRATÉGIAS PARA PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, RENAN DA SILVA . SANIDADE ANIMAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, RENAN DA SILVA . PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, RENAN DA SILVA . ZOONOSES BOVINA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . MANEJO DE PASTAGENS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . SANIDADE ANIMAL. 2016. .

  • FONSECA, R. S. . PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO. 2015. .

  • FONSECA, R. S. . ZOONOSES BOVINA. 2015. .

  • FONSECA, R. S. . MANEJO DE PASTAGENS. 2015. .

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Suplementação estratégica de novilhas em pastejo intermitente no norte do Espírito Santo, Descrição: O Espírito Santo possui uma área de 1,59 milhões de hectares de pastagens, destinadas em sua maior parte à pecuária bovina de corte e leite com um rebanho aproximado de 1,94 milhões de cabeças de bovinos. A bovinocultura é uma importante e tradicional atividade desenvolvida no estado estando presente em 90 dos municípios capixabas com um valor bruto da produção agropecuária de 426,7 milhões de reais/ano, em 2017. Esta atividade desempenha papel preponderante junto aos agricultores familiares, geralmente instaladas em pequenas e médias áreas, contribuindo para o sustento, autonomia e a sobrevivência de várias famílias no campo. Entretanto, a cadeia da bovinocultura é pouco desenvolvida em todo o estado e caracterizada por baixa tecnificação, sistemas de produção com animais e alimentação pouco especializados, pastagens degradadas, gerenciamento da atividade deficiente e mão de obra pouco qualificada. Além disso, a agropecuária mundial tem enfrentado as consequências das mudanças climáticas, em especial o aumento das temperaturas, com uma variação maior do regime de chuvas e fenômenos climáticos extremos cada vez mais frequentes. Sabe-se que a bovinocultura a pasto tem importante participação nesse cenário, contribuindo grandemente para a produção de gases de efeito estufa. Os sistemas de produção de recria e terminação de bovinos de corte são em sua maioria extensivos, conduzidos em pastagens nativas ou cultivadas sem uso de suplementação alimentar. A intensificação do sistema de produção animal a pasto através do uso da suplementação alimentar permite aumentar a produtividade e eficiência do sistema em uma área menor, com redução do ciclo de produção animal. Com isso, os animais podem recompor o plantel com melhores índices produtivos e reprodutivos ou irem para o abate mais cedo, gerando renda para o produtor e contribuindo para mitigação dos gases de efeito estufa na propriedade rural. Assim, o objetivo da presente proposta é avaliar estratégias de intensificação da produção animal a pasto através da suplementação e da terminação intensiva em novilhas recebendo suplementação proteico-energética na época das secas e água, avaliando desempenho animal e ainda as características produtivas e qualitativas do pasto em manejo rotacionado e a viabilidade econômica das suplementações propostas. O trabalho será realizado na Fazenda Experimental do Incaper em Linhares/ES. O delineamento experimental utilizado será o inteiramente casualizado com 2 tratamentos e 12 repetições. Espera-se com essa proposta validar a suplementação estratégica na recria e a terminação intensiva a pasto como tecnologias acessíveis capazes de contribuir com a mitigação de gases de efeito estufa nas propriedades rurais do estado bem como com os produtores de corte e leite através da melhoria de seus sistemas produtivos de forma sustentável, agregando renda, favorecendo o fortalecimento da cadeia da bovinocultura e gerando impacto positivo na economia agropecuária do Estado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan da Silva Fonseca - Integrante / Bernardo Lima Bento de Mello - Integrante / Mércia Regina Pereira de Figueiredo - Coordenador / Tarcísio Feleti de Castro - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Forrageiras arbustivo-arbóreas não convencionais (FANCs) para bovinos no sul do Espírito Santo: FANC é animal!, Descrição: As mudanças climáticas globais têm afetado a produção de alimentos no mundo, comprometendo a produtividade de áreas agricultáveis e aumentando a insegurança alimentar e nutricional, principalmente no que se refere ao suprimento de proteínas de qualidade às pessoas, como as provenientes da bovinocultura. As Forrageiras Arbustivo-arbóreas Não Convencionais (FANCs) têm sido utilizadas na constituição de sistemas silvipastoris sustentáveis e produtivos ao redor do mundo. Não há fortes evidências científicas do amplo uso da tecnologia de cultivo de bancos de FANCs na agropecuária do Espírito Santo. Objetivou-se ampliar e difundir o conhecimento sobre as FANCs, visando-se a alimentação de bovinos, para contribuir para a segurança alimentar e nutricional no Espírito Santo. Esta pesquisa valorizará as espécies da flora nativa e exótica por meio da tecnologia de cultivo de bancos forrageiros de alta densidade populacional (10.000 plantas por ha). Abordaremos aspectos da bioprospecção bromatológica e nutricional; cultivo experimental de forrageiras promissoras, validação de cultivo de forrageiras de valor reconhecido em unidade demostrativa/observacional, criação de uma coleção biológica temática de forrageiras e avaliação dos impactos de visitas de agricultores e estudantes às unidades do projeto, na Fazenda Experimental Bananal do Norte, em Cachoeiro de Itapemirim.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan da Silva Fonseca - Coordenador / João Felipe de Brites Senra - Integrante / Bernardo Lima Bento de Mello - Integrante / Mércia Regina Pereira de Figueiredo - Integrante / André Guarçoni - Integrante / Maurício Lima Dan - Integrante.

  • 2020 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE CURVAS DE CRESCIMENTO DO FRUTO DO CAFÉ CONILON POR MODELAGEM NÃO LINEAR, Descrição: O projeto visa desenvolver modelos matemáticos que descrevam o desenvolvimento dos frutos de 14 clones de café conilon para estimar o ponto de máxima expressão da qualidade de bebida e rendimento de colheita. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Renan da Silva Fonseca - Integrante / João Felipe de Brites Senra - Coordenador / Anderson Roberto Viana Vieira Junior - Integrante / Fernanda Gomes da Silva - Integrante / Idalina Sturião Milheiros - Integrante / Paula da Silva Mendel Soares - Integrante / Leonard Campos Avellar Machado - Integrante / Taís Cristina Bastos Soares - Integrante / Rodolfo Ferreira de Mendonça - Integrante / Luiz Carlos Santos Caetano - Integrante / Marlon Dutra Degli Esposti - Integrante / Matheus Wandermurem da Silva - Integrante / Marcelo da Paschoa Chagas - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.

Projetos de desenvolvimento

  • 2025 - Atual

    REGENERAÇÃO DE PASTAGENS DEGRADADAS EM ÁREAS DECLIVOSAS: TECNOLOGIAS OPERACIONAIS, Descrição: O objetivo do projeto é validar tecnologias operacionais de baixo custo e fácil adoção para a regeneração de pastagens degradadas em áreas declivosas na região Sul do Espírito Santo, visando reincorpora-las ao processo produtivo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan da Silva Fonseca - Coordenador / Bernardo Lima Bento de Mello - Integrante / Luiz Fernando Favarato - Integrante / Roberto Ramos Sobreira - Integrante / Wescley Henrique Silva Marion - Integrante / CASTRO, TARCÍSIO FELETI DE - Integrante / André Guarçoni - Integrante.

  • 2024 - Atual

    FOMENTO DA BOVINOCULTURA SUSTENTAVEL, Descrição: META 2: O projeto visa ampliar a oferta de capacitações e transferência de tecnologias paraprodutores rurais em bovinocultura; forragicultura e pastagens; sistemas integradosde produção de carne e leite; e temas correlatos, na Fazenda Experimental Bananaldo Norte (FEBN), em Cachoeiro de Itapemirim (unidade de capacitação Sul);. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan da Silva Fonseca - Coordenador / Bernardo Lima Bento de Mello - Integrante / Tarcísio Feleti de Castro - Integrante.

  • 2021 - 2024

    Avaliação dos impactos socioeconômicos das feiras de touros Pró-Genética como política pública no Espírito Santo, Descrição: O agronegócio brasileiro é um dos principais pilares econômicos do país. A pecuária de corte e leiteira representam aproximadamente 12 de participação total no valor bruto da produção agropecuária do Espirito Santo. Um dos principais fatores responsáveis pelo crescimento da pecuária é a melhoria genética do rebanho. As técnicas de seleçãode reprodutores têm proporcionado aumento de produtividade e consequentemente maior lucratividade aospecuaristas. Nesse sentido foi concebido o Programa de Melhoria da Qualidade Genética de Rebanho Bovino(Pró-Genética) pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) facilitando o acesso dos pecuaristas aaquisição de animais com genética superior por intermédio de feiras de touros itinerantes. O Estado do Espírito Santoaderiu ao Pró-Genética em 2009, visando principalmente o aumento na produção de carne e leite nas pequenas emédias propriedades rurais, por meio do uso de touros melhoradores. Nesses mais de dez anos de existência dasfeiras de touros Pró-Genética no ES, foram realizadas 34 feiras, com investimentos pelos pecuaristas em 635 touros.Todavia, as informações existentes nos registros do Incaper e da ABCZ sobre o Pró-Genética no ES, em sua maioria,limitam-se até as datas de realização de cada feira, ou seja, há carência de estudos verificando o impacto das feiras napecuária capixaba e no tange ao aspecto econômico-social dos produtores que adquiriram esses animais. Serãocoletadas informações do público alvo, por meio de amostra representativa da população com uso de questionários.Estes questionários serão aplicados de modo aleatório a 100 produtores rurais que participaram das feiras de tourosrealizadas no ES até o ano de 2019. Adicionalmente, será aplicado outro questionário a outros 100 produtores ruraisque irão participar in loco de novas feiras do Pró-Genética. Estes questionários serão aplicados durante aoperacionalização de 8 novas feiras regionais. Após a coleta das informações, serão calculados parâmetros estatísticoscom uso da teoria da estatística descritiva aplicada à caracterização dos locais, assim serão calculadas as médias dasprodutividades das propriedades de cada entrevistado, a variação (com uso dos cálculos de variância, desvios padrão ecoeficiente de variação) dos sistemas de produção e ainda as frequências das restrições e controle zootécnico daspropriedades. Os resultados irão auxiliar nas tomadas de decisão das assistências técnicas rurais e também naotimização dos recursos humanos e financeiros empregados em cada região caracterizada pelo estudo. De posse dessas informações, será possível a proposição e realização de ajustes e melhorias no Pró-Genética, sob uma ótica crítica e fundamentada, em prol do atendimento das demandas do público capixaba.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan da Silva Fonseca - Integrante / Bernardo Lima Bento de Mello - Integrante / Roberto Ramos Sobreira - Coordenador / Tarcísio Feleti de Castro - Integrante / Wescley Henrique Silva Marion - Integrante.

Prêmios

2018

Cidadão Honorário Muniz-freirense, Câmara Municipal de Muniz Freire.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Estação Experimental de Bananal do Norte. , Rodovia João Domingo Zago - km 2,5, Distrito de Pacotuba, 29323000 - Cachoeiro de Itapemirim, ES - Brasil, Telefone: (28) 35397035

Experiência profissional

2014 - Atual

Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Extensão Rural, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.