RAQUEL NASCIMENTO DE FREITAS
Mestre em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Possui graduação em enfermagem pela Universidade do Estado do Amazonas (2022). Pós graduada em saúde pública pela Centro de Pos Graduação (Avant 2016). Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva em andamento. Atualmente é enfermeira na Central Estadual de Transplantes - AM.
Informações coletadas do Lattes em 17/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA
2020 - 2022
Universidade do Estado do Amazonas
Título: Construção de um protocolo de identificação de violência por parceiro íntimo voltado para o agente comunitário de saúde., Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Leonardo Naves dos Reis
Coorientador: Flávia Regina Souza Ramos. Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: violencia por parceiro intimo; violencia domestica; agente comunitário de saúde.
Especialização em andamento em Saúde Publica
2015 - Atual
FASE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Bolsista do(a): Educa Mais Brasil, EDUBR, Brasil.
Graduação em Enfermagem
2010 - 2015
Universidade do Estado do Amazonas
Título: ESTRATÉGIAS DE INSERÇÃO DA FAMÍLIA NAS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES EM CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
Orientador: Altair Seabra de Farias
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Doação e Transplante de Orgãos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem.
Organização de eventos
FREITAS, R. N. . 2 Semana de Enfermagem Com o tema " A Centralidade da Enfermagem nas dimensões do cuidar". 2018. (Outro).
FREITAS, R. N. . 1 Semana de Enfermagem com o tema: Boas Praticas de Enfermagem e a Construção de uma Sociedade Democrática. 2017. (Outro).
FREITAS, R. N. . I Seminário de Biossegurança em Pediatria. 2014. (Outro).
FREITAS, R. N. . I Mostra do Grupo de Pesquisa em Ciencias da Saúde. 2013. (Exposição).
FREITAS, R. N. . I Simpósio Amazonense de Saúde da Criança UEA/ESA. 2013. (Congresso).
FREITAS, R. N. . III Mostra Cientifico da Escola Superior de Ciências da Saúde. 2012. (Congresso).
Participação em eventos
Seminário de Enfermagem Saúde Pública do Amazonas.Protocolo de enfermagem de violência por parceiro íntimo para agentes comunitários de saúde.. 2022. (Seminário).
17° SENADEn- Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação de Enfermagem.IInstrumento de análise de Dissertação de Mestrado Profissional e o seu potencial educativo. 2020. (Seminário).
Produção técnica, registro, licença e divulgação. 2020. (Seminário).
71 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. NOTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIA POR PARCEIRO ÍNTIMO NO MUNICÍPIO DE MANAUS. 2019. (Congresso).
71 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. USO DE APPS COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA O CUIDADO EM SAÚDE.. 2019. (Congresso).
71 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. 2019. (Congresso).
71 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. NOTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NO MUNICÍPIO DE MANAUS.. 2019. (Congresso).
Workshop: violências, expressões, desafios, enfrentamentos e prevenção. 2019. (Seminário).
XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTE. PRINCIPAIS CAUSAS DE ÓBITO DOADORES DE CÓRNEAS NO ESTADO DO AMAZONAS. 2019. (Congresso).
2ª Semana de Enfermagem Queiroz Serviços e Gestão em Saúde.Protocolo de Morte Encefálica.. 2018. (Outra).
Campanha Nacional de Imunização Contra Poliomielite e Sarampo. 2015. (Outra).
Campanha Nacional de Prevenção e Combate as Doenças Sexualmente Transmissíveis nas Escolas. 2015. (Outra).
CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇAO E COMBATE DE DOENCAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS NAS ESCOLAS..CAMPANHA NACIONAL DE PREVENCAO E COMBATE AS DOENCAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS NAS ESCOLAS. 2015. (Outra).
Programa de Atenção Integral á Saúde do Homem. 2015. (Outra).
11ª Semana de Enfermagem da UEA, 64ª Semana Amazonense de Enfermagem e 75ª Semana Brasileira de Enfermagem, V Mostra Científica da UEA, "Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar". 2014. (Congresso).
II Mostra do grupo de pesquisa em Ciências da Saúde. 2014. (Exposição).
Minicurso O enfermeiro na Atenção à saúde da Criança na Escola na 11 Semana de Enfermagem UEA. 2014. (Seminário).
I Mostra Grupo de Pesquisa em Ciências da Saúde. 2013. (Exposição).
I Simpósio Amazonense de Saúde da Criança UEA/ESA. 2013. (Simpósio).
Encontro Científico " Cuidando de Úlceras Venosas". 2012. (Encontro).
I JORNADA CIENT. DE ENF. PERIOP. E CME DA UEA. 2012. (Congresso).
IX Semana de Enfermagem Da Escola Superior de Ciências da Saúde.. 2012. (Congresso).
Participação em bancas
FARIAS, A. S.;FREITAS, R. N.; MACHADO, V. A.. CONTROLE SOCIAL NA SAÚDE INDÍGENA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
FARIAS, A. S.;FREITAS, R. N.; MACHADO, V. A.. A EXPERIENCIA DE ACIDENTES OFÍDICOS EM DUAS COMUNIDADES INDÍGENAS DO DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDÍGENA DO ALTO RIO SOLIMÕES. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
COELHO, F. R. D.; FARIAS, A. S.;FREITAS, R. N.. ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM IDADE ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
MACHADO, V. A.; FARIAS, A. S.;FREITAS, R. N.. QUALIDADE DE VIDA DE CUIDADORES DE PESSOAS IDOSAS NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
MACHADO, V. A.; FARIAS, A. S.;FREITAS, R. N.. PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ACERCA DA ASSISTENCIA A SAUDE A MULHER LESBICA E BISSEXUAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
FARIAS, A. S.;FREITAS, R. N.; MACHADO, V. A.. A SITUAÇÃO DA SAUDE MENTAL DA ENFERMAGEM BRASILEIRA NO CONTEXTO PANDÊMICO DE COIVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
FARIAS, A. S.; MACHADO, V. A.; PRATA, L.C.;FREITAS, R. N.. TUBERCULOSE NA POPULAÇÃO INDÍGENA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
FARIAS, A. S.;FREITAS, R. N.; MACHADO, V. A.. COINFECÇÃO TUBERCULOSE E HIV: PERFIL CLÍNICO- EPIDEMIOLÓGICO DE CASOS NOTIFICADOS NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO DA CIDADE DE MANAUS - AM. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
FARIAS, A. S.;FREITAS, R. N.; MACHADO, V. A.. INTERNAÇÕES HOSPITALARES DA POPULAÇÃO INDÍGENA BRASILEIRA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
FARIAS, A. S.; PRATA, L.C.;FREITAS, R. N.. O SUÍCIDIO NA POPULAÇÃO INDIGENA BRASILEIRA E SEUS FATORES DE CONTRIBUIÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
FARIAS, A. S.; MACHADO, V. A.;FREITAS, R. N.. O IMPACTO DAS MUDANÇAS DE HÁBITOS ALIMENTARES DA POPULAÇÃO INDÍGENA BRASILEIRA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
FARIAS, A. S.; MACHADO, V. A.;FREITAS, R. N.. INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NAS POPULAÇÕES INDÍGENAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, A L ; TEIXEIRA, E. ; QUEIROZ, E. S. ; SILVA, A. C. ; OLIVEIRA, L. B. ; FREITAS, R. N. . Experiência de mulheres que convivem com endometriose: evidências na literatura. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, A L ; TEIXEIRA, E. ; QUEIROZ, E. S. ; SILVA, A. C. ; FREITAS, R. N. ; OLIVEIRA, L.B. . Tecnologias educacionais disponíveis na literatura científica sobre endometriose: em busca de subsídios para produção de audiovisual para mulheres. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREITAS, R. N. ; Vilhena, B. J. ; Diniz, C. X. ; OLIVEIRA, L. B. ; BASTOS, Z. . USO DE APPS COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA O CUIDADO EM SAÚDE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREITAS, R. N. ; REIS, L. N. ; VIDIGAL, B. A. ; FREITAS, M. N. ; VIEIRA, S. N. . NOTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIA POR PARCEIRO INTIMO NO MUNICÍPIO DE MANAUS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILA, M. P. ; FREITAS, R. N. ; BASTOS, Z. ; Vilhena, B. J. . Notificação de violência contra a pessoa idosa no município de Manaus. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Martins, R. S ; FREITAS, R. N. ; FARIAS, A. S. . :ESTRATÉGIAS DE INSERÇÃO DA FAMÍLIA NAS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES EM CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREITAS, R. N. . RISCOS A SAÚDE ASSOCIADOS A EVENTOS DE MASSA: UMA REFLEXÃO PARA A COPA.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FREITAS, R. N. . DSTs, Ejaculaçao precoce, Cancer de prostata, Cancer de Penis, Impotencia Sexual e Higiene pessoal.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Vilhena, B. J. ; FREITAS, R. N. ; Diniz, C. X. ; Sério, L. M. S. . Experiência Vivenciada Com Cuidadores Informais de Idosos: O Empoderamento como Ferramenta para a Promoção da Saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2014
Cuidadores Informais: O empoderamento como ferramenta para promoção da saúde da pessoa idosa., Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Raquel Nascimento de Freitas - Integrante / Cleisiane Xavier Diniz - Coordenador / Bianca Jardim Vilhena - Integrante.
-
2012 - 2013
Efeito da película Protetora de Terpolímetro nas Bordas de úlceras Venosas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel Nascimento de Freitas - Integrante / Maria de Nazaré de Souza Ribeiro. - Integrante / Selma Barbosa Perdomo - Coordenador.
-
2010 - 2011
ADAPTAÇÃO DO RECÉM-NASCIDO A TERMO A TERMO A VIDA EXTRA-UTERINA., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Raquel Nascimento de Freitas - Integrante / Cheila Maria Lins Bentes - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2019 - Atual
PERCEPÇÕES, DETECÇÃO E CONDUTAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE VIOLÊNCIA POR PARCEIRO INTIMO CONTRA A MULHER: SUBSÍDIOS PARA PRODUÇÃO DE UM PROTOCOLO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Raquel Nascimento de Freitas - Coordenador.
-
2019 - Atual
PERCEPÇÕES, DETECÇÃO E CONDUTAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE VIOLÊNCIA POR PARCEIRO INTIMO CONTRA A MULHER: SUBSÍDIOS PARA PRODUÇÃO DE UM PROTOCOLO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Raquel Nascimento de Freitas - Coordenador.
-
2019 - Atual
PERCEPÇÕES, DETECÇÃO E CONDUTAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE VIOLÊNCIA POR PARCEIRO INTIMO CONTRA A MULHER: SUBSÍDIOS PARA PRODUÇÃO DE UM PROTOCOLO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Raquel Nascimento de Freitas - Coordenador.
-
2019 - Atual
PERCEPÇÕES, DETECÇÃO E CONDUTAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE VIOLÊNCIA POR PARCEIRO INTIMO CONTRA A MULHER: SUBSÍDIOS PARA PRODUÇÃO DE UM PROTOCOLO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Raquel Nascimento de Freitas - Coordenador.
-
2019 - Atual
PERCEPÇÕES, DETECÇÃO E CONDUTAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE VIOLÊNCIA POR PARCEIRO INTIMO CONTRA A MULHER: SUBSÍDIOS PARA PRODUÇÃO DE UM PROTOCOLO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Raquel Nascimento de Freitas - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTE DO AMAZONASVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 30
Outras informações:
Serviço Gerencial e Logístico de Doação de órgãos e tecidos para transplantes
2018 - 2019
Hospital Santa JuliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 36
Outras informações:
Atividades assistenciais em média e alta complexidade
2015 - 2019
Hospital Universitário Francisca MendesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades assistenciais em média e alta complexidade.
2016 - 2016
AudmedVínculo: Funcionario, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencialista, Carga horária: 30
2015 - 2016
CIHDOTT-Hospital Universitario Francisca MendesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 20
2010 - 2011
fundação de Amparo à pesquisa do Estado do amazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPEAM, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2013
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Voluntario, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
2012 - 2013
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador
2022 - 2023
Universidade Nilton LinsVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministrando as disciplinas de:- Clínica médica (curso de enfermagem)- Gestão (curso de enfermagem)- Saúde indígena (curso de enfermagem)- Fundamentos da atenção a saúde no SUS (curso de medicina)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de RAQUEL NASCIMENTO DE FREITAS e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?