Waldir José Pereira Junior

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Especialista Técnico do Instituto Tecgraf da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software.

Informações coletadas do Lattes em 21/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Informática

2018 - 2021

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Clusterização de poços de petróleo utilizando alinhamento de sequências baseadas em litologia,Ano de Obtenção: 2021
Orientador: Marcelo Gattass
Coorientador: Hélio Côrtes Vieira Lopes. Palavras-chave: Correlação; Clusterização; Perfil Litológico; Litologia; Alinhamento de Sequências.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Ciência da Computação

2000 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: APURAÇÃO DE CUSTOS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS
Orientador: Lúcio Leão Fialho

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Pesquisa e Desenvolvimento de Plataforma Integrada para planejamento, programação e monitoração dos processos de contratação aplicados à cadeia de suprimentos de poços utilizando técnicas de modelagem/simulação estocástica, Descrição: O objetivo geral do projeto é permitir um melhor controle dos processos de contratação, dando previsibilidade quanto à sua conclusão e disponibilização dos bens e serviços contratados a fim de evitar atrasos que prejudiquem o cumprimento do cronograma de construção de poços. Ademais, objetiva-se integrar o planejamento e a programação das contratações a fim de dar transparência e flexibilidade a estes processos, através de cálculos e integrações com outras soluções.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Waldir José Pereira Junior - Coordenador / Leandro dos Santos Nazareth - Integrante.

  • 2017 - Atual

    P&D em Processos de Gestão com Foco no Desenvolvimento e Implantação do Módulo de Materiais no Sistema CRONOWEB, Descrição: O processo de planejamento da cadeia de suprimento pode ser impactado pelas condições de mercado, tornando-o altamente dinâmico. Nesse contexto, o desenvolvimento de uma metodologia e ferramenta de apoio à decisão para auxiliar o processo de nivelamento de equipamentos e serviços necessários para construção de poços submarinos dever ser prioritário, de modo que flutuações de demandas no longo prazo possam ser replanejadas e mudanças no curto prazo possam ser identificadas e tratadas prontamente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Waldir José Pereira Junior - Coordenador / Leandro dos Santos Nazareth - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto Tecgraf. , Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, 22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 35204000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista Técnico do Instituto Tecgraf, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento de pesquisas específicas e implementação de estudos de viabilidade para desenvolvimento de software, incluindo as atividades de definição de requisitos funcionais, coordenação de equipe de analistas, elaboração de documentação específica e implantação de software no ambiente de produção.

2005 - 2005

SFR - Software e Analise de Sistemas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Sr, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2009

SOLUCIONAR Informática & Sistemas Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2010

L2 Sistemas

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Sr, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2011

HSolutions

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Sr, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Geo System

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Coordenador de sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2014

BRQ Soluções em Informática S/A, BRQ IT Services

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Sr, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2004

Toaue a Campainha

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiário de desenvolvimento de sistemas.