Samuel Morais da Silva
Atualmente é consultor especialista em cientista de dados na MJV Technology & Innovation. Trabalhou na Enforce Gestão de Ativos com implantação de produtos de dados para ganho de escala nas atividades da empresa. Também atua com engenharia de dados e na criação de modelos como regressões, árvore de decisão entre outros. Doutor e Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na área de sistemas complexos. Possui experiência em docência em escolas da rede pública de ensino médio tendo atuado também como professor em disciplinas do curso de graduação de Física da Universidade Federal do Ceará. Trabalhou no desenvolvimento de programas(Python, C) para solução de problemas em sistemas complexos usando mecânica estatística e tratamento de dados (Big Data).
Informações coletadas do Lattes em 11/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em doutorado em fisica
2015 - 2020
Universidade Federal do Ceará
Título: Navegacao descentralizada de multiplos pacotes em redes de transporte e estudo sobre a influencia da velocidade maxima permitida nas vias de uma cidade com desordem
, Ano de obtenção: 2021. ASCANIO DIAS ARAUJO. Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: Redes de Kleinberg; Mundo pequeno; Tráfego de informação; Trânsito das cidades; Transição de fase.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Transporte terrestre; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Mestrado em Física
2013 - 2015
Universidade Federal do Ceará
Título: Propriedades dinâmicas de redes de Kleinberg
, Ano de Obtenção: 2015.ASCANIO DIAS ARAUJO.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em Física
2009 - 2013
Universidade Federal do Ceará
Título: O USO DO SOFTWARE MODELLUS PARA VERIFICAR A APRENDIZAGEM DA FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PÚBLICA
Orientador: Francisco Herbert Lima Vasconcelos
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2008 - 2008
Física Experimental Básica. (Carga horária: 30h). , Seara da Ciência - Universidade Federal do Ceará, SC- UFC, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Montagem e Manutenção de Computadores. (Carga horária: 40h). , Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará, LCC, Brasil.
2008 - 2008
Sistema Operacional Linux e Introdução a Algorítmo. (Carga horária: 40h). , Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará, LCC, Brasil.
2006 - 2006
O Método Científico e as técnicas de Laboratório. (Carga horária: 25h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada.
Participação em eventos
2ND NATIONAL MEETING OF BIOENGINEERING. 2012. (Congresso).
Conferência sobre Cosmologia. 2012. (Seminário).
Visita ao CERN. 2012. (Outra).
MONITORIZAÇÃO HEMODINÂMICA. 2011. (Outra).
NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES. 2011. (Encontro).
O ozono a não perder. 2011. (Outra).
SEMANA CULTURAL BRASILEIRA. 2011. (Encontro).
I FEIRA DAS PROFISSÕES DA UFC. 2009. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SILVA, S. M. ; REIS, S. D. S. ; ARAUJO, A., D. ; Andrade, J., S. . Transport and dynamical properties of Kleinberg?s network. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, S. M. ; ARAUJO, A., D. ; Andrade, J., S. . Propriedades Dinâmicas de Redes de Kleinberg. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, S. M. . O uso de objetos de aprendizagem como apoio ao ensino de física no Liceu do Conjunto Ceará. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, S. M. . Monitoria Presencial - Dificuldades e Perspectivas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, S. M. . Introdução ao Modellus. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
MJV Tecnologia e InovaçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cientista de dados, Carga horária: 40
2018 - 2022
Enforce Gestão de AtivosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cientista de dados, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2013
Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto CearáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2012 - 2013
Escola de Ensino Fundamental e Médio José Leopoldino da Silva Filho UV-04Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Samuel Morais da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?