Danilo Monteiro Ribeiro
Doutor em Ciência da Computação, pesquisador na ZUP Innovation investigando Aspectos Humanos na Engenharia de Software e educação em computação. Atualmente é professor adjunto na Faculdade SENAC - Recife. Foi professor pesquisador na UFRPE - EAD, coordenador e professor do Curso de Sistemas de Informação na UNINASSAU - Olinda. Ganhou o prêmio Professor Destaque do Grupo Ser Educacional em 2018. Fez estágio-docência na UFPE na disciplina de Engenharia de Software, foi Professor-tutor do curso de Sistemas de Informação na UFRPE, professor na UPE no curso de Sistema de Informação e Administração, professor e coordenador de curso de ADS e Redes na FAFICA e professor na FATEC no curso de Ciência da Computação. Foi Community Manager no OpenRedu, uma rede social educacional. Podcaster no Fronteiras da Engenharia de Software (https://anchor.fm/fronteirases).
Informações coletadas do Lattes em 29/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Computação
2015 - 2020
Universidade Federal de Pernambuco
Título: The Relationships Between Individual Adaptation, Job Satisfaction And Job Burnout In Software Engineering
Fabio Queda Bueno Silva. Coorientador: José Jorge Lima Dias Junior. Palavras-chave: Adaptabilidade individual; Burnout; Satisfação.
Mestrado em Ciências da Computação
2013 - 2015
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Um Mapeamento Sistemático sobre Equipes na Engenharia de Software
, Ano de Obtenção: 2015.Fabio Queda Bueno Silva.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Equipes de trabalho em engenharia de software; Métodos qualitativos de Síntese.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Graduação em Sistemas de Informação
2008 - 2012
Universidade de Pernambuco
Título: Motivação dos Desenvolvedores de Software no Contexto Open Source: Um Estudo de Caso com a Comunidade Android Brasil Projetos
Orientador: Pietro Pereira Pinto
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2020 - 2020
Scrum Foundations Professional Certificate (SFPC). (Carga horária: 1h). , CertiProf, CERTIPROF, Estados Unidos.
2019 - 2019
Extensão universitária em Pesquisador em ciência da educação: estratégias de ensino e aprendizagem. (Carga horária: 150h). , Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
2019 - 2019
Certificação SCRUM - Scrum Fundamentals Certified SCRUMs. , SCRUMStudy, SCRUM STUDY, Estados Unidos.
2018 - 2018
Extensão universitária em Fundamentos do Marketing Digital. (Carga horária: 40h). , Google Inc., Google, Estados Unidos.
2017 - 2017
Extensão universitária em Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 140h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 140h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2017 - 2017
UX: O QUE É EXPERIÊNCIA DE USUÁRIO. (Carga horária: 2h). , Alura, ALURA, Brasil.
2017 - 2017
LEAN STARTUP: PRIMEIROS PASSOS DA SUA STARTUP ENXUTA. (Carga horária: 1h). , Alura, ALURA, Brasil.
2017 - 2017
IREB CPRE-FL - Certified Professional for Requirements Engineering - Founda. (Carga horária: 10h). , International Requirements Engineering Board, IREB, Alemanha.
2015 - 2015
Curso de Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 16h). , Faculdade de Tecnologia de Pernambuco, FATEC, Brasil.
2014 - 2014
Formação de produtor de conteúdo para EAD. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2013 - 2013
Formação de professor a distância. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2011 - 2011
Engenharia de Requisitos. (Carga horária: 27h). , Fundação Bradesco Escol@ Virtual, ESCOL@ VIRTUAL, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Desenvolvendo aplicações móveis com o Android. (Carga horária: 32h). , Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, CESAR, Brasil.
2010 - 2010
Curso de SQL Completo. (Carga horária: 20h). , Softblue, SOFTBLUE, Brasil.
2010 - 2010
Processo de Desenvolvimento de Software. (Carga horária: 13h). , Fundação Bradesco Escol@ Virtual, ESCOL@ VIRTUAL, Brasil.
2009 - 2010
Gestão da Tecnologia da Informação. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Gerenciamento de projetos. (Carga horária: 3h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Adoble Flex. (Carga horária: 8h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2009 - 2009
Redes,Linux e Servidores. (Carga horária: 20h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2009 - 2009
Pacote web. (Carga horária: 40h). , Centro Integrado de Tecnologia da Informação, CITi, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Joomla. (Carga horária: 24h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2009 - 2009
Gerenciamento àgil com SCRUM. (Carga horária: 5h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
RIBEIRO, DANILO MONTEIRO . CTRL+e. 2019. (Congresso).
RIBEIRO, DANILO MONTEIRO . EEPE - Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão. 2017. (Congresso).
GARCIA, Vinicius Cardoso ; RIBEIRO, D. M. . Simposio Brasileiro de Tecnologia da Informação. 2012. (Congresso).
RIBEIRO, D. M. . Computação nas nuvens: Um novo jeito de fazer negócio!!. 2009. (Outro).
RIBEIRO, D. M. . Workshop : Gerenciando Projetos de Desenvolvimento Ágil com SCRUM. 2009. (Outro).
Participação em eventos
29 WEI ?Workshop sobre Educação em Computação. Comitê de Programa e avaliador. 2021. (Congresso).
SBQS 2021 - Research Track. Comitê de Programa e avaliador. 2021. (Congresso).
SBQS 2021 - Software Quality Education Track. Comitê de Programa e avaliador. 2021. (Congresso).
Workshop de Licenciatura em Computação. Avaliador de artigos do congresso. 2019. (Congresso).
International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement. Advantages and Disadvantages of using Shared code from the Developers Perspective. 2016. (Congresso).
XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2015. (Congresso).
XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2011. (Congresso).
3 Encontro de Empresarios Juniores. 2009. (Encontro).
9 semana universitária da Universidade de Pernambuco. Gerenciamento de Projetos: Um fator determinante para o sucesso de négocios. 2009. (Congresso).
Computação nas nuvens: Um novo jeito de fazer negócios. Computação nas nuvens: Um novo jeito de fazer negócios. 2009. (Congresso).
Gerenciando Projetos de Desenvolvimento Àgil com SCRUM. 2009. (Outra).
Mandriva Linux 2009 Spring Installfest. 2009. (Encontro).
2 Encontro de Empresarios Juniores. 2008. (Encontro).
Participação em bancas
RIBEIRO, D. M.; Gustavo Henrique; LINS, W.. Crowd Literature Review - Uma ferramenta para apoiar o processo de revisão sistemática da literatura de forma colaborativa. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.
MELO, M. G.; BRITO, R. C.;RIBEIRO, DANILO MONTEIRO. PSIQUE - Sistema desenvolvido com foco na área da Saúde Mental. 2019.
RIBEIRO, D. M.; BRITO, R. C.; MELO, M. G.. APP Social Sistema Desenvolvido com foco na área Social. 2019 - Faculdade Mauricio de Nassau - Olinda.
RIBEIRO, DANILO MONTEIRO; MELO, M. G.; BRITO, R. C.. Melawyer Sustena desenvolvido com foco na área administrativa para advogados. 2019 - Faculdade Mauricio de Nassau - Olinda.
RIBEIRO, DANILO MONTEIRO. Sistemas de gerenciamento de pedidos e-restaurante. 2018.
RIBEIRO, D. M.. Jelsoft tecnologia. 2018.
RIBEIRO, DANILO MONTEIRO. ilumination manager. 2018.
RIBEIRO, DANILO MONTEIRO. Sinestesis Aprender Brincando. 2018.
RIBEIRO, D. M.. Atestados.med.br: Uma proposta de software no combate a fraude dos atestados medicos e na diminuicao do absenteismo por motivos de doencas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade de Pernambuco.
MELO FILHO, D. L. D.; MACIEL, B. I. F.;RIBEIRO, D. M.. ANALYSEXSS - PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE UM WEBCRAWLER PARA DETECÇÃO AUTOMÁTICA DE VULNERABILIDADES CROSS-SITE SCRIPTING EM APLICAÇÕES WEB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Tecnologia de Pernambuco.
RIBEIRO, D. M.. Banca para professor assistente de Wolney Queiroz Freitas. 2016. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru.
RIBEIRO, D. M.. Banca para professor assistente de Diorgenes Freitas. 2016. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru.
Orientou
A importância da descrição do contexto em pesquisas sobre ensino em engenharia de software; ; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife,; Coorientador: Danilo Monteiro Ribeiro;
VAGAS DE TRABALHO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO NORDESDE: Requisitos para empregos de TI; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Danilo Monteiro Ribeiro;
Teste de Acessibilidade em ambientes de Educação a Distância pertencentes ao âmbito federal no Estado de Pernambuco; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Danilo Monteiro Ribeiro;
: Uma pesquisa qualitativa sobre os fatores que afetam os Engenheiros de Teste com relação ao desempenho da equipe; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Tecnologia de Pernambuco; Orientador: Danilo Monteiro Ribeiro;
IsAcessível - Um validadador de acessibilidade de páginas WEB; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Tecnologia de Pernambuco; Orientador: Danilo Monteiro Ribeiro;
Entendendo a adaptabilidade individual no contexto de Software; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Joaquim Nabuco; Orientador: Danilo Monteiro Ribeiro;
Entendendo a adaptabilidade individual no contexto de Software; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Joaquim Nabuco; Orientador: Danilo Monteiro Ribeiro;
Entendendo a adaptabilidade individual no contexto de Software; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Joaquim Nabuco; Orientador: Danilo Monteiro Ribeiro;
A utilização de scratch com adolescentes do ensino médio; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Danilo Monteiro Ribeiro;
A utilização de scratch com adolescentes do ensino médio: Estudo de caso; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Danilo Monteiro Ribeiro;
; Scratch como forma de engajar novos alunos na Computação; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Danilo Monteiro Ribeiro;
A utilização de scratch com adolescentes do ensino médio: Estudo de caso 2; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Danilo Monteiro Ribeiro;
Produções bibliográficas
-
RIBEIRO, DANILO ; SILVA, F. Q. B. ; DIAS JUNIOR, J. J. . Escala de Desempenho Adaptativo: Adaptação e Evidências de Validade com Engenheiros de Software. REVISTA PSICOLOGIA: ORGANIZAÇÕES E TRABALHO , v. 1, p. 1, 2022.
-
PASSOS, M. C. A. ; VAZ, J. C. T. ; RIBEIRO, D. M. ; SOUZA, H. S. ; DOURADO, R. A. S. ; GOMES, A. S. ; ALVES, F. O. M. . Comunidade de software livre para Educação: o caso doOpenredu.org. SEMIÁRIDO DE VISU , v. 10, p. 135-149, 2022.
-
RIBEIRO, DANILO MONTEIRO ; CARTAXO, BRUNO ; DA SILVA, FABIO Q. B. . Explorando o Conhecimento em Equipe na Engenharia de Software: Um Estudo de Caso Múltiplo. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação , v. 13, p. 117-150, 2020.
-
RIBEIRO, D. M. ; CARTAXO, B. F. S. . Beneficios e limitações do Backup Behavior na Engenharia de Software. Engenharia de Software Magazine , v. 93, p. 10, 2016.
-
RIBEIRO, D. M. ; FRANCA, A. C. C. ; PINTO, P. P. . Motivação dos Engenheiros de Software no Contexto Open Source: Um Estudo de Caso com a Comunidade Android Brasil Projetos. ENCOINFO , v. 1, p. 1, 2015.
-
RIBEIRO, D. M. ; CARDOZO, M. ; CARDOSO, E. . Fatores que influenciam a eficiência de um time auto- gerenciável em uma empresa de Software. Engenharia de Software Magazine , v. 65, p. 29786, 2013.
-
FRANCA, A. C. C. ; RIBEIRO, D. M. . Open Source: o que está por trás da motivação dos desenvolvedores?. Engenharia de Software Magazine , v. 51, p. 23-26, 2012.
-
RIBEIRO, D. M. ; ALMEIDA NETO, H. R ; GARCIA, Vinicius Cardoso . Utilizando Gestão de Portfólio de Projetos em uma Empresa Júnior de Tecnologia no Interior Pernambucano. Revista de Sistemas de Informação da FSMA , v. 7, p. 32-38, 2011.
-
RIBEIRO, D. M. . Motivação de Engenheiros de Software no Contexto Open Source: Um Estudo de Caso com a Comunidade Android Brasil Projetos. 1. ed. , 2018.
-
RIBEIRO, D. M. . Entendendo as relações entre as percepções do burnout e da instabilidade na Engenharia de Software. In: Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), 2022, Uberlândia. XXXVI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 2022.
-
CABRAL, D. ; PINTO, G. ; GAMA, K. S. ; SOUZA, C. R. B. ; RIBEIRO, DANILO . The Role of Non-Technical Skills in the Software Development Market. In: Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), 2022, Uberlândia. XXXVI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 2022.
-
TAVARES DE SOUZA, ALBERTO ; PINTO, VICTOR ; RIBEIRO, DANILO ; BARBOZA DE OLIVEIRA, YURI . Cognitive-Driven Development: Preliminary Results on Software Refactorings. In: 16th International Conference on Evaluation of Novel Approaches to Software Engineering, 2021, Online Streaming. Proceedings of the 16th International Conference on Evaluation of Novel Approaches to Software Engineering, 2021. p. 92.
-
RIBEIRO, D. M. ; DA SILVA, FABIO Q. B. . Uma Teoria sobre Conhecimento em Equipe na Engenharia de Software. In: Workshop de Teses e Dissertações (SBES), 2017, Fortaleza. VII WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES DO CBSOFT (WTDSOFT 2017). Fortaleza: Biblioteca Central do Campus do Pici, 2017. p. 9-14.
-
RIBEIRO, D. M. ; FRANCA, A. C. C. ; SILVA, F. Q. B. ; CARDOSO, M. . Using Qualitative Metasummary to Synthesize Empirical Findings in Literature Reviews. In: Empirical Software Engineering and Measurement, 2014, Torino. roceedings of 5th International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement, 2014.
-
RIBEIRO, D. M. ; SILVA, F. Q. B. ; FRANCA, A. C. C. . Um estudo comparativo sobre sínteses de estudos de métodos mistos na Engenharia de Software. In: Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 2014, Maceio. IV Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft - Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 2014.
-
RIBEIRO, D. M. ; FRANCA, A. C. C. ; PINTO, P. P. . Fatores motivacionais em equipes open source. In: XI Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão, 2012, Caruaru. Fatores motivacionais em equipes open source, 2012.
-
RIBEIRO, D. M. ; ALMEIDA NETO, H. R ; MAGALHÃES, E. M. C . Uma Proposta para Gestão de Portfólio de Projetos Baseados em Modelos de Pontuação com foco em Empresas Juniores. In: 5° Congresso de Gerenciamento de Projetos PMI-MG, 2010, Belo Horizonte. Anais 5° Congresso de Gerenciamento de Projetos, 2010.
-
VALENCA, DIANA ; CORREA, G. ; RIBEIRO, D. M. ; DA SILVA, FABIO Q. B. . Team Maturity in Software Engineering Teams: a Work in Progress. In: ICSE - International Conference on Software Engineering- 10th International Workshop on Cooperative and Human Aspects of Software Engineering, 2017, Buenos Aires. 10th International Workshop on Cooperative and Human Aspects of Software Engineering, 2017. v. 1. p. 1-1.
-
CARTAXO, B. F. S. ; PINTO, G. ; KENJI, F. ; RIBEIRO, D. M. ; SILVA, F. Q. B. ; SOARES, S. . Using Q&A Websites as a Method for Assessing Systematic Reviews. In: MSR - Working Conference on Mining Software Repositories, 2017, Buenos Aires. MSR - Working Conference on Mining Software Repositories, 2017.
-
RIBEIRO, DANILO MONTEIRO ; DA SILVA, FABIO Q. B. ; VALENCA, DIANA ; FREITAS, ELYDA L. S. X. ; FRANCA, CESAR . Advantages and Disadvantages of using Shared code from the Developers Perspective. In: the 10th ACM/IEEE International Symposium, 2016, Ciudad Real. Proceedings of the 10th ACM/IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement - ESEM '16. New York: ACM Press, 2016. p. 1.
-
Carlos Magno ; RIBEIRO, D. M. ; ALBUQUERQUE, C.H.L. . A INTERNET AUXILIANDO O FORTALECIMENTO DA MODATECA NO INTERIOR PERNAMBUCANO. In: IV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Recife. IV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010.
-
CARDOSO, I. ; GOMES JUNIOR, G. ; RIBEIRO, D. M. ; LUCENA, D. ; SOUZA, A. ; PINTO, G. . Supporting the Careers of Developers with Disabilities: Lessons from Zup Innovation. Ieee Software , 2023.
-
RIBEIRO, D. M. ; DA SILVA, FABIO Q. B. ; CARTAXO, B. F. S. . Na direção de uma teoria sobre o conhecimento em equipe na Engenharia de Software. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação , 2019.
-
RIBEIRO, D. M. . Classificação Dos Fatores de Risco Que Podem Afetar a Implantação Da Linha De Produto De Software. SInforme , 2014.
-
RIBEIRO, DANILO MONTEIRO . Por que você deve programar ?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, D. M. . Fatores Positivos e Negativos das redes sociais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, D. M. ; FRANCA, A. C. C. ; PINTO, P. P. . Fatores Motivadores dos Engenheiros de Software no Contexto Open Source na Comunidade Android Brasil Projetos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, D. M. ; GARCIA, Vinicius Cardoso . Utilizando Gestão de Portfólio de Projetos em uma Empresa Júnior de Tecnologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIBEIRO, D. M. ; SILVA, R. L. F. . Pygame. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, D. M. . Python: Faça um desenvolvedor feliz!. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, D. M. . A Proposal for Project Portfolio Management, Based Scoring Models, focusing on Junior Enterprises. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, D. M. ; Carlos Magno . Farmacia Municipais: Um Software OPENSOURCE para os municípios do interior pernambucano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, D. M. ; Carlos Magno . Diferencial Competitivo: Commodity ou Estratégia Competitiva.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, D. M. . Desmistificando Python. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
RIBEIRO, D. M. . App do Sport Recife para ANDROID. 2011.
RIBEIRO, D. M. ; ALBUQUERQUE, C.H.L. . SIstema Para Atendimento do 190 da PM Pernambuco. 2010.
RIBEIRO, D. M. . SIGjr - Um Sistema, OPENSOURCE, nas nuvens para auxiliar a tomada de decisão em empresas juniores. 2010.
RIBEIRO, D. M. . Podcast: Fronteiras da Engenharia de Software. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
RIBEIRO, DANILO MONTEIRO . Podcast do Professor Adolfo Neto. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RIBEIRO, DANILO MONTEIRO ; ANTUNES, J. . Live do grupo ser sobre dicas de Trabalho Remoto na pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RIBEIRO, D. M. . Programação Scratch para leigos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, D. M. . Gestão Ágil de Projeto(SCRUM). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, D. M. . Joomla!. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, D. M. . Oficina Ministrada: Desenvolvimento em Python. 2010. (Oficina Ministrada).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Avançando o estado da arte de Bootcamp na Indústria:, Projeto certificado pela empresa ZUP I.T. SERVICOS TECNOLOGIA E INOVACAO S.A. em 13/09/2021., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Danilo Monteiro Ribeiro - Coordenador.
-
2010 - 2011
Maximizando Resultados Através de uma Gestão de Portfólio Eficiente no Agreste Pernambucano: Um estudo de caso envolvendo a realidade das empresas locais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Danilo Monteiro Ribeiro - Integrante / Vinicius Cardoso Garcia - Coordenador / HUMBERTO ROCHA DE ALMEIDA NETO - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2021
Melhor revisor de artigos Workshop sobre Educação em Computação, Sociedade Brasileira de Computação.
2021
Distinguished Reviewer - Simposio Brasileiro de Qualidade de Software, Sociedade Brasileira de Computação.
2019
Melhor revisor de artigos, Workshop de Licenciatura em Computação.
2018
Professor destaque do grupo Ser Educacional, Grupo Ser Educacional.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2019
Centro Universitário Joaquim NabucoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 16
Outras informações:
Banco de Dados
Banco de Dados Avançado
Auditoria de Sistemas
Segurança da Informação
Sistemas Multimídias
Sistemas Colaborativos
Administração de Sistemas de Informação
Sistemas Computacionais
2017 - 2019
OpenReduVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações:
-Drive the open source developer program;
-Build strong relationships with key developers, engage directly with developers online and offline, and act as an escalation point for developers;
-Develop and track metrics on developer and community adoption;
2017 - 2018
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de CaruaruVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da CPA - Comissão Própria de Avaliação, Carga horária: 1
2017 - 2018
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de CaruaruVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Redes de Computadores, Carga horária: 1
2016 - 2018
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de CaruaruVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de ADS, Carga horária: 1
2016 - 2018
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de CaruaruVínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do conselho acadêmico, Carga horária: 2
2016 - 2018
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de CaruaruVínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do colegiado de curso
2016 - 2018
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de CaruaruVínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do NDE
2015 - 2018
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de CaruaruVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 1
Outras informações:
-Engenharia de Software
-Interação Humano Computador
Atividades
-
08/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Pesquisa e Extensão da FAFICA.,Linhas de pesquisa
2013 - 2014
Universidade de PernambucoVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 10
Outras informações:
Lecionando as cadeiras de Orientação Objetos e Sistemas de Informações
2010 - 2010
Universidade de PernambucoVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Linguagens de Programação 2, Carga horária: 8
Outras informações:
Ensinando o desenvolvimento de programas na IDE C++ Builder e na linguagem C e C++ e utilizando uma ferramenta de EAD (Moodle) para acompanhar as tarefas dos alunos.
2010 - 2010
Universidade de PernambucoVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Organização de Computadores, Carga horária: 8
Outras informações:
Auxiliando as aulas do professor Fernando Carvalho e utilizando uma ferramenta de EAD (Moodle) para acompanhar as tarefas dos alunos.
2010 - 2010
Universidade de PernambucoVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Banco de dados 1, Carga horária: 8
Outras informações:
Auxiliei as aulas do Professor Almir Moura
2010 - 2010
Universidade de PernambucoVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Paradigmas de Programação, Carga horária: 8
Outras informações:
Auxiliei as Aulas do Professor Humberto Rocha
2009 - 2009
Universidade de PernambucoVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitoria de Geometria Analitica, Carga horária: 10
2009 - 2009
Universidade de PernambucoVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Paradigmas de Programação, Carga horária: 10
Outras informações:
Ensinando, Auxiliando e Gerindo projetos de construção de jogos em Python mais especificamente com Pygames
2014 - 2015
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Sem vínculo, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4
Outras informações:
Estágio docência em Engenharia de Software para o curso de Sistemas de Informação sobre a orientação do Professor Vinicius Garcia.
2019 - 2020
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador I, Carga horária: 10
2018 - 2019
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 10
Outras informações:
Sistemas Distribuídos e Organização, sistemas e métodos
2014 - 2015
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor da disciplina de TCC
2014 - 2014
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor tutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor tutor em Sistemas de Apoio a Decisão (Sistemas de apoio à decisão. Descoberta automática de conhecimento em banco de dados. Técnicas avançadas mineração de dados. Data Warehouse).
2013 - 2013
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor tutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor tutor do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso
2013 - 2015
Faculdade de Tecnologia de PernambucoVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 6
Outras informações:
- Projeto integrado Orientado a Objeto
- Tópicos avançados em Engenharia de Software
- Programação de computadores
2012 - 2013
Grupo MrMediaVínculo: PJ, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações:
Gerente de Projetos Mobile(Android) e Web
2011 - 2012
Grupo MrMediaVínculo: , Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 40
Outras informações:
Desenvolvedor Mobile e WEB
2011 - 2011
UPE Consultoria JrVínculo: Diretor de Projetos, Enquadramento Funcional: Diretor de Projetos da UPE Consultoria Jr, Carga horária: 8
2010 - 2011
UPE Consultoria JrVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos da Fabríca de Sofware, Carga horária: 20
2010 - 2010
UPE Consultoria JrVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 3
Outras informações:
Instrutor no curso de Joomla
2009 - 2010
UPE Consultoria JrVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor WEB, Carga horária: 20
Outras informações:
Desenvolvendo sistemas, sites e a Arquitetura da Informação.
2010 - 2013
HOSTECH inovação mobileVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 40
Outras informações:
Desenvolvendo soluções inovadoras para a área mobile!
2012 - 2012
ElifootVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Teste de Software, Carga horária: 8
Outras informações:
Trabalhei como tester na versão 2012 para Android
2019 - 2020
Faculdade Mauricio de Nassau - OlindaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 36
Outras informações:
Coordenador do curso de Sistemas de Informação da UNINASSAU - Olinda
2019 - 2020
Faculdade Mauricio de Nassau - OlindaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Programação Algoritímica
2020 - Atual
Zup InnovationVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Software Engineering Researcher, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuo com pesquisas na área de educação e em Aspectos Humanos na Engenharia de Software no ITAU e na ZUP
Atividades
-
07/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Zup Edu.,Linhas de pesquisa
-
07/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Zup Edu.,Linhas de pesquisa
-
07/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Zup Edu.,Linhas de pesquisa
2020 - Atual
Fronteiras da Engenharia de SoftwareVínculo: Podcaster, Enquadramento Funcional: Podcaster, Carga horária: 4
Outras informações:
Faço parte da equipe de podcasters do Fronteiras da Engenharia de Software.
https://anchor.fm/fronteirases
Nosso podcast tem em média de 500 acessos mensais.
2022 - Atual
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12
2021 - 2022
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PEVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4
Outras informações:
Lecionando a disciplina de Design de Interação
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Danilo Monteiro Ribeiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?