Jessika Rodrigues da Silva

Sou Jessika Rodrigues da Silva, formada no Curso Habilitação Profissional Plena de Técnico em Música Área de Artes, Instrumento Piano pelo Conservatório Carlos Gomes (IECG), graduada no Curso de Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Especialista em Psicologia Educacional pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Mestre e Doutora em Artes pela Universidade Federal do Para (UFPA) e cursei até o 2° ano do técnico o Curso Técnico de Violoncelo na Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). Fui bolsista PROEX durante os anos 2008 e 2009, Professora Contratada de Teoria e Percepção Musical pela Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) em 2011, Supervisora do PIBID subprojeto Música-Belém da (UEPA) na qualidade de BOLSISTA CAPES durante os anos de 2015 e 2016, Professora Contratada da Universidade do Estado do Pará (UEPA) do 2º semestre de 2015 ao 1º semestre de 2017 e março de 2018 à março de 2020 e Professora de artes Efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC) desde 2013. Integrei como violoncelista na Orquestra Jovem do Brasil (OJB) no Rio de Janeiro em 2009, participei da Orquestra Juvenil de Violoncelistas da Amazônia (OJVA), Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Pará (OSUFPA) e da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP). Atualmente sou professora Efetiva da Universidade do Estado do Pará (UEPA) do Curso de Licenciatura Plena em Música em Bragança e líder do grupo de pesquisa LACE na região do Caeté.

Informações coletadas do Lattes em 04/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES

2016 - 2020

Universidade Federal do Pará
Título: MOVE: Um facilitador da pesquisa em música para pessoas com privações sensoriais intelectuais e motoras
Áureo Deo de Freitas Junior. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Artes

2012 - 2014

Universidade Federal do Pará
Título: Caminhos de Formação em Musica de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo em uma Escola Tecnica em Musica
, Ano de Obtenção: 2014.Aureo Deo de Freitas Junior.Palavras-chave: Educação musical; Educação profissional; TEA; inclusão.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em PSICOLOGIA EDUCACIONAL

2010 - 2011

Universidade do Estado do Pará
Título: Desenvolvimento global do adolescente com diagnóstico de Transtorno Autista inserido em turma de educação musical para crianças e adolescentes com e sem o transtorno: Um estudo de caso
Orientador: Cláudio Ludgero Monteiro Pereira

Graduação em Licenciatura Plena em Música

2006 - 2010

Universidade do Estado do Pará
Título: Musicalização de Crianças e Adolescentes com Diagnóstico de Autismo
Orientador: Lúcia Maria Valéiro Couceiro

Curso técnico/profissionalizante

2004 - 2006

Fundaçao Carlos Gomes

Formação complementar

2022 - 2022

ÉTICA NA PESQUISA COM SERES HUMANOS E AS IMPLICAÇÕES NA PESQUISA EM MÚSICA. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2020 - 2020

WEBNÁRIO e da formação sobre o componente curricular ARTE. (Carga horária: 8h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE BELEM, SEMEC, Brasil.

2019 - 2019

Currículos em música em tempos de crise: repensando e propondo travessias n. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2017 - 2017

PRÁTICAS MUSICAIS PARA AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2016 - 2016

V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MÚSICA NA AMAZÔNIA. (Carga horária: 35h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2016 - 2016

II ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID/UEPA E I CIENEX. (Carga horária: 20h). , UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, UEPA, Brasil.

2015 - 2015

MÚSICA PARA SER. (Carga horária: 6h). , UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, UEPA, Brasil.

2015 - 2015

I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID / UEPA. (Carga horária: 30h). , UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, UEPA, Brasil.

2014 - 2014

OFICINA FOTOTAXIA: EM BUSCA DO ELO PERDIDO. (Carga horária: 20h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE BELEM, SEMEC, Brasil.

2014 - 2014

Workshop de Método Suzuki. (Carga horária: 3h). , Escola de Música da Universidade Federal do Pará, EMUFPA, Brasil.

2013 - 2013

Aplicação de estratégias musicoterapêuticas. (Carga horária: 45h). , Associação Brasileira de Educação Musical, ABEM, Brasil.

2013 - 2013

Ensino da Música na Educação Básica. (Carga horária: 8h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2011 - 2011

A DIDÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2011 - 2011

7º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. (Carga horária: 34h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2010 - 2010

Arranjo e Prática de Conjunto. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2009 - 2009

A Identificação Precoce do autismo. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2009 - 2009

Neurociências Socias Aplicada ao Autismo e Métodos. (Carga horária: 12h). , Fundação Especial Permanente Casa da Esperança, CASA DA ESPERANÇ, Brasil.

2009 - 2009

Competências na Educação. (Carga horária: 40h). , ABEU Centro Universitário, UNIABEU, Brasil.

2009 - 2009

Treinamento no uso do Portal de Periódicos CAPES. (Carga horária: 35h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2008 - 2008

Tecnologias Sociais e Inclusão. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2006 - 2006

Aplicação de Métodos Alternativos para Piano. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2006 - 2006

IV Encontro Nacional de Compositores Universitário. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2006 - 2006

Técnica de Harmonização para Música Popular. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.

Organização de eventos

RODRIGUES, J. C. . 1º Simpósio de Educação Musical e Inclusão da Universidade do Estado do Pará. 2019. (Outro).

RODRIGUES, J. C. ; VIEIRA, L. B. ; RODRIGUES, T . I Jornada e Saberes e Vivências Musicais da UEPA. 2019. (Outro).

RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas ; CAVALCANTE, A. G. B. ; SOUZA, E. N. B. ; Nascimento, P. ; SILVA, L. . 1º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA. 2017. (Congresso).

RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas ; SILVA, L. . Apresentação do Programa Cordas da Amazônia. 2010. (Concerto).

RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas ; SILVA, L. . I Simpósio do Programa Cordas da Amazônia. 2009. (Outro).

RODRIGUES, J. C. . Apresentação do Programa Cordas da Amazônia. 2009. (Concerto).

RODRIGUES, J. C. ; NOBRE, J.P ; DeFreitas . Apresentação do Programa Cordas da Amazônia. 2008. (Concerto).

RODRIGUES, J. C. . Violoncelada. 2007. (Concerto).

Participação em eventos

ENCONTRO REGIONAL NORTE DA ABEM. AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM MUSICAL DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2022. (Congresso).

XXXII CONGRESSO DA ANPPOM. AVALIAÇÃO DO PAPER PROTOTYPING DE APLICATIVO MOBILE MOVE COMO FACILITADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA DE ESTUDANTES DE MÚSICA COM PRIVAÇÕES SENSORIAIS, INTELECTUAIS E MOTORAS. 2022. (Congresso).

XXV CONGRESSO NACIONAL DA ABEM. APLICATIVOS MOBILE PARA AUXILIAR GRADUANDOS DE MÚSICA COM PRIVAÇÃO SENSORIAL, INTELECTUAL E MOTORA NA ESCRITA DE TRABALHOS ACADÊMICOS: ESTADO DA TÉCNICA. 2021. (Congresso).

XXXI CONGRESSO DA ANPPOM. DESENHO DE APLICATIVO MOBILE PARA AUXILIAR ESTUDANTES DE MÚSICA COM PRIVAÇÕES SENSORIAIS, INTELECTUAIS E MOTORAS NO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA CIENTÍFICA. 2021. (Congresso).

47º ENARTE. 2020. (Encontro).

Webnário e Formação dobre o Componente Curricular Arte. 2020. (Encontro).

XXIV Congresso Nacional da ABEM. 2019. (Congresso).

23º Congresso Nacional da ABEM. 2017. (Congresso).

23º CONGRESSO NACIONAL DA ABEM. MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM DUAS ESCOLAS PARTICULARES EM BELÉM DO PARÁ. 2017. (Congresso).

23º CONGRESSO NACIONAL DA ABEM. MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS. 2017. (Congresso).

23º CONGRESSO NACIONAL DA ABEM. EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID UTILIZANDO METODOLOGIA DE PROJETOS. 2017. (Congresso).

VIII Fórum Bienal de Pesquisa em Artes. VIOLINO EM GRUPO: INTERDISCIPLINARIDADE E INOVAÇÃO DE LINGUAGEM DE CRIANÇAS NEUROTÍPICAS E CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. 2017. (Congresso).

VIII Fórum Bienal de Pesquisa em Artes. PRÁTICAS MUSICAIS APLICADAS NA TURMA DE VIOLINO NA QUAL ESTÃO INCLUÍDOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA). 2017. (Congresso).

VIII Fórum Bienal de Pesquisa em Artes. AS PRÁTICAS MUSICAIS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA TURMA DE VIOLINO COM CRIANÇAS TÍPICAS. 2017. (Congresso).

XXVII CONGRESSO DA ANPPOM. O ENSINO DE ARTES-MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BELÉM DO PARÁ: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. 2017. (Congresso).

II ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID/UEPA E I CIENEX.RELATOS DE EXPERIÊNCIAS (PROFESSORES SUPERVISORES DO PIBID. 2016. (Encontro).

SIMA. 2016. (Simpósio).

31ST ISME WORLD CONFERENCE ON MUISIC EDUCATION. THE VALUE OF THE OPPORTUNITY IN MUSIC FOR PEOPLE WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER. 2014. (Congresso).

9 SIMCAM Simpósio de Congnição e Artes Musicais Internacional.Contribuições do Aprendizado Musical para o Desenvolvimento da Área Psicomotora de Crianças com Trantorno do Espectro do Autismo. 2013. (Simpósio).

XXI CONGRESSO NACIONAL DA ABEM. "Um estudo do processo de inclusão de pessoas com transtorno do espectro do autismo na escola de música da Universidade Federal do Pará: um projeto de pesquisa". 2013. (Congresso).

1º Simpósio Internacional de Educação Musical Inclusiva. 2012. (Simpósio).

CONPSI 2011. Musicalização de Crianças e Adolescentes com Diagnóstico de Autismo. 2011. (Congresso).

CONPSI 2011. Educação Musical Inclusiva: O autista e a aprendizagem musical. 2011. (Congresso).

CONPSI 2011. Autismo, Inclusão Social e Educação Musical. 2011. (Congresso).

V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2011. (Encontro).

CEMUFPA. Autismo e Desenvolvimento Infantil: Intervenção a partir da Educação Musical. 2010. (Congresso).

CEMUFPA. Musicalização de Crianças e Adolescentes com Diagnóstico de Autismo. 2010. (Congresso).

CONPSI 6° Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. 2009. (Congresso).

CONPSI 6° Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Autismo e Desenvolvimento Infantil: A música como forma de intervenção. 2009. (Congresso).

I Simpósio do Programa Cordas da Amazônia.Práticas Pedagógicas do Programa Cordas da Amazônia da EMUFPA. 2009. (Simpósio).

I Simpósio do Programa Cordas da Amazônia.Autismo e Desenvolvimento Infantil: Interdisciplinaridade e Inovação de Linguagem. 2009. (Simpósio).

11ª Jornada de Extensão da UFPA. Aprendizado musical de estudantes com transtorno do desenvolvimento e aprendizagem. 2008. (Congresso).

2° SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DO ICA.Programa Cordas da Amazônia Violoncelo em Grupo. 2008. (Seminário).

1° Congresso Internacional de Violoncelistas da Amazônia. 2007. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: LUCIAN JOSÉ DE SOUZA COSTA E COSTA

DeFreitas, A.;SILVA, J. R.; CHADA, S.; TOURINHO, C.; XAVIER, I.. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MÚSICA: Uma proposta de ensino-aprendizagem por intermédio da pesquisa e prática docente. 2023. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rafaela Alcantara Barata

DeFreitas, A.;SILVA, J. R.; SILVA, J. C.; BRITO, M. M. B.. O ENSINO APRENDIZAGEM DE VIOLONCELO EM INSTITUIÇÕES MUSICAIS PÚBLICAS DE BELÉM DO PARÁ. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: LUDHIANA VIGÁRIO DA COSTA FARIAS

RODRIGUES, T; VIEIRA, L. B.;SILVA, JESSIKA RODRIGUES. ARCO ALEMÃO X ARCO FRANCÊS: RELAÇÕES NO CAMPO DA PERFORMANCE E ENSINO DE CONTRABAIXO. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa em Música) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Maria do Socorro Brito da Silva

PEREIRA, C. L. M.;RODRIGUES, J. C.; ELIOS, M. A.. AS POSSIBILIDADES PSICOPEDAGÓGICAS ATRAVEZ DAS METODOLOGIAS QUE UTILIZAM O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: MARIA CRISTIANNE DO CARMO CONDER

PEREIRA, C. L. M.;RODRIGUES, J. C.; ELIOS, M. A.. DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS SURDOS AO ADENTRAR O MERCADO DE TRABALHO. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Tamilis Silva da Costa

PEREIRA, C. L. M.;RODRIGUES, J. C.; ELIOS, M. A.. ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM AUTISMO À LUZ DA ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA SOCIOINTERACIONISTA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Regina Luna Chaves

PEREIRA, C. L. M.;RODRIGUES, J. C.; ELIOS, M. A.. AS INTERVENÇÕES DOCENTES SOB ENFOQUE PSICOPEDAGÓGICOS COM UM ALUNO QUE APRESENTA ESTRESSE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE BELÉM. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: ZENEIDE CUNHA BRITO PEREIRA

PEREIRA, C. L. M.;RODRIGUES, J. C.; ELIOS, M. A.. AS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS PREVENTIVAS NAS DIFICULDADES DA LEITURA E ESCRITA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: JULIANA DE SOUSA REIS FERREIRA

SILVA, T. C. R.;SILVA, J. R.. PLANEJAMENTO DOCENTE DE LICENCIADOS EM MÚSICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: ANGELO ANTONIO REGIS PIRES

SILVA, J. R.; SILVA, T. C. R.. FANGUIDO: BANDA DE FANFARRA DA ESCOLA PADRE GUIDO FOSSATTI DA COMUNIDADE DO RIO TIJUQUAQUARA, MUNICÍPIO DE PONTA DE PEDRAS NA ILHA DO MARAJÓ NO PARÁ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Anderson Rodrigues da Silva

SILVA, J. R.; SILVA, T. C. R.. CLUBE DE MÚSICA: UMA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCACINAL PARA ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Lucas Filipe Flexa Conceição

RODRIGUES, T;RODRIGUES, J. C.. MÚSICA NAS SÉRIES INICIAIS DE ESCOLAS PARTICULARES DE ENSINO FUNDAMENTAL EM BELÉM DO PARÁ. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Gustavo Capela do Carmo

RODRIGUES, J. C.; VIEIRA, L. B.. APLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO MUSICAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: JESSICA CAROLINE PANTOJA PENICHE

RODRIGUES, J. C.; VIEIRA, L. B.. A EDUCAÇÃO MUSICAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: MÉTODOS, TÉCNICAS E MATERIAIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: VITÓRIA TALYTA SOUZA DAMASCENO

COSTA, A. P. S.;RODRIGUES, J. C.. APRENDIZAGEM MUSICAL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: RENATA DE OLIVEIRA VIEIRA

RODRIGUES, J. C.; SOBRINHO, S.. "SE NÃO FOSSE A MÚSICA ELE NÃO TERIA DESENVOLVIDO TANTO": A MÚSICA COMO AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, MOTOR E SOCIAL DO INDIVÍDUO DIAGNOSTICADO COM TEA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Elielson Hugo de Souza Gomes

VIEIRA, L. B.;RODRIGUES, J. C.; ARRAES, J.. CURURU: UM PROJETO SÓCIO MUSICAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: ARTHUR CORREA OLIVEIRA DA SILVA

HENDERSON FILHO, J. R.;RODRIGUES, J. C.. A EDUCAÇÃO MUSICAL ONLINE E AS REDES SOCIAIS: CAMINHOS PARA UMA ESCOLA VIRTUAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: ORBÉLIO PINTO DE SOUZA CORRÊA NETO

HENDERSON FILHO, J. R.;RODRIGUES, J. C.. EXPERIÊNCIAS EXITOSAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Heryka Sued Borges Campos, Rose Esthefany Silva dos Santos

PEREIRA, C. L. M.;RODRIGUES, J. C.. Teoria Construtivista na Educação Infantil Segundo os Cinco Campos de Experiência da Base Nacional Comum Curricular. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Thulyene Medeiros da Costa, Kellvyn Chaves Peixoto

PEREIRA, C. L. M.;RODRIGUES, J. C.. A Música como Ferramenta Pedagógica e Instrumento Motivador Escolar de Alunos do Ensino Fundamental I: 1º ano. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Érika Carvalho de Vilhena de Souza

RODRIGUES, J. C.; HENDERSON FILHO, J. R.. A Prática do Educador Musical no Ensino Fundamental em Escola pública: Uma análise dos últimos 5 anos (2013-2017) dos anais de eventos nacionais da Associação Brasileira de Educação Musical. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Omildo Guerreiro de Lima Júnior

RODRIGUES, J. C.; HENDERSON FILHO, J. R.. A utilização das NTIC'S por professores licenciados em música: experiências no contexto educacional público. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Sebastião Trindade da Conceição Júnior

RODRIGUES, J. C.; HENDERSON FILHO, J. R.. O ensino da música no projeto social Instituto Amazônia Cultural. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Izalene Souza de Araújo da Silva e Jennifer Aline Silva Mace

PEREIRA, C. L. M.;RODRIGUES, J. C.. Insegurança com Entrave na Prática dos Professores na Educação Inclusiva no Ensino Fundamental 1 da Rede Pública no Município de Belém. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Fabiana de Cássia Melo Andrade, Helena Luciana Santos de Lim

PEREIRA, C. L. M.;RODRIGUES, J. C.. Os Componentes Afetivos com as Competências Socioemocionais na Educação de Jovens e Adultos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Heryka Sued Borges Campos, Rose Esthefany Silva dos Santos

PEREIRA, C. L. M.;RODRIGUES, J. C.. Teoria Construtivista na Educação Infantil Segundo os Cinco Campos de Experiência da Base Nacional Comum Curricular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Lizhana de Castro Freire

PEREIRA, C. L. M.;RODRIGUES, J. C.. O Papel das Atividades Psicopedagógicas no Processo de Ensino-Aprendizagem de Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Fabiana de Cássia Melo Andrade, Helena Luciana Santos de Lim

PEREIRA, C. L. M.;RODRIGUES, J. C.. Pedagogia do Afeto como um Fator de Inclusão na Educação de Jovens e Adultos nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Josineia de Sousa Araujo

RODRIGUES, J. C.; TRINDADE, C.. O ENSINO DA MÚSICA NO TEMPLO CENTRAL DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM SANTA ISABEL DO PARÁ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: PAULO SÉRGIO CONCEIÇÃO FONSECA

RODRIGUES, J. C.; BLANCO, S.. A MUSICALIZAÇÃO COM SURDOS: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIRECIONADAS À ESTUDANTES SURDOS APLICADAS POR PROFESSORES DE ARTE-MÚSICA DA ESCOLA REGULAR E DA ESCOLA BILÍNGUE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: GILVANETH COSTA PANTOJA

RODRIGUES, J. C.; SANTIAGO, S.. O ENSINO DE PERCUSSÃO PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO PROGRAMA CORDAS DA AMAZÔNIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Paulyane Silva do Nascimento

RODRIGUES, J. C.; NEGRAO, L.. EDUCAÇÃO MUSICAL E AUTISMO: UMA ANALISE DA PRODUÇÃO BRASILEIRA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS (2006-2016) DAS REVISTAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL QUALIS A1 E SUAS PRODUÇÕES E ANAIS DE EVENTOS REGIONAIS E NACIONAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Ewando Müller Barbosa da Silva

RODRIGUES, J. C.; SOUZA, A. M.. A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS: EM ESTUDO TÉCNICO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Vivian Ferreira Pinho

RODRIGUES, J. C.DeFreitas, A.; COSTA, A. P. S.. ESTUDO DO VIOLINO PARA CRIANÇAS AUTISTAS: uma investigação do processo de aprendizagem musical de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em uma turma com crianças típicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Maria José Pantoja Modesto

RODRIGUES, J. C.; COSTA, A. P. S.. EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN: uma análise sobre a educação musical mediada na escola Acreditar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

Aluno: Francielem Monteiro Pantoja

RODRIGUES, J. C.DeFreitas, A.; COSTA, A. P. S.. EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA: um estudo de caso de uma turma com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

RODRIGUES, J. C.. Teste de Habilidade Específica em Música ? THEMUS do Processo Seletivo 2020, Edital nº 07 de 02 de Outubro de 2019 ? COPERPS. 2019. Universidade Federal do Pará.

Orientou

Carlos Tadeu Xavier da Silva

BOI MARABAZIN, UMA OPERETA A CÉU ABERTO: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA MÚSICA COM A UTILIZAÇÃO DE GÊNEROS MUSICAIS AMAZÔNICOS; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em PPGMUSA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; (Orientador);

Paulo Roberto da Costa Barra

SOM, COMPORTAMENTO E CONCEITO: FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA E OS DESAFIOS PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em PPGMUSA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; (Orientador);

Anderson Rodrigues da Silva

CLUBE DE MÚSICA: UMA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCACINAL PARA ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; Orientador: Jessika Rodrigues da Silva;

ANGELO ANTONIO REGIS PIRES

FANGUIDO: BANDA DE FANFARRA DA ESCOLA PADRE GUIDO FOSSATTI DA COMUNIDADE DO RIO TIJUQUAQUARA, MUNICÍPIO DE PONTA DE PEDRAS NA ILHA DO MARAJÓ NO PARÁ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; Orientador: Jessika Rodrigues da Silva;

Gustavo Capela do Carmo

APLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO MUSICAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; Orientador: Jessika Rodrigues da Silva;

JESSICA CAROLINE PANTOJA PENICHE

A EDUCAÇÃO MUSICAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: MÉTODOS, TECNICAS E MATERIAIS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; Orientador: Jessika Rodrigues da Silva;

RENATA DE OLIVEIRA VIEIRA

"SE NÃO FOSSE A MÚSICA ELE NÃO TERIA DESENVOLVIDO TANTO": A MÚSICA COMO AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, MOTOR E SOCIAL DO INDIVÍDUO DIAGNOSTICADO COM TEA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; Orientador: Jessika Rodrigues da Silva;

ÉRIKA CARVALHO DE VILHENA SOUZA

A PRÁTICA DO EDUCADOR MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DOS ÚLTIMOS 5 ANOS (2013-2017) DOS ANAIS DE EVENTOS NACIONAIS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; Orientador: Jessika Rodrigues da Silva;

Vivian Ferreira Pinho

ESTUDO DO VIOLINO PARA CRIANÇAS AUTISTAS: uma investigação do processo de aprendizagem musical de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em uma turma com crianças típicas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; Orientador: Jessika Rodrigues da Silva;

Francielem Monteiro Pantoja

EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA: um estudo de caso de uma turma com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; Orientador: Jessika Rodrigues da Silva;

PAULO SÉRGIO CONCEIÇÃO FONSECA

A MUSICALIZAÇÃO COM SURDOS: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIRECIONADAS À ESTUDANTES SURDOS APLICADAS POR PROFESSORES DE ARTE-MÚSICA DA ESCOLA REGULAR E DA ESCOLA BILINGUE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; Orientador: Jessika Rodrigues da Silva;

GILVANETH COSTA PANTOJA

O ENSINO DE PERCUSSÃO PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO PROGRAMA CORDAS DA AMAZÔNIA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; Orientador: Jessika Rodrigues da Silva;

Paulyane Silva do Nascimento

EDUCAÇÃO MUSICAL E AUTISMO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO BRASILEIRA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS (2006-2016) DAS REVISTAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL QUALIS A1 E SUAS PRODUÇÕES E ANAIS DE EVENTOS REGIONAIS E NACIONAIS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; Orientador: Jessika Rodrigues da Silva;

Ewando Müller Barbosa da Silva

A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UM ESTUDO TEÓRICO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; Orientador: Jessika Rodrigues da Silva;

Produções bibliográficas

  • PINHO, V. F. ; RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas, A. . ENSINO DE VIOLINO EM GRUPO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO E CRIANÇAS SEM NENHUM TRANSTORNO. NOVA REVISTA AMAZÔNICA , v. 10, p. 103-118, 2022.

  • SILVA, JESSIKA RODRIGUES ; DeFreitas, A. . MOVE: CRIAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO UM FACILITADOR PARA AUXILIAR ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO COM TEA A ESCREVER PROJETO DE PESQUISA. NOVA REVISTA AMAZÔNICA , v. X, p. 77-90, 2022.

  • RODRIGUES, JESSIKA CASTRO ; DEFREITAS JÚNIOR, ÁUREO DEO . O diploma é a coisa mais importante do mundo!: relato de um caso de estudante com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para adquirir um diploma no curso técnico em música, a partir da visão do aluno e de sua cuidadora. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 24, p. 140-158, 2018.

  • ZIMMER, PAULYANE ; RODRIGUES, JÉSSIKA ; DEFREITAS, ÁUREO . Educação musical e transtorno do espectro autista: análise da produção em revistas brasileiras de artes/música qualis A1 e seus anais de eventos regionais e nacionais (2006-2016). Revista da Abem , v. 26, p. 149-166, 2018.

  • SILVA, J. R. ; DeFreitas, A. (Org.) . Autismo em Pauta I. 2. ed. Bragança: NOVA REVISTA AMAZÔNICA, 2022. v. X. 178p .

  • SILVA, J. R. ; DeFreitas, A. (Org.) . AUTISMO EM PAUTA II. 3. ed. Bragança: NOVA REVISTA AMAZÔNICA, 2022. v. X. 146p .

  • RODRIGUES, J. C. . ARTES-MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BELÉM DO PARÁ: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. In: JOAQUIM NETTO. (Org.). ARTES: ESCRITOS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM. 1ed.MACAPÁ: UNIFAP EDITORA, 2017, v. , p. 31-40.

  • RODRIGUES, J. C. ; PANTOJA, E. P. D. ; PANTOJA, S. C. C. ; HENDERSON FILHO, J. R. . Contribuições do PIBID para a formação do professor de Música. In: José Ruy Henderson Filho; Sérgio Roberto Moraes Corrêa. (Org.). AVANÇOS E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO AMAZÔNICO: MÚLTIPLOS OLHARES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID-UEPA. 1ed.Belém: EDUEPA, 2017, v. , p. 73-84.

  • RODRIGUES, J. C. ; SILVA, L. ; DeFreitas, A. ; NOBRE, J.P . EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA: Aulas de Violoncelo em Grupo para Crianças e Adolescentes com diagnóstico de Autismo e sem Diagnóstico de nenhum Transtorno. In: Líliam Cristina da Silva Barros; Paulo Murilo do Amaral. (Org.). CADERNOS DO GRUPO DE PESQUISA MÚSICA E IDENTIDADE NA AMAZÔNIA. 1ed.BELÉM: PAKATATU, 2012, v. II, p. 113-124.

  • RODRIGUES, J. C. ; FERREIRA ; DeFreitas ; NOBRE, J.P ; CASSEB, M. . Autismo e Desenvolvimento Infantil: A música como forma de intervenção. In: Bene Martins, Lia Braga Vieira, Orlando Maneschy. (Org.). INTERFACES Desejos e Hibridações na arte. 1ed.Belém: Editora Universitária UFPA, 2009, v. 1, p. 182-199.

  • LIMA, J. C. R. ; ARES, M. G. C. ; SILVA, J. R. ; SILVA, T. C. R. . O CURRÍCULO CONCEBIDO PARA O COMPONENTE CURRICULAR ARTE NA LINGUAGEM MÚSICA NO ENSINO REGULAR DE ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM DO PARÁ: Estudo teórico para uma abordagem prática no PIBID. In: I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP, 2024, Salvador/Bahia. Anais do Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP.. Campina Grande - PB: EDITORA REALIZE, 2024. v. 1.

  • SILVA, R. L. ; SANTOS, C. S. L. ; GOMES, J. C. P. ; BRITO, L. A. A. ; SILVA, J. R. . CONCERTO DIDÁTICO: UMA AÇÃO DO PIBID SUBPROJETO MÚSICA EM BRAGANÇA-PA. In: I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP, 2024, Salvador/Bahia. Anais do Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP.. Campina Grande - PB: EDITORA REALIZE, 2024. v. 1.

  • SILVA, J. R. ; LIMA, J. C. R. ; ARES, M. G. C. ; SILVA, T. C. R. . Análise do componente Arte do Currículo Municipal de Belém do Pará: estudo teórico para uma abordagem prática no PIBID. In: I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID PRP, 2024, Salvador/Bahia. Revista CONENORT, 2024, 2024.

  • SILVA, J. R. ; RIBEIRO, J. M. T. ; SOUZA, M. A. C. ; SILVA, M. S. B. . VISITA GUIADA AO LICEU DA MÚSICA EM BRAGANÇA-PA: relato de experiência de uma ação do PIBID Arte/Música para alunos do Ensino Fundamental Maior. In: III JORNADA DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UEPA / BELÉM PARÁ, 2024, Belém-Pa. III JORNADA DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UEPA / BELÉM PARÁ, 2024.

  • SILVA, J. R. ; SILVA, P. C. T. ; MORAES, W. ; ANDRADE, T. S. ; SILVA, G. L. . Rítmo e Percussão na EJA: ação do PIBID, subprojeto Música em Bragança-Pa. In: III JORNADA DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UEPA / BELÉM PARÁ, 2024, Belém-Pa. III JORNADA DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UEPA / BELÉM PARÁ, 2024.

  • TRINDADE, C. ; SILVA, J. R. ; SOUZA, M. A. C. ; FERREIRA, A. C. ; SARAIVA, O. S. ; SILVA, S. M. P. . Panorama do Curso de Licenciatura Plena em Música da UEPA em Bragança-Pa. In: CONGRESSO NACIONAL DA ANPPOM, 2023, SÃO JOÃO DEL REI. ANAIS DE EVENTO ANPPOM, 2023.

  • SILVA, J. R. ; SILVA, R. L. ; SANTOS, C. S. L. . IDENTIDADE E DIVERSIDADES CULTURAIS MUSICAIS DE BRAGANÇA PA: Um levantamento Teórico para uma abordagem prática do PIBID subprojeto Música. In: IX ENALIC, 2023, LAJEADO/RS. REVISTA ENALIC 2023, 2023.

  • SILVA, J. R. ; SILVA, R. L. ; SANTOS, C. S. L. . RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID: Observação para uma abordagem no subprojeto música. In: IX ENALIC, 2023, LAJEADO/RS. REVISTA ENALIC 2023, 2023.

  • SILVA, J. R. ; RIBEIRO, J. M. T. ; SILVA, M. S. B. . OBSERVAÇÃO NO PIBID SUBPROJETO ARTE: relato de experiência sobre campo de atuação docente na educação básica. In: IX ENALIC, 2023, LAJEADO/RS. REVISTA ENALIC 2023, 2023.

  • ZIMMER, PAULYANE ; SILVA, JESSIKA . A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PESSOAS COM TEA: UM ESTUDO DE CASO DE DOIS MÚSICOS DE BELÉM DO PARÁ. In: IX FÓRUM BIENAL DE PESQUISA EM ARTES, ENCONTRO REGIONAL ANPAP, 1ª JORNADA ARTE EDUCAÇÃO DO PROFARTES, 2023, BELÉM. CRUZAMENTOS DA ARTE, 2023. p. 1057-1068.

  • SILVA, P. C. T. ; FERREIRA, R. C. ; BARBOSA, R. J. ; SILVA, J. R. . OS DESAFIOS NO APRENDIZADO MUSICAL DE INSTRUMENTOS MUSICAIS POR PESSOAS COM PRIVAÇÃO MOTORA. In: ENCONTRO REGIONAL NORTE DA ABEM, 2022, Manaus. Anais do Encontro Regional Norte da ABEM, 2022. v. 5.

  • ARAUJO, E. S. ; SANTOS, C. S. L. ; BRITO, L. A. A. ; SILVA, J. R. . O ENSINO DE MÚSICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: ENCONTRO REGIONAL NORTE DA ABEM, 2022, Manaus. Anais do Encontro Regional Norte da ABEM, 2022. v. 5.

  • SOUZA, M. A. C. ; RIBEIRO, J. M. T. ; TAVARES, A. S. ; SILVA, J. R. . AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM MUSICAL DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. In: ENCONTRO REGIONAL NORTE DA ABEM, 2022, Manaus. Anais do Encontro Regional Norte da ABEM, 2022. v. 5.

  • SILVA, T. C. R. ; SILVA, J. R. ; DeFreitas, A. ; MOTA, K. R. S. . AVALIAÇÃO DO PAPER PROTOTYPING DE APLICATIVO MOBILE MOVE COMO FACILITADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA DE ESTUDANTES DE MÚSICA COM PRIVAÇÕES SENSORIAIS, INTELECTUAIS E MOTORAS. In: XXXII CONGRESSO DA ANPPOM, 2022, NATAL. ANAIS DO XXXII CONGRESSO DA ANPPOM, 2022. v. 32.

  • SILVA, T. C. R. ; SILVA, J. R. ; DeFreitas, A. ; MOTA, K. R. S. . APLICATIVOS MOBILE PARA AUXILIAR GRADUANDOS DE MÚSICA COM PRIVAÇÃO SENSORIAL, INTELECTUAL E MOTORA NA ESCRITA DE TRABALHOS ACADÊMICOS: ESTADO DA TÉCNICA. In: XXV CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 2021, LONDRINA. ANAIS DO XXV CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 2021.

  • SILVA, T. C. R. ; SILVA, J. R. ; DeFreitas, A. ; MOTA, K. R. S. . DESENHO DE APLICATIVO MOBILE PARA AUXILIAR ESTUDANTES DE MÚSICA COM PRIVAÇÕES SENSORIAIS, INTELECTUAIS E MOTORAS NO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA CIENTÍFICA. In: XXXI CONGRESSO DA ANPPOM, 2021, JOÃO PESSOA. ANAIS DO XXXI CONGRESSO DA ANPPOM, 2021. v. 31.

  • DEFREITAS JÚNIOR, ÁUREO DEO ; RODRIGUES, J. C. . THE TEACHING OF ART DECONSTRUCTION AND LANGUAGE INNOVATION IN THE INCLUSIVE MUSIC EDUCATION PERSPECTIVE. In: INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC EDUCATION, 2020, HELSINKI. PROCEEDINGS OF THE INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC EDUCATION, 2020. p. 130-137.

  • RODRIGUES, J. C. ; DEFREITAS JÚNIOR, ÁUREO DEO . ASSISTIVE TECHNOLOGY TEST FOR AUTONOMY IN MUSIC RESEARCH OF STUDENTS WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS. In: INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC EDUCATION, 2020, HELSINKI. PROCEEDINGS OF THE INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC EDUCATION, 2020. p. 450-457.

  • RODRIGUES, J. C. ; GURJAO, L. C. ; VIEIRA, R. O. ; SOUZA, D. C. ; ALONSO, W. L. . Métodos e técnicas em educação musical no ensino regular e no ensino especializado: Um relato de experiência no estágio supervisionado. In: XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical, 2019, Campo grande. Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos, 2019. v. 3.

  • RODRIGUES, J. C. ; ALONSO, W. L. ; SOUZA, D. C. ; CAMPOS, P. C. R. ; PENICHE, J. C. P. ; PEDROSA, A. S. . Ouvir e tatear a música: um relato de experiência sobre inclusão em uma turma de ensino coletivo de violino. In: XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical, 2019, Campo Grande. Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos, 2019. v. 3.

  • RODRIGUES, J. C. ; SOUZA, D. C. ; COSTA, F. F. C. ; CONCEICAO JUNIOR, S. T. . O ensino da música em diferentes realidades educacionais: relato de experiência de dois estudantes da graduação. In: XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical, 2019, Campo Grande. Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos, 2019. v. 3.

  • CONCEICAO JUNIOR, S. T. ; SANTOS, J. S. ; VIANA, P. Y. S. ; CARVALHO, P. F. ; RODRIGUES, J. C. . Autismo e Música: Relato de Experiência de graduandos sobre a prática da educação musical para estudantes com autismo. In: ABEM NORTE, 2018, MACAPÁ. Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos, 2018. v. 3.

  • BASTOS, A. C. C. ; DeFreitas, A. ; RODRIGUES, J. C. ; PINHO, V. F. ; PANTOJA, G. C. . AS PRÁTICAS MUSICAIS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA TURMA DE VIOLINO COM CRIANÇAS TÍPICAS. In: VIII FÓRUM BIENAL DE PESQUISA EM ARTES ANAIS, 2018, Belém. Arte Como? Engajamento político ou função estética/. p. 140-152.

  • DeFreitas, A. ; RODRIGUES, J. C. ; CAVALCANTE, A. G. B. ; MOREIRA, M. L. S. . INTERDISPLINARIDADE E INOVAÇÃO DE LINGUAGEM POR INTERMÉDIO DO VIOLINO EM GRUPO: CRIANÇAS NEUROTÍPICAS E CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. In: VIII FÓRUM BIENAL DE PESQUISA EM ARTES ANAIS, 2018, Belém. Arte Como? Engajamento político ou função estética/. p. 287-297.

  • LIMA, D. M. ; MORAES, J. ; CORREA, A. L. S. ; SOUZA, D. C. ; RODRIGUES, J. C. . OENSINODAMÚSICANAESCOLADEADORADORES:TEORIAMUSICAL, INSTRUMENTO,CANTOEMINISTRAÇÃO. In: VIII FÓRUM BIENAL DE PESQUISA EM ARTES ANAIS, 2018, Belém. Arte Como? Engajamento político ou função estética/. p. 413-422.

  • PANTOJA, F. M. ; SOUZA, D. C. ; RODRIGUES, J. C. . O ENSINO DE ARTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DA MÚSICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR EM BELÉM DO PARÁ. In: VIII FÓRUM BIENAL DE PESQUISA EM ARTES ANAIS, 2018, Belém. Arte Como? Engajamento político ou função estética/. p. 595-603.

  • RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas, A. . MOVE:QUADROPARAAMÁGICADOSENCONTROS. In: VIII FÓRUM BIENAL DE PESQUISA EM ARTES ANAIS, 2018, Belém. Arte Como? Engajamento político ou função estética/. p. 662-677.

  • RODRIGUES, J. C. ; PANTOJA, F. M. . Educação Musical Inclusiva no Programa Cordas da Amazônia. In: 1º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA, 2017, BELÉM. DESCONSTRUÇÃO DO ENSINO E INOVAÇÃO DE LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 2017. p. 10-17.

  • SAMPAIO, M. R. S. ; COSTA, A. P. S. ; DeFreitas ; RODRIGUES, J. C. . Programa Cordas da Amazônia: Propostas de intervenção à família e aos cuidadores dos estudantes das turmas de violino em grupo para crianças neurotípicas, com Síndrome de Down (SD). Pesquisa em andamento, 1º semestre 2017. In: 1º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA, 2017, BELÉM. DESCONSTRUÇÃO DO ENSINO E INOVAÇÃO DE LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 2017. p. 76-82.

  • SOUZA, E. N. B. ; CAVALCANTE, A. G. B. ; COSTA, A. P. S. ; DeFreitas ; RODRIGUES, J. C. . Programa Cordas da Amazônia: interdisciplinaridade e inovação de linguagem em aulas de violino em grupo para crianças neurotípicas e crianças com Síndrome de Down. Pesquisa em andamento 1º semestre 2017. In: 1º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA, 2017, BELÉM. DESCONSTRUÇÃO DO ENSINO E INOVAÇÃO DE LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 2017. p. 66-75.

  • PINHO, V. F. ; RODRIGUES, J. C. . ENSINO DE VIOLINO PARA CRIANÇAS AUTISTAS: Uma investigação do processo de aprendizagem musical de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em uma turma com crianças típicas. Pesquisa em andamento 1º semestre 2017. In: 1º SIMPOSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA, 2017, BELÉM. DESCONSTRUÇÃO DO ENSINO E INOVAÇÃO DE LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 2017. p. 41-46.

  • RODRIGUES, J. C. ; DEFREITAS JÚNIOR, ÁUREO DEO . O Ensino de Artes-Música no Ensino Fundamental em Belém do Pará: Uma análise documental.. In: Congresso da ANPPOM, 2017, CAMPINAS. Atualidade e impactos sociais da pesquisa, das práticas e da docência em música, 2017. v. XXVI.

  • SILVA, E. M. B. ; RODRIGUES, J. C. . MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS. In: XXIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2017, Manaus. Anais do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2017. v. 2.

  • SANDIM, A. G. ; SOUZA, D. C. ; RODRIGUES, J. C. ; ARAUJO, L. C. ; CARDOSO, P. T. . MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Relato de experiência em duas escolas particulares em Belém do Pará. In: XXIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2017, Manaus. Anais do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2017. v. 2.

  • RODRIGUES, J. C. ; HENDERSON FILHO, J. R. ; CRUZ, S. M. ; RODRIGUES, T . EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: Uma experiência do PIBID utilizando Metodologia de Projetos. In: XXIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2017, Manaus. Anais do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2017. v. 2.

  • RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas . Contribuições do aprendizado musical para o desenvolvimento da área psicomotora de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. In: 9 SIMCAM - Simpósio de cognição e artes musicais internacional, 2013, Belém. Estruturas Cognitivas: Tendências Teóricas e Empíricas, 2013. p. 194-202.

  • RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas . Arte um Direito de Todos: Um Estudo do Processo de Inclusão de Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo em Aulas de Música. In: VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, 2013, Belém. Corpos entre artes / Artes entre Corpos, 2013. p. 915-922.

  • RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas, A. . Um Estudo do Processo de Inclusão de Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo na Escola de Música da Universidade Federal do Pará: Um projeto de pesquisa. In: XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2013, Pirenópolis. Ciência, Tecnologia e Inovação: perspectivas para pesquisa e ações em educação musical, 2013. p. 2321-2332.

  • RODRIGUES, J. C. ; RODRIGUES, T ; RODRIGUES, G. M. C. . Aprendizagem de Música em contextos sociomusicais: Uma análise do modo de transmissão das cantigas de roda na contemporaneidade do público atendido no projeto artevida. In: XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2013, Pirenópolis. Ciência, Tecnologia e inovação: perspectivas para pesquisa e ações em educação musical, 2013. p. 462-469.

  • RODRIGUES, J. C. ; PEREIRA, C. L. M. ; DeFreitas . A EDUCAÇÃO MUSICAL COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA DESENVOLVIMENTO GLOBAL E CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO AUTISTA. In: XXII CONGRESSO DA ANPPOM, 2012, JOÃO PESSOA. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA ÁREA DE MÚSICA, 2012. p. 119-126.

  • RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas, A. . O Processo de Formação em Música de Estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo no curso Técnico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará: o olhar do estudantes cm TEA e a sua cuidadora. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Pesquisa em Música e Diversidade: sujeitos, contextos, práticas e saberes, 2014. p. 52.

  • RODRIGUES, J. C. . The Value of the Opportunity in Music for People with Autism Spectrum Disorder. In: 31st ISME WORLD CONFERENCE ON MUSIC EDUCATION, 2014, Porto Alegre. Listening to the musical diversity of the world, 2014. p. 268-268.

  • DEFREITAS JÚNIOR, ÁUREO DEO ; RODRIGUES, J. C. . UM ESTUDO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA ESCOLA DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: UM PROJETO DE PESQUISA. In: XXI CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 2013, PIRENÓPOLIS. CADERNO DE RESUMOS, 2013. p. 40-40.

  • DEFREITAS JÚNIOR, ÁUREO DEO ; RODRIGUES, J. C. . CONTRIBUIÇÕES DO APRENDIZADO MUSICAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ÁREA PSICOMOTORA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. In: 9 SIMCAM, 2013, BELÉM. ESTRUTURAS COGNITIVAS TENDÊNCIAS TEÓRICAS E EMPÍRICAS, 2013.

  • RODRIGUES, J. C. ; SILVA, L. ; DeFreitas ; NOBRE, J.P . Educação Musical Inclusiva: O autista e a aprendizagem. In: CONPSI 7, 2011, Bahia. Anais - Psicologia Educacional e Escolar, 2011.

  • RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas . Musicalização de Crianças e Adolescentes com Diagnóstico de Autismo. In: CONPSI 7, 2011, BAHIA. Anais - Psicologia Educacional e Escolar, 2011.

  • RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas . Autismo, Inclusão Social e Educação Musical. In: CONPSI 7, 2011, Bahia. Anais_Psicologia do Desenvolvimento Humano, 2011.

  • RODRIGUES, J. C. . Cordas da Esperança: Desenvolvimento Global de Adolescente com Transtorno Autista em Ambiente de Educação Musical. In: Seminário de Pesquisa em Música do Pará do 38º Encontro de Artes de Belém, 2011, Belém. Seminário de Pesquisa em Música do Pará: pesquisa, difusão e patrimonialização das práticas musicais, 2011. v. 1.

  • RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas ; FERREIRA ; NOBRE, J.P . Autism and Children Development: Music as an Approach of Intervention. In: 29th ISME World Conference, 2010, Beijing. 29th ISME World Conference, 2010. p. 29.

  • RODRIGUES, J. C. ; FERREIRA ; DeFreitas ; CASSEB, M. ; NOBRE, J.P . Autismo e Desenvolvimento Infantil: A música como forma de intervenção. In: 6º Congresso Norte de Nordeste de Psicologia, 2009, Belém. 6º Congresso Norte de Nordeste de Psicologia, 2009.

  • RODRIGUES, J. C. ; FERREIRA ; DeFreitas ; CASSEB, M. ; NOBRE, J.P . Autismo e Desenvolvimento Infantil: A música como Forma de Intervenção. In: 11ª Jornada de Extensão na UFPA ? ?Tecnologias Sociais e Inclusão: Caminhos para a Extensão Universitárias?, 2009, Belém. : 11ª Jornada de Extensão na UFPA, 2009. p. 21.

  • SANTOS, C. S. L. ; SILVA, R. L. ; GOMES, J. C. P. ; BRITO, L. A. A. ; SILVA, J. R. . CONCERTO DIDÁTICO: Uma ação do PIBID subprojeto Música em Bragança-Pa. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, G. L. ; SILVA, P. C. T. ; ANDRADE, T. S. ; MORAES, W. ; SILVA, J. R. . RITMO E PERCUSSÃO NA EJA: ação do PIBID, subprojeto música em Bragança-Pa. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. C. R. ; ARES, M. G. C. ; SILVA, J. R. ; SILVA, T. C. R. . O CURRÍCULO CONCEBIDO PARA O COMPONENTE CURRICULAR ARTE NA LINGUAGEM MÚSICA NO ENSINO REGULAR DE ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM DO PARÁ: Estudo teórico para uma abordagem prática no PIBID. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, A. S. ; SOUSA, I. L. S. ; RIBEIRO, J. M. T. ; SOUZA, M. A. C. ; SILVA, M. S. B. ; AZEVEDO, L. L. ; SILVA, J. R. . VISITA GUIADA AO LICEU DA MÚSICA EM BRAGANÇA-PA: relato de experiência de uma ação do PIBID Arte/Música para alunos do Ensino Fundamental Maior. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, I. A. N. ; FERREIRA, C. N. ; VIEIRA, S. D. ; BRITO, J. R. ; PEREIRA, A. S. ; SILVA, J. R. . CANTO CORAL NO ENSINO MÉDIO: AÇÃO DO PIBID SUBPROJETO MÚSICA EM BRAGANÇA-PA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, J. R. . MESA REDONDA PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL NO PARÁ: O CASO DE BRAGANÇA-PA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DeFreitas, A. ; BARATA, R. A. ; SILVA, J. R. ; NASCIMENTO, P. S. . COLETE PARA VIOLA: TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO ÓRTESE/ACESSÓRIO FACILITADOR AO APRENDIZADO MUSICAL DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, C. S. L. ; SILVA, R. L. ; GOMES, J. C. P. ; BRITO, L. A. A. ; SILVA, J. R. . IDENTIDADES E DIVERSIDADES CULTURAIS MUSICAIS DE BRAGANÇA-PA: Um levantamento teórico para uma abordagem prática do PIBID subprojeto música. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, C. S. L. ; SILVA, R. L. ; GOMES, J. C. P. ; BRITO, L. A. A. ; SILVA, JESSIKA RODRIGUES . RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID: Observação para uma abordagem no subprojeto música.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, J. M. T. ; SILVA, M. S. B. ; AZEVEDO, L. L. ; SILVA, J. R. . OBSERVAÇÃO NO PIBID SUBPROJETO ARTE: relato de experiência sobre campo de atuação docente na educação básica. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, J. R. . NSINO E PESQUISA NA UEPA EM BRAGANÇA-PA: Grupo de Pesquisa GPLACE e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, P. C. T. ; FERREIRA, R. C. ; BARBOSA, R. J. ; SILVA, J. R. . OS DESAFIOS NO APRENDIZADO MUSICAL DE INSTRUMENTOS MUSICAIS POR PESSOAS COM PRIVAÇÃO MOTORA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, E. S. ; SANTOS, C. S. L. ; BRITO, L. A. A. ; SILVA, J. R. . O ENSINO DE MÚSICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, M. A. C. ; RIBEIRO, J. M. T. ; TAVARES, A. S. ; SILVA, J. R. . AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM MUSICAL DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. C. R. ; SILVA, J. R. ; DeFreitas, A. ; MOTA, K. R. S. . AVALIAÇÃO DO PAPER PROTOTYPING DE APLICATIVO MOBILE MOVE COMO FACILITADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA DE ESTUDANTES DE MÚSICA COM PRIVAÇÕES SENSORIAIS, INTELECTUAIS E MOTORAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, JESSIKA RODRIGUES . Ressignificando as Práticas Educativas Musicais na Pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, T. C. R. ; SILVA, J. R. ; DeFreitas, A. ; MOTA, K. R. S. . APLICATIVOS MOBILE PARA AUXILIAR GRADUANDOS DE MÚSICA COM PRIVAÇÃO SENSORIAL, INTELECTUAL E MOTORA NA ESCRITA DE TRABALHOS ACADÊMICOS: ESTADO DA TÉCNICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. C. R. ; SILVA, J. R. ; DeFreitas, A. ; MOTA, K. R. S. . DESENHO DE APLICATIVO MOBILE PARA AUXILIAR ESTUDANTES DE MÚSICA COM PRIVAÇÕES SENSORIAIS, INTELECTUAIS E MOTORAS NO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA CIENTÍFICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, J. C. . A formação e Capacitação do Educador Musical para a Inclusão: caminhos e desafios. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, J. C. . JUNTOS aprendendo e participando: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, J. C. ; Nascimento, P. . A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PESSOAS COM TEA: UM ESTUDO DE CASO DE DOIS MÚSICOS DE BELÉM DO PARÁ. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CONCEICAO JUNIOR, S. T. ; SOUZA, D. C. ; RODRIGUES, J. C. . Ensino da Música em Diferentes Realidades Educacionais: relato de experiência de dois graduandos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, J. C. . Regras da ABNT e Currículo Lattes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANDIM, A. G. ; CARDOSO, P. T. ; ARAUJO, L. C. ; SOUZA, D. C. ; RODRIGUES, J. C. . MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM DUAS ESCOLAS PARTICULARES EM BELÉM DO PARÁ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HENDERSON FILHO, J. R. ; RODRIGUES, J. C. ; RODRIGUES, T ; CRUZ, S. M. . EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID UTILIZANDO METODOLOGIA DE PROJETOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. M. B. ; RODRIGUES, J. C. . MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas . O ENSINO DE ARTES-MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BELÉM DO PARÁ: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, J. C. . Metodologia do Trabalho Científico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, J. C. . Caminhos de Formação em música de Estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo em uma Escola Técnica em Música. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PANTOJA, F. M. ; RODRIGUES, J. C. . O ENSINO DE ARTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DA MÚSICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR EM BELÉM DO PARÁ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, J. C. ; MORAES, J. ; SOUZA, D. C. ; LIMA, D. M. ; CORREA, A. L. S. . O ENSINO DA MÚSICA NA ESCOLA DE ADORADORES: TEORIA MUSICAL, INSTRUMENTO, CANTO E MINISTRAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINHO, V. F. ; RODRIGUES, J. C. ; DEFREITAS JÚNIOR, ÁUREO DEO . PRÁTICAS MUSICAIS APLICADAS NA TURMA DE VIOLINO NA QUAL ESTÃO INCLUÍDOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, E. N. B. ; CAVALCANTE, A. G. B. ; RODRIGUES, J. C. ; MOREIRA, M. L. S. . VIOLINO EM GRUPO: INSTERDISCIPLINARIDADE E INOVAÇÃO DE LINGUAGEM EM CRIANÇAS NEUROTÍPICAS E CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DEFREITAS JÚNIOR, ÁUREO DEO ; RODRIGUES, J. C. ; PINHO, V. F. ; PANTOJA, G. C. ; BASTOS, A. C. C. . AS PRÁTICAS MUSICAIS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA TURMA DE VIOLINO COM CRIANÇAS TÍPICAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, J. C. . RELATOS DE EXPERIÊNCIA (PROFESSORES SUPERVISORES DO PIBID). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, J. C. . The Value of the Opportunity in Music for People with Autism Spectrum Disorder. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas . Contribuições do aprendizado musical para o desenvolvimento da área psicomotora de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas . Arte um Direito de Todos: Um estudo do Processo de Inclusão de Pessoas com transtorno do Espectro do Autismo em aulas de música. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas . Um Estudo do Processo de Inclusão de Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo na Escola de Música da Universidade Federal do Pará: Um Estudo de Caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas ; PEREIRA, C. L. M. . A EDUCAÇÃO MUSICAL COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA DESENVOLVIMENTO GLOBAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO AUTISTA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, J. C. . Autismo e Educação Musical: Proposta de categorização comportamental em contexto de aula de música. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, J. C. . Musicalização de Criança e Adolescente com Diagnóstico de Autismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, J. C. . Educação Musical Inclusiva: O autista e a aprendizagem musical. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, J. C. . Cordas da Esperança: Desenvolvimento Global de Adolescente com Transtorno Autista em Ambiente de Educação Musical. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, J. C. ; COUCEIRO, L. V. . Musicalização de Criança e Adolescentes com Diagnóstico de Autismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, J. C. ; NOBRE, J.P ; FERREIRA . Autismo e Desenvolvimento Infantil: Intervenção a partir da Educação Musical. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas . Autismo e Desenvolvimento Infantil: A música como forma de intervenção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas ; NOBRE, J.P ; RODRIGUES, T . Práticas Pedagógicas do Programa Cordas da Amazônia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RODRIGUES, J. C. ; FERREIRA ; DeFreitas ; NOBRE, J.P . Autismo e desenvolvimento Infantil: A música como forma de intervenção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas . Programa Cordas da Amazônia Violoncelo em Grupo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, J. C. ; SILVA, L. ; FERREIRA ; DeFreitas . Aprendizado Musical de estudantes com transtorno do desenvolvimento e aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SILVA, J. R. . Membro voluntário do Comitê de Avaliadores Ad hoc do Programa de Ação Comunitária ? PROEX PAC ? Edital nº 34/2023 ? PROEX UEPA. 2023.

SILVA, JESSIKA . AVALIADOR de trabalho no Comitê III Memórias, Histórias Crítica e Educação em Artes do evento X Fórum Bienal de Pesquisa em Arte. 2023.

RODRIGUES, J. C. ; DEFREITAS JÚNIOR, ÁUREO DEO . Ciência Pai D?égua: Pesquisas Estimulam Pessoas com Deficiência na Área Musical. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RODRIGUES, J. C. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PARÁ. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RODRIGUES, J. C. . Compondo para Belém: minha terra deliciosa, com lugares inspiradores e pessoas criativas, lugar onde posso sonhar!. 2015. Interpretação.

RODRIGUES, J. C. . Cantando as Belezas de Belém. 2015. Interpretação.

RODRIGUES, J. C. . Trote não é Brincadeira. 2014. Interpretação.

RODRIGUES, J. C. ; DeFreitas . Orquestra de Violoncelistas do Programa Cordas da Amazônia. 2009. Interpretação.

RODRIGUES, J. C. . Em comemoração aos 20 anos da Queda do Muro de Berlim. 2009. Interpretação.

RODRIGUES, J. C. . Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFPA. 2009. Interpretação.

RODRIGUES, J. C. . 36º ENARTE - Arte na Amazônia. 2009. Interpretação.

RODRIGUES, J. C. . Recital de Clarineta e Flauta Transversal. 2009. Interpretação.

RODRIGUES, J. C. . Recital Rodrigo Dias. 2009. Interpretação.

RODRIGUES, J. C. . Orquestra Juvenil de Violoncelistas da Amazônia. 2008. Interpretação.

RODRIGUES, J. C. . Orquestra Infanto-Juvenil de Violoncelista da Amazônia. 2007. Interpretação.

RODRIGUES, J. C. . Alunos em Recital - Encerramento do 1º semestre. 2007. Interpretação.

RODRIGUES, J. C. . Recital de Encerramento. 2007. Interpretação.

RODRIGUES, J. C. . Regendo Emoções. 2007. Interpretação.

Projetos de pesquisa

  • 2023 - 2024

    FORMAÇÃO DO ARTISTA-PROFESSOR-PESQUISADOR NA REGIÃO DO CAETÉ, Descrição: A PESQUISA EM MÚSICA COMO RECURSO DISPONÍVEL PARA QUE O ARTISTA ENQUANTO PESQUISADOR E/OU PROFESSOR COMPARTILHE SUAS INVESTIGAÇÕES, DISCUSSÕES E PROPOSIÇÕES NO ÂMBITO DA ART-MÚSICA E SUAS INTERFACES. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jessika Rodrigues da Silva - Coordenador / Anielson Costa Ferreira - Integrante / Claudio da Costa Trindade - Integrante / Elielton Monteiro da Silva - Integrante / Ozian de Sousa Saraiva - Integrante / Sandresson Marcelo Pereira da Silva - Integrante / Jéssica Maria Tadaiesky Ribeiro - Integrante / Rafael da Costa Ferreira - Integrante / Paula Ciane Tavares da Silva - Integrante / Marcus Alexandre Carvalho de Souza - Integrante.

  • 2020 - 2022

    MOVE: Software como facilitador para o desenvolvimento de pesquisas científicas de pessoas com privações sensoriais, intelectuais e motoras, Descrição: A importância da inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais no cenário educacional é uma discussão em voga. Segundo a Sinopse Estatística da Educação Superior em 2016, o número de pessoas com deficiência matriculadas em cursos de graduação presenciais e a distância no Brasil é de 35.891 (trinta e cinco mil eoitocentos e noventa e um). Portanto, os pesquisadores têm o objetivo de promover a melhoria do ensino em nível degraduação e pós-graduação a estudantes com privações sensoriais mediante a criação de um Software para auxiliar nodesenvolvimento de pesquisa científica. A proposta se alinha a linha macro 3 que prevê recurso de acessibilidade ao computador. Conjunto de hardware e software especialmente idealizado para tornar o computador acessível a pessoas com privações sensoriais (visuais e auditivas), intelectuais e motoras. Inclui dispositivos de entrada e dispositivos de saída. O Software aplicativo mobile MOVE será idealizado no Laboratório Experimental de Educação Musical (LEEM/PPGARTES/UFPA) em consonância com os professores do curso de Licenciatura plena em Música da UEPA edesenvolvido no Laboratório de Computação e Telecomunicações da UFPA e na Faculdade de Sistemas deInformação (FASI) do Campus Universitário da UFPA Tocantins/Cametá, em oito etapas: (a) Organização dasatividades do projeto; (b) Treinamento dos bolsistas; (c) Levantamento dos dados das engenharias e suas áreas deatuação; (d) Pesquisas do objetivo do aplicativo e tecnologias relacionadas; (e) Execução das ações previstas; (f)Orientação de publicações e artigos; (g) Tratamento estatístico dos dados obtidos durante a execução das tarefasprevistas; (h) Avaliação do projeto; (i) Registro; (j) Relatório final. Os testes serão realizados com 10 estudantesoriundos de diversas origens sociais, étnicas e culturais, bem como cursando o penúltimo ano do curso de graduaçãona UEPA ou na UFPA, sendo 5 típicos e 5 atípicos, com privações. As coletas de dados e as avaliações da presenteinvestigação serão de responsabilidade de três Professores: (a) uma professora efetiva da Universidade do Estado do Pará, com título de Mestre em Artes; (b) uma professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Belém, atuante na educação básica, com o título de Licenciatura Plena em Música e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará; e (c) um professor credenciado em programa de Pós-Graduação, com títulos de Ph.D. em Educação Musical, docente da Universidade Federal do Pará. Como apoio técnico, haverá cinco doutorandos, três mestrandos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA e dois bolsistas de iniciação científica que participarão da coleta de dados e da avaliação. A avaliação do projeto dar-se-á de forma continua e sistemática, com duas modalidades bem definidas: Avaliação interna, que consiste no acompanhamento da execução das atividades previstas, e avaliação externa, com os Testes do Aplicativo pela equipe de desenvolvimento e usuários e com a aplicação de questionários. O principal resultado esperado é a criação de um Software como ferramenta de visualização estratégica de pesquisas científicas aos discentes de graduação com privações sensoriais, auditivas e motoras no desenvolvimento de projetos de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Jessika Rodrigues da Silva - Integrante / Társilla Rodrigues - Coordenador / Aureo Deo de Freitas Junior - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Outra.

  • 2020 - 2022

    Órteses para violino como acessórios facilitadores ao aprendizado musical., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Áureo Déo de Freitas Júnior em 19/05/2022., Descrição: O objetivo dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem (GP-TDDA) é promover o desenvolvimento de tecnologia assistivas por intermédio da Área Macro 6 (órteses, conforme as definições são colocadas junto a um segmento do corpo, garantindo melhor posicionamento, estabilização e/ou função). Como objetivos específicos pretende-se: a) desenvolver órteses para violino como acessórios facilitadores ao aprendizado musical de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e crianças com Síndrome de Down (SD) e b) promover clínicas de violino. A lei n 13.146/2015 em seu CAPÍTULO IV, DO DIREITO À EDUCAÇÃO, Parágrafo único especifica que é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação. Já em seu CAPÍTULO IX, DO DIREITO À CULTURA, AO ESPORTE, AO TURISMO E AO LAZER, em seu parágrafo III, assegura a participação da pessoa com deficiência em jogos e atividades recreativas, esportivas, de lazer, culturais e artísticas, inclusive no sistema escolar, em igualdade de condições com as demais pessoas. Cientes das dificuldades observadas relativas à aprendizagem musical de crianças com Autismo e Síndrome de Down, oriundas de observações em ações e pesquisas do GP-TDDA, no que compete especialmente à manutenção e manejo adequados na postura no instrumento, a coordenação do GP-TDDA justifica o desenvolvimento de órteses como acessórios facilitadores ao aprendizado do violino, por acreditar que ações de inclusão educacional por intermédio da lei n 13.146/2015, precisam ter um viés de atendimento à estudantes com deficiências e seus familiares. A execução deste projeto, também se justifica pelo fato de poder contribuir com a qualificação de estudantes interessados nos temas Órteses, Educação Inclusiva, Autismo e Síndrome de Down. As crianças selecionadas para participarem das intervenções de violino serão oriundas de diversas origens sociais, étnicas e culturais, devendo apresentar entre 06 (seis) a 09 (nove) anos de idade e ser inscritas por ordem de chegada à data divulgada para inscrição, devendo ser provenientes da região metropolitana de Belém do Pará. Esta pesquisa está vinculada ao Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA, encontrando-se submetida e em processo de aprovação ao Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos, via Plataforma Brasil. As intervenções laboratoriais acontecerão no Laboratório Experimental de Educação Musical do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA. As órteses serão idealizadas no LEEM/PPGARTES e desenvolvidas no LABTA/UEPA. Os procedimentos para mensurar a eficácia das órteses e o aprendizado musical dos estudantes de violino incluirão dois momentos: (a) avaliações das órteses no 1 semestre de 2018 e (b) avaliações das órteses sendo utilizadas durante o aprendizado musical no 2 semestre de 2018. Será usado um painel formado por estudantes e professores para avaliar as órteses. Será usada a Escala do Aprendizado Musical, tipo Likert de 10 pontos para avaliar as órteses durante o aprendizado musical dos estudantes de violino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jessika Rodrigues da Silva - Integrante / Aureo Deo de Freitas Junior - Coordenador., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Outra.

  • 2019 - Atual

    Órtese para violoncelo como acessório facilitador ao aprendizado musical. Projeto de Pesquisa da EMUFPA., Descrição: O objetivo dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem (GP-TDDA) é promover o desenvolvimento de tecnologias assistiva- órtese, visando garantir o melhor posicionamento, estabilização e/oufunção do aluno ao segurar o arco de violoncelo. Como objetivos específicos pretende-se (a) Desenvolver e testar uma órtese para ajudar adolescentes com TEA e adolescentes sem o transtorno a segurarem o arco de violoncelo de forma eficaz e (b) Promover aulas de violoncelo para adolescentes com TEA e adolescentes sem o transtorno visando observar o aprendizado musical destes participantes. A Lei nº 13.146/2015 em seu CAPÍTULO IV, DO DIREITO À EDUCAÇÃO, Parágrafo único especifica que é ?dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação?. Já em seu CAPÍTULO IX, DO DIREITO À CULTURA, AO ESPORTE, AO TURISMO E AO LAZER, em seu parágrafo III, assegura ?a participação da pessoa com deficiência em jogos e atividades recreativas, esportivas, de lazer, culturais e artísticas, inclusive no sistema escolar, em igualdade de condições com as demais pessoas.? Sabendo de todas as dificuldades que pessoas com Autismo encontram diante do aprendizado musical, a coordenação do GP-TDDA justifica o desenvolvimento de uma órtese como acessórios facilitador ao aprendizado do violoncelo, por acreditar que ações de inclusão educacional por intermédio da Lei nº 13.146/2015, precisam ter um viés de atendimento à estudantes com deficiências e seus familiares. A execução deste projeto, também se justifica pelo fato de poder contribuir com a qualificação de estudantes interessados no tema Órtese, Educação Inclusiva, e Autismo. Os adolescentes selecionados para participarem das intervenções de violoncelo serão oriundas de diversas origens sociais, étnicas, e culturais, devendo apresentar entre12 (seis) a 15 (quinze) anos de idade e ser inscritas por ordem de chegada à data divulgada para inscrição, devendo ser provenientes da região metropolitana de Belém do Pará. Esta pesquisa está vinculada ao Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem, submetida e em processo de aprovação ao Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos, via Plataforma Brasil. As intervenções laboratoriais acontecerão na Laboratório Experimental de Educação Musical do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA ? EMUFPA. A órtese será idealizada no LEEM/PPGARTES/UFPA e desenvolvidas no LABTA/UEPA. Os procedimentos para mensurar a eficácia da órtese e o aprendizado musical dos estudantes de violoncelo incluirão quatro avaliações no 1º semestre e quatro no 2º semestre de 2019. Será usada a Escala do Aprendizado Musical, tipo Likert de 10-pontos para avaliar o aprendizado musical dos estudantes de violoncelo... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Jessika Rodrigues da Silva - Integrante / Áureo Déo de Freitas Júnior - Coordenador.

  • 2017 - 2017

    Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem, Descrição: Objetivo Geral O objetivo dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem (GP-TDDA) é promover a melhoria do ensino de ciências da música por intermédio do desenvolvimento de órteses e aplicativos educacionais para Pessoas com Deficiências, assim como, para pessoas sem deficiências. Objetivo Específicos 1 Promover aulas de violino para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e crianças com dificuldade de aprendizagem visando: (a) observar e avaliar a aprendizagem da músical destes alunos; (b) observar e documentar o comportamento dos alunos relacionado à música; (c) descrever as características sociodemográficas dos alunos, (d) descrever as práticas pedagógicas e psicopedagógicas, e (e) descrever as práticas instrumentais das Oficinas Musicais. 2 Promover aulas de violino para crianças com Síndrome de Down e crianças com dificuldade de aprendizagem visando: (a) observar e avaliar a aprendizagem da músical destes alunos; (b) observar e documentar o comportamento dos alunos relacionado à música; (c) descrever as características sociodemográficas dos alunos, (d) descrever as práticas pedagógicas e psicopedagógicas, e (e) descrever as práticas instrumentais das Oficinas Musicais... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Jessika Rodrigues da Silva - Integrante / Áureo Déo de Freitas Júnior - Coordenador.

Prêmios

2020

PRÊMIO MELHOR TCC UEPA 2019/2020 - Orientadora do 2º lugar do curso de Música, Universidade do Estado do Pará.

2017

PRÊMIO MELHOR TCC UEPA 2016 - orientadora do 3º lugar do curso de Licenciatura em Música, Universidade do Estado do Pará.

2017

Aprovada em 1º lugar no Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - CCSE UEPA - Teoria Musical, Estruturação e Percepção Musical, Universidade do Estado do Pará.

2015

Aprovada em 2º lugar no Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - CCSE UEPA - Educação Musical e Inclusão, Universidade do Estado do Pará.

2012

Aprovada em 51º lugar no Concurso Público para provimento nos Cargos do Quadro Pessoal Efetivo do Grupo Ocupacional Magistério da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC. Professor de Artes, SEMEC.

2011

Aprovada em 3º lugar no Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico para o Campus Belém UFPA na área de conhecimento Arte e Educação, IFPA.

2010

Aprovada em 1º lugar no Processo seletivo Simplificado para Professor Substituto da Escola de Música do Instituto de Ciências da Arte, para a disciplina Piano e Co-Repeticão, EMUFPA.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2024

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Belém

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20

Outras informações:
PROFESSORA DA DISCIPLINA ARTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Atividades

  • 01/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, ARTES

2025 - Atual

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Área do PIBID subprojeto Music, Carga horária: 15

2023 - Atual

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR PERMANENTE DO PPGMUSA

2022 - Atual

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR EFETIVO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2023 - 2024

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Área do PIBID subprojeto Music, Carga horária: 15

2018 - 2020

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora do curso de Licenciatura em Música. Ministra as disciplinas: Educação Musical e Inclusão, Métodos, técnicas e Materiais, Didática, Estágio Supervisionado e Tópicos Especiais em Educação, Orienta trabalho de conclusão de curso

2018 - 2018

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor da Especialização em Psicologia Edu, Carga horária: 15

2015 - 2017

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora do curso de Licenciatura em Música. Ministra as disciplinas: Educação Musical e Inclusão, Leitura e Escrita Musical e Práticas Educativas. Orienta trabalho de conclusão de curso

2014 - 2016

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora do subprojeto Música - Belém

Outras informações:
Supervisora do Subprojeto Música - Belém da Universidade do Estado do Pará (UEPA) na qualidade BOLSISTA PIBID CAPES

Atividades

  • 01/2022

    Ensino, LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Musical e Inclusão, Tópicos Especiais em Educação Musical, Tecnologia na Educação Musical

  • 03/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, CCSE - Centro de Ciências Sociais e Educação.,Linhas de pesquisa

  • 04/2018 - 05/2018

    Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Produção do Conhecimento

  • 01/2017 - 06/2017

    Ensino, LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LEITURA E ESCRITA MUSICAL, EDUCAÇÃO MUSICAL E INCLUSÃO, PRÁTICAS EDUCATIVAS I, TCC I - ORIENTAÇÃO

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PERCEPÇÃO E ANÁLISE II, PRÁTICAS EDUCATIVAS DA MÚSICA II, PROJETOS INTERDISCIPLINARES II, TCC II - ORIENTAÇÃO

  • 01/2016 - 06/2016

    Ensino, LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO MUSICAL E INCLUSÃO, LEITURA E ESCRITA MUSICAL, PERCEPÇÃO E ANÁLISE I, PRÁTICAS EDUCATIVAS I, TCC I - ORIENTAÇÃO

  • 09/2015 - 12/2015

    Ensino, LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO MUSICAL E INCLUSÃO, PRÁTICAS EDUCATIVAS II

2012 - 2012

Escola de Música da Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Colaborador nas Turmas de Teoria, Carga horária: 22

Outras informações:
Professora do Núcleo de Téoria da Escola de Música da Universidade Federal do Pará no mês de abril, maio e junho contratada como prestação de serviços

Atividades

  • 04/2012 - 06/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, TEORIA, LEITURA E PERCEPÇÃO MUSICAL

2010 - 2010

Projeto Transtorno de Desenvolvimento e Dificuldade de Aprendizagem

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto Autismo

2010 - 2010

Projeto Transtorno de Desenvolvimento e Dificuldade de Aprendizagem

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto Autismo

2009 - 2009

Projeto Transtorno de Desenvolvimento e Dificuldade de Aprendizagem

Vínculo: BOLSISTA PROEX, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto Autismo

2009 - 2009

Projeto Transtorno de Desenvolvimento e Dificuldade de Aprendizagem

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Bolsista PROEX para mediar o ensino em turma de crianças e adolescentes com transtorno autista e crianças e adolescentes sem nenhum transtorno.

2008 - 2008

Projeto Transtorno de Desenvolvimento e Dificuldade de Aprendizagem

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Bolsista PROEX para mediar o ensino em turma de crianças e adolescentes com transtorno autista e crianças e adolescetes sem nenhum transtorno.

2008 - 2008

Projeto Transtorno de Desenvolvimento e Dificuldade de Aprendizagem

Vínculo: BOLSISTA PROEX, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto Autismo

2022 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR COLABORADOR DO PROFARTES UFPA

2017 - 2018

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA CAPES DOUTORADO

Atividades

  • 03/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES.,Linhas de pesquisa