Alice Riehl

Mestre em Engenharia Civil - Gerenciamento de Resíduos, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015). Possui pós graduação em Gestão de Projetos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012). Formada em Engenharia de Produção pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Tem experiência na área de engenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: processos, curtume, produção mais limpa, gerenciamento de resíduos, licenciamento ambiental, ISO 9001 e 14001. Conhecimento selo ABVTEX.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Civil

2013 - 2015

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO NAS PROPRIEDADES QUÍMICAS, FÍSICAS, ESTRUTURAIS E TÉRMICAS DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE COURO,Ano de Obtenção: 2015
Feliciane Andrade Brehm.Coorientador: Carlos Alberto Mendes Moraes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Gestão de Projetos

2011 - 2012

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Implementação de Projeto de Produção Mais Limpa em Curtumes
Orientador: Ronald Weber Kirst

Graduação em Engenharia de Produção

2000 - 2009

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: MINIMIZAÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS EM UM CURTUME COM AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DO PROGRAMA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA
Orientador: Carlos Alberto Mendes Moraes

Curso técnico/profissionalizante

1997 - 2000

CENTRO TECNOLOGICO DO COURO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Curso de Riscos e Manuseios de produtos químicos. (Carga horária: 8h). , Instituto SENAI de Couro e Meio Ambiente, IST COURO E MEIO, Brasil.

2019 - 2019

Interpretação e formação de auditores internos da Norma ISO 9001:2015. (Carga horária: 16h). , Instituto SENAI de Couro e Meio Ambiente, IST COURO E MEIO, Brasil.

2019 - 2019

Treinamento de implementação dos indicadores do Programa Origem Sustentáv. (Carga horária: 12h). , Associação Brasil de Empresas de Componentes p/ Couro, Calçados e Artefatos, ASSINTECAL, Brasil.

2017 - 2017

Transição da Norma ISO 14001:2004 para a ISO 14001:2015. (Carga horária: 16h). , Instituto SENAI de Couro e Meio Ambiente, IST COURO E MEIO, Brasil.

2013 - 2013

Programa de Capacitação em Inventários Corporativo. (Carga horária: 16h). , Programa Brasileiro GHG Protocol, GHG PROTOCOL, Brasil.

2013 - 2013

Básico de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. (Carga horária: 15h). , Centro Tecnológico do Couro, SENAI, Brasil.

2013 - 2013

Treinamento de Consultores em normas ISO de GHG. (Carga horária: 40h). , Programa Brasileiro GHG Protocol, GHG PROTOCOL, Brasil.

2013 - 2013

Workshop de Normatização da Produção Intelectual. (Carga horária: 14h). , Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, FIERGS, Brasil.

2010 - 2010

Programa de Supervisão de Lojas. (Carga horária: 24h). , Grupo Friedman, NAO TEM, Brasil.

2010 - 2010

Programa de Treinamento Gerencial. (Carga horária: 24h). , Grupo Friedman, NAO TEM, Brasil.

2008 - 2008

Gestão Ambiental. (Carga horária: 40h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.

2006 - 2006

Academia de Vendas Couros. (Carga horária: 48h). , BASF - Rio Grande do Sul, BASF, Brasil.

2006 - 2006

Inglês. (Carga horária: 470h). , Centre Linguista Canada, NÃO HÁ, Canadá.

2004 - 2004

Gestão Baseada em Valor. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

1999 - 1999

Metodologia Científica e Projeto de Experimentos. (Carga horária: 20h). , Centro Tecnológico do Couro, SENAI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Meio Ambiente.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Couro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1º Congresso Brasileiro de Patologia das Construções.. ANÁLISE COMPARATIVA DO CICLO DE VIDA DE CHAPAS METÁLICAS E DE MADEIRA DE COMPENSADO PARA UTILIZAÇÃO EM FÔRMAS PARA CONCRETO ARMADO. 2014. (Congresso). 2014. (Congresso).

3º Forum CICB (Centro das Industrias de Curtumes do Brasil) de Sustentabilidade. 2014. (Outra).

5º FORUM INTERNACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS.CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUO DE COURO E CALÇADO VISANDO A SUA RECICLAGEM. 2014. (Outra).

Participação no 4º Seminário de Legislação Ambiental e Gestão Pública. FIEMA. 2014. (Seminário).

1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Ivoti. 2013. (Oficina).

4º Forum Internacional de Resíduos Sólidos.Estado Da Arte E Aplicações De Resíduos Do Setor Coureiro Calçadista Para Fins Energéticos. 2013. (Outra).

IV Conferencia Estadual do Meio Ambiente. 2013. (Congresso).

V Forum Ambiental do Setor Couro. 2013. (Encontro).

Road Show Internacional/Comportamento e Atitudes Vencedoras. 2012. (Outra).

III Seminário sobre Tecnologias Limpas.MINIMIZAÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS EM UM CURTUME COM AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DO PROGRAMA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA. 2009. (Seminário).

XXX Encontro dos Cursos de Ciências Econômicas do Rio Grande do do Sul. 2007. (Encontro).

XVI Encontro Nacional dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro. 2003. (Encontro).

XXVI FECURT.Relação entre Cifra Diferencial e Resistência do Couro. 1999. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Cristina de Almeida Garcia

GARCIA, A. C. A.; SENNA, C.. .MINIMIZAÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS EM CURTUMES COM AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Feliciane Andrade Brehm

Moraes, Carlos Alberto Mendes; MODOLO, R. C. E.; ROCHA, T. L.; AQUIM, P. M.;BREHM, Feliciane Andrade. Caracterização Química,Física,Térmica e estrutural de Resíduos de Couro provenientes de Um Aterro Industrial. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Míriam Borchardt

Borchardt, M.; VENZKE, C. S.; GARCIA, A. C. A.. Minimização da geração de resíduos em curtumes com auxílio de ferramentas de Produção mais Limpa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Regina Célia Espinosa Modolo

AQUIM, P. M.; ROCHA, T. L.;MODOLO, R.C.E.. CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA, FÍSICA, TÉRMICA E ESTRUTURAL DE RESÍDUOS DE COURO PROVENIENTE DE UM ATERRO INDUSTRIAL. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Carlos Alberto Mendes Moraes

BREHM, Feliciane Andrade;Moraes, C. A.; AQUIM, P. M.; MODOLO, R. C. E.; Rocha, Tatiana Louise Avila de Campos. Caracterização Física, Química, Térmica e Estrutural de Resíduos de Couro provenientes de um Aterro Industrial. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa De Pós Graduação em engenharia Civil) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Tatiana Louise Avila de Campos Rocha

MORAES, C. A. M.; BREHM, F. A.; MODOLO, REGINA C.E.; AQUIM, P. M.;Rocha, T. L. A. C.. Caracterização Química, Física, Térmica e Estrural de Resíduos de Couro Provenientes de um Aterro Industrial. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa PósGraduação Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Patrice Monteiro de Aquim

AQUIM, P. M.; BREHM, F. A.; MORAES, C. A. M.; ROCHA, T. L. A. C.; MODOLO, R. C. E.. CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA, FÍSICA, TÉRMICA E ESTRUTURAL DE RESÍDUOS DE COURO PROVENIENTES DE UM ATERRO INDUSTRIAL. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alice Riehl

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO NAS PROPRIEDADES QUÍMICAS, FÍSICAS, ESTRUTURAIS E TÉRMICAS DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE COURO; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Feliciane Andrade Brehm

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO NAS PROPRIEDADES QUÍMICAS, FÍSICAS, ESTRUTURAIS E TÉRMICAS DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE COURO; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alice Riehl;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alice Riehl

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO NAS PROPRIEDADES QUÍMICAS, FÍSICAS, ESTRUTURAIS E TÉRMICAS DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE COURO; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Feliciane Andrade Brehm

Caracterização de resíduos sólidos de couro e avaliação do impacto do tempo de armazenamento nas propriedades químicas, físicas e térmicas destes resíduos que possam modificar a eficiência do reaproveitamento destes como coprodutos; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Feliciane Andrade Brehm;

Ronald Weber Kirst

Minimização da geração de resíduos através da Implantação da ferramenta de Produção Mais Limpa; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ronald Weber Kirst;

Carlos Alberto Mendes Moraes

Caracterização de resíduos sólidos de couro e avaliação do impacto do tempo de armazenamento nas propriedades químicas, físicas e térmicas destes resíduos que possam modificar a eficiência do reaproveitamento destes como coprodutos; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Carlos Alberto Mendes Moraes;

Carlos Alberto Mendes Moraes

MINIMIZAÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS EM CURTUMES COM AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Carlos Alberto Mendes Moraes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIEHL, A. ; BRAUN, J. E. ; BARRONIO, N. ; ZOLDAN, L. . Monitoramento do ânion sulfato nas etapas de ribeira. Revista do couro, Estância Velha, p. 64 - 70, 01 jul. 2013.

  • RIEHL, A. ; MORAES, C. A. M. . MINIMIZAÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS EM UM CURTUME COM AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DO PROGRAMA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA.. In: V Fórum Internacional de Produção Mais Limpa., 2009, Porto Alegre. Anais do V Fórum Internacional de Produção Mais Limpa. Porto Alegre: UFRGS, 2009. v. 1.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RIEHL, A. . Planos de gerenciamento de resíduos e Licenciamentos ambientais. 2019.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2019

    CENTRO TECNOLOGICO DO COURO

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Serviços Técnico e Tecnológico Jr., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuação na área de PD&I do couro durante o período de um ano; apoio ao Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, contribuindo também na revisão, manutenção e controle de documentos do Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001); responsável pelo gerenciamento de resíduos, indicadores ambientais; comunicação com a prefeitura, relatórios de resíduos emitidos à FEPAM (MTR e DMR). Atuação no sistema interno de prestação de contas (SGT), onde era realizado o gerenciamento dos atendimentos, desde atendimentos às unidades do SENAI (escolas) até atendimentos a demais empresas. Atuava diretamente na gestão ambiental de dez unidades do SENAI do RS, desde gestão da licença ambiental (condicionantes e restrições) até a implementação do gerenciamento de resíduos sólidos, comunicação com prefeituras, FEPAM, emissão de relatórios (MTR, DMR), planilhas trimestrais, ofícios, dentre outros. Além dessas dez atuais, apoiava e gerenciava todas as 64 unidades do SENAI do estado. Atendimento a empresas com foco nas áreas de gerenciamento de resíduos (PGRS) e licenciamento ambiental.

  • 2000 - 2005

    BASF - Rio Grande do Sul

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável pelo setor de desenvolvimento dos couros, bem como por sua reestrutuação. Coordenação da equipe de trabalho e programação dos processos do setor.

  • 2010 - 2012

    VIAUNO SA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Planner, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável pelo planejamento de compras, análise do desempenho comercial e elaboração de metas para as lojas franqueadas do Brasil.

  • 2009 - 2010

    VIAUNO SA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de franquias., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Gestão operacional das lojas, sendo as principais atribuições o gerenciamento de informações entre franqueadora e franqueado, coordenação e alinhamento de informações entre consultores, treinamento de trainees, capacitação de novos franqueados.

  • 2006 - 2009

    Rima Couros Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Responsável técnico e comercial., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Inspeção e controle de qualidade dos produtos e embarques, intermediando as negociações entre clientes e fornecedor.

  • 2005 - 2005

    Rima Couros Ltda

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico., Carga horária: 30

    Outras informações:
    Inspeção e controle de qualidade dos produtos e embarques.