Maurício Tadeu dos Santos Orosco

É professor de violão do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia desde 2003, tendo lecionado na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul em 2004. Doutor em Música pela Universidade de São Paulo (2013), cursou também nesta instituição o Mestrado em Artes entre 1999 e 2001 e o Bacharelado em Instrumento (violão), entre 1993 e 1996. Sua tese de doutorado apresenta uma proposta de edição crítica do Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone a partir das sugestões de Sérgio Abreu para o violão e do confronto entre as fontes primárias da obra. Sua dissertação abordou as composições de Isaias Sávio, com análise e gravação de parte representativa deste repertório em CD não comercial financiado pela FAPESP. No período 2019-2020, esteve vinculado à University of Florida/EUA, que o recebeu para dedicar-se à seleção e revisão crítica de obras do repertório do violonista e compositor Francisco Araújo. Tem experiência em processos interpretativos, de análise, transcrição e composição aplicados no contexto didático e na performance violonística e camerística em formações variadas com violão. Como compositor, seu CD Maurício Orosco - Da Própria Lavra - Volume 1 apresenta uma síntese de sua produção para violão solo e música de câmara com violão até 2010. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Uberlândia, orientando alunos e produzindo pesquisa em temas relacionados ao violão brasileiro. Atua regularmente em recitais com ênfase igualmente à música brasileira para violão.

Informações coletadas do Lattes em 11/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2010 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone: edição crítica a partir da versão de Sérgio Abreu
Orientador: Dr. Rubens Russomano Ricciardi
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Francisco Mignone; Sérgio Abreu; violão; revisão crítica.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Musicologia

1998 - 2001

Universidade de São Paulo
Título: O COMPOSITOR ISAIAS SAVIO E SUA OBRA PARA VIOLÃO
, Ano de Obtenção: 2001.Dra. Flávia Camargo Toni.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Isaias Sávio; repertório autoral; análise; gravação (obras representativas).Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Música

1993 - 1996

Universidade de São Paulo
Orientador: Edelton Gloeden

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Organização de eventos

OROSCO, M. T. S. ; MACHADO, A. C. ; ALFONSO, S. M. . Integrante da Comissão Organizadora da 2a. Jornada Violonística realizada pela Universidade Federal de Uberlândia em parceria com o Movimento Violão&Violão no período de 16/04/2019 a 17/04/2019 sob a coordenação do Professor André Campos Machado, com carga horária de 20 horas. 2019. (Outro).

MACHADO, A. C. ; OROSCO, M. T. S. ; ALFONSO, S. M. . Integrante da Comissão Organizadora da 2a. Jornada Violonística realizada pela Universidade Federal de Uberlândia em parceria com o Movimento Violão&Violão no período de 16/04/2019 a 17/04/2019 sob a coordenação do Professor André Campos Machado, com carga horária de 20 horas. 2019. (Outro).

ALVARENGA, R. ; VAZ, T. ; OROSCO, M. T. S. ; CAROLINA, A. ; HUMBERTO, L. . FESTIVAL ENTREARTES - UFU (IARTES). 2018. (Festival).

OROSCO, M. T. S. ; MEIRA, R. ; ALVARENGA, R. . TODOS NA TRAMA. 2017. .

OROSCO, M. T. S. . Vem pra UFU 2014. 2014. (Exposição).

OROSCO, M. T. S. . II Vem pra UFU. 2006. (Concerto).

OROSCO, M. T. S. . 1º. Seminário e Concurso de Violão Jodacil Damaceno. 2006. (Outro).

OROSCO, M. T. S. . 1a. Mostra Unesp de Talentos Musicais. 2001. (Concerto).

OROSCO, M. T. S. . Projeto Violão em Concerto. 2000. (Concerto).

Participação em eventos

1a. Semana Violonística e 1o. Concurso Interno de Violão Prof. Paulo Nogueira Braga.O posicionamento crítico do intérprete violonista frente ao repértório do instrumento. 2013. (Encontro).

VII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP.Palestra-Workshop: O intérprete violonista e a revisão crítica no repertório do instrumento. 2013. (Simpósio).

46. Festival Música Nova Gilberto Mendes.Performance de composições próprias ("Quatro Prelúdios para Andrés Segovia" e "Saracoteando: polca-maxixe"). 2012. (Outra).

III Encontro Internacinal (Masterclass de violão).Masterclass de violão. 2012. (Encontro).

III Encontro Internacional de Música.Conferência em forma de palestra/workshop sobre o posicionmento crítico do intérprete violonista diante do repertório do instrumento (tema relativo à tese então em desenvolvimento pelo autor, pela Universidade de São Paulo). 2012. (Encontro).

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM. Performance de Obra Musical ao violão ("Intermezzo" - violoncelo e violão). 2011. (Congresso).

X Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros. 2011. (Seminário).

Colóquio Internacional - Submodernidades - Questões da Música Contemporânea. 2010. (Outra).

V Seminário Nacional de Violão Vital Medeiros.Masterclass de Violão. 2006. (Seminário).

2ª. Mostra de Violão do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Caparelli.Masterclass de Violão. 2005. (Outra).

1º. Verão Fest Música de Itanhaém.Ministrante de violão. 2002. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Caio Cezar Braga Bressan

APRO, F.; ARAUJO FILHO, A. R.;OROSCO, M. T. S.. OS PRELÚDIOS PITORESCOS DE ISAÍAS SÁVIO: UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA GUIADA PARA A PERFORMANCE. 2022. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Renata Freitas Borges

CARVALHO, F. C.; DUTRA, L. M. C. S.;OROSCO, M. T. S.. Membro da banca examinadora para a defesa da dissertação intitulada 'Desvendando a Mágica - A Bota do Diabo - de Chiquinha Gonzaga: estudos e revisão crítica dos atos, coplas e libreto', realizada via webconferência em 21 de junho de 2021. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Daniel Pires de Paula

SCARDUELLI, F.; BARREIRO, D. L.;OROSCO, M. T. S.. O ERNESTO NAZARETH DE SÉRGIO ASSAD: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão. 2021.

Aluno: Armando Césa da Silva

OROSCO, M. T. S.; TINE, P.; CINTRA, C. L. A.. Defesa da dissertação de mestrado de Armando César da Silva intitulada 'Jobinianas de Sérgio Assad: Análise dos procedimentos composicionais', defendida em 31 de julho de 2018 na sala 300 do Bloco 3P do Campus Santa Mônica em Uberlândia-MG. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Wend Silva Oliveira Rodrigues

OROSCO, M. T. S.; CARVALHO, F. C.; PIMENTA, J. K.. Defesa da dissertação de mestrado de Wenderson Silva Oliveira intitulada 'O Haute-Contrena Ópera: uma análise da sonoridade vocal a partir das personagens Persée de Jean-Baptiste Lully (1632-1687) e Platée de Jean-Phillipe Rameau (1683-1764)' defendida na Sala 5OG da Universidade Federal de Uberlândia em 29 de Novembro de 2017. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Rafael Thomaz

SCARDUELLI, F.; FIORINI, C. F.;OROSCO, M. T. S.. A linguagem musical e violonística de Marco Pereira - uma simbiose criativa de diferentes vertentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Stephen Coffey Bolis

SCARDUELLI, F.; ANTUNES, G.; AMORIM, H.; BIAGGI, E. L.;OROSCO, M. T. S.. Comissão Julgadora do Exame de Recital II. 2022. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Stephen Coffey Bolis

SCARDUELLI, F.; BIAGGI, E. L.; ANTUNES, G.; AMORIM, H.;OROSCO, M. T. S.. O VIOLONISTA MILTON NUNES E A SUA ATUAÇÃO COMO INTÉRPRETE, PROFESSOR E COMPOSITOR: UMA INVESTIGAÇÃO DO INDIVÍDUO E DO SEU CONTEXTO. 2022. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Christian Cardoso Arruda

SCARDUELLI, F.; MADEIRA, B.;OROSCO, M. T. S.. Aspectos estruturais, idiomáticos e performáticos das quatre pièces para violão de Lennox Berkeley. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Caio Cezar Braga Bressan

APRO, F.; ARAUJO FILHO, A. R.;OROSCO, MAURÍCIO. Os Prelúdios Pitorescos de Isaías Sávio: uma análise interpretativa guiada para a performance. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em MÚSICA) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Felipe dos Anjos Afonso

OROSCO, M. T. S.. Membro de banca de qualificação de Felipe dos Anjos Afonso sobre seu trabalho 'Estudo da articulação como elemento expressivo na performance ao violão', sob orientação de Fabio Scarduelli (EMBAP-Curitiba/PR), realizada via web conferência em setembro de 2020.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Armando César da Silva

OROSCO, MAURÍCIO; CINTRA, C. L. A.; BARREIRO, D. L.. Realização de qualificação de Armando César da Silva sobre sua Dissertação em desenvolvimento intitulada até o momento como Jobinianas de Sérgio Assad ? Análise dos procedimentos composicionais realizada na sala 5OG da Universidade Federal de Uberlândia em 27 de Novembro de 2017. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Dirceu de Sousa Oliveira Júnior

ALFONSO, S. M.; MORATO, C. T.;OROSCO, M. T. S.. Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos a partir da gravação de dois violonistas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violão) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Marcos Rodrigues da Silva

LOVISI, D. M.; JÚOROSCO, M. T. S.. Estratégias para explorar as estruturas superiores das escalas de acordes para a improvisação no violão ou guitarra. 2023.

Aluno: LUCAS BORGES SILVEIRA

ALFONSO, S. M.; LOVISI, D. M.;OROSCO, MAURÍCIO. Carinhoso de Pixinguinha por Roland Dyens, Marco Pereira e Isaías Sávio: um estudo de procedimentos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Música) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Joseny Almeida Dias

OROSCO, M. T. S.; TEIXEIRA, A.; TULIO, E. F.. Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso de Joseny Almeida Dias intitulado O Aquecimento e a Torina de Estudo do Trombonista: Aspectos Fundamentais, realizada em dezembro de 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Trombone) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Éder David Alves Fernandes

OROSCO, M. T. S.; SILVA, R. F.; LOVISI, D. M.. Toninho Horta e sua capacidade criativa como violonista acompanhador: transcrição e análise de dois takes da canção 'Ela é Carioca', defendida em 31 de julho de 2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violão) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Júlio Luz da Silva

OROSCO, M. T. S.; SATOMI, K.; GONCALVES, L. N.. Membro de banca examinadora do TCC intitulado 'O processo de construção da performance musical do Grupo UDI CELLO ENSENBLE' realizado no Bloco do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia em 02 de julho de 2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Anderson Dantas de Medeiros

OROSCO, M. T. S.; MACHADO, A. C.. Abordagem Analítico-Interpretativa de Tempo de Criança de Dilermando Reis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violão) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Christhian Barcelos Carvalho Lima Beschizza

OROSCO, M. T. S.; CINTRA, C. L. A.. Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastian Bach na versão violonística de Abel Carlevaro: análise comparativa da primeira seção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violão) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Lorraine Albina Tomaz

OROSCO, M. T. S.; ALFONSO, S. M.. Impressões de uma Ilha Abandonada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violão) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Kelly Aparecida de Paula Martins

OROSCO, M. T. S.; LIMA, G. R. - orientador. Monografia (TCC) intitulada Abordagem Analítico-Interpretativa do II Movimento do Concierto de Aranjuez de Joaquín Rodrigo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violão (Bacharelado)) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Guilherme Ávila de Cesero

BROMBILLA, M. C.;OROSCO, M. T. S.. Estudo n.10 para violão de Heitor Villa-Lobos nas interpretações de Turíbio Santos e Fábio Zanon. 2014.

PANISSI, C. R. A. L.; SANTOS, M. V. M.; PEROSA, G. S.; SOARES, L. Z.;OROSCO, M. T. S.. Concurso Professor Doutor - DM-FFCLRP-USP. 2023. Universidade de São Paulo.

OROSCO, M. T. S.; APRO, F.; CORREA, M. G.. Concurso público para o provimento de vagas dos cargos do quadro de pessoal efetivo de docentes da UEMG realizado em 19 de março de 2017. 2017. Universidade do Estado de Minas Gerais.

OROSCO, M. T. S.; APRO, F.; CORREA, M. G.. Concurso público para o provimento de vagas dos cargos do quadro de pessoal efetivo de docentes da UEMG realizado em 09 de abril de 2017. 2017. Universidade do Estado de Minas Gerais.

OROSCO, M. T. S.; COSTA, G. S.; CASTRO, M. C.; FELIPE, G.; GENTIL-NUNES, P.. Membro da Comissão Julgadora do Concurso de Professor Doutor na área de Flauta Transversal e Percepção. 2017. Universidade de São Paulo.

OROSCO, M. T. S.; APRO, F.; ANTUNES, G.. Concurso público para o provimento de vagas dos cargos do quadro de pessoal efetivo de docentes da UEMG realizado em 16 e 17 de abril de 2016. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

OROSCO, M. T. S.; APRO, F.; HENRIQUE, A.. Concurso público para o provimento de vagas dos cargos do quadro de pessoal efetivo de docentes da UEMG realizado em 09 de outubro de 2016. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

MEIRINHOS, Eduardo; FERNANDES, M.;OROSCO, M. T. S.. Concurso público para o provimento de vagas dos cargos do quadro de pessoal efetivo de docentes da universidade estadual do Amapá realizado entre 20 e 24 de abril de 2014. 2014. Universidade Federal de Goiás.

OROSCO, M. T. S.. Processo Seletivo para Professor Substituto na Área de Música, Sub-Área: Violino,. 2008. Universidade Federal de Uberlândia.

OROSCO, M. T. S.. Processo Seletivo para Professor Substituto na Àrea de Música. 2007. Universidade Federal de Uberlândia.

OROSCO, M. T. S.. Processo Seletivo para Professor Substituto na Área de Música, Sub-Área: Percussão. 2006. Universidade Federal de Uberlândia.

OROSCO, M. T. S.. Processo Seletivo para Professor Substituto na Área de Música. 2005. Universidade Federal de Uberlândia.

OROSCO, M. T. S.. Concurso Público para "Ingresso na Carreira do Magistério Superior na Classe de Professor Assistente. 2004. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

OROSCO, M. T. S.. Membro da Comissão de seleção de trabalhos para o FESTIVAL ENTREARTES DIGITAL , promovido pelo Instituto de Artes (IARTE) da Universidade Federal de Uberlândia, realizado no período de 17/07/2020 a 31/12/2020, sob a coordenação de Tamiris Vaz, com carga horária de 12 horas. 2021. Universidade Federal de Uberlândia.

OROSCO, M. T. S.. Participação do Corpo Titular de Jurados das Escolas de Samba do Grupo Especial e Grupo de Acesso do Concurso Carnaval de São Paulo de 2019 no Quesito Harmonia. 2019.

OROSCO, M. T. S.. Participação como Presidente da Comissão Julgadora do 54. FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS no período de 26 de junho a 01 de julho de 2019. 2019.

OROSCO, M. T. S.. Participação do Corpo Titular de Jurados das Escolas de Samba do Grupo Especial e Grupo de Acesso do Concurso Carnaval de São Paulo de 2018 no Quesito Harmonia. 2018.

OROSCO, M. T. S.. Participação do Corpo Titular de Jurados das Escolas de Samba do Grupo Especial e Grupo de Acesso do Concurso Carnaval de São Paulo de 2017 no Quesito Harmonia. 2017.

Orientou

Dirceu de Sousa Oliveira Júnior

Mapeamento de expressões de três violonistas via software de áudio; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Daniel Pires de Paula

O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão; 2019; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, ; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Rafael Milhomem

A POLIFONIA E O IDIOMATISMO TÉCNICO NO CAVAQUINHO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: contribuições do autor em suas composições; 2018; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, ; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Christhian Barcelos Carvalho Lima Beschizza

Estudo comparativo entre transcrições ao violão da Suíte BWV 1007 de J; S; Bach: normatização de procedimentos inspirados no compositor; 2015; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Carlos Giovanny Domingoz Vaz

ARRANJOS PARA VIOLÃO SOLO DE MARCO PEREIRA: análise de procedimentos; 2015; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

LUCAS BORGES SILVEIRA

Carinhoso de Pixinguinha por Roland Dyens, Marco Pereira e Isaías Sávio: um estudo de procedimentos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Dirceu de Sousa Oliveira Júnior

Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Matheus Freitas

Soluções e adaptações dos efeitos técnico-musicais do gênero frevo para o repertório de violão solo defendida em dezembro de 2017; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Violão) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Christhian Barcelos Carvalho Lima Beschizza

Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastian Bach na versão violonística de Abel Carlevaro: análise comparativa da primeira seção; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Violão) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Anderson Dantas de Medeiros

Abordagem Analítico-Interpretativa de Tempo de Criança de Dilermando Reis; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Violão) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Lorraine Albina Tomaz

Impressões de uma Ilha Abandonada; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Violão) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Adalcino Davi Miranda

Aplicação e identificação de preceitos da técnica carlevariana em trechos de obras do repertório violonístico: um recital comentado; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Violão) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

José Jeová de Sá Júnior

Chaconne, Sonata Giocosa e Appassionata: processos de estudos e interpretação ao violão como preparação para o registro sonoro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Violão) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Juliano Jorge Cardoso de Miranda

Palos do Flamenco interpretados no violão: Relações harmônicas das falsetas com os estribilhos e as unidades musicais responsáveis pela coerência formal; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Violão) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Adriano Alexandre Rivas Orellana

Digitação Violonística: uma análise da Fuga BWV 998 de Bach transcrita para violão; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Violão) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Joel Souza de Almeida

Visões Interpretativas da Gigue da Suíte em Lá menor de Manuel M; Ponce; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Violão) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Antonio Júnior da Silva Moraes

Dilermando Reis e Garoto: um recorte na evolução estética do Choro para violão solo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Violão) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Thiago Chaves de A

Oliveira; Análise estético-musical da Suíte Aquarela de Sérgio Assad; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Violão) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Marcus Vinícius Melazzo

Improvisação guitarrística: análise de três abordagens metodológicas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Violão) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Larissa Freitas Vitorino

Ponteio para violão de Camargo Guarnieri: uma concepção analítico-interpretativa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Violão) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Ormano Magno Augusto

Uma análise técnico-interpretativa dos Cinco Prelúdios para Violão de Guerra Peixe; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Violão) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Enéias Gonçalves Hamaguchi

Técnica de Guitarra aplicada ao fraseado do Hard-Rock; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Violão) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Glênio Damasceno Borges

Análise e Interpretação de Quatro Peças de Francisco Soares; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Violão) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Alexandre Wendt de Oliveira

A importância de um estudo analítico para a interpretação da Valsa Choro n; 7 de Ascendino Theodoro Nogueira; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Violão) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Dirceu de Sousa Oliveira Júnior

Conceito de obra e as expressividade de Julian Bream e Fabio Zanon interpretando Gavotta-Choro de Heitor Villa-Lobos; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Christhian Barcelos Carvalho Lima Beschizza

Chaconne BWV 1004 de J; S; Bach na transcrição de Andrés Segovia e sua ênfase acordal para uma proposta sonora robusta: análise comparativa da primeira seção; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Música - Violão) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco;

Produções bibliográficas

  • OROSCO, M. T. S. . Bastidores do 'Concerto para Violão e Orquestra de Francisco Mignone' por Sérgio Abreu, publicado no Dossiê ?Homenagem a Sérgio Abreu: violão, contextos, práticas e personagens? , V. 11 N. 2 (2023): REVISTA VÓRTEX. REVISTA VÓRTEX , v. 11, p. 1-27, 2023.

  • OROSCO, M. T. S. ; MILHOMEM, R. . Carinhoso de Pixinguinha para cavaquinho por Messias Britto: idiomatismo ampliado e texturas variadas em planos musicais simultâneos. REVISTA VÓRTEX , v. 7, p. 1-19, 2019.

  • OROSCO, M. T. S. . Recife Antigo de Francisco Araújo: revisões texturais pontuais para maior contraste entre as seções. REVISTA VÓRTEX , v. v. 7, p. 1-21, 2019.

  • BESCHIZZA, CHRISTHIAN ; OROSCO, MAURÍCIO . Chaconne BWV 1004 de J.S. Bach na transcrição de Andrés Segovia e sua ênfase acordal para uma proposta sonora robusta: análise comparativa da primeira seção. Ouvirouver (Online) , v. 12, p. 132-150, 2016.

  • OROSCO, M. T. S. . A VERSÃO DE DIONISIO AGUADO PARA GRAN SOLO OP. 14, DE FERNANDO SOR: UMA REVISÃO CRÍTICA EVIDENTE. Revista Vórtex , v. 2, p. 62-73, 2014.

  • OROSCO, M. T. S. . Francisco Araújo na interpretação de Maurício Orosco. 1. ed. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2024. v. 1. 74p .

  • OROSCO, M. T. S. . Violão na Espanha. Violão Intercâmbio, São Paulo, p. 19 - 19, 09 out. 1997.

  • BESCHIZZA, C. B. C. L. ; OROSCO, M. T. S. . A transcrição de Carlevaro da Chaconne BWV 1004 de J.S. Bach comparada com as transcrições de Segovia e Costa: uma análise de procedimentos representativos. In: VIII Símpósio Acadêmico de Violão da EMBAP (UNESPAR), 2015, Curitiba. A transcrição de Carlevaro da Chaconne BWV 1004 de J.S. Bach comparada com as transcrições de Segovia e Costa: uma análise de procedimentos representativos, 2015.

  • OROSCO, M. T. S. . Participação como convidado para proferir a Palestra 'Diferenças entre Interpretação e Performance sob a ótica da Musicologia na disciplina Pesquisa em Música do PPGMU-UFU em 5 de abril de 2021. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OROSCO, M. T. S. . Palestra 'A música na experimentação estético-cultural do homem' proferida no I Colóquio Lecturi: lugares das linguagens no processo de humanização organizado pelo grupo de estudos 'Lecturi' do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia em 09 de junho de 2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OROSCO, M. T. S. . Participação em Mesa Redonda intitulada 'Lugares das linguagens na formação humana' realizada no 'I Colóquio Lecturi: lugares das linguagens no processo de humanização' organizado pelo grupo de estudos 'Lecturi' do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia em 09 de junho de 2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OROSCO, M. T. S. . Palestra intitulada ?O Compositor Isaias Savio e sua obra para violão?, proferida durante e como parte do ?VIII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP/ Homenagem a Isaias Sávio? (Escola de Música e Belas Artes do Paraná/UNESPAR), realizado no Auditório da EMBAP/ Curitiba-PR, em 10 de Dezembro de 2015.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OROSCO, M. T. S. . Participação na Mesa Redonda ?Homenagem à Isaias Sávio?, como parte do ?VIII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP?, realizada no Teatro Rafael Greca/ Curitiba-PR, em 12 de dezembro de 2015.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OROSCO, M. T. S. . Palestra intitulada 'O posicionamento crítico do intérprete violonista frente ao repertório do instrumento', realizada durante e como parte da '1a. Semana Violonística e 1o. Concurso Interno de Violão', pelo Conservatório Estadual de Música de Araguari (MG), em 27 de setemnro de 2013.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OROSCO, M. T. S. . Palestra intitulada 'O intérprete violonista e a revisão crítica no repertório do instrumento', proferida durante e como parte do 'VII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP/ Homenagem a Almeida Prado' (Escola de Música e Belas Artes do Paraná/UNESPAR), realizada no auditório da EMBAP/ Curitiba-PR, em 14 de dezembro de 2013.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OROSCO, M. T. S. . Palestra sobre o Concerto para violão e Orquestra de Francisco Mignone e sua edição crítica a partir da versão de Sérgio Abreu. Tema - 'O posicionamento crítico do intérprete violonista frente ao repertório do instrumento' - , realizada durante o III Encontro Internacional de Música da FFCLRP-USP (USP - Campus de Ribeirão Preto), ocorrido entre 16 e 29 de julho de 2012.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OROSCO, M. T. S. . O compositor Isaias Savio e sua obra ao violão. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OROSCO, M. T. S. . Transcrição do Hino Nacional Brasileiro para Violão Solo publicada na Revista Vórtex Vol.4 N.3 de 2016. CURITIBA: UNESPAR, 2016. (Partitura Musical/Outro).

  • OROSCO, M. T. S. . Versão Crítica do Concerto para Violão e Orquestra de Francisco Mignone (foco da Tese do Doutorado - revisão/ restauração das ideias musicais e execução com base em fontes primárias e versão solo de Sérgio Abreu). São Paulo: Banco de Tese da USP, 2013. (Partitura Musical/Orquestra).

  • OROSCO, M. T. S. . Prelúdio e Toccata. Uberlândia: Revista Ouvirouver, 2005. (Partitura Musical/Outro).

  • OROSCO, M. T. S. . Sonatina Russa. Sevilla: Revista ?OCHOSONORO? da Asociación Guitarrística América Martínes, 1999. (Partitura Musical/Outro).

Outras produções

OROSCO, M. T. S. . Parecerista ad hoc para o volume 11, número 1 (2023) da Revista Vórtex (ISSN 2317-9937). 2023.

OROSCO, M. T. S. . Parecerista ad hoc da Revista OPUS Volume 28 da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2022.

OROSCO, M. T. S. . Atuação como Parecerista avaliando duas propostas de comunicação oral submetidas ao 'PERFORMUS?20 ? Congresso Internacional da Associação Brasileira de Performance Musical ? ABRAPEM sob coordenação científica do Dr. Daniel Luís Barreiro em 2020. 2020.

OROSCO, M. T. S. . Parecerista ad hoc para o volume 8, número 3 (2020) da Revista Vórtex (ISSN 2317-9937). 2020.

OROSCO, M. T. S. . Parecerista ad hoc para o volume 7 - número 2 (junho de 2018) da Revista Vórtex (ISSN 2317-9937). 2019.

OROSCO, M. T. S. . Parecerista ad hoc para o volume 6 - número 2 (junho de 2018) da Revista Vórtex (ISSN 2317-9937). 2018.

OROSCO, M. T. S. . Parecerista de cinco artigos para comunicação na ANPPON em Campinas, em 2017. 2017.

OROSCO, M. T. S. . Parecerista de cinco produtos musicais para apresentação artística na ANPPON em Campinas, em 2017. 2017.

OROSCO, M. T. S. . Parecerista ad hoc da Revista Vórtex (ISSN 2317-9937) no volume 5 - número 3 (2017). 2017.

OROSCO, M. T. S. . Parecerista ad hoc da Revista Vórtex (ISSN 2317-9937) no volume 5 - número 1 (junho de 2017). 2017.

OROSCO, M. T. S. . Integrante da comissão científica do IX Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP avaliando duas comunicações submetidas ao referido simpósio em sua versão IX em 2017. 2017.

OROSCO, M. T. S. . Parecerista de oito artigos para comunicação na ANPPON em Belo Horizonte, em 2016. 2016.

OROSCO, M. T. S. . Membro da comissão científica que avaliou os artigos para comunicação (dois) submetidos ao VII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP (UNESPAR). 2015.

OROSCO, M. T. S. . Parecerista na Revista Vórtex (avaliação de um artigo para o v.2/ n.1). 2014.

OROSCO, M. T. S. . Membro da Comissão Científica que selecionou os trabalhos (artigos) do VI Simpósio Acadêmico de Violão da Embap. 2013.

OROSCO, M. T. S. . Participação como compositor palestrante no evento online intitulado 'Ciclo de debates sobre Estudos para Violão escritos por compositores(as) brasileiros(as)' (4a. parte) junto da participação dos compositores Roberto Vitório e Arthur Kampela, realizado pela UNIRIO e Instituto Villa-Lobos em 29 de julho às 18:00h. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

OROSCO, M. T. S. . Participação na LIVE 'HOMENAGEM A ISAIAS SAVIO - 120 ANOS' mediada por Luciano Morais em seu canal 'CONVERSA DE VIOLONISTA', com as participações também de Gílson Antunes e Alessandro Pereira em setembro de 2020. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

OROSCO, M. T. S. ; CASTRO, E. ; ROSA, A. ; MACHADO, A. C. . Mesa redonda intitulada 'Violão, carreira e atuação: novas perspectivas' realizada durante a 'Jornada Violonística UFU / Violão & Violão' realizada na Universidade Federal de Uberlândia entre 04/04/2018 e 06/04/2018. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OROSCO, M. T. S. . Participação como ministrante de oficina de Violão Clássico no 6.o Festival de Música de Presidente Prudente ? SP entre 01 e 06 de julho de 2019. Carga horária: 20 horas. 2019. .

OROSCO, M. T. S. . VII Festival Internacional de Violão de Campo Grande, com dois recitais e masterclasses entre 29 de julho e 04 de agosto de 2024 na Universidade de Mato Grosso do Sul - UFMS. 2024. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recital de Violão como parte das Atividades Musicais da Semana de Boas Vindas ao novos aluos (2024/2), realizado na Sala Camargo Guarnieri em 06 de agosto de 2024, com obras de Isaias Savio e Francisco Araújo. 2024. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. ; ALVES, P. . Solista convidado no Concerto Raízes (2ª. Sessão), junto à Orquestra de Cordas Dedilhadas e Coral Nova Vida, interpretando 'Recife Antigo' de Francisco Araújo e, junto a mezzo-soprano Poliana Alves, 'Canção do Amor', de Villa-Lobos, e 'Alquimias' (letra de Percival Lelo Gomes e música de Maurício Orosco), em 15/12/2024 às 20h, no Auditório Prof. Paulo de Bastos Perillo (UFCAT), em Catalão-GO.. 2024. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Solista convidado no Concerto Raízes (1ª. Sessão), junto à Orquestra de Cordas Dedilhadas e Coral Nova Vida, interpretando 'Nesta Rua' de Isaias Sávio, em 15/12/2024 às 18h, no Auditório Prof. Paulo de Bastos Perillo (UFCAT), em Catalão-GO.. 2024. Interpretação.

SATOMI, K. ; OROSCO, M. T. S. . Reapresentação da transcrição de 'Haro No Umi' de Michio Miyagui para violão e violoncello por Maurício Orosco e Kayami Satomi, por ocasião dos Dias dos Pais comemorado pela Comunidade Japonesa de Uberlândia em 27 de agosto de 2023. 2023. Interpretação.

ARANTES, G. ; ARAUJO, F. ; OROSCO, M. T. S. . Participação no Recital 'Noite de Reencontros' realizado em 25 de março de 2023 na sala Camargo Guarnieri do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia, contanto com o violonista Graciano Arantes (organizador), e com o também convidado Francisco Araújo, compositor homenageado. Este recital contou com a estreia de 'Jogada de Rei', de Francisco Araújo, escrito em homenagem ao Pelé. 2023. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. ; COSTA, T. F. C. . Apresentação do 'Concerto para Violão e Orquestra' de Francisco Mignone na versão violão e piano dentro do 'Performus 23', realizado pela Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM), em 27 de setembro de 2023. Nesta ocasião, foi apresentada a versão atualizada de Sérgio Abreu para a parte solística bem como estreada nova redução pelo próprio pianista correpetidor, Thiago de Freitas.. 2023. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. ; SANTOS, W. P. . Realização de masterclass para os alunos do Conservatório Municipal de Patos de Minas, em 23 de setembro de 2023.. 2023. Interpretação.

FREITAS, T. ; OROSCO, M. T. S. . Apresentação do 3. Movimento do 'Concerto para Violão e Orquestra' de Francisco Mignone (versão violão e piano) no Recital dos Professores do Curso de Música da UFU, realizado na Sala Camargo Guarnieri (UFU) em 18 novembro 2023, junto ao pianista Thiago de Freitas.. 2023. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. ; ARAUJO, F. . Participação no Recital dos Professores do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia, estreando a obra 'Ponto Chic' de Francisco Araújo. 2022. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Registro (e lançamento) em áudio e vídeo da obra 'Rapadura Não é Mole Não', de Rafael Milhomem junto ao Quarteto Goyazes de Violões via Lei Aldir Blanc. 2021. Registro Fonográfico.

OROSCO, M. T. S. . Registro (e lançamento) em áudio e vídeo da obra 'A Furiosa', de Paulo Bellinati junto ao Quarteto Goyazes de Violões via Lei Aldir Blanc. 2021. Registro Fonográfico.

OROSCO, M. T. S. . Registro (e lançamento) em áudio e vídeo da obra 'Frevo e Fuga', de Paulo Bellinati junto ao Quarteto Goyazes de Violões via Lei Aldir Blanc. 2021. Registro Fonográfico.

OROSCO, M. T. S. . Participação como violonista convidado no Concerto de Encerramento do 'Projeto: Música - Uma Nova Realidade', realizado em Campo Alegre-GO em 04 de maio de 2019. 2019. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Concerto de Encerramento com o Quarteto Goyazes na 2a. Jornada Violonística UFU / Violão & Violão realizada na Universidade Federal de Uberlândia entre 16/04/2019 a 17/04/2019, sob a coordenação de Andre Campos Machado, com carga horária de 20 horas. 2019. Interpretação.

TREMURA, W. ; CIULEI, S. ; SANTOS, S. ; MULLEN, J. ; OROSCO, M. T. S. . Participação em Concerto de música brasileira como integrante do Quinteto Alachua no Digital Worlds Institute da Universidade da Flórida em 16 de Novembro de 2019. 2019. Interpretação.

TREMURA, W. ; OROSCO, M. T. S. . Participação como integrante do grupo Jacaré Vocal em concerto de música brasileira realizado no espaço Bo Diddley (centro de Gainesville-Fl) em 25 de outobro de 2019. 2019. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recital de violão solo com ênfase no objeto de estudo do autor em seu pós-doutorado, as composições de Francisco Araújo (além de obras próprias e também de Isaias Savio), realizado na sala MUB 101 da Escola de Música da Universidade da Flórida em 16 de novembro de 2019. 2019. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. ; SOUZA, J. ; MILHOMEM, R. ; SEGANTINI, R. . Concerto 'Brasilidades' com o QUARTETO GOYAZES DE VIOLÕES no encerramento do semestre do 'Projeto Semeando Cultura' na cidade de Catalão-GO em 12 de julho de 2018. 2018. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. ; MILHOMEM, R. ; SOUZA, J. ; SEGANTINI, R. . Concerto 'Brasilidades' com o QUARTETO GOYAZES DE VIOLÕES no SESC-CENTRO de Goiânia-GO em 13 de julho de 2018. 2018. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Concerto de Encerramento do Projeto Mãos que Tocam realizado em Catalão-GO em 30 de junho de 2018. 2018. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Participação como instrumentista convidado no 'Espetáculo dos 10 anos do Colégio Logosófico de Uberlândia', realizado no Teatro Municipal da cidade em 04 de julho de 2018. 2018. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Realização de gravação com o Quarteto Goyazes da música 'Abertura' de Maurício Orosco durante a 'Jornada Violonística UFU / Violão & Violão' realizada na Universidade Federal de Uberlândia entre 04/04/2018 e 06/04/2018. 2018. Registro Fonográfico.

OROSCO, M. T. S. . Concerto de Encerramento com o Quarteto Goyazes na Jornada Violonística UFU / Violão & Violão realizada na Universidade Federal de Uberlândia entre 04/04/2018 e 06/04/2018. 2018. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. ; MILHOMEM, R. ; SOUZA, J. ; SEGANTINI, R. . Concerto 'Brasilidades' com o QUARTETO GOYAZES DE VIOLÕES no Teatro Municipal de Uberlândia-MG por meio do Projeto Boca de Cena da Secretaria Municipal de Cultura da cidade em 29 de agosto de 2018. 2018. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. ; MILHOMEM, R. ; SOUZA, J. ; SEGANTINI, R. . Concerto parcial com parte do programa do tema 'Brasilidades' com o QUARTETO GOYAZES DE VIOLÕES no Terceiro Seminário de Filosofia e Formação de Professores realizado no Auditório Paulo de Bastos Perillo da Universidade Federal de Catalão em 18 de setembro de 2018. 2018. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recital de Professores na Sala Camargo Guarnieri para recepção dos alunos ingressantes no Curso de Música da UFU interpretando o 'Rococó' da 'Suíte Picnic' de Claude Bolling e 'Baião de Gude' e 'Frevo e Fuga' de Paulo Bellinati com o Quarteto Goyazes de violões em 11 de abril de 2017 na Sala Camargo Guarnieri do Curso de Música da UFU. 2017. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recital comemorativo dos 60 anos do Curso de Música da UFU interpretando 'Introduction et Sérénade pour Django' e 'Chalana' de Mário Zan e Arlindo Pinto no arranjo de Thiago Colombo, realizado no Teatro Municipal de Uberlândia em 07 de julho de 2017. 2017. Interpretação.

OROSCO, MAURÍCIO ; SOUZA, J. ; MILHOMEM, R. ; SEGANTINI, R. . Recital como integrante do Quarteto Goyazes de Violões ao final da cerimônia de lançamento do 'Projeto Melodia' realizado na Prefeitura Municipal de Caldas Novas em 10 de agosto de 2017. 2017. Interpretação.

OROSCO, MAURÍCIO ; SOUZA, J. ; MILHOMEM, R. ; SEGANTINI, R. . Recital como integrante do Quarteto Goyazes de Violões junto a cerimônia de abertura do 'V SEPMEL' no auditório Lívia Abrahão do Nascimento da Universidade Federal de Goiás em Catalão no dia 14 de agosto de 2017. 2017. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. ; SOUZA, J. ; MILHOMEM, R. ; SEGANTINI, R. . Recital com o Quarteto Goyazes na 2a. Semana do Violão realizada no auditório do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Caparelli em 12 de Setembro de 2017. 2017. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recital de Professores na Sala Camargo Guarnieri em 29 de Fevereiro de 2016 para recepção dos alunos ingressantes no Curso de Música da UFU interpretando 'Chalana' de Airton Pinto e Mario Zan no arranjo do violonista Thiago Colombo. 2016. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recital de Música de Câmara no Projeto Prelúdio em 21 de julho de 2015 na Sala Camargo Guarnieri do Curso de Músia da UFU. 2015. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Participação em Recital de Professores realizado na Sala Camargo Guarnieri do Curso de Música da UFU em 18 de agosto de 2015, interpretando parte das Sete Canções Espanholas de Manuel de Falla junto da mezzo-soprano Poliana Alves.. 2015. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recital Didático no 'Projeto Mãos que Tocam' realizado em Catalão (GO) no auditório Paulo Bastos da UFG, em 22 de Maio de 2015.. 2015. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Participação da Camerata de Violões da UFU no Recital de alunos da disciplina Estágio Bacharelado 1 e 2, realizado na sala Camargo Guarnieri do Curso de Música da UFU, em 11 de Fevereiro de 2015. 2015. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Participação em Recital de Professores realizado na Sala Camargo Guarnieri do Curso de Música da UFU em 23 de março de 2015, interpretando Tempo de Maracatu de Geraldo Ribeiro e Prelúdio e Toccata do autor.. 2015. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Participação da Camerata de Violões da UFU no Recital de alunos de violão intitulado 'Música Contemporânea' , realizado na sala Camargo Guarnieri do Curso de Música da UFU, em 26 de junho 2015.. 2015. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recital de Violão no Museu de Arte Sacra Diocese de Uberlândia no Bairro Jaraguá, em 28 de Agosto de 2015, interpretando obras de Isaias Savio.. 2015. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recital de Violão com programa integralmente constituído de obras de Isaias Sávio no 'VIII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP' (Escola de Música e Belas Artes do Paraná/UNESPAR), realizado no Museu Guido Viaro/ Curitiba ?PR, em 11 de Dezembro de 2015.. 2015. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Participação como violonista/solista no Recital ?Brasil que toca!? do Projeto ?Mãos que tocam II?, junto da Orquestra de Violões e Coral Mãos que Tocam, realizado no auditório do ITEGO em Arte Labibe Faiad/ Catalão-GO, em 28 de Novembro de 2015.. 2015. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Haru no Umi (de Michio Miyagi): versão de arranjo sem scordatura (5a. Corda Lá afinada em Si) no violão. 2014. Arranjo.

OROSCO, M. T. S. . Participação como instrumentista no recital do Projeto 'Tributo a Guerra-Peixe: 100 anos de nascimento', interpretando ao violão, os 'Cinco Prelúdios' do compositor. Recital realizado em 24 de Junho de 2014 na Sala Camargo Guarnieri do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia. 2014. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Estréia de 'Imitaçoes à l'antique', originalmente escrita para três violões. A obra foi estreada dentro do 3o. Seminário de Prática e Pesquisa em Música da UFU, por ocasião do recital da Camerata de Violões. 2014. Composição (estréia).

OROSCO, M. T. S. ; BROMBILLA, M. C. ; SILVA, A. C. . Participação como instrumentista em Trio de Violões junto ao Professor Marcelo Cazarotto Brombilla e o discente Armando Medeiros por ocasião do recital da Camerata de Violões, realizado dentro do 3o. Seminário de Prática e Pesquisa em Música da UFU, em 19 de Agosto de 2014.. 2014. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Participação no Recital dos Professores do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia, realizado na Sala Camargo Guarnieri do Curso de Música da UFU em 30 de Setembro de 2014.. 2014. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recital Comentado realizado na sede da Fraternidade Assistencial Missionária Estrela de Davi (Uberlândia-MG), em 11 de Junho de 2014.. 2014. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recital Comentado realizado no SESC Uberlândia para as turmas Rosa, Verde e Amarelo do PHE em 24 de Junho de 2014.. 2014. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recital Comentado realizado no SESC Uberlândia para as turmas Rosa, Verde e Azul do PHE em 25 de Junho de 2014.. 2014. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recital Didático no 'Projeto Mãos que Tocam', realizado em Calalão (GO), em 29 de Agosto de 2014.. 2014. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recital Didático no 'Projeto Mãos que Tocam' realizado em Catalão (GO) no auditório Paulo Bastos da UFG, em 07 de Novembro de 2014.. 2014. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Participação em Recital como instrumentista solista e junto a Camerata de Violões da UFU em 19 de Novembro de 2014, durante o 'II Congresso Brasileiro de Estudos Organizaci​onais' organizado pela Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN).. 2014. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Oficina de capacitação e Masterclass de violão no 'Projeto Mãos que Tocam' realizados em Catalão (GO) na Sede Obras Sociais Jorge Faim Filho, em 30 de Agosto de 2014.. 2014. Outra.

OROSCO, M. T. S. . Masterclass de violão no 'Projeto Mãos que Tocam' realizado em Catalão (GO) no Auditório do SENAI, em 08 de Novembro de 2014.. 2014. Outra.

OROSCO, M. T. S. . Hermosa Dulcinea (de Rubens Russomanno Ricciardi). 2013. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Brisa e Batuque, álbum dedicado e estreado pelo UDI CELLO ENSEMBLE em 23 de Abril no Teatro Rondón Pacheco de Uberlândia (MG).. 2013. Composição (estréia).

OROSCO, M. T. S. . Nascente ao Poente - Ciclo de três obras autônomas: 1. Alvorada (Prelúdio), 2. Efervescência (Fugato) e 3. Repouso (Melodia). 2013. Composição (estréia).

OROSCO, M. T. S. . Quatro Prelúdios para Andrés Segovia: El Aire Andaluz; El Ìmpetu, El Cantabile, La Pujanza. 2012. Composição (estréia).

OROSCO, M. T. S. . Saracoteando: polca-maxixe. 2012. Composição (estréia).

OROSCO, M. T. S. . Recital de Violão no III Encontro Internacional de Música (composições próprias). 2012. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Master-Classes no III Encontro Internacional de Música (26 e 27 de Julho de 2012). 2012. Diversas.

OROSCO, M. T. S. . 46. Festival Música Nova- Gilberto Mendes (participação especial do compositor Maurício Orosco ao violão). 2012. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Solenidade de inauguração da fase final do conjunto arquitetônico da FDRP. 2012. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Documentário: Encontros e Composições (Grupo de Pesquisa do Corpo-espaço e territorialidade). 2012. Trilha Sonora.

OROSCO, M. T. S. . Duas Miniaturas e Coda para Orquestra. 2012. Composição (estréia).

RICCIARDI, R. R. ; OROSCO, M. T. S. . Participação em Concerto Sinfônico. 2012. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Estréia do CD autoral 'Maurício Orosco - Da própria Lavra - Vol.1'. 2011. Registro Fonográfico.

OROSCO, M. T. S. . Segunda apresentação do CD autoral 'Maurício Orosco - Da própria Lavra - Vol.1' (na cidade natal do autor). 2011. Registro Fonográfico.

OROSCO, M. T. S. . Recital de Violão na série "Convite à Música". 2010. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recital de Violão no Festival Internacional de Música 'V Prelúdios' (Dourados-MS). 2010. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Por do Sol no Cerrado (para Orquestra). 2010. Composição (estréia).

OROSCO, M. T. S. . Composição de 'Prólogo', que complementa a composição 'Sonatina Russa' (álbum então constituído por 'Prólogo' e 'Allegro'). 2010. Composição (estréia).

OROSCO, M. T. S. . Recital de Recepção aos Calouros (UFU). 2009. Interpretação.

Duo Maurício Orosco e Kayami Satomi ; OROSCO, M. T. S. . Recital com o Duo Orosco-Satomi (Cello-Violão), pela Associação Pró-Música de Uberlândia - MG. 2009. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Trio Itinerante (Piano, Violão e Cello) com a pianista Viviane Taliberti e o violoncelista Kayami Satomi (Projeto de Extensão da UFU). 2009. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Trio Itinerante (Piano, Violão e Cello) com a pianista Viviane Taliberti e o violoncelista Kayami Satomi (Projeto de Extensão da UFU). 2009. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Trio Itinerante (Piano, Violão e Cello) com a pianista Viviane Taliberti e o violoncelista Kayami Satomi (Projeto de Extensão da UFU). 2009. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . RECITAL DE VIOLÃO NA BRAVIO. 2009. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Haru no Umi (de Michio Miyagi). 2009. Arranjo.

OROSCO, M. T. S. . Festival Leo Brouwer. 2008. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recital. 2008. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . I Colóquio Michel Foucault: Educação, Filosofia, História ? Transversais. 2008. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . 8º Encontro de Reflexões e Ações no Ensino/ Encontro Regional da Rede Arte na Escola. 2008. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recepção aos Calouros. 2008. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . 4ª. Semana da Música. 2007. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. ; OROSCO, Aline . Homenagem a Camargo Guarnieri. 2007. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . III Vem pra UFU. 2007. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . 1º. Seminário e Concurso de Violão Jodacil Damaceno. 2006. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . V SEMINÁRIO NACIONAL DE VIOLÃO VITAL MEDEIROS. 2006. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recital ?100 Anos de Radamés Gnattali?. 2006. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . VI Semana da Matemática. 2006. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . ?Projeto Pró-Música em Concerto?. 2005. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Recital. 2005. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . 4º. Encontro de Violonistas do Mato Grosso do Sul. 2002. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . 1º. Verão Fest Música de Itanhaém. 2002. Interpretação.

OROSCO, M. T. S. . Quatro Prelúdios para Andrés Segovia: El Aire Andaluz; El Ìmpetu, El Cantabile, La Pujanza. 2011 (Composição de obra para violão solo).

OROSCO, M. T. S. . Saracoteando: polca-maxixe. 2011 (Composição de obra para violão solo).

OROSCO, M. T. S. . Maurício Orosco - Da Própria Lavra - Volume 1. 2010 (Gravação de CD instrumental com obras próprias.).

OROSCO, M. T. S. . Instantes I, II e III. 2009.

OROSCO, M. T. S. . Batuque. 2009.

OROSCO, M. T. S. . Rastapé. 2009.

OROSCO, M. T. S. . Por do Sol no Cerrado. 2009.

OROSCO, M. T. S. . Duas Miniaturas para Orquestra: Rapidinho e Por do Sol no Cerrado. 2009.

OROSCO, M. T. S. ; LUIZ, N. . Los Pueblos Blancos. 2005.

OROSCO, M. T. S. . Choro de Macho. 2005.

OROSCO, M. T. S. . Estudo em Arabescos N.4. 2003.

OROSCO, M. T. S. . Estudo em Arabescos N. 1. 2000.

OROSCO, M. T. S. . Fantasia III. 2000.

OROSCO, M. T. S. . Kerigma. 1997.

OROSCO, M. T. S. . Prelúdio e Toccata. 1996.

OROSCO, M. T. S. . Sonatina Russa (Prólogo e Allegro). 1996.

OROSCO, M. T. S. . Prelúdio e Fuga. 1996.

OROSCO, M. T. S. . Estudo em Arabescos N. 3. 1996.

OROSCO, M. T. S. . Fantasia para Flauta e Violão. 1996.

OROSCO, M. T. S. . Intermezzo. 1995.

OROSCO, M. T. S. . Fantasia I. 1994.

OROSCO, M. T. S. . Prelúdio I. 1994.

OROSCO, M. T. S. . Estudo em Arabescos N. 2. 1994.

OROSCO, M. T. S. . Tema Variado. 1993.

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    O REPERTÓRIO VIOLONÍSTICO E A PERFORMANCE: Estudos de revisão crítica, Descrição: A pesquisa proposta tem por objetivo coletar e analisar intervenções/soluções de notas (ajustes, revisões etc.) detectadas em partituras para violão de compositores intérpretes do passado e do presente, em partituras de compositores não violonistas, bem como em transcrições. O foco da pesquisa é todo e qualquer ajuste de nota que tenha o intuito de proporcionar performances musicais alinhadas aos subtextos das partituras, nem sempre evidentes. Nesta perspectiva, partituras, métodos, registros sonoros e audiovisuais ? a partir do momento em que estes se iniciam ? tem a mesma relevância como fonte para as análises. A metodologia consiste em comparar estas intervenções sob a ótica do estruturalismo musical de Arnold Schönberg e Willian Caplin, e do conceito do intérprete-editor de James Grier. Esta proposta deriva da tese do proponente, cuja temática maior é a da revisão crítica de partituras para a performance. Dentre as metas estão: as submissões de trabalhos em eventos científicos e periódicos; a preparação e atuação prática ao violão de repertórios revisados sob esta ótica, resultantes da própria pesquisa; e, conforme o andamento da mesma, a editoração de partituras novas como versão crítica de obras que necessitem deste estudo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maurício Tadeu dos Santos Orosco - Coordenador / Christhian Barcelos Carvalho Lima Beschizza - Integrante / Carlos Givanny Domingos Vaz - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2004

    Estudo e Aplicação de 137 conselhos técnicos de David Russell, Descrição: Estudo e Aplicação de 137 conselhos técnicos de David Russell Descrição: estudar padrões de soluções técnicas e musicais provenientes do violonista David Russell em repertórios de diversos períodos. Tal pesquisa enquadrou-se como proposta complementar a instauração gradual de estudos de revisão crítica de partituras, que culminou com a tese defendida em 11/2013. A metodologia consistiu em trabalhar com o repertório desenvolvido pelos alunos de violão em suas respectivas disciplinas ?Instrumento (Bacharelado)? ou ?Práticas Instrumentais (Licenciatura)?, aplicando os conselhos técnicos de David Russell quando pertinente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maurício Tadeu dos Santos Orosco - Coordenador.

Prêmios

2012

Chamada de composições para violão solo - Projeto Novas (2 obras selecionadas dentre 37 enviadas), Produção independente - Elodie Bouny (Juri: Sérgio Assad, Marco Pereira, Fábio Zanon e Elodie Bouny).

2001

Finalista, XI Concurso Nascente.

1999

Menção Honrosa, I Concurso Violão Intercâmbio.

1999

Bolsista, FAPESP.

1998

Membro, Asociación Guitarrística América Martinez.

1997

Terceiro lugar, I Concurso Nacional de Violão Musicalis.

1991

Primeiro lugar, Concurso Interno do Conservatório Municipal Jupyra Cunha Marcondes.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais. , AV. JOÃO NAVES DE ÁVILA, 2.160, Santa Mônica, 38408100 - Uberlândia, MG - Brasil

Experiência profissional

2004 - 2004

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2003

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40