Miguel Telesca Coelho

Atualmente, Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus Visconde da Graça no curso Técnico e Superior em Agroindústria, onde ministro as disciplinas de Tecnologia de leite e derivados, Microbiologia, Fundamentos de Química de Alimentos I, Operações unitárias, Higiene e Segurança Agroindustrial. Possuo título de Bacharel em Química de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas no ano de 2010. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos na linha de pesquisa de Frutas e Hortaliças, na Universidade Federal de Pelotas.

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2014 em Ciência e Tecnologia Agroindustrial

2011 - interrompida

Universidade Federal de Pelotas
Orientador: Angelita da Silveira Moreira;Ano de interrupção: 2014

Graduação em Química de Alimentos

2006 - 2010

Universidade Federal de Pelotas
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

2003 - 2006

Centro federal de Educacao tecnológica de pelotas

Formação complementar

2017 - 2017

Minicurso de Degustação de Cerveja. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.

2016 - 2016

Boas práticas em serviços de alimentação - Curso On-Line. (Carga horária: 12h). , Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, Brasil.

2015 - 2015

Programa de capacitação técnica em inspeção de produtos de origem animal. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2015 - 2015

Método de avaliação da bioatividade de óleos essenciais e seus derivados. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.

2015 - 2015

Semana de discussões pedagógicas. (Carga horária: 24h). , Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.

2014 - 2014

Orientação de Dissertação e Tese - PPGCTA. (Carga horária: 17h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2013 - 2013

Treinamento de professores em Moodle. , Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.

2013 - 2013

Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Capacitação. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.

2013 - 2013

Treinamento de Professores em Moodle. , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, IF-SUL, Brasil.

2012 - 2012

Seminários em Agroindústria II - PPGCTA. , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2012 - 2012

Orientação de Dissertação e Tese - PPGCTA. , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2011 - 2011

Fisiologia de pós-Colheita de Frutas e Hortaliças I - PPGCTA. (Carga horária: 102h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2011 - 2011

Princípios e Métodos de Conservação de Alimentos - PPGCTA. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2011 - 2011

Cromatografia Aplicada a Alimentos - PPGCTA. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2011 - 2011

Seminários em Agroindústria I - PPGCTA. (Carga horária: 17h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2011 - 2011

Metodologia da Pesquisa - PPGCTA. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2010 - 2010

Bioquímica Metabólica de em Alimentos - PPGCTA. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2008 - 2008

Boas Práticas de Laboratório. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Organização de eventos

PETER, M. Z. ; COELHO, M. T. ; WALLY, A. P. S . 1ª Jornada Acadêmica do Curso Técnico em Agroindústria. 2017. (Outro).

COELHO, M. T. ; VALLIM, A. P. W. . III Semana Acadêmica do Curso Técnico em Agroindústria do Campus Pelotas-Visconde da Graça. 2013. (Outro).

COELHO, M. T. . VIII Semana Acadêmica de Química de Alimentos e IV Mostra Científica. 2008. (Exposição).

COELHO, M. T. . Projeto de extensão Universidade na Rua - Curso de Química de Alimentos. 2006. (Exposição).

Participação em eventos

I Jornada Acadêmica do Curso Técnico em Agroindústria - 30 horas. 2017. (Outra).

VI Semana Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas - Cooperativismo e Desenvolvimento. 2017. (Outra).

V Semana Acadêmica do Curso de Tecnologia em Agroindústria: A Agroindústria e seus Campos de Atuação - 16 horas. 2017. (Outra).

Expositor do estande do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense na 89ª Expofeira de Pelotas. 2015. (Exposição).

IV Semana Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria. 2015. (Outra).

Expositor do estande do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense na 22ª Fenadoce de Pelotas. 2014. (Feira).

III Semana Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria - Saúde e segurança Alimentar do Campus Pelotas - Visconde da Graça. 2014. (Outra).

IV Congresso Latino Americano e X Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. CORRELAÇÃO ENTRE FENÓIS TOTAIS E CAPACIDADE ANTIOXIDANTE EM ABACATE. 2009. (Congresso).

IV Congresso Latino Americano e X Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. Contribuição para análise de risco de contaminação microbiológica na colheita de pêssegos in natura: percepção dos produtores. 2009. (Congresso).

IV Congresso Latino Americano e X Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos / III Encontro Nacional de Controle de Zoonoses e II Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. 2009. (Congresso).

17º Congresso de Iniciação Científica, 7ª Mostra de Pós-Graduação e 4ª Mostra de Extensão. Compostos fenólicos e atividade antioxidante em néctar de frutas e em preparado sólido para refresco. 2008. (Congresso).

2º Simpósio de Segurança Alimentar.AVALIAÇÃO DA COR DE RECOBRIMENTO EM PÊSSEGOS ?JUBILEU? E ?ELDORADO?. 2008. (Simpósio).

2º Simpósio de Segurança Alimentar: Debatendo Qualidade. 2008. (Simpósio).

2º Simpósio de Segurança Alimentar - Debatendo Qualidade.Perfil dos consumidores de frutas na zona central de Pelotas. 2008. (Simpósio).

III Jornada em Ciência e Tecnologia de Alimentos ? Universidade Federal de Pelotas. 2008. (Encontro).

VIII Semana Acadêmica de Química de Alimentos e IV Mostra Científica. Universidade Federal de Pelotas ? Curso de Química de alimentos. 2008. (Encontro).

XVII Congresso de Iniciação Científica e X Encontro de Pós-Graduação. FASES DE COLORAÇÃO DA CASCA E CONTEÚDO DE FENÓIS TOTAIS EM CARAMBOLA. 2008. (Congresso).

7º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos ? SLACA. 2007. (Simpósio).

III Mostra de Trabalhos Científicos e VII Semana Acadêmica do Curso de Bacharelado em Química de Alimentos - Universidade Federal de Pelotas. 2007. (Encontro).

II Mostra Científica e VI Semana Acadêmica do Curso de Bacharelado em Química de Alimentos - Universidade Federal de Pelotas. 2006. (Encontro).

Jornada em Ciência e Tecnologia de Alimentos ? Universidade Federal de Pelotas. 2006. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Vicente Gomes Weth

COELHO, M. T.; SELMO, M. S; PETER, M. Z.. Banca de defesa de estágio supervisionado.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Técnico em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: CARLOS ALEXANDRE DA ROSA

COELHO, M. T.; PETER, M. Z.; SELMO, M. S. Banca de defesa de estágio supervisionado.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Técnico em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: VICTORIA NOVO SCHIMITZ

COELHO, M. T.; MARTINS, R. M.; SELMO, M. S. Banca de defesa de estágio supervisionado.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Técnico em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Lusiara Helene Vilela da Silva

COELHO, M. T.; WALLY, A. P. S; SELMO, M. S. Banca de defesa de estágio supervisionado.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Técnico em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Anna Paula Heling Altenburg

COELHO, M. T.; Zaicovski, C. B.. Avaliação físico-químico da recepção do leite cru. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Louisiane da Silva Milbrath

COELHO, M. T.; LIMA, L. D. P; SILVA DA, C. D. Sistemática de rastreabilidade adotada pela empresa Conservas Oderich S.A. para ervilhas em conserva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Gisele Ferrari Muller

COELHO, M. T.; PETER, M. Z.; PLADA, G. M. Processamento de pêssego em cubos congelados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Alessandra Gomes Carvalho

COELHO, M. T.; FONSECA, S. F; RECH, T. B. Banca de defesa de estágio supervisionado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Técnico em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Ana Paula dos Santos

COELHO, M. T.; MARTINS, R. M.; RECH, T. B. Banca de defesa de estágio supervisionado.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Técnico em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Roger Ribeiro da Rocha

COELHO, M. T.; LIMA, L. D. P; RECH, T. B. Estágio Curricular Obrigatório do Curso Técnico em Agroindústria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Técnico em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: CAMILO BRUNO FONSECA

COELHO, M. T.; Zaicovski, C. B.; WENDT, M. R.. IDENTIFICAÇÃO DE AGENTES CAUSADORES DE MASTITE E TESTES DE SENSIBILIDADE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Matheus Lauffer

GULARTE, M. A.; LUVIELMO, M.;COELHO, M. T.. Desenvolvimento de Programa de treinamento de julgadores visando análise sensorial de textura.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas.

COELHO, M. T.; NOBRE, G. A.; BROD, F. A. T.. Banca de seleção de Tutores para a Educação à Distância. 2013. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

BOUSCHEID, J. L. W.; PETER, M. Z.; MORAES, M. L. B.;COELHO, M. T.. Portaria Nº 155/2012 - Processo seletivo destinado à contratação por tempo determinado de Professor Temporário - Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria e Eixo Tecnológico Produção Alimentícia. 2012. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Zaicovski, C. B.; WALLY, A. P. S;COELHO, M. T.; WENDT, M. R.. Banca para Monitorias destinados aos acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria - DIREN 009/2018. 2018. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

COELHO, M. T.. Comissão avaliadora da XX Feira de Ciências e Tecnologia Profª Carmem Leli da Silva Böhm. 2014. Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Canguçu.

Orientou

Gisele Ferrari Muller

Processamento de pêssego em cubos congelado; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Miguel Telesca Coelho;

Louisiane da Silva Milbrath

Sistemática de rastreabilidade adotada pela empresa Conservas Oderich S; A; para ervilhas em conserva; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Miguel Telesca Coelho;

CAMILO BRUNO FONSECA

IDENTIFICAÇÃO DE AGENTES CAUSADORES DE MASTITE E TESTES DE SENSIBILIDADE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Miguel Telesca Coelho;

CARLOS ALEXANDRE DA ROSA

Estágio Curricular Obrigatório do Curso Técnico em Agroindústria; 2016; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Miguel Telesca Coelho;

Alessandra Gomes Carvalho

Estágio Curricular Obrigatório do Curso Técnico em Agroindústria; 2013; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Miguel Telesca Coelho;

Produções bibliográficas

  • SEVERO, J. ; TIECHER, A. ; COELHO, M. T. ; LIMA, C. S. ; GULARTE, M. A. ; ROMBALDI, C. V. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E ACEITAÇÃO DE FRUTOS DE PHYSALIS (Physalis peruviana, L.). In: 3° Simpósio de Seguranção Alimentar, 2010, Florianópolis. 3° Simpósio de Seguranção Alimentar, 2010.

  • SILVA, J. A. ; SEVERO, J. ; LIMA, C. S. ; COELHO, M. T. ; SANTOS, R. S. ; MANICA-BERTO, R. ; RUFATO, A. R . Carotenóides e capacidade antioxidante de frutos de physalis. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e XV Seminário Latino Americano e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2008, Belo Horizonte. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e XV Seminário Latino Americano e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2008.

  • COELHO, M. T. ; MANICA-BERTO, R. ; TOMAZ, Z. F. P. ; ROMBALDI, C. V. ; RUFATO, A. R ; SILVA, J. A. . Avaliação da cor de recobrimento em pêssegos 'Jubileu' e 'Eldorado'. In: 2º Simpósio de Segurança Alimentar - Debatendo Qualidade, 2008, Bento Gonçalves. Anais do 2º Simpósio de Segurança Alimentar - Debatendo Qualidade, 2008.

  • COELHO, M. T. ; MANICA-BERTO, R. ; BETEMPS, D. L. ; RUFATO, A. R ; AIRES, R. F. ; ROMBALDI, C. V. . Perfil dos consumidores de frutas na zona central de Pelotas. In: 2º Simpósio de Segurança Alimentar - Debatendo Qualidade, 2008, Bento Gonçalves. Anais do 2º Simpósio de Segurança Alimentar - Debatendo Qualidade, 2008.

  • VOSS, G. B. ; MENDONCA, C. R. B. ; BORGES, C. D. ; RUTZ, J. K. ; COELHO, M. T. ; STARK, C. B ; JANSEN, C. . Avaliação sensorial de beterraba minimamente processada. In: 3º Congresso Brasileiro de Gastronomia & 1º Simpósio Regional de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010, Brasília. 3º Congresso Brasileiro de Gastronomia & 1º Simpósio Regional de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010, 2010.

  • HAMM, J. H. G. ; PEGORARO, C. ; MANICA-BERTO, R. ; SILVA, L. S. ; COELHO, M. T. ; RUFATO, A. R . Relação sólidos solúveis / acidez titulável e firmeza de polpa sob a influência do armazenamento em pêssegos Granada e Chimarrita. In: XI ENFRUTE - Levando conhecimento e tecnologia para a fruticultura - Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado, 2009, Fraiburgo / SC. XI ENFRUTE - Levando conhecimento e tecnologia para a fruticultura - Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado, 2009. v. II. p. 117-117.

  • COELHO, M. T. ; PEGORARO, C. ; MANICA-BERTO, R. ; SEVERO, J. ; BOTH, V. ; ROMBALDI, C. V. ; SILVA, J. A. . Expressão de genes com função estrutural na parede celular durante a maturação de pêssegos. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica (CIC), XI ENPOS, I Mostra Científica, 2009, Pelotas. XVIII Congresso de Iniciação Científica (CIC), XI ENPOS, I Mostra Científica, 2009.

  • COELHO, M. T. ; SANTOS, R. S. ; AFFONSO, L. B. ; PEGORARO, C. ; SILVA, J. A. ; ROMBALDI, C. V. . Correlação entre fenóis totais e capacidade antioxidante em abacate.. In: IV Congresso Latino Americano e X Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos / III Encontro Nacional de Controle de Zoonoses e II Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, 2009, Florianópolis. IV Congresso Latino Americano e X Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos / III Encontro Nacional de Controle de Zoonoses e II Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, 2009.

  • COELHO, M. T. ; FRANCO, J. J. ; HAMM, J. H. G. ; BORGES, A. F. ; MANICA-BERTO, R. ; ROMBALDI, C. V. . Contribuição para análise de risco de contaminação microbiológica na colheita de pêssegos in natura: percepção dos produtores.. In: IV Congresso Latino Americano e X Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos / III Encontro Nacional de Controle de Zoonoses e II Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, 2009, Florianópolis. IV Congresso Latino Americano e X Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos / III Encontro Nacional de Controle de Zoonoses e II Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, 2009.

  • MULLER. I.B. ; OLIVEIRA, I. R. ; SILVA, D. ; CRIZEL, G. R. ; RUTZ, J. K. ; COELHO, M. T. ; STARK, C. B ; BORGES, C. D. ; MENDONCA, C. R. B. . Efeito de diferentes tratamentos de conservação nas características sensoriais de cenouras minimamente processadas. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel/XI Encontro da Pós-Graduação/I Mostra Científica, 2009, Pelotas. XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel/XI Encontro da Pós-Graduação/I Mostra Científica, 2009.

  • TIECHER, A. ; SEVERO, J. ; COELHO, M. T. ; PEGORARO, C. ; LIMA, C. S. ; GALARÇA, S. P. ; BETEMPS, D. L. ; SILVA, J. A. . Conteúdo de fenois totais e capacidade antioxidante de figo em diferentes estágios de maturação. In: XVII Congresso de Iniciação Científica e X Encontro de Pós-Graduação, 2008, Pelotas. Anais do XVII Congresso de Iniciação Científica e X Encontro de Pós-Graduação, 2008.

  • CAMPELO, J. G. ; PEGORARO, C. ; MANICA-BERTO, R. ; AFFONSO, L. B. ; COELHO, M. T. ; ROMBALDI, C. V. . Conteúdo de fenóis totais em goiaba de polpa vermelha e branca. In: XVII Congresso de Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação, 2008, Pelotas. Anais do XVII Congresso de Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação, 2008.

  • COELHO, M. T. ; MANICA-BERTO, R. ; PEGORARO, C. ; AFFONSO, L. B. ; AIRES, R. F. ; SILVA, J. A. . Fases de coloração da casca e conteúdo de fenóis totais em carambola. In: XVII Congresso de Iniciação Científica e X Encontro de Pós-graduação, 2008, Pelotas. Anais do XVII Congresso de Iniciação Científica e X Encontro de Pós-graduação, 2008.

  • SANTOS, D. T ; STARK, C. B ; ROSA, C. G. ; STEURER, F. ; CRIZEL, G. R. ; DALLABRIDA, J. C. ; GOLDBECK, J. C. ; SANTOS, L. V. ; XAVIER, L. P. S. ; KUCK, L. S. ; COELHO, M. T. ; FREDA, S. A. ; PEREIRA, V. R. ; BORGES, C. D. ; MACHADO, M. R. G. . Qualidade higiênico-sanitária de lanches comercializados no campus universitário da UFPEL, RS. In: XVII Congresso de Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação, 2008, Pelotas, 2008, Pelotas - RS. Anais do XVII Congresso de Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação, 2008, 2008.

  • NICOLINI, C. ; STARK, C. B ; GOLDBECK, J. C. ; COELHO, M. T. ; PEREIRA, V. R. ; LUVIELMO, M. . Biofilme a base de gelatina. In: Jornada de Iniciação Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, 2010, Pelotas. Jornada de Iniciação Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, 2010.

  • SEVERO, J. ; TIECHER, A. ; SANTOS, R. S. ; COELHO, M. T. ; ROMBALDI, C. V. ; SILVA, J. A. . Radiação UVC no teor de ácido ascórbico e na expressão de transcritos dos genes LGALDH e GLDH da rota do ácido ascórbico em morango. In: 8º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos ? SLACA, 2009, Campinas - SP. 8º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos ? SLACA, 2009.

  • TIECHER, A. ; SEVERO, J. ; COELHO, M. T. ; SANTOS, L. V. ; MANICA-BERTO, R. ; PEGORARO, C. ; SILVA, J. A. . Compostos fenólicos e atividade antioxidante em néctar de frutas e em preparado sólido para refresco. In: 17º Congresso de Iniciação Científica, 7ª Mostra de Pós-Graduação e 4ª Mostra de Extensão, 2008, Pelotas. Anais do 17º Congresso de Iniciação Científica, 7ª Mostra de Pós-Graduação e 4ª Mostra de Extensão, 2008.

  • SEVERO, J. ; MONTE, F. G. ; SANTOS, R. S. ; COELHO, M. T. ; MANICA-BERTO, R. ; ROMBALDI, C. V. ; SILVA, J. A. . Fenóis Totais em frutos provenientes do Sul do Rio Grande do Sul: Araçá Amarelo e Butiá. In: IV SImpósio Nacional do Morango III Encontro de Pequenas Frutas e Frutas Nativas do Mercosul, 2008, Pelotas. Anais do IV SImpósio Nacional do Morango III Encontro de Pequenas Frutas e Frutas Nativas do Mercosul, 2008. p. 139-140.

  • COELHO, M. T. ; SEVERO, J. ; TIECHER, A. ; SANTOS, R. S. ; MONTE, F. G. ; CHIM, J. F. ; SILVA, J. A. ; ROMBALDI, C. V. . Identificação de compostos fenólicos em frutos de morango. In: 17º Congresso de Iniciação Científica, 7ª Mostra de Pós-Graduação e 4ª Mostra de Extensão, 2008, Pelotas. Anais do 17º Congresso de Iniciação Científica, 7ª Mostra de Pós-Graduação e 4ª Mostra de Extensão, 2008.

  • PEREIRA, V. R. ; SANTOS, D. T ; SANTOS, L. V. ; COELHO, M. T. ; GULARTE, M. A. ; LEITAO, A. . Percepção sensorial para ingredientes de doçura em refrigerante tipo cola. In: 17º Congresso de Iniciação Científica, 7ª Mostra de Pós-Graduação e 4ª Mostra de Extensão, 2008, Pelotas. 17º Congresso de Iniciação Científica, 7ª Mostra de Pós-Graduação e 4ª Mostra de Extensão, 2008.

  • SEVERO, J. ; LIMA, C. S. ; COELHO, M. T. ; RUFATO, A. R ; ROMBALDI, C. V. ; SILVA, J. A. . Fitoquimicos e Capacidade Antioxidante de frutos de physalis (physalis peruvina, L.) durante a maturação e o armazenamento. Revista Brasileira de Agrociencia (UFPEL) , 2009.

  • MARTINS, R. M. ; COELHO, M. T. . Atualização em Controle de Qualidade, Higiene e Conservação de Alimentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, M. T. . Atuação do Profissional de Química de Alimentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, M. T. . Relato de experiência acadêmica no exterior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, M. T. ; FRANCO, J. J. ; HAMM, J. H. G. ; BORGES, A. F. ; MANICA-BERTO, R. ; ROMBALDI, C. V. . Contribuição para análise de risco de contaminação microbiológica na colheita de pêssegos in natura: percepção dos produtores.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COELHO, M. T. ; SANTOS, R. S. ; AFFONSO, L. B. ; PEGORARO, C. ; SILVA, J. A. ; ROMBALDI, C. V. . Correlação entre fenóis totais e capacidade antioxidante em abacate. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COELHO, M. T. ; MANICA-BERTO, R. ; TOMAZ, Z. F. P. ; ROMBALDI, C. V. ; RUFATO, A. R ; SILVA, J. A. . Avaliação da cor de recobrimento em pêssegos 'Jubileu' e ' Eldorado'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COELHO, M. T. ; MANICA-BERTO, R. ; ROMBALDI, C. V. ; RUFATO, A. R ; BETEMPS, D. L. ; AIRES, R. F. . Perfil dos consumidores de frutas na zona central de Pelotas - RS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

COELHO, M. T. . Análises sensoriais realizadas no CINATE (Centro de Inovação e Apoio Empresarial) da Universidade Católica Portuguesa. 2009.

COELHO, M. T. . Tecnologia de Produtos Não Alimentares. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Levantamento de Dados de um Laboratório de Controle de Qualidade de Leite e Derivados: Fase 2, Descrição: Registro nº PD00171217 - Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, IF-Sul-Rio-Grandense - Período: 02 de Outubro 2017 a 30 Setembro 2019.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Miguel Telesca Coelho - Integrante / Cristiane Brauer Zaicovski - Coordenador / Marisa Ferreira Karow - Integrante.

  • 2007 - Atual

    Aspectos bioquímico-moleculares e tecnológicos de atributos de qualidade nutricional, sensorial e funcional em frutas e hortaliças, Descrição: Os projetos de pesquisa e desenvovlimentgo do Grupo de Pesquisa em Ciência e Tecnologia de Frutas e Hortaliças da UFPEL, direcionam-se para três ações principais: 1) Estudos bioquímico-fisiológicos da maturação de frutas climatéricas de clima temperado, com ênfase para o metabolismo do etileno e suas interelações com a síntese de pigmentos, compostos voláteis, metabolismo da parede celular e compostos fenólicos. Este projeto contempla o estudo das enzimas da via de biossíntese do etileno, a clonagem de cDNAs correspondentes, a obtenção e estudo de plantas transgênicas com controle do metabolismo do etileno. Destas ações já foi isolada a ACC oxidase, clonado seu cDNA e foram obtidas plantas trangênicas de tomate e de melão produtoras de frutas com alto potencial de conservação. A partir de 1999, começou-se o estudo de genes precocemente expressos durante o processo de maturação. Deste, dois têm tido destaque: fator de transcrição mitocondrial e de uma ATPase vacuolar. Mais recentemente, caracterizaram-se genes e enzimas envolvidas no processo de ocorrência de lanosidade em pêssegos, cuja publicação teve destaque em 2005, por ter sido a décima terceira mais pesquisada na base de dados do periódico Postharvest Biology and Technology. 2) Estudo e calibração de condições de pré-armazenamento e armazenamento refrigerado, atmosfera modificada e controlada de frutas de clima termperado. 3) Estudo de condições de processamento e geração de novos produtos de frutas e hortaliças. Destacam-se as tecnologias de frutas secas e desidratadas, sucos e néctar, conservas vegetais,padronização e normatização, minimamente processados e sistemas de gerenciamento e garantia da qualidade e segurança. A produção acadêmica é representada pela conclusão de 60 dissertações de mestrado, 14 teses de doutorado, 62 bolsistas de iniciação científica e mais de 70 estagiários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Miguel Telesca Coelho - Integrante / Joseana Severo - Integrante / Camila Pegoraro - Integrante / Jorge Adolfo Silva - Integrante / Raílson S. dos Santos - Integrante / Cesar V. Rombaldi - Coordenador.

  • 2006 - 2008

    Influência da interenxertia e dos sistemas de condução nas propriedades funcionais em pêssego., Descrição: O pêssego possui em sua composição compostos bioativos que podem agir no retardo do envelhecimento e na prevenção de certas doenças. Tendo em vista a necessidade de considerar a interação existente entre as práticas de manejo e os atributos funcionais para, assim, obter avanços significativos nos estudos referentes a teores de antioxidantes nas frutas, esse trabalho teve como objetivo estudar a influência do comprimento do interenxerto e dos diferentes sistemas de condução nas propriedades funcionais de pêssego, através da avaliação de suas características físico-químicas e químicas. Para isso, foram conduzidos dois experimentos na safra 2007/08, no Centro Agropecuário da Palma (CAP/UFPel).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Miguel Telesca Coelho - Integrante / Roberta Manica-Berto - Integrante / Jorge Adolfo Silva - Coordenador / Rui Carlos Zambiazi - Integrante.

Prêmios

2010

Aprovação (1º Lugar) em concurso público para Professor Substituto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha ? Campus Santo Augusto.

2010

Classificado (5º Lugar) em concurso público para Professor Efetivo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense ? Campus Visconde da Graça.

2010

Classificado (5º Lugar) em concurso público para Professor Substituto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense ? Campus Visconde da Graça.

2009

Selecionado no Programa de Bolsas Luso-Brasileiras, Banco Santander S.A.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Campus Visconde da Graça. , Av. Ildefonso Simões Lopes, 2791, Arco-Íris, 96060290 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (053) 33095550, Ramal: 5577, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - Atual

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Básico,Técnico e Tecnologico, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2018

    Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Química de Alimentos I - 60 horas, Tecnologia de Leite e Derivados 75 horas

  • 02/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Microbiologia 60 horas - Técnico em Agroindústria, Tecnologia de Leite e Derivados 90 horas - Técnico em Agroindústria

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Higiene e Segurança na Agroindústria 60 horas, Operações Unitárias na Agroindústria 75 horas

  • 02/2016 - 12/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Microbiologia 60 horas - Técnico em Agroindústria, Tecnologia de leite e derivados 90 horas - Técnico em Agroindústria

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Química de Alimentos I 60 horas, Tecnologia de Leite e Derivados 75 horas

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Higiene e Segurança na Agroindústria 60 horas, Operações Unitárias na Agroindústria 75 horas

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Operações Unitárias Aplicada 60 horas

  • 02/2015 - 12/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Microbiologia 60 horas -Técnico em Agroindústria, Tecnologia de leite e derivados 90 horas -Técnico em Agroindústria

  • 03/2014 - 10/2015

    Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso Técnico em Agroindústria Campus Pelotas - Visconde da Graça, Portaria n° 674/2014, de 07 de Março de 2014 até outubro de 2015..

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica 60 horas, Tecnologia de leite e derivados 75 horas

  • 10/2014 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, .,Cargo ou função, Portaria n° 3213/2014 - Comissão local para coordenação de discussão do Planejamento Anual 2015 do Câmpus Pelotas - Visconde da Graça.

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistema de Segurança Alimentar, Qualidade e Rastreabilidade 60 horas

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Produtos não Alimentares 45 horas - Curso Técnico em Agroindústria - Modalidade à Distância

  • 02/2014 - 12/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Microbiologia 60 horas -Técnico em Agroindústria, Tecnologia de leite e derivados 180 horas -Técnico em Agroindústria

  • 07/2014 - 08/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, .,Cargo ou função, Portaria nº 2128/2014 - Comissão local do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Câmpus Pelotas - Visconde da Graça.

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica 60 horas, Tecnologia de leite e derivados 75 horas

  • 05/2014 - 06/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, .,Cargo ou função, Portaria nº 1473/2014 - Comissão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Câmpus Pelotas - Visconde da Graça.

  • 04/2014 - 04/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, .,Cargo ou função, Portaria nº 1198/2014 - Membro da Comissão de Recebimento dos Equipamentos Destinados ao Laboratório da Agroindústria do Câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de leite e derivados 75 horas

  • 04/2013 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, .,Cargo ou função, Portaria nº 2420/2014 - Comissão de estudo de reestruturação do projeto pedagógico do curso Técnico Integrado - Área de Alimentos do Campus Pelotas - Visconde da Graça.

  • 02/2013 - 12/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Bioquímica 60 horas -Técnico em Agroindústria, Microbiologia 120 horas -Técnico em Agroindústria, Tecnologia de frutas e hortaliças 300 horas -Técnico em Agroindústria, Tecnologia de leite e derivados 180 horas -Técnico em Agroindústria, Tecnologia de produtos não-alimentares 45 horas -Técnico em Agroindústria

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica 60 horas

  • 02/2012 - 12/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciência e Tecnologia de Alimentos 60 horas -Técnico em Agroindústria, Microbiologia 120 horas -Técnico em Agroindústria, Tecnologia de Leite e Derivados 360 horas -Técnico em Agroindústria

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da química de alimentos 75 horas

  • 05/2011 - 12/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Microbiologia 240 horas -Técnico em Agroindústria, Tecnologia de Leite e derivados 180 horas -Técnico em Agroindústria

2009 - 2010

Universidade Católica Portuguesa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Mobilidade acadêmica na Universidade Católica Portuguesa na cidade do Porto (Portugal). Estágio Curricular obrigatório do curso de Bacharelado em Química de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

2008 - 2009

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estagiário IC