Diana Cristina de Abreu

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2013) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente é professora da Faculdade São Braz e professora da Rede Municipal de Curitiba. Tem como linha de pesquisa as Políticas Educacionais com ênfase nas Políticas de Valorização, Carreira e Remuneração do Magistério Público, atuando principalmente nos seguintes temas: carreira docente, valorização do magistério, remuneração, Educação Comparada Brasil/Chile

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2010 - 2014

Universidade Federal do Paraná
Título: ESTRUTURA E O FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS DE CARREIRA DOCENTE E A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS REDES ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ E A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA.
Profº Drº Angelo Ricardo de Souza. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: carreira docente; Remuneração; valorização do magistério; Planos de carreira; Condição docente.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Doutorado em Educação

2013 - 2013

Universidade Federal do Paraná
Título: Concepção, regulação e gestão da carreira docente no Brasil e no Chile no contexto das reformas educacionais
Orientador: em Universidad de Talca ( Sebastián Danoso Diaz)
com Angelo Ricardo de Souza. Coorientador: Sebastián Danoso Diaz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Educação

2006 - 2008

Universidade Federal do Paraná
Título: CARREIRA E PERFIL DO PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA: HISTÓRIA E IMPACTO DA POLÍTICA BRASILEIRA DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO,Ano de Obtenção: 2008
Orientador: Orientação: Profª Drª Rose Meri Trojan
Palavras-chave: carreira docente; Remuneração; perfil dos profissionais do magistério em Curitiba; valorização do magistério.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico

2003 - 2005

Universidade Federal do Paraná
Título: Plano de Carreira, Cargos e Salário do Magistério público de Curitiba: Uma análise do processo de construção da Lei 10.190/2001
Orientador: Profª Draª Andrea Barbosa Gouveia

Graduação em Pedagogia

2015 - 2017

Centro Universitário Internacional
Título: Estágio supervisionado na gestão escolar: Da teoria à prática no processo de formação do pedagogo como articulador do trabalho pedagógico na escola
Orientador: NAYANNA REINALDIN

Graduação em Ciências Sociais

1997 - 2001

Universidade Federal do Paraná

Ensino Médio (2º grau)

1993 - 1996

Instituto de Educação do Paraná

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Avaliação e Educação Histórica: Teoria, pesquisa e prática. (Carga horária: 40h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ? SETOR DE EDUCAÇÃO, UFPR, Brasil.

2011 - 2011

Estágio de docência. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Jornada Pedagógica. (Carga horária: 180h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ? SETOR DE EDUCAÇÃO, UFPR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas de Valorização, Carreira e Remuneração do Magistério Público.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão e política educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política e legislação para a Valorização do Magistério no Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Perfil de professores da educação básica e condição docente.

Organização de eventos

ABREU, D. C. . Jornada pedagógica "desafios para a construção da escola pública que queremos". 2007. (Outro).

Participação em eventos

A dimensão social das Desigualdades Sociais. 2015. (Encontro).

Educação e Conflito: trabalho docnete e agenda sindical. 2015. (Seminário).

III Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação -.Concepção, regulação e gestão da Carreira Docente no Brasil e no Chile no contexto das Reformas Educacionais. 2014. (Seminário).

? "Seminarios de Investigación: ?Economía Política de la Educación Chilena: El Retorno de las Convicciones?". 2013. (Seminário).

?Economía Política de la Educación Chilena, com a palestra: Nudos críticos del sistema escolar em el marco de la nueva arquitetura del sistema público de educación en Chile. 2013. (Seminário).

?Profesión docente en Chile: el (f)actor indispensable. Com os palestrantes:. 2013. (Seminário).

"Análise comparada das Políticas Educacionais brasileiras e chilenas: avaliação da demanda, do perfil do financiamento, das condições de qualidade e dos resultados da educação no período pós-reformas educacionais?,. 2013. (Seminário).

Análise comparada das políticas educacionais brasileiras e chilenas: a avaliações da demanda, perfil do financiamento, das condições de qualidade e dos resultados educacionais. 2013. (Seminário).

Educação e a Política Pós-ditadura no Chile". 2013. (Seminário).

Red de investigación e innovación educativa para la mejora de la educación. 2013. (Seminário).

Trabajo en Redes: Una vía para el mejoramiento escolar". 2013. (Seminário).

11º Encontro de Extensão e Cultura/ 4º Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR.Participação em Banca de avaliação. 2012. (Encontro).

II Encontro Nacional e I Seminário Estadual do Projeto de Pesquisa: "Remuneração de Professores da Educação Básica: Configurações, Impactos, Impasses e Perspectivas",.Plano de carreira e remuneração no município de Curitiba. 2012. (Encontro).

III Seminário do Programa Observatório da Educação Básica - OBEDUC.Análise da condição de Ingresso e formas de progressão salarial docente nas redes estadual de ensino no Paraná e Municipal de Ensino de Curiitba. 2012. (Seminário).

Etapa Regional da I Conferência Municipal de Educação de Curitiba. 2011. (Encontro).

I Conferência Municipal da Educação de Curitiba. 2011. (Outra).

I Encontro Luso Brasileiro sobre trabalho docente/IV Encontro Brasileiro da RedeEstrado.Condições de Trabalho Docente: Das propostas da Conae/2010 ao PL8.035 do Plano Nacional de Educação. 2011. (Encontro).

I Encontro Nacional de 2011 do Projeto de Pesquisa "Remuneração de Professores d de Escola Pública da Educação Básica. 2011. (Encontro).

Plano Nacional de educação 2010/2020. 2011. (Seminário).

Seminário Entrelinhas: O PNE em Discussão.A valorização do Magistério no PL 8035/2010. 2011. (Seminário).

Seminário Entrelinhas: O PNE em Discussão. 2011. (Seminário).

Encontro Nacional de Pesquisadores do Projeto de pesquisa: Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica: Configurações, impactos, impasses e perspectivas"..Carreira dos professores: os casos do Paraná e Curitiba. 2010. (Encontro).

EVINCI-EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTTÍFICA. 2010. (Outra).

Estatuto do idoso: entre a lei e a realidade. 2009. (Seminário).

IX seminário de Pedagogia em debate e IV Colóquio de Formação de professores - Cidadania, Justiça e igualdade: Que escola queremos?. 2009. (Seminário).

30º Congresso Nacional do s Trabalhadores em Educação. 2008. (Congresso).

Educação e Violência: Enfrentando os Desafios. 2008. (Seminário).

II Seminário Nacional de formação da CNTE. 2008. (Seminário).

Sessão do Fórum Paranaense da Escola Pública: O Plano de Desenvolvimento da Educação Nacional. 2008. (Seminário).

Ciclos de Aprendizagem e o Ensino Fundamental de 9 anos. 2007. (Seminário).

Conferência Estadualde Educação.A política de valorização do magistério. 2007. (Outra).

Financiamento da educação. 2007. (Oficina).

Fórum Geral Pela Integração Latino Americana. 2007. (Outra).

II seminário de transporte Público: Mobilidade e inclusão social. 2007. (Seminário).

palestra para alunos de geografia, educação física e filosofia.Profissionais da educação. 2007. (Outra).

Gestão escolar. 2006. (Seminário).

Gestão escolar: democracia, ética pública e mediação de conflitos. 2006. (Seminário).

II Encontro Brasileiro de Educação Marxista. 2006. (Encontro).

Palestra para os alunos de filosofia/licenciatura.Políticas públicas em educação: a carreira dos profissionais da educação. 2006. (Oficina).

Seminário de Previdência dos Servidores municipais de Curitiba. 2006. (Seminário).

VI seminário da rede Latinoamericana de estudos sobre otrabalho docente. 2006. (Seminário).

XXVII Sessão do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública - Plano Estadual de educação. 2005. (Seminário).

A representação da Memória Curitiba. 2004. (Encontro).

O trabalho do pedagogo frente às pol´ticas públicas. 2004. (Seminário).

projeto fazendo escola: Mídia e educação.Mídia e educação: desafios para a consciência crítica do aluno. 2004. (Outra).

Promovendo a Igualdade Racial na Educação. 2004. (Seminário).

semana de estudos pedagógicos. 2004. (Encontro).

XVIII Semana de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPR.Midia e educação: desafios na escola para o desenvolvimento da consciencia crítica do aluno. 2004. (Seminário).

Projeto Fazendo escola.Educação Sexual na escola - Orientando o adolescente para a vida. 2003. (Outra).

SEMANA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS/SME CURITIBA. 2002. (Encontro).

Semana de estudos Pedagógicos sme/curitiba. 2001. (Encontro).

SEMANA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS. 2000. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ana Carolina de Melo

Gouveia. A, B; FERRAZ, M. A. S.;ABREU, D. C.. JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO: DESAFIOS E EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES TRABALHADORES MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ? SETOR DE EDUCAÇÃO.

Aluno: DÉBORA PINHEIRO DONATO

ABREU, D. C.; FERRAZ, M. A. S.. ?PERCEPÇÕES SOBRE O SINDICATO E SINDICALIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ? SETOR DE EDUCAÇÃO.

Aluno: Ana Carolina de Melo

Gouveia. A, B; FERRAZ, M. A. S.;ABREU, D. C.. JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO: DESAFIOS E EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES TRABALHADORES MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO. 2018 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ? SETOR DE EDUCAÇÃO.

Aluno: DÉBORA PINHEIRO DONATO

Gouveia. A, BABREU, D. C.; FERRAZ, M. A. S.. ?REPRESENTAÇÕES SOBRE A SINDICALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ? SETOR DE EDUCAÇÃO.

Aluno: Clotilde Wencel

PEREIRA, J. G. L. T.; BENCOSTTA, M. L.;ABREU, D. C.. A TEMÁTICA POBREZA NO CURRÍCULO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO MOURÃO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - CIPEAD/UFPR.

Aluno: JOSIANE FUCKNER FARIAS

PEREIRA, J. G. L. T.; BENCOSTTA, M. L.;ABREU, D. C.. A RELAÇÃO ENTRE POBREZA, DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E SUA PERCEPÇÃO PELOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE TIJUCAS DO SUL (PARANÁ. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - CIPEAD/UFPR.

Aluno: Karine Sinhori de Souza

ABREU, D. C.; PEREIRA, J. G. L. T.; BENCOSTTA, M. L.. A LUTA CONTRA A POBREZA: OS DESAFIOS DO CURRÍCULO ESCOLAR CURITIBA 2016. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - CIPEAD/UFPR.

Aluno: MARCIA CANDIDA RODRIGUES BALOTIN

ABREU, D. C.; PEREIRA, J. G. L. T.; BENCOSTTA, M. L.. A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TURNO ÚNICO COMO POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DOS SUJEITOS DE UM COLÉGIO ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - CIPEAD/UFPR.

Aluno: SANDRA MARIA SIRINO KIATCOSKI

ABREU, D. C.; PEREIRA, J. G. L. T.; BENCOSTTA, M. L.. POBREZA E VIOLÊNCIA ESCOLAR: SUAS INTER-RELAÇÕES EM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO JANGADA DA TABORDA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - CIPEAD/UFPR.

Aluno: SILVANA RODRIGUES DA FONSECA

ABREU, D. C.; PEREIRA, J. G. L. T.; BENCOSTTA, M. L.. O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: O QUE MUDOU NA VIDA DAS FAMÍLIAS DO BAIRRO NEVA EM CASCAVEL - PR. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - CIPEAD/UFPR.

Aluno: Felipe Andrés Cofré Lillo

QUINTANILHA, M.;ABREU, DIANA CRISTINA. A CONTRIBUIÇÃO DOS RESULTADOS DA PROVA BRASIL PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Braz.

Aluno: Igor da Silva Araújo

ABREU, D. C.; COSTA, M. T.; DIAS, M. P. B.. O CURRÍCULO OCULTO NA SOCIOEDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. 2018 - Faculdade São Braz.

Aluno: Edina Gonçalves Bueno

DIAS, M. P. B.;ABREU, D. C.; BORDINI, S. C.. AS QUESTÕES ÉTNICOS RACIAIS NA EJA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Braz.

Aluno: Danielle Scheffelmeier Mei

QUINTANILHA, M.;ABREU, DIANA CRISTINA. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PINHAIS, A PARTIR DO OLHAR DA PROFESSORA LUÍZA PEREIRA KROPZAK. 2018 - Faculdade São Braz.

ABREU, D. C.. Concurso Público Para Sociologia - Rede Estadual do Paraná. 2014. Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

ABREU, D. C.. Perfil Docente frente ao Índice de Condições do Professor. 2013. Universidade Federal do Paraná.

ABREU, D. C.. Estudo sobre o aporte das Pesquisas Internacionais sobre Ensino e Aprendizagem para as condições de Formação e Trabalho Docente. 2013. Universidade Federal do Paraná.

ABREU, D. C.. Atuação dos Conselhos Tutelares Para a Garantia do Direito à Educação no Município de Curitiba. 2013. Universidade Federal do Paraná.

ABREU, D. C.. Análise das Políticas e Práticas de letramento de estudantes do ensino Médio Público NO Município de Curitiba. 2013. Universidade Federal do Paraná.

ABREU, D. C.. Sindicalismo Docente e o Piso Salarial Profissional Nacional. 2013. Universidade Federal do Paraná.

ABREU, D. C.. Qualidade da/na Escola: Um recorte na produção bibliográfica paranaense. 2013. Universidade Federal do Paraná.

ABREU, D. C.. Ação sindical docente: Um análise comparativa em dois municípios da região metropolitana de Curiitba: Fazenda Rio Grande e Piraquara. 2013. Universidade Federal do Paraná.

ABREU, D. C.. Percepções de Professores quanto ao trabalho do Diretor Escolar e resultado de Avaliações Externas dos alunos do Ensino Fundamental. 2013. Universidade Federal do Paraná.

ABREU, D. C.. 11º Encontro de Extensão e Cultura/ 4ª Semana de Integração de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPR. 2012. Universidade Federal do Paraná.

ABREU, D. C.; R. Q.G. Juliana. Remuneração de professores de escolas da educação básica. 2010. Universidade Federal do Paraná.

ABREU, D. C.. Federalismo e política educacional na região metropolitana deCuritiba. 2010. Universidade Federal do Paraná.

ABREU, D. C.. Políticas educacionais e qualidade de ensino: as relações entre as condições de trabalhado e formação dos professores da educação básica e o desempenho estudantil do estado do paraná. 2010. Universidade Federal do Paraná.

ABREU, D. C.. A efetividade das políticas educacionais: leituras conceituais. 2010.

ABREU, D. C.. A produção bibliográfica sobre gênero poder e educação no Brasil. 2010.

ABREU, D. C.. Perfil do gasto-aluno em educação na região metropolitana de Curitiba: Definição de prioridades e execução orçamentária. 2010.

ABREU, D. C.. Perfil do Gasto em ducação na região metropolitana de Curitiba: Definição de prioridades e execução orçamentária. 2010.

ABREU, D. C.. Políticas educacionais e qualidade de ensino: as relações entre as condições de trabalho e formação dos professionais da educação básica e o desempenho estudantil no estado do paraná.. 2010.

Orientou

EMERSON WANDERLI DE ANDRADE

ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE A CONDIÇÃO DE POBREZA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA E DE CASCAVEL/PR COM BASE NOS DADOS SAGI/MDS (1992-2013) E CENSO 2010; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - CIPEAD/UFPR; Orientador: Diana Cristina de Abreu;

Ivete Venson

CONCEPÇÃO DE DESIGUALDADES SOCIAIS NO CURRÍCULO OFICIAL PARA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CASCAVEL - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - CIPEAD/UFPR; Orientador: Diana Cristina de Abreu;

Luzia Cordeiro Mariano

AS CONDICIONALIDADES DA FREQUÊNCIA ESCOLAR DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA VILA GUARUJÁ/ CAMPO MOURÃO/PR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - CIPEAD/UFPR; Orientador: Diana Cristina de Abreu;

MAGNA LETICIA BUSATO COCHAK

IDEB E SUAS RELAÇÕES COM BOLSA FAMÍLIA E POBREZA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - CIPEAD/UFPR; Orientador: Diana Cristina de Abreu;

Veronice Alves Baldin

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: A CONDICIONALIDADE DA EDUCAÇÃO E A FREQUÊNCIA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PARANÁ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - CIPEAD/UFPR; Orientador: Diana Cristina de Abreu;

Edil Aparecida Espinola Amaral

A implicação da Gestão Democrática na qualidade da educação; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ? SETOR DE EDUCAÇÃO; Orientador: Diana Cristina de Abreu;

Elizete Campos de Souza Carnelos

GRÊMIO ESTUDANTIL: UM NOVO OLHAR PARA A GESTÃO EDUCACIONAL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ? SETOR DE EDUCAÇÃO; Orientador: Diana Cristina de Abreu;

ELVIRA MARIA MOSER ROGENSKI

GESTAO ESCOLAR DEMOCRATICA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ? SETOR DE EDUCAÇÃO; Orientador: Diana Cristina de Abreu;

Hilda Soares Silva Dacorreio

AS FUNÇÕES DA GESTÃO PEDAGÓGICA NA PROMOÇÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ? SETOR DE EDUCAÇÃO; Orientador: Diana Cristina de Abreu;

Luciane de Fátima Barbosa Soares

FAMILIA COMO PARCEIRA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ? SETOR DE EDUCAÇÃO; Orientador: Diana Cristina de Abreu;

Felipe Andrés Cofré Lillo

A CONTRIBUIÇÃO DOS RESULTADOS DA PROVA BRASIL PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Braz; Orientador: Diana Cristina de Abreu;

Danielle Scheffelmeier Mei

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PINHAIS, A PARTIR DO OLHAR DA PROFESSORA LUÍZA PEREIRA KROPZAK; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Braz; Orientador: Diana Cristina de Abreu;

Produções bibliográficas

  • SOUZA, ANGELO RICARDO ; ABREU, DIANA CRISTINA . Ingresso na carreira docente: As experiências de Brasil e Chile. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives , v. 24, p. 72, 2016.

  • ABREU, D. C. ; Gouveia. A, B ; GODOY, M. ; GROCHOSKA, M. M. ; SONOBE, A. ; FREIRE, L. . O vencimento dos profissionais do magistério em duas décadas (1996-2015): limites e alcances da valorização. FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação , v. 6, p. 114, 2016.

  • ABREU, D. C. ; SOUZA, A. R. ; Gouveia. A, B . Planos de carreiras da rede estadual de ensino do Paraná e da rede municipal de ensino de Curitiba: um exercício comparativo. Educação em foco , v. 15, p. 301-330, 2012.

  • ABREU, D. C. . A avaliação de desempenho como critério de progrssão salarial. chão da escola , v. 09, p. 15-23, 2010.

  • ABREU, D. C. . Análise da condição de ingresso e evolução na carreira docente nas redes estadual do Paraná e municipal de ensino de Curitiba. Educação em Foco (Belo Horizonte. 1996) , v. 13, p. 67-67, 2010.

  • ABREU, D. C. . Breve história da carreira do magistério municipal de Curitiba. Revista Chão da escola , v. 8, p. 45-61, 2009.

  • ABREU, D. C. . O perfil dos profissionais do magistério na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Jornal de Políticas Educacionais , v. 5, p. 37-49, 2009.

  • ABREU, D. C. . Tendências Pedagógicas Brasileiras : Contribuição Para O Debate. REvista Chão da Escola , v. 04, p. 41-52, 2005.

  • ABREU, D. C. ; MOREIRA, C. B. S. . PCCS: Valorização ou precarização do trabalho e da carreira do Magistério Municipal de Curitiba.. REvista Chão da Escola , v. 04, p. 31-36, 2005.

  • ABREU, D. C. . Políticas públicas e Legislação educacional. 1. ed. Curitiba: FAEL, 2011. v. 1. 127p .

  • ABREU, DIANA CRISTINA . REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA NO CONTEXTO DO FUNDEB E DO PSPN. In: Marcos Edgar Bassi, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes e Rosana Maria Gemaque Rolim. (Org.). REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO NO CONTEXTO DO FUNDEB E DO PSPN. 1ed.Curitiba: Apriss, 2018, v. 2, p. 01-243.

  • ABREU, DIANA CRISTINA ; Gouveia. A, B ; GODOY, M. ; GROCHOSKA, M. M. . REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE ESTADUAL DO PARANÁ: ANÁLISE DE UM CICLO DE POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO.. Remuneração de professores da educação básica das redes ESTADUAIS de ensino no contexto do Fundeb e do PSPN. 1ed.Curitiba: Apris, 2018, v. 1, p. 01-245.

  • ABREU, D. C. . Ingresso e evolução na carreira docente nas redes estadual do Paraná e municipal de Curitiba.. In: CAMARGO, Rubens Barbosa de; JACOMINI, Márcia Aparecida. (Org.). Valorização docente na educação básica: análise dos planos de carreira. 1ed.São Paulo: Xamã, 2016, v. 1, p. 151-163.

  • ABREU, D. C. . Ingresso e evolução na carreira docente nas redes estadual do Paraná e municipal de Curitiba. In: CAMARGO, Rubens Barbosa de; JACOMINI, Márcia Aparecida (org.).. (Org.). Valorização docente na educação básica: análise dos planos de carreira. 1ed.São Paulo: Xamã, 2016, v. 1, p. 151-163.

  • ABREU, D. C. . Regulação das políticas de valorização do magistério no Brasil: Da lei 11.738/2008) ao novo Plno Nacional de Educação (Lei 13.005/2014). In: GOUVEIA. A, B;. (Org.). Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, carreira e Condições de Trabalho. 1ed.Curiitba/Paraná: Apriss, 2015, v. 6, p. 101-122.

  • ABREU, D. C. . Avaliação de Desempenho Docente. Revista Ágora, Curitiba, p. 1 - 36, 01 fev. 2016.

  • ABREU, D. C. . A POLÍTICA EDUCACIONAL MANIFESTA NOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO POLÍTICA DO PNE 2001-2010 AO NOVO PNE 2011-2020. In: O que dizem as pesquisas sobre formação e profissão docente, 2014, Belo Horizonte. O que dizem as pesquisas sobre formação e profissão docente. Belo horizonte: UFOP/MG, 2014. p. 614-625.

  • ABREU, D. C. ; CALDAS, A. R. . PROFISSÃO DOCENTE E AS NOMENCLATURAS UTILIZADAS NOS PLANOS DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO EM ALGUNS ESTADOS E CAPITAIS. In: ?O que dizem as pesquisas sobre formação e profissão docente?, 2014, Belo Horizonte. ?O que dizem as pesquisas sobre formação e profissão docente?. Belo Horizonte: UFOP/MG, 2014. p. 683-691.

  • ABREU, D. C. . A carrera dos Profissioais do Magistério da Rede Municpal de Curitiba: História, Legislação e Luta política. In: IX Seminário de Pedagogia em Debate; IV Colóquio de Formação de Professores, 2009, Curitiba. IX Seminário de Pedagogia em Debate. CURITIBA: UTP, 2009. v. 4.

  • ABREU, D. C. . A carreira dos profissionais do magistério público na Rede Municpal de Ensino: História legislação e luta política. In: IX Seminário Pedagogia em Debate; IV Colóquio Nacional de Formação de Professores CIDADANIA, JUSTIÇA E (DES) IGUALDADE QUE ESCOLA QUEREMOS?, 2009, Curitiba. Livro de resumos: Seminário Pedagogia em debate. Curitiba: UTP, 2009. v. 4.

  • ABREU, D. C. ; Gouveia. A, B ; T . REMUNERAÇÃO E GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE: UMA PROPOSTA DE AGENDA DE PESQUISA A PARTIR DAS FOLHAS DE PAGAMENTO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Gouveia. A, B ; ABREU, D. C. ; FREIRE, L. ; GODOY, M. ; GROCHOSKA, M. M. . O VENCIMENTO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO EM DUAS DÉCADAS (1996-2015): LIMITES E ALCANCES DA VALORIZAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Gouveia. A, B ; ABREU, D. C. ; FREIRE, L. ; GODOY, M. ; SONOBE, A. ; CAMARGO, B. C. ; GROCHOSKA, M. M. . O vencimento dos profissionais do magistério em duas décadas (1996-2016): Limites e alcances da valorização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ABREU, D. C. . Planos de Carreira: Os debates e tendências no Brasil e América Latina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABREU, D. C. . MInicurso: Educação Comparada Brasil e Chile: Políticas Educacionais e Condição Docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ABREU, D. C. . Trabalho Docente e Carreira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABREU, D. C. ; SOUZA, A. R. . ?INGRESSO NA CARREIRA DOCENTE: AS EXPERIÊNCIAS DE BRASIL E CHILE?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ABREU, D. C. ; CALDAS, A. R. . A profissão docente e as nomenclaturas utilizadas nos planos de carreira do magistério público em 12 estados e 12 capitais.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ABREU, D. C. . A política nacional manifesta nos planos nacionais de educação: Uma análise histórica do PNE 2001-2010 ao Novo PNE 2011-2020. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ABREU, D. C. ; SOUZA, A. R. . Ingresso na carreira docente: As experiências de Brasil e Chile. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ABREU, D. C. . Condiciones laborales docentes: Un análisis de las experiências Chilena y brasileña.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABREU, D. C. . Condiciones Laborales Docentes. Un análisis de las experiencias chilena y brasileña.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABREU, D. C. . Carreira Docente: Chile e Brasil em perspectiva comparada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ABREU, D. C. . Formação de Professores e Plano de carreiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABREU, D. C. . Planos de Carreira e remuneração docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABREU, D. C. ; CARISSIMI, A. C. V. . Condições de Trabalho Docente: das propostas da CONAE/2010 ao Projeto de Lei nº 8035/2010 do PNE. 2011. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABREU, D. C. . Por uma escola que protege. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABREU, D. C. . Análise da condição de Ingresso e formas de progressão salarial docente nas redes estadual de ensino no Paraná e Municipal de Ensino de Curiitba. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ABREU, D. C. . Plano de carreira e remuneração no município de Curitiba. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ABREU, D. C. ; CARISSIMI, A. C. V. . Condições de Trabalho Docente: Das propostas da Conae/2010 ao PL8.035 do Plano Nacional de Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ABREU, D. C. . Planos de Carreira dos Servidores Públicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABREU, D. C. . Experiência de pesquisa em política educacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABREU, D. C. . O Ensino de Sociologia na Rede Estadual do Paraná. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABREU, D. C. . Plano de Carreira: Uma experiencia do Magistério Municipal de Curitiba. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABREU, D. C. . Planos de Carreira de Servidores Públicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABREU, D. C. ; HERRMANN, L. . A Carreira no Magistério de Curitiba. Curitiba: Mandato da vereadora professora Josete, 2015 (Cartilha, Mandato da vereadora professora Josete).

  • ABREU, D. C. ; Marcia Maria da Silva . Tópicos Avançados de Educação. FAEL, 2011 (Trabalho Técnico).

Outras produções

ABREU, D. C. . Planos de Carreira Docentes: Os debates e tendências no Brasil e América Latina. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ABREU, D. C. . CARREIRA DOCENTE: UMA ANÁLISE DA EXPERÊNCIA CHILENA - Relatório Capes. 2013. (Relatório de pesquisa).

ABREU, D. C. ; Marcia Maria da Silva . Tópicos Avançados de Educação. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

ABREU, D. C. . Legislação de carreira docente. 2009. .

ABREU, D. C. . Oficina de gênero e igualdade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ABREU, D. C. . Curso de formação para dirigentes sindicais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO FUNDEB E DO PSPN, Descrição: Descrição: O projeto de pesquisa Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica no contexto do FUNDEB e PSPN objetiva investigar impactos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) na estrutura de remuneração dos professores de escolas públicas de educação básica em 12 estados brasileiros e suas capitais entre 2006 a 2013. Essa perspectiva de investigação dar-se-á com base nos microdados do Censo Escolar e dos sistemas de avaliação (SAEB/Prova Brasil), em especial os questionários socioeconômicos de professores, do INEP e na busca e análise das folhas de pagamentos e das tabelas de remuneração desses profissionais. O projeto também dará sequência e aprofundará a pesquisa Remuneração dos professores de escolas públicas de educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas (Pesquisa Remuneração), com recorte temporal entre 1996 e 2010, financiada pelo Edital nº. 001/2008 da CAPES/INEP/SECAD junto ao Observatório da Educação e realizada entre 2008 e 2012. Os resultados parciais das análises de 4 (quatro) dimensões de dados (dados educacionais, dados orçamentários, plano de carreira, cargos e remuneração), revelaram a complexidade de compreensão do objeto. Remeteram assim à necessidade de um maior tempo de dedicação, de aprofundamento da investigação e da observação e análise de um período imediatamente posterior, quando os impactos das políticas envolvidas, em particular o Fundeb e o PSPN, aparentemente tiveram efeito mais intenso e direto na remuneração dos professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Diana Cristina de Abreu - Coordenador / Marcos Edgar Bassi - Integrante.

  • 2009 - 2012

    Remuneração de professores da educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas, Descrição: A pesquisa faz parte do Programa Observatório da Educação do MEC/CAPES/INEP e tem objetivo geral analisar as configurações, os impactos, os impasses e as perspectivas decorrentes da implantação do Fundef, do Fundeb e do Piso Salarial Profissional Nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diana Cristina de Abreu - Coordenador / Integrantes: Angelo Ricardo de Souza - Integrante / - Integrante / Andrea Barbosa Gouveia - Integrante.

  • 1997 - 1997

    Perfil dos Alunos de Graduação, Descrição: Bolsa Trabalho, exercendo atividades no departamento de Ciências Sociais, do Setor de Cências Humanas, Letras e artes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diana Cristina de Abreu - Coordenador.

Prêmios

2010

aprovação em concurso público, disciplina prática de ensino de sociologia, UFPR.

Histórico profissional

Experiência profissional

2000 - Atual

Prefeitura Municipal de Curitiba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História Nível III Referência G, Carga horária: 20

2017 - Atual

Faculdade São Braz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14

Atividades

  • 02/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas e gestão da Educação , Pesquisa e Prática da gestão Escolar, Pesquisa e prática na Educação Básica, Políticas Públicas , Educação, tecnologia e cultura das mídias

2014 - Atual

Faculdade Educacional Colombo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: 0, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas ministradas: 1. Sociedade e formação social do Indivíduo; 2. Comunicação e expressão: Se expressando no mundo social; 3. Contribuições dos grandes pensadores para a pedagogia; 4. Relação Escola e Comunidade;

2015 - 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ? SETOR DE EDUCAÇÃO

Vínculo: Professor tutor, Enquadramento Funcional: inexistente, Carga horária: 10

Outras informações:
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ?EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL?

2014 - 2014

CIPEAD/UFPR

Vínculo: Tutora Presencial, Enquadramento Funcional: Cipead/UFPR, Carga horária: 20

Outras informações:
TUTOR PRESENCIAL PARA ATUAR NO CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ESCOLA QUE PROTEGE EaD ? POLO DE CURITIBA.

2009 - 2012

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: 0, Carga horária: 15

2005 - 2009

Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba

Vínculo: Dirigente sindical, Enquadramento Funcional: 0, Carga horária: 20

Outras informações:
atuação na coordenação política

2009 - 2009

Instituto de Educação do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prática de Ensino para o curso de Magistério, Carga horária: 20

2005 - 2010

Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de sociologia NIVEL 2 Classe 1, Carga horária: 20

2014 - Atual

Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional: 0, Carga horária: 8

Outras informações:
Discplinas: 1. Antropologia da Educação; 2. Sociologia da Educação; 3. Práticas de Ensino; 4. Processos de Aprendizagem; 5. Sociedade e formação social do Indivíduo; 6. Comunicação e expressão: Se expressando no mundo social;