RENAN CARDOSO LIMA

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2004-2008) e em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados em Biologia (2021-2024). Durante a graduação foi bolsista PIBIC-FAPEMIG/EPAMIG (2006-2009) e participou de vários trabalhos de pesquisa com ênfase em sanidade (manejo integrado de doenças) e produção na cultura do feijoeiro. Mestrado pelo programa de Fitotecnia pela mesma instituição (2009-2011), atuando na área de manejo integrado do mofo-branco do feijoeiro. Doutorado pelo programa de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa (2011-2015) , atuando na área de densidade de plantas e resistência genética no controle do mofo-branco do feijoeiro. Pesquisador de Pós-doutorado em Fitopatologia, bolsista CNPq (2015-2017).Professor efetivo do Instituto Federal do Mato Grosso, campus Sorriso, área de Fitotecnia (2017-2019).Professor efetivo da Universidade Federal de Viçosa 2019-atual), no Departamento de Biologia Geral.

Informações coletadas do Lattes em 27/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal)

2011 - 2015

Universidade Federal de Viçosa
Título: MANEJO INTEGRADO DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO
, Ano de obtenção: 2015. José Eustáquio de Sousa Carneiro. Coorientador: Rogério Faria Vieira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Phaseolus vulgaris; Sclerotinia sclerotiorum.Grande área: Ciências Agrárias

Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal)

2009 - 2011

Universidade Federal de Viçosa
Título: MANEJO DO MOFO-BRANCO EM FUNÇÃO DA DENSIDADE DE PLANTAS E DA APLICAÇÃO DE FUNGICIDA EM FEIJOEIRO TIPO II
, Ano de Obtenção: 2011.José Eustáquio de Souza Carneiro.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

2021 - 2024

UNIVERSIDADE DE FRANCA

Graduação em Agronomia

2004 - 2008

Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado

2015

Pós-Doutorado. , Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, EPAMIG, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Formação complementar

2017 - 2017

A Lógica Fuzzi Aplicada as Ciências Agrárias. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Brasil.

2016 - 2016

Professor Colaborador. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2015 - 2015

Professor colaborador. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2014 - 2014

R para iniciantes. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2013 - 2013

Estatística experimental no Genes. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2012 - 2013

Professor colaborador da disciplina FIT 440. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2009 - 2009

Curso de Redação Científica. (Carga horária: 12h). , Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, EPAMIG, Brasil.

2009 - 2009

Curso Para ler em Inglês. , Number One, NUMBER ONE, Brasil.

2006 - 2009

Bolsa de Iniciação Científica. , Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, EPAMIG, Brasil.

2007 - 2007

Excel Avançado. (Carga horária: 18h). , Microlins Formação Profissional, MICROLINS, Brasil.

2005 - 2006

Escola de Informática da Asav. (Carga horária: 75h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia.

Organização de eventos

Lima, R.C. . II Semana de Ciências Agrárias. 2019. (Outro).

Lima, R.C. . 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha,. 2018. (Outro).

Lima, R.C. . V JORNADA CIENTÍFICA DE PESQUISA E EXTENSÃO. 2017. (Outro).

Lima, R.C. . 46 Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2013. (Congresso).

Venzon, M. ; Paula Júnior, T.J. ; Pallini, A. ; LIMA, Renan Cardoso . III Workshop sobre Controle Alternativo de Pragas e Doenças. 2008. (Congresso).

Paula Júnior, T.J. ; Venzon, M. ; LIMA, Renan Cardoso . 101 Culturas: Manual de Tecnologias Agrícolas. 2006. (Outro).

Participação em eventos

Simpósio de Integração Acadêmica. 2023. (Simpósio).

Simpósio de Integração Acadêmica 2022."Integração de resistência parcial, densidade de plantas e uso de fungicida para o manejo do mofo-branco em feijão tipo III. 2022. (Simpósio).

13º CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA DE FEIJÃO ONLINE - CONAFE 2021. Efeitos de aplicações foliares de fluazinam na transmissão de Sclerotinia sclerotiorum por semente de feijão. 2021. (Congresso).

Controle alternativo de pragas e doenças: opção ou necessidade?.Densidade de plantas como componente do manejo integrado do mofo-branco do feijoeiro. 2021. (Outra).

Simpósio de Integração Acadêmica. 2021. (Simpósio).

Curso de Análises Estatísticas no Software SAS. 2019. (Outra).

Ferramentas de referência e citação de textos científicos. 2018. (Outra).

Use o R para preparar gráficos científicos quem impressionam!. 2018. (Outra).

VIII Simpósio sobre atualidades em Fitopatologia. 2018. (Simpósio).

9º Curso de Redação Científica. 2017. (Outra).

V JORNADA CIENTÍFICA DE PESQUISA E EXTENSÃO. 2017. (Outra).

8º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. ADAPTAÇÃO E RESISTÊNCIA A DOENÇAS NO BRASIL DE FONTES DE RESISTÊNCIA AO MOFO-BRANCO EM FEIJÃO-COMUM. 2015. (Congresso).

47 Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2014. (Congresso).

Simpósio Brasileiro de Mofo Branco.Genótipo de feijão com resistência parcial ao mofo-branco. 2014. (Simpósio).

46 Congresso brasileiro de Fitopatologia. Resistência ao mofo-branco entre genótipos de feijão-comum do tipo carioca. 2013. (Congresso).

7° Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. Desempenho de Linhagens de Feijão com Resistência de Campo ao Mofo-branco. 2013. (Congresso).

10º Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão. MANEJO DO MOFO-BRANCO EM FUNÇÃO DA DENSIDADE DE PLANTAS E DA APLICAÇÃO DE FUNGICIDA EM FEIJOEIRO DO TIPO II. 2011. (Congresso).

6º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. Avaliação de Linhagens Americanas de Feijão Introduzidas como Fontes de Resistência ao Mofo-branco.. 2011. (Congresso).

Simpósio de Integração Acadêmica SIA/UFV.Efeito do fungicida fluazinam em duas densidades de plantas no controle da mancha-angular (Pseudocercospora griseola) em genótipos de feijão. 2010. (Simpósio).

5◦ Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. 2009. (Congresso).

Curso de Redação Científica. 2009. (Outra).

VI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Epamig.Antagonismo in vitro de isolados de Trichoderma spp. a Sclerotinia sclerotiorum. 2009. (Seminário).

III Workshop Controle Alternativo de Pragas e Doenças. 2008. (Seminário).

IX CONAFE Congresso Nacional de Pesquisa do Feijão. Dinâmica populacional de Fusarium solani f. sp. phaseoli em solo cultivado com leguminosas e gramíneas. 2008. (Congresso).

V Seminário de Iniciação Científica da EPAMIG / FAPEMIG.Dinâmica populacional e severidade do ataque de Fusarium solani f. sp. phaseoli em miniparcelas cultivadas com leguminosas e gramíneas. 2008. (Seminário).

X Encontro sobre Manejo Integrado. 2008. (Encontro).

XLI Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Dinâmica populacional de Fusarium solani f. sp. phaseoli em solo cultivado com leguminosas e gramíneas. 2008. (Congresso).

III Reunião Brasileira de Indução em Plantas a Patógenos. 2007. (Outra).

IV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.Reação de adubos verdes inoculados com patógenos do feijoeiro habitantes do solo. 2007. (Seminário).

Workshop-Desenvolvimento da Criatividade. 1993. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Helenuccia Daniela da Paixão

GOMES, C. N.; SILVA, J.; COPATI, M. G. F.;Lima, R.C.. Qualidade sanitária de efluentes domésticos tratados para reuso e seu efeito na produção de alface em diferentes coberturas do solo. 2023. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Victor Silva Signorini

NARDINO, M.;Lima, R.C.; Carneiro, J.E.S.; BARROS, W. S.. POTENCIAL DE LINHAGENS DE TRIGO DO PROGRAMA DE MELHORAMENTO DA UFV. 2022. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Vidomar Destro de Souza Filho

LIMA, R. O.;Lima, R.C.; SOUZA, F.. DESEMPENHO RESPOSTA AGRONÔMICA DE DE POPULAÇÕES DE MILHO A EM FUNÇÃO DA DENSIDADE POPULACIONAL E ADUBAÇÃO NITROGENADA SOB SELEÇÃO RECORRENTEL EM CONDIÇÕES CONTRASTANTES DE NITROGÊNIO.. 2021. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Rubens Albino Moreira Silva

MARTINS, J. H.; FERREIRA, W. R.;Lima, R.C.. MODELAGEM DO PROCESSO DE SECAGEM DE SEMENTES DE ACEROLA (Malpighia sp.) USANDO MODELOS SEMIEMPÍRICOS. 2021 - Instituto de Educação Tecnológica.

Aluno: Pablo Henrique Teixeira

Lima, R.C.; Paula Júnior, T.J.;Vieira, R.F.; Carneiro, J.E.S.. Desempenho de genótipos de feijão-comum selecionados para resistência parcial ao mofo-branco. 2018 - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Ramon Gonçalves de Paula

CARNEIRO, P.C.S.; Carneiro, J.E.S.;Lima, R.C.; VALE, N. M.; RESENDE, M. D. V.. Modelos mistos na avaliação do potencial genético de populações e de progênies de feijoeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: ITAMAR FERREIRA DA SILVA

SILVA, F. L.; NARDINO, M.;Lima, R.C.; SOARES, B. A.; BABA, V. Y.. ESTRATÉGIAS DE MELHORAMENTO DE SOJA PARA RESISTÊNCIA A Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Fitotecnia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Bruno de Almeida Soares

SILVA, F. L.; SILVA, L. J.;Lima, R.C.; BRUZ, A. T.;Vieira, R.F.. Genetic variability and molecular markers identification for partial resistance to sclerotinia stem rot in soybean in different phenological stages. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Fabíola dos Santos Dias

Carneiro, J.E.S.; CARNEIRO, P.C.S.;Lima, R.C.; NARDINO, M.; CARNEIRO, V. Q.. SELEÇÃO RECORRENTE EM PLANTAS AUTOGÁMAS: ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DO PROGRESSO GENÉTICO. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Fitotecnia) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Juliah Nivea da Silva Bispo

BISPO, J. N. S.; RIGOLON, R.; BATISTA, A. D.;Lima, R.C.. A UTILIZAÇÃO DO AQUÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: DAVY MOREIRA SANTOS

SANTOS, D. M.;Lima, R.C.; TEIXEIRA, P. H.;Vieira, R.F.. Efeito do espaçamento e densidade de feijoeiros no enriquecimento das sementes com molibdênio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Fabrício da Silva Ferraz

FERRAZ, F. S.;Lima, R.C.Vieira, R.F.; TEIXEIRA, P. H.. EFEITOS DE ARRANJO ESPACIAL ALTERNATIVO NO DESEMPENHO DE FEIJOEIROS DO TIPO III IRRIGADOS?. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: LUCAS HENRIQUE BRAGA CAMPOS

CAMPOS, L. H. B.; MAGNO JUNIOR, R. G.; GIUDICE, M. P.;Lima, R.C.. AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE AMINOÁCIDOS ASSOCIADOS COM FERTILIZANTES FOLIARES NA PRODUTIVIDADE DA SOJA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: ROLEMANN SANGIORGI JUNIOR

Lima, R.C.; GIUDICE, M. P.; BALDOTTO, M. A.. USO DE BIOESTIMULANTE NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DO MILHO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Campus Florestal.

Aluno: Felipe Ferreira da Silva

Lima, R.C.; GIUDICE, M. P.; RIOS, J. A.. QUEBRAMENTO DA HASTE EM CULTIVARES DE SOJA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Campus Florestal.

Aluno: DANIELA APARECIDA DE OLIVEIRA

Lima, R.C.; RIOS, J. A.; GIUDICE, M. P.. RESISTÊNCIA GENÉTICA E CONTROLE QUÍMICO COMO COMPONENTE DO MANEJO INTEGRADO DA ANTRACNOSE NA CULTURA DO FEIJÃO - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Campus Florestal.

Aluno: Fernanda Quadros de Almeida

RIOS, J. A.;Lima, R.C.; MAGNO JUNIOR, R. G.. EFEITO DE NANOPARTÍCULAS DE COBRE E Trichoderma asperellum EM SOJA INFECTADA POR Sclerotinia sclerotiorum. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Campus Florestal.

Aluno: Ricardo Guido Arruda Maciel

GUEDES, D. M.;Lima, R.C.; RIOS, J. A.. Zoneamento da favorabilidade climática para ocorrência da ferrugem asiática da soja no Rio Grande do Sul. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Campus Florestal.

Aluno: LUCAS DE JESUS MONTEIRO BELMONT

BELMONT, L. J. M.; ANTONIO, A. C.; BALDOTTO, L. E. B.;Lima, R.C.. AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃODE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR NA QUALIDADEDE MUDAS DE TOMATE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Campus Florestal.

Aluno: NICOLAS JULIANI SANTI

MAGNO JUNIOR, R. G.; RONCHI, C. P.;Lima, R.C.. ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA IMPLANTAÇÃO DE LAVOURA DE CAFÉ ARÁBICA (Catucai Amarelo 2SL) NO MUNICÍPIO DE MARMELOPÓLIS NA SERRA DA MANTIQUEIRA - MG. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Campus Florestal.

Aluno: David Fernando Fernandes Silva

BALDOTTO, L. E. B.; VICOSA, M. A. B. U. F.;Lima, R.C.. ACLIMATIZAÇÃO DE ORQUÍDEAS Cymbidium sp. COM USO DE BACTÉRIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO DE PLANTAS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Campus Florestal.

Aluno: Anderson Lodi

Lima, R.C.; CARVALHO, K. S.; OLIBONE, A. P. E.. APLICAÇÃO FOLIAR DE ÁCIDO HÚMICO EM SOJA SOB PLANTIO DIRETO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Aluno: Marcos Lagemann

Lima, R.C.; OLIBONE, A. P.; OLIVEIRA, R. G.. DESEMPENHO DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO-COMUM COM RESISTÊNCIA PARCIAL DE CAMPO AO MOFO-BRANCO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Aluno: Felipe Possamai

Lima, R.C.; CARVALHO, K. S.; OLIBONE, D.. DENSIDADE DE PLANTAS ASSOCIADA AO USO DE GENÓTIPO DE FEIJOEIROS COM RESISTÊNCIA PARCIAL AO MOFO-BRANCO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Aluno: Pablo Henrique Teixeira

Carneiro, J.E.S.;Vieira, R.F.Lima, R.C.. Redução do uso de fungicida em genótipos de feijão-comum com resistência parcial ao mofo-branco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: FERNANDA AGUIAR DE MELO REZENDE

BARBOSA, M. H. P.; Carneiro, J.E.S.;Lima, R.C.; SOARES, B. A.. Genótipos de feijão com resitência parcial ao mofo-branco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Bruno de Almeida Soares

SOARES, B. A.; Carneiro, J.E.S.;Lima, R.C.; BERGER, P.G.. REDUÇÃO DA DENSIDADE DE PLANTAS ASSOCIADA AO USO DE GENÓTIPO COM RESISTÊNCIA PARCIAL NO CONTROLE DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: MARIA ELIZE TEIXERA LEITE PINHEIRO

PIMENTEL, L. D.; MANTOVANI, E. C.;Lima, R.C.; SILVA, L. J.. MANEJO DA IRRIGAÇÃO NO CONTROLE DO MOFO-BRANCO (Sclerotinia sclerotiorum) EM FEIJOEIRO COMUM (Phaseolus vulgaris).. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.

Orientou

Fernando Campos

Nutrição mineral em café; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em MANEJO E CONSERVAÇÃO DE ECOSSISTEMAS NATURAIS E AGRÁRIOS (MCENA)) - Campus Florestal; (Orientador);

Marcos Junior Silva de Andrade

ESEMPENHO DO FEIJOEIRO TIPO II PARCIALMENTE RESISTENTE AO MOFO-BRANCO SOB CONDIÇÕES DE ALTA POPULAÇÃO DE PLANTAS; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Campus Florestal, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Jhéssica Cordeiro do Nascimento

GENÓTIPOS MESOAMERICANOS DE FEIJÃO-COMUM SELECIONADOS PARA RESISTÊNCIA PARCIAL AO MOFO-BRANCO; Início: 2022 - Universidade Federal de Viçosa; (Orientador);

Maria Eduarda Rosa Carvalho

DESEMPENHO DO FEIJOEIRO TIPO II PARCIALMENTE RESISTENTE AO MOFO-BRANCO EM CONDIÇÕES DE ALTA DENSIDADE DE PLANTAS; Início: 2022 - Campus Florestal; (Orientador);

Júlia Eduarda Apolinário da Silva

NÚMERO DE RAÍZES BASAIS DE FEIJOEIROS DOS ENSAIOS DE VALOR DE CULTIVO E USO DE MINAS GERAIS; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Juliah Nivea da Silva Bispo

A UTILIZAÇÃO DO AQUÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; ; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Renan Cardoso Lima;

DAVY MOREIRA SANTOS

Efeito do espaçamento e densidade de feijoeiros no enriquecimento das sementes com molibdênio; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Fabrício da Silva Ferraz

EFEITOS DE ARRANJO ESPACIAL ALTERNATIVO NO DESEMPENHO DE FEIJOEIROS DO TIPO III IRRIGADOS?; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Renan Cardoso Lima;

LUCAS HENRIQUE BRAGA CAMPOS

AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE AMINOÁCIDOS ASSOCIADOS COM FERTILIZANTES FOLIARES NA PRODUTIVIDADE DA SOJA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Renan Cardoso Lima;

ROLEMANN SANGIORGI JUNIOR

USO DE BIOESTIMULANTE NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DO MILHO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Campus Florestal; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Felipe Ferreira da Silva

QUEBRAMENTO DA HASTE EM CULTIVARES DE SOJA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Campus Florestal; Orientador: Renan Cardoso Lima;

DANIELA APARECIDA DE OLIVEIRA

RESISTÊNCIA GENÉTICA E CONTROLE QUÍMICO COMO COMPONENTE DO MANEJO INTEGRADO DA ANTRACNOSE NA CULTURA DO FEIJÃO - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Campus Florestal; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Anderson Lodi

APLICAÇÃO FOLIAR DE ÁCIDO HÚMICO EM SOJA SOB PLANTIO DIRETO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Marcos Lagemann

DESEMPENHO DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO-COMUM COM RESISTÊNCIA PARCIAL DE CAMPO AO MOFO-BRANCO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Felipe Possamai

DENSIDADE DE PLANTAS ASSOCIADA AO USO DE GENÓTIPO DE FEIJOEIROS COM RESISTÊNCIA PARCIAL AO MOFO-BRANCO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Pablo Henrique Teixeira

Redução do uso de fungicida em genótipos de feijão-comum com resistência parcial ao mofo-branco; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Renan Cardoso Lima;

FERNANDA AGUIAR DE MELO REZENDE

Genótipos de feijão com resitência parcial ao mofo-branco; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Bruno de Almeida Soares

REDUÇÃO DA DENSIDADE DE PLANTAS ASSOCIADA AO USO DE GENÓTIPO COM RESISTÊNCIA PARCIAL NO CONTROLE DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Renan Cardoso Lima;

MARIA ELIZE TEIXERA LEITE PINHEIRO

MANEJO DA IRRIGAÇÃO NO CONTROLE DO MOFO-BRANCO (Sclerotinia sclerotiorum) EM FEIJOEIRO COMUM (Phaseolus vulgaris); ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Marcos Junior Silva de Andrade

INTEGRAÇÃO DE RESISTÊNCIA PARCIAL, DENSIDADE DE PLANTAS E USO DE FUNGICIDA PARA O MANEJO DO MOFO-BRANCO EM FEIJÃO-COMUM TIPO III; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Campus Florestal, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Júlia Eduarda Apolinário da Silva

Lançamento de cultivares com resistência parcial ao mofo-branco; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Mayara Pontes Mariano

GENÓTIPOS DE FEIJÃO COM RESISTÊNCIA PARCIAL DE CAMPO AO MOFO-BRANCO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Ana Paula Wandscheer

MANEJO DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO PELO USO DE RESISTÊNCIA GENÉTICA, DENSIDADE DE PLANTAS E USO DE FUNGICIDA; 2019; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Karoline Nunes da Silva

LANÇAMENTO DE CULTIVARES COM RESISTÊNCIA PARCIAL AO MOFO-BRANCO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Jean Pablo

EFEITO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS EM DIFERENTES FORMAS DE APLICAÇÃO SOBRE O DESEMPENHO DO FEIJOEIRO-COMUM; 2019; Iniciação Científica - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Douglas Scalabrini Brito

EFEITO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS EM DIFERENTES FORMAS DE APLICAÇÃO SOBRE O DESEMPENHO DO FEIJOEIRO-COMUM; 2019; Iniciação Científica - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Ana Carolina Apolinário de Jesus

Lançamento de cultivares com resistência parcial ao mofo-branco; 2019; Iniciação Científica - Campus Florestal; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Laryssa Carvalho

Lançamento de cultivares com resistência parcial ao mofo-branco; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Campus Florestal, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Felipe Possai

REDUÇÃO DA DENSIDADE DE PLANTAS ASSOCIADA AO USO DE GENÓTIPO COM RESISTÊNCIA PARCIAL NO CONTROLE DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

FERNANDA AGUIAR DE MELO REZENDE

Resistência parcial de genótipos de feijão ao mofo-branco; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Pablo Henrique Teixeira

Redução do uso de fungicida em genótipos de feijão-comum com resistência parcial ao mofo-branco; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Bruno de Almeida Soares

REDUÇÃO DA DENSIDADE DE PLANTAS ASSOCIADA AO USO DE GENÓTIPO COM RESISTÊNCIA PARCIAL NO CONTROLE DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Renan Cardoso Lima;

MARIA ELIZE TEIXERA LEITE PINHEIRO

MANEJO DA IRRIGAÇÃO NO CONTROLE DO MOFO-BRANCO (Sclerotinia sclerotiorum) EM FEIJOEIRO COMUM (Phaseolus vulgaris); ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Daniel Meinertz Rafalski

Aplicação foliar de ácido húmico em feijão-comum; 2019; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Eduardo Mendes de Moura

Aplicação foliar de ácido húmico em feijão-comum; 2019; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Gabriel Gonçalves da Silva

Eduardo Mendes de Moura; 2019; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Pablo Ferrarezi

Aplicação foliar de ácido húmico em feijão-comum; 2019; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Pedro Victor Girão Silva

Aplicação foliar de ácido húmico em feijão-comum; 2019; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Alessandro de Barros Massoco

GENÓTIPOS DE FEIJÃO COM RESISTÊNCIA PARCIAL DE CAMPO AO MOFO-BRANCO; 2019; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Ana Paula Wandscheer

GENÓTIPOS DE FEIJÃO COM RESISTÊNCIA PARCIAL DE CAMPO AO MOFO-BRANCO; 2019; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Victor Volkweis Caniel

GENÓTIPOS DE FEIJÃO COM RESISTÊNCIA PARCIAL DE CAMPO AO MOFO-BRANCO; 2019; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Wesley Espindola dos Santos

MANEJO DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO PELO USO DE RESISTÊNCIA GENÉTICA, DENSIDADE DE PLANTAS E USO DE FUNGICIDA; 2019; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Carla Pagliari Alecrim

MANEJO DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO PELO USO DE RESISTÊNCIA GENÉTICA, DENSIDADE DE PLANTAS E USO DE FUNGICIDA; 2019; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Matheus Henrique Reginatto

MANEJO DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO PELO USO DE RESISTÊNCIA GENÉTICA, DENSIDADE DE PLANTAS E USO DE FUNGICIDA; 2019; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Mayara Pontes Mariano

MANEJO DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO PELO USO DE RESISTÊNCIA GENÉTICA, DENSIDADE DE PLANTAS E USO DE FUNGICIDA; 2019; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Bruno Smaniotto Guadanhini

LANÇAMENTO DE CULTIVARES COM RESISTÊNCIA PARCIAL AO MOFO-BRANCO; 2019; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Luana Rossato Golin

LANÇAMENTO DE CULTIVARES COM RESISTÊNCIA PARCIAL AO MOFO-BRANCO; 2019; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

João Lucas Lopes Silva

LANÇAMENTO DE CULTIVARES COM RESISTÊNCIA PARCIAL AO MOFO-BRANCO; 2019; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

João Paulo Magnabosco Girardi

LANÇAMENTO DE CULTIVARES COM RESISTÊNCIA PARCIAL AO MOFO-BRANCO; 2019; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Jonas Aurélio

Monitoria na disciplina Agricultura II; 2018; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Marcos Lagemann,

REDUÇÃO DA DENSIDADE DE PLANTAS ASSOCIADA AO USO DE GENÓTIPO COM RESISTÊNCIA PARCIAL NO CONTROLE DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO; 2018; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Peterson Henrique dal Magro Brescansin

REDUÇÃO DA DENSIDADE DE PLANTAS ASSOCIADA AO USO DE GENÓTIPO COM RESISTÊNCIA PARCIAL NO CONTROLE DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO; 2018; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Alisson Alves Silva

REDUÇÃO DA DENSIDADE DE PLANTAS ASSOCIADA AO USO DE GENÓTIPO COM RESISTÊNCIA PARCIAL NO CONTROLE DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO; 2018; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Adauto Kennedy Rubenich

REDUÇÃO DA DENSIDADE DE PLANTAS ASSOCIADA AO USO DE GENÓTIPO COM RESISTÊNCIA PARCIAL NO CONTROLE DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO; 2018; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

RODRIGO PREDIGER

REDUÇÃO DA DENSIDADE DE PLANTAS ASSOCIADA AO USO DE GENÓTIPO COM RESISTÊNCIA PARCIAL NO CONTROLE DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO; 2018; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Renan Cardoso Lima;

Produções bibliográficas

  • Vieira, R.F. ; TEIXEIRA, P. H. ; Lima, R.C. ; Teixeira, H. ; Paula Júnior, T.J. ; BRAUN, H. ; BATISTA, V. . Seed infection rates by Sclerotinia sclerotiorum differ between susceptible and partially resistant common bean genotypes. Tropical Plant Pathology , v. 50, p. 56, 2025.

  • TEIXEIRA, PABLO H. ; LIMA, RENAN C. ; TEIXEIRA, HUDSON ; DE PAULA, TRAZILBO J. ; BRAUN, HEDER ; DE OLIVEIRA, ALEXMILIANO V. ; DE SOUZA, GENAINA A. ; DA S. FERRAZ, FABRÍCIO ; VIEIRA, ROGÉRIO F. . Foliar-applied fungicide for white mold control may reduce common bean seed-borne Sclerotinia sclerotiorum. Tropical Plant Pathology , v. 1, p. 1, 2024.

  • TEIXEIRA, PABLO H. ; LIMA, RENAN C. ; PAULA, TRAZILBO J. ; CARNEIRO, JOSÉ EUSTÁQUIO S. ; BRAUN, HEDER ; SILVA, JÚLIA E. A. ; VIEIRA, ROGÉRIO F. . Strategy to identify common beans with resistance to white mould for dry-irrigated areas: Additional evidence. JOURNAL OF PHYTOPATHOLOGY , v. 172, p. 1-10, 2024.

  • VIEIRA, ROGERIO FARIA ; LIMA, RENAN CARDOSO ; TEIXEIRA, PABLO HENRIQUE ; PAULA JÚNIOR, TRAZILBO JOSÉ ; CARNEIRO, JOSÉ EUSTÁQUIO SOUZA ; POSSAMAI, FELIPE ; BRAUN, HEDER ; LIMA, MARILENE S. . Managing white mold on common bean with type III growth habit by integrating partial resistance, plant density and fungicide. PLANT DISEASE , v. xx, p. xx, 2022.

  • Vieira, R.F. ; Carneiro, J.E.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Lima, R.C. ; SOARES, B. A. ; TEIXEIRA, P. H. ; SANTOS, D. M. ; JACOOB, L. L. . BRSMG Camaleão: new mungbean cultivar with large, shiny, green seeds. Crop Breeding and Applied Biotechnology , v. 22, p. 1-4, 2022.

  • TEIXEIRA, P. H. ; J.E.A. SIlva ; FERRAZ, F. S. ; D.S. Moreira ; MENDES, O. L. ; Lima, R.C. ; G.A. Souza ; Carneiro, J.E.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . EFFECTS OF BETWEEN-ROW SPACING AND IN-ROW PLANT DENSITY ON YIELD OF A TYPE II BEAN WITH FIELD RESISTANCE TO WHITE MOLD. ANNUAL REPORT OF THE BEAN IMPROVEMENT COOPERATIVE , v. 64, p. 29, 2021.

  • Lima, R.C. ; TEIXEIRA, PABLO H. ; SOUZA, A. F. F. ; Paula Júnior, T.J. ; Teixeira, H. ; Lehner, M.S. ; Carneiro, J.E.S. ; MARCAL, T. ; Vieira, R.F. . Strategy to identify resistance to white mould associated with high yield for irrigated common bean in Brazil. PLANT PATHOLOGY , v. 70, p. 6-16, 2020.

  • Vieira, R.F. ; Lima, R.C. ; MIZUBUTI, E. S. G. . How to write the discussion section of a scientific article. ACTA SCIENTIARUM-AGRONOMY , v. 41, p. 42621, 2019.

  • LAGEMANN, M. ; POSSAMAI, F. ; TEIXEIRA, P. H. ; MENDES, O. L. ; Lima, R.C. ; SILVA, R. C. ; SOUSA, L. R. V. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . FIELD EVALUATIONS OF COMMON BEAN GENOTYPES FOR PARTIAL RESISTANCE TO WHITE MOLD IN 2018. ANNUAL REPORT OF THE BEAN IMPROVEMENT COOPERATIVE , v. 62, p. 39-40, 2019.

  • TEIXEIRA, P. H. ; Lima, R.C. ; MENDES, O. L. ; SOUSA, L. R. V. ; RAMIRO, I. A. ; SOUZA, A. F. F. ; Paula Júnior, T.J. ; Carneiro, J.E.S. ; Vieira, R.F. . SCREENING FOR PARTIAL RESISTANCE TO WHITE MOLD ON COMMON BEAN ELITE LINES OF CARIOCA MARKET CLASS. ANNUAL REPORT OF THE BEAN IMPROVEMENT COOPERATIVE , v. 62, p. 31-32, 2019.

  • TEIXEIRA, PABLO H. ; LIMA, RENAN C. ; BONICONTRO, BIANCA F. ; MENDES, OTNIEL L. ; SOARES, BRUNO A. ; CARNEIRO, JOSÉ E.S. ; PAULA JÚNIOR, TRAZILBO J. ; VIEIRA, ROGÉRIO F. . Management of white mold in common bean using partial resistance and fungicide applications. CROP PROTECTION , v. 125, p. 104867, 2019.

  • TEIXEIRA, P. H. ; SOUSA, L. R. V. ; SOUZA, A. F. F. ; FERREIRA, T. C. ; SILVA, P. M. L. ; MENDES, O. L. ; ROCHA, B. M. ; Lima, R.C. ; Teixeira, H. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . NUMBER OF FUNGICIDE APPLICATIONS AND GENOTYPE MAY AFFECT INCIDENCE OF Sclerotinia sclerotiorum IN SEED OF COMMON BEAN.. ANNUAL REPORT OF THE BEAN IMPROVEMENT COOPERATIVE , v. 61, p. 163-164, 2018.

  • TEIXEIRA, P. H. ; SOUZA, A. F. F. ; SILVA, P. M. L. ; SOUSA, L. R. V. ; FERREIRA, T. C. ; MENDES, O. L. ; Lima, R.C. ; ROCHA, B. M. ; Paula Júnior, T.J. ; Carneiro, J.E.S. ; Vieira, R.F. . PERFORMANCE IN FIELD OF COMMON BEAN GENOTYPES SELECTED FOR PARTIAL RESISTANCE TO WHITE MOLD. ANNUAL REPORT OF THE BEAN IMPROVEMENT COOPERATIVE , v. 61, p. 165-166, 2018.

  • Lima, R.C. ; TEIXEIRA, P. H. ; SOUSA, L. R. V. ; RODRIGUES, L. B. ; Carneiro, J.E.S. ; Lehner, M.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . Integration of partial resistance, plant density and fungicides for management of white mould in common bean. PLANT PATHOLOGY , p. 481, 2018.

  • Lima, R.C. ; SOUZA, A. F. F. ; TEIXEIRA, P. H. ; RODRIGUES, L. B. ; ORLANDO JUNIOR, W. A. ; SOUSA, L. R. V. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . PHYSIOLOGICAL RESISTANCE OF COMMON BEAN LINES TO Sclerotinia sclerotiorum. ANNUAL REPORT OF THE BEAN IMPROVEMENT COOPERATIVE , v. 60, p. 33-34, 2017.

  • Lehner, M.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. ; Lima, R.C. ; SOARES, B. A. ; SILVA, R. A. . Reaction of sources of resistance to white mold to microsatellite haplotypes of Sclerotinia sclerotiorum.. Scientia Agricola (USP. Impresso) , v. 73, p. 184-188, 2016.

  • VIEIRA, ROGÉRIO FARIA ; Lima, R.C. ; Prado, A.L ; Paula Júnior, T.J. ; SOARES, B. A. . Split application of molybdic fertilizer at reproductive stage of common bean increases molybdenum content in seed. Acta Scientiarum. Agronomy (Online) , v. 38, p. 529-533, 2016.

  • Lima, R.C. ; SOARES, B. A. ; TEIXEIRA, P. H. ; RODRIGUES, L. B. ; Vieira, R.F. ; Paula Júnior, T.J. ; SANTOS, M. G. P. . WITHIN-ROW PLANT DENSITY FOR TYPE III COMMON BEAN GENOTYPE WITH PARTIAL RESISTANCE TO WHITE MOLD. Annual Report of the Bean Improvement Cooperative , v. 59, p. 139-140, 2016.

  • Lima, R.C. ; SOUZA, A. F. F. ; RODRIGUES, L. B. ; Vieira, R.F. ; Paula Júnior, T.J. ; SANTOS, M. G. P. ; Carneiro, J.E.S. . PERFORMANCE OF LINES/CULTIVARS SELECTED FOR PARTIAL RESISTANCE TO WHITE MOLD IN THE FIELD. Annual Report of the Bean Improvement Cooperative , v. 59, p. 141-142, 2016.

  • Lima, R.C. ; TEIXEIRA, P. H. ; SOUZA, A. F. F. ; Lehner, M.S. ; Vieira, R.F. ; Paula Júnior, T.J. ; Carneiro, J.E.S. . PARTIAL RESISTANCE TO WHITE MOLD AMONG COMMON BEAN ELITE LINES. Annual Report of the Bean Improvement Cooperative , v. 59, p. 143-144, 2016.

  • Lehner, M.S. ; Lima, R.C. ; Carneiro, J.E.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. ; MIZUBUTI, E. S. G. . Similar Aggressiveness of Phenotypically and Genotypically Distinct Isolates of Sclerotinia sclerotiorum. PLANT DISEASE , v. 100, p. 1-10, 2016.

  • LEHNER, MILLER DA SILVA ; TEIXEIRA, HUDSON ; PAULA JÚNIOR, TRAZILBO JOSÉ ; VIEIRA, ROGÉRIO FARIA ; LIMA, RENAN CARDOSO ; CARNEIRO, JOSÉ EUSTÁQUIO SOUZA . Adaptation and Resistance to Diseases in Brazil of Putative Sources of Common Bean Resistance to White Mold. PLANT DISEASE , v. n/a, p. 150113075012005, 2015.

  • TEIXEIRA, HUDSON ; Paula Júnior, T.J. ; VIEIRA, ROGÉRIO FARIA ; Lehner, M.S. ; Lima, R.C. ; PONTE, E. M. . Seasonal dynamics of soil-borne inoculum and severity of Fusarium root rot of common beans affected by sequential planting of legume or cereal crops. TROP PLANT PATHOL , p. 1, 2015.

  • Lima, R.C. ; TEIXEIRA, P. H. ; SOUZA, A. F. F. ; SILVA, R. A. ; Bonicontro, B.F. ; Vieira, R.F. ; Paula Júnior, T.J. ; Lehner, M.S. ; Carneiro, J.E.S. . PARTIAL RESISTANCE TO WHITE MOLD AMONG COMMON BEAN ELITE LINES DEVELOPED IN BRAZIL. Annual Report of the Bean Improvement Cooperative , v. 58, p. 57-58, 2015.

  • Lima, R.C. ; SOARES, B. A. ; RODRIGUES, L. B. ; Vieira, R.F. ; Paula Júnior, T.J. ; Carneiro, J.E.S. . WITHIN-ROW DISTANCE BETWEEN TYPE II PLANTS CAN BE INCREASED IN COMMON BEAN FIELDS WITH HISTORY OF WHITE MOLD. Annual Report of the Bean Improvement Cooperative , v. 58, p. 61-62, 2015.

  • Lehner, M.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. ; LIMA, Renan Cardoso ; SILVA, R. A. ; SOARES, B. A. ; NASCIMENTO, M. ; Carneiro, J.E.S. . Potencial de herbicidas para o controle de patógenos de solo do feijão. Planta Daninha (Impresso) , v. 32, p. 117-123, 2014.

  • LIMA, Renan Cardoso ; Lehner, M.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. ; SILVA, R. A. ; Teixeira, H. ; Carneiro, J.E.S. . Phisiological resistance to Sclerotinia sclerotiorum in common bean lines in the state of Minas Gerais, Brazil. Annual Report of the Bean Improvement Cooperative , v. 56, p. 49-50, 2013.

  • Lehner, M.S. ; Paula Júnior, T.J. ; LIMA, Renan Cardoso ; Vieira, R.F. ; SOARES, B. A. ; CRUZ NETO, L. B. M. ; Carneiro, J.E.S. . Mycelial compatibility grouping and aggressiveness of Sclerotinia sclerotiorum isolates from four states of Brazil. Annual Report of the Bean Improvement Cooperative , v. 56, p. 53-54, 2013.

  • Lehner, M.S. ; Paula Júnior, T.J. ; LIMA, Renan Cardoso ; Vieira, R.F. ; Carneiro, J.E.S. ; Teixeira, H. ; SILVA, R. A. ; CRUZ NETO, L. B. M. . Effect of herbicides on the mycelial growth of Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli, Macrophomina phaseolina and Sclerotinia sclerotiorum. Annual Report of the Bean Improvement Cooperative , v. 55, p. 151-152, 2012.

  • Vieira, R.F. ; Paula Júnior, T.J. ; Teixeira, H. ; Carneiro, J.E.S. ; LIMA, Renan Cardoso ; QUEIROZ, M. V. ; Prado, A.L . Lines from Brazilian dry bean breeding programs with white mold resistance. Annual Report of the Bean Improvement Cooperative , v. 55, p. 155-156, 2012.

  • Paula Júnior, T.J. ; Teixeira, H. ; Vieira, R.F. ; MORANDI, M.A.B. ; Lehner, M.S. ; LIMA, Renan Cardoso ; Carneiro, J.E.S. . Limitations in controlling white mold on common beans with Trichoderma spp. at the fall-winter season. Summa Phytopathologica (Impresso) , v. 38, p. 337-340, 2012.

  • Teixeira, H. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. ; LIMA, Renan Cardoso ; Lehner, M.S. ; Prado, A.L ; Santos, J. ; FERRO, C. ; SANTOS, P.H. ; Queiroz, T.F. . Efficacy of Trichoderma-based commercial products in controlling Fusarium root rot on common beans. Annual Report of the Bean Improvement Cooperative , v. 54, p. 148-149, 2011.

  • Lehner, M.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Teixeira, H. ; Vieira, R.F. ; Carneiro, J.E.S. ; LIMA, Renan Cardoso ; Pereira, A.C. . Reaction of common bean genotypes after inoculation of plants with Sclerotinia sclerotiorum. Annual Report of the Bean Improvement Cooperative , v. 54, p. 136-137, 2011.

  • Paula Júnior, T.J. ; Teixeira, H. ; Vieira, R.F. ; Lehner, M.S. ; LIMA, Renan Cardoso ; Queiroz, T.F. . Susceptibility of leguminous green manure species to Rhizoctonia solani and Sclerotium rolfsii. Summa Phytopathologica (Impresso) , v. 37, p. 218-220, 2011.

  • Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. ; Teixeira, H. ; LIMA, Renan Cardoso ; Lehner, M.S. ; Santos, J. . Calcium chloride and calcium silicate decrease white mold intensity on common beans. Annual Report of the Bean Improvement Cooperative , v. 52, p. 90-91, 2009.

  • Teixeira, H. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. ; LIMA, Renan Cardoso ; Lehner, M.S. ; Prado, A.L . Populational dynamics of Fusarium solani f. sp. phaseoli in soil and disease severity on legumes and cereals. Annual Report of the Bean Improvement Cooperative , v. 51, p. 226-227, 2008.

  • Vieira, R.F. ; LIMA, Renan Cardoso . Desempenho de cultivares de feijão-arroz em Coimbra e Leopoldina, Minas Gerais. Revista Ceres , v. 55, p. 131-134, 2008.

  • Paula Júnior, T.J. ; Teixeira, H. ; Vieira, R.F. ; LIMA, Renan Cardoso ; Silveira, T.B. ; Lehner, M.S. . Susceptibility of green manure species to two soilborne pathogens of common beans. Annual Report of the Bean Improvement Cooperative , v. 50, p. 147-148, 2007.

  • Lima, R.C. ; TEIXEIRA, P. H. ; Vieira, R.F. ; Paula Júnior, T.J. . Densidade de plantas como componente do manejo integrado do mofo-branco do feijoeiro. In: Madelaine Venzon; Wânia dos Santos Neves; Trazilbo José de Paula Júnior; Angelo Pallini. (Org.). Controle alternativo de pragas e doenças: opção ou necessidade?. 1ed.Belo Horizonte: EPAMIG, 2021, v. 1, p. 1-152.

  • Vieira, R.F. ; PINTO, C. M. F. ; VIEIRA, C. ; NASCIMENTO, W. M. ; Lima, R.C. . Ervilha. In: Trazilbo José de Paula; Madelaine Venzon. (Org.). 101 Culturas - Manual de Tecnologias Agrícolas. 2ed.Belo Horizonte: EPAMIG, 2019, v. , p. 343-346.

  • Vieira, R.F. ; FERREIRA, T. C. ; Lima, R.C. . Feijão-arroz. In: Trazilbo José de Paula Júnior e Madelaine Venzon. (Org.). 101 Culturas - Manual de Tecnologias Agrícolas. 2ed.Belo Horizonte: EPAMIG, 2019, v. , p. 365-368.

  • Vieira, R.F. ; VIEIRA, C. ; SOUSA, L. R. V. ; Lima, R.C. . Feijão-azuki. In: Trazilbo José de Paula Júnior e Madelaine Venzon. (Org.). 101 Culturas - Manual de Tecnologias Agrícolas. 2ed.Belo Horizonte: EPAMIG, 2019, v. , p. 369-370.

  • Vieira, R.F. ; VIEIRA, C. ; FREIRE FILHO, F. R. ; Lima, R.C. . Feijão-caupi. In: Trazilbo José de Paula Júnior e Madelaine Venzon. (Org.). 101 Culturas - Manual de Tecnologias Agrícolas. 2ed.Belo Horizonte: EPAMIG, 2019, v. , p. 371-375.

  • Vieira, R.F. ; VIEIRA, C. ; SOUZA, A. F. F. ; Lima, R.C. . Feijão-mungo-verde. In: Trazilbo José de Paula Júnior e Madelaine Venzon. (Org.). 101 Culturas - Manual de Tecnologias Agrícolas. 2ed.Belo Horizonte: EPAMIG, 2019, v. , p. 377-381.

  • PINTO, C. M. F. ; Vieira, R.F. ; OLIVEIRA, J. M. ; NEVES, W. S. ; Lima, R.C. . Feijão-vagem. In: Trazilbo José de Paula Júnior e Madelaine Venzon. (Org.). 101 Culturas - Manual de Tecnologias Agrícolas. 2ed.Belo Horizonte: EPAMIG, 2019, v. , p. 383-386.

  • Vieira, R.F. ; VIEIRA, C. ; PINTO, C. M. F. ; NASCIMENTO, W. M. ; TEIXEIRA, P. H. ; Lima, R.C. . Grão-de-bico. In: Trazilbo José de Paula Júnior e Madelaine Venzon. (Org.). 101 Culturas - Manual de Tecnologias Agrícolas. 2ed.Belo Horizonte: EPAMIG, 2019, v. , p. 497-500.

  • Vieira, R.F. ; VIEIRA, C. ; PINTO, C. M. F. ; Lima, R.C. . Lentilha. In: Trazilbo José de Paula Júnior e Madelaine Venzon. (Org.). 101 Culturas - Manual de Tecnologias Agrícolas. 2ed.Belo Horizonte: EPAMIG, 2019, v. , p. 547-550.

  • Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. ; Lehner, M.S. ; Lima, R.C. ; Teixeira, H. . O Mofo-Branco do Feijoeiro em Minas Gerais. In: David de Jaccoud Filho; Luciane Henneberg; Edilaine Grabicoski. (Org.). Mofo-Branco. 1ed.Ponta Grossa: Toda Palavra, 2017, v. , p. 148-154.

  • Vieira, R.F. ; Lima, R.C. . Lentilha. Hortaliças Leguminosas. 1ed.Brasília: , 2016, v. , p. 121-146.

  • PAULA JÚNIOR, TRAZILBO JOSÉ ; VIEIRA, ROGÉRIO FARIA ; Carneiro, J.E.S. ; RAMALHO, M. A. P. ; ABREU, A. F. B. ; Lima, R.C. ; LEHNER, MILLER DA SILVA . O programa de melhoramento do feijoeiro-comum no estado de Minas Gerais. In: GEAFIP. (Org.). Melhoramento Genético no Manejo de Doenças de Plantas. 1ed.Visconde do Rio Branco: Suprema, 2013, v. 1, p. 47-64.

  • Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. ; Teixeira, H. ; Carneiro, J.E.S. ; Lehner, M.S. ; LIMA, Renan Cardoso . Mofo-branco. In: Adriane Wendland. (Org.). Melhoramento genético do feijoeiro-comum e prevenção de doenças. 1ed.Belo Horizonte: EPAMIG, 2012, v. 1, p. 83-110.

  • RODRIGUES, L. B. ; Vieira, R.F. ; Lima, R.C. ; Paula Júnior, T.J. ; SOARES, B. A. . Efeitos do número de aplicações de fungicida em genótipos de feijão com diferentes graus de resistência parcial ao mofo-branco. In: VII Seminário de Iniciação Científica da EPAMIG Sudeste, 2016, Viçosa. Anais do VII Seminário de Iniciação Científica da EPAMIG Sudeste, 2016.

  • TEIXEIRA, P. H. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. ; Lima, R.C. ; SOUZA, A. F. F. . Efeitos de densidades de plantas em genótipo de feijão com resistência parcial ao mofo-branco. In: VII Seminário de Iniciação Científica da EPAMIG Sudeste, 2016, Viçosa. Anais do VII Seminário de Iniciação Científica da EPAMIG Sudeste, 2016.

  • SOARES, B. A. ; Paula Júnior, T.J. ; Lima, R.C. ; VIEIRA, ROGÉRIO FARIA ; Lehner, M.S. ; TEIXEIRA, P. H. . Genótipos de feijão com resistência de campo ao mofo-branco. In: VI Seminário de Iniciação Científica da Unidade Regional EPAMIG da Zona da Mata, 2015, Viçosa. Anais do VI Seminário de Iniciação Científica da Unidade Regional EPAMIG da Zona da Mata, 2015.

  • RODRIGUES, L. B. ; Vieira, R.F. ; Lima, R.C. ; Paula Júnior, T.J. . Resistência parcial ao mofo-branco entre genótipos de feijão-comum que participam do VCU carioca 2014. In: VI Seminário de Iniciação Científica da Unidade Regional EPAMIG da Zona da Mata, 2015, Viçosa. Anais do VI Seminário de Iniciação Científica da Unidade Regional EPAMIG da Zona da Mata, 2015.

  • TEIXEIRA, P. H. ; SOUZA, A. F. F. ; Vieira, R.F. ; Lima, R.C. ; Paula Júnior, T.J. . Densidade de feijoeiro do tipo II pode ser reduzida em áreas com histórico de mofo-branco. In: VI Seminário de Iniciação Científica da Unidade Regional EPAMIG da Zona da Mata, 2015, Viçosa. Anais do VI Seminário de Iniciação Científica da Unidade Regional EPAMIG da Zona da Mata, 2015.

  • Bianca Bonicontro ; LIMA, Renan Cardoso ; Vieira, R.F. ; SILVA, R. A. ; Carneiro, J.E.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Lehner, M.S. ; Teixeira, H. . GENÓTIPOS DE FEIJÃO COM RESISTÊNCIA DE CAMPO AO MOFO-BRANCO. In: 11° Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão, 2014, Londrina. Anais do Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão, 2014.

  • Vieira, R.F. ; LIMA, Renan Cardoso ; Carneiro, J.E.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Lehner, M.S. ; SOARES, B. A. . DENSIDADE DE FEIJOEIROS DO TIPO II PODE SER REDUZIDA EM ÁREAS COM HISTÓRICO DE MOFO-BRANCO. In: 11° Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão, 2014, Londrina. Anais do Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão, 2014.

  • Lehner, M.S. ; SOARES, B. A. ; SILVA, R. A. ; REZENDE, F. A. M. ; Paula Júnior, T.J. ; LIMA, Renan Cardoso ; Vieira, R.F. ; Carneiro, J.E.S. . Agressividade de isolados de Sclerotinia sclerotiorum provenientes de quatro estados do Brasil. In: 7 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013, Uberlândia. Anais do 7 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013.

  • SOARES, B. A. ; SILVA, R. A. ; Teixeira, H. ; Lehner, M.S. ; Paula Júnior, T.J. ; LIMA, Renan Cardoso ; Vieira, R.F. . Resistência de linhagens americanas de feijão à antracnose e à mancha-angular. In: 7 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013, Uberlândia. Anais do 7 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013.

  • LIMA, Renan Cardoso ; SILVA, R. A. ; QUEIROZ, M. V. ; Vieira, R.F. ; Teixeira, H. ; Lehner, M.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Carneiro, J.E.S. . Desempenho de linhagens de feijão com resistência de campo ao mofo-branco. In: 7 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013, Uberlândia. Anais do 7 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013.

  • SILVA, R. A. ; REZENDE, F. A. M. ; CRUZ NETO, L. B. M. ; LIMA, Renan Cardoso ; Lehner, M.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Teixeira, H. . Resistência fisiológica de genótipos melhorados de feijoeiro a Sclerotinia sclerotiorum. In: 7 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013, Uberlândia. Anais do 7 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013.

  • LIMA, Renan Cardoso ; Teixeira, H. ; BARBOSA, R. M. ; Lisboa Júnior, J.M. ; Lehner, M.S. ; Vieira, R.F. ; Paula Júnior, T.J. ; Carneiro, J.E.S. . Avaliação de Linhagens Americanas de Feijão Introduzidas como Fontes de Resistência ao Mofo-branco. In: 6º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2011, Búzios. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2011.

  • LIMA, Renan Cardoso ; Vieira, R.F. ; Prado, A.L ; Teixeira, H. ; Lehner, M.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Carneiro, J.E.S. . MANEJO DO MOFO-BRANCO EM FUNÇÃO DA DENSIDADE DE PLANTAS E DA APLICAÇÃO DE FUNGICIDA EM FEIJOEIRO DO TIPO II.. In: 10º Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão, 2011, Goiânia. Anais do 10º CONAFE. Santo Antônio de Góias: EMBRAPA arroz e feijão, 2011.

  • Prado, A.L ; Paula Júnior, T.J. ; Teixeira, H. ; Vieira, R.F. ; Carneiro, J.E.S. ; LIMA, Renan Cardoso ; Lehner, M.S. . Aplicação de Trichoderma spp. para o controle do mofo-branco do feijoeiro no outono-inverno. In: 10º Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão, 2011, Goiânia. Anais do 10º CONAFE.. Santo Antônio de Goiás-GO: Embrapa Arroz e Feijão, 2011.

  • Lehner, M.S. ; Vieira, R.F. ; LIMA, Renan Cardoso ; FERRO, C. ; SANTOS, P.H. ; Teixeira, H. ; Paula Júnior, T.J. ; MORANDI, M.A.B. . Parasitismo de isolados de Trichoderma spp. sobre apotécios e escleródios de Sclerotinia sclerotiorum. In: VI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Epamig, 2009, Belo Horizonte. VI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Epamig, 2009.

  • LIMA, Renan Cardoso ; Teixeira, H. ; Lehner, M.S. ; Prado, A.L ; Santos, J. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. ; MORANDI, M.A.B. . Antagonismo in vitro de isolados de Trichoderma spp. a Sclerotinia sclerotiorum. In: VI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Epamig, 2009, Belo Horizonte. VI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Epamig, 2009.

  • Menezes Júnior, J.Â.N. ; SILVA, V.M.P. ; JUNIOR, ; LIMA, Renan Cardoso ; Carneiro, J.E.S. ; CARNEIRO, P.C.S. . Comparação de diferentes tamanhos de parcela na avaliação de famílias no melhoramento do feijoeiro. In: 5 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2009, Guarapari. 5 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2009. v. 1.

  • Lehner, M.S. ; LIMA, Renan Cardoso ; Prado, A.L ; Lara, F.C.O. ; Teixeira, H. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . Controle do mofo-branco do feijoeiro com aplicação de gesso via água de irrigação. In: V Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da EPAMIG / FAPEMIG, 2008, Belo Horizonte, MG. V SIC da EPAMIG / FAPEMIG - Resumos. Belo Horizonte, MG: Epamig, 2008. v. V.

  • LIMA, Renan Cardoso ; Lehner, M.S. ; Prado, A.L ; Lara, F.C.O. ; Teixeira, H. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . Dinâmica populacional e severidade do ataque de Fusarium solani f. sp. phaseoli em miniparcelas cultivadas com leguminosas e gramíneas. In: V Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da EPAMIG / FAPEMIG, 2008, Belo Horizonte, MG. V SIC da EPAMIG / FAPEMIG - Resumos. Belo Horizonte, MG: Epamig, 2008. v. V.

  • ROSADO, R.D.S ; LIMA, Renan Cardoso ; Carneiro, J.E.S. ; Vieira, R.F. ; CRUZ, C.D. ; CARNEIRO, P.C.S. . Caracterização do sistema radical de linhagens de feijão. In: IX Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (CONAFE), 2008, Campinas. IX Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (CONAFE), 2008.

  • Lehner, M.S. ; LIMA, Renan Cardoso ; Prado, A.L ; Teixeira, H. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . Controle do mofo-branco do feijoeiro com aplicação de gesso via água de irrigação. In: IX Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (CONAFE), 2008, Campinas. IX Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (CONAFE), 2008.

  • Santos, J. ; Paula Júnior, T.J. ; Teixeira, H. ; Vieira, R.F. ; Carneiro, J.E.S. ; Lehner, M.S. ; LIMA, Renan Cardoso ; Prado, A.L . Aplicação de cloreto de cálcio e de silicato de cálcio visando ao controle do mofo-branco do feijoeiro. In: IX Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (CONAFE), 2008, Campinas. IX Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (CONAFE), 2008. v. 85. p. 929-932.

  • LIMA, Renan Cardoso ; Lehner, M.S. ; Prado, A.L ; Teixeira, H. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . Dinâmica populacional de Fusarium solani f. sp. phaseoli em solo cultivado com leguminosas e gramíneas. In: IX Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (CONAFE), 2008, Campinas. IX Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão, 2008. v. 85. p. 933-935.

  • Silveira, T.B. ; LIMA, Renan Cardoso ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. ; Melo, C.L. ; Lehner, M.S. ; Teixeira, H. . Comportamento de linhagens e cultivares de feijoeiro em ensaios de valor de cultivo e uso (VCU). In: IV Seminário de Iniciação Científica da EPAMIG / FAPEMIG, 2007, Belo Horizonte, MG. IV Seminário de Iniciação Científica da EPAMIG / FAPEMIG - Resumos. Belo Horizonte, MG: Epamig, 2007. v. IV. p. 41-41.

  • LIMA, Renan Cardoso ; Silveira, T.B. ; Lehner, M.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Teixeira, H. ; Vieira, R.F. . Reação de adubos verdes inoculados com patógenos do feijoeiro habitantes do solo. In: IV Seminário de Iniciação Científica da EPAMIG / FAPEMIG, 2007, Belo Horizonte, MG. IV Seminário de Iniciação Científica da EPAMIG / FAPEMIG - Resumos. Belo Horizonte, MG: Epamig, 2007. v. IV. p. 32-32.

  • FERRAZ, F. S. ; Vieira, R.F. ; SILVA, J. E. A. ; NASCIMENTO, J. C. ; Lima, R.C. ; TEIXEIRA, P. H. . Desempenho de genótipos de feijão no VCU do tipo carioca em 2023. In: 6° Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica EPAMIG/CNPq - 2023/2024, 2024. Anais 6° Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica EPAMIG/CNPq - 2023/2024, 2024.

  • ANDRADE, M. J. S. ; FERRAZ, F. S. ; NASCIMENTO, J. C. ; TEIXEIRA, P. H. ; Vieira, R.F. ; Lima, R.C. . o 'Desempenho do feijoeiro tipo II parcialmente resistente ao mofo-branco sob condições de alta população de plantas'. In: Simpósio de Integração Acadêmica 2022, 2023, VICOSA. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica, 2023.

  • ANDRADE, M. J. S. ; FERRAZ, F. S. ; NASCIMENTO, J. C. ; TEIXEIRA, P. H. ; Vieira, R.F. ; Lima, R.C. . 'Desempenho do feijoeiro tipo II parcialmente resistente ao mofo-branco sob condições de alta população de plantas'. In: Simpósio de Integração Acadêmica 2022, 2023, VICOSA. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica, 2023.

  • NASCIMENTO, J. C. ; TEIXEIRA, P. H. ; ANDRADE, M. J. S. ; SILVA, J. E. A. ; Vieira, R.F. ; Lima, R.C. . Genótipos mesoamericanos de feijão-comum selecionados para resistência parcial ao mofo-branco. In: Simpósio de Integração Acadêmica 2022, 2023, VICOSA. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica, 2023.

  • FERRAZ, F. S. ; Vieira, R.F. ; SILVA, J. E. A. ; SILVA, R. S. ; LIMA NETO, A. J. ; TEIXEIRA, P. H. ; Lima, R.C. ; Paula Júnior, T.J. . Espaçamento e densidade de feijoeiros do tipo II com resistência parcial de campo ao mofo-branco. In: IV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica EPAMIG/CNPq e no XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica EPAMIG/FAPEMIG., 2022, Viçosa- MG. Anais do IV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica EPAMIG/CNPq e do XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica EPAMIG/FAPEMIG., 2022.

  • SILVA, J. E. A. ; Paula Júnior, T.J. ; SILVA, R. S. ; LIMA NETO, A. J. ; FERRAZ, F. S. ; TEIXEIRA, P. H. ; Lima, R.C. ; Vieira, R.F. . Resistência fisiológica ao mofo-branco de linhagens de feijão-comum selecionadas em VCUs. In: IV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica EPAMIG/CNPq e no XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica EPAMIG/FAPEMIG., 2022, Viçosa- MG. Anais do IV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica EPAMIG/CNPq e do XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica EPAMIG/FAPEMIG., 2022.

  • SILVA, R. S. ; Vieira, R.F. ; LIMA NETO, A. J. ; FERRAZ, F. S. ; SILVA, J. E. A. ; TEIXEIRA, P. H. ; Lima, R.C. ; Paula Júnior, T.J. . Avaliação em campo de genótipos de feijão-comum selecionados para resistência parcial ao mofo-branco em VCUs. In: IV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica EPAMIG/CNPq e no XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica EPAMIG/FAPEMIG., 2022, Viçosa- MG. Anais do IV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica EPAMIG/CNPq e do XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica EPAMIG/FAPEMIG., 2022.

  • ANDRADE, M. J. S. ; Lima, R.C. ; FERRAZ, F. S. ; SILVA, J. E. A. ; TEIXEIRA, P. H. ; Vieira, R.F. . Integração de resistência parcial, densidade de plantas e uso de fungicida para o manejo do mofo-branco em feijão tipo III. In: Simpósio de Integração Acadêmica 2022, 2022, Viçosa- MG. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica, 2022.

  • LIMA NETO, A. J. ; Vieira, R.F. ; FERRAZ, F. S. ; SILVA, J. E. A. ; SILVA, R. S. ; TEIXEIRA, P. H. ; Lima, R.C. ; Paula Júnior, T.J. . Aplicações parceladas de molibdênio na folhagem aumentam o conteúdo desse micronutriente na semente de feijão-comum. In: IV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica EPAMIG/CNPq e no XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica EPAMIG/FAPEMIG., 2022, Viçosa- MG. Anais do IV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica EPAMIG/CNPq e do XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica EPAMIG/FAPEMIG., 2022.

  • JESUS, A. C. A. ; Lima, R.C. ; SILVA, J. E. A. ; FERRAZ, F. S. ; TEIXEIRA, P. H. ; Vieira, R.F. . Desempenho de genótipos de feijão selecionados pela resistência parcial ao mofo-branco. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2021, Viçosa MG. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica, 2021.

  • SILVA, J. E. A. ; Lima, R.C. ; FERRAZ, F. S. ; JESUS, A. C. A. ; TEIXEIRA, P. H. ; Vieira, R.F. . Lançamento de cultivares com resistência parcial ao mofo-branco. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2021, Viçosa MG. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica, 2021.

  • SOUZA, A. F. F. ; Vieira, R.F. ; SOUSA, L. R. V. ; MENDES, O. L. ; FERREIRA, T. C. ; TEIXEIRA, P. H. ; Lima, R.C. ; Paula Júnior, T.J. . ?Desempenho em campo de genótipos de feijão-comum selecionados para resistência parcial ao mofo-branco?. In: XV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da EPAMIG, 2018, Viçosa. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da EPAMIG, 2018.

  • SOUSA, L. R. V. ; Paula Júnior, T.J. ; SILVA, P. M. L. ; MENDES, O. L. ; ROCHA, B. M. ; TEIXEIRA, P. H. ; Lima, R.C. ; Vieira, R.F. . Resistência de linhagens avançadas de feijão-comum do tipo carioca ao mofo-branco. In: XV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da EPAMIG, 2018, Viçosa-MG. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da EPAMIG, 2018.

  • SILVA, P. M. L. ; Vieira, R.F. ; SOUZA, A. F. F. ; FERREIRA, T. C. ; ROCHA, B. M. ; TEIXEIRA, P. H. ; Lima, R.C. . Seleção de linhagens elites do feijão preto/vermelho com resistência parcial ao mofo-branco. In: XV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da EPAMIG, 2018, Viçosa-MG. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da EPAMIG, 2018.

  • SOUZA, A. F. F. ; Vieira, R.F. ; SOUSA, L. R. V. ; TEIXEIRA, P. H. ; ORLANDO JUNIOR, W. A. ; ARAUJO, F. A. ; Lima, R.C. . Desempenho em campo de genótipos de feijão selecionados pela resistência parcial ao mofo-branco. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Unidade Regional EPAMIG Sudeste, 2017, Viçosa. Anais do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Unidade Regional EPAMIG Sudeste, 2017.

  • TEIXEIRA, P. H. ; Vieira, R.F. ; SOUSA, L. R. V. ; SOUZA, A. F. F. ; SILVA, P. M. L. ; ORLANDO JUNIOR, W. A. ; Paula Júnior, T.J. ; Lima, R.C. . Redução do uso de fungicida em genótipos de feijão-comum com resistência parcial ao mofo-branco. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Unidade Regional EPAMIG Sudeste, 2017, Viçosa. Anais do XVIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Unidade Regional EPAMIG Sudeste, 2017.

  • SOUSA, L. R. V. ; Paula Júnior, T.J. ; RODRIGUES, L. B. ; SOUZA, A. F. F. ; TEIXEIRA, P. H. ; SILVA, P. M. L. ; Vieira, R.F. ; Lima, R.C. . Resistência de genótipos de feijão do tipo preto ou vermelho ao mofo-branco. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Unidade Regional EPAMIG Sudeste, 2017, Viçosa. Anais do XVIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Unidade Regional EPAMIG Sudeste, 2017.

  • SOUSA, L. R. V. ; SOUZA, A. F. F. ; FERREIRA, T. C. ; SILVA, P. M. L. ; TEIXEIRA, P. H. ; Lima, R.C. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . WITHIN-ROW PLANT DENSITY FOR COMMON BEAN GENOTYPES WITH PARTIAL RESISTANCE TO WHITE MOLD. In: 16th International Sclerotinia Workshop, 2017, Uberlândia. Anais do 16th International Sclerotinia Workshop, 2017.

  • SILVA, P. M. L. ; FERREIRA, T. C. ; SOUSA, L. R. V. ; SOUZA, A. F. F. ; TEIXEIRA, P. H. ; Lima, R.C. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . PHYSIOLOGICAL RESISTANCE TO Sclerotinia sclerotiorum OF COMMON BEAN LINES SCREENED FROM VCU TRIALS. In: 16th International Sclerotinia Workshop, 2017, Uberlândia. Anais do 16th International Sclerotinia Workshop, 2017.

  • TEIXEIRA, P. H. ; SOUSA, L. R. V. ; SOUZA, A. F. F. ; Lima, R.C. ; SOARES, B. A. ; Paula Júnior, T.J. ; Carneiro, J.E.S. ; Vieira, R.F. . PERFORMANCE OF LINES/CULTIVARS OF COMMON BEAN SELECTED FOR PARTIAL RESISTANCE TO WHITE MOLD IN THE FIELD. In: 16th International Sclerotinia Workshop, 2017, Uberlândia. Anais do 16th International Sclerotinia Workshop, 2017.

  • FERREIRA, T. C. ; SOUSA, L. R. V. ; SOUZA, A. F. F. ; TEIXEIRA, P. H. ; SILVA, P. M. L. ; Lima, R.C. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . EFFECTS OF THE NUMBER OF FUNGICIDE APPLICATIONS ON COMMMON BEAN GENOTYPE WITH PARTIAL RESISTANCE TO WHITE MOLD. In: 16th International Sclerotinia Workshop, 2017, Uberlândia. Anais do 16th International Sclerotinia Workshop, 2017.

  • Lima, R.C. ; TEIXEIRA, P. H. ; SOUZA, A. F. F. ; Lehner, M.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Teixeira, H. ; Carneiro, J.E.S. ; Vieira, R.F. . COMMON BEAN LINES FROM BREEDING PROGRAMS IN BRAZIL EXHIBIT HIGH LEVELS OF RESISTANCE TO WHITE MOLD. In: 16th International Sclerotinia Workshop, 2017, Uberlândia. Anais do 16th International Sclerotinia Workshop, 2017.

  • SOUZA, A. F. F. ; FERREIRA, T. C. ; SILVA, P. M. L. ; LIMA, A. F. ; SOUSA, L. R. V. ; Lima, R.C. ; TEIXEIRA, P. H. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . INCIDENCE OF Sclerotinia sclerotiorum IN SEED AS INFLUENCED BY FUNGICIDE APPLICATIONS AND GENOTYPES. In: 16th International Sclerotinia Workshop, 2017, Uberlândia. Anais do 16th International Sclerotinia Workshop, 2017.

  • SOARES, B. A. ; ORLANDO JUNIOR, W. A. ; TEIXEIRA, P. H. ; RODRIGUES, L. B. ; SOUZA, A. F. F. ; Lima, R.C. ; Vieira, R.F. . RESISTENCIA FISIOLOGICA DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO AO MOFO-BRANCO. In: XX Simpósio Internacional de atualização em genética e melhoramento de plantas, 2016, Lavras. Anais do XX Simpósio Internacional de atualização em genética e melhoramento de plantas, 2016.

  • ORLANDO JUNIOR, W. A. ; TEIXEIRA, P. H. ; SOUZA, A. F. F. ; RODRIGUES, L. B. ; SOARES, B. A. ; Lima, R.C. ; Vieira, R.F. . REDUÇÃO DO USO DE FUNGICIDA EM GENÓTIPOS DE FEIJÃO COM RESISTÊNCIA PARCIAL AO MOFO-BRANCO. In: XX Simpósio Internacional de atualização em genética e melhoramento de plantas, 2016, Lavras. Anais do XX Simpósio Internacional de atualização em genética e melhoramento de plantas, 2016.

  • SOUZA, A. F. F. ; Vieira, R.F. ; TEIXEIRA, P. H. ; ORLANDO JUNIOR, W. A. ; Lima, R.C. ; Paula Júnior, T.J. . Métodos de inoculação e avaliação da resistência fisiológica de genótipos de feijão à Sclerotinia sclerotiorum. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2016, Viçosa. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica, 2016.

  • TEIXEIRA, P. H. ; Vieira, R.F. ; ORLANDO JUNIOR, W. A. ; Lima, R.C. ; Paula Júnior, T.J. . Efeito do número de aplicações de fungicidas em genótipos de feijão com diferentes níveis de resistência parcial ao mofo-branco. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2016, Viçosa. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica, 2016.

  • SOUZA, A. F. F. ; ORLANDO JUNIOR, W. A. ; SOUSA, L. R. V. ; TEIXEIRA, P. H. ; Lima, R.C. ; Vieira, R.F. . Resistência ao mofo-branco entre genótipos de feijão-comum do tipo vermelho. In: VII SImpósio Internacional de genética e Melhoramento, 2016, Viçosa. Anais do VII SImpósio Internacional de genética e Melhoramento, 2016.

  • SOARES, B. A. ; ORLANDO JUNIOR, W. A. ; SOUZA, A. F. F. ; SOUSA, L. R. V. ; Lima, R.C. ; SILVA, F. L. . Resistência fisiológica de genótipos de soja à podridão branca da haste. In: VII SImpósio Internacional de genética e Melhoramento, 2016, Viçosa. Anais do VII SImpósio Internacional de genética e Melhoramento, 2016.

  • SOUZA, A. F. F. ; Bonicontro, B.F. ; Lima, R.C. ; TEIXEIRA, P. H. ; Vieira, R.F. ; Paula Júnior, T.J. . GENÓTIPOS DE FEIJÃO COM RESISTÊNCIA PARCIAL DE CAMPO AO MOFO-BRANCO. In: 8º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2015, Goiânia. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2015.

  • SOARES, B. A. ; Lehner, M.S. ; SILVA, R. A. ; Lima, R.C. ; Vieira, R.F. ; Paula Júnior, T.J. . REACTION OF SOURCES OF RESISTANCE TO WHITE MOLD TO MICROSATELLITE HAPLOTYPES OF SCLEROTINIA SCLEROTIORUM. In: 8º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2015, Goiânia. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2015.

  • RODRIGUES, L. B. ; Bonicontro, B.F. ; Lima, R.C. ; Vieira, R.F. ; Paula Júnior, T.J. ; Carneiro, J.E.S. . USO DE FUNGICIDA EM GENÓTIPOS DE FEIJÃO COM RESISTÊNCIA PARCIAL DE CAMPO AO MOFO-BRANCO. In: 8º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2015, Goiânia. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2015.

  • TEIXEIRA, P. H. ; RODRIGUES, L. B. ; SOUZA, A. F. F. ; Lima, R.C. ; Vieira, R.F. ; Carneiro, J.E.S. . RESISTÊNCIA PARCIAL AO MOFO-BRANCO ENTRE GENÓTIPOS DE FEIJÃO-COMUM DO TIPO CARIOCA. In: 8º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2015, Goiânia. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2015.

  • Lima, R.C. ; Lehner, M.S. ; Vieira, R.F. ; Paula Júnior, T.J. ; Carneiro, J.E.S. . ADAPTAÇÃO E RESISTÊNCIA A DOENÇAS NO BRASIL DE FONTES DE RESISTÊNCIA AO MOFO-BRANCO EM FEIJÃO-COMUM. In: 8º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2015, Goiânia. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2015.

  • SOUZA, A. F. F. ; Vieira, R.F. ; Lima, R.C. ; SOARES, B. A. ; Paula Júnior, T.J. ; Carneiro, J.E.S. . Resistência de linhagens avançadas de feijão ao mofo-branco. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2015, Viçosa, MG. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica, 2015.

  • SOARES, B. A. ; Vieira, R.F. ; Lima, R.C. ; RODRIGUES, L. B. ; Paula Júnior, T.J. ; SANTOS, M. G. P. . Redução da densidade de plantas associada ao uso de genótipo com resistência parcial no controle do mofo-branco do feijoeiro. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2015, Viçosa, MG. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica, 2015.

  • RODRIGUES, L. B. ; Vieira, R.F. ; Lima, R.C. ; SOUZA, A. F. F. ; Paula Júnior, T.J. ; Carneiro, J.E.S. . Linhagens elites de feijão com resistência parcial ao mofo-branco. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2015, Viçosa, MG. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica, 2015.

  • TEIXEIRA, P. H. ; Vieira, R.F. ; Bonicontro, B.F. ; Lima, R.C. ; SANTOS, M. G. P. ; Carneiro, J.E.S. . Redução do uso de fungicida em genótipos de feijão com resistência parcial ao mofo-branco. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2015, Viçosa, MG. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica, 2015.

  • LIMA, Renan Cardoso ; SILVA, R. A. ; SOARES, B. A. ; Lehner, M.S. ; Vieira, R.F. ; Teixeira, H. ; Paula Júnior, T.J. ; Carneiro, J.E.S. . Genótipo de feijão com resistência parcial ao mofo-branco. In: Simpósio Brasileiro de Mofo Branco, 2014, Londrina. Anais do Simpósio Brasileiro de Mofo Branco, 2014.

  • SOARES, B. A. ; Lehner, M.S. ; SILVA, R. A. ; Paula Júnior, T.J. ; LIMA, Renan Cardoso ; Vieira, R.F. ; Carneiro, J.E.S. . Aggressiveness of Sclaerotinia sclerotiorum isolates from common beans fiels. In: Simpósio Brasileiro de Mofo Branco, 2014, Londrina. Anais do Simpósio Brasileiro de Mofo Branco, 2014.

  • LIMA, Renan Cardoso ; REZENDE, F. A. M. ; SILVA, R. A. ; SOARES, B. A. ; Lehner, M.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. ; Carneiro, J.E.S. . Resistência ao mofo-branco entre genótipos de feijão-comum do tipo carioca. In: 46 Congresso brasileiro de Fitopatologia, 2013, Ouro Preto. Anais do 46 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013.

  • SOARES, B. A. ; SILVA, R. A. ; Lehner, M.S. ; LIMA, Renan Cardoso ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . Effect of herbicides on the mycelial growth of Fusarium solani f. sp. phaseoli, Rhizoctonia solani and Sclerotium rolfsii. In: 46 Congresso brasileiro de Fitopatologia, 2013, Ouro Preto. Anais do 46 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013.

  • SILVA, R. A. ; SOARES, B. A. ; REZENDE, F. A. M. ; Lehner, M.S. ; LIMA, Renan Cardoso ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . Aggressiveness of isolates of Sclerotinia sclerotiorum using detached bean leaves. In: 46 Congresso brasileiro de Fitopatologia, 2013, Ouro Preto. Anais do 46 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013.

  • Lehner, M.S. ; SILVA, R. A. ; LIMA, Renan Cardoso ; Paula Júnior, T.J. ; Teixeira, H. ; Vieira, R.F. ; Carneiro, J.E.S. ; NASCIMENTO, R. J. ; MIZUBUTI, E. S. G. . Sensitivity of Sclerotinia sclerotiorum isolates to site specific fungicide. In: Encontro Internacional de Mofo Branco, 2012, Ponta Grossa. Anais do Encontro Internacional de Mofo Branco, 2012.

  • LIMA, Renan Cardoso ; CRUZ NETO, L. B. M. ; Lehner, M.S. ; SOARES, B. A. ; Teixeira, H. ; Vieira, R.F. ; Paula Júnior, T.J. ; Carneiro, J.E.S. . Resistência fisiológica ao mofo-branco em genótipos de feijão. In: Encontro Internacional de Mofo Branco, 2012, Ponta Grossa. Anais do Encontro Internacional de Mofo Branco., 2012.

  • Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. ; Lehner, M.S. ; LIMA, Renan Cardoso ; Teixeira, H. ; Carneiro, J.E.S. ; SILVA, R. A. . Management of white mold on common beans in the State of Minas Gerais, Brazil. In: Encontro Internacional de Mofo Branco, 2012, Ponta Grossa. Anais do Encontro Internacional de Mofo Branco., 2012.

  • Lehner, M.S. ; Paula Júnior, T.J. ; LIMA, Renan Cardoso ; Vieira, R.F. ; Carneiro, J.E.S. ; Teixeira, H. ; SILVA, R. A. ; CRUZ NETO, L. B. M. ; SOARES, B. A. . Effect of herbicides on the mycelial growth of bean soil-borne pathogens. In: 45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2012, Manaus. Tropical Plant Pathology, 2012. v. 37.

  • Vieira, R.F. ; Paula Júnior, T.J. ; Teixeira, H. ; Carneiro, J.E.S. ; LIMA, Renan Cardoso ; Lehner, M.S. ; QUEIROZ, M. V. ; Prado, A.L . Lines from brazilian dry bean breeding programs with white mold resistance. In: 45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2012, Manaus. Tropical Plant Pathology, 2012. v. 37.

  • CRUZ NETO, L. B. M. ; Carneiro, J.E.S. ; SILVA, R. A. ; LIMA, Renan Cardoso ; Teixeira, H. ; Vieira, R.F. . Variabilidade de genótipos de feijão quanto à resistência fisiológica ao mofo-branco. In: Simpósio de integração acadêmica da UFV, 2012, Viçosa. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica da UFV, 2012.

  • SILVA, R. A. ; Carneiro, J.E.S. ; CRUZ NETO, L. B. M. ; Lehner, M.S. ; LIMA, Renan Cardoso ; Paula Júnior, T.J. . Sensibilidade de isolados de S. sclerotiorum aos fungicidas tiofanato metílico e fluazinam. In: Simpósio de integração acadêmica da UFV, 2012, Viçosa. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica da UFV, 2012.

  • LIMA, Renan Cardoso ; Carneiro, J.E.S. ; Lehner, M.S. ; Menezes Júnior, J.Â.N. ; Vieira, R.F. ; Teixeira, H. . Efeito do fungicida fluazinam em duas densidades de plantas no controle da mancha-angular (Pseudocercospora griseola) em genótipos de feijão. In: Simpósio de Integração Acadêmica SIA/UFV, 2010, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica, 2010.

  • LIMA, N. G. P. ; LIMA, Renan Cardoso ; SOUZA, M. F. ; IORA, P. J. B. ; Vieira, R.F. ; Carneiro, J.E.S. . Efeito de densidades de plantas na intensidade do mofo-branco em genótipos de feijão tipo II. In: Simpósio de Integração Acadêmica SIA/UFV, 2010, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica, 2010.

  • BARBOSA, R. M. ; LIMA, Renan Cardoso ; SANTOS, P.H. ; Vieira, R.F. ; Paula Júnior, T.J. ; Teixeira, H. . Identificação de fontes de resistência de feijoeiro a Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) De Bary. In: Simpósio de Integração Acadêmica SIA/UFV, 2010, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica, 2010.

  • Lehner, M.S. ; Teixeira, H. ; LIMA, Renan Cardoso ; Paula Júnior, T.J. ; Carneiro, J.E.S. ; Vieira, R.F. . Avaliação da reação ao mofo-branco em genótipos do feijoeiro. In: Simpósio de Integração Acadêmica SIA/UFV, 2010, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica, 2010.

  • Teixeira, H. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. ; Prado, A.L ; Lehner, M.S. ; LIMA, Renan Cardoso ; Santos, J. ; FERRO, C. ; SANTOS, P.H. . Eficiência de produtos comerciais à base de Trichoderma spp. no controle da podridão-radicular do feijoeiro. In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de Janeiro. Tropical Plant Pathology (Suplemento). Brasília: SBF, 2009. v. 37. p. 73-73.

  • Santos, J. ; LIMA, Renan Cardoso ; Lehner, M.S. ; Prado, A.L ; Teixeira, H. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . Aplicação de cloreto de cálcio e de silicato de cálcio visando ao controle do mofo-branco do feijoeiro. In: XLI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2008, Belo Horizonte, MG. Tropical Plant Pathology (Impresso). Brasília, DF: SBF, 2008. v. 33. p. 117-117.

  • Lehner, M.S. ; LIMA, Renan Cardoso ; Prado, A.L ; Teixeira, H. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . Aplicação de gesso no controle do mofo-branco do feijoeiro. In: XLI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2008, Belo Horizonte, MG. Tropical Plant Pathology (Impresso). Brasília, DF: SBF, 2008. v. 33. p. 116-116.

  • LIMA, Renan Cardoso ; Lehner, M.S. ; Prado, A.L ; Teixeira, H. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . Dinâmica populacional de Fusarium solani f. sp. phaseoli em solo cultivado com leguminosas e gramíneas. In: XLI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2008, Belo Horizonte, MG. Tropical Plant Pathology (Impresso). Brasília, DF: SBF, 2008. v. 33. p. 182-182.

  • Prado, A.L ; Lehner, M.S. ; LIMA, Renan Cardoso ; Vieira, R.F. ; Carneiro, J.E.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Teixeira, H. . Produtividade de feijões dos grupos carioca, preto e manteigão em resposta ao uso de fungicidas. In: XLI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2008, Belo Horizonte, MG. Tropical Plant Pathology (Impresso). Brasília, DF: SBF, 2008. v. 33. p. 155-155.

  • Teixeira, H. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. ; LIMA, Renan Cardoso ; Silveira, T.B. ; Lehner, M.S. . Reaction of green manures to two soilborne pathogens of dry beans. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá, PR. Tropical Plant Pathology (Impresso). Brasília, DF: SBF, 2007. v. 32. p. 276-276.

  • Lima, R.C. ; TEIXEIRA, P. H. ; Vieira, R.F. ; Paula Júnior, T.J. . Densidade de plantas como componente do manejo integrado do mofo-branco do feijoeiro. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Lima, R.C. ; Lehner, M.S. ; Vieira, R.F. ; Paula Júnior, T.J. ; Teixeira, H. ; Carneiro, J.E.S. . ADAPTAÇÃO E RESISTÊNCIA A DOENÇAS NO BRASIL DE FONTES DE RESISTÊNCIA AO MOFO-BRANCO EM FEIJÃO-COMUM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, Renan Cardoso ; Teixeira, H. ; BARBOSA, R. M. ; Lisboa Júnior, J.M. ; Lehner, M.S. ; Vieira, R.F. ; Paula Júnior, T.J. ; Carneiro, J.E.S. . Avaliação de Linhagens Americanas de Feijão Introduzidas como Fontes de Resistência ao Mofo-branco.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, Renan Cardoso ; Vieira, R.F. ; Prado, A.L ; Teixeira, H. ; Lehner, M.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Carneiro, J.E.S. . MANEJO DO MOFO-BRANCO EM FUNÇÃO DA DENSIDADE DE PLANTAS E DA APLICAÇÃO DE FUNGICIDA EM FEIJOEIRO DO TIPO II.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, Renan Cardoso ; Carneiro, J.E.S. ; Lehner, M.S. ; Menezes Júnior, J.Â.N. ; Vieira, R.F. ; Teixeira, H. . Efeito do fungicida fluazinam em duas densidades de plantas no controle da mancha-angular (Pseudocercospora griseola) em genótipos de feijão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, Renan Cardoso ; Teixeira, H. ; Lehner, M.S. ; Prado, A.L ; Santos, J. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. ; MORANDI, M.A.B. . Antagonismo in vitro de isolados de Trichoderma spp. a Sclerotinia sclerotiorum. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, Renan Cardoso ; Lehner, M.S. ; Prado, A.L ; Lara, F.C.O. ; Teixeira, H. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . Dinâmica populacional e severidade do ataque de Fusarium solani f. sp. phaseoli em miniparcelas cultivadas com leguminosas e gramíneas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, Renan Cardoso ; Lehner, M.S. ; Prado, A.L ; Teixeira, H. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . Dinâmica populacional de Fusarium solani f. sp. phaseoli em solo cultivado com leguminosas e gramíneas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, Renan Cardoso ; Lehner, M.S. ; Prado, A.L ; Teixeira, H. ; Paula Júnior, T.J. ; Vieira, R.F. . Dinâmica populacional de Fusarium solani f. sp. phaseoli em solo cultivado com leguminosas e gramíneas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, Renan Cardoso ; Silveira, T.B. ; Lehner, M.S. ; Paula Júnior, T.J. ; Teixeira, H. ; Vieira, R.F. . Reação de adubos verdes inoculados com patógenos do feijoeiro habitantes do solo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Lima, R.C. ; Carneiro, J.E.S. . Produção de Feijão - 86ª Semana do Fazendeiro. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Aumento da produtividade e melhoria na eficiência na adubação do feijoal por meio do enriquecimento das sementes com molibdênio, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Coordenador / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Integrante / FRANCISCO CARLOS DE OLIVEIRA SILVA - Integrante / MÁRCIO DE SOUZA BASTOS - Integrante.

  • 2023 - 2024

    DESEMPENHO DE LINHAGENS DE FEIJÃO CARIOCA EM ENSAIOS DE VALOR DE CULTIVO E USO EM ÁREA COM HISTÓRICO DE MOFO-BRANCO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Coordenador.

  • 2022 - 2023

    DESEMPENHO DO FEIJOEIRO TIPO II PARCIALMENTE RESISTENTE AO MOFO-BRANCO SOB CONDIÇÕES DE ALTA POPULAÇÃO DE PLANTAS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Coordenador.

  • 2022 - 2023

    GENÓTIPOS MESOAMERICANOS DE FEIJÃO-COMUM SELECIONADOS PARA RESISTÊNCIA PARCIAL AO MOFO-BRANCO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Coordenador.

  • 2021 - 2022

    INTEGRAÇÃO DE RESISTÊNCIA PARCIAL, DENSIDADE DE PLANTAS E USO DE FUNGICIDA PARA O MANEJO DO MOFO-BRANCO EM FEIJÃOCOMUM TIPO II, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2020 - 2021

    LANÇAMENTO DE CULTIVARES COM RESISTÊNCIA PARCIAL AO MOFO-BRANCO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Coordenador.

  • 2019 - 2020

    EFEITO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS EM DIFERENTES FORMAS DE APLICAÇÃO SOBRE O DESEMPENHO DO FEIJOEIRO-COMUM, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Coordenador.

  • 2019 - 2020

    Aplicação foliar de ácido húmico em feijão-comum, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Coordenador.

  • 2019 - 2020

    MANEJO DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO PELO USO DE RESISTÊNCIA GENÉTICA, DENSIDADE DE PLANTAS E USO DE FUNGICIDA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Coordenador / Renato Andrade Teixeira - Integrante / Kassio dos Santos Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2019 - 2020

    GENÓTIPOS DE FEIJÃO COM RESISTÊNCIA PARCIAL DE CAMPO AO MOFO-BRANCO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Coordenador / Renato Andrade Teixeira - Integrante / Kassio do Santos Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2019 - 2020

    LANÇAMENTO DE CULTIVARES COM RESISTÊNCIA PARCIAL AO MOFO-BRANCO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Coordenador / Renato Andrade Teixeira - Integrante / Kassio dos Santos Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro / Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Bolsa.

  • 2018 - 2022

    DENSIDADE DE PLANTAS ASSOCIADA AO USO DE GENÓTIPO COM RESISTÊNCIA PARCIAL NO CONTROLE DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO, Descrição: O feijão é cultivado atualmente com densidade de 12 a 15 plantas por metro. Em áreas com histórico de mofo-branco (MB), doença causada pelo patógeno de solo Sclerotinia sclerotiorum, essa população de plantas pode resultar em microclima relativamente úmido no dossel e assim favorecer o patógeno. O objetivo será avaliar o desempenho de feijoeiros em diferentes densidades de plantas, em genótipos que diferem quanto à resistência parcial de campo ao MB, quando cultivados em áreas com histórico da doença. A influência do uso de fungicida para controle de mofo-branco na resposta dos feijoeiros a densidades de plantas também será avaliada. Serão conduzidos três experimentos em Sorriso-MT, na safra de outono-inverno, com irrigação via pivô central, em área com histórico de MB, nos anos de 2019 a 2021. Os tratamentos serão dispostos no arranjo fatorial 4 x 2 x 2: plantas por metro (4, 7, 10 ou 13), genótipos VC 17, com resistência parcial ao MB ou BRSMG Madrepérola, suscetível ao MB, com ou sem aplicação do fungicida fluazinam. Será utilizado o delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Serão avaliadas o acamamento, cobertura do solo, intensidade (incidência + severidade) do MB, massa de escleródios e a produtividade de grãos. Essas variáveis dependentes serão submetidas ao teste de correlação. Ademais será avaliada a transmissão de Sclerotinia sclerotiorum por semente (método Neon-R). Será utilizado o teste de Duncan a 5 % de probabilidade para comparar as médias do número de plantas por metro e o teste F para comparar os genótipos e os níveis de fungicida. Com base nos resultados, será possível recomendar uma densidade de plantas de feijão do tipo III, com resistência parcial ao mofo-branco, que permita redução da doença e que não traga redução de produtividade. Os resultados serão analisados tanto para o caso dos agricultores que usam fungicida para o controle do mofo-branco quanto para os que não usam (agricultura orgânica).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Coordenador / Rogério Faria Vieira - Integrante / Renato Andrade Teixeira - Integrante / Kassio do Santos Carvalho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2018 - 2019

    REDUÇÃO DA DENSIDADE DE PLANTAS ASSOCIADA AO USO DE GENÓTIPO COM RESISTÊNCIA PARCIAL NO CONTROLE DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO, Descrição: O feijão é cultivado atualmente com densidade de 12 a 15 plantas por metro. Em áreas com histórico de mofo-branco (MB), doença causada pelo patógeno de solo Sclerotinia sclerotiorum, essa população de plantas pode resultar em microclima relativamente úmido no dossel e, assim, favorecer o patógeno. O objetivo será avaliar a possibilidade de reduzir a densidade de feijoeiros em genótipos que diferem quanto à resistência parcial de campo ao MB, quando cultivados em áreas com histórico da doença. A influência do uso de fungicida na resposta dos feijoeiros a densidades de plantas também será avaliada. O experimento será conduzido em Sorriso-MT, na safra de outono-inverno, com irrigação via pivô central, em área com histórico de MB. Os tratamentos serão dispostos no arranjo fatorial 4 x 2 x 2: plantas por metro (4, 7, 10 ou 13), genótipos VC 17, com resistência parcial ao MB ou BRSMG Madrepérola, suscetível ao MB, com ou sem aplicação do fungicida fluazinam. Será utilizado o delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Serão avaliadas o acamamento, cobertura do solo, intensidade (incidência + severidade) do MB, massa de escleródios e a produtividade de grãos. Será utilizado o teste de Duncan a 5 % de probabilidade para comparar as médias do número de plantas por metro e o teste F para comparar os genótipos e os níveis de fungicida. Com base nos resultados, será possível recomendar uma densidade de plantas de feijão do tipo III, com resistência parcial ao mofo-branco, que permita redução da doença e que não traga redução de produtividade. Os resultados serão analisados tanto para o caso dos agricultores que usam fungicida para o controle do mofo-branco quanto para os que não usam (agricultura orgânica). O uso de cultivar suscetível e de cultivar com resistência parcial de campo ao mofo-branco permitirá uma conclusão mais ampla do estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    FEIJOEIRO TOLERANTE AO MOFO-BRANCO E DIVERSIDADE DE SCLEROTINIA SCLEROTIORUM EM LOTES DE SEMENTES, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Hudson Teixeira em 26/08/2015., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Integrante / Hudson Teixeira - Coordenador / Miller da Silva Lehner - Integrante / José da Cruz Machado - Integrante / Mirella Figueiró de Almeida - Integrante.

  • 2014 - 2016

    EFEITO DA DENSIDADE DE PLANTAS NO MANEJO DO MOFO-BRANCO EM FEIJOEIROS DE PORTE ERETO (TIPO II), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rogerio Faria Vieira em 27/08/2015., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / José Eustáquio S. Carneiro - Integrante.

  • 2009 - 2012

    EFEITO DE DENSIDADE DE PLANTAS E DA APLICAÇÃO DE FUNGICIDA NO CONTROLE DO MOFO-BRANCO EM FEIJOEIRO-COMUM, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Integrante / José Eustáquio S. Carneiro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Identificação de fontes de resistência de feijoeiro a Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) De Bary, Descrição: O monocultivo, o uso de sementes de baixa qualidade, o elevado estande de plantas, a fertilização excessiva e o cultivo no outono-inverno sob pivô-central têm elevado as perdas com o mofo-branco do feijoeiro, doença causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary. Seu controle com fungicidas é possível, mas oneroso e, às vezes, antieconômico. O uso de cultivares com resistência genética e/ou fisiológica é o método mais eficaz, barato e ambientalmente correto para o controle dessa doença. Entretanto, o uso de genótipos reconhecidamente resistentes ao mofo-branco em outros países não tem sido explorado nos programas de melhoramento do feijoeiro. Recentemente, a Universidade de Nebraska, Lincoln, EUA e a Epamig-CTZM firmaram parceria dentro do consórcio White Mold Resistance Dry Bean Nurseries (WMMN), para realizarem testes conjuntos com linhagens visando obter boas fontes de resistência ao mofo-branco. No presente projeto, uma série de genótipos de feijoeiro provenientes dos programas de melhoramento daquela Universidade será avaliada quanto à tolerância e/ou resistência a S. sclerotiorum, durante duas safras de outono-inverno em dois campos de produção com histórico elevado e uniforme da doença localizados em Viçosa e Coimbra, MG. A intensidade da doença será avaliada com base na incidência (número de plantas doentes) e severidade (percentagem da planta com a doença). Também serão analisadas algumas características da planta como tipo de crescimento, precocidade e percentual de cobertura do solo. Cada parcela experimental será composta por 2 linhas de 3 m e 10 plantas/m. O delineamento será em blocos ao acaso, com quatro repetições. Os ensaios serão implantados sem e com a aplicação do fungicida Fluazinam (0,5 L i.a./ha) no início do florescimento e 10 dias após.. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Integrante / Hudson Teixeira - Coordenador / José Eustáquio S. Carneiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Melhoramento genético do feijoeiro para resistência ao mofo-branco (Sclerotinia sclerotiorum), Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver linhagens de feijoeiro de grãos carioca, preto e vermelho, resistentes ao mofo-branco. Os objetivos específicos são: a) identificar genótipos de feijoeiro com tolerância e/ou resistência a S. sclerotiorum nas linhagens do White Mold Resistance Dry Bean Nurseries, no âmbito do convênio Universidade de Nebraska-Epamig; b) caracterização das linhagens do White Mold Resistance Dry Bean Nurseries e das principais cultivares de feijão recomendadas no Brasil com relação a mecanismos de resistência e de escape ao mofo-branco (tipo de crescimento, dias até o florescimento, período de florescimento, percentagem de cobertura do solo no florescimento, dias até a maturação fisiológica, grau de acamamento); c) selecionar linhagens promissoras do White Mold Resistance Dry Bean Nurseries para cruzamentos com cultivares de grãos carioca, preto e vermelho; d) conduzir e avaliar populações oriundas de cruzamentos de linhagens resistentes ao mofo-branco com linhagens elites e cultivares comerciais, quanto à resistência/tolerância à doença; e) estabelecer, em ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) do Convênio Epamig/Universidade Federal de Lavras (UFLA)/Universidade Federal de Viçosa (UFV)/Embrapa Arroz e Feijão, correlações entre tolerância e/ou resistência de linhagens e cultivares de feijoeiro ao mofo-branco com mecanismos de escape (ciclo curto, período curto de floração, porte ereto, pouco acamamento etc.) e de resistência (teor de antocianina).. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Coordenador / Rogério Faria Vieira - Integrante / Hudson Teixeira - Integrante / José Eustáquio S. Carneiro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Caracterização de raízes de genótipos de feijão e avaliação de genótipos com características contrastantes de raízes, em monocultivo e em competição, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Conteúdo de molibdênio da semente de feijão em função de épocas de aplicação desse micronutriente e cultivares, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - 2011

    Controle biológico do mofo-branco do feijoeiro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Coordenador / Rogério Faria Vieira - Integrante / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2004 - 2006

    Comportamento de linhagens de feijão na Zona da Mata de MG com e sem o uso de fungicidas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Coordenador / Rogério Faria Vieira - Integrante / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2004 - 2006

    Integrated management of white mould (Sclerotinia sclerotiorum) on irrigated common beans (Phaseolus vulgaris) in Brazil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Coordenador / Rogério Faria Vieira - Integrante / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): International Foundation for Science - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2007

    Efeito de adubos verdes e de coberturas vegetais sobre fungos do solo patogênicos ao feijoeiro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Coordenador / Rogério Faria Vieira - Integrante / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Projetos de desenvolvimento

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2022 - Atual

    Desenvolvimento de novas cultivares e tecnologias inovadoras para a produção sustentável de grãos em Minas Gerais, Descrição: A presente proposta tem como objetivo gerar, validar e transferir tecnologias e conhecimentos com vista ao equilíbrio sustentável das propriedades visando o aumento da produçao de arroz de terras altas, feijão, milho e soja para alimentação humana no estado de MG. Para tanto, o projeto será desenvolvido em sete atividades concomitantes para alcançar os objetivos propostos, sendo: Atividade 1 - Agricultura de precisão: Avaliação da condição fisiológica de lavouras de feijão, soja e milho utilizando VANT programado com voo autônomo e com técnicas de inteligência artificial, para identificar condições de estresse na lavoura e fazer mapa de localização das condições em estresse na lavoura em tempo real; Atividade 2 - Biofortificação agronômica: Conhecer o desempenho de diferentes cultivares de arroz, feijão e soja destinada a alimentação humana, quanto à capacidade de acumular zinco, selênio e iodo; Atividade 3 - Reminalizadores: Avaliar os efeitos nutricionais e os custos da aplicação de demineralizadores que estão liberados pelo Ministério da Agricultura e apresentar alternativas para o produtor reduzir custos de produção; Atividade 4 - Adaptabilidade e estabilidade cultivares de arroz de terras altas: Implantar em diferentes localidades em MG ensaios de arroz de terras altas com o objetivo de avaliar cultivares já disponíveis no mercado, seus atributos agronômicos e identificar cultivares com adaptabilidade e estabilidade geral ou específica; para recomendar os melhores cultivares; Atividade 5 - Avaliação de linhagens de feijoeiros em ensaios de Valor de Cultivo e Uso em MG com o intuito de lançar uma nova cultivar de feijão carioca, uma do tipo preto e uma do tipo vermelho; Atividade 6 - Comportamento de híbridos de milho no estado de MG disponibilizando ao agricultor importantes informações para tomada de decisão, sobretudo no que se refere a escolha de híbridos para a produção de grãos; e Atividade 7 - Difusão da tecnologia gerada aos agricultores... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Coordenador / Aurineuza Batista Teixeira Conde - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Convênio Feijão EPAMIG/Embrapa/UFV/UFLA - Valor de Cultivo e Uso (VCU), Descrição: Programa de desenvolvimento de novas cultivares de feijão por meio de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Ensaios são instalados em diversas localidades de MG. Novas cultivares dos grupos carioca, preto, vermelho e jalo são lançadas anualmente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renan Cardoso Lima - Integrante / Trazilbo José de Paula Júnior - Integrante / Rogério Faria Vieira - Coordenador / Hudson Teixeira - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Bolsa.

Prêmios

2023

GENÓTIPOS MESOAMERICANOS DE FEIJÃO-COMUM SELECIONADOS PARA RESISTÊNCIA PARCIAL AO MOFO-BRANCO, UFV- Departamento de Agronomia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Viçosa. , Rodovia LMG 818, km 06, s/n, CEDAF, 35690000 - Florestal, MG - Brasil, Telefone: (31) 36021000

Experiência profissional

2020 - 2021

Campus Florestal

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2025 - Atual

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro de estudo de grupo de pesquisa, Carga horária: 10

2019 - Atual

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2017

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor colaborador da disciplina AGF413- Cultura do café, Feijão e Soja. UFV- Campus Florestal. Carga horária de 30 horas.

2012 - 2015

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor colaborador da disciplina FIT 440 (Arroz, feijão e milho). Carga horária: 48h. Aula sobre doenças do feijoeiro.

2011 - 2015

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado

Outras informações:
Bolsita de Doutorado pelo programa de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa orientado pelo professor José Eustáquio de Sousa Carneiro.

2009 - 2011

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsita de Mestrado pelo programa de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa defedendo tese em fevereiro de 2011. Título da tese: Manejo do mofo-branco em função da densidade de plantas e da aplicação de fungicida em feijoeiro tipo II.

2006 - 2009

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Estudante de graduação no curso de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa (2004-2008). Bolsista na EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) de 2006 a 2009.

Atividades

  • 03/2025

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Educação.,Linhas de pesquisa

  • 03/2006

    Estágios , EPAMIG-CTZM.,Estágio realizado, Bolsita Famemig/EPAMIG Laboratório de Fitopatologia.

  • 08/2005

    Estágios , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Fitopatologia.,Estágio realizado, Inoculaçâo de Plantas.

2008 - 2009

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsita de iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de iniciação científica no projeto ?Controle Biológico do mofo-branco do feijoeiro?. Fonte Financiadora: FAPEMIG. Orientador: Hudson Teixeira

2006 - 2008

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de iniciação científica no projeto ?Efeito de adubos verdes e de coberturas vegetais sobre fungos do solo patogênicos ao feijoeiro?. Fonte Financiadora: FAPEMIG. Orientador: Trazilbo José de Paula Júnior

2017 - 2019

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.